PDA

Ver Versão Completa : Pivô da Cherokee Sport com regulagem de cambagem?



lbenedito
10/09/2005, 16:23
Alguém conhece? Alguém já usou? Após um daqueles "buracos" minha Cherokee ficou com a cambagem dianteira direita muito positiva. Quase no limite. Pesquisei na internet e encontrei diversos modelos destes pivots (ball-joint) com regulagem de cambagem. Será que funciona bem?

Wallace
10/09/2005, 21:55
A cambagem (ou abaulamento) no caso da Cherokee Sport, não tem regulagem.
Pode acertar trocando o que foi danificado.
É de cambagem mesmo do problema?
Lembrando que cambagem é a inclinação da roda quando se olha ela de frete ou de trás.
A convergencia é que tem regulagem.
Lembrando que convergencia é a inclinação da roda quando se olha de cima.

lbenedito
11/09/2005, 11:03
Então Wallace, é a cambagem mesmo o problema. Embora não esteja fora da especificação (+1 grau se não me engano como limite máximo), esta roda ficou diferente da outra. Foi como disse, um tremendo buraco no asfalto. Como faço rodízio regularmente não percebi se o desgaste do pneu está alterado. Existem no mercado norte americano diversos modelos destes pivôs (ball-joints) com regulagem para cambagem. Eles vêm com um mecanismo de regulagem e alguns até com uma escalinha onde se solta um parafuso e ajusta-se a inclinação vertical da roda. O meu receio é que esta regulagem se modifique facilmente com impactos, já que nossos asfaltos são bem ruins... Realmente no conjunto original não existe regulagem de cambagem, apenas se trocarmos a peça entortada (braço da suspensão se não me engano), mas fica bem caro...

Sandro Tannuri
11/09/2005, 17:23
Existem ball joints que compensam problemas de cambagem e caster nos D30 gringos, veja em http://madxj.com/MADXJ/technical/technicalfiles/ARadjustableBallJoints/adjustableballjoints.htm todos os detalhes.

Quando batemos em buracos geralmente a cambagem fica negativa, para ficar positiva e necesario que bata a lateral do pneu ou roda na guia(coisa de paulista, para o carioca e meio fio).

Abraços,

lbenedito
11/09/2005, 18:57
Obrigado Sandro. Desculpe a "mancada". Realmente caí num buraco e a cambagem ficou negativa, e não positiva como falei anteriormente. É justamente destes pivôs que estou falando. Vc tem alguma experiência? Sabe de alguém aqui em SP que mexe com isso? O que vc me aconselharia? Trocar as peças que se danificaram ou colocar um balljpoint destes. (Trata-se de uma Cherokee Sport 97/98).

Sandro Tannuri
11/09/2005, 21:07
O tubo longo do seu eixo empenou, não há peça a trocar e sim desempenar.
Existem muitas empresas que desempenam eixos, é muito comum acontecer com a Sprinter da Mercedes.
Não conheço ninguem em SP que faça, aqui no RJ ja estive em uma empresa que faz isso quando empenei o meu D30, como estava com 5 graus de cambagem negativa não teve jeito e acabei comprando um eixo num desmanche em SP e colocando um baita reforço no tubo longo.
O pessoal usa o "offset balljoint" para resolver problemas de caster em Wranglers e Cherokees levantados, para cambagem tambem funciona mas um tubo empenado vai tender a piorar com o tempo. O ideal seria voce desempenar o seu tubo e reforça-lo.
Se quando era perfeitamente reto o tubo empenou, imagina acertar o buraco de novo com ele ja empenado? Vai cada vez empenar mais.

Abraços,

lbenedito
11/09/2005, 22:11
Sandro, obrigado mais uma vez pelas dicas. Olhando atentamente o tubo longo do eixo, sem desmontá-lo, não dá para perceber nenhum empenamento. O que dá prá perceber é que o braço superior da suspensão, onde fica fixado o pivô superior D, aparentemente deu uma pequena "cedida", mas é uma peça de ferro fundido e o pessoal que mexe com suspensão não me deu nenhuma garantia de desempenamento, pois ela pode rachar, ou mesmo perder a resistência com o calor necessário. Porisso me interessei pelo offset balljoint.

Sandro Tannuri
11/09/2005, 22:38
Você se refere ao munhão interno, parece uma letra C onde em cada extremidade do C e preso um ball joint.
Se for isso é mais facil, basta troca-lo. Essa peça é soldada na ponta do tubo e não é facil troca-la mantendo cambagem e caster originais, se voce não achar quem saiba realmente troca-lo então será melhor simplesmente usar o offset balljoint. Mas saiba que a chance de uma peça empenada continuar empenando é grande.
Só para alinhar nosso vocabulario, os braços da suspensão são dispostos longitudinalmente ao veiculo e ligam o eixo ao monobloco.

Abraços,

lbenedito
11/09/2005, 22:55
Desculpe as "gafes". É que não sou do ramo, mas aprendo rápido. Entrei na sua página e vi que componentes de suspensão faz parte de seu "cotidiano" pois se eu não estiver equivocado, o ajuste do carro deve ser o segredo do sucesso no automobilismo. Aliás, parabéns pelas boas colocações conseguidas. A minha área de atuação profissional é outra: sou médico de família aqui em Sumaré, próximo a Campinas, mas gosto muito de carros e me considero um "curioso" de mecânica. Vou conversar novamente com o pessoal daqui da região que trabalha com suspensões/alinhamentos e ver se consigo resolver o meu problema. Abraços.

Sandro Tannuri
11/09/2005, 23:02
Dr,

Tenho uma dor na boca do estomago quando aperto, o que deve ser isso? :mrgreen:

Não peça desculpas, é para isso que serve o forum. Se precisar de um munhão interno eu tento achar meu eixo empenado e podemos tirar dele. Mas antes tente achar alguem que saiba troca-lo.

Abraços,

lbenedito
13/09/2005, 01:19
"Epigastralgias têm como etiologia freqüente as gastrites enantematosas erosivas colonizadas ou não por Helicobacter pylori" (risos!!!).
Obrigado mais uma vez, Sandro, pela gentileza. Vou ver por aqui o que é mais fácil para mim. Acredito que seja o offset balljoint. Se a melhor opção for a troca do munhão interno, entrarei em contato. A propósito, aproveitando os seus conhecimentos: Tem outra coisa no meu carro que está incomodando: o trac-lock do diferencial traseiro. Aparentemente os discos estão colando pois as curvas fechadas estão "quadradas" e com barulho. Dei uma olhada no manual e lá recomendam trocar o óleo do diferencial antes de trocar os discos da embreagem do trac-lock quando isto acontece. Só que o óleo recomendado custa muito caro. A última vez que cotei estava em torno de R$250,00 o litro e no diferencial, se não me engano vai 2,5 litros mais o aditivo específico para o trac-lock... Será que vc conhece um outro óleo similar, mais em conta para que eu possa fazer o teste? Agora uma suposição que pode ser um pouco maluca: Se os discos do trac-lock estiverem realmente gastos, seria possível apenas retirá-los ao invés de trocá-los? Com isto o diferencial teria o funcionamento de um diferencial normal, sem o trac-lock? (será que "viajei"? - será que alguém já tentou isso?)

Sandro Tannuri
13/09/2005, 09:57
Existe um oleo similar usado com sucesso pelo pessoal que frequenta o grupo Cherokee no yahoo grupos. Entre para o grupo e pesquise la.
Eu não uso mais os eixos originais ha algum tempo.
Entendi tudo da explicação. :parede:

Abraços,

Wallace
13/09/2005, 14:03
Tirar em principio não pode, tem que trocar.
Mas troque o óleo antes, e vai achar muiito mais barato que isso.

lbenedito
13/09/2005, 18:00
Valeu pela dica :palmas:
Já estou inscrito no grupo e com a especificação do óleo (Texaco multigear LS SAE 85W140). Só está difícil encontrá-lo aqui na minha região. Vou pesquisar agora no site do fabricante.

Wallace
14/09/2005, 12:52
Tem até uma troca de óleo da castrol na minha rua que tem este óleo!

Florestal
17/09/2005, 02:11
Nada como morar em SP...aqui em Rio Branco se bobear nem tem...

Não tem nem chokito branco no supermercado..vai ter esse óleo sim...ô se vai...

lbenedito
17/09/2005, 17:49
Tentei encomendar em um grande posto da Texaco daqui de Sumaré mas não consegui. Eles alegaram que este óleo tem pouca saída (!) e o fornecedor só vende de caixa de 24 Unidades de um litro e que prá eles não seria vantajoso. Me passaram o telefone de uma loja de Piracicaba. O preço ficaria entre R$ 13,00 o litro para levar ou R$ 20,00 para trocar o óleo lá... Vou obter mais informações de como seria esta troca. Talvez com o extrator a vácuo, sem abrir o diferencial, pois se abrir tem que vedar novamente com vedante de silicone, pelo que sei. Esta semana vou procurar em Campinas. Em tempo: o 0800 da Texaco mudou para 0800-212233, mas mesmo ligando em horário comercial a resposta automática informa que estão fora do horário de atendimento...