Ver Versão Completa : Relação de diferencial para f-4000
LUIZ170686
22/01/2013, 10:45
Bom dia a todos, sou novo no fórum e gostaria de saber se podem me ajudar, sei que meu veiculo não é 4x4 porém muitas peças são parecidas com a f-1000, como sempre acompanhava o fórum antes de me inscrever nele sei que tem alguns participantes que conheçem muito de mecanica e acho que podem me dar algumas dicas, possuo um f-4000 ano 86 motor mwm 229 turbo, eu queria trocar a relação de diferencial dela por uma mais longa, já vi vários posts aqui sobre a troca do mesmo na f-1000, sei que o da f-4000 é um pouco diferente porém se alguem puder me ajudar, ela anda descendo e subindo direto a 80 / 90 km/h a 2500 2600 giros, queria que ela andasse pelo menos a 100 / 110 km/h pois sempre rodo na estrada e tem horas que preciso de um pouco mais de velocidade, e tbm pelo fato de economia de combústivel já que o motor iria trabalhar mais "folgado". o diferencial dela no manual marca albarus, acho que é dana né pois na tampa do diferencial esta escrito spicer. bom pessoal é isso se alguém ai puder me ajudar ficaria muito grato.
LoucoPoeta
22/01/2013, 11:18
Olha esta noticia!! Pode lhe ajudar!!
http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/14493/dana-comemora-65-anos-da-albarus
Edintruder
22/01/2013, 23:53
Sabes qual é a relação do diferencial dela? Deve ser algo perto de 4,10:1. Tens que tentar descobrir as relações disponíveis para o diferencial dela. Digo que algo na casa dos 3,5:1 deva ficar melhor mas sem perder muito o desempenho.
Daniel.Shimomoto
23/01/2013, 08:19
Sei que sairam algumas F-4000 com relação 4,56:1 e 4,10:1.
A questão toda é que 4,10:1 é a relacão mais longa disponivel para o Albarus Dana ou o Braseixos da 4000.
Abraços!
LUIZ170686
23/01/2013, 08:29
Daniel então nem adianta eu mexer na relação de diferencial dela? pois mesmo que o meu for o 4,56:1 vai dar pouca diferença se eu trocar pro 4,10:1 certo? se for isso to vendo que tenho que me contentar em andar a 90 mesmo foda hein!!! hehe
LUIZ170686
23/01/2013, 08:35
então Edintruder o Daniel já falou que só existem duas relações disponíveis para esse modelo da minha camionete, agora sei lá o que vou fazer, alias acho que nem tem o que fazer né. eu turbinei ela a pouco tempo já deu uma melhorada mas agora ela chega rapidão nos 90 por hora mas também cola lá e não sai.
Ramon Pires
23/01/2013, 10:48
Daniel então nem adianta eu mexer na relação de diferencial dela? pois mesmo que o meu for o 4,56:1 vai dar pouca diferença se eu trocar pro 4,10:1 certo? se for isso to vendo que tenho que me contentar em andar a 90 mesmo foda hein!!! hehe
E ai Luiz, beleza... tava lendo teu caso, se tua relação for a 4.56, se vc trocar ela vai da uma diferença de uns 10%...
Vale lembra que melhora o consumo de combustivel tambem...
Talvez se conseguisse um pneu maior um pouco p traseira tambem ajudaria....
Edintruder
23/01/2013, 12:49
Luiz, não perde a esperança ainda. Tudo depende de quanto $$$ disponível tens para isso. Costumas carregar peso nela? A outra opção seria colocar uma caixa de marchas com 5a drive, como da F250, Silverado ou D-20. Dessa forma terás a 5a marcha mais longa que a 1:1 atual. Mas descobre primeiro qual é o modelo do diferencial e pesquisa pelo modelo do diferencial, e não pelo modelo do veículo. Se for dana 70 é mais fácil pesquisar por dana 70.
LUIZ170686
23/01/2013, 14:00
E ai Luiz, beleza... tava lendo teu caso, se tua relação for a 4.56, se vc trocar ela vai da uma diferença de uns 10%...
Vale lembra que melhora o consumo de combustivel tambem...
Talvez se conseguisse um pneu maior um pouco p traseira tambem ajudaria....
Blz Ramon, então cara é justamente por economia também que eu queria aumentar a relação do diferencial dela, e também para dar mais segurança em ultrapassagens. não precisaria ficar um avião pra andar mesmo porque eu acho que pelo tamanho dela uns 110km já tá baum demais. e sobre o pneu da traseira não sei se da alguma diferença mas o meu é um pouco maior (é aquela ressolagem com o desenho de pneu para barro) pois ando muito em area rural...vou sempre pra sitio e ai tem que ser borrachudo. mas hoje vou dar uma olhada lá no diferencial dela e ver se consigo descobrir com qual relação que ela está...tava vendo aqui descobri que levantando uma das rodas e dando uma volta nela descobre qual é a relação mais ou menos né...parece que ai se conta quantas voltas o cardan da e se multiplica por dois pra compensar a roda que esta no chão parada. vou ver aqui qual é certinho e falo pra vc´s.
LUIZ170686
23/01/2013, 14:21
Luiz, não perde a esperança ainda. Tudo depende de quanto $$$ disponível tens para isso. Costumas carregar peso nela? A outra opção seria colocar uma caixa de marchas com 5a drive, como da F250, Silverado ou D-20. Dessa forma terás a 5a marcha mais longa que a 1:1 atual. Mas descobre primeiro qual é o modelo do diferencial e pesquisa pelo modelo do diferencial, e não pelo modelo do veículo. Se for dana 70 é mais fácil pesquisar por dana 70.
Edintruder carrego sim, quase que semanalmente levo 5 mil kilos de ração pro sitio, por sinal até andei reforçando as molas traseiras dela pra guentar o peso e tbm pra ficar mais alta hehe...o cambio eu não queria trocar não cara pois ele já é 5 marchas revisadinho tá até justinho pra entrar as marchas, pois essa camionete ta na familia a anos, sei que a 5ª do cambio da 250 é bem mais longa mas cambio eu não queria mexer naum, e o diferencial dela é o dana 70 sim. a relação que tá la vou ver hoje a tarde se consigo descobrir qual é contando as voltas do cardan.
Daniel.Shimomoto
23/01/2013, 19:14
Revendo o catalogo da Braseixos, existe uma série de F-4000 e de D-40 que saiu com diferencial Braseixos DL411, e para ele existe um conjunto coroa e pinhão 39/10, o que dá 3,90:1
Agora Luiz170686, não é bem assim. Uma pequena diferença na relação de diferencial muda todo o comportamento do carro, do motor, enfim, muda muita coisa. Então, se o seu diferencial for de 4,56:1, caso venha a mudar por um 4,10, tenha certeza que haverá muita mudança no desempenho da sua 4000, porque um alongamento de 10% é muita coisa.
Quer um exemplo? Se você roda a 2000rpms a 100km/h, se você alongar em 10% a coroa e o pinhão, você reduzirá a rotação do motor em 10%, assim você rodará a 1800rpms a 100km/h. 200rpms pode ser a diferença entre você reduzir uma marcha em uma subida ou não, de aumentar em 10% o consumo ou reduzi-lo proporcionalmente.
Abraços
LUIZ170686
24/01/2013, 09:10
Daniel, eu tbm vi o catalogo e realmente pro braseixos tem varias combinações de relações, mas o meu é o dana 70 e é exatamente o que vc falou anteriormente, são só duas relações e ontem levei no meu mecanico e pedi pra ele abrir e contar pra min, e foi o seguinte a mesma noticia que me deixou feliz deixou triste, feliz porque ele já é o 41x10 e triste porque ele é 41x10 e não tem como alongar mais hehehehe...rapaiz esse troço tá me deixando encucado, tem um cara aqui na cidade que inclusive é amigo do meu pai ele tbm tem uma 4000, e a dele anda pra cacete, esses dias eu tava com o meu pai na f-350 nossa a uns 110 por hora e ele com a 4000 dele carregada com uns 3 mil kg andando na nossa frente cara. e não era descida não era em uma reta...fiquei abismado com aquilo, apesar que ele tbm não serve muito de parametro, eu acho, porque ele é moedor pra cacete esses dias ele fundio o motor da dele que chegou a quebrar o virabrequim andou gastando uns 7 contos pra fazer o motor dela novamente. só se o diferencial dele for o braseixos né ai deve ser por isso que a dele anda bem mais. é vou ter que ver ai se descubro algo, aumentar a pressão da turbina seria uma saida??? ela tá com 1 kg, e tá enchendo certinho pois no manometro em subida se sentar a bota ela vai pra 1kg certinho. já pensei até em fazer o motor dela pra ver como que fica acho que ele não ta ruim ou se tivesse ruim será que cairia o rendimento???, ele deve tá com uns 300 350 mil km por ai...se andar no máximo a 2500 giros ela baixa algo em torno de uns 200 300 ml a cada 500km, agora se andar chutado ai a 2700 2800 giros ela come óleo hehe, e soprando pelo suspiro mas mwm sopra mesmo não é ? bom desculpa o texto ai mas é que explicando certinho as vezes fica melhor pra entender a situação. e obrigado a todos ai pela atenção e disposição em ajudar já que sou novo aqui no fórum.
Daniel.Shimomoto
24/01/2013, 11:36
Daniel, eu tbm vi o catalogo e realmente pro braseixos tem varias combinações de relações, mas o meu é o dana 70 e é exatamente o que vc falou anteriormente, são só duas relações e ontem levei no meu mecanico e pedi pra ele abrir e contar pra min, e foi o seguinte a mesma noticia que me deixou feliz deixou triste, feliz porque ele já é o 41x10 e triste porque ele é 41x10 e não tem como alongar mais hehehehe...rapaiz esse troço tá me deixando encucado, tem um cara aqui na cidade que inclusive é amigo do meu pai ele tbm tem uma 4000, e a dele anda pra cacete, esses dias eu tava com o meu pai na f-350 nossa a uns 110 por hora e ele com a 4000 dele carregada com uns 3 mil kg andando na nossa frente cara. e não era descida não era em uma reta...fiquei abismado com aquilo, apesar que ele tbm não serve muito de parametro, eu acho, porque ele é moedor pra cacete esses dias ele fundio o motor da dele que chegou a quebrar o virabrequim andou gastando uns 7 contos pra fazer o motor dela novamente. só se o diferencial dele for o braseixos né ai deve ser por isso que a dele anda bem mais. é vou ter que ver ai se descubro algo, aumentar a pressão da turbina seria uma saida??? ela tá com 1 kg, e tá enchendo certinho pois no manometro em subida se sentar a bota ela vai pra 1kg certinho. já pensei até em fazer o motor dela pra ver como que fica acho que ele não ta ruim ou se tivesse ruim será que cairia o rendimento???, ele deve tá com uns 300 350 mil km por ai...se andar no máximo a 2500 giros ela baixa algo em torno de uns 200 300 ml a cada 500km, agora se andar chutado ai a 2700 2800 giros ela come óleo hehe, e soprando pelo suspiro mas mwm sopra mesmo não é ? bom desculpa o texto ai mas é que explicando certinho as vezes fica melhor pra entender a situação. e obrigado a todos ai pela atenção e disposição em ajudar já que sou novo aqui no fórum.
Luiz;
Conheço um cara que tem a F-4000 Braseixos de 3,90:1 e realmente ela anda pra caramba com ela (coisa de 120km/h vazia) mas o giro dela....em 3000!
Agora nao acredito no seu MWM fraco. 350 mil km é meia vida...bobagem mexer nele.
Quando a assoprar pelo suspiro...MWM só não faz isso quando é zero km.
Abraços
Edintruder
24/01/2013, 13:31
Daniel, sobre soprar o suspiro, tenho que te corrigir, o MWM só não faz isso quando está desligado! ahahah!
Daniel.Shimomoto
24/01/2013, 13:42
Daniel, sobre soprar o suspiro, tenho que te corrigir, o MWM só não faz isso quando está desligado! ahahah!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É isso ai mesmo!!!!!!!
Tinha um cara aqui na cidade que andava com uma F-1000 229 com um "copinho" (feito de frasco de oleo cortado) preso com arame embaixo do suspiro
Abraços
LUIZ170686
24/01/2013, 16:28
vixiii vendo o que vc´s escreveram ai.... fala em soprar no sitio tem um valmet que eu acho que sopra mais no suspiro do que sai fumaça no escapamento...mas ainda tá guentando o serviço hehehe!!!
Ramon Pires
24/01/2013, 17:38
Se o teu eixo é dana 70 tem esse aqui p por...
Coroa E Pinhão Dana 70 373 Relação 11x41 Para F250 98 A Dian - R$ 799,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-451484607-coroa-e-pinho-dana-70-373-relaco-11x41-para-f250-98-a-dian-_JM)
é o da f250 98...
ai teria que ver a furação da caixa satelite...
LUIZ170686
25/01/2013, 08:43
Se o teu eixo é dana 70 tem esse aqui p por...
Coroa E Pinhão Dana 70 373 Relação 11x41 Para F250 98 A Dian - R$ 799,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-451484607-coroa-e-pinho-dana-70-373-relaco-11x41-para-f250-98-a-dian-_JM)
é o da f250 98...
ai teria que ver a furação da caixa satelite...
é Ramon vou ver aqui como que é e se tem jeito de trocar por essa ai...valeu
LUIZ170686
27/10/2015, 15:12
Pessoal tô revivendo o tópico aqui, surgiram duas possibilidades pra mim.
Uma delas seria trocar algumas engrenagens do câmbio 240v melhorando o desempenho dele, segundo o meu mecânico existem algumas combinações de engrenagens "movidas e motoras" que podem ser utilizadas de outros veículos que otimizariam ele. e também a troca do eixo piloto por um com mais dentes, me parece que utiliza-se o piloto de um caminhão 3/4 VW. bom não sei explicar ao certo porém ele me falou que tem como melhorar o desempenho dessa caixa. aliado a isso já revisaria minha caixa que está com alguns vazamentos e tals, nunca foi aberta. alguém já ouviu falar disso?
A outra opção, eu estou mais reticente. seria a troca do meu diferencial por um braseixos DL 411, pois esse diferencial tem uma combinação de C&P 10x39, o que faria eu sair de uma relação 4,10 (do dana 70hd, já que essa é a mais longa pra ele) para uma 3,90. ai vem o motivo de estar reticente, explico:
1º- meu diferencial foi todo revisado no começo do ano de "cabo a rabo". tá novinho.
2º- será que essa relação daria uma diferença de velocidade considerável? pois pelas minha contas eu ganharia 5% menos rotação, portanto se hoje eu ando a 2800 rpm a 100km/h, com esse conjunto andaria a 2660 rpm a 100km/h. to certo?
3º- esse diferencial DL 411 saiu em uma leva de f-4000 e d-40, seria tirar um e colocar outro? outra coisa to preocupado com o seguinte, vou pegar um diferencial às cegas. ele está em uma F4000 rodando normalmente, porém o dono é meu parente é não é adepto a manutenções, tanto que ele me passa o diferencial "pau a pau" pois tá com 2 f4000 e vai se desfazer de uma.
4º- Eu levantei uma roda no macaco e marquei o pneu e o cardã, pra minha "alegria" ela também está com relação 4,10...portanto terei de comprar a C&P 10x39 pra ele. resumindo vou ter que abri-lo pra trocar C&P, agora ou mais pra frente, mais terei esse gasto inevitavelmente.
Se alguém puder me ajudar fico grato. aaahhh sei que existe possibilidade de colocar o ZF das F4000/350 mais novas, mas tá osso, andei pesquisando ai pessoal pedindo 5 barão, e com a minha caixa na troca. fora o valor da adaptação, vontade eu tenho mas nesse preço ai fica difícil.
Edintruder
27/10/2015, 15:49
Luiz, mesmo com o 3,9 ainda é muito reduzido. Um amigo recentemente trocou o 3,9:1 da F1000 dele por um 2,72:1. Ele viajava sempre com o motor esgoelado, mesmo no 3,9:1.
O melhor é manter o diferencial revisado e partir para uma caixa com 5a drive, como a Eaton S5-420 da D20 S4t-plus ou a S-5420 da Silverado/F250. A tua, com 5a 1:1 não tem muito o que fazer. Mesmo trocando engrenagens e alongando o diferencial irás achar muito reduzida para rodar.
LUIZ170686
27/10/2015, 19:53
Edintruder, você que tem mais experiência, será que se eu colocar esse câmbio ZF 5s 420, não vai ficar muito longa a relação, pois ando carregado as vezes, tenho medo que fique muito longa. será que esse câmbio casaria com o diferencial 4,10, se não me engano a 5ª desse câmbio é 0,83 certo. hoje ando a 100km/h a 2800 rpm, se eu colocasse esse câmbio conseguiria baixar a rotação em uns 17% andaria a 100km/h a 2324 rpm, seria isso? se for vou tentar fazer uns esforço aqui pra juntar uma grana pra arrumar um câmbio desse. Abraços.
ricarvalhal
28/10/2015, 08:16
Luiz, o ZF 5S-420 saiu nas F250 Diesel e Gasolina (e em outros veiculos tb D20... etc) Na versão a gasolina a 5º é 1:0.83 e na versão diesel é 1:0.77
E lógico, todas as relações são diferentes Ré, 1º,2º e 3º, exceto a 4 que é 1:1.
Abraço
Edintruder, você que tem mais experiência, será que se eu colocar esse câmbio ZF 5s 420, não vai ficar muito longa a relação, pois ando carregado as vezes, tenho medo que fique muito longa. será que esse câmbio casaria com o diferencial 4,10, se não me engano a 5ª desse câmbio é 0,83 certo. hoje ando a 100km/h a 2800 rpm, se eu colocasse esse câmbio conseguiria baixar a rotação em uns 17% andaria a 100km/h a 2324 rpm, seria isso? se for vou tentar fazer uns esforço aqui pra juntar uma grana pra arrumar um câmbio desse. Abraços.
Edintruder
28/10/2015, 08:38
Luiz, ficarás com a mesma relação que os ônibus volare que usam essa caixa também. Se num ônibus que carrega 20 pessoas e tem uma área frontam maior, ele anda de boa, porque não andaria na F4000?
Se a tua for aspirada basta turbinar que ficará muito melhor e mais econômica.
Sigma4x4
28/10/2015, 21:03
Acho melhor um cambio com uma quinta longa também, mas pelo que eu saiba o dana 70HD tem até relação 3,54 e acho que no Brasil a F250 saiu também com a relação 3,73 neste eixo.
LUIZ170686
28/10/2015, 22:16
Ricarvalhal, então o da versão diesel é mais longo? qualquer uma das versões do zf serviria para colocar no mwm 229? ou eles suportam torques diferentes? pergunto porque a versão gasolina da F250 tem torque menor que a versão diesel certo?
Edintruder minha 4000 é turbo/intercooler
Sigma 4x4 o dana 70HD da F250 é diferente do dana 70HD mais antigo, furações da coroa são diferentes e vários outros componentes.
ricarvalhal
29/10/2015, 08:18
Luiz, a caixa é igual, mas se instalar o cambio da f250 a gasolina em motor diesel, nao fica bom, ele ronca pois a rotação de operação dos motores são muito diferentes.... eu tive este problema... ele roncava em 4 e 5 marcha....
em relação as especificações eu não tenho detalhes... a dica é se for colocar o ZF 5s420 confira se é da versao diesel !
abraço
Ricarvalhal, então o da versão diesel é mais longo? qualquer uma das versões do zf serviria para colocar no mwm 229? ou eles suportam torques diferentes? pergunto porque a versão gasolina da F250 tem torque menor que a versão diesel certo?
Edintruder minha 4000 é turbo/intercooler
Sigma 4x4 o dana 70HD da F250 é diferente do dana 70HD mais antigo, furações da coroa são diferentes e vários outros componentes.
LUIZ170686
29/10/2015, 10:42
Mas tem alguma descrição no próprio câmbio que diferencie os modelos gasolina/diesel? ou só abrindo para verificar as engrenagens?
Edintruder
29/10/2015, 15:26
Pesquisando pelo número de série com um revendedor Eaton ele te dirá. Mas podes contar no giro. Coloca 5a marcha e marca no piloto e no eixo de saída. Dá a volta completa no eixo de saída e veja quantos graus virou o piloto. Se fizeres uma regra de três com os graus, te dará a porcentagem. Ou 70 ou 88%. 70 diesel e 88 gasolina.
Pesquisei um tanto o tal do ZF S5-420 até comprar e montar.
Quanto a relação, nas aplicações em D-20, F250/350, na plaqueta no câmbio tem a relação da primeira e quinta marcha.
As informações que tenho são as seguintes:
- D20 todas, F-350 todas, F-250 MWM e Cummins 4BT (4 cil): primeira marcha 5,08 - quinta marcha 0,77
- F250 gasolina todas, F-250 Cummins eletrônico todas: primeira marcha 4,14 - quinta marcha 0,83
Abraço!
LUIZ170686
30/10/2015, 14:24
Pesquisei um tanto o tal do ZF S5-420 até comprar e montar.
Quanto a relação, nas aplicações em D-20, F250/350, na plaqueta no câmbio tem a relação da primeira e quinta marcha.
As informações que tenho são as seguintes:
- D20 todas, F-350 todas, F-250 MWM e Cummins 4BT (4 cil): primeira marcha 5,08 - quinta marcha 0,77
- F250 gasolina todas, F-250 Cummins eletrônico todas: primeira marcha 4,14 - quinta marcha 0,83
Abraço!
BBmoro, vi que vc adaptou na sua F1000 esse câmbio, vc achou muito difícil a adaptação, na sua opinião um mecânico com médio conhecimento consegue fazer? ou tem que ser um mecânico com bastante experiência? e você acha melhor soldar a ponta do eixo piloto pra adaptar? li que vc faria dessa maneira hoje se fosse adaptar novamente.
Abs.
Luiz, um mecânico que tenha uma rampa e um torno faz tranquilo. Se seguir esse passo a passo nao tem erro, eh uma adaptacao simples. Cara, cortaria o piloto sim para manter a embreagem original. Se por ventura algum dia tenha que desmontar o câmbio para revisão, vou passar a serra nele.
Abraço
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