Ver Versão Completa : Suspensão do troller na pajero?!?
PERRELLABAUER
26/01/2013, 08:42
Bom dia rapaziada;
meu nome é henrique e sou novo por aqui...
Tenho uma pajero v6 3.0 gasolina 2p 1995 "preparada" para trilha.
Digo "preparada" pois a suspensão do brinquedo não permite que agente faça mudanças muito radicais; meti um snorkel, 4 pneus 31x10,5 recapados da genius (o q dá 32,5"), dei um grau na suspensão e pronto!!!
Acontece que eu quero por uns pneus 35" ou 37" e com essa suspensão não dá...
Aí eu pergunto: Me indicaram colocar os eixos do troller; é a melhor opção?!?
Forte abraço a todos;
se quiserem fazer uma trilha na serra do japi - jundiaí/sp - liga nóis!!!
superapple
26/01/2013, 22:14
Já vou adiantar que não sei responder a tua pergunta, mas lendo o teu post me surgiu outra dúvida. Eu pensei ter lido aqui no fórum que na Pajero desse para colocar pneus 33" com ela original e que permitia até 35" levantando a suspensão (sem trocar nada). Eu estou com pneus recapados que correspondem uns 32", e tem muito espaço ainda. Será que a troca dos eixos é necessária?
Abraço,
Mário
Sem Loção
26/01/2013, 23:57
Dando pitaco...
sei que a Pajero tem um motorzão, mas não vai ficar muito longa com pneuzão 35 ou 37?
Outra coisa, a suspensão do troller não é a maior maravilha do mundo, é de links com eixo rígido, e é clássico a falta de curso dela...
Acho que vai dar um POooooota trabalho mudar os dois diferenciais (a pajero na frente é IFS, e vai pra eixo rígido), mas creio que seja possível sim...
O pessoal dos Vitaras faz algo semelhante, mudando a IFS pelo conjunto de eixo e diferencial do Samurai, mas sem ter que mexer no diferencial traseiro, se não me engano...
Vou acompanhando...
jipeiroMT
27/01/2013, 02:00
Dando pitaco...
sei que a Pajero tem um motorzão, mas não vai ficar muito longa com pneuzão 35 ou 37?
Outra coisa, a suspensão do troller não é a maior maravilha do mundo, é de links com eixo rígido, e é clássico a falta de curso dela...
Acho que vai dar um POooooota trabalho mudar os dois diferenciais (a pajero na frente é IFS, e vai pra eixo rígido), mas creio que seja possível sim...
O pessoal dos Vitaras faz algo semelhante, mudando a IFS pelo conjunto de eixo e diferencial do Samurai, mas sem ter que mexer no diferencial traseiro, se não me engano...
Vou acompanhando...
Suspensão eixo rígido de links é clássico falta de curso? :screwy:
Dos últimos anos para cá, tendo grana, montar um jipe do zero virou sinônimo de comprar uma sucata de troller ou partes dela. Os eixos então nem se fala. Os D44 tem melhor relação peso/vão-livre/resistência.
O problema da Pajero GLS-B é sem dúvida o eixo dianteiro com suspensão independente, que é clássico nos SUVs do mercado de uso misto, com tendência mais ao uso urbano. No Troller, a única coisa que tem de uso misto na suspensão dele são as bieletas e barras estabilizadoras. Retirou, o curso fica muito grande. Trocando amortecedor fica maior ainda. E por aí vai. Tem uma discussão ótima nesse tópico aqui sobre curso de suspensão sobre Troller e Wrangler e verás que ambos alcançam ótimos cursos de suspensão com simples modificações. (Leia a partir dessa página: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/72519-receita-troller-com-35-a-30.html)
O wangler, então nem se fala, pois tem diversos kits e receitas prontas. No Troller, é tão fácil quanto. Basta ter vontade de radicalizar de vez.
Então, se quer ter um veículo melhor de trilha? Claro, eixos D44 na dianteira! Já coloca com bieletas quick disconnects e ao chegar na trilha você desconecta e pronto!
Boa sorte na empreitada!
Paulo_CW
27/01/2013, 11:02
Caro colega...
Possso comparar bem seu assunto.... pois veja os brinquedos na foto..... te digo q a Pajero preparada não deve nada ao troller... sem precisar fazer nada de radical nela.... se quizer, dá pra colocar 35" nela apenas com BL.... mas não acho recomendável a limitação da suspensão após BL, calço e aperto na BT...... pneuzão significa limitação de suspa... e não significa melhora de condições na trilha.... mas bons amortecedores, molas, e BT da ARB.... fazem muita diferença....
Por uma suspa do troller é possível, mas não vale a pena... mesmo pq a suspa dele não é nenhuma maravilha e se falar na original... é tão limitada quanto da Pajero.... a vantagem fica pelo eixo rígido....
jipeiroMT
27/01/2013, 11:39
PERRELLABAUER,
As fotos são auto-explicativas. Em algumas a suspensão está inclusive "limitada" por calços, barra estabilizadora, etc.
Com um eixo rígido dianteiro + eixo rígido traseiro você deita e rola!
E na foto do troller azul, ele está com barra estabilizadora.
392077392078392079392080
Giuberto
27/01/2013, 19:45
PERRELLABAUER,
As fotos são auto-explicativas. Em algumas a suspensão está inclusive "limitada" por calços, barra estabilizadora, etc.
Com um eixo rígido dianteiro + eixo rígido traseiro você deita e rola!
E na foto do troller azul, ele está com barra estabilizadora.
392077392078392079392080
Eu mesmo já postei essas fotos aqui no fórum. A suspensão do troller não tem nada de limitada. Olha a foto da Dakota do Renato Fraga, exatamente com a suspensão do Troller também:
392089
Ele inclusive já explicou que pra conseguir esse curso monstruoso, basta retirar apenas 1 bieleta.
Eu não entendo essa tendência de compararem o troller em forma original (amortecedores, molas, batentes, bieletas e barras estabilizadoras) com jipes preparados e modificados e sem barra estabilizadora.
A configuração inicial do troller não é pra ter curso mesmo! É um caixote com um 3.0 diesel embaixo do capô e super reduzido, faz um 0 a 150 km/h que poucos veículos do mercado fazem e isso tudo sem ESP, ABS, Airbag, ou seja, o mínimo que ele tem que ter é uma carroceria que não deita nas curvas! Com simples modificações o curso fica animal. A suspensão copia todo o terreno!
Meu voto é para colocar um dana 44 na dianteira da Pajero sim. Mas, considere colocar o dana 30 também. Eu uso pneu 35" no meu JK com dana 30 e nunca tive problemas.
Sem Loção
27/01/2013, 21:15
Suspensão eixo rígido de links é clássico falta de curso? :screwy:
Amigo, vou me citar
Outra coisa, a suspensão do troller não é a maior maravilha do mundo, é de links com eixo rígido, e é clássico a falta de curso dela...
Eu me referi à suspensão do Troller, original... :news-coffee:
Avecredo parece que é sacrilégio falar mal de Troller aqui nesse fórum...:screwy:
A minha TR4 não tem curso de suspensão, tem no máxima uma aula... hehehe... mas eu tirei as bieletas e melhorou muito, como acredito que aconteça também com o Troller.
Giuberto
27/01/2013, 22:34
Amigo, vou me citar
Eu me referi à suspensão do Troller, original... :news-coffee:
Avecredo parece que é sacrilégio falar mal de Troller aqui nesse fórum...:screwy:
A minha TR4 não tem curso de suspensão, tem no máxima uma aula... hehehe... mas eu tirei as bieletas e melhorou muito, como acredito que aconteça também com o Troller.
sem loção, o cara perguntou sobre o eixo rígido dianteiro do troller. E este é indiscutivelmente melhor que o dianteiro da pajero. A suspensão são outros 500. Só por comprar o eixo dianteiro do troller, não necessariamente ele precisa comprar as molas, amortecedores, bieletas e barra estabilizadora do troller. :concordo:
E se o fizer, visto que ele quer melhorar o desempenho em trilha, com certeza ele não vai usar barra estabilizadora. Nunca vi um jipe realmente de trilha que vá pra trilha com barra estabilizadora. Você mesmo retirou do seu tr4. É a primeira coisa que todo mundo que faz trilha faz mesmo.
Aliás, aproveitando, eu também possuo um TR4. Offtopic: Você não sentiu perda de estabilidade sem barra estabilizadora? Ou está contornando a falta de estabilidade com amortecedores?
Sem Loção
28/01/2013, 00:12
sem loção, o cara perguntou sobre o eixo rígido dianteiro do troller. E este é indiscutivelmente melhor que o dianteiro da pajero. A suspensão são outros 500. Só por comprar o eixo dianteiro do troller, não necessariamente ele precisa comprar as molas, amortecedores, bieletas e barra estabilizadora do troller. :concordo:
E se o fizer, visto que ele quer melhorar o desempenho em trilha, com certeza ele não vai usar barra estabilizadora. Nunca vi um jipe realmente de trilha que vá pra trilha com barra estabilizadora. Você mesmo retirou do seu tr4. É a primeira coisa que todo mundo que faz trilha faz mesmo.
Aliás, aproveitando, eu também possuo um TR4. Offtopic: Você não sentiu perda de estabilidade sem barra estabilizadora? Ou está contornando a falta de estabilidade com amortecedores?
Sim, eu sei, ele que não entendeu, eu não disse que links + eixo rígido = falta de curso... tava falando da configuração original do Troller, que é limitada, mas mesmo assim, superior a IFS... :concordo:
Aliás, pra offroad, eixo rígido na dianteira é o que há... :palmas:
A minha TR4 tem lift de 3", e pneus MUD, que são alterações que por si só a deixam menos estável. Mas pouco senti diferença sem as barras estabilizadoras, e pego o Anel Rodoviário todos os dias aqui em BH...
Amortecedores são novos, porém originais na frente (atrás de L200)
Talvez pela barra superior que ela tenha, que "segura as pontas" um pouco, pelo menos...:pensativo:
https://lh6.googleusercontent.com/-_GkbJibwX3U/T4wgAHSJWeI/AAAAAAAAEg4/hHiLwLYifZE/s640/IMG244.jpg
E na trilha são outros 500 (pra uma TR4, claro)..
Abraço!
Giuberto
28/01/2013, 00:35
Sim, eu sei, ele que não entendeu, eu não disse que links + eixo rígido = falta de curso... tava falando da configuração original do Troller, que é limitada, mas mesmo assim, superior a IFS... :concordo:
Aliás, pra offroad, eixo rígido na dianteira é o que há... :palmas:
A minha TR4 tem lift de 3", e pneus MUD, que são alterações que por si só a deixam menos estável. Mas pouco senti diferença sem as barras estabilizadoras, e pego o Anel Rodoviário todos os dias aqui em BH...
Amortecedores são novos, porém originais na frente (atrás de L200)
Talvez pela barra superior que ela tenha, que "segura as pontas" um pouco, pelo menos...:pensativo:
E na trilha são outros 500 (pra uma TR4, claro)..
Abraço!
:concordo:
No JK é que é uma maravilha o sistema quick disconnect cara. Eu retirei as estabilizadoras traseiras e também não senti diferença alguma. E na dianteira, aperto um botão e a barra solta! Maravilhoso. Embora, tenha travado 1 vez numa trilha com muita lama e água. (O sistema é elétrico)
No troller, quando eu tive, fazia a mesma coisa que faço com o JK, porém dava mais trabalho pra soltar as bieletas na mão na dianteira, e na traseira já deixava sem barra mesmo. O curso ficava muito maior que o original todo preso com as barras.
Agora, pra fazer rally e correr alguns raids, tem colocar as barras! As duas! Se não já viu. No meu próximo troller, vou experimentar rodar sem as 2 barras, depois de ler alguns relatos de que não faz tanta diferença no asfalto. E se fizer, vou tentar compensar com uns rancho.
Paulo_CW
28/01/2013, 06:55
Acho ridiculo querer comparar suspensão modificada pq daí cada santo faz seu miligre.... por isso a comparação em parametros de igualdade... e nisso, fala quem tem conhecimento de causa....quem conhece o sist. da pajero e não quem escutou do amigo do tio que conhecido do filho da vizinha.....
Isto posto.... uma Pajero vai em qualquer lugar q vai um troller.... se quizer comparar suspas.... modificadas, caso da minha... vai junto do mesmo jeito tbm.....
Só acho q a empreitada não vale a pena.... dae para maiores modificações, faça como eu compra o troller.... pq só assim o peixe não fica mais caro q o molho.....:news-coffee:
PERRELLABAUER
28/01/2013, 14:43
Boa Tarde Rapaziada;
Caralho!!! Não pensei que meu post is ter tanta discussão assim... Aproveito para agradecer a todos!!!
Só para esclarecer, o título do meu post é: "Suspensão do troller na pajero?!?"
Creio que o mais correto seria: "Eixos do Troller na Pajero"... Pois a suspensão eu não pretenbdo por a original do Troller que apesar de ser melhor que a minha está abaixo do que quero pa minha viatura. Suspensão eu pensei naquelas molas elicoidais gigantes que nêgo usa em carros de rock-crawling.
Mas depois de toda essa discussão eu pergunto: Vale a pena ou não?!?
Como disse um colega "o molho pode ficar + caro que o peixe", e eu sei disso mas gostaria de correr o risco...
E mais uma pergunta - só que dirigida - Paulo_CW, o que você fez na sua Pajero?!?
Forte Abraço;
Boa semana.
Boa Tarde Rapaziada;
Caralho!!! Não pensei que meu post is ter tanta discussão assim... Aproveito para agradecer a todos!!!
Só para esclarecer, o título do meu post é: "Suspensão do troller na pajero?!?"
Creio que o mais correto seria: "Eixos do Troller na Pajero"... Pois a suspensão eu não pretenbdo por a original do Troller que apesar de ser melhor que a minha está abaixo do que quero pa minha viatura. Suspensão eu pensei naquelas molas elicoidais gigantes que nêgo usa em carros de rock-crawling.
Mas depois de toda essa discussão eu pergunto: Vale a pena ou não?!?
Como disse um colega "o molho pode ficar + caro que o peixe", e eu sei disso mas gostaria de correr o risco...
E mais uma pergunta - só que dirigida - Paulo_CW, o que você fez na sua Pajero?!?
Forte Abraço;
Boa semana.
Amigo, posso um troller 2007 e uma pajero gls-b 99 (suspensão igual as pajerinhos v6 boas de trilha).
Comparando as 2 suspensões totalmente originais: A dianteira do troller tem mais curso que a da pajero. Na traseira o curso dos 2 é idêntico. Fiz essas medições assim que peguei o troller, levantando no hi-lift.
Eu concordo com o Paulo. Você terá muita dor de cabeça e muito gasto de tempo e dinheiro. O seu carro está montado, tudo certo. Não vale a pena encostar e enfrentar uma modificação dessas, a não ser que você realmente precise. Nesse caso, talvez seja melhor considerar também a compra de um troller, como disse o paulo.
Paulo_CW
29/01/2013, 14:00
Como disse um colega "o molho pode ficar + caro que o peixe", e eu sei disso mas gostaria de correr o risco...
E mais uma pergunta - só que dirigida - Paulo_CW, o que você fez na sua Pajero?!?
Forte Abraço;
Boa semana.
Não é que o molho pode ficar.... ele ficará com certeza.... não é ser contra sua idéia, muito pelo contrario, pois eu mesmo pensei muito em fazer um SAS na minha e desisti... pois sendo objetivo, envolve uma bela MO q se não for vc quem fizer (nunca vi no BR uma Pajero SAS)... tenha conciencia q pode sair uma bela merda, pois tera de cortar mangas do eixo para centralizar a bola do diferencial, precisara fabricar pontas de eixo, fabricar os suportes de susp.... pode optar por feixe de molas... e o pior, descobrir as relações de dif......etc... só pra começar..... Tudo isso pronto e ok.... é certeza q vc vai te uma bela suspenção depois de tbm investir em bons amortecedores ou molas.... Joia neh.... dai vai pra trilha e batata.... é tiro certo q o V6 3000 da Pajero não vai te dar um torque a contento..... e é por isso e outras coisas mais q particularmente não penso valer a pena..... e parti para um troller q aceita mais facilmente qquer up-grade
Se quizer saber pouco mais...veja... Outer Limits 4x4 Board • View topic - Pajero Solid axle swap and other modifications (http://www.outerlimits4x4.com/viewtopic.php?f=4&t=149568) é um bom artigo....
OU.... é feliz de outro jeito, como usava a minha só em trilhas, tinha bloqueio ARB q melhora o desenpenho radicalmente... fiz lift, troquei molas e amortecedores com cursos maiores e arranquei as estabilizadoras.... e coloca uns pneus 285 recapados.... q ficam quase no tamanho do 35"
PERRELLABAUER
30/01/2013, 11:58
Não é que o molho pode ficar.... ele ficará com certeza.... não é ser contra sua idéia, muito pelo contrario, pois eu mesmo pensei muito em fazer um SAS na minha e desisti... pois sendo objetivo, envolve uma bela MO q se não for vc quem fizer (nunca vi no BR uma Pajero SAS)... tenha conciencia q pode sair uma bela merda, pois tera de cortar mangas do eixo para centralizar a bola do diferencial, precisara fabricar pontas de eixo, fabricar os suportes de susp.... pode optar por feixe de molas... e o pior, descobrir as relações de dif......etc... só pra começar..... Tudo isso pronto e ok.... é certeza q vc vai te uma bela suspenção depois de tbm investir em bons amortecedores ou molas.... Joia neh.... dai vai pra trilha e batata.... é tiro certo q o V6 3000 da Pajero não vai te dar um torque a contento..... e é por isso e outras coisas mais q particularmente não penso valer a pena..... e parti para um troller q aceita mais facilmente qquer up-grade
Se quizer saber pouco mais...veja... Outer Limits 4x4 Board • View topic - Pajero Solid axle swap and other modifications (http://www.outerlimits4x4.com/viewtopic.php?f=4&t=149568) é um bom artigo....
OU.... é feliz de outro jeito, como usava a minha só em trilhas, tinha bloqueio ARB q melhora o desenpenho radicalmente... fiz lift, troquei molas e amortecedores com cursos maiores e arranquei as estabilizadoras.... e coloca uns pneus 285 recapados.... q ficam quase no tamanho do 35"
Pois é mano;
O trampo é medonho com certeza... Minha maior preocupação é com o naipe da MDO; já pensou se fica uma merda e vc só descobre na trilha?!? Afff...
Vc falou de molas e amortecedores com curso maior, seriam as da Pajero Sport?!?
E esse lance de tirar a estabilizadora, o carro não fica "peneirando" o tempo todo. E as bieletas traseiras, tiro tbém?!?
Quanto ao bloqueio, já pensei nessa hipótese, mas tenho receio de começar a quebradeira...
Valeu pelas dicas!!!
Vamos nos falando.
Abrax;
Fui.
Paulo_CW
30/01/2013, 12:07
Vamos lá...
O diferencial da Pajero é um monstro.... pode colocar bloqueio sem medo..... mas ARB neh....
AS molas da pajero full podem ser usadas.... mas o melhor são da Ironman..... BT ARB.... amortececedores sob medida da offshox
Quanto as estabilizadoras.... no meu caso a Pajero sempre foi uso exclusivo de trilhas e não do dia a dia portanto a retirada das barras não me fazia falta e me davam mais curso e articulação...
PERRELLABAUER
31/01/2013, 14:26
Vamos lá...
O diferencial da Pajero é um monstro.... pode colocar bloqueio sem medo..... mas ARB neh....
AS molas da pajero full podem ser usadas.... mas o melhor são da Ironman..... BT ARB.... amortececedores sob medida da offshox
Quanto as estabilizadoras.... no meu caso a Pajero sempre foi uso exclusivo de trilhas e não do dia a dia portanto a retirada das barras não me fazia falta e me davam mais curso e articulação...
E aí Paulo;
Quanto ao diferencial beleza... Mas e as homocinéticas, aguentam?!?
A estabilizadora vou arriscar tirar pois minha viatura é só de trilha... E as bieletas traseiras, tiro também?!?
Valeu + uma vez;
Abrax.
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