Ver Versão Completa : O munhãl quebrou!
O Munhão do meu Envesa quebrou e pelas fotos parece que já vinha sofrendo um desgaste que provavelmente se acentuou depois que substitui os rolamentos por buchas de aço (por serem mais resistentes acredito que também forçam mais os braços do munhão).
Alguém sabe de qual carro é esse munhão com dois terminais para os pivôs para o Dana 44?
E, aproveitando, qual a sugestão para suportar o conjunto com barras e terminais de direçao do MB 608, pneus 35" e rodas de alumínio (mais lever um pouco que a de aço)?
Abs
Léo_Babiski
14/01/2013, 12:31
Pelo visto seu eixo é de rural... pois o munhão é fechado. Hi steer ensimec pode ser a solução (tem que conferir a altura do pitman e etc). abs.
Pelo visto seu eixo é de rural... pois o munhão é fechado. Hi steer ensimec pode ser a solução (tem que conferir a altura do pitman e etc). abs.
Opa
É isso mesmo, Leo. Esquci de mencionar que o eixo é da Rural.
Vou essas alturas e tal, pois pode mesmo ser a solução.
Obrigado.
Abs
Opa Aurélio!
Olhei as imagens, e sendo eixo linha Willys, a quebra era esperada.
Na linha Willys não há dois olhais para terminal de direção do lado direito, foi soldado e o material do munhão não aceita muito bem soldas.
Porém, o Léo está corretíssimo.
Coloque um Hi steer ensimec e pode esquecer.
Eduardo Velo
14/01/2013, 15:55
Aurelio , os mancais são mais resistentes que os rolamentos sim , mas os rolamentos podem travar e os mancais não travam com facilidade , o esforço acaba sendo menor ... pode continuar usando sem problemas ... não foram eles os culpados não ... rsrs
Hi steer é caro , mas funciona muito bem ...
De ver as fotos já arrepia a espinha ... rsrs ... do Envesa do meu amigo que usa o mesmo eixo , quebrou numa curva com paredão , foi direto pro paredão sem entender o que estava acontecendo , por sorte estava devagar ... , ele bolou um hi steer tipo da Ensimec e solucionou o problema ... ele usava pneus 33" e passou pra 31" tb depois disso ...
abs ...
Casa da transmissão4x4
14/01/2013, 18:43
Opa
É isso mesmo, Leo. Esquci de mencionar que o eixo é da Rural.
Vou essas alturas e tal, pois pode mesmo ser a solução.
Obrigado.
Abs
Aurelio, coloca um Hi steer ensimec e você poderá andar despreocupado..............
Opa.
Valeu, Pessoal. Obrigado pelas respostas.
O meca esta meio adoentado e não pode mexer na viatura hoje ( e nem sei quando vai poder). :mrgreen:
De toda forma vou estudar essa possiblidade de usar a HS ou então partir para outra solução que o próprio Tom fez e usa no Caveirão qiue mesmo com uso extremo (e bota extremo nisso) não quebrou até hoje.
Edu, valeu o escalrecimento sobre as buchas no lugar dos rolamentos.
Eu nem fico pensando em algo mais serio, pois se pensar muito desisto. Por sorte quebrou quando esterçava a roda ao estacionar. É a segunda vez que quebro estacionando (da outra foi um terminal de direção, do mesmo lado, que quebrou).
Cheguei a pensar em diminuir o diâmetro dos pneus e consequentemente o peso sobre o conjunto, Mas....pneus 33" ou 31" vão "sumir" no Urso. Alem disso, o eixos dianteiro e traseiro estão reforçados com mangas HD da Ensimec, rolamentos da Bandeirante, semi Ensimec e Enfer (traseiro) e homocinética da Bandeirante tudo isso "fechado" com porcas de engenharia. Esse conunto é tido e havido como suficiente para pneus 35".
Por outro lado o que tinha que quebrar, já quebrou e acredito que agora vai.:concordo:
Abraços a tods e mais uma vez, obrigado.
Aurelio,
Se a solução for partir mesmo para o High Steer, fala com o Daniel da HD4x4, pois ele também fabrica essa peça e o preço dele é beeeeeem legal.
Abs
Alexandre
São Paulo - SP
Frontier, Samurai e CJ3
Opa
Valeu Alexandre.
Bacana o site deles.
Abs
Eduardo Velo
14/01/2013, 20:43
É , tinha esquecido do Tom e do caveirão ... se o Tom fizer como fez no caveirão ta resolvido mesmo ... nem precisa pesquisar mais ...
O Tom deu jeito na vtr do Siqueira no encontro do pessoal em Bananal , por sorte encontramos com a Be qdo estávamos arrastando a vtr dele pra Bananal e ela passou o fone do Tom ...
abs ...
Opa
Pois é, Edu. O Tom é o cara!
Sujeito talentoso, inteligente e com uma boa vontade sem igual.
Por conta disso e pela rapidez na solução vamos de "solução Tom" mesmo.
Abs
Opa
Então pessoal, seguem as fotos do resultado da reconstrução dos terminais do munhão feito no capricho pelo Tom
Ficou parrudão.
A dirigibilidade ficou diferente - as barras estão mais retas - e ainda é preciso ajusatar o tamanho das barras pois o raio de giro está menor.
Fiquei bastante satisfeito com o resultado final.
Acho que agora não quebra mais. :concordo:
Abraços
39156739156839156939157039157139157239157339157439 1572
Casa da transmissão4x4
24/01/2013, 13:03
Opa
Então pessoal, seguem as fotos do resultado da reconstrução dos terminais do munhão feito no capricho pelo Tom
Ficou parrudão.
A dirigibilidade ficou diferente - as barras estão mais retas - e ainda é preciso ajusatar o tamanho das barras pois o raio de giro está menor.
Fiquei bastante satisfeito com o resultado final.
Acho que agora não quebra mais. :concordo:
Abraços
39156739156839156939157039157139157239157339157439 1572
Ficou muito bom, acho que não quebra mais ! Aurelio, você usa disco solido ?
Opa
Ainda é do tipo sólido.:mrgreen:
Abs
RogérioNunes
24/01/2013, 16:05
Muito bem soldado e ficou com boa estética,com certeza não quebrará mais nesse ponto!
Parabéns ao Tom pelo serviço!
[]´s
Muito bem soldado e ficou com boa estética,com certeza não quebrará mais nesse ponto!
Parabéns ao Tom pelo serviço![]´s
Opa.
Valeu, Roger.
O Tom trabalha muito bem, com qualidade e capricho.
Vou falar para ele.
Abs
guilhermeabreu
25/01/2013, 20:39
ÉH!!!!!!!!!!!!!! AURÉLIO
Só agora ví as fotos , se isto aí quebrar pode ter a certeza que foi qdo o mundo acabou , NÃO TERÁ NENHUM SERVIVO SOBRE ESTA TERRA QUE EI DE COMER .
Belo trabalho do TOM .
Opa
Valeu, Doc. :concordo:
Abs