Ver Versão Completa : recondicionar a turbina ou trocar o conjunto rotativo ou comprar uma nova?
vitor_grotmann
25/01/2013, 14:12
amogis, ontem eu conversando com um mecanico sobre moter a diesel eu comentei com ele sobre meu carro e sobre tudo que ja aonteceu, o oeo ta bainxando muio e bla bla bla, ele me falou para mandar retifiar a turbina que ela fica como nova, ela vai ficar zerada e que é muito mais barato fazer isto que comprar uma turbina nova, o que vcs acham que sera melhor?
Victor, quando bem feito o recondicionar é a melhor saída, desde que se obedeça excelentes padrões de qualidade. Melhor para o planeta e para a conta no banco.
É importante observar a qualidade das pás, eixo carcaça e cia...
Aqui em SP uma turbina nova para 300tdi brasileiro custa ± R$1200 e a retífica uns R$800... Para Mit deve fica nesta casa tbm ou um pouco mais por ser importada.
Ligue na Turbo Anhanguera (http://www.turboanhanguera.com.br) e chore que sempre tem jogo. Comprei uma vez uma turbina para o 300tdi de um inglês que passava em SP
Abs
Clemente
amogis, ontem eu conversando com um mecanico sobre moter a diesel eu comentei com ele sobre meu carro e sobre tudo que ja aonteceu, o oeo ta bainxando muio e bla bla bla, ele me falou para mandar retifiar a turbina que ela fica como nova, ela vai ficar zerada e que é muito mais barato fazer isto que comprar uma turbina nova, o que vcs acham que sera melhor?
Alexandre Tietsche
25/01/2013, 22:39
é possível transformar uma turbina convencional de um 300tdi em TGV?
Vitor, tudo bem?
Opte por uma nova, vamos ver porque.
Uma retificada dura aproximadamente 20% do tempo de uma nova, sabe por quê?
Os turbos modernos, novos, quando originais, utilizam ligas de aço especiais, importadas, de altíssima resistência, maleabilidade, ..., o que as fazem suportar até mais de 20.000 rpm e níveis de temperatura e pressão altíssimas.
Os turbos antigos, principalmente os grandes, podem ser retificados tranquilamente, pois utilizam metais comuns, facilmente encontráveis no mercado. Os metais são simples pq elas giram a 7.000 rpm, pressurizam apenas 0,5kg e não experimentam grandes variações de temperatura, pois são usados em caminhões e geradores (motor funcionando por longo período).
Sinceramente, destes turbos novos e pequenos (motores até 3.5l), nunca vi um serviço de retífica que preste; simplesmente as ligas de aço comum não aguentam o ritimo de trabalho dos motores pequenos das picapes e SUVs (liga e desliga, frio, quente, e trabalhar sem pressão de óleo - acelarar antes dos 30s).
Retificar uma turbina pode acabar ficando muito, muito mais caro, pois quando a liga dá problema, desgata o eixo, ocasionando:
1. vazamento de óleo, podendo esgotar todo o cárter do carro, estragando, "batendo" o motor.
2. OU joga óleo para a admissão, fazendo com o que o motor não pare de operar, podendo ocasionar acidentes, com motoristas inexperientes.
3. E joga óleo para o escape, que entra em combustão, superaquecendo toda a parte superior do coletor de escape, ocasionando, imagina o quê? Ocasionando justamente a trinca e empenamento do cabeçote.
Se for vender o carro para um inimigo seu, retifique o turbo.
Agora, se você for um cidadão de bem e responsável com a sociedade, o melhor seria admitir a origem do problema (má lubrificação: acelerar forte antes de 30s e desligar o carro sem esperar os 30s em marcha lenta) e trabalhar para evitar que ocorra o problema no futuro.
Daniel
Tudo bem Alexandre?
Não é possível, pois a carcaça da TGV é bem maior que a convencional, além de que o sistema de funcionamento da mesma é diferente.
O que pode fazer é adaptar uma TGV no motor 3000.
Problemas: 1. preço (uma TGV custa uns R$ 5k, enquanto a "normal" é menos de R$ 2k); 2. dificuldade em achar ou adaptar o coletor; 3. tempo com o carro parado, pois qualquer adaptação demora; 4. desvalorização na venda do veículo, pois até você provar que a TGV de não-sei-o-quê é mais confortável que sabe-se-lá-o-quê, você já perdeu todos os possíveis compradores...
Vantagens: 1. alguns cavalos a mais; 2. funcionamento mais suave quando a turbina começa a funcionar.
Pesquise sobre a TGV da Ranger, que deve ser a mais acessível (uns R$ 5.000 a 7.000) e simples de instalar.
Daniel
é possível transformar uma turbina convencional de um 300tdi em TGV?
Dsamaz,
em assisitências oficiais Garret, por ex, só se utilizam peças originais da marca, não existe motivo para condenar esta prática. O mesmo vale para bombas injetoras Bosch e cia..
Abraços
Clemente
Vitor, tudo bem?
Opte por uma nova, vamos ver porque.
Uma retificada dura aproximadamente 20% do tempo de uma nova, sabe por quê?
Os turbos modernos, novos, quando originais, utilizam ligas de aço especiais, importadas, de altíssima resistência, maleabilidade, ..., o que as fazem suportar até mais de 20.000 rpm e níveis de temperatura e pressão altíssimas.
Os turbos antigos, principalmente os grandes, podem ser retificados tranquilamente, pois utilizam metais comuns, facilmente encontráveis no mercado. Os metais são simples pq elas giram a 7.000 rpm, pressurizam apenas 0,5kg e não experimentam grandes variações de temperatura, pois são usados em caminhões e geradores (motor funcionando por longo período).
Sinceramente, destes turbos novos e pequenos (motores até 3.5l), nunca vi um serviço de retífica que preste; simplesmente as ligas de aço comum não aguentam o ritimo de trabalho dos motores pequenos das picapes e SUVs (liga e desliga, frio, quente, e trabalhar sem pressão de óleo - acelarar antes dos 30s).
Retificar uma turbina pode acabar ficando muito, muito mais caro, pois quando a liga dá problema, desgata o eixo, ocasionando:
1. vazamento de óleo, podendo esgotar todo o cárter do carro, estragando, "batendo" o motor.
2. OU joga óleo para a admissão, fazendo com o que o motor não pare de operar, podendo ocasionar acidentes, com motoristas inexperientes.
3. E joga óleo para o escape, que entra em combustão, superaquecendo toda a parte superior do coletor de escape, ocasionando, imagina o quê? Ocasionando justamente a trinca e empenamento do cabeçote.
Se for vender o carro para um inimigo seu, retifique o turbo.
Agora, se você for um cidadão de bem e responsável com a sociedade, o melhor seria admitir a origem do problema (má lubrificação: acelerar forte antes de 30s e desligar o carro sem esperar os 30s em marcha lenta) e trabalhar para evitar que ocorra o problema no futuro.
Daniel