PDA

Ver Versão Completa : = = Eixos para JPX Montez = =



gvogetta
10/09/2005, 20:06
Caros Companheiros,


Gostaria neste tópico de saber que soluções a comunidade Joteira tem adotado para substituir os eixos originais Carraro dos JPX. Eu mesmo estou em vias de mexer novamente nos meus eixos (já adaptados - um misto de Dana 44 e Carraro)

Muitos usuários possuem JPX com novos motores (MWM, Maxion, Toyota e outros), para os quais os eixos Carraro se mostram muito "reduzidos" fazendo com que a viatura fique "amarrada" e perca desempenho especialmente em viagens longas ou deslocamentos em estradas.

Eis então a oportunidade de trocarmos experiências a respeito desse assunto.

Saudações a todos,

Carlos Lima
11/09/2005, 00:39
Carraro né ... fazer o quê ?????

Marcelo R. A. da Cunha
12/09/2005, 13:10
Getulio

Estou rodando com os Dana 44 no meu desde o inicio de 2004 e ja ate ajudei outras pessoas a colocarem em seus J's, eu aconselho pois estou super satisfeito com o desempenho, o carro ficou otimo na estrada e um monstro nas trilhas.

rgds

Celsogvs
14/09/2005, 10:36
Getulio, assim como voce eu coloquei motor Maxion 2.5 no meu jota, como o carro ficou muito preso optei por trocar caixa e eixos. A caixa foi clark 260F e eixos dana da rural.

Pra voce ter ideia, estou de férias 8) (agora em Uruaçu-GO) e já rodei +- 3.000 km com o jota usando esses eixos e nada tenho a reclamar.

Meu jota faz 11 km por litro na estrada e chega facil a 120 km, alem de ter melhorado muito a estabilidade.

[]´s querendo ajuda.

Andrejur
14/09/2005, 19:43
Salve Getulio.
Eixos de rural(dana 44), relação do diferencial 47x11(4.27:1),
traseiro com semi-eixos flutuantes, freios a disco nas quatro.
Realmente é outra viatura tanto na estrada como nas trilhas.
Já estou pensando em fazer nova modificação nos eixos:
Kit de semi-eixos traseiro flutuante da Ensimec com bloqueio do diferencial Full Lock fase IV e dianteiro com homocinéticas da Toyota Bandeirante.

Abs.

André/Niterói/RJ
Guaiamu

gvogetta
19/09/2005, 00:47
Getulio

Estou rodando com os Dana 44 no meu desde o inicio de 2004 e ja ate ajudei outras pessoas a colocarem em seus J's, eu aconselho pois estou super satisfeito com o desempenho, o carro ficou otimo na estrada e um monstro nas trilhas.

rgds

Marcelo,

Seu Dana 44 é de Rural ou de CJ (o vulgo "canela grossa")?

Marcelo R. A. da Cunha
19/09/2005, 20:47
Getulio

São de F-75 canela grossa, sendo que o traseiro tem a bitola reduzida para a mesma medida do dianteiro com o kit completo da Ensimec (Bengalas + Bloqueio).

se precisar de qualquer ajuda pode me ligar

rgds

Andrejur
19/09/2005, 21:32
Marcelo.
Seus freios dianteiros são de disco sólido ou ventilado?
Pergunto porque os discos ventilados aumentaram a bitola dos meus em +/- 10cm.

Abs.

André/Niterói/RJ
Guaiamu

ricardolm
20/09/2005, 09:03
Ola Getulio, bele?

Eu nao estou conseguindo votar (acho que ja acabou :pensativo: ) mas os meus eixos sao carraro.

[]s

Beto Lacerda
20/09/2005, 10:28
Salve Getulio.
Eixos de rural(dana 44), relação do diferencial 47x11(4.27:1),
traseiro com semi-eixos flutuantes, freios a disco nas quatro.
Realmente é outra viatura tanto na estrada como nas trilhas.
Já estou pensando em fazer nova modificação nos eixos:
Kit de semi-eixos traseiro flutuante da Ensimec com bloqueio do diferencial Full Lock fase IV e dianteiro com homocinéticas da Toyota Bandeirante.

Abs.

André/Niterói/RJ
Guaiamu
x2 :concordo:
[]'s

gvogetta
25/09/2005, 17:40
Ola Getulio, bele?

Eu nao estou conseguindo votar (acho que ja acabou :pensativo: ) mas os meus eixos sao carraro.

[]s

Ricardo,

Estranho :pensativo:

A enquete foi criada sem tempo limite, então deveria ser possível votar a qualquer tempo, a não ser que o usuário já tenha votado...

Revisei a enquete hoje e tudo estava Ok. Gostaria que tentassem novamente.

Saudações,

ninrod
25/09/2005, 17:55
Salve Galera!

Sou novo por aqui e logo de cara passei aqui pelo fórum dos JPX e vi esta pesquisa. Meus eixos são os originais da Carraro e o meu Jota está com o motor original XUD 9 também.

[]'s

gvogetta
25/09/2005, 20:08
Getulio

São de F-75 canela grossa, sendo que o traseiro tem a bitola reduzida para a mesma medida do dianteiro com o kit completo da Ensimec (Bengalas + Bloqueio).

se precisar de qualquer ajuda pode me ligar

rgds

Caro Marcelo,

Gostaria que postasse aqui algo mais sobre sua adaptação dos Eixos Dana 44 de F-75, algo com a descrição geral do que foi feito, medidas e, se possível, com algumas imagens do processo e do resultado final, bem como suas impressões quanto ao desempenho do conjunto.

Vi algumas fotos do seu Jota em seu álbum pessoal e seu curso de suspensão me pareceu muito bom, por isso gostaria de mais detalhes. Além de mim, que estou para mudar o arranjo dos meus eixos (atualmente um Híbrido de Dana 44 de Rural com Carraro) há outras pessoas interessadas que poderiam se beneficiar das informações.

Um abraço,

manolo
28/09/2005, 21:23
getulio, se vc for modificar seus eixos parta colocar o dana inteiro. eu compro seu hibridos.

tá feita a proposta.

abraços

Marcelo R. A. da Cunha
03/10/2005, 11:37
Getulio

São de F-75 canela grossa, sendo que o traseiro tem a bitola reduzida para a mesma medida do dianteiro com o kit completo da Ensimec (Bengalas + Bloqueio).

se precisar de qualquer ajuda pode me ligar

rgds

Caro Marcelo,

Gostaria que postasse aqui algo mais sobre sua adaptação dos Eixos Dana 44 de F-75, algo com a descrição geral do que foi feito, medidas e, se possível, com algumas imagens do processo e do resultado final, bem como suas impressões quanto ao desempenho do conjunto.

Vi algumas fotos do seu Jota em seu álbum pessoal e seu curso de suspensão me pareceu muito bom, por isso gostaria de mais detalhes. Além de mim, que estou para mudar o arranjo dos meus eixos (atualmente um Híbrido de Dana 44 de Rural com Carraro) há outras pessoas interessadas que poderiam se beneficiar das informações.

Um abraço,

Getulio

Desculpe-me pela demora, mais essa semana que passou foi F@#% :evil: aqui no trabalho, essa semana ainda vou postar uma resposta sobre o assunto.

rgds

gvogetta
07/10/2005, 22:47
getulio, se vc for modificar seus eixos parta colocar o dana inteiro. eu compro seu hibridos.

tá feita a proposta.

abraços

Manolo,

Se quiser, estou vendendo o traseiro, quebrado :mrgreen:

Brecinho de brimo: :wink:

Saudações,

Mourão GP
08/10/2005, 07:13
Agora posso votar, pois já revisamos os eixos e estão bons e vão permanecer Carraro; ou por enquanto. 8)

Mourão GP
18/10/2005, 19:17
Alguem saberia me dizer quais as medidas(comprimento) dos eixos do jpx e os Dana44,rural,f75 ? Estou pensando em partir logo p/ um desses dana 44!

Andrejur
19/10/2005, 00:14
São as seguintes bitolas(centro a centro de roda):

Eixos Carraro JPX, dianteiro e traseiro: 1,38 m(original);
Eixos Dana 44 Rural, dianteiro e traseiro: 1,46m (original);
Eixo Dana 44 F75 dianteiro: 1,46 m (Original);
Eixo Dana 44 F75 traseiro: 1,56 m (original).

As rodas, pneus e freios podem alterar a bitola para mais ou para menos.
Se for usar freio a disco ventilado na dianteira(aconselhável), a bitola aumentará cerca de 8 cms por conta da largura dos discos.

André/Niterói/RJ
Guaiamu(jpx/eixos rural/motor mwm 2,8

Mourão GP
20/10/2005, 13:56
Valeu André! Vc tem fotos das adaptações dos seus eixos?

Andrejur
20/10/2005, 23:48
Ainda não tenho fotos especificamente dos eixos.
Mas, estou adaptando um novo eixo traseiro de F75 para substituir o de rural. A carcaça deve ficar pronta até o próximo sábado. SE te interessar posso postar aqui umas fotos da carcaça bruta( eixo de f75 com as mesas e suportes da suspensão do Jota.

Abs.

André/Niterói/RJ
Guaiamu

gvogetta
22/10/2005, 14:28
Ainda não tenho fotos especificamente dos eixos.
Mas, estou adaptando um novo eixo traseiro de F75 para substituir o de rural. A carcaça deve ficar pronta até o próximo sábado. SE te interessar posso postar aqui umas fotos da carcaça bruta( eixo de f75 com as mesas e suportes da suspensão do Jota.

Abs.

André/Niterói/RJ
Guaiamu

Seria muito interessante postar algumas imagens. Uma dúvida que persiste é o porquê da opção do eixo traseiro da F-75: por conta da bitola mais larga ou do bloqueio original dela?

Saudações,

Andrejur
23/10/2005, 21:48
Salve Getulio.

As fotos virão com certeza. A carcaça está quase pronta. O torneiro esqueceu um pequeno detalhe e teve que acertar...
Depois que for pintado eu posto aqui as fotos.
A opção pelo eixo da F75 se dá por 2 motivos:
1) O Kit de freio a disco ventilado, aumenta 8 cms na bitola no eixo dianteiro, por isso acompanha um par de espaçadores c/ 4cms para igualar o eixo traseiro. SE vc optar por não utilizá-los o eixo traseiro de rural ficará menor nessa proporção. Se usá-los as rodas traseiras rodarão fora do centro dos rolamentos e, possivelmente, haverá desgaste prematuro. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...
Como o eixo traseiro da F75 é maior em 10 cms, fica sobrando 2 cms para acertar no off-set das rodas ou deixar assim mesmo.
2) A bola do diferencial traseiro da Rural é mais no centro do eixo e o da F75 + afastado do centro. Quando vc for adaptar o suporte do triângulo traseiro no eixo de rural este coincidirá com a bola do diferencial e vc terá que aumentar a altura desse suporte para sobreposto à bola do diferencial, como fez o companheiro Celso de MG. No eixo da F75, o suporte de fixação do triângulo ficará mais na lateral da bolota, portanto mais + baixo, possibilitando maior articulação da suspensão.

Abs.

André/Niterói/RJ
Guaiamu

Celsogvs
24/10/2005, 15:49
PessoALL, como disse o André, estou usando os eixos da rural, porem o freio a disco dianteiro não é ventilado, com isso não tive o problema de bitolas diferentes.

Veja foto do eixo traseiro.

[]'s

Celsogvs
24/10/2005, 15:56
Veja como ficou o jota.

manolo
25/10/2005, 19:50
o que quebrou nos seu eixos?
outra coisa, mesmo quebrado me interessa sim! dependendo do defeito.

já tenho as bolas do dana e a relação 47x11 vc me mandou algumas fotos, agora se possível fale mais alguma coisa sobre a adaptação em sí!

o gustavo da mgl aui do rio já está pensando nesta adaptação que eu quero fazer1

valeu

manolo

gvogetta
27/10/2005, 20:27
o que quebrou nos seu eixos?
outra coisa, mesmo quebrado me interessa sim! dependendo do defeito.

já tenho as bolas do dana e a relação 47x11 vc me mandou algumas fotos, agora se possível fale mais alguma coisa sobre a adaptação em sí!

o gustavo da mgl aui do rio já está pensando nesta adaptação que eu quero fazer1

valeu

manolo

Caro Manolo

No meu eixo traseiro quebrou a carcaça do eixo e a da bola do diferencial, que era uma Dana 44 de Rural adaptada nos tubos do Carraro (soldada). Só que o serviço de solda não foi muito bem executado e acabou cedendo, exatamente na junção, que enfraquecida, se partiu em 2 lugares e detonou a bola do diferencial, querbando também parte do tubo, próximo ao suporte do triângulo traseiro, tudo isso de uma hora para outra e numa situação em que quase não havia esforço sobre o eixo...

A carcaça do eixo ficou inutiulizada assim como a carcaça da bola... Depois de aberto o eixo todo, constatou-se que estão empenadas as bengalas. Só sobrou a relação em si (satélites e coroa/pinhão) e por enquanto não vou vendê-los pois acho que vou utilizá-los em outra adaptação que estou fazendo, desta vez num eixo Dana 44 de Jeep Ford. Como devo trocar o eixo dianteiro também, logo poderemos conversar, se ele te interessar.

Saudações,

Andrejur
27/10/2005, 20:45
Segue as fotos da carcaça de eixo traseiro de F75 adaptado para JPX.
Pretendo usar com o Kit flutuante da Ensimec + Bloqueio.
Quando estiver rodando vou vender meu eixo diferencial Dana 44, 19 estrias(Rural) com as bengalas flutuantes em aço SAE 4340, sem os freios.

Abs.

André/Niterói/RJ
Guaiamu

Adilson Mancebo
10/11/2005, 10:18
Meu J está com eixos Carraro, pois está todo original.
Adilson

gvogetta
12/11/2005, 15:29
Segue as fotos da carcaça de eixo traseiro de F75 adaptado para JPX.
Pretendo usar com o Kit flutuante da Ensimec + Bloqueio.
Quando estiver rodando vou vender meu eixo diferencial Dana 44, 19 estrias(Rural) com as bengalas flutuantes em aço SAE 4340, sem os freios.



Caro André,

Muito boas as fotos. Só não entendi o que é aquela estrutura acima da bola do diferencial que marquei na foto, especialmente aquele orifício (seta verde) :oops:

Saudações,

Andrejur
17/11/2005, 11:19
Segue as fotos da carcaça de eixo traseiro de F75 adaptado para JPX.
Pretendo usar com o Kit flutuante da Ensimec + Bloqueio.
Quando estiver rodando vou vender meu eixo diferencial Dana 44, 19 estrias(Rural) com as bengalas flutuantes em aço SAE 4340, sem os freios.



Caro André,

Muito boas as fotos. Só não entendi o que é aquela estrutura acima da bola do diferencial que marquei na foto, especialmente aquele orifício (seta verde) :oops:

Saudações,Salve Getulio.

Desculpe a demora, não tinha visto sua mensagem.
A estrutura sobre a bolota do diferencial c/ o orifício cônico é suporte do terminal do triângulo.
Nos eixos traseiros da F75 e Rural, o centro da bitola onde será fixado o terminal do triângulo coincide com a bola do diferencial, sendo que na F75 essa coincidência fica atenuado pela descentralização da bola, mas não há como fixar o terminal sem um suporte sobreposto. No eixo traseiro da Rural o suporte do triângulo tende a ser + alto(vide o do companheiro Celso de BH).
Nos eixos do Willys, não existe essa coincidência uma vez que o mesmo é parecido com o do JPX, ou seja, a bolota do diferencial é bem descentralizada.

Abs.

André/Niteroi/RJ
Guaiamu
( Disse o Cebolinha: Fola o Laluim, Salve o Sacy Pelelê!!!!!!!!)

Leonardo Pereira Llopart
30/12/2005, 16:11
Srs.

Como ficariam os cardãs no eixo da F75? a inclinação lateral não atrapalhariam seu funcionamento, já que são mais centralizados que os Carraro?
Coloquei um Maxion + cx Clark original Jpx, mas com os eixos Carraro esta muito reduzido, no máximo 100Km, e com muito barulho.
Tirando a adaptação dos suportes (triangulos, molas e amortecedores), que mais é necessário para adapatação?

Abraço,

Andrejur
02/01/2006, 00:26
Salve Leonardo.
Os eixos cardãs terão que ser alongados ou encurtados, salvo se a luva permitir o ajuste de tamanho.
Além dos suportes nas carcaças(triângulo, molas, amortecedores e os TIRANTES) terão que ser adaptados os freios dianteiros e traseiros. No meu caso usei os Kits Super B. Disc.
A redução do diferencial(Coroa&Pinhão) tem que ser de acordo com o diâmetro dos pneus.
Pneus maiores=relação+curta, Pneus menores=relação+longa.

Abs.

André de Jesus Silva
JPW Guaiamu

Martin Melcop
02/01/2006, 08:25
ANdré,

vc já vendeu os seu eixos antigos???

Andrejur
02/01/2006, 15:15
Martin.
Só tenho o traseiro, mas está desmontado e com a Coroa& Pinhão moídos. Sobraram a carcaça, caixa de satélites, semi-eixos e sistema de freios.

Abs.

André de Jesus Silva
JPW Guaiamu

Martin Melcop
02/01/2006, 15:24
Vamos conversar André

Leonardo Pereira Llopart
02/01/2006, 19:43
Salve Leonardo.
Os eixos cardãs terão que ser alongados ou encurtados, salvo se a luva permitir o ajuste de tamanho.
Além dos suportes nas carcaças(triângulo, molas, amortecedores e os TIRANTES) terão que ser adaptados os freios dianteiros e traseiros. No meu caso usei os Kits Super B. Disc.
A redução do diferencial(Coroa&Pinhão) tem que ser de acordo com o diâmetro dos pneus.
Pneus maiores=relação+curta, Pneus menores=relação+longa.

Abs.

André de Jesus Silva
JPW Guaiamu

Valeu André!

Pedi uma cotação para fabricação de nova relação para os Carraro, também vou fazer um teste com pneus 35" para ver qual a melhora, no momento estou com 31".
Mas sinceramente acho que vou acabar substituindo os eixos pelos da F75.
Alguém tem uma média de quanto se gasta para compra/adaptação?

Abraço,

gvogetta
27/01/2006, 00:24
Salve Leonardo.
Os eixos cardãs terão que ser alongados ou encurtados, salvo se a luva permitir o ajuste de tamanho.
Além dos suportes nas carcaças(triângulo, molas, amortecedores e os TIRANTES) terão que ser adaptados os freios dianteiros e traseiros. No meu caso usei os Kits Super B. Disc.
A redução do diferencial(Coroa&Pinhão) tem que ser de acordo com o diâmetro dos pneus.
Pneus maiores=relação+curta, Pneus menores=relação+longa.

Abs.

André de Jesus Silva
JPW Guaiamu

Valeu André!

Pedi uma cotação para fabricação de nova relação para os Carraro, também vou fazer um teste com pneus 35" para ver qual a melhora, no momento estou com 31".
Mas sinceramente acho que vou acabar substituindo os eixos pelos da F75.
Alguém tem uma média de quanto se gasta para compra/adaptação?

Abraço,


Caro Leonardo,

Para uma empreita dessas o custo irá variar bastante, especialmente em relação à mão-de-obra. De material creio que gaste uns 2 mil nos eixos, sem kits de freio a disco e mais uns 600,00 de MO. Se mexer com os freios colocando disco nos dois eixos pode chutar aí mais uns 1600,00 só de material.

Saudações,

Leonardo Pereira Llopart
27/01/2006, 09:35
Valeu Getulio!

Ja me organizei para começar semana que vem.

Sds

Martin Melcop
27/01/2006, 10:09
Alguem sabe o valor das bitolas do Jota, do CJ e da F75?

mnishio
31/01/2006, 01:27
Olá Amios do J.

O meu Jota esta recebendo novos eixos, serão os a toyota hilux e quem esta fazendo a adaptação é o toninho da Murari. Devo pegar o carro amanhã, espero que fique bom pois é uma brincadeira cara :(

Enfim, com a troca dos eixos, os pneus ficaram quase umas 2" para fora! será que eu vou ter problemas com a polícia rodoviária? alguém ja trocou aquelas pecas de plásico que rodeia o pneu por outras mais largas? Alguém sabe onde eu poderia encontrá-las?

Devido a troca, agora tenho um par de eixos originais para tirar peças para venda, se alguém tiver interesse... e só entrar em contato! Claro que nem todas as peças estão 100%, afinal de contas o eixo é usado, mas ai conversamos para tentarmos chegar a um precinho bom.

Celsogvs
31/01/2006, 11:23
mnishio, eu também tive este problema após trocar os eixos originais por eixos de rural.

A solução foi colocar polainas de lata.

Veja na foto como ficou.

[]'s

Marcelo R. A. da Cunha
31/01/2006, 12:39
OU

EM FIBRA

gvogetta
31/01/2006, 22:39
Alguem sabe o valor das bitolas do Jota, do CJ e da F75?

Caro Martin et All:


BITOLAS

JPX = 1,38 m
Jeep Cj = 1,32 m
Rural = 1,47 m
F-75 (traseiro, que é mais largo) = 1,56 m

Saudações,

mnishio
31/01/2006, 23:45
Celso, Marcelo, obrigado pelas respostas...

Acho que o negócio e confeccionar novas polainas mesmo, vou tentar fazer as de lata, acho que qualquer funileiro da conta!!??

Valeu,
Nishio

Mourão GP
01/02/2006, 22:47
Mnishio, faça em borracha;não quebra, não amassa;não tem cheiro, não solta as tir........Fiz as minhas por r$200 e ficaram boas.Já fiz umas 3 trilhas apertadas e não soltaram. :D Depois vou tirar outras fotos e postar.As minhas tem 7 cm de largura.

mnishio
02/02/2006, 01:00
Opa, Beleza Glauco?

Ideia legal! mas como é isso? tem algum profissional especializado nisso? ou você simplesmente comprou a borracha e cortou?

Abraço,
Nishio

kaducrema
02/02/2006, 16:53
Galera,

Estou acompanhando o tópico para me auxiliar numa eventual troca do motor. Mas como não conheço muito de mecânica, tive algumas dúvidas:
1) Existe eixo dianteiro original da F-75 de 30 dentes (canela grossa) com roda livre automática ou só adaptação? Se existir, quando saiu e onde encontro? Senão, como adaptar?
2) Como fica a dirigibilidade do JPX com eixo traseiro F-75 (canela grossa) flutuante + kit Ensimec Bloqueio do diferencial Full Lock Fase IV?
3) Vale a pena colocar freio a disco ventilado? O Kit Ensimec já vem com esse item?

Abraço,

Beto
22/06/2006, 19:15
Marcelo, fala mais sobre seu jpx.

Como ficaram os eixos, pode ser de hilux de qq. ano?

E o conjunto de cambio e redução? Posta umas fotos, passa como foi a construção e oq. vc. achou do resultado.

Até mais.

hytalo
21/05/2007, 12:49
Getulio, assim como voce eu coloquei motor Maxion 2.5 no meu jota, como o carro ficou muito preso optei por trocar caixa e eixos. A caixa foi clark 260F e eixos dana da rural.

Pra voce ter ideia, estou de férias 8) (agora em Uruaçu-GO) e já rodei +- 3.000 km com o jota usando esses eixos e nada tenho a reclamar.

Meu jota faz 11 km por litro na estrada e chega facil a 120 km, alem de ter melhorado muito a estabilidade.

[]´s querendo ajuda.
celso,
qual é a relação de coroa e pinhão dos teus eixos? eu pergunto pq eu comprei dois eixos da f75 mas a relação é 8/43 ou selja dá 5.37:1 e f75 e rural num a mesma coisa?

hytalo
21/05/2007, 12:59
Salve Getulio.
Eixos de rural(dana 44), relação do diferencial 47x11(4.27:1),
traseiro com semi-eixos flutuantes, freios a disco nas quatro.
Realmente é outra viatura tanto na estrada como nas trilhas.
Já estou pensando em fazer nova modificação nos eixos:
Kit de semi-eixos traseiro flutuante da Ensimec com bloqueio do diferencial Full Lock fase IV e dianteiro com homocinéticas da Toyota Bandeirante.

Abs.

André/Niterói/RJ
Guaiamu
pois é andré,
eu perguntei à outro num foro sobre qual a relação dos eixos dele da rural, pq eu tenho dois eixos da f-75 mas a relação deles é 44x8(5.35:1) rural e f-75 num é a mesma coisa não? ou existe varios tipos de relações para o mesmo eixo? eu achava que só existia duas relaçoes para este tipo de eixo 8/43 e 9/44! tira ai estas minhas duvidas, se exist é possivel eu colocar a relação 47/11 nos meus eixos?

Ademar Ferracioli
21/05/2007, 14:25
So para ajudar segue abaixo uma tabela, retirada aqui mesmo do forum,

todas as relações são facimente instaladas nos eixos dana 44,

mas tambem tem o diferencial dana 44-c, (troller, ranger, s10 etc) cujas dimensões de coroa e pinhão são diferentes, nao serve no dana 44.

AS RELAÇOES DISPONIVEIS PARA DANA 44 SÃO:
- 2,27:1(49/18 )
- 2,87:1(43/15 )
- 3,07:1(43/14 )
- 3,31:1(43/13 )
- 3,54:1(46/13 )
- 3,73:1(41/11 )
- 3,92:1(47/12 )
- 4,09:1(45/11 )
- 4,27:1(47/11 )
- 4,55:1(50/11 )
- 4,89:1(44/ 9 )
- 5,38:1(43/ 8 )
- 5,89:1(53/ 9 )

ALGUMAS DESTAS NAO FORAM FABRICADAS PELA DANA NO BRASIL, MAS A MAIORIA FOI.



Ademar
jotamarelo94
Bsb

Andrejur
21/05/2007, 18:21
Salve Getulio.
Conforme o companheiro acima respondeu, umas das vantagens do eixo dana 44 é a variedade de relações.
As relações dos eixos de rural e f75 muitas vezes são diferentes sendo as + comuns 43x8(igual a do Jota), 44x9. Para quem fez trocou o motor para MWM ou Maxion, como nós, as opções são 47x11( a mesma da S10/Blazer) mas o eixo é diferente, Dana 44C). Outra boa opção seria a 45x11(4,09) + fácil de achar(Itamaraty).
Qualquer coisa é só falar...

Abs.

Salviano
22/05/2007, 09:37
Bom Dia a todos!

O meu J cabdupla está com 41 x 10 e andando muito.

Sds.
Salviano

dalmo cruz torres
24/07/2008, 02:30
Pessoal, para reavivar o tópico; Qual mecânico que prepara os eixos da Rural/F-75 para ser colocado no JPX?

gvogetta
01/08/2008, 01:43
Pessoal, para reavivar o tópico; Qual mecânico que prepara os eixos da Rural/F-75 para ser colocado no JPX?

Olá Dalmo,

Qualquer bom mecânico ou torneiro acostumado a adaptações é capaz de fazê-lo. A traseira é bem mais fácil. Na dianteira tem que haver maior critério por conta dos munhões. No meu caso criei um híbrido: bola e tubos Dana 44 com munhões originais do JPX (bem mais reforçados). Até agora está perfeito...

Se for partir para algo do gênero, aproveite e instale freio a disco atrás. Vale cada centavo investido. Melhora muito a eficiência de frenagem...

Abraço,

tadeubatista
05/08/2008, 19:00
Amigo Marcelo e amantes do J, Acabo de entrar nesse forum. Coloquei motor GM gasolina 6cc e o diferencial trazeiro quebrou, preciso trocar os dois, pretendo colocar o da rural. Sabem onde encontro? Conhecem mecânico bom aqui no DF?

Andrejur
06/08/2008, 00:09
Amigo Marcelo e amantes do J, Acabo de entrar nesse forum. Coloquei motor GM gasolina 6cc e o diferencial trazeiro quebrou, preciso trocar os dois, pretendo colocar o da rural. Sabem onde encontro? Conhecem mecânico bom aqui no DF?

Vc está usando a relação original 43x8? Se tiver fica curto demais e quebra mesmo por causa do torque do motor. Troque para 41x10 ou troque os diferenciais.

Abs.