PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Transferência (aplicação em Protótipo).



marson
16/01/2013, 11:42
Caros Amigos, bom dia!

O referido assunto não é de um veículo 4x4, mas pelo que vejo, vou usar peças de 4x4 por isso estou postando aqui!

Estou montando um protótipo esportivo que deve ter tração traseira, o Chassi já está montado, porém vem o primeiro problema...

O motor só cabe com o câmbio apontando para a frente do veículo (o conjunto motor e câmbio era de um carro com tração traseira), sendo assim na frente do veículo eu terei que colocar uma caixa de transferência que "jogue" a tração para o diferencial que está na traseira do carro.

Estou procurando uma caixa de transferência que tenha a relação de 1:1 , não pode ser reduzida nem ter over drive, talvez eu teria que fazer engrenagens sob medida pra ter a relação de 1:1 ?

A princípio é uma caixa simples, com uma entrada e uma saida paralelas e no mesmo lado (entra e sai tração no mesmo lado da caixa)

O câmbio utilizado não é automático, não é manual sequencial, é manual com embreagem mesmo...

Problema numero 2: Potência.
O motor será um tanto quanto estúpido, de inicio a preparação é pra chegar nos 800hp (com posterior injeção de nitro deve chegar proximo dos 1000hp), corte de giro com 7000rpm.

A pergunta é, qual caixa aguentaria uma p*rrada dessa?
Eu pensei em fazer engrenagens forjadas, colocar rolamentos mais robustos, e pontas de eixo também forjadas... será que aguenta?


Alguem pode me dar uma luz ou idéia?

Abraço a todos!

marson
16/01/2013, 15:31
Amigos, "achei" o que preciso....

Caixa de tração universal. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/d-20/320-caixa-de-tracao-universal.html)

Porém já foi vendido.... por isso o "achei" entre aspas... alguem sabe o modelo dessa caixa?

Pelo que pesquisei não é a caixa do EE-34 ...

Abs

Kim
16/01/2013, 23:36
O Roger Nunes tem uma zerada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/1728-roger-nunes.html

marson
17/01/2013, 08:10
O Roger Nunes tem uma zerada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/1728-roger-nunes.html


Kim, muito obrigado pela resposta! Ontem a tarde enviei um e-mail a ele (não mandei MP pois ainda não consigo mandar MP pois tem que ter no mínimo 50 postagens).... estou no aguardo dele!

Muito obrigado!

Abs

Desnickadu
17/01/2013, 08:27
de qual carro vc pegou o motor? qual a proposta desse prototipo ? vai correr aonde?

marson
17/01/2013, 09:29
de qual carro vc pegou o motor? qual a proposta desse prototipo ? vai correr aonde?

O motor é um Big Block da Dodge, é um motor antigo, porém de cilindrada alta.... ele tá forjado, com o turbo não fica dificil chegar nos 800hp... porém tem que ter um posto de gasolina que acompanha o carro kkkkkkkkkkk

A proposta é de um carro misto, pista e rua, só pra final de semana.... quando tiver um pega em interlagos com certeza estarei por lá!

Abs

Desnickadu
17/01/2013, 12:54
alguma coisa errada tem aí cara!
vc projetou um chassi pra um motor que não entra nele? Como fará pra inverter a rotação do cambio?

Alem disso, da uma boa olhada nas especificações da caixa de transferencia, pq provavelmente vc vai moer ela. Se não for por causa do torque vai ser pela rotação.


Desculpa o monte de perguntas e coisas, mas esse seu projeto ta MUITO estranho pra mim =X

marson
17/01/2013, 14:10
Não vejo nada de estranho heheh.... na verdade é simples já comprei o chassi pronto, e já sabia que teria esse problema com o câmbio (uma vez que tenho esse motor há um tempo). Se eu não conseguir com uma caixa de transferência nacional (+ barata) vou ter que partir pra uma importada e gastar um p*ta grana.
Se ficar + barato troco o motor, e uso esse do Dodge em outro carro que tenho aqui...

Conversei com o Danilo da Casadatransmissao4x4.com.br e ele me disse que essa caixa aguenta o tranco sim, pois as engrenagens são bem + espessas que o normal, ele disse que é a espessura das engrenagens dessa caixa é quase o dobro das que vão nas bandeirante (que já são bem fortes!).... se for o caso vou forjar essas engrenagens.
Se a caixa de transferência for 1:1 e se o cardã de saída rodar no mesmo sentido do que entra (que roda no sentido horário)... é dessa caixa que preciso!

Abs

Kim
18/01/2013, 21:21
Bem a caixa de transferência engesa que falamos, é de um EE34.
Acho que aguenta sim!

390470

Casa da transmissão4x4
18/01/2013, 23:17
Não vejo nada de estranho heheh.... na verdade é simples já comprei o chassi pronto, e já sabia que teria esse problema com o câmbio (uma vez que tenho esse motor há um tempo). Se eu não conseguir com uma caixa de transferência nacional (+ barata) vou ter que partir pra uma importada e gastar um p*ta grana.
Se ficar + barato troco o motor, e uso esse do Dodge em outro carro que tenho aqui...

Conversei com o Danilo da Casadatransmissao4x4.com.br e ele me disse que essa caixa aguenta o tranco sim, pois as engrenagens são bem + espessas que o normal, ele disse que é a espessura das engrenagens dessa caixa é quase o dobro das que vão nas bandeirante (que já são bem fortes!).... se for o caso vou forjar essas engrenagens.
Se a caixa de transferência for 1:1 e se o cardã de saída rodar no mesmo sentido do que entra (que roda no sentido horário)... é dessa caixa que preciso!

Abs

Essa que tinha no site não dá só o dobro, dá quase o triplo da largura do dente da caixa da toyota bandeirantes ! Acho que aguenta tranquilo os 800 cvs, até os rolamentos são dimensionados. Marson, se um 260F forjado aguenta este motor, então essa caixa de tração não irá ficar atras dele hora nenhuma !

RogérioNunes
19/01/2013, 10:12
As caixas de tração engesas são o que tem de mais robusto no Brasil,infelizmente não fabricam mais.
Creio que uma caixa dessa atenda a aplicação que o Marson precisa.
Só pra efeito de comparação, as engrenagens da tração da Bandeirantes tem 23,5mm de espessura e as engrenagens da tração engesa das fotos abaixo tem 38mm de espessura.

390590390591390592

M-Beltrame
19/01/2013, 23:20
Marson, vc já pensou em fazer uma?
No seu caso acho que seria a melhor opção...
Na minha humilde opinião caixa nenhuma vai solucionar o seu problema, alem de um peso estra do k7, uma caixa de transferência como essa do caminhão deve roncar um bocado ( a mais de 5000 mil rpm deve parecer um jato decolando hahahahaha) e ainda por cima deve roubar alguns HP'S poucos mais rouba.
Só para ter uma ideia, essa caixa do engesa usa qual óleo?
Provavelmente qualquer caixa que aguente seu motor não foi feita para girar tanto...


Abraços

marson
21/01/2013, 08:27
Marson, vc já pensou em fazer uma?
No seu caso acho que seria a melhor opção...


Beltrame, na verdade nunca pensei em mandar fazer uma, pois tenho receio que não fique uma coisa confiável... Vocês possuem alguma indicação de que é confiável, quem faça uma coisa bem feita?

Abs!

M-Beltrame
21/01/2013, 19:18
Não sei de ninguém que faça, mas não deve ser muito difícil achar alguém competente para fazer, ate porque não é nada muito complicado...



Abraços

Denis Takashi
21/01/2013, 21:36
Rapaz...

Tô achando isso tudo meio bagunçado, mas uma solução seria um "v drive"

V-drive - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/V-drive)

Já vi algumas dessas peças em aplicações automotivas ( O Warthog do Kraatz usa um ) , mas acredito que a maioria deles seja para uma aplicação sem choques ( pelo menos nunca vi barco "dar tranco" ) num carro seria diferente....

Só uma pergunta : Com um carro tão "traseiro' como ficaria numa aceleração ?? Não "faltaria frente ??"

marson
22/01/2013, 12:04
Rapaz...

Tô achando isso tudo meio bagunçado, mas uma solução seria um "v drive"

V-drive - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/V-drive)

Já vi algumas dessas peças em aplicações automotivas ( O Warthog do Kraatz usa um ) , mas acredito que a maioria deles seja para uma aplicação sem choques ( pelo menos nunca vi barco "dar tranco" ) num carro seria diferente....

Só uma pergunta : Com um carro tão "traseiro' como ficaria numa aceleração ?? Não "faltaria frente ??"

Tkashi, td certo?

Bagunçado pq? Só pra exemplificar... é a mesma coisa que você pegar um fusca (que tem motor traseiro) e querer colocar uma mecânica que é originalmente de um carro com motorização dianteira e tração traseira (como um chevete + antiguinho por exemplo)...

Exemplos a parte, vamos lá!
Sim, a saída seria um vdrive... esses vdrive aguentam + de 1300hp brincando.
Nos barcos temos torque elevado pois tem a resistência da água, e em dragboats (onde os vdrive são usados) há trancos sim... quando o barco pega uma ondulação ele "pula" quando a hélice sai e volta para água vem o tranco.
$ó tem um problema... preço! Um vdrive novo no$ EUA $ai por nada meno$$$ do que U$3.500,00, convertendo em real, + transporte, +imposto... é uma bigorna no bolso.

Na verdade frente não sera o problema, na frente tenho o cockpit (peso do piloto), baterias, estrutura frontal reforçada, o a caixa de transferência, e na frente vai estar os cardãns tmb que vão ajudar na distribuição de peso, se a distribuição ficar muito díspar vou lastrear a frente, de todo o jeito o carro não vai levantar vôo ehhehehe...