PDA

Ver Versão Completa : Diesel X Cambio automático

V8
10/09/2005, 19:54
Alguem sabe me dizer se é possivel adaptar um motor MWM 4.2 Diesel em uma silverado que tinha o motor original V8 Gasolina mantendo-se o Cambio automático???

Se for possível, poderiam me explicar como podem ser feitas as adaptações? O que vai ser necessário?

Um abraço, Flavio

Edintruder
10/09/2005, 20:51
É possível. O que tem que ser estudado é o acoplamento do motor na caixa e do conversor de torque no volante do motor. Melhor ainda pois o v8 original tem quase a mesma rotação de trabalho que o MWM 4.2, porém o foot down deve ser estudado e regulado para evitar reduções de marcha fora da capacidade de giro do motor, que no MWM é menor.

V8
10/09/2005, 21:01
Obrigado Edintruder...

Boa noticia essa possibilidade da adaptação... e obrigado pelas dicas...

Será que eh complicado essa regulagem do footdown?

Um abraço,
Flavio

Luca
11/09/2005, 14:06
O que tem que ser estudado é o acoplamento do motor na caixa e do conversor de torque no volante do motor.
Sorry Edintruder. Acho que é um pouco mais complicado do que o simples acoplamento do motor na carcaça do conversor. Esta é somente a parte de instalação. Tem a parte de funcionamento, dinâmica.
Via de regra as relações de marchas não são equivalentes. Toda motorização diesel utiliza relações mais curtas nas marchas baixas, e relações mais longas nas marchas mais altas, do que uma motorização equivalente a gasolina. Como exemplo pode comparar as relações da Ranger diesel x gasolina, S10 diesel x gasolina. Assim, no caso apresentado pelo Flávio, provavelmente o conversor de torque vai ficar patinando um montão na arrancada (mais que um projeto equilibrado) para conpensar a falta de redução nas marchas mais baixas. Quando chegar nas marchas mais altas o motor vai ficar em giro elevado não dando desempenho devido ao veículo. Vai ficar amarradão.
Flávio V8, aconselho você a estudar cuidadosamente as relações de marcha do conversor, e verificar se são compatíveis com a relação de marcha de um câmbio anteriormente aplicado á uma motorização que se utilize de MWM 4.2 (acho que é o da F250, né?).
[]´s

Edintruder
11/09/2005, 21:09
provavelmente o conversor de torque vai ficar patinando um montão na arrancada

Sorry Luca. O conversor de torque patinará como em qualquer situação. Quando o motor atingir a rpm necessária para "endurecer" o conversor, as rodas passarão a patinar tanto em motor Diesel ou Gasolina, o que estamos referindo é uma caixa original de motor V8 onde a rpm de lenta é idêntica a um Diesel e a rpm de potência máxima é atingida perto do giro de corte da bomba injetora de um motor diesel. O que pode-se fazer é colocar um diferencial mais reduzido caso a primeira fique sem força como esperado. Já foi feito em Pelotas onde eu vi um Landau automático rodando com um Perquins e um serviço equivalente foi relatado aqui no fórum no ano passado.
Só para esclarecer, o único atrito existente no conversor de torque é o retentor do óleo, portanto desgaste zero em caso de patinadas. O único senão é o consumo de combustível que aumenta nessa situação.

V8
11/09/2005, 23:45
Obrigado Amigos... Vou atentar para esses detalhes...

Voces tem alguma sugestão do lugar que eu devo procurar pra fazer essas adaptaçoes mantendo o cambio automático?

O MWM 4.2 eh o das F250 e das Silverados nacionais tambem...

Um abraço,
Flavio

Wallace
12/09/2005, 12:41
Sorry Luca. O conversor de torque patinará como em qualquer situação. Quando o motor atingir a rpm necessária para "endurecer" o conversor, as rodas passarão a patinar tanto em motor Diesel ou Gasolina, o que estamos referindo é uma caixa original de motor V8 onde a rpm de lenta é idêntica a um Diesel e a rpm de potência máxima é atingida perto do giro de corte da bomba injetora de um motor diesel. O que pode-se fazer é colocar um diferencial mais reduzido caso a primeira fique sem força como esperado. Já foi feito em Pelotas onde eu vi um Landau automático rodando com um Perquins e um serviço equivalente foi relatado aqui no fórum no ano passado.
Só para esclarecer, o único atrito existente no conversor de torque é o retentor do óleo, portanto desgaste zero em caso de patinadas. O único senão é o consumo de combustível que aumenta nessa situação.Tem que atentar que não é somente o problema do conversor.
Todo o resto da transmissão como as valvulas são preparadas para a curva de torque do motor original.
Assim outras coisas para considerar para fazer direito.

ramiro_eli
12/09/2005, 13:09
Outros detalhes a serem levados em consideração:
O cambio tem gerênciamento eletrônico? (se sim, ele é gerenciado pelo módulo do motor original?)
O cambio utiliza a leitura de vácuo no sistema de admisão do motor p/ a troca de marchas? (os motores diesel não possuem vácuo no sistema de admisão)

Impossível não é...mas tem um monte de detalhes a serem estudados com atenção!

O ideal seria consultar alguma oficina ou alguem que tenha bastante experiência na área. :concordo:

V8
12/09/2005, 23:36
Obrigado pelas dicas Amigos...

Voces sugerem alguma oficina em que eu possa fazer a conversão?

Um abraço,
Flavio

Eriksom Teixeira Lima
13/09/2005, 00:08
Flavio

Há algumas informações certas, outras erradas: não vem ao caso dizer quais são.

Não há qualquer problema entre motores a diesel e caixas automáticas: todas elas têm regulagem para combinar curva de torque e troca de marchas. Regulagens simples ou dificeis. Na minha Dodge Ram é um simples parafuso. A minha está regulada para meu jeito de dirigir: poderia ser para outro.

Primeira coisa a saber (eu não conheço a sua): qual é a caixa automática que você tem?

Eriksom

lucas felipe
21/09/2005, 21:20
Bom aproveitando o tópico...

Gostaria de saber se dá para adaptar um câmbio 3m automático do landau em um motor
4.1 mpfi injetado ???

Vlw ae :D :concordo:

Torquatto
04/08/2018, 18:59
Quero manter o mesmo câmbio automático em uma Explorer 92 4x2 automática analógico 4ald quero saber se não é preciso ter um sensor de posição do pedal do acelerador e do sensor de rotação?

Torquatto
04/08/2018, 19:01
Vou usar o motor 4.2 mwm sprint da f250 igual ao do mencionado no post será possível?