Ver Versão Completa : RECEITA PARA ADAPTAÇÃO DO SISTEMA DE FREIO DO UNO NO VITARA
Quem tem vitara já deve ter percebido como tem pouco espaço livre no compartimento do motor... principalmente nos 5P e pior ainda nos Sidekics que costumam ter mais opcionais que os demais....
O sombra é um Sidekick e quando comprei já veio com hidrovácuo e cilindro mestre de gol adaptado nele....
O sistema funcionava, mas o reservatório de oleo ficou torto devido a um flange mal feito e o cilindro mestre era muito grande. Para caber no lugar a caixa de roda teve de ser muito rebatida, o que deixou um aspecto terrível ao serviço.
Passei algum tempo observando outros carros com o capô aberto a procura de um doador e concluí que o sistema do Uno Fire seria o ideal. O cilindro mestre é pequeno como o do vitara, tem 03 saídas como o do vitara e tem as saídas de óleo para o lado do motor e para baixo como o vitara... O hidrovácuo é mais ou menos do mesmo tamanho também.... :wink:
A instalação só naum é 100% Plug and Play pois a furação na carroceria do Vitara não coincide com os parafusos de fixação do hidrovácuo do Uno... Para resolver este problema haviam duas alternativas:
A primeira era reabrir os furos originais
A segunda era confeccionar um flange para adaptar as furações...
Como naum sabia se o sistema daria conta de um veículo mais pesado que o Uno, resolví optar pelo flange pois assim poderia desfazer o serviço facilmente....
Para explicar o restante sem escrever um romance... :mrgreen: vou postar umas fotos... e aí sigo comentando...
[/b]
andre veiga
11/09/2005, 22:10
Oi
Me interessa isso...
Vou esperar sua experiencia e se der certo fazer igual, quis fazer uma vez como do gol, mas desisti ntes de começar e vendi o carro, apareceu um negocio q nao dava para perder...
[s]
Também me interessa muito!!! :lol:
Aguardo as fotos...
[s] :concordo:
LuizCabral
12/09/2005, 12:24
:roll:
NBTMQSF
:?: :?: :?:
:pensativo:
Se tivesse de tirar fotos para viver, acho que passaria fome.... :mrgreen:
aí vão algumas fotos que achei importante postar para explicar o que foi feito ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/4f00a05b3481f15b131b1f16e0de6e23.jpg
Esta foto mostra o flange que fiz para adaptar as furações...
É muito simples confecciona-lo...
De um lado as medidas do vitara, do outro as medidas do Uno... em caso de dúvida é só levar os dois hidrovácuos para o torneiro que ele tira as medidas na hora...
Com o flange pronto mandei fazer estas juntas (elas tem 2mm de espessura) para fazer a vedação... somente uma foi utilizada, mas isso explico depois com outra foto...
[]s
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/9597aafdb4fe6825b19059ebb4578d3f.jpg
Aproveitei esta foto para mostrar a altura do flange... ele tem 3cm de altura entre uma e outra chapa (medidas externas).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/80c81e9301eed8c7d2b61c2d46465dc1.jpg
Esta foto é para mostrar que a junta de borracha original do Uno Fire deve ser aproveitada para manter o cilindro mestre na Horizontal...
Os parafusos do hidrovácuo do Uno deverão ser cortados para naum baterem do outro lado do flange. Lembrar que a junta de borracha é desnivelada, logo os parafusos deverão ser cortados com duas medidas.
[]s
Com as fotos abaixo dá para ver como ficou depois de pronto...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/89b5a2f2d324d89925ee7e2bc7fdf910.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/a485023e81c01adf51fec18f2bf4fa65.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/be84af3612691f685c1476c11822ffc3.jpg
Ainda falta bater alguma foto da adaptação do encaixe no pedal de freio e a melhor parte....
a foto de uma Boa Freiada!! :mrgreen:
Espero que isso sirva para ajudar alguem... mas lembrem-se... quem for fazer que asuma os riscos envolvidos... um parafuso frouxo já pode causar acidentes... :wink:
No meu caso, para ficar tranquilo e evitar broncas, acompanhei praticamente todo o serviço. 8)
[]s
Realmente parece que o serviço ficou muito bem feito!!! :palmas:
É isso aí... Valeu por compartilhar!!!
[s]
Baiano SSA
23/09/2005, 11:31
Gasoso
Reparei que sua viatura funciona com GNV! e ai roda blz, vc tem algum problema?
Abraços
Joselito
09/03/2006, 07:55
Gasoso
Como você adaptou este cilindro no Side 5P gostaria de ver uma coisa.
è que uma amigo aqui em Curitiba esta com problema no cilindro mestre tambem, e pelo que me faklou não da para recuperar mais, tem que substituir e ele não esta achando esta peça, na verdade acha, mas nova e por um custo absurdo, ele esta tentando adaptar outro cilindro mas esta esbarrando no seguinte problema, não pega freio na traseira, não se se em função do ABS traseiro que esta acontecendo isto ou qual o motivo, ai gosaria de saber se no seu não teve estre problema se fora a flange fez mais alguma adap~tação.
Grato
[]
Joselito
Sidekick 1993 - Barão Vermelho
Gasoso..
seu pedal de freio nao fico 3cm mais alto nao ? já que por causa da flage a base do cilindro ficou mais afastada ou o haste do cilindro do uno é mais comprida e por coincidencia deu certo ?
T+
Gasoso
Como você adaptou este cilindro no Side 5P gostaria de ver uma coisa.
è que uma amigo aqui em Curitiba esta com problema no cilindro mestre tambem, e pelo que me faklou não da para recuperar mais, tem que substituir e ele não esta achando esta peça, na verdade acha, mas nova e por um custo absurdo, ele esta tentando adaptar outro cilindro mas esta esbarrando no seguinte problema, não pega freio na traseira, não se se em função do ABS traseiro que esta acontecendo isto ou qual o motivo, ai gosaria de saber se no seu não teve estre problema se fora a flange fez mais alguma adap~tação.
Grato
[]
Joselito
Sidekick 1993 - Barão Vermelho
É muito raro um Side ainda ter o ABS traseiro funcionando corretamente... o sistema é ultrapassado, não tem similar nacional e por isso é uma mosca branca....
Quando instalei o cilindro mestre no meu carro, o ABS ainda estava 100%... mas já estou começando a notar problemas e na próxima revisão de freios ele vai pro saco....
Quanto ao cilindro e o hidrovácuo, eles dão certo 100% com o ABS sim, mas para isso o sistema precisa estar funcioando.... se o cilindro mestre deu pau, o ABS deve dar pau já já.... Sem o ABS nem se fala, é só o queijo....
O motivo pelo qual a galera se enrola com o freio traseiro dos Sides é aquela válvula que tem um sensor em cima por onde passam algumas das saídas de freio antes de chegar no ABS... já olhei vários carros e não ví dois ligados do mesmo jeito...(não tenho certeza nem se o meu ta correto) até postei um tópico aqui a muito tempo atrás com uma foto da tirana, mas ninguem soube ajudar....Na verdade o que acontece é que a galera desmonta tudo sem atenção e depois não sabe mais montar....
Outra bronca é o desgaste do tambor (panela) de freio da traseira... na maioria dos carros o sistema já está tão comido que vai quase o curso do pedal todinho só para encostar as sapatas no tambor.... se quiseres testar se é isso mesmo é só puxar um pouquinho o freio de mão (pare de puxar antes de começar a sentir o carro freiar) e aí vc pisa no freio... se o pedal estava baixo, agora ficou bem alto....
Como a bomba tem três saídas, mas apenas dois pistões internos, se vc ligar duas das saídas para as rodas dianteiras e uma saída para as rodas traseiras (que provavelmente estão muito gastas e sem lona especial para compensar o desgaste) as rodas dianteiras vão travar em um ponto do curso do pedal em que o sistema traseiro ainda não se encheu de óleo o suficiente para funcionar direito devido ao desgaste....
Aí vc pensa, é so regular que as lonas aproximam do tambor...
Isso tá errado... a regulagem só aproxima um dos lados da sapata da lona... o outro quem empurra é o burrinho de freio e não tem regulagem... o pedal fica fundo pois o burrinho tem de abrir demais....
Resumindo, o problema do seu amigo deve ser o ABS ou os tambores traseiros... o cilindro e o Hidro do uno funcionam muito bem nos suzukis...
Além disso, fora o flange, é só adaptar o engate dentro do carro....
[]s
Gasoso..
seu pedal de freio nao fico 3cm mais alto nao ? já que por causa da flage a base do cilindro ficou mais afastada ou o haste do cilindro do uno é mais comprida e por coincidencia deu certo ?
T+
Dentro do carro não é plug and Play não ... tem de fazer uma presilha para ligar a Haste do Uno no pedal do vitara...
Essa peça tem de ser bem feita para não dar chanches dela virar, soltar, etc... mas não é nada complicado... a minha foi feita na própria oficina, usando somente solda e lixadeira....
Depois é só usar um bom parafuso, de preferência autotravante....
Tinha até prometido uma foto disto... lembrei agora :mrgreen: .... outra hora bato umas fotos e posto aqui para completar a receita....
[]s
Dentro do carro não é plug and Play não ... tem de fazer uma presilha para ligar a Haste do Uno no pedal do vitara...
Essa peça tem de ser bem feita para não dar chanches dela virar, soltar, etc... mas não é nada complicado... a minha foi feita na própria oficina, usando somente solda e lixadeira....
Depois é só usar um bom parafuso, de preferência autotravante....
Tinha até prometido uma foto disto... lembrei agora :mrgreen: .... outra hora bato umas fotos e posto aqui para completar a receita....
[]s
O Gasoso
Depois de ler todo o topico, me convenci em adaptar tbm o do uno referido.
Só um detalhe: para fixar a haste n seria ideal cortar a ponta/encaixe do vitara e soldar no do uno??? obviamente com um bom serviço realizado.
Estou esperando a foto tbm.......
Sds
bcantunes
09/05/2007, 23:34
Cara, o Gasoso saiu do fórum faz tempo...
Márcio Magalhães
10/05/2007, 15:10
Olá,
Saiu mesmo? rs...
[]´s,
O impressionante é que tem gente achando legal esta adaptação............:parede:
Olha aí o cilindro mestre da Ranger / S-10, colocado no servo vácuo do Samurai (que é igual do Vitara), sem NADA de adaptação porca!!! Extender a haste de acionamento e baubau, tá funcionando...........
Abraços,
Bill
Eh que eu tenho que trocar os dois cilindro/hidrováuo, eu acho que o melhor até agora esse conjunto do uno fire.....
Alguem tem elguma opção melhor adptada???
chegade4x2
23/11/2009, 18:13
O meu cilindro mestre tambem foi para o saco o preço que me passaram é proibitivo 800,00. Pelo que estou vendo ficou boa a adaptação. Mas qual o ano do uno fire ?
chegade4x2
27/11/2009, 22:49
http://www.maxxmotors.com.br/
artista4x4
01/08/2010, 13:35
Sou novo aqui. Estou com problema no cilindro mestre do meu GV. Essa adptação pode ser feita usando apenas o cilindro mestre do uno fire mas mantendo meu hidrovácuo original? Ou seja, trocar apenas o cilindro mestre.
Abraços
elidio.filho
14/06/2011, 13:40
amigo, o meu é um GRAND VITARA ANO 1998, MOTOR 1.6 16V. FICOU PERFEITA A ADAPTAÇAO. COMPREI UM CILINDRO DE FREIO DO UNO/PREMIO... DE 91 A 96, COM APENAS 3 SAIDAS, MAS COLOQUEI UM "T" EM UMA SAIDA PARA ENCAIXAR AS 4 SAIDAS, COMO O AMIGO MENCIONOU FAZENDO APENAS UM DESGASTE NO HIDROVACUO O CILINDRO ENCAIXA PERFEITO. MAS PARA O FREIO FICAR MAIS EM CIMA E MAIS SEGURO, COLOCAMOS UMA ESFERA DENTRO DO CILINDRO PARA QUANDO O ENCAIXE DO HIDROVACUO PEGAR O PEDAU FICAR COM O FREIO MAIS EM CIMA. PARA SEGURAR O CILINDRO NO HIDROVACUO, PEGAMOS AS 2 PEÇAS DE AÇO GROSSA PASSANDO PARA PEGAR NO CILINDRO E COLOCAMOS A ROSCA DO HIDROVACUO MESMO. FICOU PERFEITO.! MAS ACHO QUE O CILINDRO DO UNO FIRE TEM AS 4 SAIDAS SEM PRECISAR FAZER AINDA MAIS ESSA ADAPTAÇAO COM O "T" QUE EU FIZ. GASTEI r$ 60,00 NO CILINDRO E R$ 80,00 DE M.O. PARA ADAPTAÇAO. 1 MANHA. RESOLVIDO...
Julianogx
17/06/2011, 12:44
serve no samurai também, alguem que tenha feito no samurai da um help ae.
abraços
José Ribeiro de Loiola
12/12/2013, 18:30
Estou com o Suzuki Vitara sem Freios e Hidrovácuo, preciso de uma receita de adaptações.
Att.: Loiola.
joaotravassos
08/06/2017, 18:20
Pessoal muito boa noite,
Me chamo João e sou um mero iniciante no mundo dos 4x4, tenho um vitarinha 95 que acabei de comprar e veio com alguns probleminhas. Uma mangueira que liga o hidrovacuo/servo freio ao motor tem uma válvula que deu defeito e passou gasolina para o hidrovacuo corroendo a membrana interna(segundo o mecanico) minha saga começou em encontrar outro hidrovacuo com preço humanamente praticável e nas andanças encontrei o do HB20 que serviu sem necessidade de adaptações praticamente plug and play (não fosse por ter q abrir um pouco um dos buracos, apenas isso) O freio esta tinindo novamente e freiando até o estepe! kkk fica a dica ai pessoal, o kit com hidrovacuo e cinlindro mestre usados consegui na barganha por 400 reais! abraço a todos!
matias_cs
06/10/2017, 15:26
Pessoal muito boa noite,
Me chamo João e sou um mero iniciante no mundo dos 4x4, tenho um vitarinha 95 que acabei de comprar e veio com alguns probleminhas. Uma mangueira que liga o hidrovacuo/servo freio ao motor tem uma válvula que deu defeito e passou gasolina para o hidrovacuo corroendo a membrana interna(segundo o mecanico) minha saga começou em encontrar outro hidrovacuo com preço humanamente praticável e nas andanças encontrei o do HB20 que serviu sem necessidade de adaptações praticamente plug and play (não fosse por ter q abrir um pouco um dos buracos, apenas isso) O freio esta tinindo novamente e freiando até o estepe! kkk fica a dica ai pessoal, o kit com hidrovacuo e cinlindro mestre usados consegui na barganha por 400 reais! abraço a todos!
Boa tarde,
Tem fotos desta montagem com o servo freio do HB20? O servo freio e cilindro mestre originais estão com preços fora da realidade...
KillMachine
20/09/2018, 11:31
Pessoal muito boa noite,
João, poderia me mandar fotos para que eu possa vê como ficou, estou precisando fazer a mesma coisa.
Desde já, agradeço a ajuda. 27-99699-0971
Rogério Pessôa
31/10/2018, 18:15
Boa noite pode me passar o ano do HB20 que vc comprou a peça.
Rogério Pessôa
31/10/2018, 18:17
João te enviou as fotos.
matias_cs
07/11/2018, 11:33
Alguém tem informações dessa montagem do cilindro do HB20?
margarete
22/08/2019, 11:25
Bom dia, minha filha tem um vitara e precisa do cilindro mestre o ano 1993. E não estou encontrando.
vc pode me ajudar.
meu watts 44 98804-0988 Margarete
Pesquisei sobre o João HB20, esta foi a sua unica msg aqui no Grupo
Caro Elidio Filho o seu carro tem abs? você usou somente o cilindro mestre do uno? o resto é original suzuki? grato