PDA

Ver Versão Completa : Marcador de gasolina

Alex mello
10/09/2005, 23:30
Bom galera tenho um niva faz pouco tempo. Pois o marcador marca parado corretamente eu acho. Mas quando viro o carro para direita ele segue e para esquerda a mesma coisa segue as curvas . Gostaria de saber se e assim mesmo ou o marcador esta ruim ...

ANDRÉ PEIXOTO
11/09/2005, 01:29
acho que é assim mesmo, pois já tive um outro Niva antes do meu atual e ambos tinham o mesmo problema. Pareçe até que a bóia tem instabilidade emocional ! :lol:

Cesar Rocha
11/09/2005, 17:01
É verdade, o meu tambem é assim... mas eu já vi o marcador do Niva funcionando direitinho, como um relógio. Não oscilava em curvas, nada... Vai saber, o meu ta igual o de voces, eu acredito que seja um problema mesmo, mas pra saber se ainda tem gasolina é só prstar atenção no cheiro! hehehe :lol:

Abraços

Hervé Roberto
11/09/2005, 23:03
O meu tem o mesmo problema, só dar pra saber exatamente quanto tem de gasolina numa rua totalmente plana e mesmo assim não é muito confiavel.

MANFREDI
12/09/2005, 09:33
Mais um com o mesmo problema. Acho então que é normal no Niva, provável oscilação na boia de combustivel.

Vamos pesquisar e ver se alguma adaptação resolve. Quem achar algo concreto escreve aqui.

Grande abraço

Cavalcante
12/09/2005, 09:59
O meu é diferente: Só oscila em curvas para a direita, e já vai direto pra reserva, mesmo com o tanque acima de meio. Tem um outro problema que é a precisão. Acho que isto está relacionado com o desgaste natural da pista do potenciômetro da bóia. Vou ver se consigo substituir e informo os amigos.
Acho que a variação nas curvas pode ser devida à altura do tanque, que é razoável, com isto o combustível tem bastante espaço pra deslocamento, variando a altura na bóia. Se for isto, não tem adaptação que dê jeito. Se for jogo da bóia, acho que se embuchar a haste com uma mangueira pode resolver. Também vou pesquisar.

christian govastki
12/09/2005, 10:12
O marcador não está com problema, ele funciona assim mesmo. Quando o tanque está da metade para cima não tem grande oscilação, mas quanto mais vazio ele oscila muito. O ideal mesmo era que o tanque fosse maior e que houve algum tipo de "poço tanquilizador" em volta da bóia para que essas oscilações não fossem muito bruscas.

É só uma questão de costume, até o corsa é assim... :lol:

danipereira
28/11/2005, 17:24
Preciso trocar a bóia de combustivel do meu Niva.
A Original do Niva está 70,00.
Já ouvi dizer que a do Fiat 147 esta 20 reais.
Posso adaptar?
Meu Niva está com motor AP 1.8 MI Alcool. Isso influi algo na medição? Ou na bóia?

MANFREDI
29/11/2005, 11:57
Dani, leva a boia velha na loja e compara com outra. Estou também pra trocar a minha e pensando em uma forma de diminuir a oscilação da bóia.

Christian as boias do tanque do Uno(se não me engano) tem uma câmara anti-oscilação que pode ser separada bomba, você conhece? Só teríamos que pensar em um jeito de adaptar no tanque do Niva.
E quanto aos valores de Ohm ou sei lá oque. Será que teria muita diferença ou daria pra ajeitar com um eletricista?
Estava pensando em tentar adaptar ela no tanque extra que fiz e deixar o original como reserva. Vou ver se dá e depois posto aqui.

Grande abraço

braszil
30/11/2005, 04:52
Caros amigos eu tenho o mesmo problema mas so para um lado quando o tanque esta com menos da metade algumas vezes acende até a luz de reserva. Isso ate me assustava no inicio mas depois acostumei. Quanto ao cheiro eu acho que dei um jeito tirei o maldito e como eu tenho um AP nap preciso de retorno para o motor eu usei o decantador para os suspiros e direcionei para a tubulaçao do vaporisador com uma valvula unidirecional. O cheiro acabou graças a Deus.

boimev
12/05/2006, 13:56
Tenho o mesmo problema, como achei esse topico lá atras, resolvi ressucita-lo.
Alguns participantes escreveram que iriam fazer alguns teste e postar o resultado, será que deu certo? Cadê vc´s? :shock: :pensativo:

pereira
12/05/2006, 15:11
Boa tarde amigos,
o meu carro tem o mesmo problema, trabalho numa distribuidora de peças e tenho contato com um
fabricante de medidored(bóias) e indicadores de painel e um técnico da fábrica me disse que o uqe acontece nesse tipo de situação é o seguinte:
Dentro do relógio marcador de combustível tem um óleo ou silicone que tem a finalidade de amortecer
as oscilações causadas pela bóia do tanque, e com o passar dos tempos esse ólea seca ou acaba evaporando e isso faz com que o ponteiro fique com movimentos desgovernados.....Espero que tem ajudado os amigos niveiros :concordo:

Fio
12/05/2006, 15:24
o meu também tem essa oscilação no marcador e já aprendi a conviver com ela

só que tem uma outra coisa que me intriga... volta e meia, o meu niva começava a ter problema de afogamento, o motor as vezes morria quando parava no semaforo, por exemplo. Isso já tava começando a me dar nos nervos quando achei uma coincidencia: isso acontecia quando o tanque estava entrando na reserva.

Por outros motivos acabei tendo que trocar a bomba de combustivel por uma nova original Lada, mas o problema continuou (em menor escala). Era só encher o tanque que isso parava de acontecer. Só que aí de tanto morrer e ligar, o motor parece que sai do ponto.

O problema pode estar onde? Meu carburador (Weber460) precisa passar por revisão?

MANFREDI
12/05/2006, 15:44
All

Já que ressuscitaram o tópico vou colocar minha informação:

1. Não consegui fazer ainda a adaptação da boia do Uno no tanque reserva por falta de tempo mesmo. Mas ainda não morreu a idéia.

2. Precisei trocar a boia de combustivel do meu Niva pois a original simplesmente desmanchou o trilho e as conecções com o contato com o alcool. Procurei uma boia proxima, em valores de resistencia, à do NIva e encontrei a da Siemens-VDO de referencia 221 032 007 que tem resistencia de 4 a 300 Ohm. Só um detalhe nesta boia, ele não tem o furo de retorno de combustivel ao tanque, então, com muita paciencia fiz o furo (pois tem o caninho mas não é perfurado) e instalei a danada.
Se não me engano a de final 008 tem o caninho de retorno perfurado, favor confirmarem.
Resultado: A resistencia do Niva é de 7 a 310 Ohm portanto o marcador tem uma deficiencia pequena, isto é quando o tanque está cheio eu ando até a metade dele(+-) para começar a abaixar o ponteiro e quando está em 1/4 está vazio o tanque. Como não tinha outra opção, me acostumei a estas marcações. Se bem que agora com o tanque reserva não tó nem ai se acaba o alcool do tanque original, é só mudar os registros e tenho mais 40 lts de reserva.

[]s a todos

boimev
13/05/2006, 00:07
pereira, será que existe esse oleo para reposição? Consulta ai teu amigo.

Obrigado pelas respostas, a todos.

Rones Jr
13/05/2006, 08:42
Uma vez vi um tópico em outra lista, que dizia que para "aumentar" a resistência da boia, de forma a deixá-la mais lerda, assim a acilação não seria tão rápida.

Cavalcante
14/05/2006, 08:25
Rones, alterar a resistência elétrica da bomba vai causar alteração da indicação no ponteiro. O problema da sensibilidade do ponteiro é devida à baixa inércia do relógio, que é na verdade um voltímetro. Se fosse um voltímetro de alta inércia a flutuação não seria tão grande, pois leva tempo pra romper esta inércia e aí as coisas podem voltar ao normal nesse meio tempo...

shuther4x4
14/05/2006, 09:09
É isso aí galera, mesmo convivendo com meu Barnabé poucos dias (só o vejo a cada 15 dias, parece até namoro a distância, só espero que ele não esteja me chifrando... :pensativo: ) já aprendi: Curva para direita: luz da reserva acessa se o tanque estiver com menos da metade, dá até medo... mas é isso aí.

JH
15/05/2006, 19:54
Bom pessoal, depois que li esse tópico fiquei bem mais tranquilo, pois o meu carro diz que está de um jeito quando na verdade está de outro, exemplo: tanque seco, ponteiro colado; tanque com três litros, do zero ao meio tanque; tanque pela metade; do 1/4 ao 3/4. Daí por diante.....
Só tenho uma certeza quando o tanque está cheio.

danipereira
19/06/2006, 17:24
E ai?Alguem tem alguma solução para o marcador de gasolina ficar igual de gente grande?

pedrodoniva
19/06/2006, 17:28
Pessoal,quando eu encho o tanque,o marcador passa só um pouquinho da metade...que que eu faço para consertar isso???Nunca sei quanto tem de gasolina...e já fiquei várias vezes sem gasolina pois qnd tá acabando ele nao acusa...

chegade4x2
19/06/2006, 19:51
Galera , se todos os instrumentos são iguais ( voltimetros ) porque só o da gasolina se altera?
Pelo jeito ele recebe esta alteração da boia . Solução possivel : Ligar um capacitor eletrolitico no medidor para estabilizar.

emtsuhako
19/06/2006, 21:43
Pedro, verifique se o marcador e a bóia de combustível são originais. Se não forem, é normal haver discrepâncias.

Vasquez
19/06/2006, 23:52
Pedro
tambem já tive esse problema...
Tirei a boia do tanque e verifiquei que a pontinha do sensor estava solta,o que impossibilitava o contato eletrico quando a boia subia, por muita sorte a pontinha estava presa ainda e consegui solda-la com um ferro de solda comum... se não tivesse encontrado a pontinha que na verdade vem rebitada, teria colocado uma gota de solda no lugar, o suficiente para que haja o contato entre o terminal e a resistencia.
Creio que com a vibração tenha se soltado... :concordo:

Cursino
20/06/2006, 10:10
NO MEU É ASSIM TAMBÉM. ACABEI ME ACOSTUMANDO, MAS VOU NUMA LOJA DE INSTRUMENTOS DAQUI E VER O QUE TEM DE RELÓGIOS DE ALTA INÉRCIA COM A RESISTÊNCIA IGUAL A DO NIVA, CREIO QUE O PROBLEMA SEJA MAIS COM O RELÓGIO DO QUE COM A BOIA!
Putz, esqueci CAPS LOCK ligado.... :parede: :parede:
Vasquez, sou de mogi tb, legal ver mais um mogiano perdido por aqui...

boimev
20/06/2006, 14:28
A ideia mais coerente e que parece resolver o problema em definitivo é a mudnça da boia juntamente com o relogio, mas to fazendo a mecanica ainda, depois que terminar ai vou partir para os luxos.... :) 8)

[]´s

Nivoide
20/10/2006, 23:28
Moçada! Tudo falado aqui é normal para os originais. A questão é a baixa inécia do mostrador. Ele fica locão pq o fuel balança e ele tenta mostrar isso em tempo real...risos...não sei o q adaptar ainda no relogio mas to procurando.
:!:
Grato.

Mauricio Rossetto
21/10/2006, 15:54
A bóia de combustível que está funcionando bem é do Fiat 147 Rallye pois têm o alarme de reserva (lâmpada de sinaliza o reserva). A lâmpada de reserva acende quando faltar 15 Km para acabar a gasolina com essa bóia.

voudeniva
11/10/2007, 09:30
encontrei um marcador cronomac neste site:http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=461796&idcategoria=13922&Nivell=9006&Categorias= e a boia encontrei neste outro site: http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?pro=1295 agora é só aproveitar!!!!!!!!

anacris1000
11/10/2007, 10:58
Amigos niveiros, vou deixá-los conformados com as oscilações de seus ponteiros de gasolina. O meu não funciona de modo algum, só acende a luz de reserva quando entra na mesma, no resto do tempo ele fica com o ponteiro morto como se o carro estivesse desligado.
Alguma idéia prá me ajudar?

emtsuhako
11/10/2007, 13:46
Hummm... talvez seja algum terminal solto ou no marcador ou na bóia de combustível...

shuther4x4
11/10/2007, 22:21
Tenta dar uns "petelecos" no vidro do marcador. O meu ás vezes só funciona assim!!!!

voudeniva
14/10/2007, 22:27
olá amigos tem um membro aqui do 4x4 brasil que ta trazendo peças do niva originais bem baratas o jossano, entrei em contato com ele e ele disse que a bóia sái por uns 55 reais e tô esperando a resposta pra ver se ele tb pode trazer o marcador de combustível!Quando souber aviso todos!!Valeu!