Ver Versão Completa : L200 Triton - 2008 - Luz do 4x4 piscando!
gpolcaro
15/01/2013, 20:03
Pessoal, blz?
A luz do 4x4 da minha l200 começou a piscar as vezes nem acende. Acredito que esteja engatando normalmente, mas o diabo da luz no painel as vezes fica piscando, as vezes nem acende. O que pode ser?? Pode acarretar algo mais grave??
abçs
fabra1975
15/01/2013, 22:23
Pessoal, blz?
A luz do 4x4 da minha l200 começou a piscar as vezes nem acende. Acredito que esteja engatando normalmente, mas o diabo da luz no painel as vezes fica piscando, as vezes nem acende. O que pode ser?? Pode acarretar algo mais grave??
abçs
a minha ta com o mesmo problema
precisa limpar os conectores do solenóide da tração que fica na cx de roda dianteira direita e na cx de tracao
abs
gandarez
21/04/2014, 19:03
Fala pessoal,
Se já existir um tópico sobre isso podem me direcionar para lá. Já li uma vez sobre uma tal de cebolinha do 4X4 que pode dar problemas. No meu painel a luz não apaga mais, fica piscando como se estivesse na transição do ligado para o desligado. Como resolver isso?
Abs
Junior-L200Power
21/04/2014, 19:37
No seu caso pode ser o solenóide duplo que controla a tração...
Essa peça costuma dar defeito mesmo...dá uma conferida!!
Ela trava e fica piscando essa luz no painel...
Na Outdoor fica embaixo do filtro de ar, imagino que na Triton deve ser tbm, fixada na caixa de roda interna lado direito!!
Abraço!!
gandarez
21/04/2014, 20:09
Jr, A minha acende normalmente quando engato o 4x4, só quando está desligado que fica piscando. Mesmo assim pode ser essa peça? Como essa peça é?
SergioMedeiros
21/04/2014, 21:00
Pode ser sim essa peça... acontece que a sua roda livre provavelmente não está desengatando. Por isso fica piscando. Digita no google Solenoide L200 e cliva em imagens. Vai aparecer um monte de fotos de como ela é.
Desconecta a parte elétrica dela e limpa com limpa-contato. Pode usar bastante e provavelmente o problema vai parar. Caso não pare a solenóide está com problema. As l200 vem com duas, mas dá pra usar uma só. Isole uma delas e testa. Inverta caso não de certo, pois uma das duas deve estar boa.
Marcolin
21/04/2014, 21:30
na minha pajero, apagou, a luz da roda trazeira esquerda 4x2...desmontei o painel e nao era o led, vou ver por baixo do carro algum cabo....
gandarez
21/04/2014, 21:38
Essa solenoide tem qual papel? Pois quando uso a alavanca para desligar o 4x4 acredito eu que já estou desengatando a tração certo? a Solenoide tem apenas o papel de identificar isso e informar ao painel?
SergioMedeiros
21/04/2014, 22:47
Com a alavanca voce desliga a tração dianteira na caixa de transferência.
A solenóide é responsável por acoplar e desacoplar a roda-livre. Caso não desacople, todo o sistema (semi-eixos, diferencial dianteiro e cardan) continuará conectado nas rodas, desgastando e consumindo mais combustível.
gandarez
21/04/2014, 22:53
Preciso ver isso entao. Pq toda vez que faço curva em baixa eu percebo que a roda traseira canta pneu, como se estivesse o 4x4 ligado... Será que pode ser essa solenoide?
SergioMedeiros
21/04/2014, 23:42
Derrapar um pouco (bem pouco) é normal... se tiver cantando muito aí sim pode ser 4x4 engatado, mas isso não é problema na solenóide não. As rodas dianteiras acopladas não dão esse tipo de problema. Na verdade não dão problema nenhum além do desgaste. As Rangers não tem roda-livre e não apresentam esse comportamento.
gustavocarvalheira
26/12/2014, 14:52
a minha ta com o mesmo problema
precisa limpar os conectores do solenóide da tração que fica na cx de roda dianteira direita e na cx de tracao
abs
Boa tarde srs,
existe alguma possibilidade de a luz estar piscando pq o sistema está sendo forçado? Piso seco e aderente por exemplo, causando uma atuação mecânica no sentido de desengatar a tração? Contrubuindo pra uma eventual quebra do sistema?
A luz da minha triton pisca também, porém não tem um padrão e ela pisca de forma incostante.
Sds,
Gustavo Carvalheira
Tiago Moreira Oliveira
02/01/2015, 12:41
Alguém tem uma noção de quanto fica pra consertar isso, a minha apresentou o mesmo defeito e agora sinto que está fazendo barulho no diferencial e não consigo deixar o câmbio livre, sou Novo nesse território, peço ajuda de vocês.
Miranda_MG
02/01/2015, 12:56
Pessoal, acho que a maioria sabe, mas não custa lembrar: acionar o 4x4 no piso seco e aderente (como mencionado acima) pode comprometer algumas peças das picapes de vocês. Se alguém já fez, inclusive, deve ter sentido alguma resistência adicional ao tentar fazer o veículo andar. Nos automáticos, o esforço é suficiente até para evitar que ele "ande sozinho" quando colocado no D ou no R (mesmo nas diesel).
Abraço,
Miranda
leandro.vilela
02/01/2015, 13:32
Minha experiência com essa problema das luzes: na Pajero TR4, não sei se é o caso da L200, mas o acionamento da roda é feita por vácuo. existem várias mangueiras de vácuo que se distribuem pelo veículo (azul, amarela, vermelha), mas basicamente elas saem do corpo de borboleta (onde o vácuo é gerado) passando por sensores, chegam até um cilindro de reserva de vácuo, depois passam por mais sensores e vão para o diferencial dianteiro aonde o engate da roda é acoplado, pois nesses sistema de vácuo as rodas e o conjunto da homocinética giram sempre, só não gira o diferencial dianteiro e o cardam conectado a T-case. quando o engate é feito na alavanca (mecânico) a T-case liga o cardam ao dif dianteiro, e o vácuo é q conecta o eixo do dif. q vai até as todas. então no meu caso era uma simples mangueira de vácuo por baixo do carro q avia escapado (porque elas são conectadas na mão mesmo, sem abraçadeira sem cola, sem nada). assim q conectei ela tudo voltou ao normal. em alguns caso são sensores com defeito, maqueira quebrada, entupida. isso já me aconteceu duas vezes, outra vez foi porque o corpo de borboleta estava muito emporcaiado e entupiu os orifícios por onde o vácuo inicialmente era gerado, ae desmontei todo sistema de entrada de ar, com sensores, tudo foi limpo, e novamente as luzes do além pararam.. e nunca mais !!
boa sorte, bons testes, tomara q seja assim simples....
Lourenco Coutinho
12/01/2015, 17:50
Boa tarde, depende, se não for algo sério, rapidamente resolve, em casa mesmo, a minha triton estava com o mesmo problema, a luz piscada todo tempo, então procurei localizar as mangueiras, encontrei as mangueiras e tinha uma furada, porém nao chegava vácuo suficiente para ligar e desligar a roda livre, atenção, devem atentar para o cilindro de vácuo que fica embaixo da tampa de plastico do motor, ele tem um orifício muito pequeno. o meu estava todo obstruído, então o eliminei e coloquei uma mangueira maior e o sistema voltou a funcionar, ai pergunto aos mais experientes, fiz algum mal em eliminar o cilindro de vácuo, considerando que ele estava todo entupido de ferrugem???
Rfernandes
16/04/2016, 19:52
Senhores, estou com o mesmo problema na Pajero Dakar: A luz da tração dianteira pisca intermitente e não chega vácuo no atuador da roda livre e não consigo localizar a solenóide. Alguém saberia informar a localização da mesma?
Além disso, a tomada do interruptor de roda livre está solta. Alguém saberia informar onde conecto a mesma?
Ricardomit
16/04/2016, 21:47
Boa noite amigo , verifica a solenoide de baixo do filtro de ar um pouquinho mais abaixo irar encontrar , e tambem verifique o diferencial dianteiro que irar ter uma novidade Abraço , duvidas entre em contato d certo motors (11) 26387813
Precioso
29/12/2018, 11:04
Olá pessoal, li vários tópicos e comentários a respeito da lampada que pisca no painel de vários modos e o meu caso ainda é pior:
Se a Triton 3.2 Mec. ficar parada por um tempo maior tipo 1 hora, ao ligar o painel está todo normal, daí ando por volta de 1,5 Km o painel continua todo normal mas surge um barulho do diferencial dianteiro como as engrenagens estivessem mau engatada tipo (rom rom rom rom) daí engato o 4x4 (o barulho para instantaneamente) a tração é engatada no mesmo instante e acende a luz do painel (tudo normal) ao desengatar a tração a luz do painel fica piscando e demora muito para apagar e quando apaga logo depois volta a fazer o barulho (rom rom rom...) daí repito todo o processo e aí começa tudo de novo, por favor me ajuda aí, abraços a todos e um feliz 2019.
Em tempo: Foi trocado as válvulas solenoide 2 vezes, o sensor da roda livre e também o da caixa, só não troquei o atuador mas foi tirado e o meca disse estar bom (será?)