Ver Versão Completa : Gasolina com 25% de álcool + motores Suzuki = bomba relógio?
Guidotin
21/01/2013, 15:38
Olá a todos,
Essa semana, ao que parece, o governo resolveu puxar mais um pouquinho nosso tapete:
Folha de S.Paulo - Mercado - Quantidade de etanol na gasolina subir para 25%, diz ANP - 17/01/2013 (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1216277-anp-confirma-aumento-da-quantidade-de-alcool-na-gasolina-para-25.shtml)
Possuímos um Jimny à gasolina, e desde antes já me preocupava com a qualidade da gasolina brasileira. Agora, considerando que a cada 4 litros de gasolina você coloca no motor 1 litro de álcool (fora os litros de solventes, àgua e querosene), a primeira coisa que me veio à cabeça é o quanto essa mistura é prejudicial para os motores Suzuki como um todo, principalmente a longo prazo.
Os colegas do fórum saberiam responder o que podemos esperar de problemas de manutenção ou o que poderíamos fazer para tentar minimizar os efeitos desse truque que chamamos de combustível?
Grande abraço!
maxdelta
21/01/2013, 16:16
Chorar, talvez rezar, adiantar o ponto! Vai beber mais, vai ficar mais poluente, mas depois o governo, ainda vai falar q seu carro é poluente, não vai passar no teste de emissão de poluentes, vc sabe porquê mas o governo vai mexer os ombros e dizer q é pq seu carro não é novo!
jipezuki
21/01/2013, 18:00
Os usineiros querem aumento do etanol, e nós que temos carros a gasolina é que vamos pagar o aumento deles. Pagaremos mais caro por uma gasolina com + etanol para ferrar nosso motor.
esse país é uma palhaçada geral.
Felipe RS
22/01/2013, 00:21
Como pode ser respeitável um país onde o próprio governo batiza descaradamente a gasolina?? :freaking:
Rubens Linhalis
22/01/2013, 07:52
Que merda...
Chorei tb.. talvez para minimizar a Agua/Alcool no tanque se poderia por algum tipo de aditivo... será que melhoraria? qual?
davidtuf
22/01/2013, 09:32
Governo vagabundo! Graças a Deus eu bato no peito e digo, NUNCA VOTEI NO PT!
Quando fui para a argentina e chile com o jipinho senti que é BRUTAL a diferença no rendimento e consumo.
Abastecia na maioria das vezes com gasolina 93 octanas (a mais "fraquinha" por lá),
Em um dos trechos da viagem entre Bariloche e Neuquen, o jipinho fez mais de 16km/l!!
jipezuki
22/01/2013, 14:59
O pior é que nesta hora a nossa imprensa automotiva não fala nada sobre isto. É um silencio total e dinheiro no bolso fazendo reportagens pagas.
O pior é que nesta hora a nossa imprensa automotiva não fala nada sobre isto. É um silencio total e dinheiro no bolso fazendo reportagens pagas.
Disse tudo! As montadoras estão no bolso da Dilma!! kkk
maxdelta
22/01/2013, 22:18
Governo vagabundo! Graças a Deus eu bato no peito e digo, NUNCA VOTEI NO PT!
Mas, m eu amigo, eu voto nulo a muitos anos(governo vai, governo vem, o q muda só pra pior, melhora 1 piora 3), pq o alcool começou a ser misturado no final da década de 70, Ditadura, governo democrático, PMDB, collor, PFL, tucanos não teve alteração, no inicio do governo Lula, Lula diminuiu de 23 para 20 e agora aumentará pra 25%. Nada muda! O governo é só um reflexo do povo!
Chorei tb.. talvez para minimizar a Agua/Alcool no tanque se poderia por algum tipo de aditivo... será que melhoraria? qual?
O alcool q vai na gasosa não tem adição de água, por outro lado o etanol vendido nos posto tem adição de 2% a 6% de água.
Quando fui para a argentina e chile com o jipinho senti que é BRUTAL a diferença no rendimento e consumo.
Abastecia na maioria das vezes com gasolina 93 octanas (a mais "fraquinha" por lá),
Em um dos trechos da viagem entre Bariloche e Neuquen, o jipinho fez mais de 16km/l!!
Podiam disponibilizar aqui no Brasil, Gasolina pura, Gasolina pura aditivada, gasolina batizada, gasolina batizada aditivada. Não importa se ficar mais caro, mas acredito q custaria em média 3,40 tendo em média o custo de 2,90 a gasolina batizada. Não calculei, mas deve ser por aí!
A não ser q vcs façam um protesto em Brasilia, só escrever de nada adiantará, só é atendido neste país, quem faz algazarra em frente aos poderes públicos, e aparece no jornal nacional! OU fazerem q nem o PT vazia na época dos tucanos, criticavam tudo q eles faziam, me lembro de ter lido em uma ocasião, q FHC queria trocar o avião presidencial, fizeram um alarde terrível, quase colocaram caras pintadas na rua, entrou lula, trocaram o avião e ninguém falou nada. Quem quiser ler a respeito. (http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/aerov/presidencia.htm)
[]s
q protesto o q.. kkkkkk
o que falta no Brasil é uma guerra civil.. mas o povo é muito burro e nunca vai fazer como nos paises emergentes e desenvolvidos que sabem q só com sangue se consegue respeito e direitos, como foi no passado.. Brasil foi colonia e sempre será. Sem educação o povo não pensa e não reinvindica, simples assim.. mente do brasileiro é aprisionada.. viva o BBB!
Dessa forma o que falta é um cara milhonario sem vinculos politicos, militares ou criminosos que tenha boa indole e vontade de arrumar a casa e mostrar poder de verdade.. com grana monta uma "Farc" da vida e ai eu quero ver a Dilma sentando na banana!! De dinamite, de preferencia! kkk
Quanto ao trocar o avião presidencial eu me lembro bem. Morava pertinho da cabeçeira do aeroporto de congonhas.. palhaçada!! E de novo a falta do cara com grana para comprar no Paraguay uma bazuca e derrubar o avião taxiando.. eu acertaria da minha janela sem grandes dificuldades..
Ou senão no heliponto da rolls royce em SBC onde ele pousava indiscriminadamente e folgadamente para ir pra sua moradia "fachada" num prédio.. dava pra acertar do trevo piraporinha pow!! kkk
Isso sim apareceria no jornal nacional!! O resto a globo maqueia.. como foi a mostragem da fraude da megasena no final do ano: não passou na rede glóbulo!!!
Querer é fácil, fazer é que é dificil. Mas talvez só assim as coisas começassem a andar no pais. Infelizmente isso tudo é utopia no Brasil, pq aqui todo mundo tem seu preço.
[ ]s
Usar gasolina podium/premium seria uma boa? Alguém usa? Será que melhora o desempenho dos motores Suzuki?
Abraço.
Já usei e não muda nada o desempenho e consumo pq a taxa de compressao da trk é abaixo de 10. Anda igual gasolina aditivada.
é boa para dar uma "limpada" no sistema
Se tem mais gasolina que alcool é uma otima pergunta. Tomara que tenha menos alcool..
_portela
23/01/2013, 14:41
Todas tem a mesma quantidade de etanol.
A grande jogada de usar a Podium no caso do Jimny, é que ela tem um teor de enxofre infinitamente menor que as outras gasolinas. Menos enxofre, menos depósitos, menor formação de ácidos e menos poluição.
Quanto ao desempenho não faz diferença por conta do que o colega explicou, a baixa taxa de compressão do motor do Jimny.
Abs.,
Todas tem a mesma quantidade de etanol.
A grande jogada de usar a Podium no caso do Jimny, é que ela tem um teor de enxofre infinitamente menor que as outras gasolinas. Menos enxofre, menos depósitos, menor formação de ácidos e menos poluição.
Quanto ao desempenho não faz diferença por conta do que o colega explicou, a baixa taxa de compressão do motor do Jimny.
Abs.,
_portela, legal sua explicação sobre o enxofre. Estes aditivos para gasolina que são vendidos separados, algum deles consegue combater este dano causado pelo enxofre? Alias, estes aditivos realmente servem para alguma coisa?
Abraço.
_portela
23/01/2013, 15:52
Os aditivos vendidos à parte são, em sua maioria, detergentes, não interferindo em nada na quantidade de enxofre. O enxofre só pode ser retirado no processo de refino (não confundir com os óxidos nitrosos pós-queima, que podem ser retirados por catalisadores e reagentes).
A gasolina Podium além de ter maior octanagem (inócua para motores com compressão abaixo de 10:1) tem 30ppm de enxofre, enquanto as demais gasolinas tem 800ppm. É muita diferença! A natureza e o seu motor agradecem...
Abs.,
VOVÔ DO TROLLER
23/01/2013, 16:34
Olá a todos,
Essa semana, ao que parece, o governo resolveu puxar mais um pouquinho nosso tapete:
Folha de S.Paulo - Mercado - Quantidade de etanol na gasolina subir para 25%, diz ANP - 17/01/2013 (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1216277-anp-confirma-aumento-da-quantidade-de-alcool-na-gasolina-para-25.shtml)
Possuímos um Jimny à gasolina, e desde antes já me preocupava com a qualidade da gasolina brasileira. Agora, considerando que a cada 4 litros de gasolina você coloca no motor 1 litro de álcool (fora os litros de solventes, àgua e querosene), a primeira coisa que me veio à cabeça é o quanto essa mistura é prejudicial para os motores Suzuki como um todo, principalmente a longo prazo.
Os colegas do fórum saberiam responder o que podemos esperar de problemas de manutenção ou o que poderíamos fazer para tentar minimizar os efeitos desse truque que chamamos de combustível?
Grande abraço!
Esta bomba relógio é para qualquer carro movido à gasolina, não só para os Suzukis. É para ferrar geral mesmo. Só estão livres desta bomba, os que possuem carros flex e os a diesel, mesmo assim, desde que os combustíves não estejam adulterados, pois isto aqui é "Brazilllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll l". Abs. Válter.
p.s. parece que a partir do ano que vem a Souza Ramos vai fabricar os Jimnys flex. De qualquer jeito, todos os carros flex são uma josta, pois eles bebem bem mais tanto no etanol quanto na gasolina, ainda mais com esta inclusão de 25%. Tamu sifú.
mas.marco
23/01/2013, 19:11
Como eu já comentei no topico 'consumo', vale a pena economizar umas latas todo final de semana e 'investir' na podium...
É o ouro do ladrão mas...
Pensar que aqui ao lado custa R$ 1.98
Ao menos custava em 2011...
homerohermida
23/01/2013, 20:05
Como eu já comentei no topico 'consumo', vale a pena economizar umas latas todo final de semana e 'investir' na podium...
É o ouro do ladrão mas...
Pensar que aqui ao lado custa R$ 1.98
Ao menos custava em 2011...
A gasolina é melhor, mas com relação ao álcool, que tanto amedronta, não muda nada. 20 a 25%, conforme legislação vigente. Infelizmente...
Diesel eletrônico dá mais problema que motor a gasolina.
o Biodiesel (obrigatório no Brasil por lei) cria borra em todo o sistema de injeção (do tanque ao escapamento), e esses motores diesel de alto giro (todos os eletrônicos) são MUITO sensíveis e cheios de sensores.
q protesto o q.. kkkkkk
o que falta no Brasil é uma guerra civil.. mas o povo é muito burro e nunca vai fazer como nos paises emergentes e desenvolvidos que sabem q só com sangue se consegue respeito e direitos, como foi no passado.. Brasil foi colonia e sempre será. Sem educação o povo não pensa e não reinvindica, simples assim.. mente do brasileiro é aprisionada.. viva o BBB!
Dessa forma o que falta é um cara milhonario sem vinculos politicos, militares ou criminosos que tenha boa indole e vontade de arrumar a casa e mostrar poder de verdade.. com grana monta uma "Farc" da vida e ai eu quero ver a Dilma sentando na banana!! De dinamite, de preferencia! kkk
Quanto ao trocar o avião presidencial eu me lembro bem. Morava pertinho da cabeçeira do aeroporto de congonhas.. palhaçada!! E de novo a falta do cara com grana para comprar no Paraguay uma bazuca e derrubar o avião taxiando.. eu acertaria da minha janela sem grandes dificuldades..
Ou senão no heliponto da rolls royce em SBC onde ele pousava indiscriminadamente e folgadamente para ir pra sua moradia "fachada" num prédio.. dava pra acertar do trevo piraporinha pow!! kkk
Isso sim apareceria no jornal nacional!! O resto a globo maqueia.. como foi a mostragem da fraude da megasena no final do ano: não passou na rede glóbulo!!!
Querer é fácil, fazer é que é dificil. Mas talvez só assim as coisas começassem a andar no pais. Infelizmente isso tudo é utopia no Brasil, pq aqui todo mundo tem seu preço.
[ ]s
Dentro! A parte da Dilma é ótima...
marceldan
20/09/2015, 11:15
Estou ressuscitando este tópico pois na época que postaram pela última vez a gasolina ainda era"boa". Hoje está com 27% de álcool. Alguém está tendo algum problema com o motor já que o Jimny não é flex?
arlysonmark
20/09/2015, 20:44
Estou ressuscitando este tópico pois na época que postaram pela última vez a gasolina ainda era"boa". Hoje está com 27% de álcool. Alguém está tendo algum problema com o motor já que o Jimny não é flex?
Tenho um GVIII mas o que estou percebendo é o aumento do consumo com essa nova Gasolina, entre a de 20% e a de 27% a diferença de consumo está em 1km/l! Estou acompanhando também pelo OBD e com essa nova Gasolina está diminuindo o adiantamento da ignição, é lógico pois aumentou o etanol!!
marceldan
21/09/2015, 11:21
Tenho um GVIII mas o que estou percebendo é o aumento do consumo com essa nova Gasolina, entre a de 20% e a de 27% a diferença de consumo está em 1km/l! Estou acompanhando também pelo OBD e com essa nova Gasolina está diminuindo o adiantamento da ignição, é lógico pois aumentou o etanol!!
Obrigado por sua resposta arlysonmark.
Quanto à corrosão ou problemas de desgaste você notou algo?
Ricardo Passoni
21/09/2015, 12:36
Marceldan por minha experiência em uma Tracker , o que pode desgastar são peças em contato com a álcool ( Filtro de gasolina, o álcool cria uma espécie de gosma dentro do filtro, ai tem que trocar com prazo menor do que o estipulado no manual , bomba de combustível ( mas há controvérsia )e no sistema de escapamento, devido a agua expelida ) , como falado o consumo aumenta em trono de 1/1,5 km/l no meu caso. Alem de poder "grilar" um pouco devido a mistura grande de álcool , no caso da Tracker é so usar a gasolina podium que some .
Abraço
marceldan
22/09/2015, 08:53
Marceldan por minha experiência em uma Tracker , o que pode desgastar são peças em contato com a álcool ( Filtro de gasolina, o álcool cria uma espécie de gosma dentro do filtro, ai tem que trocar com prazo menor do que o estipulado no manual , bomba de combustível ( mas há controvérsia )e no sistema de escapamento, devido a agua expelida ) , como falado o consumo aumenta em trono de 1/1,5 km/l no meu caso. Alem de poder "grilar" um pouco devido a mistura grande de álcool , no caso da Tracker é so usar a gasolina podium que some .
Abraço
Entendi Ricardo. Agradeço pelo seu comentário...
Vou testar a PODIUM então. Vai ser uma dor cada vez que tiver que passar o Cartão para pagar a conta do posto, mas vamos lá!!!
Abraço
Ricardo Passoni
22/09/2015, 09:02
Marcelo usar a Podium no meu caso é para evitar a famosa " batida de pino " ( pré detonação ) devido ao aumento do álcool na mijolina , foi uma opção minha , mas se seu carro esta indo bem sem qualquer sintoma , vai o que recomenda o manual e economize alguns reais rs, ou alterna 50% de podium no tanque com a comum e veja como fica , tem também aqueles octanebooster < koube perfect clean etc, ajudam ,mas ai é na limpeza interna das camaras de combustão ( propaganda deles ) , seu carro é novo não terá problemas com ele usando a gasolina comum , digo isso por que minha Tracker esta com 112000 km e so agora passei a usar Podium que como disse por opção , antes a Grand Vitara que tive foi vendida com 150000 e so usava gasolina comum , isso quando era gasolina boa e sabia da procedência do posto e quando não dava para saber rs.
abraço !
marceldan
22/09/2015, 09:35
Ahhh, entendi Ricardo...
Pois é, mas acho que é a primeira vez na história que a gasolina chega nesses patamares de álcool. Então acho que nossa referência só poderá ser criada no futuro. A alteração ainda é muito recente para sabermos se ela causará ou não problemas.
De qualquer maneira vou tentar a PODIUM mesmo, pois esse é um carro que eu queria ter por muito tempo (não é como os outros que eu tive que troquei antes dos 25000Km).
À medida que formos obtendo mais informações, vamos nos adaptando.
Essa informação que vc me deu já me criou uma referência, e por isso vou mudar para a PODIUM, pelo menos por enquanto.
Abração
Ricardo Passoni
22/09/2015, 11:40
Marcelo a Podium segundo as informações "so " tem 25% de álcool rs! Isso quando sai realmente com isso na mistura , pois conversando com pessoas que trabalham na Cosan tem casos de sair com 30% ( fiscalização nada !) por isso algumas vezes um tanque rende pouco .
Abraço
marceldan
22/09/2015, 17:01
Caramba Ricardo, mas não dá pra confiar em nada nem ninguém nesse Brasil!
Pagar mais de R$4,00 por uma gasolina que nem qualidade tem, porque não tem fiscalização, ... é um absurdo!
Às vezes acho que temos o governo que merecemos mesmo. Todo mundo quer levar vantagem e lucrar com tudo! Que saco!
Desabafos à parte, vi duas reportagens publicadas, onde a ANFAVEA diz que o aumento não causa problemas nos carros não FLEX.
http://carplace.uol.com.br/carros-nao-flex-podem-usar-gasolina-com-27-de-etanol-sem-riscos-diz-anfavea/
http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,gasolina-com-27-de-etanol-nao-faz-mal,24220,0.htm
No entanto agora nem sei se não tem "tramóia" nisso também! Será que alguém levou algum para gerar o relatório que interessava a alguém (com certeza não ao consumidor final)?
Abraço
JLN FRANÇA
25/03/2018, 08:31
Dá mais problema?? Só dá !!! Agora mesmo tive que mandar revisar bomba e bicos de um Maxion S4T ao custo de quase R$2.000, por conta da "gosma" que o diesel (??) brasileiro destruiu. Como diz o nosso amigo Chuva : se não for na porrada , não vai !!