PDA

Ver Versão Completa : Custo de manutenção - SAMURAI



Mauricio Mei
17/11/2003, 16:07
Amigos

apos um ano de persistentes tentativas para fazer meu CJ5 funcionar devidamente estou desistindo...a coisa que mais gosto de fazer eh RAID e ate agora nao consegui terminar nenhum...

Sempre ouvi falar bem do Samurai e ja vi o valente jipinho em acao...e me parece muito bom...

Assim queria saber algumas coisinhas sobre o jipe:
- existe algum ano ou modelo pior ou melhor ??
- qual o custo de manutencao ?? tipo filtros, pecas de reposicao de freios, embreagem ??
- eh dificil de encontrar pecas ?? E mao de obra ?? E facil de achar quem mexa bem no carro ??
- Quais as motorizacoes disponiveis ?? E carburado ??
- Qual o aro da roda ??
- ele aguenta ?? tem algum tipo de defeito maius "cronico" ??

Desculpe a quantidade de perguntas, mas tenho muitas duvidas e nao quero fazer a coisa errada...

Nao pretendo ter um super jipe tipo o Spider, mas quero terno minimo um jipinho confiavel para me divertir...e que se saia bem...

Conto com voces...valeu !!!

[]'s

billj
17/11/2003, 16:19
Ainda bem que não queira um jipe igual meu para fazer raid, pois não iria sair bem......... :?

Quanto o Samurai, não tem erro.

O cronológico é +/- assim:

1991-1992 feixe de mola carburado
1993-1996 feixe de mola injetado
1997-1999 helicoidal injetado

todos com um único motor, 1.3 gasolina

De manutenção, já tem nacionalizada quase todas as peças de reposição. E tem muitas adaptações possíveis para outras coisas. Peças de motor podem ser difícies para encontrar e as concessionárias são caras para K7.

Da mão de obra, o pessoal fica reclamando o tempo todo. Mas como a maioria dos Suzuqueiros são Mauricinhos que só sabe reclamar da vida, isso é de esperar....... :wink: Se você tiver o mínimo de aptidão mecânica, se pode fazer quase tudo você mesmo........

As rodas são aro 15 com a mesma furação do Jeep.

O Samurai aguenta muito bem o tranco. O de feixe é mais forte, mas o helicoidal também é muito valente depois de alguns reforços......

Problemas crônicos não tem......

Abraços,

Mauricio Mei
21/11/2003, 12:02
Valeu Bill...

Vou comecar minha procura por um Samurai entre 1993 e 1996. (canvas ou metal top tanto faz)

Quais os principais pontos/quais as manhas que devo verificar para nao comprar um mico....me refiro a possiveis dores de cabeca com chassi, motor, cambio....

Ontem, no Ibira, vi um Samurai levantadinho, bonitnho...ele parecia estar com jumelos altos....eh isto mesmo ??? Estes jumelos sao especificos do Samurai ?? o que mais da para fazer para levanta-lo um pouco ???

Alem disso eu tenho um guincho Work 12.000, e estou achando que este guincho eh um pouco pesado/exagerado par um carro que pesa menos de 1000kgs.....o que voces acham ??? Creio que um guincho de 9.000lbs seja mais do que suficiente.....

[]'s aguardando dicas

JecaTatu
08/05/2009, 16:53
Opa! Estou ressuscitando um tópico LEVEMENTE antigo pra evitar fazer perguntas já feitas!

Depois de muito estudar aqui no fórum sobre jipes, cheguei à conclusão de que o que mais vai me atender é um samuka. Já tive uma Ranger Sport e há 4 meses troquei por um Gol geração 5 1.0. O carro realmente não está me atendendo e estou arrependido da troca. Na época era financeiramente mais necessário que agora, mas estou seriamente disposto a trocá-lo em um Samuka.

Minhas dúvidas quanto à manutenção são:
-Seguro: quanto custa de um 97 ou 98 MT
-Consumo: realmente faz de 10 a 12km/l? (meu consumo é 80% rodoviário)
-A presença do X-crawler melhora o desempenho, mas altera consumo?
-Gastos fixos quaisquer
-O que olhar pra não comprar um mico?
-Não entando nada de mecânica, qq meca mexe na viatura?

Obrigado!

Alberto.Oliveira
08/05/2009, 20:56
Opa! Estou ressuscitando um tópico LEVEMENTE antigo pra evitar fazer perguntas já feitas!

Depois de muito estudar aqui no fórum sobre jipes, cheguei à conclusão de que o que mais vai me atender é um samuka. Já tive uma Ranger Sport e há 4 meses troquei por um Gol geração 5 1.0. O carro realmente não está me atendendo e estou arrependido da troca. Na época era financeiramente mais necessário que agora, mas estou seriamente disposto a trocá-lo em um Samuka.

Minhas dúvidas quanto à manutenção são:
-Seguro: quanto custa de um 97 ou 98 MT
-Consumo: realmente faz de 10 a 12km/l? (meu consumo é 80% rodoviário)
-A presença do X-crawler melhora o desempenho, mas altera consumo?
-Gastos fixos quaisquer
-O que olhar pra não comprar um mico?
-Não entando nada de mecânica, qq meca mexe na viatura?

Obrigado!

Oi Jeca,

vamos lá:

Seguro: É MUITO alto. A menor cotação que consegui foi de 2.5k, colocando minha esposa como principal condutora. Para um carro de média de preço de 24k, achei MUITO alto.

Consumo: O Samurai consome de acordo com seu pé e com os pneus que você usa. Ou seja: Se você usa os 205 e tem pé leve, vai consumir pouco. Se usar 235 e tiver um pé mais pesado, vai pra 8. Tudo vai depender do seu setup e sua tocada.

Xcrawler: Eu tenho e RECOMENDO sem medo. A viatura fica sensacional nas trilhas. É outra tocada. O meu consumo melhorou. O meu samurai, por conta do meu pé e pneus (235) fazia medias de 7/8. Foi pra 9/10. Na estrada é 11/12, em velocidade de cruzeiro (90/100km).

Gastos: Trocas habituais de oleo e manutenções normais Nada do outro mundo. Atenção as lavagens pós trilha. Fazem toda a diferença na manutenção do samuca. Tenha apenas em mente que se trata de um carro com mais de 10 anos. Portanto, sempre tem alguma coisa pra fazer. O meu nunca me deixou na rua. Nem quando a embreagem foi pro pau, :P.

O que olhar: Não olhe. Leve um mecânico que CONHEÇA de Suzuki. Gastei muito dinheiro com meu Samurai por ter cometido esse erro. Precisei trocar bastante coisa para deixar ele zeradinho. Tudo isso porque não levei um mecânico que conhecia comigo. E olhe que, segundo meu atual mecânico, eu tive foi sorte. Não tinha nenhuma gambiarra no meu. Só na parte eletrica, que revisei completamente e quase levei um susto com a quantidade de fios que o eletricista tirou, :).

Mecânico: A resposta é NÃO. A mecânica suzuki tem suas peculiaridades e não é todo mecânico que conhece. Procure SEMPRE ter um mecânico de sua confiança e que conheça realmente de Suzuki. Suas dores de cabeça serão bem menores.

No mais é só alegria. Espero que você possa comprar logo o seu Samurai, :).
Aproveitando para fazer minha propaganda, caso se interesse, o meu está à venda. Link na assinatura.

[]'s
Alberto

JecaTatu
09/05/2009, 08:47
Obrigado pelas dicas, Alberto! A sua viatura está realmente impecável, já andei namorando seu anúncio diversas vezes...

Que seguro ABSURDO! 10% do valor do carro! Caramba... Deve ser pelo fato de ser importado... Nossa, realmente me desanimou. O seguro foi um dos motivos que me fez trocar a Ranger. Me sentia um idiota pagando essa grana todo ano pra praticamente nunca usar. Mas não tenho coragem de ficar com o carro sem seguro... E a minha noiva me mataria se o fizesse... Vou analizar direitinho e fazer as contas com calma... Fora que acabei de comprar o Gol e, como tirei 0km, perderia muito dinheiro vendendo ele agora com 4mil Km.

Boa sorte na venda do Samuka. Pelo que eu vi, quem comprar vai estar levando uma viatura praticamente zerada pra casa!

Alberto.Oliveira
09/05/2009, 16:50
Obrigado pelas dicas, Alberto! A sua viatura está realmente impecável, já andei namorando seu anúncio diversas vezes...

Que seguro ABSURDO! 10% do valor do carro! Caramba... Deve ser pelo fato de ser importado... Nossa, realmente me desanimou. O seguro foi um dos motivos que me fez trocar a Ranger. Me sentia um idiota pagando essa grana todo ano pra praticamente nunca usar. Mas não tenho coragem de ficar com o carro sem seguro... E a minha noiva me mataria se o fizesse... Vou analizar direitinho e fazer as contas com calma... Fora que acabei de comprar o Gol e, como tirei 0km, perderia muito dinheiro vendendo ele agora com 4mil Km.

Boa sorte na venda do Samuka. Pelo que eu vi, quem comprar vai estar levando uma viatura praticamente zerada pra casa!


Uma alternativa é adquirir seguro para terceiros e colocar um rastreador na viatura. É menos mal do que andar sem nada. Nossas viaturas não são muito visadas para roubo. Isso se torna um facilitador. O que eu imagino que encareça o valor do seguro é o fato de serem viaturas antigas e sabidamente usadas no off-road.

Se quiser (e puder) fazer uma proposta no samuca, estamos ai. Eu aceito trocas, :P.

[]'s
Alberto