Conectar

Ver Versão Completa : Motor GM151 com outro motor de arranque.

Marcos ET
21/01/2013, 16:26
PessoALL, velha história, e toneladas de conversas sobre os intermináveis problemas com o motor de arranque do opala (seja 4 ou 6cil), resolvi abrir um novo tópico para discutir uma ideia que tive sobre como adaptar um outro motor de arranque neste velho motor, através de uma flange.

Sei que tem uma galera que indica a ótima opção de trocar capa-seca, volante e embreagem, tudo para usar o motor de arranque da C-10, mas para quem não está afim de trocar tudo isso, vou apresentar minha ideia, vejam:

O motor de arranque do Opala tem fixação no Bloco, com três parafusos que ficam na vertical, dois deles junto na frente e um preso ao bloco por uma peça em forma de "L", enquanto que a maioria dos arranques possui dois parafusos que ficam na horizontal.

Por conta disso, imaginei uma peça em forma de paralelepípedo, em alumínio, com dois furos de fixação vertical (para fixar a flange ao bloco do motor), e dois furos de fixação horizontal (para fixar o motor de arranque na flange).

A grosso modo, fiz um desenho (tosco) de como seria a peça, e gostaria de saber se algum amigo já fez algo parecido.

No momento, estou pensando em usar o motor de arranque do Chevrolet Corsa, mas já vi os do VW FOX, que parecem ter caixa de redução, e são bem mais fortes...390939

Para quem não se lembra, usamos o motor de arranque de um Corsa 1.0 para virar o Geórgia OHC do Jeep e ficou fantástico!

Grande abraço!

KitiU.
21/01/2013, 17:13
Dae Marcos,

Estive procurando uma solução para meu motor de partida, o meu não é dos melhores e já gastei muito arrumando ele e limpando...

Em várias pesquisas encontrei esse, e tive oportunidade de ver ao vivo seu funcionamento...

::::: SDMOTORSPORTS ::::: (http://www.sdmotorsports.com.br/produto.php?id=396)

Só tem um detalhe, por falta de capricho, mesmo tendo acesso ao MP, não sei se ele da certo no motor opala com a capa seca original, pois dizem só dar certo na capa seca da c10, o que muda não sei... e o que vi ao vivo foi em um engesa que tem capa seca da c10....

O que você acha, será que da certo no opala com capa seca original???

Marcos ET
21/01/2013, 22:43
O que você acha, será que da certo no opala com capa seca original???

Kitiu, este link que vc me mostrou parece até um motor de arranque com um "paralelepípedo" com furos, igual a flange que eu pensei...

Pela posição dos furos (na vertical), acho que cabe na capa seca do opala... estive olhando o motor de arranque da C.10 e ele também fica fixo com parafusos na horizontal, igual a maioria dos arranques...

Veja a foto:

391049391050

O motor de Opala, original (que estamos cansados de segurar na mão, toda vez que temos que mandar arrumar), é assim:

391051

...então, este que você postou, parece ter os mesmos furos de fixação do opala original, bem diferentes da C.10:

391052

A minha idéia é confeccionar um focinho quadrado igual a este que você mostrou, porém com furação na lateral, para fixar o motor de arranque, que pode ser do Corsa ou do Fox... o que você acha?

Grande abraço!

marciorank@gmail.com
21/01/2013, 22:46
PessoALL, velha história, e toneladas de conversas sobre os intermináveis problemas com o motor de arranque do opala (seja 4 ou 6cil), resolvi abrir um novo tópico para discutir uma ideia que tive sobre como adaptar um outro motor de arranque neste velho motor, através de uma flange.

Sei que tem uma galera que indica a ótima opção de trocar capa-seca, volante e embreagem, tudo para usar o motor de arranque da C-10, mas para quem não está afim de trocar tudo isso, vou apresentar minha ideia, vejam:

O motor de arranque do Opala tem fixação no Bloco, com três parafusos que ficam na vertical, dois deles junto na frente e um preso ao bloco por uma peça em forma de "L", enquanto que a maioria dos arranques possui dois parafusos que ficam na horizontal.

Por conta disso, imaginei uma peça em forma de paralelepípedo, em alumínio, com dois furos de fixação vertical (para fixar a flange ao bloco do motor), e dois furos de fixação horizontal (para fixar o motor de arranque na flange).

A grosso modo, fiz um desenho (tosco) de como seria a peça, e gostaria de saber se algum amigo já fez algo parecido.

No momento, estou pensando em usar o motor de arranque do Chevrolet Corsa, mas já vi os do VW FOX, que parecem ter caixa de redução, e são bem mais fortes...390939

Para quem não se lembra, usamos o motor de arranque de um Corsa 1.0 para virar o Geórgia OHC do Jeep e ficou fantástico!

Grande abraço!
fala ai amigo;
tambem tenho interese neste projeto,
acompanhando o topico

Marcos ET
21/01/2013, 23:08
...entao, pessoALL, vamos fazer um esforço conjunto? Eu estou mesmo disposto a concluir este projeto, mas preciso da ajuda dos amigos que puderem tirar as medidas do focinho do motor de arranque original do opala... eu necessito das medidas entre os furos de fixação no bloco, o diametro do "circulo" do focinho (aquele circulo que fica em ressalto, na base do focinho do motor de arranque), e o tamanho do deslocamento da engrenagem do bendix para fora do focinho.

Eu não tenho ferramentas de medição aqui comigo, e também não tenho um motor de arranque do opala para medir... se eu conseguir, já irei providenciando, mas se os amigos puderem ajudar, então a ideia é eu ter a medidas para fazer a flange, e depois colocar a peça pronta aqui no fórum para os amigos aposentarem de vez esta PORCARIA de motor de arranque...

Dei uma melhorada no desenho, pra ficar mais fácil de entender:

391064

Dic3
22/01/2013, 09:22
Eu ja corri muito atras disso e ja tive exatamente essa mesma ideia, mas me deparei no seguinte problema: Achar um motor que arranque que projete a engrenagem o suficiente para passar pela flange e chegar lá na cremalheira. Alguem ja viu um arranque que projete a engrenagem tanto assim?

fugger
22/01/2013, 09:34
Sinceridade, acho que é reinventar a roda.
Esse aqui é pnp e não é mais caro que os arranques original usados anunciados no ML

Chevrolet Corvette 5 7L 350 V8 1992 1996 Starter | eBay (http://www.ebay.com/itm/CHEVROLET-CORVETTE-5-7L-350-V8-1992-1996-STARTER-/250898495367?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3a6ab73787&vxp=mtr)

Está na minha lista de (futuros) presentes pro jeep.

[]´s

Dic3
22/01/2013, 09:54
Porra Fugger valorizei hein! hahaha

fugger
22/01/2013, 09:58
Porra Fugger valorizei hein! hahaha

Sou assim cara, mato a cobra e mosto o pau!!! :odedo:

[]´s

Marcos ET
22/01/2013, 10:59
...Alguem ja viu um arranque que projete a engrenagem tanto assim?

Dic3, eu também já pensei nisso, e minha conclusão foi tentar a montagem da flange de maneira que o motor de arranque fique para frente da flange, e não acoplado nos fundos dela... ou seja, se você olhasse para o motor de arranque no lugar, instalado, não veria os parafusos, pois estes estariam virados na direção do voltante do motor.

Fugger, eu conheço este motor de arranque, ele é fantástico! ele é tao forte que dá até a impressão de que nem precisaríamos mais do motor de opala para andar de jeep, rodando apenas com este motor elétrico! kkk mas a solução que eu estou tentando aqui, é justamente para tornar acessível à maioria, uma saída relativamente rápida e fácil de se fazer... motor de Corsa nós encontramos aos montes nos FVs da vida... os de Corvette, até hoje, eu só vi um... e o dono teve que importar! se fosse tão fácil encontrar um arranque destes, sem ter que recorrer às importações, eu nem ficaria quebrando a cabeça...

gde ´[]!

fugger
22/01/2013, 11:05
Marcos

Na ponta do lápis esse importado sai barato. São USD150 motor + frete.
Imagine que pagará importo de 100%, são então US300. Convertido sairia na pior das hipóteses menos de Lt$700 por uma coisa que vc não vai se incomodar nunca mais.

No ML os caras tão pedindo Lt$350 por um arranque de opala usado... :shock:

[]´s

Dic3
22/01/2013, 11:07
Sou assim cara, mato a cobra e mosto o pau!!! :odedo:

[]´s

Sai pra la!!!!!

Dic3
22/01/2013, 11:11
Marcos

Na ponta do lápis esse importado sai barato. São USD150 motor + frete.
Imagine que pagará importo de 100%, são então US300. Convertido sairia na pior das hipóteses menos de Lt$700 por uma coisa que vc não vai se incomodar nunca mais.

No ML os caras tão pedindo Lt$350 por um arranque de opala usado... :shock:

[]´s

Acho que nao chega a tudo isso, pelo que vi sao U$75,00 + U$16,00 de frete.

Da uns R$200,00 com frete + 32 ave marias pra nao cair na receita ahahhaah

fugger
22/01/2013, 11:14
Ouçam a diferença no porcão albino aqui do fórum

MOTOR SILVERADO 1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=OFsaQwcgasc)

Dic, o frete é USD55, esse valor de 16 é lá.

[]´s

Marcos ET
22/01/2013, 11:50
...pow, vc tá matando meu gênio inventivo!

Mas ainda assim, um motor de arranque de Corsa, pelos FV daqui: R$ 75,00
Custo para confeccionar a flange em um "tarugo" de alumínio: R$ 220,00
Total : R$ 295,00
Total arranque do Corvette: R$ 650,00 (menos de R$ 700,00 - rs)
Diferença de valores: R$ 355,00

E com estes R$ 355,00 eu posso comprar várias caixas de remédio para dor de cabeça que esta adaptação pode me causar! kkk

Mas é claro, se fosse para optar pelos dois, sem considerar custo total, o tempo para receber, a lentidão da "Federal" para liberar a importação, o nosso péssimo serviço dos Correios, etc..., então era ARRANQUE do CORVETTE 100%! rs

Hoje completa dez dias que estou esperando o pessoal do Correios localizar um SEDEX enviado do RJ para o TO, com documentos importantes (inclusive um passaporte). Eles simplesmente não sabem onde está. Abrimos dois processos administrativos, duas reclamações na ouvidoria... e (coincidência!) hoje parece que as coisas voltaram a funcionar...

Quem estiver afim de acompanhar, basta rastrear e ver como são d-eficientes: SA496409118BR

jecaov8
22/01/2013, 21:50
motor de arranque tem que ser com planetaria, quando tinha ohc adaptei alguns ate se queimarem (corsa, palio...) pois o ohc quando enpaca é igual mula ,então achei o do fiat ideia que tem planetaria, é baratim no ML e encaixa do mesmo jeito que o palio, nunca mais o ohc empacou nem debaixo dagua quando encheu e explodiu, ai pus um opala 4cc e adaptei esse mesmo arranque, fiz o 4cc do zero e como estava na bancada foi facil fazer a flange isso ja faz um ano e nesse domingo fomos prum brejo onde a F mergulhou, saiu com dois guinchos embrenhada de mato e o arranque continuou firme e forte .

Dic3
23/01/2013, 09:28
Tem fotos da adaptacao do arranque do idea? Ou pelo menos uma luz no fim do tunel?

jecaov8
24/01/2013, 18:30
Tem fotos da adaptacao do arranque do idea? Ou pelo menos uma luz no fim do tunel?to fazendo a faxina e vo tira as foto

Marcos ET
24/01/2013, 18:45
...ai pus um opala 4cc e adaptei esse mesmo arranque (...) foi facil fazer a flange isso ja faz um ano e nesse domingo fomos prum brejo onde a F mergulhou, saiu com dois guinchos embrenhada de mato e o arranque continuou firme e forte .

HA! eu sabia!! sempre tem alguem que já "reinventou a roda" e ficou feliz com o resultado!! hehehe

Jecao, estou ansioso para ver como ficou sua adaptação!
Grande abraço!!!!

Dic3
25/01/2013, 11:06
to fazendo a faxina e vo tira as foto

Todos agradeceremos e muito!!!

jecaov8
25/01/2013, 20:47
vamos ver se entrou

juleymar73
26/01/2013, 00:07
Ficou muinto bom , boas fotos , estou com um GM 151 aqui gardado e falta o arranque , com certesa usarei essa versão.

Dodger
26/01/2013, 10:22
pô, o arranque do opalio é um josta mesmo. nunca vi mexer tanto em arranque quanto motor de opala.
amigos meus opaleiros sempre tem um no carro, outro de reserva no portamals e mais uns 3 desmontados em casa de reserva de peças.
aqui em casa fica um opala 74 de um primo, só que eu me lembre já vi ele montar e desmontar o arranque pelo menos 4 vezes em 2 anos...o pior é que ainda é caro de comprar e caro de peças, e sempre fica molengão, roda uns meses e dá pau, invariavelmente...ehehehe

o dos V8 Chevrolet americanos eu já vi que vendem e falam que serve no 6 cil nacional, como o do 6 e do 4 são compativeis logo deve servir no 4 cil do opaludo.

mas essa do flange em chapa de aço achei tranquilo demais de fazer. Parabens ao amigo que fez e postou as fotos mostrando o caminho das pedras pra quem tá de saco cheio de apanhar desse arranque maldito..ehehehe

já até salvei as fotos pra mostrar pros meus amigos aqui que sofrem com opala.

Dodger
26/01/2013, 11:32
Uma coisa que esquec de falar, compramos peças pra fazer um motr dodge V8 estes dias, tudo peça importada, quando chegou aqui as caixas, metade era feito na china, peça de fabricante americano mas feito na China, e tenho visto muita peça pra tud que é tipo de carro inclusive arranques, distribuidores, alternadores, etc, tudo peça paralela Chinesa e chegando aqui a preço de banana.
pode tentar ver se acha estes arranques feitos por lá, pq tenho visto arranques pra dodge e maverick V8, peças c hinessas e vendendo aqui no brasil na faixa dos 350 a 400 reais.

foto de peça que achei em site de vendas na China, num sei se é a peça cert, mas é pra chvrolet V8 americano
391986

fugger
28/01/2013, 09:43
vamos ver se entrou

Mas esse motor de arranque tem planetária? :pensativo:

[]´s

Dic3
28/01/2013, 09:45
Jecao, imensamente agradecido pelas fotos, muito obrigado mesmo amigo!

Dic3
28/01/2013, 09:49
Mas esse motor de arranque tem planetária? :pensativo:

[]´s

Certeza Fugger, reducao 6:1

jecaov8
28/01/2013, 09:49
ja apanhei tambem correndo atras de coisa original e "milagrosa" mas o cara que mexe com carro antigo tem que ser criativo e aprender coisas basicas como soldar e tornear "queres bem feito e a contento faça voce mesmo " e não morra na mão dos outros .

fugger
28/01/2013, 09:56
Certeza Fugger, reducao 6:1

Eu pensava que era esse outro modelo que tinha redução

Motor Aranque E-torq Punto, Idea ,strada, Palio . - R$ 230,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458237856-motor-aranque-e-torq-punto-idea-strada-palio--_JM)

[]´s

jecaov8
28/01/2013, 09:58
Jecao, imensamente agradecido pelas fotos, muito obrigado mesmo amigo!ok, a intenção é sempre ajudar .

Marcos ET
28/01/2013, 12:18
.. o cara que mexe com carro antigo tem que ser criativo e aprender coisas básicas

Falou tudo! Acho que é por isso que 50% da diversão de ter um jeep, é poder colocar os poucos neurônios que restam a tentar resolver nossos problemas ímpares com a criatividade que só "o cara que mexe com carro antigo" tem!

"queres bem feito e a contento faça voce mesmo " e não morra na mão dos outros .

...esta parte é importante, vou escrever para não esquecer! hehehe

Jecão, valeu mesmo, ficou 1.000% !!
[]'s

jecaov8
09/02/2013, 20:18
esse mesmo motor de arranque tambem suporta um 6cc

fugger
05/08/2013, 14:07
esse mesmo motor de arranque tambem suporta um 6cc

E a flange, saiu um desenho?

[]´s

jecaov8
08/08/2013, 19:50
E a flange, saiu um desenho?

[]´sto com ela fora425263

fugger
08/08/2013, 19:51
to com ela fora

Deu problema?
Vc chegou a fazer um desenho dela ou fez direto?

[]´s agradecidos

jecaov8
09/08/2013, 10:33
Deu problema?
Vc chegou a fazer um desenho dela ou fez direto?

[]´s agradecidos
to arrumando o câmbio, posicionei o arranque na situação estando o motor na bancada, foram aparecendo as ideias, comecei fazendo o furo na chapa, retirei o automatico e engrenei o bendix na cremalheira calçando firmemente o arranque pra ficar na melhor posição de engrenamento, cortei chapas furei e fixei no motor, fiz a união de tudo com pingos de solda, desmontei fixei na morsa de modo a manter a posição de tudo pois a solda definitiva repuxa, montei tudo no lugar pus a bateria e testei !

vavarusso
09/08/2013, 13:51
to com ela fora425263
Jecãovêoito, essa adaptador é pra qual motor arranque no GM151? Tô preguiçoso!!!

jecaov8
09/08/2013, 18:16
pg 2 post 21 ta tudo la

Bedran
10/08/2013, 08:29
Jecao, uso o arranque do GM 6cc no meu GM151. Ficou bom, pode ficar 2semanas parado que é só encostar que pega. Mas quando esta com o motor quente dá trabalho para pegar. Entao procurei o manual do opala de 1970. Lá esta escrito que o motor fica pesado quando quente e que, nessas condições, a partida deve ser dada com o pé atolado no acelerador. Entao faço isso e nao tenho problemas. No meu jeep, uso o motor de arranque do 6cc, ficou melhor que o original, mas ainda sim fica pesado e tem hora que parece que nao vai pegar, mas pega. Quando com muito barro, ja teve uma vez que a bateria arriou e nao pegou. Com o motor de arranque do Idea fica pesado para dar partida quando quente ou vai bem? Abraço.

jecaov8
10/08/2013, 09:29
o sistema de planetarias ou epicicloidal é um redutor muito potente usado na maioria dos sistemas eletricos e mecanicos de hoje fazendo com que se diminua o tamanho o peso e o consumo dos motores tanto eletricos como a combustão pois esse sistema multiplica o torque, até 95 eram usados arranques parrudos para motores diesel, a partir de então adotaram o redutor fazendo diminuir o tamanho de ambos mas a taxa de compressão do diesel não mudou pelo contrario sempre foi um motor pesado de se girar

adriano_alff
12/10/2013, 11:46
o sistema de planetarias ou epicicloidal é um redutor muito potente usado na maioria dos sistemas eletricos e mecanicos de hoje fazendo com que se diminua o tamanho o peso e o consumo dos motores tanto eletricos como a combustão pois esse sistema multiplica o torque, até 95 eram usados arranques parrudos para motores diesel, a partir de então adotaram o redutor fazendo diminuir o tamanho de ambos mas a taxa de compressão do diesel não mudou pelo contrario sempre foi um motor pesado de se girar

Caro jecaov8 tenho um opala e estou pondo nele um motor 6cc taxado pra alcool, sera que esse arranque vira esse motor, sera que o arranque esbarra em algum lugar no opala? Já estou cansado desse arranque do opala ele e muito problematico ja mandei o meu pro concerto 2 vezes e da um tempinho ele chora, olha que ele e de 6cc e eu uso no motor 4cc.
Grande abraço

fastback
12/12/2013, 13:37
Amigos, bom dia! Só pra confirmar, esse motor de partida usado pelo amigo Jecao é esse daqui??? Motor Partida Stilo, Montana, Corsa 1.8 8v 93374342 - R$ 150,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521087258-motor-partida-stilo-montana-corsa-18-8v-93374342-_JM)

Ví pelo código da peça numa das fotos, fiquei encucado com o lance de ter "GMB" no meio do código e lembrei que a Fiat e a GM compartilharam uns motores há uns tempos. rs Ou seja, esse motor de partida é do Stilo, Corsa, Astra e essa galerinha aí!
Jecao, será que voce nao consegue as medidas desse teu suporte?
Alguém aí sabe se esse motor aguenta o 6 cilindros?

Abração galera!
(mal vejo a hora de aposentar esse arranque safado do meu Opala! Isso porque ele é 4 cilindros com o motor de partida grande/Delco, que supostamente deveria durar "absurdos")

jecaov8
27/12/2013, 09:52
desmontei a f75, achei uma ranger sem motor e pus nela
http://www.youtube.com/watch?v=Dr8_xz2GOok&feature=youtu.be

fugger
29/09/2015, 10:18
Copiando...

Flange motor de arranque GM 1.8 código 93.374.342 no motor GM 151 (opala 4cil). Versão 1.000

[]´s

NiltonPedroso
18/12/2015, 10:03
jecão entre em contato nilton whatsap 1298213 2837 nilton_pedroso@yahoo.com.br problemas com motor de arranque opala

Marcos ET
09/08/2024, 15:30
https://www.youtube.com/watch?v=VN0YC95UP5g

Com uns ONZE anos de delay, voltei aqui para ver como estão as coisas... sim, eu aidna uso motor de arranque do opala... (embora de lá para cá eu ja tenha trocado de arranque umas cinco ou seis vezes).

Descobri recentemente aquele vídeo no youtube, cheguei lá através de um anúncio do Mercado Livre, sobre essa flange do motor de arranque do GM Vectra para o opala....

achei a flange muito parecida com aquela que o jecãoV8 postou láaaa em 2007...

A questão é... alguém tem os desenhos? as medidas?? rsrsrs

Dic3
09/08/2024, 15:50
https://www.youtube.com/watch?v=VN0YC95UP5g

Com uns ONZE anos de delay, voltei aqui para ver como estão as coisas... sim, eu aidna uso motor de arranque do opala... (embora de lá para cá eu ja tenha trocado de arranque umas cinco ou seis vezes).

Descobri recentemente aquele vídeo no youtube, cheguei lá através de um anúncio do Mercado Livre, sobre essa flange do motor de arranque do GM Vectra para o opala....

achei a flange muito parecida com aquela que o jecãoV8 postou láaaa em 2007...

A questão é... alguém tem os desenhos? as medidas?? rsrsrs

Cara, isso valia a pena a 11 anos atras. Hoje por 600 pila voce compra no mercado livre o arranque pronto com reduzida plug and play pro motor de opala, ja conheco uns 3 amigos que colocaram e nao se arrependem. outro amigo que tem auto eletrica ja instalou varios e é só elogios.
Eu contrui uma flange dessas e usei por alguns anos, era bom, mas acabei voltando pro original porque é muito mais forte. Se um dia o meu pifar vou correr pra esse pronto

Marcos ET
09/08/2024, 17:15
Cara, isso valia a pena a 11 anos atras. Hoje por 600 pila voce compra no mercado livre o arranque pronto com reduzida plug and play pro motor de opala

Uai... andei olhando no Mercado Livre, vi alguns, mas os valores estavam um pouco acima dos R$ 600,00... a "vantagem" que eu tinha era que ja havia encontrado um arranque do Vectra (mas não comprei), por isso estava atras dos desenhos pra cortar a chapa e montar...

Eu contrui uma flange dessas e usei por alguns anos, era bom, mas acabei voltando pro original porque é muito mais forte. Se um dia o meu pifar vou correr pra esse pronto

Você voltou ao 100% original??? rapaz... não consigo imaginar como isso pode valer a pena! desde que comecei a usar o motor de opala no meu jeep, eu já joguei ao menos uns dois ou três desses no lixo (Bosh, Wapsa, de 4cil e de 6cil), já comprei outros dois (além desses trÊs), e só na garagem da minha casa tenho dois no chão... o mais recente eu comprei esse ano... eu não aguento mais uma desgraça dessas na minha vida.. rsrsrsrsrs