Ver Versão Completa : Band rebocando Willys
Caros amigos, bom dia! Gostaria se saber quais os problemas que vou encontrar com a minha intenção de rebocar um jeep Willys com minha band, RJ X BSB e BSB X IMPERATRIZ, serão em média 2600KM. Desde já agradeço as opiniões e sujestões a respeito do assunto.
Carlo Pecca
27/01/2013, 08:36
Américo
Eu reboque um trailer de 650Kg de um eixo, em velocidade máxima de 60Km pois quando passam os caminhões em pista dupla, o deslocamento do vento é bem forte e deixa o trailer balançar. No seu caso creio que o melhor é o jepp Willys ter o cambão. Tenha toda a documentação em dia das duas viaturas, a PRF adora pegar no pé de quem reboca. Outra coisa leve uma xerox da Lei Nr 12.452 de 21 de julho de 2011 que permite no Art. 143 " inciso V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000Kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 lugares" . Antes dessa lei somete carteira D podia conduzir articulados. No mais não esqueça da caixa de ferramentas, arame, cola, fita isolante, lampadas e fusíveis de reserva e BOA VIAGEM.
Muito boa resposta, Carlo, mas já vi q vou me enrolar pois minha categoria é B eu pensei q podia rebocar, mas msm assim valeu a dica.
Américo
Hoje já está liberado puxar trailers com categoria B. reboques leves sempre foram permitidos com categoria B. O que vc tem que observar é a capacidade de carga rebocavel da Band. Quantos quilos ela pode puxar legalmente? existe uma tabela na casa onde se vende engates e carrocinhas.
Outra coisa... tenha certeza do seguinte:
1.que seu engate está bem reforçado,
2. que o cambao é de qualidade,
3. que o parachoque do jeep está bem preso e nao vai ser arrancado
4.Que as lanternas trazeiras, setas e luz de freio do jeep acendam e funcionem ligadas no rebocador
5.É obrigatorio uma corrente presa entre os veículos de forma que se tiver problemas c o engate os carros nao se soltem
Carlo Pecca
29/01/2013, 14:13
Américo
Vc pode rebocar pois a sua carta é "B", mas tem que atender: o conjunto unidade tratora+rebocado não supere os 6.000Kg . Outra coisa, a Band pesa próximo de 2.000Kg e pode rebocar (com segurança) até os 1.800Kg. Como o JPX97 lembrou acima descrito é de suma importância o teu equipamento estar funcionando perfeitamente. Se for possível faça um teste drive perto de sua casa para ver as dificuldades em se rebocar, antes de partir para a estrada.
mecamaniaco
29/01/2013, 14:32
O ideal era usar towbar! Rebocar com cambão simples é uma verdadeira M, só serve em último caso!
A band reboca Willys, Jpx, Troller, outra Band, carros etc etc sem maiores problemas.... É só ter cuidado e não abusar da velocidade, pois freio não é um ponto forte das bands!!! uehauehaueaeaeh
Nem adianta ficar pensando em desculpa X ou Y pra tentar enrolar os policiais, se for com cambão então pode esquecer! Com um bom Towbar, com elétrica funcionando eles não irão reclamar, mas vale lembrar q devido ao peso, só seria 100% legal se o reboque (Willys) tivesse um sistema de freio ligado a band!
Fe_jipeiro
29/01/2013, 14:51
Não pode esquecer que não pode ir ninguem la dentro do rebocado...
Eu quase tomei uma multa puxando um CJ assim ... rsrsrs... Consegui convencer o guarda e ele aliviou ... ai passei a pessoa pra minha band e pronto... nenhum problema a mais.
Abs.
marciorank@gmail.com
29/01/2013, 20:31
Não pode esquecer que não pode ir ninguem la dentro do rebocado...
Eu quase tomei uma multa puxando um CJ assim ... rsrsrs... Consegui convencer o guarda e ele aliviou ... ai passei a pessoa pra minha band e pronto... nenhum problema a mais.
Abs.
eu reboco meu jeep em minha band sem problemas, porem nunca fui muito longe, mas sempre usando o towbar
e dirigindo com cautela, e tambem nunca tive azar de a policia me pegar, porem se me pararem aqui em
minha cidade eles dao um jeito de multarem, pois aqui multam até por ter pelicula, e bem fraca.
Fe_jipeiro
30/01/2013, 08:26
Marcio ...
Bom avisar que nem passo por ai ... rsrs ... Minha band tem o film dos vidros muito escuro ... eheheh ... Não consegue enxergar nada lá dentro... ahuahau
Voltando ao assunto principal, tb nunca tive problemas em rebocar, pois sempre liguei as lanternas, uso de correntes, towbar, etc etc ... Realmente somente essa vez q tinha gente dentro do CJ, ai só foi sair e entrar na band, que o guarda não falou mais nada e olha q vim razoavelmente de longe (MG -> SP) ...
Abss
Americo...
Concordo com tudo que já foi dito e ressalto:
Quando tinha um willys rebocava ele direto com meu outro carro, mas com cambão é ruin demais, coloquei um towbar nele MUITO BEM INSTALADO E REFORÇADO e foi só alegria...com certeza use o towbar.
um abraço e vai sem pressa.
O ideal mesmo é um reboque prancha, onde você coloca o jipe em cima e o amarra. Apesar de cobrarem tão caro pela internet, o custo e o tempo para construir um não é grande. Saudações
Realmente com cambão só curtas distancias e com alguem dentro, com o towbar vai pra qualquer lugar! cuidado para o carro de traz não empurrar o da frente em curvas fechadas...
outra dica é deixar a chave no contato pra direção não trancar e deixar a reduzida em neutro !
Galera show de bola essas informações, fico até mais aliviado com essas experiências passadas, vou fazer tudo certinho, tow bar, iluminação, reforço com correntes e etc, a minha maior preocupação na realidade era quanto a categoria "B", eu achava que só com a "D" que se podia rebocar, mas valeu mesmo pessoal todas as dicas e se alguém ainda tiver mais alguma, sempre será muito bem vinda.
Abraço a todos
Américo
Carlo Pecca
06/02/2013, 10:59
Américo
após a viajem não esqueça de contar como foi, valeu?
diogo ludovico
06/02/2013, 13:49
Americo
Veja por quanto sai o aluguel de uma carreta prancha com sistema de freio, e depois coloque na ponta do lapis quanto vai gastar com desgaste do willys (pneus, eletrica, transmissão etc).
Com uma carreta destas voce teria maior segurança e não desgastaria em nada o willys.
mecamaniaco
06/02/2013, 15:49
Essas carretas são muito boas, o pessoal aqui costuma puxar os carros de arrancada com Audi A3 e outros do gênero usando essas carretas! Para o veículo rebocador só pesa pra puxar, o resto é como uma carreta leve normal!