PDA

Ver Versão Completa : QUAL A ALTURA DA SUA TRACKER / Grand VITARA - MOSTRE AQUI E COMPARE

Guicerqueira
21/01/2013, 21:45
Pessoal,

Contem resumidamente qual o lift fizeram e postem as medidas com as fotos se possível.

Fiquem a vontade para mostrar outras fotos e fatos. Mas, não deixem de postar principalmente as medidas.

Lá vou eu com as minhas, tentem seguir o padrão de postagem.

LIFT - > 2"
PNEUS -> 235/70 R16 BF Goodrich MUD - Sem espaçador.

APARATO DIANTEIRO RESUMIDO
- Parachoque de aço RC4x4
- Guincho 9.000 libras
- Calços da RC4x4
- Molas Originais
- Amortecedores originais
- Altura da ponta superior da roda original até a caixa de roda: 24 cm (240mm)

APARATO TRASEIRO RESUMIDO
- Molas de Opala ECHE 07
- Amortecedores TurboGás Cofap Suprema
- Altura da ponta superior da roda original até a caixa de roda: 28,5 cm (285mm)

Fotos das medições:
390990390991

Fotos adicionais do carro:
390992390993390994390995390996390997390998390999

Rubens Linhalis
21/01/2013, 22:07
Pessoal,

Contem resumidamente qual o lift fizeram e postem as medidas com as fotos se possível.

Fiquem a vontade para mostrar outras fotos e fatos. Mas, não deixem de postar principalmente as medidas.

LIFT - > 2"

- Guincho 9.000 libras
- Calços da RC4x4
- Molas Originais

- Molas de Opala ECHE 07
- Altura da ponta superior da roda original até a caixa de roda: 28,5 cm (285mm)

Fotos das medições:
390990390991

Ficou bem legal a altura perto do Troller.. nao imaginava que ficava assim. Show !

Chuva
22/01/2013, 09:14
Show!! Parabens!! Um dia eu to la.. kkk

julianoaccioly
23/01/2013, 11:47
interessante o post, comprei o meu GV 00/01 v6 original e vou postar aqui as alturas antes dos upgrades...

mas.marco
23/01/2013, 19:17
Aí Gui, você mexeu no diferencial?
Essa traseira mais elevada, ajusta-se com ocupantes?
A traseira está assim devido Às molas ou foi a frente que baixou devido ao peso (parachoque +guincho)?

Vou fazer umas modificações sutis no meu GV (to desistindo de vender): Se não colocar apenas calços de 1" em tudo, será uma cópia fiel do seu projeto (porém com ajustes na estabilizadora e panhard).

Voce estava passando com o Tracker ontem, nas Americas, perto das 20h?

Guicerqueira
24/01/2013, 00:00
Aí Gui, você mexeu no diferencial?
Essa traseira mais elevada, ajusta-se com ocupantes?
A traseira está assim devido Às molas ou foi a frente que baixou devido ao peso (parachoque +guincho)?

Vou fazer umas modificações sutis no meu GV (to desistindo de vender): Se não colocar apenas calços de 1" em tudo, será uma cópia fiel do seu projeto (porém com ajustes na estabilizadora e panhard).

Voce estava passando com o Tracker ontem, nas Americas, perto das 20h?

Cara, eu acho que eu sou a única Tracker tão modificada assim pela Barra e estava fora de casa por volta desta hora.

A Traseira esta na altura certa. A dianteira é que tombou absurdamente com o Guincho (4,5cm de diferença) e em buracos ou quebra-molas em alta velocidade esta dando fim de curso na dianteira por isso. As molas originais da Tracker gasolina são mais macias e tem 9 elos. Enquanto as do Tracker Diesel ou GV V6 tem 07 elos e são mais grossas. Veja qual é a sua. Conte os elos. Estou neste exato momento investindo na compra de molas, para que a frente fique mais nivelada com a traseira (A traseira, mesmo com o carro original é um pouquinho mais alta). Só não decidi ainda se vou mandar fazer as molas ou se vou comprar na Suzucar.

Desculpe, mas, nunca vi meu carro de fora para dentro com pessoas dentro. Normalmente to no volante. Mas, vou te dizer que acho que se entrarem 3 pessoas atrás a traseira ainda vai ficar um pouco mais alta. As molas do Opala são firmes na medida certa com os amortecedores turbogas da Suprema.

Por favor, defina "Sutis" e qual o seu objetivo com o carro?? De verdade, 2" não é quase nada. O carro fica um pouco maior que uma TR4 e ainda menor que muito 4x4 por ai. Se quer apenas passear as vezes na lama e na areia, troque só o pneu e guarde dinheiro. Se quiser fazer trilhas, andar em dunas com angulo de entrada mais ingremes. Prepara o bolso... vais gastar uns R$10 mil Entre peças e oficina. Mas, vai ficar como o meu está, com guincho e tudo. Ai voce me liga e vamos pra trilha! Meu sócio tem um Troller e um amigão um Wrangler, rodamos sempre por ai.

Eu não mexi na Panhard, porque a minha traseira não desalinhou nada. Parece que só precisa quando desalinha para o pessoal que sobe a traseira mais do que 2" com molas de Opala que não são a Cofap. A minha traseira esta alinhadíssima sem ter que mexer na Panhard. Enfim, salve seu bolso. Sobe o carro, mede ele, depois decide se vai mexer na Panhard.

Quanto a barra estabilizadora eu te desejo sorte. Se voce conseguir uma boa solução a prova de trilhas me conta.

Leva seu carro no meu mecanico no Recreio (Rafael da Oficina ao lado da Plugado na praça da academia Djan Madruga). Ele esta caleijado de Tracker. Fez TUDO no meu carro! O Guincho ficou instalado com perfeição. Caixa de controle dentro do capô com suportezinho feito por ele, fiação reforçada, adaptadores. E ele tem preço ótimo.

Vejo um monte de gente (respeito todos e aprendi com muitos deles) falando da Panhard e do Drop kit. Sério, o carro com 2"não levanta tanto assim. Essas coisas são mais para quem levanta 2"+ 2".

Troque o focinho do diferencial por um de aço, caso o seu não seja (o da Tracker é de aluminio). Proteja o fundo do carro todo com as 3 proteções da RC4x4. Sobe ele 2", mete um pneu MUD 235/70 R16 e vai brincar!!

Vai montando aos poucos. Monta... brinca...monta mais... brinca...

Prioridade 1: Focinho de aço, Lift de 2"e Pneus lameiros MUD (porque acho que se vai gastar pra trocar, troca direito!!)
Prioridade 2: Proteções inferiores
Prioridade 3: Parachoque dianteiro.
Prioridade 4: Guincho.
Prioridade 5: Parachoque traseiro.
Opcionais se voce achar que precisa: Drop Kit, Panhard e retirada da barra estabilizadora.

Bom, já escrevi demais. Abraços e se me encontrar na rua... pisca, buzina, me da uma fechada...!! hahahaha

Guicerqueira
24/01/2013, 00:01
interessante o post, comprei o meu GV 00/01 v6 original e vou postar aqui as alturas antes dos upgrades...

Poxa, isso será ótimo! Assim poderemos ver o antes e o depois. Eu nunca anotei. Aproveita e me faz um favor??Se voce puder, conta quantos elos tem na sua mola dianteira. Ou se possível, tire uma foto dela com o celular. To no maior estudo sobre molas dianteiras..rs....

Abraços,

mas.marco
24/01/2013, 11:58
Poxa, isso será ótimo! Assim poderemos ver o antes e o depois. Eu nunca anotei. Aproveita e me faz um favor??Se voce puder, conta quantos elos tem na sua mola dianteira. Ou se possível, tire uma foto dela com o celular. To no maior estudo sobre molas dianteiras..rs....

Abraços,

Valeu Gui.

Na verdade o 'copia fiel' é só a 'subida'.

Não prepararei o carro pra trilhas medias/pesadas. To visando uma pickup e o GV ficará pra ir ao sítio (MUITO barro, MUITAS pedras e MUITO drift quando chove - um deus nos acuda).

Acredito até que subir 1" será suficiente (com pneus de verdade + proteções). PORÉM já que vou mexer... É bom ter referências.

Abraços!

Farei uma algazarra quando o vir novamente. ahahah

Bauru
25/01/2013, 22:14
Gui, tenho uma Tracker 2008, fiz o lift de 2", pneus 235/70R16, proteções RC, (em breve fotos). Pois bem, óuço muito falar da fragilidade do focinho do diferencial, mas, onde encontrar o focinho de aço?

julianoaccioly
26/01/2013, 16:49

Abraços,

Estou devendo as fotos, mas segue aqui um dado importante para você....

retirado daqui

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/33743-tracker-2007-preparacao-para-trilhas-261.html

Guicerqueira
26/01/2013, 17:19
Gui, tenho uma Tracker 2008, fiz o lift de 2", pneus 235/70R16, proteções RC, (em breve fotos). Pois bem, óuço muito falar da fragilidade do focinho do diferencial, mas, onde encontrar o focinho de aço?

Grande Bauru, o focinho é tão frágil a ponto de quebrar só pela torção de um grande esforço. A minha quebrou numa pancada mesmo, que nem foi uma pancada tão grande. Já soube de gente que quebrou sem ter dado pancada, só na pressão extrema por trilhas de longa duração.

Olha este link onde coloco as fotos do meu prejuizo (lá no final da pagina): http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114217-desconstruindo-meu-tracker-e-construindo-meu-jipe.html

Eu demorei a trocar o focinho e me ferrei. Porque no final eu não tive que trocar apenas o focinho, tive que trocar a panela, a coroa e o pinhão também (gastei 3 vezes mais).

Compre o focinho de aço na Suzucar www.suzucar.com.br as vezes a RC4x4 também tem. Mas, na Suzucar é quase certo.

Olha aqui o link direto pra peça. Liga lá e chora preço no telefone: Carcaça do Diferencial Dianteiro GM-TRACKER (Aço) - DIFERENCIAL/CARDANS (http://suzucar.com.br/loja/index.php/diferencial-cardans-1/carcaca-do-diferencial-aco.html)

Abraços,

Guicerqueira
26/01/2013, 17:21
Estou devendo as fotos, mas segue aqui um dado importante para você....

retirado daqui

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/33743-tracker-2007-preparacao-para-trilhas-261.html

Muito bom o link. Valeu a dica! Mas, não tenho coragem de colocar mola cortada. Alias, não terei tempo de me dedicar a fazer bem feito. Ou vou encomendar numa fabrica de mola ou vou pegar a do V6 ou Diesel.

De qualquer forma, valeu!! :)

gtrong
28/01/2013, 22:31
Guicerquira
As dicas de prioridades que fez serão muito uteis pois vou segui-las para preparar o Tracker que comprei agora.
Questiono quanto a forma de medir a altura pois da forma que mede leva em conta somente o o lift da suspensão com o do body, caso exista não inclui a variação de altura do pneu.
Caso eu esteja equivocado agraço se me corrigir pois estou recomeçando agora nesta diversão.

Guicerqueira
29/01/2013, 16:12
Guicerquira
As dicas de prioridades que fez serão muito uteis pois vou segui-las para preparar o Tracker que comprei agora.
Questiono quanto a forma de medir a altura pois da forma que mede leva em conta somente o o lift da suspensão com o do body, caso exista não inclui a variação de altura do pneu.
Caso eu esteja equivocado agraço se me corrigir pois estou recomeçando agora nesta diversão.

A forma como medi é exatamente para excluir a influência dos pneus. O objetivo é ver o quanto o carro ganhou com o lift da suspensão. Desta forma, independente do pneu do trackeiro saberemos a altura efetiva do lift e se esta bom ou ruim a nossa altura. Por exemplo, eu descobri que a minha dianteira esta péssima. Porém, como meu pneu é maior que o normal, talvez do solo até o chassis eu esteja com uma boa medida. Mas, isso não invalida o fato que meu carro esta em desequilibrio de carroceria. O ganho total de altura é bom medir do chão até a parte de baixo do carro (entre as portas dianteiras e traseiras de preferência).

Não recomendo fazer o Body a menos que queira colocar pneus realmente maiores. O lift de body não afasta o carro do chão. So afasta o corpo do chassis. Lembrando que se mexer demais na altura pneu, terá que mexer na relação das marchas, pois o carro ficará nitidamente mais paralitico nas arrancadas.

Abraços,

gtrong
29/01/2013, 19:07
A forma como medi é exatamente para excluir a influência dos pneus. O objetivo é ver o quanto o carro ganhou com o lift da suspensão. Desta forma, independente do pneu do trackeiro saberemos a altura efetiva do lift e se esta bom ou ruim a nossa altura. Por exemplo, eu descobri que a minha dianteira esta péssima. Porém, como meu pneu é maior que o normal, talvez do solo até o chassis eu esteja com uma boa medida. Mas, isso não invalida o fato que meu carro esta em desequilibrio de carroceria. O ganho total de altura é bom medir do chão até a parte de baixo do carro (entre as portas dianteiras e traseiras de preferência).

Não recomendo fazer o Body a menos que queira colocar pneus realmente maiores. O lift de body não afasta o carro do chão. So afasta o corpo do chassis. Lembrando que se mexer demais na altura pneu, terá que mexer na relação das marchas, pois o carro ficará nitidamente mais paralitico nas arrancadas.

Abraços,

Guicerquira

Você tem razão essa é a maneira que vou medir para saber o ganho que terei com o lift. Pretendo fazer essa semana o lift ( sem afastar o corpo do chassis), com a sua informação medi agora e está com 21 cm na frente e 23 atrás.
Após o lift deverá ficar com 26 e 28 cm ?
Ou o correto seria ficar com as medidas iguais na frente e atrás?

Pois pretendo combinar antes com o mecânico e depois e ver se a altura ficou dentro do combinado.

A sua ficou com 24 cm na frente e 28,5 cm atrás foi por isso que falou que a dianteira está péssima.
Sua resposta vai ajudar a definir as medidas com o mecânico amanhã. Abç

Chuva
29/01/2013, 19:51
Olá Guicerqueira,

No primeiro post vc escreve "PNEUS -> 235/70 R16 BF Goodrich MUD - Sem espaçador."

Vc saberia me dizer se:
- tem alguma vantagem colocar espaçador, ou só estética?
- se usar espaçador nesse pneu apenas com o kit lift 2" (sem o body lift q vc fez tb) acha que pega em algum lugar?

Valeu
[ ]

Guicerqueira
29/01/2013, 23:15
Guicerquira

Você tem razão essa é a maneira que vou medir para saber o ganho que terei com o lift. Pretendo fazer essa semana o lift ( sem afastar o corpo do chassis), com a sua informação medi agora e está com 21 cm na frente e 23 atrás.
Após o lift deverá ficar com 26 e 28 cm ?
Ou o correto seria ficar com as medidas iguais na frente e atrás?

Pois pretendo combinar antes com o mecânico e depois e ver se a altura ficou dentro do combinado.

A sua ficou com 24 cm na frente e 28,5 cm atrás foi por isso que falou que a dianteira está péssima.
Sua resposta vai ajudar a definir as medidas com o mecânico amanhã. Abç

Não sei ao certo qual é a medida que deve ficar como recomendada. Até porque a minha não está na medida certa. Algumas pessoas ja postaram informando que após o lift ficou igual a frente com a traseira. Um deles me mostrou a frente e a traseira com 26 centimetros, porém, na traseira ele não colocou a mola de opala, apenas o calço e o prolongador do kit. No meu caso, estou na traseira com as molas ECHE 07 e amortecedor da Suprema Turbo gás.

Em resumo, eu imagino que a frente ficando entre 26 e 28 e a traseira também, significa vitória! A única coisa é que não pode é a frente ficar maior do que a traseira.

Espero ter ajudado. Depois posta as fotos ai... a proposito, se liga na cambagem dianteira. Vai dar um trabalhinho pro seu mecanico. Ele vai ter que abrir um pouco para o lado o furo dos amortecedores para depois o alinhador conseguir ajustar a cambagem.

Sucesso. Qualquer dúvida estou por aqui.

Abraços,

Guicerqueira
29/01/2013, 23:20
Olá Guicerqueira,

No primeiro post vc escreve "PNEUS -> 235/70 R16 BF Goodrich MUD - Sem espaçador."

Vc saberia me dizer se:
- tem alguma vantagem colocar espaçador, ou só estética?
- se usar espaçador nesse pneu apenas com o kit lift 2" (sem o body lift q vc fez tb) acha que pega em algum lugar?

Valeu
[ ]

Chuva, eu não fiz Body lift. Fiz apenas o lift de 2" e só!

Eu acho que o espaçador é mais uma questão de estética. Eu não tenho espaçador e o pneu não raspa em nada. Alias, quase minto, antes de eu colocar os parachoques da RC4x4 ele raspava um pouco, mas, nada que um corte do plastico interno não resolva. Quando eu digo corte interno é porque ninguem vai ver mesmo é um pedacinho e bem escondido. Acho que o meu só raspava porque meu pneu é MUD e os gomos ficam bem pra fora (mas, é chute...só sei que raspavam e com o espaçador isso resolveria também).

A única coisa que não sei é se o carro com o espaçador passará na vistoria anual do Detran (para as cidades que tem), já que o Pneu ultrapassará um pouco a carroceria.

Eu montaria sem o espaçador e avaliaria. Caso precisasse colocaria o espaçador depois.

Boa sorte e depois posta as fotos e as medidas!

Abraços,

Chuva
30/01/2013, 07:52
Blz Guicerqueria,

Entendi, brigadão!!

[ ]s

Guicerqueira
30/01/2013, 12:07
Blz Guicerqueria,

Entendi, brigadão!!

[ ]s

Quais seus planos para os Pneus?

Abraços,

Bauru
30/01/2013, 12:39
Muito bom o link. Valeu a dica! Mas, não tenho coragem de colocar mola cortada. Alias, não terei tempo de me dedicar a fazer bem feito. Ou vou encomendar numa fabrica de mola ou vou pegar a do V6 ou Diesel.

De qualquer forma, valeu!! :)

Gui,
Obrigado pela informação. Acho que é melhor previnir mesmo. Lá vai mais milão, rsrsrsrsr

chicok
30/01/2013, 14:18
Guicerqueira, porque não usa a mola da alternativa 4x4 com 1" a mais? Deve diminuir bem essa diferença.

Eu acho que vou levantar minha tracker usando só essas molas da alternativa com 215/80r16. Pneu mais leve, que deve trazer menos consumo de combustivel e menos esforço da direção, além de mais alto que o 235/70.

julianoaccioly
30/01/2013, 18:09
Meu GV 2.5 v6 00/01, 23cm na frente e a tras.

Chuva
30/01/2013, 19:08
Quais seus planos para os Pneus?

Abraços,

Eu estou procurando o General Grabber 235 70 16.. ia comprar no ponto frio, tava 2k dilmas quase redondo, mas como "pobre em feriado carrega pedra" os pneus subiram quando fui comprar.. kkk

Só mud seria melhor, mas tenho q usar esse carro no asfalto pelo menos 2 dias da semana.. tem um negocio "legal" aqui em SP chamado rodízio, onde vc é praticamente obrigado a deixar o carro em casa por causa da placa.. ou seja, tem q ter dois carros com final de placa diferente.. e como eu moro no interior e trabalho no centro, são bastante kms..

[]s

Guicerqueira
02/02/2013, 01:34
Eu estou procurando o General Grabber 235 70 16.. ia comprar no ponto frio, tava 2k dilmas quase redondo, mas como "pobre em feriado carrega pedra" os pneus subiram quando fui comprar.. kkk

Só mud seria melhor, mas tenho q usar esse carro no asfalto pelo menos 2 dias da semana.. tem um negocio "legal" aqui em SP chamado rodízio, onde vc é praticamente obrigado a deixar o carro em casa por causa da placa.. ou seja, tem q ter dois carros com final de placa diferente.. e como eu moro no interior e trabalho no centro, são bastante kms..

[]s

Cara, voce já dirigiu na estrada um carro com Pneu MUD? Se voce não colocar um MUD do estilo Genius Tyres. Ou seja, pegar um MUD de um fabricante convencional, estará bem servido na estrada. Claro que voce não deve correr. Mas, o fato é que voce não deve correr nunca de Jipe. Te digo mais, na chuva o Pneu MUD no asfalto é o bicho! Não tem poça e nem aquaplanagem. Veja se descobre algum amigo e da uma volta na estrada... faz umas curvas, da umas freadas. Sei que na pratica existem perdas, mas, não acho que seja gritante...afinal são apenas 2 dias na semana.... Ta cheio de Land Rover e Hilux nessas estradas Paulistanas rodando de Pneu MUD da BF Goodrich.

Só te digo uma coisa, quando chegar na lama. Vai se arrepender de ter colocado um A/T ao invés de um MUD. Eu já passei por lugares sem ligar a tração que uma galera ficou de A/T com tração ligada. Eu não... da uma lida que tem um monte de gente com essa mesma experiência. Pneu MUD faz uma baita diferença em lama.

Desculpe botar esta pressão. É que já que vai gastar e trocar ... Tenha com tudo que tem direito!! :) Se não depois vai ficar naquela sensação de quase lá, tipo: "Poxa, só o meu Pneu que é A/T mas o resto ta tudo legal..rs..."

Dou a maior força...

Guicerqueira
02/02/2013, 01:34
Meu GV 2.5 v6 00/01, 23cm na frente e a tras.

Valeu Juliano! Vai fazer Lift?

Guicerqueira
02/02/2013, 01:51
Guicerqueira, porque não usa a mola da alternativa 4x4 com 1" a mais? Deve diminuir bem essa diferença.

Eu acho que vou levantar minha tracker usando só essas molas da alternativa com 215/80r16. Pneu mais leve, que deve trazer menos consumo de combustivel e menos esforço da direção, além de mais alto que o 235/70.

Não sabia que a Alternativa tinha esta mola. Achei que era só para os Vitaras quadrados antigos. Não sabia que tinha pra Tracker/Grand Viatar.

Com relação aos Pneus, lembre-se que Pressão é uma relação do Peso sobre a área. Hoje seu pneu tem uma área de contato com o chão do tamanho aproximado de um cartão postal. Com um pneu mais fino ela pode ficar do tamanho de uma carta baralho. Quando reduzimos a calibragem dos Pneus para areia ou trilhas, não é apenas para deixa-los mais fofos. É porque aumentamos muito a distribuição da pressão sobre as áreas e o carro ganha mais tração. É como se quase ganhassemos um Pneu a mais na soma das áreas extras. Logo, se voce esta colocando Pneus mais finos, não apenas vai afetar a estabilidade do seu carro, como pode aumentar o esforço sobre cada roda, ao invés de reduzir. A conta é simples. Se seu carro pesa 1.000 quilos e seu pneu ocupa uma área de 20 cm quadrados no chão. Cada Pneus segura em média 250Kg, independente desta área. Ao reduzir esta área voce estará aumentando a pressão sobre ela. Porque voce terá menos área para segurar o mesmo peso. Sendo que a parte em contato com o asfalto estará exercendo uma pressão bem maior, aumentando o atrito significativamente (mais agarre ao chão, mais gasto de pneu e acredito até que mais esforço na direção).

Eu descobri isso quando eu tinha um corsinha... sem direção hidraulica. Coloquei rodões e a direcão ficou incrivelmente mais leve. Fui conversar com meu professor de fisica e ele me deu um tapa na cabeça e me explicou o que eu deveria saber por ser pre-vestibulando na época.

Bom... foi assim que aprendi. Espero não estar errado. Recomendo que voce mantenha a largura ou aumente, ao invés de diminuir. Se for diminuir reduza para no máximo 225.

Quanto mais alto o seu carro, menor a estabilidade, logo compensar na largura dos Pneus é uma boa. Dependendo da altura é até bom colocar espaçador nas rodas. Voce esta fazendo o oposto... subindo um pouco, aumentando o centro de gravidade e reduzindo a área de contato com o chão.

Abraços,

Chuva
02/02/2013, 08:31
Cara, voce já dirigiu na estrada um carro com Pneu MUD? Pneu MUD da BF Goodrich.

Desculpe botar esta pressão. É que já que vai gastar e trocar ... Tenha com tudo que tem direito!! :) Se não depois vai ficar naquela sensação de quase lá, tipo: "Poxa, só o meu Pneu que é A/T mas o resto ta tudo legal..rs..."

Dou a maior força...

KKK brigadao pela dica Guicerqueira! Se vc tem essa experiencia de que pneu AT às vezes deixa a desejar eu agradeço o compartilhamento. Eu tb penso assim, gosto da historia sincera ate o final, nao me ofendeu não. Estive tb olhando os pneus AT 50%, yokohama, pirelli scorpion etc e analisando desenho pensei exatamente isso que vc relatou: "vai ter lugar q não vão passar..". Claro que são bem melhores que os que tenho agora de 100% asfalto, mas numa hora mais complicada tenho minhas dúvidas se não ficariam entalados assim como já fiquei comos meus.

Assim que der vou dar um role com alguem q tenha mud. Tenho uns vizinhos por aqui que andam de jipe e gaiola e já vi uns pneus desse tipo. Só náo vi o Mud AT2 da BF.. aqui só tem pobre! kkk
E tb tenho q juntar a grana.. pq esses pneus, alem de lindos, são bem mais caros que os GGrabber.

Vc colocou a pouco, mas já tinha antes ou conhece alguem q o tenha faz tempo para saber a vida util? No meu caso, com bastante asfalto e trilhas leves/medianas será que chegam nos 50kkm?

Obrigado novamente,

[ ]s

chicok
02/02/2013, 12:24
Guicerqueira, na verdade a largura do pneu não altera em um mm a area de contato, pois esta só depende da pressão dos pneus e do peso. A diferença é que um pneu mais estreito vai ficar com uma area de contato mais longa e estreita, com o pneu se deformando um pouco mais para isso. De fato, o perfil alto trás menos estabilidade mas... é a medida original das camionetes pé de boi e da f1000, e elas não saem capotando a toa por aí por causa disso.

Aaah, e o atrito é sempre o mesmo né, só depende do peso e do coeficiente. Já o momento, com o contato diferente, pode mudar um pouco, talvez exigindo mais esforço da direção, de fato.

Agora, o curioso é que nunca vi ninguem tentar isso, todo mundo alarga os pneus. Raro alguém que queira pneu fino. Só alguns que procuram muito os 235/85 para carro de expedição rodar mais leve com 32".

Guicerqueira
02/02/2013, 17:08
KKK brigadao pela dica Guicerqueira! Se vc tem essa experiencia de que pneu AT às vezes deixa a desejar eu agradeço o compartilhamento. Eu tb penso assim, gosto da historia sincera ate o final, nao me ofendeu não. Estive tb olhando os pneus AT 50%, yokohama, pirelli scorpion etc e analisando desenho pensei exatamente isso que vc relatou: "vai ter lugar q não vão passar..". Claro que são bem melhores que os que tenho agora de 100% asfalto, mas numa hora mais complicada tenho minhas dúvidas se não ficariam entalados assim como já fiquei comos meus.

Assim que der vou dar um role com alguem q tenha mud. Tenho uns vizinhos por aqui que andam de jipe e gaiola e já vi uns pneus desse tipo. Só náo vi o Mud AT2 da BF.. aqui só tem pobre! kkk
E tb tenho q juntar a grana.. pq esses pneus, alem de lindos, são bem mais caros que os GGrabber.

Vc colocou a pouco, mas já tinha antes ou conhece alguem q o tenha faz tempo para saber a vida util? No meu caso, com bastante asfalto e trilhas leves/medianas será que chegam nos 50kkm?

Obrigado novamente,

[ ]s

Cara, um dos motivos de eu ter comprado o BF ao invés de outra marca é porque a vida útil dele é significativamente maior do que a dos demais. Os Koreanos, como o Kuhmo por exemplo, são muito bons. Mas, a vida útil dizem não ser tão boa. Antes de comprar eu li muitos foruns americanos, porque lá tem todos estes Pneus e mais alguns e é bem mais acessível então os foruns são lotados de informação. A principal indicação do BF é pela durabilidade. A proposito o GGraber é MUITO bom. Ele é fabricado pela Continental, porém, assim como a Michelin comprou a BF a Continental comprou a GGraber. Se não me engano eles são bem equivalentes até em desenho. Só que eu nunca achei o GGraber MUD aqui no Brasil. Se eu tivesse achado teria comprado o MUD GGraber porque é mais barato e os elogios são inumeros.

Meu sócio tinha um BF Goodrich que foi a 80 mil em uma Hilux. De uma pesquisada na web em geral, aqui e nos foruns gringos.

O grande problema dos A/Ts é que na Lama grudenta eles criam uma capa que não sai nem a por%$d@! E isso acaba prejudicando. Fora que parece que tem muito fabricante de Pneu AT, como a Pirelli por exemplo, que esta fazendo Pneu A/T mas, que pela profundidade e distanciamento dos Gomos eles mais parecem um Pneu de Asfalto. Afinal, 90% dos usuários de 4x4 urbanos usam ele na cidade mesmo. A primeira vez que fui na Bocaina com um A/T passei mals bocados...A Lama lá parece ter cola!!

Bom, boa sorte...e posta as fotos. Sei que optar pelo MUD pode ser quase o dobro. Ai cada um sabe seus limites. Até porque Jipe não é investimento é despesa. rs... Eu diria que Pneu é mais importante que Bloqueio e que XCrawler. A lama não reconhece marca de carro, só reconhece força e tração. Sem boa tração de solo, nada mais importa ou funciona....só o guincho.rs...

Abraços,

Guicerqueira
02/02/2013, 17:21
Guicerqueira, na verdade a largura do pneu não altera em um mm a area de contato, pois esta só depende da pressão dos pneus e do peso. A diferença é que um pneu mais estreito vai ficar com uma area de contato mais longa e estreita, com o pneu se deformando um pouco mais para isso. De fato, o perfil alto trás menos estabilidade mas... é a medida original das camionetes pé de boi e da f1000, e elas não saem capotando a toa por aí por causa disso.

Aaah, e o atrito é sempre o mesmo né, só depende do peso e do coeficiente. Já o momento, com o contato diferente, pode mudar um pouco, talvez exigindo mais esforço da direção, de fato.

Agora, o curioso é que nunca vi ninguem tentar isso, todo mundo alarga os pneus. Raro alguém que queira pneu fino. Só alguns que procuram muito os 235/85 para carro de expedição rodar mais leve com 32".

Já colocou um Tracker atrás de uma F-1000?? Ela é quase metade da largura. Minha esposa tem um Sentra e a minha Tracker é mais fina que o Sentra... Uma F-1000 pode ter Pneus mais finos. Se voce colocar Pneu fino na Tracker corre o risco de ficar parecendo uma Kombi.... e a Kombi capota... e capota muito! Se o carro estiver alto, nas curvas o Pneu mais fino e mais alto sofrerá muita pressão para dobrar lateralmente. Avalie que só é fácil conseguir peça de caminhonte em Ferro velho, porque em geral elas capotam quando se acidentam. Em SP é cheio de ferro velho com TR4s, Rangers, Pajeros, Trackers.... repare que os tetos ficam destruidos. Mas, o resto inteiro. É fogo... o centro de gravidade alto, os motores potentes e os sistemas macios de suspensão atuais dão uma falsa sensação de estabilidade e o povo mete o pé.

Tem certeza de que a área de contato do Pneus mais fino é a mesma? Se fosse, qual é o sentido de existirem Pneus mais largos?? Só se voce baixar a calibragem. Ele não vai esticar tanto assim para a frente (alongando), a menos que voce mude também o diametro da roda.

Enfim, não quero parecer o dono da razão. É um debate interessante e valido. Mas, não me parece fazer muito sentido subir o carro e afinar o Pneu. Acho que os ganhos serão menores do que os riscos e do que as perdas em situações que demandem o uso de 4x4.

Enfim, se voce fizer, mande as fotos. Será no mínimo interessante ver o resultado. Depois faz uma trilha e escreve aqui a sua experiência.

Abração,

chicok
02/02/2013, 20:19
Com a perda de estabilidade, concordo totalmente, mas não acredito que será tão grande.
Caso fique realmente ruim será um problema. vou ter de andar com muito cuidado até acabar o pneu.
Abraço

gtrong
06/02/2013, 18:10
Após o lift o meu ficou com 26,5 na frente e 29,5 atrás ( obs: tanque está quase vazio ). Agora estou aguardando chegarem os pneus (235/70 16) e os espaçadores para melhorar a estabilidade.Tenho fotos de antes e depois, mas não sei como anexar essas fotos.

Chuva
06/02/2013, 19:27
Ola Gtrong,

Estou para instalar o kit tb e caçando os pneus. Poste as fotos sim por favor!!

Usando o campo de resposta rápida abaixo, no meio do texto pressione o botão circulado em vermelho abaixo que lhe abrirá uma janela para selecionar as fotos.. (insert image)
393891

No meio e abaixo da janela clique em "selecionar arquivos" e uma nova janela se abrirá. Daí vc localiza os arquivos das fotos. Dê um Ok para voltar a janela anterior e clique em "enviar arquivos".

Pronto, deve demorar um pouco para subir suas imagens, principalmente se forem grandes e com gde definição, mas vão aparecer minuaturizadas no meio do post.

[ ]

gtrong
07/02/2013, 15:31
Seguem fotos de antes depois do LIFT, amanhã pretendo trocar os pneus.393986393987

Guicerqueira
07/02/2013, 21:10
Seguem fotos de antes depois do LIFT, amanhã pretendo trocar os pneus.393986393987

Poxa muito legal. Acho que a traseira esta com a medida certinha. A minha esta com 28,5 porque troquei o parachoque orginal pelo de aço. A sua frente idem. A minha caiu 2cm depois da soma parachoque + guincho. Mas, amanhã vou resolver e espero devolve-la para ao menos 27cm.

Continue postando as fotos. Ta ficando show!

Elver
08/02/2013, 16:40
A traseira da Tracker é, naturalmente, mais alta que a dianteira. Minha Tracker usava pneus 32" e isso sempre se manteve com todas as alterações.
Para quem não conhece o projeto que eu fiz no Tracker: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/78012-projeto-tracker-2009-para-trilhas.html
Meu canal com videos do Tracker em ação:Elver Silva - YouTube (http://www.youtube.com/eddiehck)

[]`s e boa sorte, o Tracker é um puta carro que só me trouxe alegrias enquanto tive!

Augusto Braga
08/02/2013, 17:51
Elvis,

Os pneus Armadillo que Vc usava são bons para Trilha e deslocamento?

Att

Augusto

Elver
08/02/2013, 18:02
Semelhante aos MUDs, um pouco mais barulhentos no asfalto. Na trilha eles são excepcionais. Eu passava rindo onde gente com MUD sofria.

Dão balanceamento (precisa socar chumbo, mas nunca tive problemas com balanceamento) e duram cerca de 10.000km +/-

Elvis,

Os pneus Armadillo que Vc usava são bons para Trilha e deslocamento?

Att

Augusto

Chuva
08/02/2013, 18:03
Mto legal!!
Parabens!!
[ ]s

Guicerqueira
09/02/2013, 10:34
A traseira da Tracker é, naturalmente, mais alta que a dianteira. Minha Tracker usava pneus 32" e isso sempre se manteve com todas as alterações.
Para quem não conhece o projeto que eu fiz no Tracker: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/78012-projeto-tracker-2009-para-trilhas.html
Meu canal com videos do Tracker em ação:Elver Silva - YouTube (http://www.youtube.com/eddiehck)

[]`s e boa sorte, o Tracker é um puta carro que só me trouxe alegrias enquanto tive!

Grande Elver, seu projeto me inspirou um bocado a fazer o meu. Depois eu mando a conta, ok!?rs...

Bom, já que voce apareceu por aqui, vou provocar a sua memória para algumas dúvidas que estou tendo:

1 - Em algum momento voce colocou a barra estabilizadora de volta? (o meu esta sem ela e esta ótimo).
2 - Voce colocou o tal do DropKit para ajustar o angulo das Homocineticas?
3 - Suas Homocineticas quebraram alguma vez?
4 - Manteve Amortecedor original e mola do GV V6 por todo tempo em que teve o Tracker? Ou o amortecedor não aguentou?
5 - Fizeste o tal ajuste da barra panhard?

Porque tantas perguntas...

Como coloquei guincho e parachoques na frente, o meu carro tombou bem a frente. Acho que da pra voce ver no primeiro post. Pensei em colocar a mola do Gran Vitara V6, mas, como não achei. Fui a uma fabrica de molas aqui no Rio (Molas Tigre) e fiz uma mola sob encomenda para substituir até o calço da RC4x4.

Consegui colocar a altura de volta no lugar e a mola é bem mais firme que a original. O problema é que quando o cara desmontou o conjunto e mexeu no amortecedor, apesar dele não ter nenhum vazamento ele estava extremamente mole, quase que 100% ineficiente.

Depois disso, o cara que fez a cambagem ficou dizendo que as Homocineticas teriam que estar retas, ou quebrariam em breve (só que isso me incomoda um pouco e as vezes até duvido, já que originalmente este carro é um Jipe e a Homocinetica deveria aturar trabalhos fortes com inclinação - não estamos falando de um EcoSport).

Para finalizar, eu coloquei a altura da dianteira nivelada pela traseira, considerando o fundo do carro como ponto de medida. E com isso, visualmente a caixa de roda esta parecendo maior na dianteira do que na traseira. Porem, se observar o desenho do Tracker a caixa de rodas dianteira tem a boca mais alta do que a traseira mesmo. No Tracker original a altura, com base no fundo do carro (linha onde fica preso o Rockslider), é igual na traseira e dianteira??

Abração,

Chuva
09/02/2013, 10:43
Oi Guicerqueira,

Não sei se te ajuda, mas tem algo aqui.

[ ]s

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/90987-qual-altura-do-tracker.html

Guicerqueira
09/02/2013, 12:25
Oi Guicerqueira,

Não sei se te ajuda, mas tem algo aqui.

[ ]s

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/90987-qual-altura-do-tracker.html

Legal essa imagem rascunhada. Ela reflete as medidas originais sem lift, certo??

Abraços,

Chuva
09/02/2013, 12:38
Sim, fiz a algum tempo, tudo original, antes de eu trocar os amortecedores traseiros pelos do opala gbl1015.

As pqnas diferenças de altura não sei se são propositais do projeto do carro ou se são pela vida gasta dos amortecedores e/ou molas. Tava tudo com uns 55kkm.

[ ]s

Elver
10/02/2013, 02:49
Gui, respondendo rapidamente as questões:

1 - Nunca coloquei a barra estabilizadora devolta, para mim ela só atrapalhou. Depois que tirei a barra fora nunca mais me preocupei em trocar aquela maldita bucha. Você tem que dirigir o carro mais na manha e, principalmente, ficar esperto em estradas sinuosas, tirando isso, é só alegria.

2- Não instalei o DropKit. Usei o carro por 2 anos nas trilhas que você viu nos videos sem DropKit. Porém vale lembrar que para colocar os pneus 32" as bandejas da minha Tracker foram reposicionadas, isso foi um trabalho de engenharia do Daniel Simon, que é um puta mecanico especializado em Jipes (principalmente Suzuki) lá de São Paulo, não arriscaria fazer isso em outro mecânico. Depois desse reposicionamento minhas homocinéticas ficaram muito próximas do ângulo original.

3- Nunca tive nenhum problema com as homocinéticas. Inclusive fazendo as trilhas que eu fazia. Mas claro, isso vai muito da tocada que você dá no carro, quem ia comigo para trilha pode confirmar que eu NUNCA forcei o carro, ainda mais depois que coloquei os Armadillos e o bloqueio traseiro e a redução 3.2 XCrawler, não precisava forçar para "passear" pelas trilhas. E onde não "passeava" ia no guincho.

4-Eu fiquei com o amortecedor dianteiro até ele ir para o ralo, o que aconteceu pouco depois que fiz o último upgrade: BL+pneus 32"+XC+Bloqueio. Eu cheguei a fazer umas 3 trilhas com o amortecedor original ainda depois de terminar a preparação do carro, porém eu tive que trocar (já tava com quase 2 anos de uso em trilhas) e ai coloquei o do GVv6 (se não me engano)

5- Se o Daniel Simon fez o ajuste ele nunca me falou, hahahaha.

O Tracker tem, naturalmente a traseira mais alta que a dianteira, se você "nivelar" isso na marra vai acabar comprometendo ainda mais a aerodinâmica e a segurança. Aumentando a dianteira você aumenta a tomada de ar por baixo do carro em velocidades mais elevadas, o que acaba facilitando uma perda de controle e até um tombamento, portanto não recomendo mexer nisso.

Eu usei só o kit de 2" com as molas originais dianteiras por muito tempo, mas quando troquei o parachoque original pelo de ferro+guincho eu troquei as molas, mas ainda fiquei com os amortecedores, que, como disse, só foram trocados depois de muito tempo.

[]`s

PS: Não pago conta de ninguém não !

Grande Elver, seu projeto me inspirou um bocado a fazer o meu. Depois eu mando a conta, ok!?rs...

Bom, já que voce apareceu por aqui, vou provocar a sua memória para algumas dúvidas que estou tendo:

1 - Em algum momento voce colocou a barra estabilizadora de volta? (o meu esta sem ela e esta ótimo).
2 - Voce colocou o tal do DropKit para ajustar o angulo das Homocineticas?
3 - Suas Homocineticas quebraram alguma vez?
4 - Manteve Amortecedor original e mola do GV V6 por todo tempo em que teve o Tracker? Ou o amortecedor não aguentou?
5 - Fizeste o tal ajuste da barra panhard?

Porque tantas perguntas...

Como coloquei guincho e parachoques na frente, o meu carro tombou bem a frente. Acho que da pra voce ver no primeiro post. Pensei em colocar a mola do Gran Vitara V6, mas, como não achei. Fui a uma fabrica de molas aqui no Rio (Molas Tigre) e fiz uma mola sob encomenda para substituir até o calço da RC4x4.

Consegui colocar a altura de volta no lugar e a mola é bem mais firme que a original. O problema é que quando o cara desmontou o conjunto e mexeu no amortecedor, apesar dele não ter nenhum vazamento ele estava extremamente mole, quase que 100% ineficiente.

Depois disso, o cara que fez a cambagem ficou dizendo que as Homocineticas teriam que estar retas, ou quebrariam em breve (só que isso me incomoda um pouco e as vezes até duvido, já que originalmente este carro é um Jipe e a Homocinetica deveria aturar trabalhos fortes com inclinação - não estamos falando de um EcoSport).

Para finalizar, eu coloquei a altura da dianteira nivelada pela traseira, considerando o fundo do carro como ponto de medida. E com isso, visualmente a caixa de roda esta parecendo maior na dianteira do que na traseira. Porem, se observar o desenho do Tracker a caixa de rodas dianteira tem a boca mais alta do que a traseira mesmo. No Tracker original a altura, com base no fundo do carro (linha onde fica preso o Rockslider), é igual na traseira e dianteira??

Abração,

Guicerqueira
10/02/2013, 21:32
Gostei da parte: "...respondendo rapidamente..." !! Valeu pela resposta super completa. Estou bem mais tranquilo.

Com relação a frente do carro, a física da Lei da Gravidade fez seu dever de casa sozinha. Passados 2 dias com a mola nova e a frente esta mais baixa que a dianteira em quase 2cm (bem proximo do original). Liguei para oficina e ouvi um: "Eu te disse..." do mecanico que fez a instalação.

A proposito, meu sonho do consumo é um Wrangler, mas, sempre que avalio o preço da compra, das peças e os meus objetivos de trilha eu dou uma desanimada. Esse da foto é seu?? Como tem sido a experiência deste versus a sua velha Tracker?? Alias, ainda usa a Tracker ou passou pra frente?

Abração,

Elver
10/02/2013, 22:07
Eu vendi minha Tracker em Janeiro de 2012 pois mudei para o Canadá em março de 2012. Vendi com dor no coração, porque eu havia comprado a Tracker zero em 2009 e preparado ela, detalhe por detalhe...

Se eu tivesse ficado no Brasil certamente não teria vendido o Tracker, foi um dos carros que eu tive que mais gostei: simples, parrudo e sem viadagens. Tanto que para andar na cidade eu tinha comprado um 207 e o Tracker tinha ficado só para trilhas mesmo, devido ao nível de preparação que ele tinha.

Não tenho como comparar o Wrangler e o Tracker, a começar pela faixa de preço deles, na faixa de preço do Tracker ele é sem dúvida a melhor opção, assim como o Wrangler na faixa de preço dele (pelo menos aqui fora).

Realmente o Wrangler no Brasil tem um preço extremamente elevado. Para você ter idéia, a versão disponível no Brasil é a versão Sport, que é a mais básica disponível na América do Norte, e custa na faixa de R$ 140.000. Aqui no Canadá eu consegui pegar um Wrangler Rubicon que é o top de linha, por $CAD 45.000, que daria uns 80 mil reais.

O Wrangler Sport 4 portas aqui começa com o valor de $CAD 25.000, e é o mesmo que é vendido no Brasil por 140.000 ... Acho que o Rubicon no Brasil sairia por mais de 240 mil reais, é simplesmente ridículo o preço dos carros no Brasil.

Esse da foto é o meu, originalzinho ainda, mas como é o Rubicon, o "original" vem de fábrica com Dana 44 nos dois eixos, bloqueio eletrônico em ambos, relação mais reduzida (4.10) e mais uns acessórios legais como o controle para deconectar automaticamente a barra estabilizadora. Sem contar que o motor é uma usina de força: 285 cavalos e 36kgm/f de torque.

Tem mais fotos do meu carro no tópico na área de JKs (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/104029-meu-primeiro-jeep.html).

Mas como eu disse, o Tracker foi um dos carros mais valentes que eu tive, e olha que eu meti ele em cada lugar que não foi brincadeira, se você viu os videos das trilhas que eu fiz vc sabe do que eu estou falando. E ele nunca me deixou na mão.

[]`s

Gostei da parte: "...respondendo rapidamente..." !! Valeu pela resposta super completa. Estou bem mais tranquilo.

Com relação a frente do carro, a física da Lei da Gravidade fez seu dever de casa sozinha. Passados 2 dias com a mola nova e a frente esta mais baixa que a dianteira em quase 2cm (bem proximo do original). Liguei para oficina e ouvi um: "Eu te disse..." do mecanico que fez a instalação.

A proposito, meu sonho do consumo é um Wrangler, mas, sempre que avalio o preço da compra, das peças e os meus objetivos de trilha eu dou uma desanimada. Esse da foto é seu?? Como tem sido a experiência deste versus a sua velha Tracker?? Alias, ainda usa a Tracker ou passou pra frente?

Abração,

raffaelmaronez
11/02/2013, 23:18
Amigos socorro! Preciso e um help urgente!

Estou levantando o carro e percebi que a dianteira está ficando mais alta!

Na traseira eu coloquei amortecedores GBL-1024 e molas fabribi (eche 07) sem ar e sem direção. Tomei o cuidado de utilizar os batentes de mola do opala (em cima e em baixo) as de cima estão por baixo do batente original (não quis colocar as mangueiras nas molas).

Na dianteira apenas calço de mola e calço do amortecedor. Estou aproveitando e trocando bandejas, bieletas e colocando calços na barra estabilizadora e drop kit.

Estou quebrando a cabeça pois a dianteira está quase uma polegada mais alta e já olhei até os cavados as molas na bandeja e nos batentes e estão todas encaixadas.

Alguém tem uma sugestão para me dar um norte?

Abração!

Guicerqueira
19/02/2013, 23:22
Amigos socorro! Preciso e um help urgente!

Estou levantando o carro e percebi que a dianteira está ficando mais alta!

Na traseira eu coloquei amortecedores GBL-1024 e molas fabribi (eche 07) sem ar e sem direção. Tomei o cuidado de utilizar os batentes de mola do opala (em cima e em baixo) as de cima estão por baixo do batente original (não quis colocar as mangueiras nas molas).

Na dianteira apenas calço de mola e calço do amortecedor. Estou aproveitando e trocando bandejas, bieletas e colocando calços na barra estabilizadora e drop kit.

Estou quebrando a cabeça pois a dianteira está quase uma polegada mais alta e já olhei até os cavados as molas na bandeja e nos batentes e estão todas encaixadas.

Alguém tem uma sugestão para me dar um norte?

Abração!

Isso não é possível. Deve ter algo errado na montagem. Será que é porque voce ainda não ajustou a cambagem?? Assim que voce acaba de montar a frente fica enorme, porque a cambagem fica totalmente errada (como um fusca). Depois de ajustar a cambagem volta ao tamanho normal, nivelado um pouco mais baixo de a traseira (2cm no maximo).

Onde comprou seu calço de dianteira? Qual a medida dele?

Tem algo errado com certeza. Mande fotos...

Abraços,

Chuva
20/02/2013, 08:09
Ola,

Falar em fotos, Guicerqueira, tem como vc postar umas fotos da suspensão dianteira do seu carro? É que gostaria de ver como que fica a parte com o calço de mola e a parte com o suporte para o amortecedor dianteiro.

Valeu

[ ]s

Guicerqueira
20/02/2013, 15:52
Ola,

Falar em fotos, Guicerqueira, tem como vc postar umas fotos da suspensão dianteira do seu carro? É que gostaria de ver como que fica a parte com o calço de mola e a parte com o suporte para o amortecedor dianteiro.

Valeu

[ ]s

Rapaz,

Acabei de chegar da oficina e tirei os calços de mola. Fiz uma mola sob medida na molas tigre (::::...Molas Tigre do Brasil:::... (http://www.molastigre.com.br/front.htm))

Ficou melhor do que colocar as molas do G. Vitara V6/Diesel porque pude tirar o calço.

Mantive os calços dos amortecedores, porque ainda estou com os amortecedores originais. Mas, pretendo troca-los em breve por um par de off-schocks já alongados em 2". Ou seja, o calço dos amortecedores já já vai sair de lá também.

Vou tirar umas fotos e posto aqui assim que possível.

Abraços,

LFC
20/02/2013, 16:37
Rapaz,

Acabei de chegar da oficina e tirei os calços de mola. Fiz uma mola sob medida na molas tigre (::::...Molas Tigre do Brasil:::... (http://www.molastigre.com.br/front.htm))

Ficou melhor do que colocar as molas do G. Vitara V6/Diesel porque pude tirar o calço.

Mantive os calços dos amortecedores, porque ainda estou com os amortecedores originais. Mas, pretendo troca-los em breve por um par de off-schocks já alongados em 2". Ou seja, o calço dos amortecedores já já vai sair de lá também.

Abraços,

Imagino que, com isso, a frente tenha ficado mais alta, correto? Alterou a cambagem? O amortecedor ficou mais aberto? A minha pergunta é pq penso que seria possível colocar o calço da mola de 60mm, que é o calço da mola traseira do kit da RC. Nesse kit, o dianteiro tem 40mm.
Abs,
LFC

Chuva
20/02/2013, 17:02
Ola, Guicerqueira,

Tb cotei os offshox pra sumir com o calço dianteiro e sai 1130,50 a vista o par para gv/trk com +2" e + 23,40 do frete pac!!

Achei salgado e to vendo os kyb tb. puz em outro tópico mas pergunto se alguem souber agradeço (o preço do kyb a gás e off shox são praticamente iguais):

- qual dos dois pares vc acham melhor?

Grato

[ ]s

gtavalanche
20/02/2013, 18:31
Galera,

Eu uso offshox a mais de um ano, apesar de ter tido problemas com os amortecedores eu ainda recomendo pois o atendimento é bom e vc tem a quem recorrer, eles são comprometidos com seus clientes. Os KYB são muito bem cotados mas pelo que pude perceber os amortecedores em um carro com lift sofrem esforços diferentes e vão apresentar maior desgaste, se um KYB estourar vc não terá o que fazer só chorar e adquirir outro pra substituir. Ainda tem outro fator, com offshox +2 não é necessário o prolongador de amortecedor e da fixação da barra estabilizadora superior em cima do motor ja é uma gambiarra a menos.

Sou apenas mais um cliente da offshox, nunca ganhei nada deles nem ao menos um desconto, me cobraram caro nos amortecedores e no frete, acabo de adquirir os trazeiros ficando com 4 amarelos.

Chuva
20/02/2013, 18:49
Legal GTAvalanche!!

Brigadão mesmo pela explicação!!

Eu tava pensando exatamente isso!! Os KYB vem de fora e o atendimento é ruim. Se der pau, não vou ter garantia alguma.

Já os offshox são consagrados nos rallys e o pessoal do comercial responde bem! Tiraram até duvidas do kit lift.

Agora esse detalhe a mais da fixação da barra estabilizadora superior eu não tinha nem pensado! Ótima dica!

Brigadão novamente!!

[ ]s

gtavalanche
21/02/2013, 11:24
Chuva,

A primeira coisa que vc vê quando abre o capô num tracker/gv com kit lift é um estranho buraco onde deveria estar o coxim do amortecedor este espaço decorre da soma espaçador de amortecedor + espaçador da barra esbabilizadora superior, só de olhar aquilo vc ja percebe uma adaptaqção "gambiarra" eu usei o kit da RC no começo logo que instalei veio a questão será que isso aqui guenta porrada?
Alguém aqui no fórum disse uma vêz: "nós usamos toquinhos de nylon e prolongadores que são apenas gambiarras" acho que estava comparando o que fazemos aqui com os lifts americanos tipo CALMINI onde são as peças originais como molas e amortecedores são trocados por peças maiores sem o uso de calços e prolongadores nesses kits até as bandejas são trocadas.

Repare a curvatura da mola dianteira com o uso do calço de nylon, ela fica torta trabalhando numa posição longe da ideal, barra estabilizadora tb é um problema apesar de reposicionada com o uso de calço será que ela ainda assim exerce sua função de evitar a torção com a mesma intensidade?

Ou seja será que os kits de calços e prolongadores aqui praticados evoluirão? Será que nosso mercado sustenta o desenvolvimento e fabricação de kits mais evoluidos? Apesar dos problemas ainda apoio quem se aventura a tentar fazer algo mais profissa tipo a offlimits

raffaelmaronez
21/02/2013, 14:17
Isso não é possível. Deve ter algo errado na montagem. Será que é porque voce ainda não ajustou a cambagem?? Assim que voce acaba de montar a frente fica enorme, porque a cambagem fica totalmente errada (como um fusca). Depois de ajustar a cambagem volta ao tamanho normal, nivelado um pouco mais baixo de a traseira (2cm no maximo).

Onde comprou seu calço de dianteira? Qual a medida dele?

Tem algo errado com certeza. Mande fotos...

Abraços,

Gui, realmente tinha algo errado, a minha burrice!!!! rs

Desconsiderei que os arcos dos para lamas não são iguais e medi errado, na verdade tanto a frente como a traseira estão iguais quando medidas do assoalho ao chão.

Utilizei o CAM12 para tentar ajustar a cambagem mas ficou com quase +3º, acabei por rasgar o amortecedor e retirei os CAM12, falta agora soldar a arruela que foi colocada no parafuso ficando com 00º e 0,15º.

Três coisas pendentes a instalar são o drop kit, prolongador do cardã traseiro e os suspiros dos diferenciais.

Assim que estiver pronto coloco uma foto!

Chuva
21/02/2013, 17:50
Oi GTAvalanche!!

Fechei os off shox. Agora o q sobro do kit rc foram os calços de mola dianteiros. Vou por pra ver como fica, mas tb to imaginando o que comentou sobre ficarem achatadas. De qquer forma valeu pelas dicas do funcionamento final do brinquedo!

Guicerqueira,
Comprei hj os pneus mud bf km2. De rosca pra achar mas chegaram. Não coloquei pq simplesmente não cabem!! kkk o cara da loja da michelin ate tirou um barato da minha cara.. tô sem o lift ainda!
Cara, esses pneus são lindos e monstruosos de grande! comparados com os 235 60 q tenho no carro dão uma diferença de altura de uns 10 cm só os pneus! É isso msm? Qdo subir o carro vai ficar uns 20 cm a mais do chao!!? Q blz!

Minha pergunta é: vc trocou o parachoque porque pegavam demais ou só um pouquinho nos originais? tô pensando seriamente em cortar o plástico onde pegar e ser feliz. Onde pegava exatamente no seu?

Parachoque e guincho vai demorar ainda.. acabou o meu tempo!$$$ kkkk

OBS: eu gostaria de ver uma foto de como fica o calço da mola dianteira.. se alguem tiver envie por favor.

Valeu!!

[ ]s

Guicerqueira
22/02/2013, 01:27
Imagino que, com isso, a frente tenha ficado mais alta, correto? Alterou a cambagem? O amortecedor ficou mais aberto? A minha pergunta é pq penso que seria possível colocar o calço da mola de 60mm, que é o calço da mola traseira do kit da RC. Nesse kit, o dianteiro tem 40mm.
Abs,
LFC

LFC

A frente não ficou mais alta que a traseira não. Ficaram exatamente do mesmo tamanho. Medindo do chão para a carroceria. Na verdade a frente esta 0,5cm mais baixa. Engraçado é que com a mola nova, e mais forte a traseira é que aumentou um pouco. Acho que ela deixou de ficar sobrecarregada quando a frente subiu e distribuiu melhor o peso.

A cambagem, mesmo depois de rasgar o parafuso (fiz logo que instalei o kit da RC), nunca ficou com a medida original, mas, ficou na margem limitrofe do sistema de regulagem para a Tracker. Como estou com MUD e o recomendável é rodiziar de 5mil em 5 mil, não to preocupado com a cambagem estar no limite. Esta ok no sistema e ok no visual.

LFC, só não entendi a sua pergunta sobre os calços, pode ser mais claro? Fiquei confuso na interpretação (pode ser a hora da noite).

Abraços,

Guicerqueira
22/02/2013, 01:37
Chuva,

A primeira coisa que vc vê quando abre o capô num tracker/gv com kit lift é um estranho buraco onde deveria estar o coxim do amortecedor este espaço decorre da soma espaçador de amortecedor + espaçador da barra esbabilizadora superior, só de olhar aquilo vc ja percebe uma adaptaqção "gambiarra" eu usei o kit da RC no começo logo que instalei veio a questão será que isso aqui guenta porrada?
Alguém aqui no fórum disse uma vêz: "nós usamos toquinhos de nylon e prolongadores que são apenas gambiarras" acho que estava comparando o que fazemos aqui com os lifts americanos tipo CALMINI onde são as peças originais como molas e amortecedores são trocados por peças maiores sem o uso de calços e prolongadores nesses kits até as bandejas são trocadas.

Repare a curvatura da mola dianteira com o uso do calço de nylon, ela fica torta trabalhando numa posição longe da ideal, barra estabilizadora tb é um problema apesar de reposicionada com o uso de calço será que ela ainda assim exerce sua função de evitar a torção com a mesma intensidade?

Ou seja será que os kits de calços e prolongadores aqui praticados evoluirão? Será que nosso mercado sustenta o desenvolvimento e fabricação de kits mais evoluidos? Apesar dos problemas ainda apoio quem se aventura a tentar fazer algo mais profissa tipo a offlimits

GT,

Voce tem razão. Depois que eu fiz a mola sob medida e arranquei o calço, a frente ficou bem menos bamba. Acho que o calço deixa a mola torta (com barriga). O próximo passo é colocar o amortecedor Offshocks já maior, ai vou poder tirar o prolongador dos amortecedores. Mas, não acho que isso afete o carro como um todo. Acho que para o proposito botar pra quebrar nas trilhas, estes nossos kits já mais do que comprovaram que são um sucesso. Muitos já usam e já usaram sem quebrar nem o carro nem os kits.

Os Kits da Calmini são lendas só vistas no site deles. Nunca vi ninguem usando. Sem dúvida são superiores, porque eles fizeram peças sob medidas ao inves de "empurradores e alongadores".

Acho desnecessário trocar a balança. A Balança da Tracker é super forte para o tamanho do carro. Comparada com a do TR4 a da Tracker parece um caminhão. A da tracker é triangular com 2 pontos de contato com o chassis. A da TR4 tem uma balança ridicula (é um bracinho) e nunca vi TR4 quebrando suspensão em trilha, apesar de parecer frágil e possível. Logo, quebrar uma balança de Tracker é quase uma missão impossível. Troca-la no Kit da Calmini me parece um exagero.

Agora aos 45 do segundo tempo eu to vendo que se voltasse no tempo, não teria feito a receita com o KIT da RC4x4. Teria ido direto para molas e amortecedores dianteiros feito sob medida e o kit de molas e amortecedores de suprema na traseira. Seriam 2"limpas!! Estarei assim, logo que os Offshocks dianteiros chegarem.

Abraços,

Guicerqueira
22/02/2013, 01:50
Oi GTAvalanche!!

Fechei os off shox. Agora o q sobro do kit rc foram os calços de mola dianteiros. Vou por pra ver como fica, mas tb to imaginando o que comentou sobre ficarem achatadas. De qquer forma valeu pelas dicas do funcionamento final do brinquedo!

Guicerqueira,
Comprei hj os pneus mud bf km2. De rosca pra achar mas chegaram. Não coloquei pq simplesmente não cabem!! kkk o cara da loja da michelin ate tirou um barato da minha cara.. tô sem o lift ainda!
Cara, esses pneus são lindos e monstruosos de grande! comparados com os 235 60 q tenho no carro dão uma diferença de altura de uns 10 cm só os pneus! É isso msm? Qdo subir o carro vai ficar uns 20 cm a mais do chao!!? Q blz!

Minha pergunta é: vc trocou o parachoque porque pegavam demais ou só um pouquinho nos originais? tô pensando seriamente em cortar o plástico onde pegar e ser feliz. Onde pegava exatamente no seu?

Parachoque e guincho vai demorar ainda.. acabou o meu tempo!$$$ kkkk

OBS: eu gostaria de ver uma foto de como fica o calço da mola dianteira.. se alguem tiver envie por favor.

Valeu!!

[ ]s

Perguntas:

- Qual a medda dos offshocks que voce fechou?? Pegou a medida maior, certo? Aquela que dispensa os alongadores da RC4x4, certo?? Se ainda der tempo e tiver pego na medida original. Peça o para Lift de 2". Ai voce tira os alongadores dianteiros.

Com relação aos MUD da BF, de fato eles são maiores. Meu carro está com aprox. 38 cm do chão, medindo do chão até a parte e baixo da saia preta da porta. (vou medir e postar fotos). Acho que ganhei no total, com Lift + pneus uns 18 cm. Preciso conferir. Veja a medida da sua original que vejo da minha suspensa. Ai saberemos.

Cara, depois de subir, instale os pneus e veja onde cortar o parachoque. É pequeno o local e bem escondido na parte de dentro na frente. Se voce cortar ninguem vai ver. Eu não cheguei a cortar, mas vi que era possível. Agora tem uma coisa, mesmo cortando o parachoque ou substituindo ele, esses pneus vão pegar um pouco na longarina quando voce virar tudo, tudo tudo... pro lado. E ai, não tem jeito. É se acostumar, porque só pega bem no finalzinho (besteira). Oposto do parachoque de plastico que pega logo no começo do curso em manobras.

Se puder esticar o tempo $$$, pega o parachoque dianteiro com a RC. Deixa o guincho pra depois. Na sua primeira trilha seu parachoque vai bater bem. Depois pra achar um novo na hora de revender será fogo. Mas, se voce pegar leve talvez ele sobreviva. A Altura vai ajudar bastante a salva-lo. rs... Na verdade, depende da trilha e da sua vontade de entrar com força nos obstaculos. (e da sorte...).

Abração!

Guicerqueira
22/02/2013, 01:52
Assim que estiver pronto coloco uma foto!

Opa! Manda sim!

LFC
22/02/2013, 11:07
LFC

A frente não ficou mais alta que a traseira não. Ficaram exatamente do mesmo tamanho. Medindo do chão para a carroceria. Na verdade a frente esta 0,5cm mais baixa. Engraçado é que com a mola nova, e mais forte a traseira é que aumentou um pouco. Acho que ela deixou de ficar sobrecarregada quando a frente subiu e distribuiu melhor o peso.

A cambagem, mesmo depois de rasgar o parafuso (fiz logo que instalei o kit da RC), nunca ficou com a medida original, mas, ficou na margem limitrofe do sistema de regulagem para a Tracker. Como estou com MUD e o recomendável é rodiziar de 5mil em 5 mil, não to preocupado com a cambagem estar no limite. Esta ok no sistema e ok no visual.

LFC, só não entendi a sua pergunta sobre os calços, pode ser mais claro? Fiquei confuso na interpretação (pode ser a hora da noite).

Abraços,

Vou explicar melhor:
(1) Com as molas novas, a dianteira deve ter ficado mais alta do que estava (e não mais alta que a traseira), correto? Bem, este, me parece, era o seu objetivo. Se isso ocorreu, será que alterou a cambagem? A minha dúvida é se não teria ficado mais positiva. A cambagem no meu carro ficou com +0,25 com a abertura do furo do amortecedor.
(2) Sobre o amortecedor, como vc vai trocar, tudo certo. Mas subir o carro só nas molas deixa o amortecedor mais aberto e com menor função. O calço do kit da RC serve para fechá-lo o tanto que o carro sobe com o calço da mola.
(3) Eu estou com a idéia de trocar os calços das molas dianteiras do kit da RC, de 40mm, por calços com 60mm, que são os calços do kit para o eixo traseiro. Só não fiz pq vai alterar pouco e não sei os efeitos colaterais disso. Isso teria o mesmo efeito de colocar molas maiores, como vc fez, daí a pergunta.
Abs,
LFC

raffaelmaronez
22/02/2013, 11:37
Perguntas:

Se puder esticar o tempo $$$, pega o parachoque dianteiro com a RC. Deixa o guincho pra depois. Na sua primeira trilha seu parachoque vai bater bem. Depois pra achar um novo na hora de revender será fogo. Mas, se voce pegar leve talvez ele sobreviva. A Altura vai ajudar bastante a salva-lo. rs... Na verdade, depende da trilha e da sua vontade de entrar com força nos obstaculos. (e da sorte...).

Abração!

Gui,

Utilizando lift de 2" com molas originais e instalando um parachoque como o da RC, será que a suspenão fica prejudicada? Sem guincho e sem trilhas pesadas será que mesmo assim posso ter problemas?

Eu estive pensando nessa possibilidade uma vez que vai sobrar tempo $$$ apenas para o parachoque. Lá pra frente (bem lá na frente) quando precisar trocar amortecedor e molas eu pretendo incluir o guincho na jogada.

gtavalanche
22/02/2013, 13:18
396441396445396447

Chuva
22/02/2013, 14:53
1 - Qual a medda dos offshocks que voce fechou??

2 - Meu carro está com aprox. 38 cm do chão, medindo do chão até a parte e baixo da saia preta da porta
com Lift + pneus uns 18 cm

3 - pega pequeno o local e bem escondido na parte de dentro, mesmo cortando o parachoque ou substituindo ele, esses pneus vão pegar um pouco na longarina.

- Se puder esticar o tempo $$$, pega o parachoque dianteiro com a RC.

Abração!

Pow brow.. valeu!!
Seguem as respostas:

1- Fechei as com +2", fora do padrão original, ou seja, não vou usar os calços do kit;
2- Medindo do chão até a parte e baixo da saia preta original do carro (bem perto da roda): dianteira: 26, traseira 28. Medi tb a alturam do cão até a caixa de roda: dianteira: 75,5, traseira: 74,5. Veja o seu e de o valor da diferença pra sabermos qto q sobe com o lift!!!
3- Pegando na longarina so qdo esterça até o final tudo bem!! O problema vai ser ficar pegando no parachoque.. qdo montar vou cortar..
4- eu bem q queria, mas se eu fizer isso, alem de ter q quebrar mais um cofrinho, agora o das crianças, minha mulher vai surtar. Ela até q curtui os pneus demais, achou irado, mas não entendeu pq eu ainda não coloquei.. ela não sabe da existencia do kit q nem vou usar.. q m.. kkkk

[ ]s

Chuva
22/02/2013, 14:57
396441396445396447

Avalanche meu heroi!! kkk

Cara, vou fazer o esquema do lift dianteiro com os offshox sim! tá fechado la com a Vanessa Weckda nolimits!!

E essas fotos são show demais.. acho q temos os mesmos gostos.. kkk eu comprei filme carbono 3d grosso pra envelopar as saias, os parachoques e as rodas da viatura.. tudo cinza escuro tb!! é bem baratinho e deve proteger um pouco os riscos. Já na lataria toda nao rola pq o preço do filme aumenta absurdamente para larguras maiores..

Nem copiei de vc bixo.. já tá no armário faz um mês... q comédia.. era exatamente assim que eu imaginava q ficaria!! kkkkk

[ ]s

gtavalanche
22/02/2013, 16:13
Avalanche meu heroi!! kkk

Cara, vou fazer o esquema do lift dianteiro com os offshox sim! tá fechado la com a Vanessa Weckda nolimits!!

E essas fotos são show demais.. acho q temos os mesmos gostos.. kkk eu comprei filme carbono 3d grosso pra envelopar as saias, os parachoques e as rodas da viatura.. tudo cinza escuro tb!! é bem baratinho e deve proteger um pouco os riscos. Já na lataria toda nao rola pq o preço do filme aumenta absurdamente para larguras maiores..

Nem copiei de vc bixo.. já tá no armário faz um mês... q comédia.. era exatamente assim que eu imaginava q ficaria!! kkkkk

[ ]s

Em relação ao amortecedor offshox espero que não tenhamos mais problemas com eles, estão me prometendo enviar no dia 1 de março um um jogo completo do FX5+2" adquiri os trazeiros e os dianteiros estão sendo trocados em garantida pois os que estão no meu carro estão estourados. Usei durante um ano, realmente proporciona um bom comportamento em estradas de terra em termos de desempenho acredito ser superior aos kayaba, ja a durabilidade acho que os kayaba devem durar mais porém se estourar já era...
Consegui deixar o carro com uma pegada mais cross country, pra acelerar em estradão, transpor terreno acidentado em velocidade, o offshox é eficiente neste tipo de uso, penso que por derivar de um projeto inicialmente concebido pra rali. Meu carro não tem nada de proteções só um pequeno peito de aço mantendo a leveza, está sem a barra estabilizadora inferior o que libera mais a suspenção pra trabalhar. Me disseram que houve uma ajuste no projeto deste amortecedor para aumentar a durabilidade vamos ver...

Qual a regulagem que vc pediu standart ou performance?

Chuva
22/02/2013, 16:25
pedi regulagem padrão igual ao original do carro. Não vou forçar e não queria q a suspensão dianteira ficasse socando muito duro nos buracos.

qto tempo vc está esperando chegar os da troca? pq a Vanessa me disse que tem em estoque.. talvez estejam "testando" seus amortecedores?

Os seus q estouraram eram padrão ou performance? Vc pediu mudança no modelo depois dos estouros?

[ ]

gtavalanche
22/02/2013, 16:57
Fiz o pedido pra eles esta semana, ta no prazo.....

Os que estouram eram standart, mas não se preocupe com isso instale e ponha a prova...

Chuva
22/02/2013, 17:53
Me disseram q so vao enviar depois do dia 01-03..

LFC
25/02/2013, 14:00
Medi no final de semana:
Eixo dianteiro: 25,5 cm
Eixo traseiro: 30,5 cm

gtavalanche
27/02/2013, 15:32
397754397755

Galera olha que GV inteira....

Chuva
27/02/2013, 17:06
397754397755

Galera olha que GV inteira....

kkk muito loco!

Uma é quase o negativo da outra!!

[ ]s

Chuva
27/02/2013, 17:08
Medi no final de semana:
Eixo dianteiro: 25,5 cm
Eixo traseiro: 30,5 cm

Oi LFC,

Não entendi de que parte do eixo vc tirou essas medidas. Não tem como vc medir daquela parte da lata ao lado das rodas? É aquela peça comprida entre rodas q parece um "estribo"

[ ]s

LFC
27/02/2013, 19:13
Oi LFC,

Não entendi de que parte do eixo vc tirou essas medidas. Não tem como vc medir daquela parte da lata ao lado das rodas? É aquela peça comprida entre rodas q parece um "estribo"

[ ]s

Eu medi como está lá no post 1, do aro até o acabamento do pára-lama.
Eu não tenho mais esse estribo, pois instalei um rockslider da Tecnotrilha.
Abs,
LFC

Chuva
28/02/2013, 06:34
Ok LFC!
Entendi, desculpe!
Eu estava medindo a altura final do chão! kkk
Assim q puder meço tb do aro até o acabto do para lama.

Quanto ao estribo, além do original abaixo das saias das portas, comprei meu carro ainda com um estribo BEPO (aaaa) adicional! Vou ter que arrancar tudo, certo?

[ ]s

LFC
28/02/2013, 11:30
Ok LFC!
Entendi, desculpe!
Eu estava medindo a altura final do chão! kkk
Assim q puder meço tb do aro até o acabto do para lama.

Quanto ao estribo, além do original abaixo das saias das portas, comprei meu carro ainda com um estribo BEPO (aaaa) adicional! Vou ter que arrancar tudo, certo?

[ ]s

Para mim, esse estribo só atrapalha. Mas se vc quer enfrentar trilhas, pense em algo para proteger a caixa de ar sob as portas. Dá uma olhada lá no tópico "Mais um Tracker para trilhas" e veja no youtube alguns vídeos de Tracker em trilhas. Essa parte do carro é muito frágil e fica muito exposta.
Abs,
LFC

Giovanni Morano
03/03/2013, 10:38
Grand Vitara(tracker)
- Amortecedores Dianteiro - Cofap Turbo gas
- Amortecedores Trazeiros - Cofap Turbo Gas - Omega Suprema
- Molas Dianteiras Originais
- Molas Trazeiras - Elche - Opala ( tirei o calço do lift rc4x4 duas polegadas, e botei de borracha de uma polegada, pq ficou muito alto, por conta que as molas do opala ja são mais altas)
- Kit Lift 2 - Rc4x4 -
- Proteções da New Track( peito de aço, protetor de caixa de transferencia e tanque)
- pneus 235 70 16 Coldway( direto de curitiba), realmente 50 50, com borrachas altas.
- Tirei a Barra estabilizadora
398379
Dificil acertar tudo isso, demorou bastante tempo, dizem que so o lift2 resolve, e existem inverdades ai, botei o lift 2, e o carro ficou com a dianteira mais alta, ninguem me avisou que era para trocar as molas trazeiras. Grande problema aqui em Fortaleza é alguem que saiba corrigir a alteração da cambagem, pois vc tem que ablongar o amortecedor dianteiro, se nao fica fechada, igual o Romario, com as pernas torta. Mas depois que acerta fica blz! outro carro.
Meu carro hoje nao encosta nada( so o giro de leve no fim do curso), o conforto é o mesmo, ja faz um ano com lift nunca quebrei nada na suspenção.

Andersonslz
12/03/2013, 16:45
Rapaz,

Abraços,

Olá Guicerqueira,

Quanto pagou nestas molas sob encomenda? A qualidade é boa mesmo? O assentamento na suspensão é o mesmo da original?
Estou em dúvida entre colocar uma uma mola do diesel ou V6 original usada (novas n existem mais), aumentar o tamanho do calço para 60 mm ou molas sob encomenda. A suspensão dianteira (lift 2'') cedeu e está 4cm mais baixa que a traseira.

Abc
Anderson

Chuva
12/03/2013, 16:51
oi Andersonslz,

Uma coisa que demorei para entender e talvez vc esteja com a informação errada tb.

Os meus calços de mola dianteiros tem 3,5cm + 0,5 cm (chanfro para encaixe superior no carro), ou seja, dão um total de 4cm de altura!! Só isso!

MAS, de final, após colocadas, deram mais de 2 polegadas de altura! Deram aproximadamente 6cm de altura a mais na dianteira.
Acredito que isso se deva a compressão da mola, que não é proporcionalmente ajustada como imaginamos.

Sem eu colocar os parachoques de aço, acho q esse calço deveria ter uns 3,5cm no máximo, para dar os ~5,4cm de altura na frente, ou 2", e ficar exatamente como a traseira, com cravados 2". Ou seja, meu carro está com 2cm a mais na dianteira! Besteira, mas informativo.

Se vc colocar um calço de 6cm, SE CONSEGUIR encaixar, deve ultrapassar fácil a casa dos 8 cm de altura..

Espero que ajude

[ ]

LFC
12/03/2013, 17:11
Olá Guicerqueira,

Quanto pagou nestas molas sob encomenda? A qualidade é boa mesmo? O assentamento na suspensão é o mesmo da original?
Estou em dúvida entre colocar uma uma mola do diesel ou V6 original usada (novas n existem mais), aumentar o tamanho do calço para 60 mm ou molas sob encomenda. A suspensão dianteira (lift 2'') cedeu e está 4cm mais baixa que a traseira.

Abc
Anderson

Não sei bem como vc mediu, mas no meu carro (post 73) a dianteira é mais baixa 5 cm (deve ceder um pouco com o tempo). É normal a dianteira ser mais baixa.
Abs,
LFC

Andersonslz
12/03/2013, 17:29
Obrigado pela informação Chuva, concerteza ajuda. Então, estou ciente deste tamanho do calço, inclusive medi com paquímetro e deu esta medida de 3,5 cm mesmo. Realmente o ganho de altura foi bem maior que 2'' na dianteira. Depois que coloquei, creio que pelo fato das minhas molas originais estarem cansadas, a frente cedeu. Coloquei mais um calço de borracha (pneu de trator) de uns 2,5 cm no lugar do orginal para compensar e mesmo assim ainda está 4 cm mais baixo que a traseira (kit suprema). Sem este calço de borracha estaria bem pior, creio que as minhas molas realmente não prestam mais. Outra coisa que é fato após fazermos o lift com a troca dos amortecedores, é que depois de amaciados, eles sempre cedem um pouco.

Andersonslz
12/03/2013, 17:37
LFC, eu medi a altura nas extremidades dianteira e traseira da longarina. Então, a dianteira é mais baixa mesmo, mas gostaria de manter em no máximo 2cm esta diferença.

Abc

LFC
12/03/2013, 19:09
LFC, eu medi a altura nas extremidades dianteira e traseira da longarina. Então, a dianteira é mais baixa mesmo, mas gostaria de manter em no máximo 2cm esta diferença.

Abc

Há algumas coisas que vc tem que ficar atento se for subir mais a dianteira: (i) homocinéticas (estude sobre o drop kit do diferencial); (ii) bieletas (pode-se usar um calço na barra); (iii) curso do amortecedor; e (iv) cambagem.
Sobre esses 2 últimos: (a) em geral o calço na mola abre o amortecedor e o calço na torre do amortecedor o fecha o mesmo tanto, daí que aumentar o calço pode afetar o curso; (b) tem que ver se a cambagem já não está no limite. Essas duas questões eu não sei se são, de fato, questões, sempre tive essas dúvidas.
Espero que tenha êxito.
Abs,
LFC

Andersonslz
14/03/2013, 07:27
Há algumas coisas que vc tem que ficar atento se for subir mais a dianteira: (i) homocinéticas (estude sobre o drop kit do diferencial); (ii) bieletas (pode-se usar um calço na barra); (iii) curso do amortecedor; e (iv) cambagem.
Sobre esses 2 últimos: (a) em geral o calço na mola abre o amortecedor e o calço na torre do amortecedor o fecha o mesmo tanto, daí que aumentar o calço pode afetar o curso; (b) tem que ver se a cambagem já não está no limite. Essas duas questões eu não sei se são, de fato, questões, sempre tive essas dúvidas.
Espero que tenha êxito.
Abs,
LFC

LFC, concerteza estas questões que levantou precisam ser avaliadas. Quanto as bieletas, eu não uso mais a barra. Amortecedor e cambagem so arriscando pra ver como fica... Agora as homocinéticas, estas me preocupam bastante, pois quando instalei o lift 2", as duas coifas rasgaram no primeiro mês, sinal de que as homo estavam trabalhando em posição forçada e aumentar esse esforço, pode ser crucial.
Vou por as molas do V6, mas as originais suzuki (usadas), só que não tem mais na Suzucar e manter os mesmos calços. Relato aqui os resultados, quando conseguir achar as molas...

Abc

Chuva
17/03/2013, 11:05
Padrão de postagem.

LIFT - > 2"

- Parachoque original
- Sem guincho
- Calços de mola RC4x4
- Molas Originais
- Amortecedores off-shox fx5 + 2" tradicional
- Altura da ponta superior da roda original até a caixa de roda: 30,5 cm
- Altura do chão até a caixa de roda: 87 cm

- Parachoque original
- Molas com 10 cm a mais para finalizar 2" adicionais compradas na RC 4x4 (não sei modelo)
- Amortecedores TurboGás Cofap Suprema Gbl 1024
- Altura da ponta superior da roda original até a caixa de roda: 29 cm
- Altura do chão até a caixa de roda: 85,5 cm

Antes:
401003

Depois:
401004

gtavalanche
22/03/2013, 17:47
Galera contribuindo com algumas fotos....
402051402052402053402054

Guicerqueira
10/04/2013, 22:03
Opa pessoal, eu estava de férias e deixei alguns posts direcionados a mim sem resposta. Desculpem a falha, mas férias são férias e se eu ligasse o computador a patroa virava um 4x4 e passava por cima de mim.

Mal cheguei e já me meti numa trilhazinha linda aqui no Rio. Trilha Ponte Bela. Segue algumas fotos.

Aproveito e deixo a dica. Meu pneu saiu do talão em uma erosão quando o pneu entortou naturalmente na parede lateral. Eu estava com 20 libras. Na próxima vou usar 25 libras como recomendado por um amigo meu Jipeiro com anos de experiência em erosões. Trocar o pneu dentro de uma erosão sem lift não é mole. Uso 235/70 R16 da BF Goodrich MUD.

Nessa trilha ainda reboquei uma L200 de Furnas que estava a horas presa em uma erosão com um time de verificação das torres de energia.

405315405316405317405318

mas.marco
11/04/2013, 16:28
Trilha Ponte Bela.

Onde é? Em MG?

LFC
11/04/2013, 19:23
Fica na região da usina de Ribeirão das Lages, São João Marcos, Rio Claro, Serra das Araras. A subida é por Itaguaí, acho.
Guicerqueira: vc foi com o Clóvis do Jipe Clube do RJ? Ele relatou na lista do Yahoo que a trilha é difícil e perigosa.
Abs,
LFC

Guicerqueira
03/09/2013, 23:19
Fica na região da usina de Ribeirão das Lages, São João Marcos, Rio Claro, Serra das Araras. A subida é por Itaguaí, acho.
Guicerqueira: vc foi com o Clóvis do Jipe Clube do RJ? Ele relatou na lista do Yahoo que a trilha é difícil e perigosa.
Abs,
LFC

Isso mesmo LFC, desculpe a demora. A trilha foi essa mesmo feita com o Clóvis. Ela é perigosa mesmo, principalmente em dias molhados porque a estrada é estreita e escorregadia, as chances de descer do barranco se a chuva apertar é grande. Com um carro preparado e um jipeiro cauteloso é tranquilo. Mas, naquela ocasião estávamos avaliando levar um povo grande e teriam muitos jipeiros sem carros preparados e com pouca experiência. Ai a responsabilidade é grande para o organizador, que no caso era o Clóvis.

Abraços,

Fabiano Lang
20/02/2014, 23:57
Boa noite pessoal;
Segue abaixo as modificações feitas em meu Grand Vitara.
- Lift 2" Suspensão
- Body Lift 4" Carroceria
- Molas e amortecedores dianteiros originais
- Molas Traseiras são as dianteiras do Opala 4cc com DH
- Amortecedores traseiros Omega Suprema (GBL 1024 TurboGás)
- Pneus Dunlop Grandtrek MT2 265/75 R16
- Espaçadores AVM 32mm
A altura da mesma depois de modificada em relação ao modelo original ficou 221mm mais alta medindo do centro do roda, ou 281mm medindo do chão.
Como a minha intenção era somente modificar para dar um visual mais agressivo na viatura não fiz mais modificações, mas fiquei bem contente com os resultados.
Abraços
452172452173452174452175

Chuva
21/02/2014, 06:51
Oi Fabiano, muito legala sua viatura!!! Show

Pintou as rodas com o que? tinta ou plástico? lixou antes, qtas demãos, tinta de funilaria ou colorgin? que cor (preto fosco, preto semi brilho, preto brilhante)? vc q fez ou mandou fazer? Pintou o centro, parafusos, ou deixou como detalhe?

É que to querendo mexer nas minhas, dando uma reformada na garagem msm..

Vlw

Fabiano Lang
21/02/2014, 08:39
Oi Fabiano, muito legala sua viatura!!! Show

Pintou as rodas com o que? tinta ou plástico? lixou antes, qtas demãos, tinta de funilaria ou colorgin? que cor (preto fosco, preto semi brilho, preto brilhante)? vc q fez ou mandou fazer? Pintou o centro, parafusos, ou deixou como detalhe?

É que to querendo mexer nas minhas, dando uma reformada na garagem msm..

Vlw

Bom dia
As rodas foram pintadas com preto vinílico da Wanda (preto fosco), essa tinta é um primer utilizado em cromados frisos e vidros, ela tem uma aderência excelente só a resistência fica um pouco a desejar se comparado ao PU mas eu sempre utilizei ela e nunca me deu problema com relação a descascar ou coisas do gênero. A preparação para a pintura foi a básica, tirar e lixar até matar o brilho, aconselho a usar uma lixa soft, vai facilitar bastante o teu trabalho. Dei uma primeira mão bem fininha e mais umas duas mais carregadas para a pintura ficar parelha. A pintura das rodas foram feitas por mim, aliás, tudo o que foi feito nela foi eu que fiz. O centro onde tem a tampa cromada e os parafusos eu deixei do jeito que eram.
Não tem estresse para fazer isso, se tiver um compressor, uma pistola e as tintas fica super tranquilo para fazer.
Abraço

Chuva
21/02/2014, 08:42
Blz. Brigadao!!

Abç

Fabiano Lang
21/02/2014, 09:02
De nada:concordo:
Abraço

Ramonseijo
28/02/2014, 15:33
Olá amigos.
Acabei de adquirir uma Tracker 08/09. Aquele sonho que todos já tivemos um dia de ter um 4x4, e agora está realizado. A viatura está zerada. Bacaninha para ajustar da minha forma!! Como uma boa maioria, já lí uma boa parte do posts várias vezes, com muitas coisas assimiladas e outras nem tanto, pela falta de experiência no assunto. Dúvida do carro já foi resolvida pelos Foruns, e até agora estou apaixonado pelo carro... E o pior, minha namorada está gostando mais do carro do que eu. Acho que agora ela está comigo por interesse. hehe O kit de Lift também definido com muita ajuda do Blog e também do meu mecânico e agora novo parceirão. Agora vem a receita dos pneus.
Para não poluir demais esse tópico com perguntas respondidas mas que eu (pela minha ignorância) posso não ter entendido, notei que tenho dois colegas com algo muito parecido com o que quero fazer.

Chuva e Guicerqueira, queria mandar um PVT para vocês, mas como estou com cadastro novo no Forum, não consigo. Queria tirar umas dúvidas sobre o projeto de vocês? Como posso falar diretamente com vcs?
Abraços e boas trilhas para todos.

Chuva
01/03/2014, 17:32
Oi Ramon,

Eu fiz um tópico chamado "Aos poucos, mas vou começar..". De uma procurada por la que tem quase tudo..

Se tiver duvida ainda use o chuv@ig.com.br.

Bem vindo a brincadeira e parabens pela viatura!!

[ ]

Ramonseijo
05/03/2014, 18:33
Chuva,
Te mandei email comentando minha dúvida... Vamos nos falando, e logo mais coloca as fotos do antes e depois, com os comentários das dúvidas que tive e as soluções encontradas.
Abraços

Rotta 57
08/01/2015, 12:32
Olá pessoal, talvez este tópico não seja o mais adequado para o assunto, mas preciso de ajuda ou dica para um problema na minha Tracker. Já faz 01 mês que tem um “chiado” no motor. Fui até uma concessionária Chevrolet e o mecânico disse após colocar um “fone de ouvido” para escutar o barulho que o problema é o rolamento que toca a correia do alternador, bomba d’água e ar condicionado. Disse também que a correia esta resecada e precisa ser trocada. Falou da necessidade também da troca da correia da hélice. Custo da brincadeira: Correia $319,00 + Tensor da correia para o rolamento $2.156,00 + 01 rolamento $958,00 + correia da hélice $206,00 + mão de obra $... ou seja, quase $4,0 mil. Desde já agradeço se alguém já teve esta experiência para confirmar se é isso mesmo ou se parte disso é conversa de mecânico de concessionária. Obrigado.

Grand Vinicius
08/01/2015, 12:45
Amigo, não sei se seu problema é esse mesmo. Mas faça esse orçamento fora da concessionária e veja a diferença de preço.

Rotta 57
09/01/2015, 09:49
Obrigado pela dica Vinicius, já estou providenciando outros orçamentos fora de concessionária.
Abraço.

wchaves
09/01/2015, 12:21
Olá pessoal, talvez este tópico não seja o mais adequado para o assunto, mas preciso de ajuda ou dica para um problema na minha Tracker. Já faz 01 mês que tem um “chiado” no motor. Fui até uma concessionária Chevrolet e o mecânico disse após colocar um “fone de ouvido” para escutar o barulho que o problema é o rolamento que toca a correia do alternador, bomba d’água e ar condicionado. Disse também que a correia esta resecada e precisa ser trocada. Falou da necessidade também da troca da correia da hélice. Custo da brincadeira: Correia $319,00 + Tensor da correia para o rolamento $2.156,00 + 01 rolamento $958,00 + correia da hélice $206,00 + mão de obra $... ou seja, quase $4,0 mil. Desde já agradeço se alguém já teve esta experiência para confirmar se é isso mesmo ou se parte disso é conversa de mecânico de concessionária. Obrigado.

Caro, não vai na destes caras não, estas peças que você citou custam na Suzucar: 276,00 o apoio, 552,00 o tensor, 72,00 a correia grande e 48 a correia pequena. Outra alternativa para o tensor e o apoio é a troca somente dos rolamentos, que é o que geralmente ocasiona problemas, fiz isto esta semana, comentei no tópico "Peças substritutas...Tracker/grand vitara, dá uma olhada lá, tem até fotos e os códigos dos rolamentos, gastei apenas R$ 30,00 com os rolamentos e ficou perfeito.

Rotta 57
10/01/2015, 13:03
Wchaves, muitíssimo obrigado pelas dicas e tua atenção. Já estou correndo atrás das peças e também um mecânico aqui em Goiânia pra fazer a troca. Estou vendo a correia e o rolamento na Suzucar. Forte abraço.

Rotta 57
28/01/2015, 11:57
Caro, não vai na destes caras não, estas peças que você citou custam na Suzucar: 276,00 o apoio, 552,00 o tensor, 72,00 a correia grande e 48 a correia pequena. Outra alternativa para o tensor e o apoio é a troca somente dos rolamentos, que é o que geralmente ocasiona problemas, fiz isto esta semana, comentei no tópico "Peças substritutas...Tracker/grand vitara, dá uma olhada lá, tem até fotos e os códigos dos rolamentos, gastei apenas R$ 30,00 com os rolamentos e ficou perfeito.

Muitíssimo obrigado wchaves, tuas dicas foram muito importantes e me salvaram da concessionária. O LFC Tb ajudou. Minha Tracker esta funcionando beleza. Comprei as peças na Suzucar total de $912,00. Mão de obra mecânico para trocar Polia/Tensor da Correia, + Polia de Apoio e a Correia Maior R$70,00. Custo total R$982,00 contra os quase R$ 4,0mil que a concessionária GM queria cobrar. Abraço.

marcelcn
06/02/2015, 17:53
Fala galera. Aqui está a minha Tracker 08/08 com lift de 7'' by Daniel Simon. O carro está muito bom pra rodar e fazer trilha. Futuramente vou trocar os pneus por 265/75 16r (é isso mesmo né?). Por enquanto ele vai ficar com essa cara de skate, como diz o Daniel.

492162492163492164

André Bussade
23/02/2015, 01:59
Excelente!!

Fiquei com o Tracker do meu pai motor Mazda 122.000km, filé e deixei em Niterói na casa da minha irmã...

Bom, chegou a hora de fazer acontecer a mudança que planejava e transformar num jipe para trazer aqui para MT! Onde vc fez?

Grande abraço!

Pessoal,

LIFT - > 2"

- Guincho 9.000 libras
- Calços da RC4x4
- Molas Originais

- Molas de Opala ECHE 07

Fotos das medições:
390990390991

raphael.albrecht
23/02/2015, 10:25
493651

Olá amigos. Mostrando o primeiro upgrade da minha GV. Lift 2 polegadas com pneus Colossus MUD. Ficou exelente.

Abraços

Portug@
23/02/2015, 20:35
493651

Olá amigos. Mostrando o primeiro upgrade da minha GV. Lift 2 polegadas com pneus Colossus MUD. Ficou exelente.

Abraços

Tá lindo o GV

Parabéns

Portug@
23/02/2015, 20:47
Aproveitei que fui alinhar e tirei essa foto medindo na longarina entre as portas.

http://i59.tinypic.com/np47yt.jpg

http://i57.tinypic.com/rusks3.jpg

Abs

DiêgoÁxel
02/03/2015, 23:59
494244
Lift de suspensão básico de 1" e pneus HT 235/70.
Pretendo em breve trocar as molas traseiras pelas molas dianteiras do opala e substituir os amortecedores pelos glb1024.

caionapoli
08/06/2015, 12:15
Oi pessoal.
Sou novo no 4x4brasil mas acompanho a bastante tempo e os fóruns me ajudaram muito!!!!
Segue algumas fotos da minha GV com:
- Dianteira Lift 2" RC 4X4
- Traseira Molas RC 4X4 + Amortecedores Suprema
- Bieletas feitas com Material mais resistente (não estouraram mais)
- Pneus VJ900 da Colossus 235x60x16 (maiores que um original por conta da altura dos gomos, 2cm)

Em breve farei um up grade e postarei fotos...

Abs