PDA

Ver Versão Completa : Chipar L200 Outdoor HPE

hrodrigues
17/01/2013, 14:24
Galera,

Estou pensando em chipar minha Outdoor L200 HPE. O objetivo seria melhorar as retomadas e também o consumo.
Alguém já fez ? Quais as impressões ? Vale a pena ou muda muito pouco ?
Qualquer comentário será de grande ajuda.

Abs

Helio

Paulista VM
17/01/2013, 22:12
Olha, nao é por nada nao, mas acho q a outdoor num guenta reprogramação nao.
Teria que ser um investimento mais completo, mudando radiador e td mais.

Mas é mei q achismo... Nunca vi uma chipada, mas mesmo sem chipar algumas já esquentam... Tem q ter coragem.

hrodrigues
18/01/2013, 09:25
Olha, nao é por nada nao, mas acho q a outdoor num guenta reprogramação nao.
Teria que ser um investimento mais completo, mudando radiador e td mais.

Mas é mei q achismo... Nunca vi uma chipada, mas mesmo sem chipar algumas já esquentam... Tem q ter coragem.

O problema do aquecimento já está resolvido desde as 07/08. Daí para frente, aquecimento ou é falta de manutenção ou desconhecer os limites do carro. Pode acontecer com qualquer carro.
A minha tenho desde zero e nunca tive qualquer tipo de problema.

Abs

Helio

Junior-L200Power
18/01/2013, 10:21
Olha aqui uma remapeada pelo Maurício Reiko e vê se te interessa:

L200 remapeada by Mauricio Reiko - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xJKVojNytDY)

Dá muita diferença pro desempenho da sua ou é parecido?
Se for meio próximo larga mão cara...se achar que compensa fazer manda bala!!
Mas saiba usar a potência, e use apenas quando preciso!!
Só não fica estrangulando o motor direto igual esse cara aí senão não vai durar 2 semanas teu motor!!

Abraço!

hrodrigues
18/01/2013, 11:30
Olha aqui uma remapeada pelo Maurício Reiko e vê se te interessa:

L200 remapeada by Mauricio Reiko - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xJKVojNytDY)

Dá muita diferença pro desempenho da sua ou é parecido?
Se for meio próximo larga mão cara...se achar que compensa fazer manda bala!!
Mas saiba usar a potência, e use apenas quando preciso!!
Só não fica estrangulando o motor direto igual esse cara aí senão não vai durar 2 semanas teu motor!!

Abraço!

Difícil avaliar pelo vídeo. Na realidade estou precisando mais de torque do que potência.

Abs

Helio

acqualoco
18/01/2013, 13:27
Galera,

Estou pensando em chipar minha Outdoor L200 HPE. O objetivo seria melhorar as retomadas e também o consumo.
Alguém já fez ? Quais as impressões ? Vale a pena ou muda muito pouco ?
Qualquer comentário será de grande ajuda.

Abs

Helio

Tô com o Paulista VM... é meio arriscado... e acho que a HPE já é "chipada". Bem regulado ela anda pra cacete!
Seria a melhor camionete se tivesse uma 6a marcha!
Pelo que sei esquentar já é coisa do passado nas Outdoor com 11 pás.
Talvez fechando a EGR e/ou tirando o catalizador melhoraria o desempenho e consumo... fora isso só trocando de carro!

Abs.,

hrodrigues
18/01/2013, 14:01
Tô com o Paulista VM... é meio arriscado... e acho que a HPE já é "chipada". Bem regulado ela anda pra cacete!
Seria a melhor camionete se tivesse uma 6a marcha!
Pelo que sei esquentar já é coisa do passado nas Outdoor com 11 pás.
Talvez fechando a EGR e/ou tirando o catalizador melhoraria o desempenho e consumo... fora isso só trocando de carro!

Abs.,

É exatamente por já ter o módulo HPE que estou em dúvida. Por isso estou buscando informação e se possível impressões de alguém que já tenha feito.
Não estou preocupado com velocidade final. Ando devagar, meu cruzeiro gira em torno de 110km/h (em estradas que permitam essa velocidade).
Como já disse anteriormente, preciso de torque para tornar as ultrapassagens mais seguras.
Gosto muito do carro e justamente por isso, estou tentando resolver esses dois pontos (torque e consumo), para não ter de trocar.

Abs

Helio

Carlos A. C. Azevedo
18/01/2013, 19:03
Se for aumentar a potência, o giro sobe rápido, a temperatura sobe mais rápido ainda e o ponteiro de combustível vai descer a cada acelerada.

Se quiser mais potência, compra uma ranger 3.0, se for mexer na L200 vai ter dor de cabeça.

Paulista VM
18/01/2013, 21:58
Eu continuo com o mesmo discurso.
Vamos ser honestos: a outdoor, mesmo que tenha 20 pás, nao importa, é uma caminhonete que já trabalha no limite.
Qqr aumento de potência, vai encurtar a vida útil do motor.
Eu continuo achando o próprio motor e o sist de arrefecimento os gargalos para um aumento considerável de potência.

Paulista VM
18/01/2013, 22:05
Se vc quer mais material sobre o assunto, da uma lida neste outro tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/19236-mais-um-chip-de-potencia-na-l200-hpe-exclusivo-via-jap.html

hrodrigues
19/01/2013, 07:04
Se for aumentar a potência, o giro sobe rápido, a temperatura sobe mais rápido ainda e o ponteiro de combustível vai descer a cada acelerada.

Se quiser mais potência, compra uma ranger 3.0, se for mexer na L200 vai ter dor de cabeça.

Preciso de mais torque e não de mais potência.
Na minha opinião, ainda é cedo para comprar a Ranger 3.0. Vamos deixar ela rodar para ver o que acontece ......

Abs

Helio

hrodrigues
19/01/2013, 07:05
Vou dar uma lida lá com calma. Obrigado.

Abs

Helio

Carlos A. C. Azevedo
19/01/2013, 12:44
Preciso de mais torque e não de mais potência.
Na minha opinião, ainda é cedo para comprar a Ranger 3.0. Vamos deixar ela rodar para ver o que acontece ......

Abs

Helio

Mais torque só colocando chip vai ser só aumento de combustível, mais combustível, mais torque e mais potência, se tu quiser mais torque sem mais potência vai ter que mexer na parte de comando de válvula e cabeçote.

Andando na boa a 100 km/h a L200 outdoor HPE não consegue fazer mais que 9 km/l, enquanto na ranger consegue fácil 12 a 13 e com sobra de giro e força...

Teve um que usou o unichip e parece que conseguiu uns 170 cv já na HPE, só que nunca mais postou por aqui...

hrodrigues
19/01/2013, 17:38
Mais torque só colocando chip vai ser só aumento de combustível, mais combustível, mais torque e mais potência, se tu quiser mais torque sem mais potência vai ter que mexer na parte de comando de válvula e cabeçote.

Andando na boa a 100 km/h a L200 outdoor HPE não consegue fazer mais que 9 km/l, enquanto na ranger consegue fácil 12 a 13 e com sobra de giro e força...

Teve um que usou o unichip e parece que conseguiu uns 170 cv já na HPE, só que nunca mais postou por aqui...

Como já disse, a idéia é colocar um chip mas, estou buscando informação para ver se vale a pena.
É possível conseguir mais torque sem mexer no cabeçote e comando, é tudo uma questão de configuração do chip. Existe a possibilidade de até cinco configurações diferentes.
A nova Ranger pode até vir a ser uma boa pkp mas, prefiro dar um tempo e deixar ela rodar. Vamos aguardar as impressões de quem já tem. Já li algumas positivas e outras negativas. È só dar uma olhada lá no tópico.
Vamos ver se esse que conseguiu 170hp aparece para passar as impressões.

Abs

Helio

SergioMedeiros
19/01/2013, 21:36
Amigo, vou reiterar o que o amigo Carlos e o Paulista disseram. Chipar l200 outdoor é pedir pra perder o motor.
O problema de aquecimento foi diminuído a partir de 2007, mas não acabou. Procura no fórum que voce vai ver inumeros relatos de modelos de vários anos que aqueceram. A minha é 2008, com revisões todas em dia. Óleo a cada 5000Km, todos os fluídos trocados nas datas corretas e sempre velocidade de cruzeiro em 110Km/h. Ela começou a aquecer de uma hora pra outra. Consegui resolver rápido, mas deu dor de cabeça. Agora está com o ponteiro colado no meio, mas com certeza eu teria receio de chipar, pois o trauma de ver esse ponteiro subir só quem teve sabe!
Esse motor definitivamente não é dimensionado para aumentar potência. Seus 141cv são o limite e olha lá. Sou fã do carro. Adoro minha l200 e hoje não troco por outra. Mas conheço seus limites. Para offroad é uma das melhores, mas para estrada eu coloquei na cabeça que tenho que andar leve.
Se quer potencia, arrancada, retomada e velocidade, tem que ir para as 3.0 eletronicas para cima. Andei em uma Ranger 3.0 chipada e é outra coisa.
Mas, cada um sabe do seu... como voce está procurando reunir informações, essa foi minha contribuição. Boa sorte e se resolver fazer vai contando para nós aí como ficou.

Abs e boa sorte

hrodrigues
20/01/2013, 07:50
Segio,

Trato a minha da mesma forma que vc trata a sua e também gosto muito do carro. Me atende em quase todos os quesitos.
Como faço viagens longas, a manutenção tem de estar sempre rigorosamente em dia. Aonde estiver, paro o carro e faço o que tem de ser feito.
Como já disse anteriormente, minha velocidade de cruzeiro gira em torno de 110km/h.
Estou satisfeito com a potência e, velocidade final tá sobrando. Nunca cheguei lá e nem quero. Afinal estou em uma pkp e percebo até aonde vai a segurança.
A única coisa que me incomoda é a "preguiça" para ultrapassar outro veículo. No resto nada a reclamar. O ponteito da temperatura nunca saiu do lugar.
Então estou buscando uma forma de atenuar esse problema.
Valeu pelos comentários.

Abs

Helio

Imperador!
20/01/2013, 09:38
Como já falaram, acredito que não compensar "chipar" L200 Outdoor... além de reduzir ainda mais a durabilidade, o ganho de potência é muito pouco no total.
É diferente que ter uma Triton ou Ranger em que você consegue tirar 220, 230 cv sem prejudicar a durabilidade do conjunto.
Além do que o custo de um "chip" desses é proibitivo para uma mudança tão pequena.

SergioMedeiros
20/01/2013, 18:06
Segio,

Trato a minha da mesma forma que vc trata a sua e também gosto muito do carro. Me atende em quase todos os quesitos.
Como faço viagens longas, a manutenção tem de estar sempre rigorosamente em dia. Aonde estiver, paro o carro e faço o que tem de ser feito.
Como já disse anteriormente, minha velocidade de cruzeiro gira em torno de 110km/h.
Estou satisfeito com a potência e, velocidade final tá sobrando. Nunca cheguei lá e nem quero. Afinal estou em uma pkp e percebo até aonde vai a segurança.
A única coisa que me incomoda é a "preguiça" para ultrapassar outro veículo. No resto nada a reclamar. O ponteito da temperatura nunca saiu do lugar.
Então estou buscando uma forma de atenuar esse problema.
Valeu pelos comentários.

Abs

Helio

Hélio, voce tem ela desde 0Km, certo? Sempre sentiu essa falta de potencia nas retomadas? Pergunto pois com o tempo essas turbinas sujam muito, e diferente das normais, as TGVs precisam sempre estarem bem limpas para o sistema de aletas funcionar corretamente. A sua está com 50K aproximadamente, seria precoce pensar em uma descarbonização dela, mas é algo a se considerar dependendo do teu sentimento ao longo desses Km que voce usou ela.
Eu fiz na minha e mudou bastante, mas lógico que a diferença de Km é muito alta para a sua. O que acontece, as vezes, é que eu piso e parece que falta motor, fora do normal. Já senti isso algumas vezes, como se a turbina não enchesse. Coloquei um manometro e até agora sempre encheu quando precisei.

Abs

Waldir Carlos
20/01/2013, 21:54
Uma sincera e respeitosa opinião de quem já foi proprietário e "montou" em L200, motorização 4D56:

Hélio, mantenha tua [linda] Outdoor "apenas" como HPE. Administre as ultrapassagens [aqui, concordo que essa "preguiça" é chata e até perigosa!] e seja feliz.

[]s

hrodrigues
21/01/2013, 06:22
Como já falaram, acredito que não compensar "chipar" L200 Outdoor... além de reduzir ainda mais a durabilidade, o ganho de potência é muito pouco no total.
É diferente que ter uma Triton ou Ranger em que você consegue tirar 220, 230 cv sem prejudicar a durabilidade do conjunto.
Além do que o custo de um "chip" desses é proibitivo para uma mudança tão pequena.

Realmente, andei vendo preço e é salgado. Teria que me dar um retorno que justificasse.

Abs

Helio

hrodrigues
21/01/2013, 06:31
Sérgio,

Tenho desde zero. Sempre foi assim. Também acho precoce pensar em descarbonizar turbina.
A única coisa que senti umas duas vezes, durante ultrapassagem, foi uma pequena "engasgada" com perda de potência que atribuí a alguma sujeira no sistema de alimentação. Troquei o filtro com menos de 2.000km da última troca e não apresentou mais.

Abs

Helio

hrodrigues
21/01/2013, 06:39
Uma sincera e respeitosa opinião de quem já foi proprietário e "montou" em L200, motorização 4D56:

Hélio, mantenha tua [linda] Outdoor "apenas" como HPE. Administre as ultrapassagens [aqui, concordo que essa "preguiça" é chata e até perigosa!] e seja feliz.

Waldir,

[]s

Waldir,

Por tudo que já li e ouvi acho que a tendência vai ser essa mesmo. Não vou correr risco. Estava buscando a solução para o "problema" mas se isso me trouxer outros, prefiro deixar quieto.
Fico contente que tenha gostado do carro.

Abs

Helio

fabricioengmec
21/01/2013, 15:08
Eu possuo uma Pajero Sport 2008, com praticamente o mesmo motor da l200, e eu também percebo uma grande dificuldade em ultrapassagens, devido à baixa arrancada e retomada proporcionado por esse motor.
Eu consultei o Mauricio Reiko, que geralmente faz as preparações dos motores aqui no forum, com centenas de motores já preparados, e ele me disse o seguinte:

"Nós temos um novo acerto de injeção muito bom para esse motor, com aumento de mais 34cv e 6.5kgfm de torque. Todavia impomos o limite de 175cv para a potência, apesar de saber que ele poderia rodar em teoria com até 200cv. Tudo para evitar "flertar" com o perigo, pois temos a seguinte regra áurea: NUNCA PODEMOS QUEBRAR NADA, NENHUM CARRO PODE QUEBRAR POR CONTA DA NOSSA INTERVENÇÃO. O resultado em performance é excepcional, tanto em saída quanto em retomadas, realmente bem diferente do original. Já o consumo permanece igual ou melhor, mas não deve-se esperar melhora significativa nos valores de km/L."

Eu estou bastante tentado a fazer o serviço com ele, pois parece ser bastante confiável e já fez varios motores aqui no forum, sem nenhuma reclamação.
Se alguem já fez esse tipo de serviço, poderia dar a opinião do que achou, se compensou, etc...

Imperador!
21/01/2013, 15:55
A minha Ranger foi feita pelo Reiko há duas semanas.
Não tenho outra coisa senão elogios tanto à pessoa como ao serviço.

Apesar de pessoalmente não concordar, se ele diz que fica bom e garante o serviço, pode seguir o que ele diz que o cara é fera!

Ruiz4x4
21/01/2013, 17:17
Colegas;

Li o assunto aqui neste Tópico, e tenho o mesmo drama que nosso companheiro Hélio só que com uma SAVANA 2010/2011 (121 cv :freaking:)onde gostaria de mais torque em baixa para ultrapassagens e arrancadas.
Já fiz limpeza de turbina e bicos, ja ranquei toda aquela parafernalha que tem no escapamento (agora so tem um silencioso) e o ganho foi muito pequeno.
Estou em contato com a SFI chips para uma possivel reprogamação do meu modulo, mas gostaria também de falar com o Reiko.
Poderiam me passar o contato?

Grato;

hrodrigues
21/01/2013, 18:32
Eu possuo uma Pajero Sport 2008, com praticamente o mesmo motor da l200, e eu também percebo uma grande dificuldade em ultrapassagens, devido à baixa arrancada e retomada proporcionado por esse motor.
Eu consultei o Mauricio Reiko, que geralmente faz as preparações dos motores aqui no forum, com centenas de motores já preparados, e ele me disse o seguinte:

"Nós temos um novo acerto de injeção muito bom para esse motor, com aumento de mais 34cv e 6.5kgfm de torque. Todavia impomos o limite de 175cv para a potência, apesar de saber que ele poderia rodar em teoria com até 200cv. Tudo para evitar "flertar" com o perigo, pois temos a seguinte regra áurea: NUNCA PODEMOS QUEBRAR NADA, NENHUM CARRO PODE QUEBRAR POR CONTA DA NOSSA INTERVENÇÃO. O resultado em performance é excepcional, tanto em saída quanto em retomadas, realmente bem diferente do original. Já o consumo permanece igual ou melhor, mas não deve-se esperar melhora significativa nos valores de km/L."

Eu estou bastante tentado a fazer o serviço com ele, pois parece ser bastante confiável e já fez varios motores aqui no forum, sem nenhuma reclamação.
Se alguem já fez esse tipo de serviço, poderia dar a opinião do que achou, se compensou, etc...

Vamos ver se aparece alguém que tenha feito para nos passar as impressões.

Abs

Helio

hrodrigues
21/01/2013, 18:36
Colegas;

Li o assunto aqui neste Tópico, e tenho o mesmo drama que nosso companheiro Hélio só que com uma SAVANA 2010/2011 (121 cv :freaking:)onde gostaria de mais torque em baixa para ultrapassagens e arrancadas.
Já fiz limpeza de turbina e bicos, ja ranquei toda aquela parafernalha que tem no escapamento (agora so tem um silencioso) e o ganho foi muito pequeno.
Estou em contato com a SFI chips para uma possivel reprogamação do meu modulo, mas gostaria também de falar com o Reiko.
Poderiam me passar o contato?

Grato;

No seu caso, acho que é mais simples. Já andei na Savana e dá uma boa diferença para a HPE.
Basta colocar o módulo HPE. Nunca fiz, mas já conheci quem disse que fez e ficou muito bom.
Pelo que entendi, é plug&play.

Abs

Helio

Imperador!
21/01/2013, 20:10
O contato do Reiko está na minha assinatura, basta clicar no nome dele que joga na página do Facebook dele.

fabricioengmec
22/01/2013, 10:06
Em conversa, o Reiko me disse também:

"O motor 2.5 TDi da Mitsubishi tem um histórico realmente polêmico, apesar de os carros feitos por nós aqui na REIKO jamais terem tido problemas de quebra. O maior problema que ele tinha era o sobreaquecimento do cabeçote, que foi sendo melhorando pela fábrica com o passar do anos.

A versão 2008 desse motor já não é "perigosa" como as outras. Mas ele realmente bebe mais do que deveria e não tem a força que gostaríamos. A reprogramação com certeza ameniza bastante esses problemas, com total segurança, desde que sejam respeitados os limites de utilização do veículo.

Nosso dealer em BH é o Emerson, 31 7501 2625 (tel:31%207501%202625), e ele está equipado para fazer uma Pajero Sport com agilidade e segurança.
Você pode mandar apenas o módulo de injeção aqui para nós em SP ou para o nosso autorizado em Belo Horizonte, o que for mais fácil para você. Lembrando que você pode também ir com o carro até BH e fazer o upgrade diretamente com nosso dealer Emerson, processo que duraria no máximo 4 horas."

Ruiz4x4
22/01/2013, 10:40
O contato do Reiko está na minha assinatura, basta clicar no nome dele que joga na página do Facebook dele.

Obrigado César;

Consegui o contato deles aqui em Fortaleza.

Ruiz4x4
22/01/2013, 11:06
No seu caso, acho que é mais simples. Já andei na Savana e dá uma boa diferença para a HPE.
Basta colocar o módulo HPE. Nunca fiz, mas já conheci quem disse que fez e ficou muito bom.
Pelo que entendi, é plug&play.

Abs

Helio

Ola Hélio;

Eu ja tinha visto esta opção, mas como também vejo o pessoal reclamando das HPEs vou mais alem optando por uma reprogamação, não penso em trocar de VTR pois na minha opnião é uma das mais bonitas que existe falta apenas este detalhe para ficar completa.

Abs;

hrodrigues
22/01/2013, 11:26
Ola Hélio;

Eu ja tinha visto esta opção, mas como também vejo o pessoal reclamando das HPEs vou mais alem optando por uma reprogamação, não penso em trocar de VTR pois na minha opnião é uma das mais bonitas que existe falta apenas este detalhe para ficar completa.

Abs;

Ruiz,

Se eu não vender e resolver chipar, vou de Unichip.
Nada contra Reiko ou qualquer outro. Acontece que com ele vc tem cinco opções de configuração, é só rodar o botão ou controlar via Bluetooth. Além disso, mudando de carro, retiro e reprogramo para o novo.
Outro detalhe importante é quando vai fazer a vistoria. É só desligar que não vai fumaçar.
Concordo com vc. A única coisa que deixa a desejar na L200 é esse detalhe.

Abs

Helio

Ruiz4x4
22/01/2013, 12:02
Ruiz,

Se eu não vender e resolver chipar, vou de Unichip.
Nada contra Reiko ou qualquer outro. Acontece que com ele vc tem cinco opções de configuração, é só rodar o botão ou controlar via Bluetooth. Além disso, mudando de carro, retiro e reprogramo para o novo.
Outro detalhe importante é quando vai fazer a vistoria. É só desligar que não vai fumaçar.
Concordo com vc. A única coisa que deixa a desejar na L200 é esse detalhe.

Abs

Helio

Ola Hélio;

Tem razão é uma boa opção, ja tem um ideia de preço e quantos HPS você ganha?
Vi as fotos da sua HPE, esta de parabéns que VTR bonita!!!!!

Abraços;

Emílio

PauloLimited
22/01/2013, 12:08

A Mit aumentou a potencia das ultimas Pajeros que saíram para 151cv, 10 a mais que os 141cv que vinha nas L200 e nas outras Pajeros, mas não aumentou o torque do motor.

Eu não faria esse serviço, por nada, esse motor é muito fraco e mesmo chipado só vai render em alta rotação e logo logo vai começar a esquentar e dar algum problema no virabrequim, alias, nas últimas L200 que saíram com esse motor a MIT não dava mais garantia de nada que ocorresse com o parafuso, polia e o próprio virabrequim.

hrodrigues
22/01/2013, 12:19
Ruiz,

Conversei com o representante da Unichip e, segundo ele, ganharia algo em torno de 20/25hp. Um pouco mais ou um pouco menos (varia de carro para carro). Ele iria configuar extraindo o máximo de torque possível. Existem várias opções, quem determina é vc.
Disse que já fez várias e nunca teve problemas. Aínda disse que a Mit aceita a colocação do Unichip, sem perda de garantia. Quem faz o serviço para as ccs, é ele.
Estou na dúvida se falou 2 ou 3 mil

Abs

Helio

hrodrigues
22/01/2013, 13:07
Ola Hélio;

Tem razão é uma boa opção, ja tem um ideia de preço e quantos HPS você ganha?
Vi as fotos da sua HPE, esta de parabéns que VTR bonita!!!!!

Abraços;

Emílio

Legal que tenha gostado da vtr. Aqui vc visualiza melhor:

Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/quemsomos/perfil/user/Helio%20Rodrigues)

Precisava de um favor seu, se não for pedir demais.
Quando voltar de viagem, se não tiver vendido, vou dar mais umas mexidas. Pretendo colocar um bagageiro da Savana, igual ao seu. Estou estudando a melhor maneira de fazer uma vez que a minha não tem as esperas que a sua tem e, não pretendo soldar.
Também pretendo fazer um suporte para barraca de teto, sobre a capota.
Se tiver fotos do bagageiro no teto e puder me enviar, seria de grande ajuda. Meu e-mail é:
hrodrigues@uol.com.br

Abs

Helio

Ruiz4x4
22/01/2013, 19:00
Legal que tenha gostado da vtr. Aqui vc visualiza melhor:

Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/quemsomos/perfil/user/Helio%20Rodrigues)

Precisava de um favor seu, se não for pedir demais.
Quando voltar de viagem, se não tiver vendido, vou dar mais umas mexidas. Pretendo colocar um bagageiro da Savana, igual ao seu. Estou estudando a melhor maneira de fazer uma vez que a minha não tem as esperas que a sua tem e, não pretendo soldar.
Também pretendo fazer um suporte para barraca de teto, sobre a capota.
Se tiver fotos do bagageiro no teto e puder me enviar, seria de grande ajuda. Meu e-mail é:
hrodrigues@uol.com.br

Abs

Helio

Ola Helio;

Fique a vontade, vou tirar varias fotos e enviar no seu e mail. se precisar de algo mais é so pedir..

Abraços;

hrodrigues
23/01/2013, 13:37
Valeu Ruiz

Fico no aguardo. Não precisa ter pressa.

Abs

Helio

dannylo
23/01/2013, 15:56
Amigo, vou reiterar o que o amigo Carlos e o Paulista disseram. Chipar l200 outdoor é pedir pra perder o motor.
O problema de aquecimento foi diminuído a partir de 2007, mas não acabou. Procura no fórum que voce vai ver inumeros relatos de modelos de vários anos que aqueceram. A minha é 2008, com revisões todas em dia. Óleo a cada 5000Km, todos os fluídos trocados nas datas corretas e sempre velocidade de cruzeiro em 110Km/h. Ela começou a aquecer de uma hora pra outra. Consegui resolver rápido, mas deu dor de cabeça. Agora está com o ponteiro colado no meio, mas com certeza eu teria receio de chipar, pois o trauma de ver esse ponteiro subir só quem teve sabe!
Esse motor definitivamente não é dimensionado para aumentar potência. Seus 141cv são o limite e olha lá. Sou fã do carro. Adoro minha l200 e hoje não troco por outra. Mas conheço seus limites. Para offroad é uma das melhores, mas para estrada eu coloquei na cabeça que tenho que andar leve.
Se quer potencia, arrancada, retomada e velocidade, tem que ir para as 3.0 eletronicas para cima. Andei em uma Ranger 3.0 chipada e é outra coisa.
Mas, cada um sabe do seu... como voce está procurando reunir informações, essa foi minha contribuição. Boa sorte e se resolver fazer vai contando para nós aí como ficou.

Abs e boa sorte

Sergio gostaria de saber a cura que vc usou contra o esquentamento da sua, pois tenho uma 07/08 e ja foi trocado o cabeçote mais até hoje ela ainda me da problema de esquetamento, percebi tbm que a tampa do radiador não está boa, o liquido não está retornando para o radiador. A minha não forço ela em nada é um carro de passei, sempre troco todos os óleos, fluidos, filtros como manda o manual.

roberto_nascimento
23/01/2013, 19:05
O problema do aquecimento já está resolvido desde as 07/08. Daí para frente, aquecimento ou é falta de manutenção ou desconhecer os limites do carro. Pode acontecer com qualquer carro.
A minha tenho desde zero e nunca tive qualquer tipo de problema.

Abs

Helio

Infelizmente amigo, o problema nunca deve ter sido resolvido, apenas amenizado. Comprei a minha L200 2009 de um cliente da oficina onde trabalhava que perdeu o motor subindo serra e em poucos minutos condenou tudo. Já vi um pessoal aqui comentando que olha mais para o ponteiro da temperatura do que para o velocímetro e infelizmente, essa é a realidade! Chipar uma L200, me parece coisa de quem tem realmente muita coragem. Jamais sequer pensaria nisso!

Mas, com certeza o maurício da reiko sabe o que diz e confio no trabalho dele.
Agora, se a L200 chipada aquecer, como é que vai se estabelecer uma ligação ao chip se o veículo já aquece naturalmente?

Pelo que sei, ninguém encontrou uma solução para o problema de aquecimento realmente definitiva, problema esse causado pelo aumento de potência desse motor e então seria prudente aumentar ainda mais a potência? Será que não aconteceria a mesma coisa que acontecia com as L200 Sport, antes da amenização do problema? Acho que as chances de se ter uma grande dor de cabeça são enormes.

PauloLimited
23/01/2013, 20:57
Infelizmente amigo, o problema nunca deve ter sido resolvido, apenas amenizado. Comprei a minha L200 2009 de um cliente da oficina onde trabalhava que perdeu o motor subindo serra e em poucos minutos condenou tudo. Já vi um pessoal aqui comentando que olha mais para o ponteiro da temperatura do que para o velocímetro e infelizmente, essa é a realidade! Chipar uma L200, me parece coisa de quem tem realmente muita coragem. Jamais sequer pensaria nisso!

Agora, se a L200 chipada aquecer, como é que vai se estabelecer uma ligação ao chip se o veículo já aquece naturalmente?

Pelo que sei, ninguém encontrou uma solução para o problema de aquecimento realmente definitiva, problema esse causado pelo aumento de potência desse motor e então seria prudente aumentar ainda mais a potência? Será que não aconteceria a mesma coisa que acontecia com as L200 Sport, antes da amenização do problema? Acho que as chances de se ter uma grande dor de cabeça são enormes.
x2, a Mit só resolveu o problema do aquecimento em 2012 quando tiro a L200 de linha.
Com certeza o serviço do Mauricio é bom, está entre os melhores, mas ele garante o serviço dele e não que a L200 vai aguentar essa potencia extra, nem a Mit garante o que ela fez, imagina os outros.

hrodrigues
23/01/2013, 21:22

Roberto e Paulo,

Até aonde sei o problema está resolvido sim, a partir de 08/09.
Agora, carro usado é outra coisa, nunca se sabe como foi tratado pelo antigo dono. Estou falando de carro que é seu desde zero.
Gostaria que me apontasse algumas cujo proprietário a tenha desde zero, fez as revisões rigorosamente em dia, respeitou os seus limites e tenha esquentado.
Já li alguns relatos, das mais antigas, que após a colocação do "Kit gelo", nunca mais deram problema.
Não vejo coerência na colocação a respeito do Maurício Reiko. Se ele diz que faz e vc confia no trabalho dele, não procede a sua colocação. Ou vc acha que ele não sabe desse problema de algumas L200 ?

Abs

Helio

PauloLimited
23/01/2013, 21:43
Roberto e Paulo,

Agora, carro usado é outra coisa, nunca se sabe como foi tratado pelo antigo dono. Estou falando de carro que é seu desde zero.
Gostaria que me apontasse algumas cujo proprietário a tenha desde zero, fez as revisões rigorosamente em dia, respeitou os seus limites e tenha esquentado.
Já li alguns relatos, das mais antigas, que após a colocação do "Kit gelo", nunca mais deram problema.
Não vejo coerência na colocação a respeito do Maurício Reiko. Se ele diz que faz e vc confia no trabalho dele, não procede a sua colocação. Ou vc acha que ele não sabe desse problema de algumas L200 ?

Abs

Helio
O que eu quero dizer é que o trabalho dele realmente é bom, o serviço do repotenciamento é garantido, mas num quer dizer, que a camionete num vai vir a ter problemas por causa desses cv a mais.
Pra vc ver, as L200 daquela edição especial de 60 L200 que sairam "iguais" as de rally tinham o sistema de aferrecimento totalmente diferente, além de ter o cambio e diferencial da Ranger pra aguentar a potencia extra.
Apartir de 2008 foi amenizado, mas não resolvido o aquecimento.
Eu não aumentaria a potencia, pois vai reduzir a vida útil do motor que já não é das melhores e aumentaria as chances do motor esquentar, além do que, que esse motor só rende em alta rotação, tanto é que a Ranger 2.8 e a Hilux que tb usam TGV já rendem o torque máximo do motor a 1400 rpm, enquanto a L200 só a 2000 rpm.

Mas olha só, se vc quer fazer o serviço, faz cara, mas roda uns 50 mil km e passa pra frente e continua respeitando os limites do motor.

roberto_nascimento
23/01/2013, 21:44
Roberto e Paulo,

Abs

Helio

A L200 que comprei era único dono. Ano 2009, revisões feitas em concessionário de 10 em 10 mil km até se não me engano uns 50~60 mil km. Ele passou a fazer as revisões lá na oficina após aproximadamente essa km. O aquecimento ocorreu entre 80 e 90 mil km conforme eu relatei em outro tópico:

"Eu comprei minha L200 09 com motor fundido na oficina que eu trabalhava. Veículo com manutenções de 10 em 10 mil km, aqueceu na estrada a 120 km/h (relatado pelo antigo dono). Ponteiro chegou no vermelho, e ele acabou de subir a serra (5 minutos no máximo) e encostou. O estrago já estava feito. Comprei a preço de banana e eu mesmo fiz o serviço :smile:. A única precaução que fiz foi instalar o kit gelo. Com o kit gelo, acredito que ela só terá possibilidade de aquecer se muito exigida."

O problema não foi resolvido. Não descuide nem um pouco da temperatura da sua. Atenção especial em subidas de serras, dias quentes e principalmente no uso do veículo situação fora de estrada, em reduzida e 4x4. E chipar? Como eu disse, é muita coragem!

hrodrigues
23/01/2013, 21:51
Paulo,

Concordo em parte com vc. De qualquer forma valeu pela suas considerações.

Abs

Helio

hrodrigues
23/01/2013, 21:56
Roberto,

Já subi os Andes sem qualquer tipo de problema, o ponteiro nem se mexeu.
Valeu pelas colocações.

Abs

Helio

Ruiz4x4
24/01/2013, 11:56
Colegas;

Acho que este problema de aquecimento até hoje não esta resolvido nas l 200, mesmo nas mais novas. Vejam no anexo a reclamação de um proprientario de uma SAVANA 2011.

Reclame Aqui > Mitsubishi - Alto aquecimento L200 Savana 2011 (http://www.reclameaqui.com.br/3791580/mitsubishi/alto-aquecimento-l200-savana-2011/)

Ou seja chipando ou não este motor pode dar problema de aquecimento, concordo que as manuntençoes em dia ajudem mas tambem tem o fator sorte.

Abs;

SergioMedeiros
24/01/2013, 22:10
Sergio gostaria de saber a cura que vc usou contra o esquentamento da sua, pois tenho uma 07/08 e ja foi trocado o cabeçote mais até hoje ela ainda me da problema de esquetamento, percebi tbm que a tampa do radiador não está boa, o liquido não está retornando para o radiador. A minha não forço ela em nada é um carro de passei, sempre troco todos os óleos, fluidos, filtros como manda o manual.

Dannylo, a sua esquentou e perdeu o cabeçote, certo? Olha, eu acho difícil ser a tampa do radiador com problema, e sim a instalação do cabeçote e junta. Faz um teste na tampa, veja se ela está abrindo nos dois sentidos e não está travada para o retorno. Provavelmente ela vai estar boa, então o problema, inclusive que faz aquecer, é a entrada de ar pela junta do cabeçote, impedindo o sistema de fazer vácuo quando esfria e puxar a água do reservatório de volta para o radiador.
Na minha foram feitas várias coisas, mas que tudo ajudou para sanar o problema.
1- Limpeza e varetamento do radiador
2- Acoplamento viscoso estava com problemas. Foi trocado
3- Dois furos na VT (a própria MIT recomenda)
Também descarbonizei a turbina, mas não vem ao caso.
Fora isso, o que tem pra ser visto, é a bomba dágua, entrada de ar no sistema de arrefecimento (meu chute ser o seu problema), a própria VT se está abrindo normalmente, mangueiras com vazamento.
Que eu me lembre é isso. A sua é 07/08, ou seja, existe um motivo sim para ela estar aquecendo. É só ter paciencia que da pra resolver. Não desanima, pois nenhuma l200 07 pra frente aquece de alegre não.

SergioMedeiros
24/01/2013, 22:18
Pessoal, eu sou um dos que mais defende que as l200 tem problema de aquecimento, mas também não da pra generalizar e dizer que TODAS vão aquecer e bater o motor. Não é bem assim. Não há duvidas de que elas são mais suscetíveis a problemas de aquecimento, onde o sistema, por ser dimensionado no limite, está mais sujeito a pequenos problemas e comprometer tudo. Por outro lado, carros a diesel, por ter compressão muito mais alta que os a gasolina, estão todos sujeitos a aquecer. É só procurar, sem precisar fazer muito esforço, que vamos achar Rangers, Frontiers, etc com problemas de aquecimento.
As 2004 até 2006, sem dúvida, podiam aquecer do nada, mesmo com manutenção em dia. Mas de 2007 pra frente, como o sistema foi um pouco melhorado, elas pararam de aquecer sem motivo algum. Aquecem? Sim, aquecem, mas com certeza tem motivo pra isso. Motivos vários discutidos exaustivamente no fórum. Talvez motivos que não fariam uma Ranger aquecer, e passar desapercebido, mas que na l200 são o suficiente pro ponteiro subir.

Flavio Viuvaldo
26/01/2013, 23:52
será que as tritons tem problemas de aquecimento ?
pois estou pensando em trocar minha gls 2002 por uma glx
justamente por causa do motor 3.2

Moipessoa
27/01/2013, 07:03
tem que ter um culhão da porra pra chipar um 4D56...

Paulista VM
27/01/2013, 11:09
hrodrigues, nao quero parecer mal educado, mas vou correr o risco... Hehehe
Eu acho que vc já foi alertado, e ao mesmo tempo já te deram inclusive contatos de pessoas que fazem o serviço,
Eu nao sei se vc sabe como esse unichip funciona, mas te adianto que é um produto com resultado muito inferior a reprogramação.

Vc tem tudo nas mãos, se vc acha que sua L200 é "infervível" chega o pau! Mete o chip e boa.
Mas por favor, poste as impressões aqui, nos deixe informados sobre como sua pkp respondeu.. Porque por aqui, me parece uma UNANIMIDADE que vc terá dor de cabeça.

Sinceramente, eu nao aconselho, mas seria legal ter alguém com coragem pra fazer isso.

hrodrigues
27/01/2013, 11:24
hrodrigues, nao quero parecer mal educado, mas vou correr o risco... Hehehe
Eu acho que vc já foi alertado, e ao mesmo tempo já te deram inclusive contatos de pessoas que fazem o serviço,
Eu nao sei se vc sabe como esse unichip funciona, mas te adianto que é um produto com resultado muito inferior a reprogramação.

Vc tem tudo nas mãos, se vc acha que sua L200 é "infervível" chega o pau! Mete o chip e boa.
Mas por favor, poste as impressões aqui, nos deixe informados sobre como sua pkp respondeu.. Porque por aqui, me parece uma UNANIMIDADE que vc terá dor de cabeça.

Sinceramente, eu nao aconselho, mas seria legal ter alguém com coragem pra fazer isso.

Paulista,

Problema nenhum. Preciso mesmo das opiniões sinceras para não fazer uma avaliação errada.
Já haviam comentado que o unichip é "inferior" à reprogramação. Isso seria devido a não levar o motor ao limite mas, em compensação, seria mais seguro.
Continuo avaliando.

Abs

Helio

SergioMedeiros
27/01/2013, 16:59
será que as tritons tem problemas de aquecimento ?
pois estou pensando em trocar minha gls 2002 por uma glx
justamente por causa do motor 3.2

Flavio, nenhum carro está isento de problemas de aquecimento, assim como de cambio, embreagem, ar condicionado, suspensão, etc etc etc. Como falei, carros a Diesel tem comportamento diferente dos outros tipos de combustivel, e por isso mais sensiveis a aquecimentos. Só que a l200 sport/outdoor é um caso a parte, onde alguns fatores contribuíram para o problema nela ser mais fácil de ocorrer. Mas te digo, são todos "resolvíveis". No caso da Triton, vai tranquilo que ela tem as mesmas chances de aquecer que as Rangers, Frontiers, Hillux, etc. Ou seja, chances menores, mas que se ocorrer não é culpa da Mit, e sim o acaso. Relaxa e vai de boa.

SergioMedeiros
27/01/2013, 17:03
Na minha humilde opinião, reprogramação é mais seguro que unchip, pois na reprogramação todo o mapa do motor é alterado, e, digamos assim, fica em maior harmonia. O unchip não altera todos os parametros para o conjunto funcionar de forma adequada. Itens que vão desde a pressão da turbina quanto a temperatura do ar na admissão.

Flavio Viuvaldo
28/01/2013, 12:33
Flavio, nenhum carro está isento de problemas de aquecimento, assim como de cambio, embreagem, ar condicionado, suspensão, etc etc etc. Como falei, carros a Diesel tem comportamento diferente dos outros tipos de combustivel, e por isso mais sensiveis a aquecimentos. Só que a l200 sport/outdoor é um caso a parte, onde alguns fatores contribuíram para o problema nela ser mais fácil de ocorrer. Mas te digo, são todos "resolvíveis". No caso da Triton, vai tranquilo que ela tem as mesmas chances de aquecer que as Rangers, Frontiers, Hillux, etc. Ou seja, chances menores, mas que se ocorrer não é culpa da Mit, e sim o acaso. Relaxa e vai de boa.

Sergio , obrigado pelas informações ,
agora estou decidido pela triton glx mesmo.
vou comprar uma até no julho de 2013.
ai posto o estou achando dela .

cristian-sp
28/01/2013, 15:42
concordo com o MoiPessoa....rs....eu não tenho coragem....

e tb esou com o Sérgio...se realmente pensa em fazer, vai pela opção melhor possível, para tentar um bom resultado o que é até fácil de conseguir...mas principalmente com um olho no futuro (durabilidade).

Junior-L200Power
28/01/2013, 17:06
Um cara aqui do forum, não sei o nome remapeou uma Pajero Sport e.....adivinha? rsrs
Deu pau no motor...
Se não me engano a Pajero Sport era 2008...
Mas enquanto tava bem o carro, segundo ele andava igual a Hilux até a quarta marcha...depois ela ia embora!!
Então presumimos que o resultado fica bem, mas se arrochar não aguenta mesmo, não importa o que digam!!
Esse cara é prova disso, ele confiava e muito no carro e resolveu fazer mas pagou caro por isso nos 2 sentidos...
Pagou caro pra fazer o remap e pagou mais caro ainda pra refazer o motor...
Se eu achar o link do tópico onde tem os posts dele eu posto aqui depois...

Abraço...

Paulista VM
28/01/2013, 22:10
Paulista,

Problema nenhum. Preciso mesmo das opiniões sinceras para não fazer uma avaliação errada.
Já haviam comentado que o unichip é "inferior" à reprogramação. Isso seria devido a não levar o motor ao limite mas, em compensação, seria mais seguro.
Continuo avaliando.

Abs

Helio

A questão nao é levar ou nao o motor ao limite, que alias no 4D56 nao é boa idéia mesmo... Mas tb, pq o "chip" só aumenta debito de combustível, que na verdade, da praticamente na mesma de abrir a bomba.
Eu digo que a reprogramação é um serviço mais completo, pois alem do debito, muda a entrada da turbina e outras coisas que se nós soubéssemos, estaríamos ganhando algum com isso kkkkkk!

hrodrigues
29/01/2013, 06:48
Sergio e Cristian,

Também tenho receio de fazer, por isso estou tentando obter o máximo de informação possível.

Abs

Helio

hrodrigues
29/01/2013, 06:50
Junior,

Se achar o link, vai ser de grande ajuda.
Fico aguardando.

Abs

Helio

hrodrigues
29/01/2013, 06:53
Paulista,

O cara lá do Unichip, me garantiu que haveria diminuição de consumo mas, sabe como é, vendedor é sempre vendedor ...

Abs

Helio

eduardojunq
29/01/2013, 06:54
A questão nao é levar ou nao o motor ao limite, que alias no 4D56 nao é boa idéia mesmo...

Esse motor nao costuma aguentar nem se andar no limite do pé direito ....

fabricioengmec
29/01/2013, 08:43
Bom dia Pessoal!

Junior, se for possível vc mandar o link seria muito interessante, pois poderemos saber que tipo de modificação o dono da Pajero realizou, e tentar entrar em contato pra saber em quais condições ocorreram os problemas...

abraços.

Junior-L200Power
29/01/2013, 11:22
Bom dia Pessoal!

Junior, se for possível vc mandar o link seria muito interessante, pois poderemos saber que tipo de modificação o dono da Pajero realizou, e tentar entrar em contato pra saber em quais condições ocorreram os problemas...

abraços.

Ok pessoal, estou dando uma geral aqui no forum pra ver se acho o tópico!!
Logo que poissível posto aqui...
Acredito que no máximo até amanhã devo achar viu!!

Abraço pessuals!!

Junior-L200Power
29/01/2013, 12:31
Não achei todos os posts pois estão espalhados, mas achei o principal deles, que é onde o dono da Pajero fala que bateu o motor...
Só um detalhe, não foi remap e sim Unichip que ele usou...e entenda que o Unichip é mais brando que o Remap..ok?!
O membro é o Pedro Henrique Neves...
Segue o link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/62464-amantes-da-l200-savana-triton-gls-gl-hpe-e-outdoor-87.html

Leiam os posts #1037 e #1040 onde ele explica o que aconteceu e fala que o motor não aguenta Unichip nem repotenciamento...!!

Abraço pessoal...

Ruiz4x4
29/01/2013, 13:14
Ola Pessoal;

Nesta mesma linha veja que nosso amigo relata antes, vejam o post #15:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/91448-adquirindo-uma-pajero-hpe-2-5-2007-2008-o-que-acham-2.html

Ja me convenci que neste motor não se deve tentar tirar mais nada, é uma pena a VRT só precisava disto para ser perfeita...

Abraços;

RodrigoF
29/01/2013, 21:41
A um tempo atrás li o texto abaixo no site da SFI Chips, mas ainda não tive coragem de fazer um remapeamento na minha...Por coincidencia hoje fui no meu mecânico e estava lá o dono de uma pajeiro 2.5 at que fez o chip nessa SFI, ele disse que o carro dele está com um pouco mais de 170cv, que anda muuuiito...mas me contou da parte negativa também...consumo alto, fumaceia muito, problemas para acertar a regulagem do cambio AT e o alto risco de o motor ir pro vinagre a qualquer momento...Resumindo quando perguntei se vale a pena fazer na minha ele falou " Vc é feliz e não sabe, fica com os 121cv mesmo que é melhor" ...ou seja melhor acostumar com a "manca" mesmo...rs...

Cliente: Leandro José Grassmann
Veículo: Mitsubishi L200 Savana 2010 (original: 121cv - repotenciada: 153cv).
Depoimento: Sai de Curitiba para São Paulo praticamente só para remapear minha L200 Savana 2010. O carro, desde que comprei, há 18.000km, bebia muito (7,5km/L) e não desenvolvia adequadamente. Quando vazio e na cidade, até andava bem. Bastava colocar 4 pessoas dentro e viajar para começar a me incomodar. Motor amarrado, dificuldade de subir o giro, não ganhava nem mantinha velocidade. Após a reprogramação, a diferença é visível (pra não dizer "gritante"!). O carro ficou muito mais solto. Sobe giro rapidamente, responde ao primeiro toque no acelerador. Não lembra, nem de longe, o comportamento que tinha antes. Potência entregue de forma linear, uniforme. Nada de "pulos", solavancos. Praticamente não se sente a turbina começar a operar.

Rodei alguns quilômetros nos arredores de São Paulo e depois retornei a Curitiba. Nestes 700km que rodei em estrada percebi a facilidade com que a L200 ganha velocidade. Ficou muito mais fácil e seguro ultrapassar. A maioria da viagem fiz em quinta marcha, sem necessidade de reduzir, mesmo quando a velocidade diminuia para 80-90km/h. Tive a oportunidade de "brincar" um pouco com uma L200 outdoor HPE (141cv) que trafegava ao meu lado na estrada. Ela não conseguiu me acompanhar. Os 153cv que tenho disponíveis deixam a L200 muito dócil para dirigir. O motor tem potência de sobra desde baixas rotações. Passei a trocar bem menos as marchas, e consigo andar com o pé mais leve. Como o motor responde rapidamente, não sinto a necessidade de pisar fundo. A compensação por isso é a melhoria no consumo do veículo. Consegui, pela primeira vez, superar os 9km/l!

Na cidade, tenho que dosar o pé no acelerador para não ficar cantando pneu a cada curva. A sensação de força é perceptível. Quem já andou na minha L200 depois do remapeamento e conhece o comportamento original da caminhonete, estranha tamanha disponibilidade de potência. É fácil ver um sorriso no rosto de quem tem a oportunidade de "pilotá-la". Mesmo tendo força de sobra, a quantidade de fumaça emitida não aumentou tanto. Só em situações muito pontuais torna-se visível um pouco de fumaça preta saindo pelo escapamento. Na maioria das situações, nem sem percebe.

A SFI CHIPS está de parabéns pela qualidade do serviço e pela forma responsável e prudente com que determina os parâmetros de ajuste da central de injeção. Recomendo fortemente o serviço, tanto pelo conhecimento técnico quanto pela qualidade e presteza.

Leandro José Grassmann - Engenheiro Elétrico - Curitiba - PR.

SergioMedeiros
29/01/2013, 21:55
Hélio, a sua l200 já é linda, ótima para viagens, trilhas e andar na cidade. Tenho certeza que ela está sendo utilizada como modelo para muita gente, principalmente o conjunto parachoque / guincho. Não teve ninguém aqui que falou "chipa que é uma maravilha"... e unichip já é mais do que sabido que não chega perto de um remapeamento, para qualquer carro. Se voce acha que falta potencia, imagina as Bands, onde o pessoal mais desfila do que viaja?!?!
PS, antes que alguém me crucifique, to procurando uma Band para ocupar o lugar da minha ex Ranger de trilhas.... :-)

Paulista VM
29/01/2013, 22:42
Paulista,

O cara lá do Unichip, me garantiu que haveria diminuição de consumo mas, sabe como é, vendedor é sempre vendedor ...

Abs

Helio

Quando eu fiz o remap da minha tb disseram q o consumo diminuiria (se pisar nao tem jeito, mas em teoria se andar na maciota gasta menos). A questão é q eu nao vi economia nenhuma... Mas tb num ta gastando absurdo.

eduardojunq
30/01/2013, 04:36
Pessoal, mexi no motor da minha ex L200 Sport 2005 com aproximadamente 80 mil kms ...

rodei 20 mil kms, so alegrias ..... Entre 100 mil e 108 mil kms tive problemas na turbina, cabecote, bronzinas etc.

Vou achar uma foto e posto aqui .. Esse motor realmente nao aguenta o batidão, o que eu particularmente acho uma pena, pois todo o resto do conjunto é perfeito.

vou achar as fotos e posto aqui

eduardojunq
30/01/2013, 04:41
http://imageshack.us/a/img685/3230/dsc01365qs.jpg

http://imageshack.us/a/img24/7940/dsc01371gi.jpg

hrodrigues
30/01/2013, 10:31
Hélio, a sua l200 já é linda, ótima para viagens, trilhas e andar na cidade. Tenho certeza que ela está sendo utilizada como modelo para muita gente, principalmente o conjunto parachoque / guincho. Não teve ninguém aqui que falou "chipa que é uma maravilha"... e unichip já é mais do que sabido que não chega perto de um remapeamento, para qualquer carro. Se voce acha que falta potencia, imagina as Bands, onde o pessoal mais desfila do que viaja?!?!
PS, antes que alguém me crucifique, to procurando uma Band para ocupar o lugar da minha ex Ranger de trilhas.... :-)

Sergio,

Legal que tenha gostado. Gosto muito da viatura, atenderia perfeitamente se não fosse pela falta de torque (minha opinião).
Não faço trilha mas, gosto de viajar. Na estrada, na hora de uma ultrapassagem mais forçada, aí é o momento que sente falta.
No resto, nunca tive qualquer problema. Essa estória de esquentar, continuo defendendo que, ou é falta de manutenção ou desconhecimento dos limites da vtr.

Quem tem uma band, que acabou de sair de uma mega reforma é o Cesar Machado aqui do fórum. Está querendo vender.

Dá uma olhada aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/69654-bandeirante-estradeira.html

Abs

Helio

hrodrigues
30/01/2013, 10:35
Depois de ver a foto, estou começando a desistir.

Abs

Helio

Marcelo-HPE
30/01/2013, 10:49
Helio meu amigo,
Dá uma encurtada na haste roscada da turbina TGV cerca de 1 volta que a turbina vai entrar mais rapido ,e as retomadas irão melhorar .
abs

Carlos A. C. Azevedo
30/01/2013, 11:31
http://imageshack.us/a/img685/3230/dsc01365qs.jpg

http://imageshack.us/a/img24/7940/dsc01371gi.jpg

Eduardo, quando tu tirou o cárter fora, tinha aquela proteção de plástico e com uma esponja? Tinha alguma ferrugem ali no cárter nessa posição?

hrodrigues
30/01/2013, 11:46
Helio meu amigo,
Dá uma encurtada na haste roscada da turbina TGV cerca de 1 volta que a turbina vai entrar mais rapido ,e as retomadas irão melhorar .
abs

Fala Marcelo,

Tudo bem ?
Valeu pela dica. Tenho uma pessoa interessada na compra da vtr que ficou de vir ver nesse final de semana. Se não levar, vou fazer.
E as viagens ? Tem feito ?

Abs

Helio

Marcelo-HPE
30/01/2013, 14:28
Tenho sim meu amigo , fiz um tour em dezembro para a Chapada Diamantina / Todo litoral Norte da Bahia inclusive Mangue-Seco pela areia / Aracajú / Maceio/ Porto de Galinhas RE , passando pelo litoral
Eu e a Patroa , graças a Deus foi tudo tranquilo .
Se for fazer alguma coisa aqui pelo Brasil vc dá toque . e parabéns pela nova empreitada .
Abração

hrodrigues
30/01/2013, 18:23
Tenho sim meu amigo , fiz um tour em dezembro para a Chapada Diamantina / Todo litoral Norte da Bahia inclusive Mangue-Seco pela areia / Aracajú / Maceio/ Porto de Galinhas RE , passando pelo litoral
Eu e a Patroa , graças a Deus foi tudo tranquilo .
Se for fazer alguma coisa aqui pelo Brasil vc dá toque . e parabéns pela nova empreitada .
Abração

Marcelo,

Belo roteiro. Embora prefira o litoral, a Chapada Diamantina é muito bonita.
Com esse negócio de vender a vtr talvez tenha de adiar a viagem para AR.
Aí devo dar uma subida até Maraú para curtir uma praia. Qualquer coisa te aviso.

Grande abraço

Helio

eduardojunq
31/01/2013, 08:49
Eduardo, quando tu tirou o cárter fora, tinha aquela proteção de plástico e com uma esponja? Tinha alguma ferrugem ali no cárter nessa posição?

Carlos, nao me lembro exatamente de quando foi desmontado, mas nao havia ferrugem não.

eduardojunq
31/01/2013, 08:51
Helio meu amigo,
abs

Isso foi um dos "ajustes" feito na minha. No entanto, pode ter sido um dos motivos pela diminuicao da vida util da turbina, nao ?

Marcelo-HPE
31/01/2013, 09:13
Apenas uma volta não checa a implicar drasticamente na vida da turbina, a minha ex outdoor fiz quando a mesma tinha 4500km rodei 59.000 sem problemas . pelos vídeos que estava vendo no you tube quando o motor está em alta rpm a TGV está em baixa, é o contrário, dificil de entender mas pelos vídeos é isso mesmo.
abs

eduardojunq
31/01/2013, 10:22
Realmente nao sei quanto foi mexido na minha, mas ela ficou muito mais esperta em baixa. Aquele sintoma de pisar e ela ficar amarrada sumiu. No entanto, nao vale a pena. Cada carro tem suas limitacoes e a da L200 é essa.

Depois da L200 comprei uma S10 2011 (a ultima do modelo antigo) e ate hoje fico imaginando uma L200 com motor MWM.

agricio
28/02/2013, 15:46

etc...

Boa tarde a todos.
Tenho uma savana 2010 que comprei zero km e não troco por nenhum outro carro.
Fiz todas as revisoes e trocas de óleo conforme recomendado.
Minha única reclamação era o motor fraco em retomadas e para ultrapassar.
Quando soube que o Mauricio Reiko estava chipando motores li muito a respeito e falei com outras pessoas que já tinham feito.
Depois de algum tempo resolvi arriscar.
Paguei R$ 900,00 e lhes digo que vale cada centavo, o carro ficou outro.
Não parece nem de longe o motorzinho de 121cv.
Ele falou que vai para 173cv, não sei se vai mas se nao vai chega muito perto.
Não mudou nada o consumo. Só notei que esta fumaçando um pouco mais, algo que ele avisa que vai acontecer.
Já faz 6 meses e a viatura esta ótima.
Não abuso da velocidade ando entre 100 e 120km/h.
Certa vez, para testar, andei 600km, praticamente a 140km/h durante todo o percurso.
O consumo foi para 7km/l mas o carro andou muito bem o tempo todo sem forçar em nenhum momento.
Espero ter ajudado, não tenho nenhuma intençaõ de ajudar o Mauricio na venda pois nem conheço, pois estou em Manaus-AM.
Em Manaus tem um representante.
Só estou relatando o que acontece com minha viatura.

Junior-L200Power
28/02/2013, 21:30
Boa tarde a todos.
Quando soube que o Mauricio Reiko estava chipando motores li muito a respeito e falei com outras pessoas que já tinham feito.
Não mudou nada o consumo. Só notei que esta fumaçando um pouco mais, algo que ele avisa que vai acontecer.
Certa vez, para testar, andei 600km, praticamente a 140km/h durante todo o percurso.
O consumo foi para 7km/l mas o carro andou muito bem o tempo todo sem forçar em nenhum momento.
Espero ter ajudado, não tenho nenhuma intençaõ de ajudar o Mauricio na venda pois nem conheço, pois estou em Manaus-AM.

Bacana seu relato Agrício...
E o bom é que vc vai ficar bastante tempo com a viatura (pelo que li no outro tópico), assim podemos acompanhar o andar da carruagem...hehe!!
Como vc parece ser bastante prudente com o uso da viatura sabendo dos seus limites, acredito que não terá problemas prematuros...somente o previsto do desgaste normal mesmo!!
Qlquer novidade não deixe de atualizar aqui viu...

Grande abraço!!

agricio
01/03/2013, 09:00
Bom dia Junior.
Farei isso.
Na verdade, não sei se o termo é chipar, o que o Mauricio faz é reprogramar a central.
No momento estou revisando a viatura para ir para o Peru, chile e argentina no inicio de Junho.
Vi alguns relatos de perda de potencia em altitudes acima de 3000 metros, na vez anterior que estive em Cuzco com uma outdoor 2010, os mecanicos da mit falaram para desligar o HPE e ela andou bem, foi e voltou sem problema.
Outro detalhe são os aditivos anti-congelantes, ainda estou pesquisando.
Um bom dia a todos.

Junior-L200Power
01/03/2013, 10:05
Bom dia Junior.
Farei isso.
Na verdade, não sei se o termo é chipar, o que o Mauricio faz é reprogramar a central.
No momento estou revisando a viatura para ir para o Peru, chile e argentina no inicio de Junho.
Vi alguns relatos de perda de potencia em altitudes acima de 3000 metros, na vez anterior que estive em Cuzco com uma outdoor 2010, os mecanicos da mit falaram para desligar o HPE e ela andou bem, foi e voltou sem problema.
Um bom dia a todos.

Chipar fala-se quando coloca o chip de potência interligado na central original do veículo!!
No seu caso a sua foi remapeada...falamos simplesmente "fez remap".
Em relação a sua viagem é um tanto interessante sua rota...revise bem o carro antes de ir para não passar aperto na estrada viu!! E depois poste umas fotos da viatura enfrentando o trecho..hehe

Grande abraço e bom dia!!

RodrigoF
01/03/2013, 18:57
Bom dia Junior.
Farei isso.
Um bom dia a todos.

Agricio, é importante o seu relato, pois é difícil conhecer que tem esse motor remapeado, eu mesmo estou querendo fazer isso na minha, mas ainda tô na dúvida, estou pesquisando bastante...como a minha tem 121cv eu tenho a opção de comprar o módulo HPE e aumentar ela para 141cv ou remapear a central e ter um ganho maior...Esse valor que vc pagou faz tempo? Achei um preço muito bom.

Carlos A. C. Azevedo
02/03/2013, 12:40
Agricio, quantos km tinha quando foi feito o remapeamento e quantos km ela tem hoje?

Já fez o teste de consumo tentando andar entre 80~100km/h?

Se ela for essa do avatar, é a cor mais linda de savana que saiu.:palmas:

:concordo:

agricio
03/03/2013, 01:28
Rodrigo eu ja testei esse módulo HPE em minha viatura antes de remapear e praticamente nao vi diferença alguma em termos de ganho.
Fiz o remapeamento faz uns 6 meses.

agricio
03/03/2013, 01:31
Tava com 55 mil km agora ta com 61mil.
Fiz o teste. Nessa velocidade o consumo permaneceu o mesmo.
É essa mesma é o modelo da série especial de 15 anos
Aqui em Manaus só tem ela,

Moipessoa
03/03/2013, 08:26
Tava com 55 mil km agora ta com 61mil.
Fiz o teste. Nessa velocidade o consumo permaneceu o mesmo.
É essa mesma é o modelo da série especial de 15 anos
Aqui em Manaus só tem ela,

em 06 meses, você rodou 1000 km com a pick up?

Moipessoa
03/03/2013, 08:42
digo, 1000 km/ mes?

RodrigoF
03/03/2013, 12:54
Rodrigo eu ja testei esse módulo HPE em minha viatura antes de remapear e praticamente nao vi diferença alguma em termos de ganho.
Fiz o remapeamento faz uns 6 meses.

Na semana passada fui em uma oficina aqui em SP que faz o remapeamento (Reiko) me pediram 1600,00 a vista ou 1800,00 em 3x, por isso espantei com o preço que vc pagou, vou ver se acho outro representante. Ah! Sua viatura é LINDA! Simplesmente perfeita! :concordo: Muito mais bonita que a savana feita com a triton! Não troca não...rs....

Junior-L200Power
03/03/2013, 22:30
Agricio, quantos km tinha quando foi feito o remapeamento e quantos km ela tem hoje?

Já fez o teste de consumo tentando andar entre 80~100km/h?

Se ela for essa do avatar, é a cor mais linda de savana que saiu.:palmas:

Grande Carlos, tá sumido do forum amigo..não lhe vejo por aqui mais com tanta frequência..hehe!!
Que mal lhe pergunte, mas com que viatura estás agora?! Abandonou a Mit? Tá de Toy agora?? Rsrs

Agrício vc ganhou na loteria com esse preço viu (se não der dor de cabeça a vtr é claro), pq o mais barato que achei aqui no MT pra remapear a S10 foi R$2400,00 na Digipower...tá certo que fica o bixo, mas é um valor alto demais!!
Por esse e por outros motivos vou colocar um chip de potência externo mesmo que já dizem que o resultado fica muito bom...e como a S10 não é tão carroça assim de potência, já deve ficar ótimo e exatamente o que eu busco em acréscimo de potência!!
Ela tem 140cv e 34,7kgfm de torque, o chip "promete" que vai pra 180cv e 43kgfm de torque, MASSSSSS se for pra uns 165cv e 38a 39kgfm de torque já ta excelente pra mim viu!! E o mió di tudo é o precinho camarada em torno de R$350,00 a R$450,00

Abraço

Carlos A. C. Azevedo
04/03/2013, 08:29
Grande Carlos, tá sumido do forum amigo..não lhe vejo por aqui mais com tanta frequência..hehe!!
Que mal lhe pergunte, mas com que viatura estás agora?! Abandonou a Mit? Tá de Toy agora?? Rsrs

Agrício vc ganhou na loteria com esse preço viu (se não der dor de cabeça a vtr é claro), pq o mais barato que achei aqui no MT pra remapear a S10 foi R$2400,00 na Digipower...tá certo que fica o bixo, mas é um valor alto demais!!
Por esse e por outros motivos vou colocar um chip de potência externo mesmo que já dizem que o resultado fica muito bom...e como a S10 não é tão carroça assim de potência, já deve ficar ótimo e exatamente o que eu busco em acréscimo de potência!!
Ela tem 140cv e 34,7kgfm de torque, o chip "promete" que vai pra 180cv e 43kgfm de torque, MASSSSSS se for pra uns 165cv e 38a 39kgfm de torque já ta excelente pra mim viu!! E o mió di tudo é o precinho camarada em torno de R$350,00 a R$450,00

Abraço

Fala Junior, desde que a L se foi tô mais lendo do que postando hehehe. Tô de toy sim, mas num corolla :mrgreen:, sabe como é a cidade tá cheia de obras e diminuíram as pistas, então ficou meio complicado de andar com uma monstrinha daquela hehehe, mas bate uma saudade as vezes :cry:.

Só vi uma vez uma dessas savana serie 15 anos dessa cor verde na frente da macom, o sol batia nela e brilhava tudo, muito linda mesmo:drool:

Ruiz4x4
04/03/2013, 14:08
Boa tarde a todos.

Ola Agricio;

Aproveito para fazer a mesma colocação do Carlos, o preço que voce pagou na reprogamação foi campeão!!!! :euforico:Tenho representante aqui em Fortaleza e se me permitir vou citar seu caso para conseguir um preço parecido:curtir:. Como ja havia dito aqui no forum minha savana também é 2010 mas me decepcionou de mais com relação ao motor:putz:, se conseguir resolver isto como voce ficarei extremamente satisfeito pois como voce bem mencionou é apenas este detalhe.

Abraços;

agricio
04/03/2013, 14:36
Boa tarde a todos.

Boa tarde a todos.
Venho aqui RETIFICAR um erro de digitação.
Cometi um erro ao informar o valor da reprogramação do modulo que fiz em minha viatura em Manaus-AM.
Informei que tinha pago R$ 900,00

O VALOR CORRETO É QUE PAGUEI FOI R$ 1.900,00

A tecla do número 1 falhou na hora da digitação e não percebi.
Peço desculpa a todos pelo erro que cometi, em especial ao Mauricio por algum problema que possa ter causado.
Todas as outras informações estão corretas.
Mais uma vez peço que me desculpem pelo erro de digitação.
Abraço a todos.

agricio
04/03/2013, 14:43

Abraço

Boa tarde Junior.
Cometi um erro de dititação que ja corrigi no ultimo post.

Cometi um erro ao informar o valor da reprogramação do modulo que fiz em minha viatura em Manaus-AM.
Informei que tinha pago R$ 900,00

O VALOR CORRETO QUE PAGUEI FOI R$ 1.900,00

A tecla do número 1 falhou na hora da digitação e não percebi.
Peço desculpa a todos pelo erro que cometi, em especial ao Mauricio por algum problema que possa ter causado.
Todas as outras informações estão corretas.
Mais uma vez peço que me desculpem pelo erro de digitação.
Abraço a todos.

Ruiz4x4
04/03/2013, 14:58
Ola Agricio;

Sem problemas, da minha parte mesmo com este valor pretendo remapear minha VTR baseado nas suas informações, e parabéns pelo seu carro realmente é a cor mais rara das SAVANA muito linda...

Abraços;

agricio
04/03/2013, 17:37
Verdade Ruiz é muito bonita essa cor.
Foi uma série especial de comemoração de 15 anos da Mitsubishi.
Só sairam 100 unidades no país.
Tive sorte de conseguir essa.
E o melhor é que veio com bloqueio do diferencial trazeiro manual.

Junior-L200Power
04/03/2013, 21:28
Fala Junior, desde que a L se foi tô mais lendo do que postando hehehe. Tô de toy sim, mas num corolla :mrgreen:, sabe como é a cidade tá cheia de obras e diminuíram as pistas, então ficou meio complicado de andar com uma monstrinha daquela hehehe, mas bate uma saudade as vezes :cry:.

Só vi uma vez uma dessas savana serie 15 anos dessa cor verde na frente da macom, o sol batia nela e brilhava tudo, muito linda mesmo:drool:

Tá certo Carlos, eu fiquei um tempo somente lendo tbm...daí voltei a postar!! Rsrs.
Eu não sei pq, mas eu sempre suspeitei que vc tinha partido pra um Toyota..Rsrs..e sem dúvida não tem como não sentir saudade da L duzentinha né meu amigo!! eu tbm fiko imaginando a hora que a minha partir!!
Hoje vi uma L200 Savana 2009 branca zeradíssima com 35.000km rodados e manual carimbado confirmando as revisões e KM original...ela tá no preço de R$57.000,00 achei bem em conta!! Quem sabe em breve a L200 aki de casa evolui pra uma Savana 2009 ou 2010...Rsrs!!

E agrício, não esquenta não, eu imaginei que o preço tava errado pois o César(Imperador) que remapeou a Ranger dele com o Reiko tbm já havia comentado a faixa de preço desse serviço!! Hehe

Grande abraço!

agricio
05/03/2013, 09:05

Sim Moipessoa.
Eu não ando na cidade com ela.
Só uso para viajar e dar uma voltinha final de semana.
Restante do tempo fica na garagem esperando o planejamento de uma nova rota.
Só que não foi 1000km e sim 6000km que andei em 6 meses.
Tem meses que nem sai da garagem hehehe
Estamos com quase tudo pronto para ir para o Peru, Bolivia, Chile e Argentina no inicio de Junho.
Saida de Manaus dia 30 de maio de 2013.
Se algum amigo estiver indo para o mesmo lado, avise para nos falarmos.

Moipessoa
05/03/2013, 12:05
como o perfil do fórum é variado... tem gente que roda 1000 km em 3/4 dias.
qdo for vender a sua, o que terá de potencial comprador batendo a sua porta :concordo:

agricio
05/03/2013, 12:59
398768398770398771398772398773
qdo for vender a sua, o que terá de potencial comprador batendo a sua porta :concordo:

Verdade, tinha planos de vender no final de 2015.
Mas se essa nova savana triton continuar do jeito que esta, nem bloqueio tem, acho que vou ficar com minha viatura por tempo indeterminado hehehe

agricio
05/03/2013, 13:01

Quanto estamos na estrada realmente é essa média.
Tocamos entre 800 e 1000km por dia.

RodrigoF
12/03/2013, 23:36
Só para descontrair com esse papo de potência achei na net umas l200 fuçadas...kkk....São da Tailandia com motor 4d56, o pessoal faz até campeonato de arrancada com a bichinha...Parece que por lá esses caros são iguais as Saveiros por aqui, rebaixada tunada etc...O pessoal consegue tirar leite de pedra...rs....:karate:

400241

Link para quem quer ver as outras fotos >>> Twin Mitsubishi Starda 4M40 & 4D56 SET UP Turbo By CM. muffler (http://www.cm-club.com/forum/showthread.php?t=102942)

Video que eu achei no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=MNAcMiILU5o

https://www.youtube.com/watch?v=_FhCSvqlaiQ

RodrigoF
19/03/2013, 13:39
Pessoal hoje conversei com um amigo que não via a algum tempo, ele trabalha exclusivamente com Diesel (é bombista) ele me disse que é possível aumentar a potência da L200 sem mexer na central de injeção, apenas regulando um "potenciômetro" alguém já ouviu falar disso?
Também conversei com o Márcio da SFI chips que também faz o remapeamento das L200 e de outros veículos, posso dizer que ele foi muito atencioso e explicou como funciona o remapeamento e também os seus "prós" e "contras"
E ai mais alguém vai "turbinar" o tratorzinho???

Carlos A. C. Azevedo
20/03/2013, 10:32
Pessoal hoje conversei com um amigo que não via a algum tempo, ele trabalha exclusivamente com Diesel (é bombista) ele me disse que é possível aumentar a potência da L200 sem mexer na central de injeção, apenas regulando um "potenciômetro" alguém já ouviu falar disso?
Também conversei com o Márcio da SFI chips que também faz o remapeamento das L200 e de outros veículos, posso dizer que ele foi muito atencioso e explicou como funciona o remapeamento e também os seus "prós" e "contras"
E ai mais alguém vai "turbinar" o tratorzinho???

Ae Rodrigo, quando eu desmontei o gerenciador eletrônico da bomba, o cabeçote, o que controlava a aceleração era um potenciômetro, mas como passa diesel por aquela parte, não deu pra ver o funcionamento com tampa aberta e não tem uma outra opção, pelo menos não pensei em nenhuma :mrgreen: de melhorar aquilo a não ser aumentando a força do eletro-imã, coisa que eu realmente também não faço ideia de como fazer.

Só que o cabeçote não tem posição fixa no bloco da bomba, tanto é que se montar com o cabeçote todo posicionado pra frente, ou seja, em direção a frente do carro, o motor não liga e se posicionar todo em direção a traseira do carro, o motor liga totalmente acelerado. O que eu consegui foi achar o ponto entre esses dois limites, só que ela ficou bem fraquinha, mas o consumo ficou incrível, consegui mais de 10km/l andando em curtos percussos e com o ar condicionado ligado direto, fora uma pingadeira de diesel que ficou vazando pelo "remendo" que foi preciso fazer na bomba :mrgreen:. Só que eu já tinha mexido e desregulado a turbina, tava enchendo tudo em baixa e amarrada nos 3000 rpm. Talvez aquela configuração teria ficado excelente em alta :(

Mas como ela tava bem amarrada, lá fui eu de novo mexer na bomba, até que foi adiantado mais um pouco, ficou perceptível porque a marcha lenta subiu um pouco e da fumaceira preta, só que nisso, ela ficou monstruosa, andava muito, só não andava mais por causa da turbina.

Tudo isso aconteceu porque o que o cabeçote ajusta é a posição da luva no eixo que controla a passagem do diesel pros bicos.

Outro ponto, não percebi ela trabalhando mais quente pelo indicador do painel e nem pela temperatura no cofre, que sempre foi absurda. Mas o consumo.. vish, nunca mais tinha conseguido um perto de 9km/l, mas também usava pneus 265/75 e 99% do uso na cidade.

RodrigoF
21/03/2013, 22:03
Carlos, obrigado pelas dicas! :concordo: vou ver se consigo mais informações com esse amigo bombista :pensativo: Para falar a verdade já estou desistindo de mexer nesse motor viu...Tava pensando no seguinte, se eu aumentar a potência do meu motor e der mer... vou morrer com uma retifica que vai me custar pelo menos 10 cruzeiros, além de perder o serviço de remapear ou modificar a bi da viatura, essa grana poderia ser usada para pegar uma viatura mais nova e mais potente, por isso estou estudando a possibilidade de pegar outra picape...

mendonca.thiago
07/06/2013, 13:18
Ae Rodrigo, quando eu desmontei o gerenciador eletrônico da bomba, o cabeçote, o que controlava a aceleração era um potenciômetro, mas como passa diesel por aquela parte, não deu pra ver o funcionamento com tampa aberta e não tem uma outra opção, pelo menos não pensei em nenhuma :mrgreen: de melhorar aquilo a não ser aumentando a força do eletro-imã, coisa que eu realmente também não faço ideia de como fazer.

Só que o cabeçote não tem posição fixa no bloco da bomba, tanto é que se montar com o cabeçote todo posicionado pra frente, ou seja, em direção a frente do carro, o motor não liga e se posicionar todo em direção a traseira do carro, o motor liga totalmente acelerado. O que eu consegui foi achar o ponto entre esses dois limites, só que ela ficou bem fraquinha, mas o consumo ficou incrível, consegui mais de 10km/l andando em curtos percussos e com o ar condicionado ligado direto, fora uma pingadeira de diesel que ficou vazando pelo "remendo" que foi preciso fazer na bomba :mrgreen:. Só que eu já tinha mexido e desregulado a turbina, tava enchendo tudo em baixa e amarrada nos 3000 rpm. Talvez aquela configuração teria ficado excelente em alta :(

Mas como ela tava bem amarrada, lá fui eu de novo mexer na bomba, até que foi adiantado mais um pouco, ficou perceptível porque a marcha lenta subiu um pouco e da fumaceira preta, só que nisso, ela ficou monstruosa, andava muito, só não andava mais por causa da turbina.

Tudo isso aconteceu porque o que o cabeçote ajusta é a posição da luva no eixo que controla a passagem do diesel pros bicos.

Outro ponto, não percebi ela trabalhando mais quente pelo indicador do painel e nem pela temperatura no cofre, que sempre foi absurda. Mas o consumo.. vish, nunca mais tinha conseguido um perto de 9km/l, mas também usava pneus 265/75 e 99% do uso na cidade.

Ola amigo tenho uma l200 outdoor 2010 MEC, tive que trocar cabeçote, bicos e valvulas, juntas e etc, depois de pronta estava quando fomos testar ela estava saindo uma fumaceira preta danada, fizemos varios testes e depois de desligar o modulo HPE ela ficou normal, tanto aecleraçao como quantidade de fumaça na verdade nem saia mais fumaça preta, gostaria de saber se esse modulo HPE pode apresentar defeito ou ele pode vir a desprogramar e caso esteja com problema se pode ser concertado tambem.

Obrigado.

Junior-L200Power
07/06/2013, 13:55
Ola amigo tenho uma l200 outdoor 2010 MEC, tive que trocar cabeçote, bicos e valvulas, juntas e etc, depois de pronta estava quando fomos testar ela estava saindo uma fumaceira preta danada, fizemos varios testes e depois de desligar o modulo HPE ela ficou normal, tanto aecleraçao como quantidade de fumaça na verdade nem saia mais fumaça preta, gostaria de saber se esse modulo HPE pode apresentar defeito ou ele pode vir a desprogramar e caso esteja com problema se pode ser concertado tambem.

Obrigado.

Amigo Thiago, eu acho muito difícil um modulo desse se desprogramar sem ter mexido nele...
A não ser que alguém foi dar uma fuçada nele e causou alguma avaria sem você saber...
Fora isso o problema pode estar não no módulo, mas sim no "meio do caminho" do módulo até a central que controla o débito de combustível...algum sensor, fiação, mal contato, curto...tudo isso muda o funcionamento de componentes eletrônicos!!
Seria interessante tirar seu módulo e testar em outra pick up L200 HPE, pra ter a certeza primeiramente se é nele o problema...se for ele, eu recomendaria trocar ao invés de consertar, não é caro!! Caso não seja o módulo HPE daí sim vc iria procurar o causador disso, que certamente está relacionado a algo ligado no módulo!!

Rogergo
19/12/2013, 19:50
Agricio ,
Boa Noite, informa pra nós como está sua Viatura, tudo bem até agora ? O que aconteceu depois da remapeada ? Vale a pena mesmo ? Tenho uma L200 GLS 2009/2010 e estou pensando em fazer o mesmo , por isso o interesse !

agricio
22/12/2013, 11:49
Agricio ,
Boa Noite, informa pra nós como está sua Viatura, tudo bem até agora ? O que aconteceu depois da remapeada ? Vale a pena mesmo ? Tenho uma L200 GLS 2009/2010 e estou pensando em fazer o mesmo , por isso o interesse !

Esta muito boa. Agora em junho rodamos 14 mil km pela América do Sul em todo tipo de terreno sem nenhum problema.
Em março de 2014 estamos indo para o ushuaia.
Vale muito a pena sim. Se não tivesse remapeado não sei como ia ser na cordilheira porque nao ia ter força para subir.

Mas sugiro que faça com o Mauricio da Reiko em São Paulo. Com ele não tem erro.
Abraço

Murillus
22/12/2013, 12:42
Mauricio da Reiko

é sem duvidas o mais conceituado no remapeamento...

Junior-L200Power
22/05/2014, 13:45
Aí pessoal, só ressuscitando o tópico pra avisar que instalei ontem o Unichip na minha Outdoor HPE 2010!!
Veio com power plug e tudo mais e foi muito fácil instalar!!
Só digo uma coisa, o negócio é simplesmente fantástico...o ganho em potência e torque chega a ser inacreditável!!
Nunca tinha visto nada assim, o quanto vc pisar no acelerador o motor responde imediatamente...não tem akele ganho progressivo..a tomada de velocidade é imediata e o giro sobe muito depressa...
A dúvida é akela velha conhecida de antes, será que o motor aguenta??
Pq eu achei a programação extremamente forte, ontem puxei com 1 Hilux e com uma Triton e falando sério, deixeiu elas pra trás na terceira marcha...mas só uso a potência quando necessário vez ou outra, não fico esmerilhando o tempo todo não!!
Bom que agora ando só na casca do acelerador, pra manter 80km/h é só triscar no acelerador... consumo melhorou bem e potência e torque então nem se fala!! Só ontem já rodei 260km e a média subiu de 7,8 a 8,2(andando de boa) pra 8,4 andando bem forte!!
To muito contente, pelo menos por enquanto hehe...valeu cada centavo investido e mais um pouco!!
Vou fazer o possível pra usar racionalmente essa potência extra e não explodir o motor antes do esperado!!
qlquer novidade aviso por aqui, mas a satisfação por enquanto é acima do esperado!!

Grande abraço galera!!

diogov8
23/05/2014, 09:00
Vai ficar bem econômica no uso "civilizado", parabéns. Esse tipo de depoimento me faz querer turbinar minha triton!

Junior Bertini
28/05/2014, 07:02
Pessoal deixe me apresentar um pouco: rodo mais ou menos 3000 km/mes isso entre rodovia e estradas de terra, tenho uma l200 2007 at que hoje esta com meros 245000km e posso lhes dizer nunca deu nenhum BO, mas nenhum mesmo e olha que as manutenções não são feitas da maneira que deveriam.
Recentemente comprei uma l200 2012 tbm HPE mas mecânica, diferença que senti, a mecânica bebe mais, não sei porque.
Lendo os posts estou decidido a dar um up no motor dela, só não decidi ainda se vou de chip ou de remap.

Washington JÚNIOR
28/05/2014, 08:12
Aí pessoal, só ressuscitando o tópico pra avisar que instalei ontem o Unichip na minha Outdoor HPE 2010!!
Veio com power plug e tudo mais e foi muito fácil instalar!!
Só digo uma coisa, o negócio é simplesmente fantástico...o ganho em potência e torque chega a ser inacreditável!!
Nunca tinha visto nada assim, o quanto vc pisar no acelerador o motor responde imediatamente...não tem akele ganho progressivo..a tomada de velocidade é imediata e o giro sobe muito depressa...
A dúvida é akela velha conhecida de antes, será que o motor aguenta??
Pq eu achei a programação extremamente forte, ontem puxei com 1 Hilux e com uma Triton e falando sério, deixeiu elas pra trás na terceira marcha...mas só uso a potência quando necessário vez ou outra, não fico esmerilhando o tempo todo não!!
Bom que agora ando só na casca do acelerador, pra manter 80km/h é só triscar no acelerador... consumo melhorou bem e potência e torque então nem se fala!! Só ontem já rodei 260km e a média subiu de 7,8 a 8,2(andando de boa) pra 8,4 andando bem forte!!
To muito contente, pelo menos por enquanto hehe...valeu cada centavo investido e mais um pouco!!
Vou fazer o possível pra usar racionalmente essa potência extra e não explodir o motor antes do esperado!!
qlquer novidade aviso por aqui, mas a satisfação por enquanto é acima do esperado!!

Grande abraço galera!!

Grande Xará! Valeu pelo post! Amigo, faltou você nos repassar só uma coisinha... o preço, rsrs. Onde você comprou? Eu achei esse aqui no ML, será que confere com o que você adquiriu?

Unichip Com Powerplug Para L200/pajero Sport 2.5 - R$ 660,00 no MercadoLivre (http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cWlMOlcencAJ:produto.mercadolivre.c om.br/MLB-559847196-unichip-com-powerplug-para-l200pajero-sport-25-_JM+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br) (vixe, depois que postei aqui que vi que tinha finalizado, rsrs, mas é tipo esse aí?)

Outra coisa, você desligou o HPE?

Abçs e boa sorte aí com a nova potência!;)

Junior-L200Power
28/05/2014, 09:36
Fala Xará...desculpe se demorei a responder, mas é que fikei sem net esses dias!!
Foi exatamente esse que comprei...era de um membro aki do forum que usava em uma Pajero Sport 2007!!
Ele queria 1000,00 de início, mas depois de negociarmos saiu por esse valor, que aliás achei muito barato!!
So o power plug vale quase isso...o chip ta zerado, novinho e brilhando!!
Deu uma diferença inacreditável no desempenho...não tem como não se empolgar!
Já rodei mais de 1200km em 1 semana que está instalado!!

Meu HPE está ligado em conjunto com o Unichip...estão os dois apimentando o motor!!
Não cheguei a testar só com o unichip pra ver se dava diferença, mas com os dois ligados ficou absurdamente forte!!
Cada dia que ando fico mais feliz com o carro!
Minha média de consumo já subiu de 8,2 pra 9,4km/L de média em circuito misto!!
Eu descobri que o HPE da minha tava desligado, meu carro bebia dmais e não tava andando tanto quanto devia, só descobri isso pq fui instalar o Unichip...daí vi que o modulo HPE tava ligado nele mesmo!!
Depois disso lendo muito na internet, descobri que depois de 2009 grande parte das L200 e Pajero HPE vieram com seus modulos desligados...aí fiquei pensando se seria isso que reduziu a frequencia de aquecimentos nesses modelos!!
Por isso fica a dica, quem tem L200 ou Pajero Sport HPE de 2009 acima, verifica se o HPE está funcionando!!
Qndo esta desativado, sai um conector dele e entra nele mesmo... quando ele está funcionando sai um conector de 22 pinos dele e encaixa na ECU do carro, e o que tava na ECU vem pro HPE!!

Grande abraço amigos!!

Washington JÚNIOR
28/05/2014, 10:18
Demorou??? Rapaz, mais "on line" do que você eu tô pra ver! hahaha, eu é que passo dias sem olhar por aqui... correria doida!

Ótimo. Que bom que está funcionando bem para você. Vou acompanhar, mesmo porque, se eu for colocar, é só lá para o fim do ano.

Abçs!;)

Junior-L200Power
28/05/2014, 10:29
Hehe...
Amigo, falo pra vc que muda completamente o carro, vale cada centavo!!
Parece outro motor realmente, fora a melhora no consumo que aos poucos paga o próprio chip!!
Fácil de instalar, qlquer pessoa gasta no máximo 15 minutos!!

Grande abraço!!

Junior Bertini
28/05/2014, 11:47
Hehe...
Amigo, falo pra vc que muda completamente o carro, vale cada centavo!!
Parece outro motor realmente, fora a melhora no consumo que aos poucos paga o próprio chip!!
Fácil de instalar, qlquer pessoa gasta no máximo 15 minutos!!

Grande abraço!!

E onde posso encontrar, ja que onde tenho visto pedem na faixa de R$1700,00???

Sds

Junior-L200Power
28/05/2014, 21:54
O preço é isso aí mesmo amigo!!
Esse que achei foi um achado mesmo, era de um membro aki do forum e eu ja conversava com ele há muito tempo!!
Só lembrando que na L200 e Pajero tem que ser o Unichip modelo D12..ok?!
Não serve outros modelos como Unichip Q, Unichip Q +, Unichip C...somente o D12 mesmo!!
Se achar um nessa faixa de 1400 até 1750 pode comprar sem medo pois vale muito a pena!!
Na hora de vender o carro vc tira e recupera o investimento...já no remap vc tem que vender o carro com a customização!!

Grande abraço!

Imperador!
29/05/2014, 08:22
O preço é isso aí mesmo amigo!!
Esse que achei foi um achado mesmo, era de um membro aki do forum e eu ja conversava com ele há muito tempo!!
Só lembrando que na L200 e Pajero tem que ser o Unichip modelo D12..ok?!
Não serve outros modelos como Unichip Q, Unichip Q +, Unichip C...somente o D12 mesmo!!
Se achar um nessa faixa de 1400 até 1750 pode comprar sem medo pois vale muito a pena!!
Na hora de vender o carro vc tira e recupera o investimento...já no remap vc tem que vender o carro com a customização!!

Grande abraço!

Junior, como ficou o consumo do carro na faixa de 120 a 150km/h? Percebeu aumento na temperatura ou algo assim?

Abs

Junior-L200Power
29/05/2014, 11:30
Grande Imperador, eu vim aki no tópico pra relatar uma curiosidade que tem algo relacionado com tua pergunta!!
Por incrível que pareça, até agora eu não ultrapassei os 3250rpm nenhuma vez!!
Não foi nem por medo, foi simplesmente por FALTA DE NECESSIDADE e tbm por falta de oportunidade...infelizmente ainda não sai na BR com ela!! Estou usando ela estritamente na cidade e fazenda esses ultimos dias..e a estrada que leva pra fazenda é de terra e tá uma buraqueira FDP, mesmo assim num trechinho de reta sem buracos ainda consegui colocar 120km/h num espaço bem curto percorrido!!
É impressionante como ela chega em 120km/h rápido...
Nesse circuito que to andando de cidade/fazenda a minha média já melhorou mais de 1km/L...ontem fiz mais uma medição e já está em 9,5km/L cravado, onde antes era de 7,8 a 8,2km/L... O que passa raiva mesmo é o ponteiro que é maluco e não te dá base nenhuma de qnto vc gastou e qnto tem no tanque!! Mesma hora que marca cheio ja desce pra 3/4...depois já sobe pra 7/8...!! Então média só na bomba mesmo!!
Voltando ao desempenho, como já disse anteriormente, antes pra manter 80 a 120km/h tinha que dar quase meio acelerador e na subida sempre caía...agora eu piso só na casca e não tem subida que faz cair a velocidade!!
Perto da fazenda tem um morro de uns 45 graus de inclinação que subo de 4a marcha a 50km/h sem cair giro!!
Pra picape ficar perfeita mesmo, só faltou a 5a marcha mais longa...é ineceitável essa 5a da L200!!
Se tivesse uma 5a mais longa garanto que ficaria com essa Outdoor pelo menos mais uns 10 anos!!
Porém vi ontem uma 11/12 com bloqueio de diferencial, que o cara pediu como opcional nela...e o diferencial dela é Dana 44(todas 11/12 saíram com Dana 44) e aí existe uma infinidade de relações no mercado pra poder alongar a relação...
Então quem sabe eu troque daki uns 2 anos por uma dessa e fique feliz por mais um longo tempo!!

Pra finalizar esse texto enorme, que ficou cansativo até para os amigos lerem...hora nenhuma a temperatura subiu, tbm já fui lá no cofre e hora nenhuma o motor cheirou queimado, como geralmente acontece quando é exigido demais!!
Então por enquanto to bastante satisfeito...
Qndo tiver um tempinho sobrando vou na BR esticar um pouco e andar uns 200km e ver como fica o consumo a 140km/h!!

Grande abraço!!

Washington JÚNIOR
29/05/2014, 12:41
Grande Imperador, eu vim aki no tópico pra relatar uma curiosidade que tem algo relacionado com tua pergunta!!
Não foi nem por medo, foi simplesmente por FALTA DE NECESSIDADE e tbm por falta de oportunidade...infelizmente ainda não sai na BR com ela!! Estou usando ela estritamente na cidade e fazenda esses ultimos dias..e a estrada que leva pra fazenda é de terra e tá uma buraqueira FDP, mesmo assim num trechinho de reta sem buracos ainda consegui colocar 120km/h num espaço bem curto percorrido!!
Nesse circuito que to andando de cidade/fazenda a minha média já melhorou mais de 1km/L...ontem fiz mais uma medição e já está em 9,5km/L cravado, onde antes era de 7,8 a 8,2km/L... O que passa raiva mesmo é o ponteiro que é maluco e não te dá base nenhuma de qnto vc gastou e qnto tem no tanque!! Mesma hora que marca cheio ja desce pra 3/4...depois já sobe pra 7/8...!! Então média só na bomba mesmo!!
Voltando ao desempenho, como já disse anteriormente, antes pra manter 80 a 120km/h tinha que dar quase meio acelerador e na subida sempre caía...agora eu piso só na casca e não tem subida que faz cair a velocidade!!
Perto da fazenda tem um morro de uns 45 graus de inclinação que subo de 4a marcha a 50km/h sem cair giro!!
Pra picape ficar perfeita mesmo, só faltou a 5a marcha mais longa...é ineceitável essa 5a da L200!!
Se tivesse uma 5a mais longa garanto que ficaria com essa Outdoor pelo menos mais uns 10 anos!!
Porém vi ontem uma 11/12 com bloqueio de diferencial, que o cara pediu como opcional nela...e o diferencial dela é Dana 44(todas 11/12 saíram com Dana 44) e aí existe uma infinidade de relações no mercado pra poder alongar a relação...
Então quem sabe eu troque daki uns 2 anos por uma dessa e fique feliz por mais um longo tempo!!

Pra finalizar esse texto enorme, que ficou cansativo até para os amigos lerem...hora nenhuma a temperatura subiu, tbm já fui lá no cofre e hora nenhuma o motor cheirou queimado, como geralmente acontece quando é exigido demais!!
Qndo tiver um tempinho sobrando vou na BR esticar um pouco e andar uns 200km e ver como fica o consumo a 140km/h!!

Grande abraço!!

Ai ai ai cara! Tô aqui que nem quando o cara tá pensando em entrar na briga e fica pedindo pros amigos "não me segura não! Não me segura não", kkkkkkkk. :cavalo: Cada vez mais tô doidinho com essa história de chip. :pensativo:

Mantenha-nos informados! :concordo:

Abçs.

Washington JÚNIOR
30/05/2014, 09:35
Júnior-L200 (e demais colegas), o Fábio HDJ colocou essa msg em outro tópico há um tempo. O que você acha a respeito? Quais seriam exatamente esses cuidados que deveríamos pensar para nossos veículos? Eu já troco óleo a cada 5 mil km, apesar de ser para 10 mil km. Não uso água no radiador, só o líquido de arrefecimento indicado pela Mit (caro que só ele!). Filtros, mando olhar (e se necessário trocar) a cada 3 meses e/ou quando troco o óleo do motor. Quais outros cuidados a mais?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Leo Malufhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94572-turbina-pajero-sport.html#post1666793)P.S.: O que é Unichip ?

Unichip, é o nome comercial de uma eprom onde contem informações de tempo, ignição, injeção, etc... para o motor render mais potência. ou seja , um Tunning ! Sua vantagem é ser Plug & Play, você diz o modelo exato do seu carro, a loja/ Tunador grava o "programa" do seu carro nessa eprom e ela já vem com a plaquinha, caixinha e chicote onde vc pluga na sua ECU/Centralina/Chicote, variando com o modelo do carro e pronto! só acelerar.

Hj existem diversos modelos, inclusive uns com EEPROM's "chupa cabra" que basta você conecta-lo a entrada serial de um carro e ele "chupa" o programa de injeção desse carro e armazena! alguns modelos armazenam mais de 200 programas dos mais variados carros, além da função de ler, ele tbm pode gravar direto na ECU do seu carro, é comercialmente chamado de "reprogramação de ECU" e poraí vai.....

O grande erro de quem reprograma carro é achar que ele deverá ser tratado como antes, UM GRAVE ERRO! , a queima irá mudar, a temperatura irá mudar, o tempo q o óleo do motor dura tambem irá mudar, os filtros! e poraí vai... vc pode seguramente reprogramar seu carro, mas antes tenha certeza de que novos cuidados precisarão ser tomados! Se o programador passou isso a vc ele é um grande profissional e merece respeito, mas se ele deu um tapinha nas tuas costas e disse, - Prontinho amigão, seja feliz, é um molequinho irresponsável ganhando dinheiro em cima dos desprovidos de conhecimento!

Abração

Junior-L200Power
30/05/2014, 11:02
E aí xará, bacana o texto...
Eu troco o óleo da minha viatura a cada 5mkm, que acho suficiente já...
Estou usando classificação API CI Shell Rimula R4TX 15w40...excelente óleo, então não vejo motivo pra preocupações por enquanto...
Já quanto aos filtros, o de ar eu troco a cada 2 trocas de óleo ou quando está muito crítico se atingir isso antes da hora da troca!! É interessante checar o filtro de ar pelo menos a cada 2 semanas...e sua troca não deve ultrapassar os 10.000km dependendo das condições do ar que ele respira!!
O filtro de óleo eu troco em TODA troca de óleo, é um item barato e não deve ser ignorado na hora da manutenção...dentro dele sempre fica um resto de óleo imundo que contamina o óleo novo, fora a possibilidade de ele estar saturado já a cada período de troca de óleo...
O filtro de combustível eu troco a cada 2 trocas de óleo, ou seja, 10.000km tbm... Acho um período bastante razoável pela qualidade do Diesel fornecido aki na cidade e no Brasilzão afora...
Seguindo essa tabela de manutenção, nunca tive problemas com meus carros...pois é uma manutenção sempre antecipada ao limite!! Acho que com o Unichip agora a coisa não muda muito não, pois eu já troco antes do período necessário e sempre a risca!!

Abraço amigão...

Imperador!
03/06/2014, 18:43

Grande abraço!!

Grande Junior, parabéns pelo carro.
Sobre o diferencial, eu só trocaria o seu pelo Dana 44, afinal você já conhece a manutenção da sua picape...

ricardo_paes
06/02/2018, 17:14
E aí xará, bacana o texto...
Eu troco o óleo da minha viatura a cada 5mkm, que acho suficiente já...
Estou usando classificação API CI Shell Rimula R4TX 15w40...excelente óleo, então não vejo motivo pra preocupações por enquanto...
Já quanto aos filtros, o de ar eu troco a cada 2 trocas de óleo ou quando está muito crítico se atingir isso antes da hora da troca!! É interessante checar o filtro de ar pelo menos a cada 2 semanas...e sua troca não deve ultrapassar os 10.000km dependendo das condições do ar que ele respira!!
O filtro de óleo eu troco em TODA troca de óleo, é um item barato e não deve ser ignorado na hora da manutenção...dentro dele sempre fica um resto de óleo imundo que contamina o óleo novo, fora a possibilidade de ele estar saturado já a cada período de troca de óleo...
O filtro de combustível eu troco a cada 2 trocas de óleo, ou seja, 10.000km tbm... Acho um período bastante razoável pela qualidade do Diesel fornecido aki na cidade e no Brasilzão afora...
Seguindo essa tabela de manutenção, nunca tive problemas com meus carros...pois é uma manutenção sempre antecipada ao limite!! Acho que com o Unichip agora a coisa não muda muito não, pois eu já troco antes do período necessário e sempre a risca!!

Abraço amigão...

Prezado, boa tarde!
Você teve algum problema com a sua viatura depois da instalação do UNICHIP? Eu tenho uma L200 Outdoor GLS (121cv) e tenho interesse em chipar ela.