Conectar

Ver Versão Completa : Embreagem?



AACL
14/01/2013, 21:17
Caros,

Minha Tr4 08/09 MT apresentou um sintoma novo. Quando troco bruscamente de 3 marcha para 4 marcha a rotação aumenta sem aumentar a velocidade (vai a 5rpm a 60km/h por exemplo). Isso é o que chamam de embreagem patinando? Nas trocas suaves não está acontecendo isso. Quando acontece, se piso na embreagem volta ao normal.nas outras marchas não acontece.

A embreagem gasta mais em determinadas marchas? Pergunto isso pq meu carro só roda em estrada on e off road (não pego transito) e as marchas mais solicitadas são a 3 e a 4 (pra tirar alguma potencia do motorzinho dela...).

Sei que pela km (87mil km)já deve estar na hora de trocar. Mas como recentemente fiz a retífica do cabeçote (a correia estourou com uns 30mil km...) queria me certificar se o sintoma não pode ter a ver com isso.

Entendo quase nada de mecanica, só o básico de manutenção preventica.

Valeu pela ajuda!

Abs,

Lindóia

R.Becker
14/01/2013, 21:57
embreagem é só uma...acontece q em marcha mais alta, terceira, quarta.... é onde força mais o trem de força...e a embreagem ta sendo o fusível do sistema, "desarmando" quando faz tal força.... logo, é sim sintoma de embreagem patinando.... e quanto mais patinar, mais vai gastar e logo tu ja vai sentir nas primeiras marchas e em subidas de morros, mesmo os leves...

AACL
15/01/2013, 07:56
embreagem é só uma...acontece q em marcha mais alta, terceira, quarta.... é onde força mais o trem de força...e a embreagem ta sendo o fusível do sistema, "desarmando" quando faz tal força.... logo, é sim sintoma de embreagem patinando.... e quanto mais patinar, mais vai gastar e logo tu ja vai sentir nas primeiras marchas e em subidas de morros, mesmo os leves...

Valeu pela explicação, Becker!

jcdorini
15/01/2013, 12:57
AACL, o diagnóstico do R.Becker está correto, porém pode ser que a parte de atrito da embreagem além de desgastado esteja quebrado, necessitando de de troca imediata.
O que me chamou a atenção em sua mensagem foi a correia dentada estourar com 30k.
Não tenho TR4 e estou pensando em adquirir uma ano 2009, portanto não sei o que recomenda a fábrica em relação a substituição preventiva da correia, porém 30k é muito pouco. Vc costuma ficar com o carro parado e motor ligado por muito tempo (congestionamento, por exemplo)?
Quais as peças que sofreram danos? Qual foi o custo do conserto (peças e MO)?
Sds.

JC Dorini

AACL
15/01/2013, 23:27
Dorini,

Uso o carro somente para viagens. É raro andar na cidade com transito. Normalmente rodo apenas nos fds, mas acontece de o carro ficar sem rodar por uma ou duas semanas. Uso bastante o carro em terra e trilhas leves. Quando estourou o carro estava com uns 80mil km, mas a correia tinha uns 30mil km no máximo. Tinha trocado fora da ccs e acho que colocaram uma correua xingling. Mas tb estava exigindo muito do carro em reduções e ultrapassagens, rodando sempre a 4/5 mil rpm... ( preciso comprar um carro esportivo urgente!) e reconheço que tb vacilei um pouco em relação à verificação do estado da correia. Foi preciso retificar o cabeçote e trocar 4 valvulas. Ficou caro pq preferi fazer na ccs e pegar a garantia e nem quero falar de valores pq nem quero lembrar!

Sobre a embreagem acredito que não esteja quebrada pq depois de patinar ela engata a marcha nirmalmente. E só patina se eu trocar de terceira pra quarta de forma brusca. No caso de estar quebrada vc pode me dizer se isso pode trazer algum dano à transmissao ou o risco que eu corro é só o devficar na estrada?

Daqui a 2mil km tem a 8 revisão. Queria aproveitar pra fazer tudo junto. Já casei com o carro mesmo, então agora é conservar!

Eu recomendo o carro. Não tenho do que reclamar. O lance da correia foi um acaso. Nunca tive problemas com o carro. Agora com 87mil km, embreagem e amortecedores originais na hora de trocar. Mas acho que duraram muito pelo modo que uso o carro: estrada de terra sem dó, atoleiros, erosoes etc...o carro é bom!

Abs,

Lindóia

jcdorini
16/01/2013, 08:52
AACL,
Valeu pela explicação sobre a correia. Tenho trauma dela.
Se a parte de contato (antigamente era e amianto) quebrar (normalmente no rebite) a tendência é aumentar cada vez mais e te deixar na estrada por falta de tração.
Aconteceu isso com um Jeep antigo cuja embreagem era relativamente nova e, por inexperiencia (economizar combustível) descia a Belém-Brasília na banguela e engatava em alta velocidade (140km/h) nas subidas. Até que próximo a Gurupi, perdemos quase que totalmente a tração. Andamos uns 20km em 1 e 2 marchas até uma oficina. Quando desmontamos encontramos os pedaços.
Se fosse vc anteciparia a revisão.
Boa sorte.

JC Dorini