Conectar

Ver Versão Completa : Ligando o Jeep Frio ou no Inverno

valmor
09/09/2005, 08:14
Ja ouvi muito "palpite" de curiosos..mas na verdade queria saber de quem entente e tem o mesmo problema:

Meu jeep fica parado durante a semana as vezes até 2 semanas, só utilizo-o nos finais de semana.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE FAZE-LO FUNCIONAR ????
:parede:

ou seja : qdo o afogador deve ser usado , até onde puxo o afogador , piso no acelerador antes de ligar ou não piso nada ...

Nos dias frios jogo gasolina no carburador ? Não jogo nada ..Quanto jogo ....

Cj5 com motor opala 4 cil. , tem aforador , motor a gasolina.

Agradeço

[]´s

Letto
09/09/2005, 09:20
Valmor

Em qualquer carro sempre vale a pena pisar na embreagem antes de acionar o motor de arranque. Isso visa diminuir o esforço do motor de arranque (por desacoplar a caixa de marchas), que diminui a corrente originada da bateria, que diminui o esforço do alternador, que diminui o esforço do motor e, finalmente, diminui o consumo de duas gotas de gasolina :D. Também em qualquer motor acho importante que ele não entre em funcionamento na primeira tentativa: isto permite que a pressão interna de óleo aumente e a lubrificação passe a ocorrer antes mesmo do motor pegar. No caso do Jipe, meu uso também é só em finais-de-semana. Se após a terceira tentativa ele não pegar, dou duas pisadas no acelerador; se ainda assim não pegar, puxo o afogador até a metade e dou mais duas pisadas no acelerador. Quase sempre dá certo :roll:

valmor
09/09/2005, 22:09
obrigado meu amigo !!!!

e em qual caso devo jogar gasolina diretamente no carburador ??? e que quantidade ???

[]´s

Valmor

extraterreno
10/09/2005, 10:39
Cara como eu moro na Serra da Cantareira e tem feito um frio legal na madrugada eu vinha tendo problemas na hora de ligar o brinquedo (motor 4cc opala sem afogador) :shock: .
Então falei com um amigo de infância de meu Pai e que só trabalha com Jeep, moto e essas coisas off-road´s. A receita foi a seguinte: Quando estiver muito frio, dar em torno de 15 bombadas no acelerador e só daí dar a partida no carro. Fazendo assim você nunca vai precisar colocar manualmente a gasolina no carburador, ela será injetada com as bombadas do acelerador. :concordo:
Mas só uso isso quando está muito frio, caso contrario umas 7 bombadas já são suficientes. É como uma receita de bolo, a idéia de como fazer é a mesma para todos só que vai do gosto de cada um alterar algumas quantias. :D

valmor
10/09/2005, 11:32
Neste caso as "bombadas" substituem o uso do afogador ?
Se puxar o afogador , é necessario das as bombadas ??

Muito Obrigado !

extraterreno
10/09/2005, 12:44
Eu acredito que as bombadas substituem o uso do afogador sim, porque nem afogador a minha NAVE tem. Só não sei te dizer como funciona com o afogador puxado... :roll:

SmootH_
10/09/2005, 19:25
auhiauhiuahaiuh
o meu tambem nao tem afogador
isso das pisadas eu nao sabia, mas eu sempre boto um pouco de gasolina no carburador
sempre da certo
quando ta frio eu peno um pouco pra consegui liga o jeep, mas sempre acabo conseguindo
uma boa solução é instala uma mufla no jipe

valmor
02/03/2006, 22:52
Em conversa c/ um amigo ficou a duvida :

As "bombadas" substituem o uso do afogador ???

Segundo este amigo , ele puxa o afogador e da as " bombadas" no acelerador antes de dar a partida ....

:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

[]´s

Marcelo
03/03/2006, 09:44
Pessoal,

As "bombadas" não substituem o afogador. :discordo: :discordo:

A tarefa do afogador não é injetar gasolina no motor e sim diminuir o fluxo de ar que entra no carburdor deixando a mistura mais rica, ou seja, menos ar e mais gasolina. Com mais gasolina na mistura o motor "rende mais", além de impedir que o ar frio da manhã entre na mistura ar-combustível.

Eu também tenho esse problema pois o jeep fica parado a semana inteira, e até 2 semanas inteiras, e para pegar, mesmo não estando frio, a receita é mesma. Algumas "bombadas" no acelerador para jogar a gasolina no motor, puxo meio afogador e dou na partida. Dificilmente pega de primeira, mas já é suficiente para a bomba de gasolina funcionar e puxar mais gasosa para a cuba do carbura. Dai na segunda tentativa, dou mais umas duas "bombadas" e pronto, o motor ronca. :palmas:

E pra terminar, não há necessidade de jogar gasolina direto no carburador. Quando se pisa no pedal, a gasolina que está na cuba do carbura é injetada e o que tem lá é suficiente para fazer o motor funfar. E assim que o motor gira - mesmo no arranque - a bomba já manda mais gasosa. Então não há necessidade disso.

Ah... a instalação de um desborbulhador também ajuda nisso. :concordo: :concordo:

[s] bombados,

marcelino
03/03/2006, 11:48
Senhores,

Acho que me enquadro no perfil pois a viatura tem motor opala, com afogador e também fica parada por algumas semanas.

Minha receita é mais ou menos igual a de todos: Dou uma bombadas, seguro o pé na última, puxo o afogado e dou a partida. Na primeira não pega aí, solto o afogado e tento na segunda pegando.

Tenho também algumas dúvidas e peço ajuda a todos: Se a gasolina ficar duas semanas ela fica meio preta, parecendo velha e ai é uma porcaria a viatura falha, pipoca e o diabo a quatro. Estou tentado a manter somente o mínimo no tanque que dê para chegar a um posto e colocar somente o que vou gastar no passeio. Por precaução manterei uns 5 litros no galão reserva para qq emergencia...

um abraço,

Ronaldo Petri
03/03/2006, 17:54
Por acaso a viatura de vcs são a álcool? :pensativo: O meu sempre pegou sem problemas na gasolina. Quando está no GNV, aí sim demora pra pegar o frio.

rafaelsouza
03/03/2006, 18:38
geralmente o pessoal que tem dificuldades é porque a boia não está vedando 100% e com o tempo parado da retorno e a cuba do carburador está vazia quando vc vai dar as ditas bombadas, aí até ele puxar a gasolina denovo vai demorar
[], :concordo:

Luciano de Castro
15/03/2006, 19:31
Aprendi essa com meu irmão mais velho, nos tempos dos carros a álcool e frio de rachar, anos 80.
Uma chaleira de água quente (não é fervendo) sobre os coletores e filtro de ar, e o motor pega fácil, desde que carburador OK, afogador OK, bateria OK. Lembra que no frio, a bateria diminui sua capacidade.
Se tem que injetar gasolina, um frasco de desodorante com gasolina é ótimo quando não tem gasolina na cuba. Tira a mangueirinha para o frasco funcionar de cabeça para baixo. Dá uma "spreizada" depois de abrir o filtro de ar (quando em cima do carburador). Não exagera.
Boa sorte.

Ronaldo B.
16/03/2006, 01:27
Quando eu tinha o CJ, era com motor GM151 a álcool e também passava a semana inteira parado, as vezes até 2 semanas ou mais. Na hora da partida, era só puxar o afogador até o final, injetar um pouco de gasolina (tinha sistema de partida a frio instalado, ajuda muito !!!) e dar a partida, se não pegasse na primeira com certeza na segunda tentativa funcionava. Prá quem deixa o CJ parado a semana toda na garagem, é bom desligar o positivo da bateria.

[]´s

klaus motta
16/03/2006, 12:29
Caroas companheiros;
quando instalei o gnv para o carro pegar era uma porcaria,tinha que jogar um pouco de gasolina direto do carburador.
Resolvi o problema comprando um reservatório e bomba do limpador do parabrisa do fusca.fiz a instalação com um botão que eu aciono de dentro do carro e injeta direto no carburador.Super simples e barato ,gastei R$29,00.Caso queiram eu posto as fotos aqui.
Abraços
Klaus

ramiro_eli
16/03/2006, 13:32
Quando o Devasso fica parado muito tempo eu jogo um pouco de gasolina dentro do carburador e dou umas 10 bombadas. Pega de 1a. :concordo:

Se a viatura fica parada uma ou 2 semanas sem funfar, a gasolina dentro do carburador cria uma borra, que entope os gicles, principalmente os da marcha lenta.
Uma boa dica é usar gasolina aditivada, que demora mais p/ criar borra.

adames
12/06/2006, 22:42
Outra boa dica é não deixar de funcionar o motor por tanto tempo, ou seja, dê na partida pelo menos uma vez por semana e deixe funcionando uns 5 minutos e pronto. Assim a caranga vai pegar mais facilmente e vai haver a troca de gasolina na cuba. O meu CJ5 está com motor GM151 gasolina, carburador simples, ignição eletrônia e ventuinha elétrica e cebolão (tirei a original e deixei guardada na vtr para algum imprevisto). Mesmo no frio, pega de primeira, sem necessidade de bombar o pedal.

Abraços a todos.

Dic3
13/06/2006, 10:54
Pessoal, como estao blz?

O meu tambem fica a semana inteira parado e o procedimento é o seguinte.

Puxo totalmente o afogador (visando enriquecer a mistura) piso na embreagem (visando desacoplar a caixa e deixar menos esforco pro arranque) e dou a partida sem pisar em mais nada sem bombar mais nada.
4 segundos de insistencia é suficiente pra ele "pegar". Assim que ele pega acelero pouca coisa para erguer um pouquinho o giro solto totalmente o afogador e ele ja comeca a firmar. Seguro o giro um pouquinho alto por pelo menos 1 minuto e solto, ele fica a lenta um pouquinho irregular mas logo melhora.

Lembro que rodo com a proporcao de 50% de alcool e 50% gasolina. BF161 e carburador DFV original.

Mário RED JEEP
18/12/2011, 00:19
Meu Jeep fica difícil de pegar quando passa muitos dias sem ligar. Será porque seca a gasolina do sistema ou da cuba do carburador?
Se adaptar um injetor de gasolina para partidas a frio como nos carros a Álcool antigos, ficaria melhor ou vale mais a bomba de gasolina elétrica? Meu jeep é a gasolina e sem afogador.

Rafaminc
20/12/2011, 09:29
Meu Jeep fica difícil de pegar quando passa muitos dias sem ligar. Será porque seca a gasolina do sistema ou da cuba do carburador?
Se adaptar um injetor de gasolina para partidas a frio como nos carros a Álcool antigos, ficaria melhor ou vale mais a bomba de gasolina elétrica? Meu jeep é a gasolina e sem afogador.

Coloca uma partida a frio e não terá mais esse problema, fora que vai gastar uns 50,00 para adapta-la, senão é sempre bom dar um traguinho antes de ligar, pois assim vc não força tanto a bateria.