PDA

Ver Versão Completa : Projeto de Computador de Bordo para Niva com PIC!



Younder
14/01/2013, 20:33
Pessoal, andei pesquisando a respeito e decidi iniciar essa empreitada!
O meu conta-giros foi pro espaço e não consegui troca-lo até agora... então me veio a idéia :idea: pq não fazer um?? claro que quero manter o original, porém um display LCD adicional mostrando a mesma informação (e outras tb...) até que ia ficar legal!

Bom como já brinquei com microcontroladores antes, não vai ser tão difícil começar e ver no que vai dar...

Vou ver se consigo iniciar pelas informações básicas:

1-Hora
2-Data
3-RPM
4-Temperatura
5-Tensão da Bateria

E depois quem sabe continuar expandindo o código para outras funções:

6 – Consumo médio (isso seria interessante!!)
7 – Consumo instantâneo
8 – Consumo absoluto
9 - Autonomia
10 - Velocidade
11 – Velocidade média
12 – Distância Percorrida
13 – Cronômetro (ele começa a marcar o tempo desde quando é zerado)
14 – Temperatura do motor
15 – Nível de gasolina
16 – Nível do fluído de refrigeração (água do radiador)
17 - Fusíveis do circuito de iluminação das luzes de freio.
etc...

Eu sei que pra cada função é necessário um conhecimento básico do sensor e/ou transdutor a ser utilizado utilizado.. e principalmente se é viável de ser instalado no Niva... e é neste ponto que eu conto com a ajuda dos camaradas aqui do forum...

O que já tenho em mãos:


- Microcontrolador PIC16F877A
- Display LCD 16x2 (Pretendo aumentar depois...)
- Estação de programação CuscoPic
- Cabo USB->RS232 para programação (encomendei hoje)
- Compilador PCW (Linguagem C)
- Meu Niva 91 (o Galinha Réia) de cobaia!!:concordo:

Bom é isso, aguardo os comentários/sugestões:pipoca::pipoca::pipoca:
Abcs

Hugo

Djalma
16/01/2013, 19:04
Camarada Hugo

A ideia é boa, principalmente usando PIC pra implementar as funções, dará muito trabalho pra programar mas fica barato. O problema, como vc mencionou, seria os sensores, transdutores, adequações dos sinais elétricos para o PIC processar. Mediar vazão de combustível pra achar consumo, autonomia, etc. acho complicado mas as demais funções seriam mais "fáceis", mas de qualquer maneira achei sua ideia interessante.

Boa sorte

Djalma
Niva (http://jipeniva.blogspot.com.br/)

Younder
17/01/2013, 15:55
Camarada Hugo

A ideia é boa, principalmente usando PIC pra implementar as funções, dará muito trabalho pra programar mas fica barato. O problema, como vc mencionou, seria os sensores, transdutores, adequações dos sinais elétricos para o PIC processar. Mediar vazão de combustível pra achar consumo, autonomia, etc. acho complicado mas as demais funções seriam mais "fáceis", mas de qualquer maneira achei sua ideia interessante.

Boa sorte

Djalma
Niva (http://jipeniva.blogspot.com.br/)


Djalma,

A programação pelo que eu vi não é muito complicada (pelo menos para as funções básicas que eu mostrei), já estou trabalhando no códido do RPM e parece funcionar muito bem! Agora preciso de umas idéias de como medir a velocidade... uma opção seria usar aqueles de bicicleta acoplados no disco de freio, só não sei se funciona bem...

Abcs,
Hugo

Djalma
17/01/2013, 20:04
Hugo

Olha esse sensor que achei. É para ser adaptado no cabo do Fusca pra adaptação de velocímetro digital no carro.

SV-21 – SENSOR DE VELOCIDADE PARA CABOS (EXEMPLO: FUSCA) | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/sv-21-sensor-de-velocidade-para-cabos-exemplo-fusca/)


Djalma
www.jipeniva.blogspot.com.br/

Younder
17/01/2013, 20:50
Djalma,

Interessante, dei uma olhada na página do fabricante e esse SV-21 custa 104,00 latrinhas... tem a lista completa com os preços e os outros sensores disponíveis no link abaixo:
Search Results for sv-21 | Guster (http://www.guster.com.br/?s=sv-21&searchsubmit)=

Outro sensor interessante e simples de instalar foi o Amperímetro de até +-100A (58 Latrinhas)
..::visumais.com.br ::.. (http://www.visumais.com.br/loja/principal.php?action=31&instrumento=Sensor)

Vou continuar pesquisando, mais idéias com baixo custo e de fácil adaptação são bem vindas!

Abcs,
Hugo

Younder
25/01/2013, 20:58
Pessoal, achei este Medidor Vazao de Combustível do Monza E Kadett 89/93... Me parece muito promissor para medir o consumo do niva!!!
391914

Este sensor de vazão, funciona por pulsos feitos por um led infravermelho e um fototransístor, e, através de um rotor interno com uns "dentes" que obstruem e deixam o sinal infravermelho passar, ele emite os pulsos. O rotor gira de acordo com o fluxo do combustível, e, quanto maior o fluxo, maior o giro, e maior a frequencia de pulsos.

O Projeto continua...

Abcs,
Hugo

eliasFerreira
26/01/2013, 12:47
Muito bom.
Tô acompanhando.

glsoledade
27/01/2013, 10:47
Show de bola! Poderia colocar um CAR PC e integrar o PIC nele.. ia ficar show :)

Ainda sonho em fazer algo assim, parabéns!!

Younder
18/02/2013, 21:49
Pessoal, depois de várias horas na madruga...e de ser metralhado pela patroa por estar "trabalhando indiretamente no Niva" rs, finalmente conclui a primeira fase, com algumas mudanças no que eu tinha planejado inicialmente...porém pra melhor...vou tentar resumir:

1- Troquei o processador (comprei um mais rápido, com mais memória e com suporte a USB), iniciei com o PIC16F877A, agora estou usando o PIC18F4550. O USB permite realizar a atualização do firmware (programa) de maneira simples e rápida.
2-Estou usando um Display LCD 16x2 com caracteres grandes, para melhor visualização das informações.
3-Já consegui concluir e simular as funções de RPM, Temperatura, Hora/Data e Tensão da Bateria.
4-O próximo passo é estudar o sensor do monza/kadett mencionado no dia 25/01, portanto se alguém "encontrar" um desses perdido por ai, e claro, barato...me ajudaria muito!!! ainda não consegui vasculhar os desmanches da vida... encontrei ele a venda no ML por 159,00 latrinhas...

Bom é isso, assim que conseguir vou compartilhar as fotos/videos...
O Projeto continua...

Abcs
Hugo

Cristianosouza
27/02/2013, 00:31
Yonder, parabéns pela iniciativa!


Isso, vai em frente!


Cristiano

Younder
02/03/2013, 13:40
Valew Cristiano!

Finalmente o primeiro teste prático no Galinha Réia!

Teste da Função de RPM:
Projeto de Computador de Bordo para LADA NIVA com PIC! (RPM) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PqiKZTVYhK0&feature=youtu.be)

A idéia é Manter a Temperatura ambiente fixa no lado esq. superior + a data no lado esq. inferior.
As funções poderão ser trocadas com um toque na chave do limpador traseiro (que no caso do Galinha réia está disponível, pois o limp. traseiro não funciona...)
Também estou pensando em criar uma opção em que as funções possam ser mostradas automaticamente em intervalos de tempo:
6 segundos mostra RPM;
6 segundos mostra Consumo inst.;
6 segundos mostra Temp. da Agua;
Etc...
Tudo claro, habilitado/desabilitado no menu de opções.

Próximo passo: Consumo médio/Instantâneo: Sensor do monza/kadett mencionado no dia 25/01

Foto do Display LCD iluminado:
398142

Abcs,
Hugo

Younder
10/03/2013, 22:57
Fala Pessoal,

Estou postando o Video-02 mostrando como está a versão atual.

O que foi implementado:
1-Navegação manual/aleatória entre as telas das funções;
2-Criei duas telas que mostram 4 variáveis cada, possibilitando assim a escolha da tela por grupo de funções;
3-Implementado o Código para consumo médio/instantaneo (Só falta o bendito sensor do Monza/Kadett...)
4-Diversas melhorias no código interno do computador.

Projeto de Computador de Bordo para LADA NIVA com PIC! (Funções Gerais) - Video 02 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mJWwJaoi9q0&feature=youtu.be)

Próximo passo, teste no NIVA!!

Abcs
Hugo

Younder
12/03/2013, 20:31
Alguém sabe me dizer se o Niva tem regulador de voltagem para o painel de instrumentos? Percebi que a Tensão varia bastante influenciando assim na leitura dos sinais.

Abcs
Hugo

Flugêncio
12/03/2013, 21:41
Alguém sabe me dizer se o Niva tem regulador de voltagem para o painel de instrumentos? Percebi que a Tensão varia bastante influenciando assim na leitura dos sinais.

Abcs
Hugo

Tem o problema de péssimo aterramento, por isso oscila bastante os marcadores.

Younder
12/03/2013, 22:23
Tem o problema de péssimo aterramento, por isso oscila bastante os marcadores.


Umm no meu caso... a tensão da temperatura (a 90 Graus) está marcando 6,1V e quando acelero vai para 6,3V, dai fico me perguntando se isso realmente é problema de aterramento ou se é normal... o problema é que isso influencia na leitura da temperatura...

Hugo

pinafioffroad
12/03/2013, 23:56
Belo progeto, parabens e boa sorte.

eliasFerreira
13/03/2013, 10:28
Muito bom! Parabéns!

Tá programando em C, ou em Assembly?

:curtir:

Younder
13/03/2013, 21:24
Muito bom! Parabéns!

Tá programando em C, ou em Assembly?

:curtir:


Elias, to programando em C, bem melhor...

Hugo

Younder
24/03/2013, 00:22
Buenas! Funções testadas hoje no Galinha Réia: Temperatura do Motor e Tensão da batóca...aparentemente funcionando bem..depois de alguns filtros para corrigir a oscilação de + ou - 250mV gerada pela instabilidade do alternador. Próximo passo: Nível do Combustível... alguém sabe de cabeça os valores de resistência da bóia original?

Até Agora:
Hora - OK
Temperatura Ambiente - OK
Temperatura do Motor - OK
RPM - OK
Tensão da Bateria - OK

Anildo81
05/04/2013, 01:09
gostei muito do projeto você teria como passar um código base para eu tentar desenvolver um também.

Younder
13/04/2013, 17:18
Computador de Bordo Lada Niva - Video 03

Durante os testes com o mostrador de gasolina, percebi que o mostrador não é linear...

0 @ 310 Ohms -> 0 Lts
1/4 @ 229,5 Ohms -> 6,5 Lts
1/2 @ 153 Ohms -> 12,5 Lts
3/4 @ 76,5 Ohms -> 22 Lts
4/4 @ 4 Ohms -> 42 Lts

Alguém sabe se o mostrador funciona desta maneira?

Abcs,
Hugo

Projeto de Computador de Bordo para LADA NIVA com PIC! (Nivel Gasolina) - Video 03 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KUQ6gnhusSY&feature=youtu.be)

Younder
13/04/2013, 17:21
[QUOTE=Anildo81;1900955]gostei muito do projeto você teria como passar um código base para eu tentar desenvolver

Anildo, Meu email é sergio-hugo@bol.com.br
Me envie o que vc pensa em fazer para eu poder ajudar...
Abcs

eliasFerreira
13/04/2013, 18:59
Normalmente essas resistências de bóias/mostradores são logarítmicas.

Acho que esse é o caso, porém esses valores estão estranhos.

Younder
13/04/2013, 21:16
Normalmente essas resistências de bóias/mostradores são logarítmicas.

Acho que esse é o caso, porém esses valores estão estranhos.

Estou usando um potenciometro de precisao para simular a boia e valores conforme boia original...

Younder
14/04/2013, 12:34
Apenas uma correção nos valores da resistência, na hora acabei escrevendo os valores errados... abaixo a escala correta:

0 @ 310 Ohms -> 0 Lts
1/4 @ 160 Ohms -> 6,5 Lts
1/2 @ 93 Ohms -> 12,5 Lts
3/4 @ 45 Ohms -> 22 Lts
4/4 @ 4 Ohms -> 42 Lts

Percebe-se que de Meio Tanque até Tanque Cheio temos um Delta de 89 Ohms para 29,5 Litros, e de Tanque Vazio para Meio Tanque temos um Delta de 217 Ohms para 12,5 Lts, Portanto uma diferença considerável!

Abcs

Younder
20/04/2013, 14:59
Plotando as duas curvas no excel para ficar mais facil explicar:

Curva 1 é referente aos resultados obtidos no teste prático com potenciômetro, e a Curva 2 no caso como eu acho que deveria ser. tendo em mente que 1/2 tanque no Niva seria teoricamente 21 Lts.

Curva 1: y=45*EXP(-x/73) -0,5

0 Lts @ 310 Ohms
4,53 Lts @ 160 Ohms
12,09 Lts @ 93 Ohms
23,79 Lts @ 45 Ohms
42 Lts @ 4 Ohms

Curva 2: y=50,73*EXP(-x/163) -7,5

0 Lts @ 310 Ohms
11,51 Lts @ 160 Ohms
21,17 Lts @ 93 Ohms
30,99 Lts @ 45 Ohms
42 Lts @ 4 Ohms

Onde y=Volume do Tanque em Lts e X=Resistência da bóia.

406886

Abcs
Hugo

Younder
20/04/2013, 16:37
Computador de Bordo Lada Niva, Placa Protótipo

Para os camaradas terem uma idéia de como esta ficando...
Reparem que a placa vai ficar dentro do compartimento do cinzeiro com os botões na tampa preta: (Botão ENTER - Botão p/CIMA - Botão p/BAIXO - Porta USB com duas funções: Atualização do programa e Tomada 5V para carregar Celular).
Provavelmente vou mandar fazer outra tampa já com as furações necessárias para não estragar a original.
Ainda falta definir aonde instalar o display LCD e como será o caixa/proteção/cunha do mesmo.

Na última foto, durante os testes no Galinha Réia, meu vizinho quase chamou o esquadrão anti-bomba...hehehe

406887406888406889

Abcs
Hugo

Younder
21/04/2013, 22:16
Estudo ... Nova Tampa do Cinzeiro.... 1, 2 ou 3?

407014

Abcs
Hugo

eliasFerreira
21/04/2013, 23:47
A 2. De fundo preto.

Parabéns!

avalanche
30/04/2013, 04:14
muito top... tampa preta


Estudo ... Nova Tampa do Cinzeiro.... 1, 2 ou 3?

407014

Abcs
Hugo

Junior-L200Power
02/05/2013, 20:52
Show de bola o projeto hein amigo!!
Só uma pergunta...teu Niva é motor diesel ou Gasolina?
Queria ver a possibilidade de colocar um desse na L200...ficaria difícil somente o medidor de consumo no caso eu acredito!!
Parabéns pela iniciativa..

Grande abraço!

Younder
02/05/2013, 21:36
Show de bola o projeto hein amigo!!
Só uma pergunta...teu Niva é motor diesel ou Gasolina?
Queria ver a possibilidade de colocar um desse na L200...ficaria difícil somente o medidor de consumo no caso eu acredito!!
Parabéns pela iniciativa..

Grande abraço!

Junior,

Pode até ser sirva em outras viaturas, talvez com algumas funções a menos, como vc mencionou...
De qq modo teria que estudar caso a caso a compatibilidade dos sinais...
Assim que concluir o projeto pretendo resumir as funções e os sinais/sensores necessários.

Abcs
Hugo

Younder
02/05/2013, 21:38
Depois de uma hora abastecendo com um frentista camarada, segue abaixo a primeira curva com os dados da leitura no display. Tudo indica que "quando cheio até a boca" o tanque do niva fica com uns 7 litros acima do que o marcador mostra, ou seja, somente apos esses 7 litros que o ponteiro vai começar a cair... de qualquer forma, vou abastercer mais algumas vezes da mesma forma pra realmente poder comparar os resultados.

409243

Alguém já conseguiu colocar 45 litros no niva? pq eu já consegui... por isso que eu acho que já havia uns 5 litros no tanque + os 40 que eu coloquei = 45. Eu acho que a boia encosta no topo do tanque e o "espaço" que fica (diâmetro da bóia) é o responsável pelos 7 litros, dai o porque não consegui ler os 4 Ohms, que seria 42 Litros. Faz sentido?

409244
http://ladapower.com/components/com_virtuemart/shop_image/product/Lada_Niva_Carbur_4fdf8a99e254a.jpg

Abcs,
Hugo

Younder
04/05/2013, 17:30
Tampa do cinzeiro pronta pra fabricar...

409581

Hugo

Pablo.pinto2007
29/06/2013, 05:44
Muito legal o projeto e implementações... eu sou metido em eletrônica, mas não faria algo assim, devido exatamente essa questão de que muitas vezes os sistemas funcionam bem em bancada, quando vc embarca dá influência, seja em terra (neutro) ou como tá acontecendo aí de oscilar quando acelera, isso é porque o alternador está carregando o sistema e consequentemente a bateria!!! Vc teria que adotar um delay para que essas oscilações não influenciem nas leituras, principalmente de boia, temperatura, essas leituras mais estáticas, pois o RPM não dá né...

Abraços e boa sorte!

PAblo

Younder
29/06/2013, 13:10
Muito legal o projeto e implementações... eu sou metido em eletrônica, mas não faria algo assim, devido exatamente essa questão de que muitas vezes os sistemas funcionam bem em bancada, quando vc embarca dá influência, seja em terra (neutro) ou como tá acontecendo aí de oscilar quando acelera, isso é porque o alternador está carregando o sistema e consequentemente a bateria!!! Vc teria que adotar um delay para que essas oscilações não influenciem nas leituras, principalmente de boia, temperatura, essas leituras mais estáticas, pois o RPM não dá né...

Abraços e boa sorte!

PAblo

Fala Pablo,
Realmente na hora da prática é necessário implantar uma série de filtros etc para estabilizar o sistema. Com relação a variação do alternador, isso eu consegui resolver com um conversor DC-DC (foto anexa) estabilizando assim a referência de todos os sinais analógicos em 10Vdc. Já os sinais digitais (Ex. RPM) não tive problema algum e está funcionando muito bem... lembrando que no caso todos esses sinais passam por acoplador óptico para isolar qualquer interferência do motor.
Abcs419610

Cristianosouza
03/07/2013, 12:25
Yonder,

Estou acompanhando este projeto e voçê está de Parabéns pela iniciativa e pelo empenho em melhorar nossas viaturas. Mantenha-me informado dos progressos deste projeto.

Cristiano

Younder
07/07/2013, 23:19
Cristiano,

Obrigado pelo apoio e creio que em algumas semanas estarei postando novas fotos e videos... o protótipo está em teste na minha viatura... no momento estou aguardando a fabricação do suporte do display e da nova caixa do cinzeiro (foto nos posts anteriores) aonde vai o módulo com os botões.

Abcs
Hugo

giovanefortuna
07/07/2013, 23:22
Opa! eu to acompanhando aqui...tem idéia de quanto vai ficar de custo no final?

Younder
08/07/2013, 11:33
Opa! eu to acompanhando aqui...tem idéia de quanto vai ficar de custo no final?

Giovane,

Se for para Niva abaixo de 95 creio que não passa de uns 300 reais (Módulo + Display + Suporte Display + Caixa do Cinzeiro)... fora os sensores... lembrando que isso é só uma estimativa e que vou poder passar um número melhor somente quando concluir 100% todos os testes... como é um projeto a princípio para uso na minha viatura não estou focando muito valores no momento... e sim confiabilidade e precisão das informações...

Abcs,
Hugo

Younder
11/07/2013, 20:50
Foto do protótipo instalado (Atualmente em Testes no Galinha Réia)

O Suporte do display (em fabricação) irá ficar alocado nesta região do painél.

Abcs
Hugo

421260

Cristianosouza
18/07/2013, 20:36
Younder, e demais amigos que querem esta maravilha.

Bacana este projeto acompanho e aprovo! Já pensaram nossas viaturas com este computador de bordo, vai dar show em muito carro por ai!

Younder
19/07/2013, 17:23
Aos camaradas que estão acompanhando o projeto do computador de bordo:
1- Primeiro Protótipo do Suporte do Display LCD (Feito em chapa de 1mm de Inox e acabamento de policarbonato fosco)
2- Tampa do Cinzeiro Preta, a mais votada na enquete lá no Lada Fans (Facebook) (em construção, coming soon!)
3- Telas e Funções da versão atual com base também na última enquete que fiz no Lada Fans (compilei as opiniões e sugestões dos camaradas e esse é o resultado)

422451422452422453422454422455422456

Hugo

Younder
29/07/2013, 21:15
Pessoal... hoje fiz os testes de corrente do alternador e tensão da bateria no computador de bordo...foi bem interessante ver a viatura ligada com os valores sendo mostrados no computador de bordo pois consegui visualizar como ambos estão se comportando, abaixo os resultados obtidos (em breve vou postar mais um vídeo com o funcionamento da versão atual)


1- Com todos os consumidores desligados (Originais do Niva):
@ 850 Rpm: Tensão Bateria: 13,5 V - Alternador: 8 Amperes
2- Com todos os consumidores Ligados (Originais do Niva):
@ 850 Rpm: Tensão Bateria: 12,8 V - Alternador: 21 Amperes
3- Com todos os consumidores Ligados (Originais do Niva):
@ 1500 Rpm: Tensão Bateria: 13,9 V - Alternador: 34 Amperes


Conclusão: O Galinha Réia em Rotação de Marcha Lenta (820 até 900Rpm) estará descarregando a bateria se com todos os consumidores ligados pois a tensão da bateria fica abaixo de 13V e, andando, (altas rotações) estará carregando normalmente.


No Galinha Réia com Alternador + Regulador original não existe o equilíbrio de carga aonde o consumo máximo esta ajustado com a capacidade mínima de geração do Alternador, no caso a rotação de Marcha Lenta.


Seria isso ineficiência do conjunto Alternador + Regulador original do Niva? Resta agora o teste em outro niva com alternador mais moderno...

Younder
02/08/2013, 21:10
Primeiro protótipo da tampa do computador de bordo...
Detalhe no acabamento do botão: Modelo vermelho ficou melhor...
Material: Alumínio

Próximo passo aplicar a arte....

424417424419424418

Cristianosouza
03/08/2013, 00:13
cada vez mais Bacana Yonder

eliasFerreira
03/08/2013, 12:38
Muito bom!! Parabéns!

Quê botões são esses?
Pode passar o link da loja onde comprou?

Younder
03/08/2013, 19:36
Elias, obrigado e continuo na luta de concluir o projeto....

O Botão comprei nessa loja: Chave Push-Button NA Redonda DS316 Preto (http://www.eletroaquila.net/chave-push-button-na-redonda-ds316-preto.html)

Abcs

GARCIA/SP
03/08/2013, 19:38
Caro Younder,
Parabéns :palmas: pelo projeto! Há tempos não entrava por aqui. Acompanharei o tópico.

Abs :concordo:
Renato

Younder
07/08/2013, 23:55
Meu novo cinzeiro... finalmente pronto pra ser instalado no Galinha Réia....


Os botões até que ficaram legais no alumínio...e no painel do Niva também... assim que der vou postar algumas fotos de como ficou na viatura...o display está com um cabo de 1,5 metros o que permite sua fixação tanto no meio do painel como no lado esquerdo do motorista...a porta usb alem do servir para atualizar o firmware também é tomada para carregar celular....enfim...agora pretendo iniciar os testes finais, sensor a sensor...função a função...tudo montado de maneira definitiva....

425124425125425126425127

Younder
11/08/2013, 00:00
Quarto vídeo do computador de bordo (testes no Niva)


Pessoal, pra esclarecer um pouco mais a ideia do projeto... estou postando este vídeo...lembrando que agora que começa a fase de otimização e testes no veículo.


Projeto de Computador de Bordo para LADA NIVA com PIC! (Teste no carro) - Video 04 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=nLwDRRfFqmA&feature=youtu.be)

choi87
13/08/2013, 14:41
Boa tarde.

E o medidor de vazão, alguma novidade?

Att.

Choi.

Younder
13/08/2013, 21:30
Choi.

Comprei 2 sensores de vazão de água, e embora sejam bem similares, decidi não arriscar medindo gasolina... comprei então um medidor de gasolina e estou esperando chegar...

Foto do medidor de vazão de água que comprei:
426063


abcs,


Boa tarde.

E o medidor de vazão, alguma novidade?

Att.

Choi.

choi87
13/08/2013, 23:39
De fato o medidor de fluxo para água não seria uma boa, adquiriu o medido do Monza ou encontrou outro exemplar?

E quais seriam as especificações? Tensão de alimentação, corrente de trabalho, fluxo máximo, pressão maxima.

Parabens pelo projeto, em um monde onde todos dizem "a compra pronto" é muito bom ver os que se aventuram no "faça você mesmo", pode ser algo que já existe no mesmo, mas só quem o faz sabe o valor real das coisas, seja um projeto eletrônico, mecânico, etc.

Att.

Choi.

Younder
14/08/2013, 23:32
Choi.

Não comprei o do Kadetti/Monza, muito caro os que encontrei...preferi trazer de fora outro sensor similar pra gasolina.

Meu Niva faz em torno de 18L/h ou ~5.5Km/L e o sensor que comprei trabalha de 2-30L/h com pressão máxima de 6 Bar e emite pulsos de 12V, mais precisamente 0.00050 L/Pulso a uma vazão de 30L/h.

Abcs,
Hugo



De fato o medidor de fluxo para água não seria uma boa, adquiriu o medido do Monza ou encontrou outro exemplar?

E quais seriam as especificações? Tensão de alimentação, corrente de trabalho, fluxo máximo, pressão maxima.

Parabens pelo projeto, em um monde onde todos dizem "a compra pronto" é muito bom ver os que se aventuram no "faça você mesmo", pode ser algo que já existe no mesmo, mas só quem o faz sabe o valor real das coisas, seja um projeto eletrônico, mecânico, etc.

Att.

Choi.

Younder
26/08/2013, 22:25
Teste do sensor de vazão no computador de bordo....quase lá...só falta o sensor de velocidade agora...

Computador de Bordo NIVA (Sensor de Vazão) - Video 05 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Jyu9RnFJr78&feature=youtu.be)

armilke
12/09/2013, 15:52
Younder:

Sensacional seu projeto....
Também tenho um Niva 91 e meus dois irmão também tem os seus Nivas, sou de Porto Alegre e acompanho com entusiasmo seu projeto.
Curto eletrônica da mesma forma e eu montei para o meu Niva e de meus irmão algumas coisas..., Luz cortesia, ignição sem distribuidor, estou finalizando minha injeção eletrônica também e tenho pensado no computador de bordo também....

André




Teste do sensor de vazão no computador de bordo....quase lá...só falta o sensor de velocidade agora...

Computador de Bordo NIVA (Sensor de Vazão) - Video 05 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Jyu9RnFJr78&feature=youtu.be)

armilke
13/09/2013, 23:31
Caraca,tá muuuuuitoshow!!!!

André MIlke

Younder
05/10/2013, 14:41
Camaradas, resolvi "zerar" o tanque do Galinha Réia para ver o que o Computador de Bordo ia mostrar... andei até o bixo tossir (claro, com um galão de 5 litros no porta mala).

Litros Consumidos: 41,02
Kms Rodados: 277,2
Média (Km/L): 6,75

Nada mal pro primeiro teste...

Abcs,
Hugo
433858
433859

433860

MCBastos
08/12/2013, 20:21
muito show, mais novidades?

Felippi
09/12/2013, 11:42
Camaradas, resolvi "zerar" o tanque do Galinha Réia para ver o que o Computador de Bordo ia mostrar... andei até o bixo tossir (claro, com um galão de 5 litros no porta mala).

Litros Consumidos: 41,02
Kms Rodados: 277,2
Média (Km/L): 6,75

Nada mal pro primeiro teste...

Abcs,
Hugo
433858
433859

433860

Fantastico,

Parabéns...

Agora tem que criar a versão para os amigos..kkkk

Quanto ao consumo o meu faz 6,9, mas é tudo no olho, não é marcação profissional que nem a sua...kk

abs

hercilio.neto
10/12/2013, 10:57
Super bacana. Funcional e bonito
Trabalho de quem manja da coisa.
Parabéns.

Younder
10/01/2015, 22:29
Ressuscitando o tópico...

A saga continua... novo display do computador de bordo fixo na coluna esquerda... 4 linhas X 20 colunas (o antigo era 2 X 16)... Depois que consegui adaptar o sensor de velocidade até animou continuar a brincadeira.
489062

Placa quase pronta...ainda vou levar mais algumas horas até finalizar tudo pra depois fabricar a primeira amostra...
489063

Abcs,
Hugo

mauricio_silva
23/01/2015, 10:57
Ressuscitando o tópico...

A saga continua... novo display do computador de bordo fixo na coluna esquerda... 4 linhas X 20 colunas (o antigo era 2 X 16)... Depois que consegui adaptar o sensor de velocidade até animou continuar a brincadeira.
489062

Placa quase pronta...ainda vou levar mais algumas horas até finalizar tudo pra depois fabricar a primeira amostra...
489063

Abcs,
Hugo

Olá.

Não é preciso dizer que você tem um produto (em desenvolvimento) com grande potencial comercial. Da minha parte, se estiver interessado em vender o equipamento, eu tenho interesse em comprar. Com certeza não iria instalar no cinzeiro, mas é um equipamento que me interessa sim.
[]s.

Younder
24/01/2015, 20:50
Maurício, só não desisti do projeto porque realmente gosto de eletrônica (e do Niva rs). Porém leva tempo até "madurar" a coisa. Mais com ctz teria o maior prazer de compartilhar o invento com os camaradas (que gostem da brincadeira também). Não gostei muito da placa dentro do cinzeiro, achei muito ruim o local para manipular os sinais. Estou pensando em fazer realmente uma ECU e instalar talvez no cofre do motor, o que facilitaria o cabeamento.

Abcs
Hugo

andre_agostinho
27/01/2015, 23:52
Show de bola...se servir pro willys será otimo....

Von Heineken
12/02/2015, 23:16
Uai, cadê o resto? o.õ

Younder
17/02/2015, 19:36
Uai, cadê o resto? o.õ

Quem viver verá! kkk um dia eu termino.... preciso de mais finais de semana liberados pela patroa...rs

Younder
17/02/2015, 19:42
Não tenho fotos, mais algumas coisas já evoluíram...

- Sensor de velocidade instalado e funcionando
- Novo código do display maior (4x20) quase pronto... nessa versão a velocidade irá aparecer em números gráficos (tamanho do digito de aproximadamente 2cm x 1,5cm)
- 90% dos componentes da placa acima já chegaram...

Von Heineken
18/02/2015, 04:35
Não tenho fotos, mais algumas coisas já evoluíram...

- Sensor de velocidade instalado e funcionando
- Novo código do display maior (4x20) quase pronto... nessa versão a velocidade irá aparecer em números gráficos (tamanho do digito de aproximadamente 2cm x 1,5cm)
- 90% dos componentes da placa acima já chegaram...

Aí sim! Fomos surpreendidos novamente.

Younder
13/03/2015, 23:48
Arrumei um tempinho e... bora testar os novos layouts do computador de bordo no display maior!

Nada oficial...ainda não sei quantas telas serão pois agora o display tem quatro linhas....

495469495468

eliasFerreira
17/03/2015, 07:19
Muito bom!!

mauricio_silva
12/04/2015, 22:17
Arrumei um tempinho e... bora testar os novos layouts do computador de bordo no display maior!

Nada oficial...ainda não sei quantas telas serão pois agora o display tem quatro linhas....

495469495468
Olá Hugo.
Cara, é de admirar seu trabalho e dedicação. Sei que o que você está fazendo é 100% por satisfação própria. Mas se você me permitir uma "dica" ("conselho" é muito forte...), termine um protótipo. Estabeleça uma meta e a cumpra, sem agregar mais funcionalidades ou efeitos de design. Se não, seu projeto ficará igual ao trabalho de Charles Babbage.
[]s.

Younder
19/04/2015, 21:48
Camarada Mauríco, td bem?

Dicas são sempre bem vindas! a propósito, só para esclarecer... o protótipo eu já terminei (na foto do post #63, se observar vai ver o display azul no lado direito instalado na viatura... rodando a quase 1 ano já) a versão 2 agora é realmente a oficial, na qual eu estou utilizando praticamente todo o desenvolvimento que fiz desde que iniciei essa empreitada... em outras palavras, estou documentando a coisa toda e passando do papel de pão para o computador..rsrs claro que ambiente de engenharia nunca existe a versão final, portanto a inspiração nunca para! rsrs

Gde abraço!
Hugo

mauricio_silva
20/04/2015, 12:38
Camarada Mauríco, td bem?

Dicas são sempre bem vindas! a propósito, só para esclarecer... o protótipo eu já terminei (na foto do post #63, se observar vai ver o display azul no lado direito instalado na viatura... rodando a quase 1 ano já) a versão 2 agora é realmente a oficial, na qual eu estou utilizando praticamente todo o desenvolvimento que fiz desde que iniciei essa empreitada... em outras palavras, estou documentando a coisa toda e passando do papel de pão para o computador..rsrs claro que ambiente de engenharia nunca existe a versão final, portanto a inspiração nunca para! rsrs

Gde abraço!
Hugo

Valeu Hugo!!! Muito legal seu trabalho!!!
[]s.

Eramis
23/01/2016, 12:02
Muito bom seu projeto. Parabéns!!!
Seu projeto indiretamente me ajudou a medir o consumo de um projeto meu.
Vou deixar um link do Youtube do projeto, para que que vcs analisem.

https://youtu.be/VnX9I5nh4Xk

https://youtu.be/8y4oyPlSIlQ

https://youtu.be/UDkmSyFs0Io

Este foi meu projeto de TCC de engenharia elétrica, sobre computador de bordo com piloto automático no qual se produziu o protótipo de controle de velocidade de baixo custo para um automóvel.

eliasFerreira
23/01/2016, 13:52
Muito bom seu projeto. Parabéns!!!
Seu projeto indiretamente me ajudou a medir o consumo de um projeto meu.
Vou deixar um link do Youtube do projeto, para que que vcs analisem.



Este foi meu projeto de TCC de engenharia elétrica, sobre computador de bordo com piloto automático no qual se produziu o protótipo de controle de velocidade de baixo custo para um automóvel.


Muito bom, Eramis! Parabéns!

Você usou Arduino, ou outra coisa?

Marcelocaos
23/01/2016, 14:32
Boa tarde pessoal,desculpe a invasão no tópico,mas criei uma página para os fãs do Niva no Instagram,se puderem segui-la la,nivaaroundtheworld.Se quiserem me mandar fotos dos seus Nivas para postagem tbm eu agradeço.Obrigado.

Younder
05/06/2016, 14:00
Em algum lugar no lab. do prof. Pardal... seguem os testes do computador de bordo. Depois de várias horas de projeto e ensaios... finalmente consegui desenvolver uma bóia adequada. Na foto uma adaptação da bóia do Gol bola (somente para ensaios com água) mais que funcionou perfeitamente, e o melhor, que irá manter o relógio original. A única pessoa que não ficou feliz nessa história toda foi a patroa, que perdeu a posse do tanque (de lavar roupa) no quintal.
529942529943

eliasFerreira
06/06/2016, 22:46
Muito bom!!!
Parabéns!! :palmas:

Younder
20/07/2016, 20:04
Sensor de temperatura no lugar...
532872

Osmar Junior
21/07/2016, 09:37
Parabéns pelo projeto Hugo !!! Muito bacana !!!
Eu comecei a rascunhar um igual a esse para minha SW4, mas desisti por não conhecer nada de eletrônica !!!

Abraço,

Osmar

Younder
11/12/2016, 17:30
Finalmente, depois de 4 anos trabalhando com o protótipo e testes em bancada... compartilho a primeira versão oficial do computador de bordo batizada de CBTec V1.0 ... a Placa já está em fabricação e devo montar a primeira no Galinha Reia assim que chegar.


Abcs Hugo
540338540339540340

Younder
12/12/2016, 00:22
https://www.youtube.com/watch?v=CQ0VXZh1m_8

mauricio_silva
12/12/2016, 00:25
Olá Hugo.
Show de bola!!!:palmas:
É um equipamento com viés comercial, sem dúvida alguma. Sendo franco, estou interessado num.:drool:
Abraço e, mais uma vez, meus parabéns!!!:curtir:


Finalmente, depois de 4 anos trabalhando com o protótipo e testes em bancada... compartilho a primeira versão oficial do computador de bordo batizada de CBTec V1.0 ... a Placa já está em fabricação e devo montar a primeira no Galinha Reia assim que chegar.


Abcs Hugo
540338540339540340

eliasFerreira
12/12/2016, 07:49
Parabéns!!
Ficou excelente!

Arildo MT
12/12/2016, 13:58
Servira para outros veículos ou apenas ao niva?

Younder
13/12/2016, 23:09
Esse projeto foi desenvolvido com base no meu Niva Carburado... pode sim ser instalado em qualquer outro 4x4 similar Carburado. Talvez no futuro eu consiga testar se é possível instalar em injeção monoponto...

Younder
13/12/2016, 23:12
Assim que montar o primeiro no meu Niva, irei postar os detalhes sobre os sensores e parametrização do módulo.

Younder
13/12/2016, 23:29
Maurício, estou fazendo um lote de 5 peças... irão sobrar com ctz algumas peças pois algumas pessoas já sinalizaram interesse em outros grupos que participo. O problema é que ainda não sei quanto vai ficar a brincadeira final...estou trabalhando para viabilizar a coisa toda... mais ainda é cedo para falar de custo...espero poder criar um dispositivo que de um UP em nossas viaturas a um preço acessível a todos... vamos ver se isso será possível da forma que estou bolando a coisa toda... fato é, não vivo disso, faço porque gosto e ficaria feliz em poder compartilhar algo que fiz dedicado ao meu Niva com outros Nivas... isso poderia não ter fim... viria a Versão 2 com outras idéias, etc.


Olá Hugo.
Show de bola!!!:palmas:
É um equipamento com viés comercial, sem dúvida alguma. Sendo franco, estou interessado num.:drool:
Abraço e, mais uma vez, meus parabéns!!!:curtir:

Younder
13/04/2017, 23:10
Visão geral do funcionamento da CBTEC (primeira instalada na viatura):

CBTec V1.0 Instalada no Niva - Visao Geral e Funcoes - YouTube (https://m.youtube.com/watch?v=cEMn2O1yH14)