Conectar

Ver Versão Completa : Voltimetro - Toyota Bandeirante

hercilio.neto
19/01/2013, 01:39
Uma coisa que me deixa encucado...
O voltímetro não deveria ficar nos 12 volts?
Será que não é por isso que o conta-giro está marcando errado? Ou não tem nada a ver...

390508

jipeirodesdepequeno
19/01/2013, 02:14
Será que não é por isso que o conta-giro está marcando errado? Ou não tem nada a ver...

Na verdade se o alternador tiver bom ele deve superar os 12v, por exemplo um carro em marcha lenta com os acessórios (faróis, som etc) carrega em média a uns 14v (pode varias de uns 13v até + - 15v), isso significa que qdo vc ligar os acessórios da sua band a tensão vai baixar mas deve continuar sendo acima dos 12v pra mandar o sistema "estavel"... acho que é isso...
Seu conta-giro é original? trocou de alternador? modificou polias?
[]'s

dsamaz
19/01/2013, 03:58
Tudo bem Hercílio?

O alternador primeiramente gera corrente ALTERNADA em 18V, isto mesmo, 18 a 19 volts.

Retificadores e reguladores de tensão (internos ou externos) convertem para corrente CONTÍNUA e baixam a tensão para 13,6 a 14,4V.

Os reguladores de tensão antigos, de alternadores mais fracos (30A, 35A, 45A, ...) estabilizavam a tensão aprox. 13,6V, até considerando as baterias antigas, que não suportavam tensão acima disto (13,6V).
As baterias novas, seladas, com liga de prata, suportam até 14,4V na carga com desgastes aceitáveis (baixos).

Sobre a tensão estar acima de 12V, lembre-se que o processo de carga das baterias é um processo QUÍMICO, que necessita do trânsito da corrente para regenerar o ácido sulfúrico, anteriormente convertido em sulfato de chumbo e água, na descarga.

Carga: converte sulfato de chumbo + água em ---> ácido sulfúrico;
Descarga: converte ácido sulfúrico em ---> sulfato de chumbo (que adere aos eletrodos) + água

Logo, entende-se que para a bateria ter uma durabilidade maior, a mesma deve estar sempre o máximo carregada possível - e dispêndios de energia com o veículo desligado são terríveis, pois as placas de sulfato de chumbo (do processo de descarga) com o tempo "colam" e ficam resistente à passagem da energia. Quando isto ocorre, a bateria perde a capacidade de receber e disponibilizar carga.

Tensão abaixo de 12,8V não carrega a bateria. Acima de 14,4V "fritam", superaquecem os eletrodos, acentuando muito intensamente a eletrólise e evaporação da água da solução interna.

Resumindo, este sistema é uma m* e é o segundo maior empecilho da atual ciência moderna. A inexistência de uma forma de armazenar de forma fácil e abundante a energia elétrica contribui muito para o atraso de toda a nossa sociedade.
Mas, apenas informando, o maior Santo Graal científico é o "moto perpétuo" (uma máquina que funcione, que gire "sozinha" eternamente, ad eternum).

Daniel

390508

hercilio.neto
19/01/2013, 09:55
Jipeirodesdepequeno e Daniel,

Valeu pelos esclarecimentos.
Fiquei tranquilo em saber que o alternador está mandando bem mas um pouco preocupado, pois como disse o Daniel, acima de 14,4 Volts frita a bateria. A foto eu tirei em marcha lenta e com faróis desligados. Acho que estou no limite.
Quanto ao conta-giro preciso testar outro no lugar. Talvez o problema esteja no relógio.

Lhogan
19/01/2013, 21:34
Ola!
O ponteiro do Alternador da minha band também marca acima dos 12 voltes