Conectar

Ver Versão Completa : como turbinar troller 3.0



trollerexpedition
25/01/2013, 12:55
Bom dia pessoal estou querendo turbinar meu troller 3.0,pois meu turbo deu pau e estava pensando em alterar ele para talvez um turbo maior,algem pode me ajudar?
O que fazer,qual modelo para adaptar.
O pessoal fala em abrir a turbina,como fazer.
Obg.

mistura
25/01/2013, 13:11
Bom dia pessoal estou querendo turbinar meu troller 3.0,pois meu turbo deu pau e estava pensando em alterar ele para talvez um turbo maior,algem pode me ajudar?
O que fazer,qual modelo para adaptar.
O pessoal fala em abrir a turbina,como fazer.
Obg.

Seria uma ótima opção um TGV (turbina de geometria variável), ia dar muito mais torque em baixas rotações e retomadas mais rápidas.
Quem sabe uma TGV da Ranger 2.8...
Abrass

Sandrãobh
25/01/2013, 14:18
Ou a TGV do 3.2? Leve em um especialista renomado em turbinas, pague um pouco mais caro e tenha garantia.....

DieselPower
25/01/2013, 14:36
Amigão,
O motor NGD possui receitas para 250 cv e mais de 50 Kgf de torque, utilizando a turbina original, inclusive mantendo o consumo inalterado.
Você pensa em números melhores que este? Não? Então compre uma nova turbina original e encaminhe seu veículo a uma empresa séria que re-mapeie a injeção (Reiko, Nascar, Prado e etc).
Caso queira ainda mais, deve procurar um preparador experiente, que irá definir qual a melhor configuração de Caixa quente, fria, eixos e etc, de acordo com a potência desejada. Porém este serviço também exigirá um novo acerto de injeção.
Abraço.

jaime_sandim
25/01/2013, 15:13
estava conversando com o cara aqui na cidade essa semana

ele tinha um troller 2008 em 2008 (era okm)
ele disputavas rallys tipo transcatarina e cerapio

ele era patrocinado pela Garrett e comentou que recebeu uma turbina muito grande e tal
porem disse que o troller dele tinha uma saída muito forte(torque) mas de final não era grande coisa
logico que tambem estava reprogramando.

da uma tentada com pessoal da Garrett eles com certeza tem algum projeto pronto.

mas não esqueça que não existe almoço gratis,alguma coisa vai ser prejudicado
no caso desse cara ele disse que o consumo era aprox. 3km/l

abs

DieselPower
25/01/2013, 19:05
Amigos,
Não sei se todos já tiveram a oportunidade de andar em um Troller remapeado, mas a única palavra que descreve como fica o bugão é: Assustador!
Sinceramente, 250 cv já muito mais do que o projeto desde veículo suporta, e DEVERIA vir acompanhado de modificações na suspensão, freios e etc... O que poucos fazem.
Andei em um 2010 com 240 cv e o negócio era perigoso, acelerava de 60 a 160 km/h muito rápido, balançava e navegava em acelerações e mudanças de nível do asfalto. Em relação a desempenho, poucos veículos nacionais acompanham um Troller com esta modificação.
Além disto, o consumo se mantém em 10 a 11 km/l.
Na minha opinião, a troca de turbina é procurar chifre em cabeça de cavalo.

Marcelo-HPE
25/01/2013, 22:13
Se o sujeito ir lá na haste roscada da Waste gate e der uma encurtada na mesma, o turbo vai entrar mais rapido e melhora um pouco tb !!! e 0800, vale apena verificar !!
Abração.

trollerexpedition
26/01/2013, 16:21
Valeu pessoal,obrigado pelos dicas.

DieselPower
26/01/2013, 16:31
Se o sujeito ir lá na haste roscada da Waste gate e der uma encurtada na mesma, o turbo vai entrar mais rapido e melhora um pouco tb !!! e 0800, vale apena verificar !!
Abração.

Marcelo,
Pelo que temos visto na preparação de motores diesel, a haste da Waste Gate nunca deve ser alterada, pois como motores diesel de maneira geral utilizam caixa quente pequena, a abertura parcial da WG acaba gerando Back Pressure e reduzindo a potência.
Além disto, a maioria dos motores eletrônicos controlam a WG através de solenoide, e algumas WG são acionadas por vácuo, e não pressão positiva.
Abraço.

JEFFCATUNDA
28/01/2013, 01:11
Concordo com o Diesel... A não ser que você vá usar para competições e em categoria super production... E vai gastar uma baba porque terá que alterar muita coisa, desde coisas simples como mangotes, até bicos e trabalhos de forja...

jaime_sandim
28/01/2013, 14:24
eu tambem acho que o 3.0 reprogramado é mais que suficiente para 98% dos usuários

como o Jeff mesmo falou alterar mais coisas já é complicado e caro,só vale a pena para um COMPETIDOR
como foi o caso do cara que conversei semana passada
e as palavras dele mesmo foi que era pra desempenho somente sem se preocupar com gastos e durabilidade.

abs

Roberto Vasconcelos
02/06/2013, 22:26
Mas existe alguém que substituiu a turbina original do 3.0 por uma maior, gostaria de relatos...

abreu
02/06/2013, 23:44
Seria uma ótima opção um TGV (turbina de geometria variável), ia dar muito mais torque em baixas rotações e retomadas mais rápidas.
Quem sabe uma TGV da Ranger 2.8...
Abrass

O turbina da Ranger TGV é muito pequena para o NGD3.0.

Abraços.

abreu
02/06/2013, 23:45
Ou a TGV do 3.2? Leve em um especialista renomado em turbinas, pague um pouco mais caro e tenha garantia.....

A turbina TGV do MaxxForce 3.2 tem controle eletrônico, logo, para ser instalada no Troller 3.0 precisaria refazer todo o sistema eletrônico do mesmo, ou seja, inviável.

abreu
03/06/2013, 00:04
Bom dia pessoal estou querendo turbinar meu troller 3.0,pois meu turbo deu pau e estava pensando em alterar ele para talvez um turbo maior,algem pode me ajudar?
O que fazer,qual modelo para adaptar.
O pessoal fala em abrir a turbina,como fazer.
Obg.

Quanto você quer gastar?
A GT25 original é um excelente turbo-compressor, muito bem dimensionado para o NGD 3.0.

Com ela é possível conseguir mais de 270cv e 64kgfm de torque nesse motor.
Com outras modificações (intercooler, coletor de escape, remoção do snorkel) consegue-se mais de 300cv.

A GT25 permite o NGD 3.0 girar até 4.800Rpm, ou seja, seu tamanho é até super-dimensionado para esse motor.

Paga-se o preço disso na baixa rotação, pois como sabemos o NGD 3.0 demora um pouco para responder em baixa.

Não me vem na cabeça nenhum turbo compressor com TGV mecânico que sirva no NGD 3.0.

Abraços.

CAPT GOTTLIEB
09/10/2019, 20:35
Gostaria de saber qual é a turbina original do Troller com motor MWM 3.0 NGD TDi (2011). Seria uma Garrett? Que tipo?
Obrigado.

franco_huts
09/10/2019, 23:16
Boa noite!

Se não me engano é uma GT25 - Garrett GT2559S

REF: 754743-0001

Abraço!


Gostaria de saber qual é a turbina original do Troller com motor MWM 3.0 NGD TDi (2011). Seria uma Garrett? Que tipo?
Obrigado.

CAPT GOTTLIEB
10/10/2019, 20:23
Boa noite!

Se não me engano é uma GT25 - Garrett GT2559S

REF: 754743-0001

Abraço!


Franco, boa noite!
Muito obrigado pela resposta.
Conheço algumas turbinas Garrett e Biaggio. As Garrett eu conheço a T4 APL 240 .42.63 e a T4 APL 240 .42.48 (modificada a caixa quente para encher mais rápido), usadas no JIPÃO Band motor Mercedes-Benz OM-314. Conheço também a Garrett T2 .48.35 usada na Sprinter e Hilux motor 3L.
Consegui ver esta turbina Garrett GT25 754743-0001 num site e deu para ver na foto que a caixa fria é A/R .61. Todavia não consegui ver como é a marcação da caixa quente. Você saberia me responder? Seria .51 ou .53?

As Garrett .42.48 e .48.35 enchem muito rápido, mas acima de 100 Km/h ficam um pouco limitadas. São ótimas para trilhas e uso urbano. Na estrada vai bem, mas se "baixar a bota" elas não são tão boas. A Garrett .48.63 demora mais para encher, porém acima de 80 Km/h tem um desempenho excelente. Esta turbina Garrett GT25 754743-0001 usada no Troller enche rápido como a .48.35 ou demora um pouco como a .48.63?
Abraço,

franco_huts
15/10/2019, 16:24
Boa tarde, Capt!

Não saberia te dizer no momento se a caixa quente da Garret GT25 seria .51 ou .53... Também queria que alguém tirasse essa dúvida.

O que sei te dizer é que essa turbina usada nos Trollers demora um pouco a encher... Ela tem um
"lag" de desempenho em baixas rotações. Tive uma Hilux 3L e sentia a turbina trabalhar mais cedo.

Tenho uma Troller 2.8 atualmente... Ele não está com a turbina original... Está com uma Master Power CARCAÇA FRIA .48 --- QUENTE .47 O que vc acha dessa configuração? Não estou gostando, anda bem na estrada mas na cidade deixa a desejar... Acho que tem coisa mal feita aí. A carcaça quente não deveria ser menor?

Grande abraço!



Franco, boa noite!
Muito obrigado pela resposta.
Conheço algumas turbinas Garrett e Biaggio. As Garrett eu conheço a T4 APL 240 .42.63 e a T4 APL 240 .42.48 (modificada a caixa quente para encher mais rápido), usadas no JIPÃO Band motor Mercedes-Benz OM-314. Conheço também a Garrett T2 .48.35 usada na Sprinter e Hilux motor 3L.
Consegui ver esta turbina Garrett GT25 754743-0001 num site e deu para ver na foto que a caixa fria é A/R .61. Todavia não consegui ver como é a marcação da caixa quente. Você saberia me responder? Seria .51 ou .53?

As Garrett .42.48 e .48.35 enchem muito rápido, mas acima de 100 Km/h ficam um pouco limitadas. São ótimas para trilhas e uso urbano. Na estrada vai bem, mas se "baixar a bota" elas não são tão boas. A Garrett .48.63 demora mais para encher, porém acima de 80 Km/h tem um desempenho excelente. Esta turbina Garrett GT25 754743-0001 usada no Troller enche rápido como a .48.35 ou demora um pouco como a .48.63?
Abraço,

CAPT GOTTLIEB
19/10/2019, 21:45
Boa tarde, Capt!

Não saberia te dizer no momento se a caixa quente da Garret GT25 seria .51 ou .53... Também queria que alguém tirasse essa dúvida.

O que sei te dizer é que essa turbina usada nos Trollers demora um pouco a encher... Ela tem um
"lag" de desempenho em baixas rotações. Tive uma Hilux 3L e sentia a turbina trabalhar mais cedo.

Tenho uma Troller 2.8 atualmente... Ele não está com a turbina original... Está com uma Master Power CARCAÇA FRIA .48 --- QUENTE .47 O que vc acha dessa configuração? Não estou gostando, anda bem na estrada mas na cidade deixa a desejar... Acho que tem coisa mal feita aí. A carcaça quente não deveria ser menor?

Grande abraço!

Prezado Franco

A HILUX 1998 motor diesel 3L usa turbina Garrett T2 .48.35 e enche rápido. Ótima para uso urbano e terra. Mas é um motor fracote (78 CV e 17 Kgf/m - torque) e esta turbina é uma enorme ajuda. Mas acima de 100 Km/h o desempenho desta turbina fica "devagar".

569164

CAPT GOTTLIEB
20/10/2019, 19:43
Boa tarde, Capt!

Não saberia te dizer no momento se a caixa quente da Garret GT25 seria .51 ou .53... Também queria que alguém tirasse essa dúvida.

O que sei te dizer é que essa turbina usada nos Trollers demora um pouco a encher... Ela tem um
"lag" de desempenho em baixas rotações. Tive uma Hilux 3L e sentia a turbina trabalhar mais cedo.

Tenho uma Troller 2.8 atualmente... Ele não está com a turbina original... Está com uma Master Power CARCAÇA FRIA .48 --- QUENTE .47 O que vc acha dessa configuração? Não estou gostando, anda bem na estrada mas na cidade deixa a desejar... Acho que tem coisa mal feita aí. A carcaça quente não deveria ser menor?

Grande abraço!

Prezado Franco

Penso que uma carcaça quente menor faria a turbina encher mais rápido, porém não seria tão bom em velocidade mais elevada. Parece uma gangorra. Se um lado sobe o outro desce!

569176 569177

Meu primeiro JIPÃO Bandeirante tinha motor OM-314 e foi usado uma turbina .42.63 (sem intercooler). Tinha ótimo desempenho na estrada, mas na cidade e nas trilhas demorava para encher.

569178 569179

Meu segundo e atual JIPÃO Bandeirante também tem motor OM-314, porém está usando turbina APL 240 .42.48 (sem intercooler). Enche rápido e tem ótimo desempenho na cidade e na trilha. Mas na estrada, acima de 80 Km/h é muito "devagar".

franco_huts
21/10/2019, 18:08
Prezado Franco

Penso que uma carcaça quente menor faria a turbina encher mais rápido, porém não seria tão bom em velocidade mais elevada. Parece uma gangorra. Se um lado sobe o outro desce!
Meu primeiro JIPÃO Bandeirante tinha motor OM-314 e foi usado uma turbina .42.63 (sem intercooler). Tinha ótimo desempenho na estrada, mas na cidade e nas trilhas demorava para encher.
Meu segundo e atual JIPÃO Bandeirante também tem motor OM-314, porém está usando turbina APL 240 .42.48 (sem intercooler). Enche rápido e tem ótimo desempenho na cidade e na trilha. Mas na estrada, acima de 80 Km/h é muito "devagar".


Pois é Capitão... O jeito é decidir o que se encaixa melhor ao nosso uso... Eu ando muito tranquilo na estrada, velocidade cruzeiro de 90km/h hehehe, então talvez uma turbina que trabalhe mais em baixas RPM seria melhor pra mim. O duro é sentir falta dela depois em alguma ultrapassagem :confused:

Essa semana estive na Montreal Turbinas aqui em Santa Catarina, conversando com o preparador, expliquei da minha vontade de uma turbina mais experta e que abra mais cedo para andar no dia a dia. Ele me sugeriu colocar o conjunto rotativo da GT25 do 3.0 no meu MWM 2.8, isso utilizando as carcaças da turbina do 2.8. Nunca ouvi relatos de ninguém que fez essa adaptação. Ele me falou que fica muito bom pro que procuro e inclusive está fazendo muito isso em vários Trollers 2.8.

Já conhecia essa adaptação? Vou passar lá novamente para conversar com mais calma e pedir mais detalhes... Será que o conjunto rotativo teria as mesmas dimensões mas com "hélices" diferentes? :pensativo: Vou pesquisar e ir atrás de mais infos sobre isso.

CAPT GOTTLIEB
21/10/2019, 20:59
Franco não sei opinar sobre este assunto. Precisa ser alguém que entenda e conheça bem os vários tipos de turbinas e suas possíveis modificações e adaptações. Abs,

CAPT GOTTLIEB
10/11/2019, 20:09
Alguém saberia me dizer qual é a pressão máxima recomendada para motor MWM 3.0 TDI NGD (original - NÃO chipado) equipado com turbina Garrett GT25? Seria 1 Kgf/cm²? Seria acima disto? Quanto? Estes motores equipam o Troller e a Ranger. Qual seria a recomendação da montadora?
Peço a todos evitarem dar opiniões, pois não ajuda.

569630

CAPT GOTTLIEB
11/11/2019, 11:40
569638 569639

Encontrei isto na internet. Então a pressão máxima da turbina Garrett GT25 (motor MWM 3.0 NGD) deve ficar entre 1,3 a 1,5 Kgf/cm². Se alguém souber de algo diferente favor postar.

CAPT GOTTLIEB
13/11/2019, 08:21
Consegui entrar em contato com a GARRETT (guarulhos) e o Engenheiro me respondeu que a caixa fria é A/R .61 e a caixa quente é A/R .65. Nas fotos que estão na internet este dado da caixa quente não é visível, pois está gravado no lado interno do caracol.

569691 569692 569693 569694 569695 569696 569697

Na última foto a seta vermelha mostra o local no caracol (caixa quente) onde está gravado A/R .65.

CAPT GOTTLIEB
13/11/2019, 08:35
Informação que recebi via e-mail do Engenheiro da Garrett sobre a válvula WASTEGATE da turbina GARRETT GT25 (P/N 754743-0001):

Pressão do Conjunto Atuador:

- Para um deslocamento de 1,00 mm da haste a pressão deverá ser a de 150,00 +/- 2,0 kPa (1,5 Kgf/cm²)
- Para um deslocamento de 4,00 mm da haste a pressão deverá ser a de 182,40 +/- 3,9 kPa (1,8 Kgf/cm²)

FERNANDO BARBOSA
Sales Engineer

Direct : +55 11 2167 3136
Mobile : +55 11 9 9265 7594

Garrett – Advancing Motion
Avenida Julia Gaiolli, 282 I Guarulhos
07251-500 - São Pauo, Brasil
www.garrettmotion.com (http://www.garrettmotion.com/)

NOTA:

1 Kpa (Kilopascal) = 0,01 Kgf/cm²
1 Kgf/cm² = 0,98 bar

CAPT GOTTLIEB
23/02/2020, 16:17
Acabamos de instalar o manômetro do turbo no Troller 2011 T4 motor 3.0 MWM.
Fiquei perplexo, pois se pisasse fundo a pressão chegava quase 2 Kgf/cm²! Muito exagerado e desnecessário.
Solicitei ao mecânico calibrar a válvula WasteGate corretamente e agora chega no máximo a 1,3 Kgf/cm². Mas normalmente a pressão da turbina fica abaixo de 1 Kgf/cm².

571164 571165

Pedro Sylvestre
23/02/2020, 23:35
Acabamos de instalar o manômetro do turbo no Troller 2011 T4 motor 3.0 MWM.
Fiquei perplexo, pois se pisasse fundo a pressão chegava quase 2 Kgf/cm²! Muito exagerado e desnecessário.
Solicitei ao mecânico calibrar a válvula WasteGate corretamente e agora chega no máximo a 1,3 Kgf/cm². Mas normalmente a pressão da turbina fica abaixo de 1 Kgf/cm².

571164 571165

Capitão,

Você instalou o manômetro cortando a mangueira da West Gate e colocando um "T"?
Estou com um aqui em casa no esquema pra ser instalado no meu.

Abs.

CAPT GOTTLIEB
25/02/2020, 20:43
Pedro, conectamos a mangueira do manômetro do turbo na válvula Wastegate usando uma espécie de T. Está funcionando bem e me permitiu calibrar corretamente a turbina, que a meu ver estava muito exagerada.
Usamos material comum usado em ar comprimido. Tivemos que "caçar" um fio positivo (pós-chave) no painel para a lâmpada do manômetro. Não tivemos dificuldades.
Boa instalação.


571198 571199

CAPT GOTTLIEB
26/02/2020, 08:10
Mais uma foto mostrando o T

571200

Pedro Sylvestre
26/02/2020, 14:27
Pedro, conectamos a mangueira do manômetro do turbo na válvula Wastegate usando uma espécie de T. Está funcionando bem e me permitiu calibrar corretamente a turbina, que a meu ver estava muito exagerada.
Usamos material comum usado em ar comprimido. Tivemos que "caçar" um fio positivo (pós-chave) no painel para a lâmpada do manômetro. Não tivemos dificuldades.
Boa instalação.


571198 571199

Muito obrigado pela ajuda.

Tenho mais uma pergunta, como vocês passaram a mangueira da west gate até o painel? Teve que fazer um novo furo na corta fogo ou usaram algum já existente? E pra subir a mangueira até o lugar onde está o relógio do manômetro?

CAPT GOTTLIEB
27/02/2020, 18:54
Pedro, a mangueira do manômetro foi passada bem no canto esquerdo da corta-fogo, aproveitando-se o orifício de outros fios que por ali também passam. Está marcado em vermelho nas fotos. Mas o buraco precisou ser um pouco alargado.

571215 571216 571217