PDA

Ver Versão Completa : Motor do Omega 4.1 (mais novo) + caixa de C20

kaminhao
15/01/2013, 21:42
All,

comprei um motor 4100 do omega 97 e uma caixa de C20 4 marchas..
imaginava que o bloco do omega era igual o bloco do opala 4100.. oque encaixaria perfeito..
e SURPRESA.. nao era..
o encaixe da capa seca é diferente nesse bloco (mais novo)no bloco é menor que na capa seca da c20.
volante do motor, capa seca etc.. nao se encaixam certos..

Imagino que ja tenham "adatado" isso ..

Minha pergunta...
Qual a melhor opção ?
a) colocar uma flange entre a capa seca e o motor
b) usar a capa seca do omega ? (e a embreagem como fica?)
c)N.D.A (fazer oque?)

calhiandro
15/01/2013, 22:43
Eita meu primo é piloto profissional de jeepcross e a configuração do jeep dele é essa com injeção programável geforce e cabeçote retrabalhado é 1º lugar toda vida, vou entrar em contato com ele.

Jacimar
16/01/2013, 04:42
Bom dia prezados ! Kaminhao, você vai usar em um Jeep ? se for, parece que tem que trocar o cárter também, o cárter do Ômega é para a frente e interfere com o diferencial dianteiro e o cárter da C-20 ( mais nova ) é para trás e não interfere, quanto ao seu problema do momento na minha modesta opinião, o mais simples é uma flange, mas com certeza alguém que já passou por isso vai te ajudar . . . boa sorte e um abraço !

kaminhao
16/01/2013, 09:47
Eita meu primo é piloto profissional de jeepcross e a configuração do jeep dele é essa com injeção programável geforce e cabeçote retrabalhado é 1º lugar toda vida, vou entrar em contato com ele.

Blza calhiandro..
Imagino que se ele faz jeep cross, deve guentar bem o tranco..
se puder ver como ele fez é de grande valia !

kaminhao
16/01/2013, 09:49
Bom dia prezados ! Kaminhao, você vai usar em um Jeep ? se for, parece que tem que trocar o cárter também, o cárter do Ômega é para a frente e interfere com o diferencial dianteiro e o cárter da C-20 ( mais nova ) é para trás e não interfere, quanto ao seu problema do momento na minha modesta opinião, o mais simples é uma flange, mas com certeza alguém que já passou por isso vai te ajudar . . . boa sorte e um abraço !

Nao me assuste Jacimar !! eheheh
mas vou dar uma olhadinha la no mecanico para ver pra que lado é a bola o carter mesmo...
abc !

fugger
16/01/2013, 09:49
... c)N.D.A (fazer oque?)

Capa seca conectando o powertech do omega com os cambios da linha c20

Veneno Used Racing Parts (http://www.venenoparts.com.br/classificados.htm)

[]´s

kaminhao
16/01/2013, 09:51
Capa seca conectando o powertech do omega com os cambios da linha c20

Veneno Used Racing Parts (http://www.venenoparts.com.br/classificados.htm)

[]´s

que seria o powertech do omega ?

fugger
16/01/2013, 16:31
que seria o powertech do omega ?

O motor que vc disse que comprou.

[]´s

kaminhao
16/01/2013, 16:43
O motor que vc disse que comprou.

[]´s

A capa seca que tenho é da C20
o motor que tenho é do omega mais novo

nao casa a capa com o motor, furação diferente.. no motor é menor.
por isso falei da flange..
ou caso alguem que tenha feito tenha outra sugestao...

fugger
16/01/2013, 16:47
Leia a link que passei.

Eles vendem uma capaseca que liga o powertech do omega com o cambio da c20.
Aliás, procure no fórum que tem um tópico mostrando todas as diferenças entre o 4.1 da silverado e do omega.

[]´s

kaminhao
16/01/2013, 16:51
Leia a link que passei.

[]´s

nao recebi link no post acima ! manda denovo

gracias

fugger
16/01/2013, 16:57
nao recebi link no post acima ! manda denovo

gracias

Post 6, clica no nome da empresa.

[]´s

kaminhao
17/01/2013, 09:01
Post 6, clica no nome da empresa.

[]´s

achei, to dando uma olhada la..
agora me pergunto..
com essa capa seca ai, vc usa o volante, embreagem etc.. tudo da C20 ?

maico lapschies
18/01/2013, 11:53
Kaminhão,

você diz motor do omega mais novo, não é do australiano né?

[]'s

kaminhao
18/01/2013, 13:49
Kaminhão,

você diz motor do omega mais novo, não é do australiano né?

[]'s

Nao, é o motor do omega tupinikin mesmo...

maico lapschies
18/01/2013, 17:10
então é barbada...
se quiser economizar faz uma frange ou se dinheiro não é problema compra a capa seca essa que tem lá na veneno.

e como o colega falou tem que troca o carter e o pescador da bomba de oleo,usa do opala moderno( o que usa retentor no virabrequim)

o Filipe que a pouco tempo fez essa adaptação http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/12304-loiro.html entra em contato com ele e pergunta dos detalhes.

[]'s

kaminhao
18/01/2013, 17:26
então é barbada...
se quiser economizar faz uma frange ou se dinheiro não é problema compra a capa seca essa que tem lá na veneno.

e como o colega falou tem que troca o carter e o pescador da bomba de oleo,usa do opala moderno( o que usa retentor no virabrequim)

o Filipe que a pouco tempo fez essa adaptação http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/12304-loiro.html entra em contato com ele e pergunta dos detalhes.

[]'s

Obrigado das dicas Maico,
vou falar com ele sim..
tem o email / msn dele ?

maico lapschies
18/01/2013, 17:39
no perfil dele tem, ou entra em contato pelo facebook

valmirzuge
18/02/2013, 15:41
kaminhao

como anda esta adaptaçao do motor omega? tambem estou tentando colocar um.

kaminhao
18/02/2013, 16:24
kaminhao

como anda esta adaptaçao do motor omega? tambem estou tentando colocar um.

Cara, acabei comprando a capa seca do tal do veneno como maico indicou..ainda nao coloquei em cima, pois como é periodo de ferias e carnaval etc.. nao sobro tempo nem pra mim, nem pra o mecanico.
Mas ta ali a capa seca que segundo ele da exatamente certa no motor. alias nao gostei nada do acabamento dessa capa seca.. veio com defeitos de fabricacção, furos, lugares onde nao foi ingetado material.. sei la.. material bem ruim mesmo.
mas como nao coloquei em cima ainda nao sei te dizer se funcionou ou nao..
qdo tiver pronto posto mais infos

valmirzuge
18/02/2013, 19:52
kaminhao,

Eu mandei fazer essa flange hoje no torneiro, porem achei um problema pior: a embreagem do omega é menor e o volante tambem, entao a embreagem da c-20(ou do engesa no meu caso) nao casa no volante. Tentamos colocar o volante do opala no motor omega e tambem nao serve. Entao o torneiro vai adicionar um anel em cima do volante do omega pra ter tamanho suficiente para refurar ele e aceitar a embreagem do c-20. Soubesse disso antes, teria esperado e achado um motor de silverado que dá certinho. Meu motor veio sem embreagem, entao nao sei se ela(do omega) serve no cambio c-20, talvez dê.
Amanha posto mais novidades.

Jacimar
19/02/2013, 07:52
kaminhao,

Eu mandei fazer essa flange hoje no torneiro, porem achei um problema pior: a embreagem do omega é menor e o volante tambem, entao a embreagem da c-20(ou do engesa no meu caso) nao casa no volante. Tentamos colocar o volante do opala no motor omega e tambem nao serve. Entao o torneiro vai adicionar um anel em cima do volante do omega pra ter tamanho suficiente para refurar ele e aceitar a embreagem do c-20. Soubesse disso antes, teria esperado e achado um motor de silverado que dá certinho. Meu motor veio sem embreagem, entao nao sei se ela(do omega) serve no cambio c-20, talvez dê.

Bom dia prezados ! além disso tudo, o mapeamento do ômega privilegia potência ( 168 Cv no ômega e 138 Cv na Silverado ) em relação ao torque ( 29 Kgfm no ômega e 32 Kgfm na Silverado ) mas dos problemas esse é o menor ! boa sorte e um abraço !

valmirzuge
19/02/2013, 08:02
Jacimar,

Creio que a questão potencia/torque não será muito relevante, porem você diz que "dos problemas este é o menor", poderia ser mais especifico para que não incorramos em erros desnecessários.

calhiandro
19/02/2013, 08:24
Bom dia prezados ! além disso tudo, o mapeamento do ômega privilegia potência ( 168 Cv no ômega e 138 Cv na Silverado ) em relação ao torque ( 29 Kgfm no ômega e 32 Kgfm na Silverado ) mas dos problemas esse é o menor ! boa sorte e um abraço !

Tem um primo meu que tem uma configuração dessa no jeep dele. O que muda do motor do ômega para o da silverado é o comando de válvulas e o acerto da injeção eletrônica, somente. Ele colocou o motor da silverado, trocando o comando de válvulas para o do ômega e colocou injeção programável Geforce.

JUNINHO_BITTENCOURT
19/02/2013, 12:33
Estou adaptando em meu CJ5:

4.1 mpfi Omega + Cambio e transferência Bandeirantes com uma flange intermediária. Logo posto detalhes.

Jacimar
19/02/2013, 19:34
Jacimar,

Creio que a questão potencia/torque não será muito relevante, porem você diz que "dos problemas este é o menor", poderia ser mais especifico para que não incorramos em erros desnecessários.

Boa noite prezado ! nada de mais, são as questões que vocês mencionaram que acho que são mais críticas ( posição do cárter, câmbio de automóvel etc ) mas nada que inviabilize a empreitada, resumindo, um motor de Silverado com embreagem e câmbio é mais fácil de adaptar que o conjunto do ômega ! boa sorte e um abraço !

lucciano amaral
19/02/2013, 21:46
vou acompanhar o topico, gostei do assunto

valmirzuge
20/02/2013, 08:05
quem quiser acompanhar minha adaptaçao, podem acessar o topico do meu jipe:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/107324-chegou-meu-primeiro-engesa-e-agora.html

kaminhao
20/02/2013, 10:37
kaminhao,

Cara,
O meu motor de omega ja veio com a embreagem de omega..dai casa certinho ( espero) .
Pq nao vai atraz de uma embreagem do omega ?
Tb queria colocar uma embreagem de C20 (ja tenho a caixa de C20) porem ele me falou que é muito grande pra aquela capa seca e pra do omega e pra do opala, teria que fazer uma.. Acho que nao compe$a.
MAs vai postando ai a evolução, que tb vo postando, acho que mais uma semana, vai meter a mao..

abc,

georgevalle
21/02/2013, 07:38
Kaminhão a diferença na embreagem do omega e da C-20 está no tamanho do conjunto disco/platô, para instalar a embreagem da C-20 neste motor cabe certinho a capa seca tem o mesmo tamanho nos dois modelos a diferença é que vai perder o motor de arranque do omega que é fixado na parte de cima da capa seca e terá que instalar o motor de arranque da c-20 ou silverado que são fixados na capa seca praticamente na mesma posição dos opalas.

kaminhao
21/02/2013, 15:02
as capa secas sao diferentes furaçoes e se colocar flange ainda tem que aumentar o eixo.
ou seja desmonta caixa, tira o eixo, solda, flange, mao de obra vai custar a mesma coisa que comprar uma capa seca dessas pronta e deu.

antoniofilipi
25/02/2013, 11:26
bom dia, tenho no meu CJ5 o motor do omega 3.0 com plato e embreagem original, apesar de ser pequena, o volante é duplo e com molas anti tripidação, é quase o dobro de tamanho do omega 4.1 (na espesura) sei por que um amigo meu tem em uma F75.
a capa seca uso a do chevette, é a mesma furação do omega 3.0 e o motor de partida é no bloco mesmo da bem certinho, já no 4.1 é na capa seca o motor de partida, e a embreagem se não fizer uma HD não guenta.
abraço

kaminhao
25/02/2013, 13:51
bom dia, tenho no meu CJ5 o motor do omega 3.0 com plato e embreagem original, apesar de ser pequena, o volante é duplo e com molas anti tripidação, é quase o dobro de tamanho do omega 4.1 (na espesura) sei por que um amigo meu tem em uma F75.
a capa seca uso a do chevette, é a mesma furação do omega 3.0 e o motor de partida é no bloco mesmo da bem certinho, já no 4.1 é na capa seca o motor de partida, e a embreagem se não fizer uma HD não guenta.
abraço

que seria uma embreagem HD ?

valmirzuge
26/02/2013, 08:16
O motor do meu já está no lugar e funcionou ontem pela primeira vez. Usamos o volante do omega aumentado com um anel de 1,5 com de altura, assim foi possivel refurá-lo e instalar a embreagem do engesa e manteve o arranque original do omega. Ao inves de usar flange na capa seca, o que afastaria mais a caixa, o mecanico fez furaçao nova na capa seca e no bloco e usou algumas placas de o grossas para prender um ao outro, assim o eixo piloto tambem ficou com comprimento suficiente.

kaminhao
26/02/2013, 11:19
O motor do meu já está no lugar e funcionou ontem pela primeira vez. Usamos o volante do omega aumentado com um anel de 1,5 com de altura, assim foi possivel refurá-lo e instalar a embreagem do engesa e manteve o arranque original do omega. Ao inves de usar flange na capa seca, o que afastaria mais a caixa, o mecanico fez furaçao nova na capa seca e no bloco e usou algumas placas de o grossas para prender um ao outro, assim o eixo piloto tambem ficou com comprimento suficiente.

e a capa seca era do omega mesmo ?
quanto gasto na brincadeira ?

valmirzuge
27/02/2013, 08:13
capa seca do engesa(c-20). deu em torno de meio dia de serviço do mecanico mais 180,00 do serviço de torno no volante.

antoniofilipi
27/02/2013, 08:47
HD (HEAVY DUTY) é feita de um materias bem mais reforçado, a mesma membrana usada em caminhões de arrancada.

MatheusF75
27/02/2013, 14:37
Estava pensando em criar um tópico como este! Estou na mesma situação!!!

Estou montando uma F-75 (do zero) e comprei um motor de Omega CD 4.1/96 + Caixa 3m C-10 + Capa seca C-20. Imaginava que a capa seca da C-20 daria certo, mas realmente é um pouco diferente a furação. Está aí o problema:

Já temos o motor do omega, a caixa da c10 e a capa seca da c-20.

A caixa se adapta perfeitamente na capa seca, já no motor precisará de um flange
(acho que não teremos muitos problemas com isso)

Falta o "recheio": volante, garfo, rolamento, eixo piloto, disco, platô, arranque..... e o restante

Alguem tem alguma idéia dessa adaptação? o que posso usar do omega, da c-20, ou de alguma outra viatura?

abs...

Gui86
22/07/2013, 21:07
Alguém sabe de outra capa seca além da veneno parts? Vi o comentário de um amigo que a capa seca tem o acabamento bem ruim. Liguei la e o preço é 800 reais. Alguem conhece alguma empresa que fabrica essa capa seca?? Ja adaptei um cambio de chevette no Bf e fiz tudo em torneiro mas saiu meio caro, prefiro comprar a capa seca que é plug and play!! Desde já agradeço a ajuda

kaminhao
26/07/2013, 09:23
Alguém sabe de outra capa seca além da veneno parts? Vi o comentário de um amigo que a capa seca tem o acabamento bem ruim. Liguei la e o preço é 800 reais. Alguem conhece alguma empresa que fabrica essa capa seca?? Ja adaptei um cambio de chevette no Bf e fiz tudo em torneiro mas saiu meio caro, prefiro comprar a capa seca que é plug and play!! Desde já agradeço a ajuda

Cara, assim...
Quando chegou a capa seca, abri a caixa tive uma decepção, o troço tava todo mal acabado, inclusive com alguns furos onde não preencheu o ferro.. mto mal feita..
coloquei em cima fazem 2 meses que estou andando com o jeep ta guentando..
mais pra frente te dou o relato..
se mais alguém souber de alguma outra fonte de capa seca tb agradeço !

( adaptar flange, aumentar o eixo talhado etcc... etc... gasta mais de 800)

antoniofilipi
26/07/2013, 10:08
e se usar a capa seca do omega mesmo, mas um flange nela, pois se fosse o 4.1 da silverado daria certo a da C20

Gui86
29/07/2013, 20:06
Então já fiz essa adaptação no Bf mas da um trabalhão fora a grana que gasta, funciona legal mas fica um monte de metal emendado!!!

kaminhao
30/07/2013, 13:43
e se usar a capa seca do omega mesmo, mas um flange nela, pois se fosse o 4.1 da silverado daria certo a da C20

Tb tinha essa hipótese, tava com a capa seca do ômega na mao.
me lembrei de quantas vezes teria que ir até o torneiro e voltar,
lembrei q tinha que desmontar a caixa e aumentar o eixo talhado.
lembrei de gasolina que ia gastar e o tempo pra tudo isso dar certo
fiquei com a opção B

melquez gomes
04/08/2013, 13:35
All,

comprei um motor 4100 do omega 97 e uma caixa de C20 4 marchas..
imaginava que o bloco do omega era igual o bloco do opala 4100.. oque encaixaria perfeito..
e SURPRESA.. nao era..
o encaixe da capa seca é diferente nesse bloco (mais novo)no bloco é menor que na capa seca da c20.
volante do motor, capa seca etc.. nao se encaixam certos..

Imagino que ja tenham "adatado" isso ..

Minha pergunta...
Qual a melhor opção ?
a) colocar uma flange entre a capa seca e o motor
b) usar a capa seca do omega ? (e a embreagem como fica?)
c)N.D.A (fazer oque?)

pessoal estou querendo fazer a mesma configuração, gostaria que entrassem em contato para me dizer como ficou a adaptação e
qual a mais viável e confiável e gostaria de fotos mandem para meu email: melquezgomes@hotmail.com
desde já agradeço.
melquez

Gui86
04/08/2013, 18:42
Pessoal comprei a capa seca e embreagem pastilhada da veneno parts. Quando chegar tiro umas fotos da capa seca pra galera da uma olhada!!

Gui86
05/08/2013, 17:24
Capa seca para motor 4.1 do omega e cambio C20 4 marchas.

Gui86
08/08/2013, 18:06
Cara, assim...
Quando chegou a capa seca, abri a caixa tive uma decepção, o troço tava todo mal acabado, inclusive com alguns furos onde não preencheu o ferro.. mto mal feita..
coloquei em cima fazem 2 meses que estou andando com o jeep ta guentando..
mais pra frente te dou o relato..
se mais alguém souber de alguma outra fonte de capa seca tb agradeço !

( adaptar flange, aumentar o eixo talhado etcc... etc... gasta mais de 800)
Amigo e com relação ao motor, atendeu as expectativas? Vou usar em uma f75 com pneus armadillos 33''

weder brasa
16/02/2014, 21:32
Kaminhão.
Apesar, do topico esta parado, também gostaria de saber com se saiu o conjunto, pois estou montando o mesmo em uma F 75.

JUNINHO_BITTENCOURT
27/02/2014, 10:25
Turma

Nos seus 4.1 Omega alteraram o cárter original do omega (bojo para frente) para o do opala/C10/silverado (Bojo para trás) para livrar e nao bater na bola do diferencial ?

Eu fiz isso, mudei o carter, e agora a maldita vareta de óleo esbarra no carter, nao da mais para ver o nivel de óleo, mesmo com 5.5 litros dentro do motor conforme o manual nem molha a vareta, pois ficou no outro local o alojamento do óleo.

Como resolveram este problema? Estou prestes a furar o cárter e fazer uma entrada nova para a vareta, o problema é achar espaço para.

* Minha embreagem usei a do Omega (Tamanho) porém de cerâmica 8 pás membrana dupla, gruda e não solta nem puxando caminhao heheh.

weder brasa
10/03/2014, 21:46
Turma

Nos seus 4.1 Omega alteraram o cárter original do omega (bojo para frente) para o do opala/C10/silverado (Bojo para trás) para livrar e nao bater na bola do diferencial ?

Eu fiz isso, mudei o carter, e agora a maldita vareta de óleo esbarra no carter, nao da mais para ver o nivel de óleo, mesmo com 5.5 litros dentro do motor conforme o manual nem molha a vareta, pois ficou no outro local o alojamento do óleo.

Como resolveram este problema? Estou prestes a furar o cárter e fazer uma entrada nova para a vareta, o problema é achar espaço para.

* Minha embreagem usei a do Omega (Tamanho) porém de cerâmica 8 pás membrana dupla, gruda e não solta nem puxando caminhao heheh.

Juninho,
Ainda não consigo lhe responder, pois meu conjunto ainda esta no chão, acredito que não devo ter este problema, mais uma vez acredito, pois minha viatura esta '' spoada'' ganho distancia entre o carter e a bola do diferencial, mas acredito que mais um mes, consigo lhe falar.

valmirzuge
11/03/2014, 08:03
Turma

Juninho, no engesa nao precisei mudar nada. Inclusive os suportes do chassi para motor opala 4 servem para o omega 6.

Pedrinho411n
27/07/2014, 17:36
Capa seca para motor 4.1 do omega e cambio C20 4 marchas.

Olá amigos alguem poderia me informar onde consigo uma flange dessa?
Obrigado

kaminhao
27/07/2014, 20:38
Olá amigos alguem poderia me informar onde consigo uma flange dessa?
Obrigado

Da uma olhada em veneno autoparts de Curitiba, comprei a capa seca, veio certinha, só instalar..

Walderley
28/01/2015, 13:02
abraço

Boa tarde
para colocar o motor no cambio precisou de flange?
Vc usa o disco de embreagem do chevette?
eixo piloto original também?

Att

Walderley

squinzani
28/01/2015, 18:16
acompanhando pra ver o resultado... depois faz um video qdo terminar de adaptar.

kaminhao
29/01/2015, 11:14
acompanhando pra ver o resultado... depois faz um video qdo terminar de adaptar.

Opa, ja terminamos faz tempo .. segue algumas fotos..

Em ação
https://www.youtube.com/watch?v=VvGZPDUosNE

squinzani
29/01/2015, 14:25
cara.. ficou show!

Luis Bastos
27/02/2015, 18:30
Olá caminhão, jeepão bonito e bom, esta de parabens.
Gostaria de saber onde comprou o seu alargador de paralamas , gostei muito
Obrigado
Luis

kaminhao
02/03/2015, 11:14
Olá caminhão, jeepão bonito e bom, esta de parabens.
Gostaria de saber onde comprou o seu alargador de paralamas , gostei muito
Obrigado
Luis

Da uma ligada pra (54)3212.8163, fala com o Crusoé que ele sabe

wwtop
16/07/2019, 17:55
Da uma ligada pra (54)3212.8163, fala com o Crusoé que ele sabe

Amigo;

Primeiramente gostaria de agradecer pelo post. Estou montando a mesma configuração que a sua no meu CJ5 e valeu demais !!! Depois posto fotos do meu projeto . Apenas gostaria de saber se você está rodando e fazendo trilhas com a embreagem original do Omega , pois estou instalando ela . Mais uma vez, obrigado.