Conectar

Ver Versão Completa : recondicionar a turbina ou trocar o conjunto rotativo ou comprar uma nova?

vitor_grotmann
25/01/2013, 14:12
amogis, ontem eu conversando com um mecanico sobre moter a diesel eu comentei com ele sobre meu carro e sobre tudo que ja aonteceu, o oeo ta bainxando muio e bla bla bla, ele me falou para mandar retifiar a turbina que ela fica como nova, ela vai ficar zerada e que é muito mais barato fazer isto que comprar uma turbina nova, o que vcs acham que sera melhor?

CGAUER
25/01/2013, 17:19
Victor, quando bem feito o recondicionar é a melhor saída, desde que se obedeça excelentes padrões de qualidade. Melhor para o planeta e para a conta no banco.

É importante observar a qualidade das pás, eixo carcaça e cia...

Aqui em SP uma turbina nova para 300tdi brasileiro custa ± R$1200 e a retífica uns R$800... Para Mit deve fica nesta casa tbm ou um pouco mais por ser importada.

Ligue na Turbo Anhanguera (http://www.turboanhanguera.com.br) e chore que sempre tem jogo. Comprei uma vez uma turbina para o 300tdi de um inglês que passava em SP

Abs

Clemente

amogis, ontem eu conversando com um mecanico sobre moter a diesel eu comentei com ele sobre meu carro e sobre tudo que ja aonteceu, o oeo ta bainxando muio e bla bla bla, ele me falou para mandar retifiar a turbina que ela fica como nova, ela vai ficar zerada e que é muito mais barato fazer isto que comprar uma turbina nova, o que vcs acham que sera melhor?

Alexandre Tietsche
25/01/2013, 22:39
é possível transformar uma turbina convencional de um 300tdi em TGV?

dsamaz
26/01/2013, 01:52
Vitor, tudo bem?

Opte por uma nova, vamos ver porque.

Uma retificada dura aproximadamente 20% do tempo de uma nova, sabe por quê?
Os turbos modernos, novos, quando originais, utilizam ligas de aço especiais, importadas, de altíssima resistência, maleabilidade, ..., o que as fazem suportar até mais de 20.000 rpm e níveis de temperatura e pressão altíssimas.

Os turbos antigos, principalmente os grandes, podem ser retificados tranquilamente, pois utilizam metais comuns, facilmente encontráveis no mercado. Os metais são simples pq elas giram a 7.000 rpm, pressurizam apenas 0,5kg e não experimentam grandes variações de temperatura, pois são usados em caminhões e geradores (motor funcionando por longo período).

Sinceramente, destes turbos novos e pequenos (motores até 3.5l), nunca vi um serviço de retífica que preste; simplesmente as ligas de aço comum não aguentam o ritimo de trabalho dos motores pequenos das picapes e SUVs (liga e desliga, frio, quente, e trabalhar sem pressão de óleo - acelarar antes dos 30s).

Retificar uma turbina pode acabar ficando muito, muito mais caro, pois quando a liga dá problema, desgata o eixo, ocasionando:
1. vazamento de óleo, podendo esgotar todo o cárter do carro, estragando, "batendo" o motor.
2. OU joga óleo para a admissão, fazendo com o que o motor não pare de operar, podendo ocasionar acidentes, com motoristas inexperientes.
3. E joga óleo para o escape, que entra em combustão, superaquecendo toda a parte superior do coletor de escape, ocasionando, imagina o quê? Ocasionando justamente a trinca e empenamento do cabeçote.

Se for vender o carro para um inimigo seu, retifique o turbo.
Agora, se você for um cidadão de bem e responsável com a sociedade, o melhor seria admitir a origem do problema (má lubrificação: acelerar forte antes de 30s e desligar o carro sem esperar os 30s em marcha lenta) e trabalhar para evitar que ocorra o problema no futuro.

Daniel

dsamaz
26/01/2013, 01:59
Tudo bem Alexandre?

Não é possível, pois a carcaça da TGV é bem maior que a convencional, além de que o sistema de funcionamento da mesma é diferente.

O que pode fazer é adaptar uma TGV no motor 3000.

Problemas: 1. preço (uma TGV custa uns R$ 5k, enquanto a "normal" é menos de R$ 2k); 2. dificuldade em achar ou adaptar o coletor; 3. tempo com o carro parado, pois qualquer adaptação demora; 4. desvalorização na venda do veículo, pois até você provar que a TGV de não-sei-o-quê é mais confortável que sabe-se-lá-o-quê, você já perdeu todos os possíveis compradores...

Vantagens: 1. alguns cavalos a mais; 2. funcionamento mais suave quando a turbina começa a funcionar.

Pesquise sobre a TGV da Ranger, que deve ser a mais acessível (uns R$ 5.000 a 7.000) e simples de instalar.

Daniel

é possível transformar uma turbina convencional de um 300tdi em TGV?

CGAUER
27/01/2013, 15:13
Dsamaz,

em assisitências oficiais Garret, por ex, só se utilizam peças originais da marca, não existe motivo para condenar esta prática. O mesmo vale para bombas injetoras Bosch e cia..

Abraços

Clemente

Vitor, tudo bem?

Opte por uma nova, vamos ver porque.

Uma retificada dura aproximadamente 20% do tempo de uma nova, sabe por quê?
Os turbos modernos, novos, quando originais, utilizam ligas de aço especiais, importadas, de altíssima resistência, maleabilidade, ..., o que as fazem suportar até mais de 20.000 rpm e níveis de temperatura e pressão altíssimas.

Os turbos antigos, principalmente os grandes, podem ser retificados tranquilamente, pois utilizam metais comuns, facilmente encontráveis no mercado. Os metais são simples pq elas giram a 7.000 rpm, pressurizam apenas 0,5kg e não experimentam grandes variações de temperatura, pois são usados em caminhões e geradores (motor funcionando por longo período).

Sinceramente, destes turbos novos e pequenos (motores até 3.5l), nunca vi um serviço de retífica que preste; simplesmente as ligas de aço comum não aguentam o ritimo de trabalho dos motores pequenos das picapes e SUVs (liga e desliga, frio, quente, e trabalhar sem pressão de óleo - acelarar antes dos 30s).

Retificar uma turbina pode acabar ficando muito, muito mais caro, pois quando a liga dá problema, desgata o eixo, ocasionando:
1. vazamento de óleo, podendo esgotar todo o cárter do carro, estragando, "batendo" o motor.
2. OU joga óleo para a admissão, fazendo com o que o motor não pare de operar, podendo ocasionar acidentes, com motoristas inexperientes.
3. E joga óleo para o escape, que entra em combustão, superaquecendo toda a parte superior do coletor de escape, ocasionando, imagina o quê? Ocasionando justamente a trinca e empenamento do cabeçote.

Se for vender o carro para um inimigo seu, retifique o turbo.
Agora, se você for um cidadão de bem e responsável com a sociedade, o melhor seria admitir a origem do problema (má lubrificação: acelerar forte antes de 30s e desligar o carro sem esperar os 30s em marcha lenta) e trabalhar para evitar que ocorra o problema no futuro.

Daniel