PDA

Ver Versão Completa : Desligando o Lock central da TR4. É possível?

Roberto Miglioli
24/01/2013, 12:34
Amigos, é possível ligar a reduzida SEM ligar o lock no diferencial central da TR4? Apenas para alinhar os pensamentos, vamos recordar as posições da alavanca de tração e reduzida:

Posição 1 ==> 4x2, tração traseira apenas.
Posição 2 ==> 4x4 com diferencial central livre.
Posição 3 ==> 4x4 com diferencial central travado.
Posição 4 ==> 4x4 reduzido com diferencial central travado.

Eu queria rodar com a 4x4 reduzida (posição 4), porém com o diferencial central LIVRE.

O meu condomínio tem ladeiras muito íngremes onde eu gostaria de usar a reduzida. Porém, por ser asfaltado, não posso por causa da diferença de rotação dos eixos dianteiro e traseiro. O asfalto não permite o escorregamento da roda e força muito o conjunto de transmissão.

No Samurai eu podia usar a reduzida porque as rodas-livres eram manuais. Eu ligava o 4x4 reduzido e não ligar as rodas-livres.

O ideal para mim é colocar um botão no painel para ligar/deligar o lock do diferencial central.

E aí? É possível? Alguém já fez isso? O acionamento do lock é mecânico ou eletrônico?

JoniS
24/01/2013, 16:09
Ola Robero.
não sei lhe responder exatamente.
Mas o acionamento da roda livre automatica na dianteira, acredito ser pneumatico, se for muito complicado impedir o lock da caixa central talvez seja mais simples impedir o acionamento do eixo dianteiro.
Tambem não sei exatamente como fazer, mas fica a ideia.

Jorgao
24/01/2013, 17:29
Amigos, é possível ligar a reduzida SEM ligar o lock no diferencial central da TR4? Apenas para alinhar os pensamentos, vamos recordar as posições da alavanca de tração e reduzida:

Posição 1 ==> 4x2, tração traseira apenas.
Posição 2 ==> 4x4 com diferencial central livre.
Posição 3 ==> 4x4 com diferencial central travado.
Posição 4 ==> 4x4 reduzido com diferencial central travado.

Eu queria rodar com a 4x4 reduzida (posição 4), porém com o diferencial central LIVRE.

O meu condomínio tem ladeiras muito íngremes onde eu gostaria de usar a reduzida. Porém, por ser asfaltado, não posso por causa da diferença de rotação dos eixos dianteiro e traseiro. O asfalto não permite o escorregamento da roda e força muito o conjunto de transmissão.

No Samurai eu podia usar a reduzida porque as rodas-livres eram manuais. Eu ligava o 4x4 reduzido e não ligar as rodas-livres.

O ideal para mim é colocar um botão no painel para ligar/deligar o lock do diferencial central.

E aí? É possível? Alguém já fez isso? O acionamento do lock é mecânico ou eletrônico?

Roberto, você não poderia simplesmente trocar as roda-livres automáticas por manuais? Após a troca, você pode deixar as roda-livres sempre engatadas, pois o consumo ficará muito semelhante ao dela original com roda-livre automática. Agora, esse tipo de uso tem que ser cauteloso.

Roberto Miglioli
24/01/2013, 18:52
Ola Robero.
não sei lhe responder exatamente.
Mas o acionamento da roda livre automatica na dianteira, acredito ser pneumatico, se for muito complicado impedir o lock da caixa central talvez seja mais simples impedir o acionamento do eixo dianteiro.
Tambem não sei exatamente como fazer, mas fica a ideia.

É uma boa idéia. Alguém pode dar uma opinião mais aprofundada sobre esse assunto?

Roberto Miglioli
24/01/2013, 18:53
Roberto, você não poderia simplesmente trocar as roda-livres automáticas por manuais? Após a troca, você pode deixar as roda-livres sempre engatadas, pois o consumo ficará muito semelhante ao dela original com roda-livre automática. Agora, esse tipo de uso tem que ser cauteloso.

Oi, Jorgão. Não, não é possível porque a TR4 não tem roda-livre.

Giuberto
24/01/2013, 19:14
Oi, Jorgão. Não, não é possível porque a TR4 não tem roda-livre.

Claro que tem Roberto.
A solução é colocar roda-livres manuais. Mas, realmente acho que tem uma maneira de enganar a roda-livre automática, mas acho mais prático trocá-las.

Giuberto
24/01/2013, 19:22
Detalhe, pra você usar a reduzida no seu condomínio você terá que manter velocidades muito baixas. Em 4x2 reduzido não dá pra abusar. E deixando diferencial central livre, usando a reduzida, acredito que terás grandes chances de ter problemas na t-case, já que o torque será muito maior e a o diferencial central da t-case foi projetado para rodar não reduzido. Não rodaria em 4x4 diferencial aberto e reduzido na tr4 em hipótese alguma.

Fernando Pinheiro
24/01/2013, 22:48
Meus caros,

Nao sei se a idéia de fazer o carro andar com reduzida no asfalto seria uma boa idéia, porém acredito ser possível deixar o 4x4 ligado e a roda livre acionada na posição livre.
Nao lhe posso precisar como funciona na TR4, mas na Pajero Sport, a roda livre e acionada por um mecanismo a vácuo.
Sao duas válvulas eletromagnéticas que funcionam da seguinte forma:
a) Motor desligado: as válvulas estão desenergizadas, e portanto a roda livre esta acoplada;
b) Motor ligado e carro em 4x2: as válvulas estão energizadas, e portanto a roda livre esta livre;
c) Motor ligado e carro em 4x4: as válvulas estão desenergizadas, e portanto a roda livre fica acoplada.
O mecanismo e feito de tal maneira que havendo falha de energia ou queima da válvula eletromagnética a roda livre fica acoplada.
Entao, o que se precisa fazer e um sistema que ira alimentar as eletovalvulas quando o carro abstiver acoplado em 4x4.
Caso se interesse em fazer, seria interessante usar um diodo para que a corrente não percorra o sentido inverso.
Na Pajero Sport estas eletrovalvulas ficam no lado do passageiro, no cofre do motor, presa junto a caixa da roda. Elas aproveitam o vácuo do motor para fazer acoplar e desacoplar a roda livre.
Espero ter colaborado.
Abs.,
Fernando Pinheiro

Roberto Miglioli
24/01/2013, 22:49
Claro que tem Roberto.
A solução é colocar roda-livres manuais. Mas, realmente acho que tem uma maneira de enganar a roda-livre automática, mas acho mais prático trocá-las.

Tem roda livre?! Eu não sabia. Como não dá para ver então eu supus que não tinha. Eu não quero trocar as rodas originais e confesso que gostei da comodidade de ligar a tração sem precisar sair do carro e ligar a roda livre manualmente.

Se o acionamento do lock do diferencial central for eletrônico, não deve ser difícil colocar uma chave liga/desliga no cabo do sinal.

Roberto Miglioli
24/01/2013, 22:51
Detalhe, pra você usar a reduzida no seu condomínio você terá que manter velocidades muito baixas. Em 4x2 reduzido não dá pra abusar. E deixando diferencial central livre, usando a reduzida, acredito que terás grandes chances de ter problemas na t-case, já que o torque será muito maior e a o diferencial central da t-case foi projetado para rodar não reduzido. Não rodaria em 4x4 diferencial aberto e reduzido na tr4 em hipótese alguma.

Ah, sim, mas eu usaria sempre devagar. Mas a idéia é rodar no 4x4, porém, com o diferencial central livre para compensar a diferença de rotação entre eixo dianteiro e traseiro.

Roberto Miglioli
24/01/2013, 22:57
Meus caros,

Nao sei se a idéia de fazer o carro andar com reduzida no asfalto seria uma boa idéia, porém acredito ser possível deixar o 4x4 ligado e a roda livre acionada na posição livre.
Nao lhe posso precisar como funciona na TR4, mas na Pajero Sport, a roda livre e acionada por um mecanismo a vácuo.
Sao duas válvulas eletromagnéticas que funcionam da seguinte forma:
a) Motor desligado: as válvulas estão desenergizadas, e portanto a roda livre esta acoplada;
b) Motor ligado e carro em 4x2: as válvulas estão energizadas, e portanto a roda livre esta livre;
c) Motor ligado e carro em 4x4: as válvulas estão desenergizadas, e portanto a roda livre fica acoplada.
O mecanismo e feito de tal maneira que havendo falha de energia ou queima da válvula eletromagnética a roda livre fica acoplada.
Entao, o que se precisa fazer e um sistema que ira alimentar as eletovalvulas quando o carro abstiver acoplado em 4x4.
Caso se interesse em fazer, seria interessante usar um diodo para que a corrente não percorra o sentido inverso.
Na Pajero Sport estas eletrovalvulas ficam no lado do passageiro, no cofre do motor, presa junto a caixa da roda. Elas aproveitam o vácuo do motor para fazer acoplar e desacoplar a roda livre.
Espero ter colaborado.
Abs.,
Fernando Pinheiro

Obrigado, Fernando. Ajudou, sim. Primeiramente vou estudar como tentar controlar o lock do diferencial central. Se não conseguir, vou tentar implementar a sua ídéia. Grande abraço.

Fernando Pinheiro
24/01/2013, 23:10
Valeu Roberto, mas pense se você não ira ter problemas mecânicos em forcar a ponta de eixo, diferencial ou caixa de transferencia.
Abs.

Fernando Pinheiro

Roberto Miglioli
24/01/2013, 23:33
Valeu Roberto, mas pense se você não ira ter problemas mecânicos em forcar a ponta de eixo, diferencial ou caixa de transferencia.
Abs.
Fernando Pinheiro

Fernando, porque você acha que forçaria? É porque eu pretendo rodar no asfalto onde não tem escorregamento?

Fernando Pinheiro
25/01/2013, 01:01
Fernando, porque você acha que forçaria? É porque eu pretendo rodar no asfalto onde não tem escorregamento?

Roberto,
A reduzida faz dobrar o torque na medida em que altera a relação fazendo cair a velocidade pela metade (isto, em média em todos os sistemas utilizados). É muita potência, dai a recomendação do fabricante em utilizar em velocidades baixas. Se você fizer a gambiarra na caixa de transferencia, então você irá fazer com que haja uma distribuição de forcas no diferencial central que pode exceder a capacidade para o qual foi projetado. Imagine se as rodas dianteiras perderem tração. Neste caso, o diferencial central ira transferir apotência para o eixo com pouca tração. Será que o diferencial dianteiro agüentaria tamanha potência? E mais. Será que a roda que esta girando em falso irá agüentar todo o troque (me refiro a ponta de eixo)? Imagine que tudo isto é dinâmico, ou seja, cada hora e uma roda que ira sofrer estas variações, com sucessivos trancos. O risco de uma ponta de eixo não agüentar, imagino, deve ser considerado. Nota-se que ocorre haverias na ponta de eixo quando utilizamos pneus maiores do que ao recomendado pelo fabricante, pois ocorre alteração do torque.
Fazendo a gambiarra na roda livre você irá limitar o torque a ser transferido no eixo traseiro, mas ainda assim, estamos alterando o projeto. Isto quer dizer que a caixa de transferencia irá trabalhar com o eixo carda traseiro bastante carregado (com resistência, pois estará movendo o veiculo em reduzida), porém, o dianteiro irá trabalhar livre, sem resistência. Isto poderá, não sei, prejudicar a caixa de transferência. Nota-se que estamos em reduzida, ou seja, trabalhando com o torque dobrado.
Seria interessante se outros foristas colaborassem, pois não conheço tanto assim de mecânica para precisar se a gambiarra lhe trará prejuízos, porém do pouco que sei, é que o projeto inspira cautela.
Abs,

Fernando Pinheiro

Fernando Pinheiro
25/01/2013, 22:18
Roberto,
A reduzida faz dobrar o torque na medida em que altera a relação fazendo cair a velocidade pela metade (isto, em média em todos os sistemas utilizados). É muita potência, dai a recomendação do fabricante em utilizar em velocidades baixas. Se você fizer a gambiarra na caixa de transferencia, então você irá fazer com que haja uma distribuição de forcas no diferencial central que pode exceder a capacidade para o qual foi projetado. Imagine se as rodas dianteiras perderem tração. Neste caso, o diferencial central ira transferir apotência para o eixo com pouca tração. Será que o diferencial dianteiro agüentaria tamanha potência? E mais. Será que a roda que esta girando em falso irá agüentar todo o troque (me refiro a ponta de eixo)? Imagine que tudo isto é dinâmico, ou seja, cada hora e uma roda que ira sofrer estas variações, com sucessivos trancos. O risco de uma ponta de eixo não agüentar, imagino, deve ser considerado. Nota-se que ocorre haverias na ponta de eixo quando utilizamos pneus maiores do que ao recomendado pelo fabricante, pois ocorre alteração do torque.
Fazendo a gambiarra na roda livre você irá limitar o torque a ser transferido no eixo traseiro, mas ainda assim, estamos alterando o projeto. Isto quer dizer que a caixa de transferencia irá trabalhar com o eixo carda traseiro bastante carregado (com resistência, pois estará movendo o veiculo em reduzida), porém, o dianteiro irá trabalhar livre, sem resistência. Isto poderá, não sei, prejudicar a caixa de transferência. Nota-se que estamos em reduzida, ou seja, trabalhando com o torque dobrado.
Seria interessante se outros foristas colaborassem, pois não conheço tanto assim de mecânica para precisar se a gambiarra lhe trará prejuízos, porém do pouco que sei, é que o projeto inspira cautela.
Abs,

Fernando Pinheiro

Complementando...
No asfalto acredito que os trancos nas pontas de eixo serão mais acentuados, pois o atrito e bem superior ao encontrado nas trilhas. Por isso eu acredito que possa dar problemas.
Sds.

Fernando Pinheiro

Carlo_TR4Flex
26/01/2013, 00:04
Tenho uma tr4 e tenho uma casa em condominio de rua ingrime também, então vou dar minha opinião.

Minha tr4 tem(tinha pois tirei pra vender) bloqueio da Kaiser na traseira e na subida a roda de dentro da curva subia quicando e o carro parecia um cavalo doido pulando. De vez em quando subia com a tração ligada, sempre com diferencia central desbloqueado.

Se me perguntar se incomoda, incomoda mas não vou reprojetar o sistema de tração do carro pra subir uma ladeida de concreto.

No meu condominio sobe até 1.0 então não é questão de força. duvido que todos tenham veiculos 4x4 no seu condominio.

Agora respondendo aos que acham que vai quebrar ou forçar alguma coisa na TR4 se usar a reduzida 4x2 ou reduzida debloqueada eu duvido. Em situações de trilha o carro sofre muito mais.

E por ultimo pelo eu sei realmente a roda livre do TR4 é acionado por vacuo que por sua vez é uma solenoide que aciona, bem como o dono da pajero sport explicou tão bem. O detalhe é que pelo que eu li o sistema da TR4 funciona ao contrario da Sport e da Full. Quando o vacuo pifa(ou alquem desliga intencionalmente) o sistema engata a tração. Se pifar a solenoide ou estourar a mangueira voce não fica sem tração. Se é assim mesmo eu não sei mas é facil de descobrir, é so desconectar a mangueira com o carro ligado e ver o que acontece.

Voltando ao objetivo do tópico que é de subir uma ladeira, acho muito esforço pra pouco desafio. Sobe de 1a marcha 4x2 que vai.

Se não sobe é culpa do pneu. depois que eu tirei os BF e coloquei o Scorpion pra vender o carro, até rampa de shopping ta dificil de subir.

Abraço.

eduardojunq
26/01/2013, 01:29
Eu jamais sequer pensaria em fazer algo desse tipo .... Nao vejo problema nenhum em utilizar o dif central bloqueado dentro dos respectivos limites de qualquer veiculo com reduzida acionado. Penso que se essas foram as posicoes disponiveis pelo fabricantes, seria como procurar sarna para se coçar qualquer alteraçao nesse sentido.

Roberto Miglioli
26/01/2013, 16:08
Obrigado, Fernando, por sua opinião. Sim, você tem razão, com o diferencial central DESLIGADO uma das rodas pode ser submetida a um torque MAIOR do que se o diferencial central estivesse TRAVADO.

Porém, o maior torque possível é aquele equivalente ao escorregamento da roda no asfalto, que, acredito eu, é perfeitamente suportável pelo sistema mecânico.

Roberto Miglioli
26/01/2013, 16:21
Oi, Carlo. Obrigado pela opinião.

Dá para subir em 4x2 e 1a. marcha, porém, eu ultrapasso o limite de 10km/h no condomínio. O ideal é subir devagarinho na reduzida. Mas há curvas bem fechadas e a diferença de rotação do eixo dianteiro e traseiro faz o carro "amarrar".

Se eu puder desligar o lock do diferencial central, o diferencial vai equilibrar essas rotações da mesma maneira que faz com as duas rodas de um mesmo eixo.

Veja bem, eu não vou desmontar nada, nem substituir engrenagens ou qualquer outra gambiarra. Eu só quero poder ligar o 4x4 reduzido sem ter que travar o diferencial central. Isso devia ser uma opção que a própria Mitsubishi deveria oferecer nos seus veículos.

Fernando Pinheiro
26/01/2013, 22:35
Oi, Carlo. Obrigado pela opinião.

Dá para subir em 4x2 e 1a. marcha, porém, eu ultrapasso o limite de 10km/h no condomínio. O ideal é subir devagarinho na reduzida. Mas há curvas bem fechadas e a diferença de rotação do eixo dianteiro e traseiro faz o carro "amarrar".

Se eu puder desligar o lock do diferencial central, o diferencial vai equilibrar essas rotações da mesma maneira que faz com as duas rodas de um mesmo eixo.

Veja bem, eu não vou desmontar nada, nem substituir engrenagens ou qualquer outra gambiarra. Eu só quero poder ligar o 4x4 reduzido sem ter que travar o diferencial central. Isso devia ser uma opção que a própria Mitsubishi deveria oferecer nos seus veículos.

Caro Roberto,

Sobre a Mitsubishi oferecer algo a mais ao consumidor tupiniquim, acho ser uma ilusão. O brasileiro não é respeitado, e não se da ao respeito. Certo, estava o Color quando disse que o carro nacional era uma carroça. Digo isto, porque as L200 fabricadas lá fora tem a opção do diferencial central na caixa de transferência, e ainda custa menos do que se cobra por aqui. E mais. Os preços que pagamos nas pecas aqui são muito superiores aos pagos em qualquer outro país. E nesta parte, não adianta culpar os impostos, pois o grande vilão são as empresas. O pós venda é outra piada de mal gosto. Duvido que no Japão o consumidor seja tratado da forma que os foristas relatam aqui.
Sds.
Fernando Pinheiro

Roberto Miglioli
27/01/2013, 03:28
É, Fernando, infelizmente você tem razão em todas as suas afirmações.