Ver Versão Completa : SW4 "passarinhando"
henriquemachado
11/01/2013, 22:13
Boa noite.
Tenho uma SW4, 97/98, 3.0, turbo diesel.
Há 2 anos troquei as molas traseiras dela e há 6 meses troquei toda suspensão dianteira, 4 amortecedores e 4 pneus (235-75).
Tudo peça original, compradas na América.
Este final de ano viagem mais com ela e percebi que com as malas e 5 pessoas (3 crianças) a traseira dela desce uns 8-10cm e ela fica totalmente "boba", como se diz aqui passarinhando na pista, e olha que estou falando de castelo branco que é uma rodovia ótima.
O que vocês acham que pode estar acontecendo e como resolver.
A suspensão está ok, pois fui ver num destes alinhamentos de confiança aqui da cidade, mas não testam molas e amortecedores.
Só digo que não tenho como colocar os rancho da vida, pois ficaria muito caro.
Abraços.
Henrique,
É praticamente certo que as buchas dos braços tensores da suspensão traseira estejam ruins !!!
Quanto aos braços inferiores (maiores), é possível trocar só as buchas, pois existem originais à venda, mas quanto aos braços superiores (menores) só existem à venda completos.
Recentemente comprei esses itens e as demais buchas de suspensão na América Auto Peças (Ponta Porã).
Um abraço, Delfim.
Na minha opinião, foi um equívoco no momento do alinhamento.
O caster está muito próximo do 0, então, ao carregar, sente essa proximidade, o que deixa a direção instável.
Boa noite.
Tenho uma SW4, 97/98, 3.0, turbo diesel.
Há 2 anos troquei as molas traseiras dela e há 6 meses troquei toda suspensão dianteira, 4 amortecedores e 4 pneus (235-75).
Tudo peça original, compradas na América.
Este final de ano viagem mais com ela e percebi que com as malas e 5 pessoas (3 crianças) a traseira dela desce uns 8-10cm e ela fica totalmente "boba", como se diz aqui passarinhando na pista, e olha que estou falando de castelo branco que é uma rodovia ótima.
O que vocês acham que pode estar acontecendo e como resolver.
A suspensão está ok, pois fui ver num destes alinhamentos de confiança aqui da cidade, mas não testam molas e amortecedores.
Só digo que não tenho como colocar os rancho da vida, pois ficaria muito caro.
Abraços.
A minha SW 98 também estava assim quando comprei.
No alinhamento e geometria não aparece o problema.
Além dos amortecedores traseiros foram trocadas as buchas das barras de estabilização.
O problema é tão comum que a oficina já tinha um kit pronto de barras com buchas novas, de nylon.
Troquei e resolveu.:concordo:
São exatamente esses braços tensores a que me referi.
henriquemachado
12/01/2013, 19:50
Henrique,
É praticamente certo que as buchas dos braços tensores da suspensão traseira estejam ruins !!!
Quanto aos braços inferiores (maiores), é possível trocar só as buchas, pois existem originais à venda, mas quanto aos braços superiores (menores) só existem à venda completos.
Recentemente comprei esses itens e as demais buchas de suspensão na América Auto Peças (Ponta Porã).
Um abraço, Delfim.
Você tem idéia do valor que você pagou?
A mão de obra não lembro, pois fiz vários serviços nesse dia de oficina, mas a troca de peças saiu por R$ 250,00.
Ficou outro carro.:concordo:
Henrique,
Na América Auto Peças, paguei os valores abaixo:
4 Buchas dos braços tensores longos Originais Toyota R$ 75.00 R$ 300.00
2 Braços tensores curtos completos Originais Toyota R$ 260.00 R$ 520.00
Total: R$ 820,00
Um abraço, Delfim
geovanih
13/01/2013, 22:22
Como se sabe quando estas buchas estão com problemas? Elas se desmancham?
Como se sabe quando estas buchas estão com problemas? Elas se desmancham?
Além do balanço irregular do carro (passarinhando), com uma boa inspeção se percebe as borrachas das buchas rompidas.
Para isto será necessário retirar as barras ou força-las lateralmente com um ferro.
henriquemachado
30/01/2013, 17:11
Estes braços tensores curtos são estes marcados na foto, que parecem duas bieletas?392819
Estes braços tensores curtos são estes marcados na foto, que parecem duas bieletas?392819
Não. É a barra preta, longa, onde se percebe o embuchamento avermelhado.
Essa bieleta que marcastes não mexi.
henriquemachado
31/01/2013, 10:23
Na verdade a pergunta era para o Delfim.
Foi mal.
Na verdade a pergunta era para o Delfim.
Foi mal.
LH, Tá passarinhando de novo!. Então, aquele braço comprido é a tal barra. Parece que o da foro é o inferior, que são maiores. De uma olhada no eixo que deve ter mais 2 barras semelhantes, menores, que ficam mais em cima, talvez para trás. Não sei pois na minha é diferente. Talvez a poção de mandar um torneiro fazer buchas de nylon seja uma opção econômica!
LH, olhei na minha e tem tb 2 barras de cada lado, a maior em baixo e a menor em cima. Veja
392972
sandro_ventania
31/01/2013, 19:24
Essas buchas tem alguma função absorvedora de impacto ou somente deslizante?
geovanih
01/02/2013, 00:48
Além do balanço irregular do carro (passarinhando), com uma boa inspeção se percebe as borrachas das buchas rompidas.
Para isto será necessário retirar as barras ou força-las lateralmente com um ferro.
Acho que o meu problema é mola e amortecedor, fiz um vídeo e coloquei no tópico da suspenção traseira.
Abraço
guilhermeabreu
01/02/2013, 14:47
Essas buchas tem alguma função absorvedora de impacto ou somente deslizante?
SANDRO_VENTANIA
Estas buchas tem que serem buchas de borracha , se colocar NYLON ou TECNIL fica duro e pode quebrar as barras , elas deformam com o movimento da suspensão SUGIRO EM COLOCAR ORIGINAIS se é que vc pretende ficar com o carro .
henriquemachado
01/02/2013, 16:50
Fala Edu.
Depois tiro uma foto da minha, mas vou usar a da sua para mostrar o que sei da minha.
Daí você o Delfim podem opinar.
A seta azul mostra a "bieleta" que está com movimento, acho que ela deveria ser mais justa. Acho que as borrachas foram para o saco.
Minha dúvida é que o Delfim falou que trocou as buchas do braço longo e trocou os dois braços curtos, que acho que é o que você marcou em amarelo.
Veja a foto aí me diga.
393137
Fala Edu.
Depois tiro uma foto da minha, mas vou usar a da sua para mostrar o que sei da minha.
Daí você o Delfim podem opinar.
A seta azul mostra a "bieleta" que está com movimento, acho que ela deveria ser mais justa. Acho que as borrachas foram para o saco.
Minha dúvida é que o Delfim falou que trocou as buchas do braço longo e trocou os dois braços curtos, que acho que é o que você marcou em amarelo.
Veja a foto aí me diga.
393137
O Delfim disse que trocou as buchas da barra grande e as barras pequenas trocou inteira pois não achou as buchas, disse que só vende a barra completa. Acho que ele se referiu às peças que eu marquei em amarelo mesmo. A bieleta é outra história. Na minha troquei agora as borrachas das bieletas dianteiras e coloquei de monza. Ficou bom. R$10,00. Mas a bieleta é uma peça da barra estabilizadora, não recebe tanta força como os braços tensores. Estes 4 braços seguram o eixo traseiro no local, permitindo que ele suba e desça sem mexer para os lados, e quando a bucha estraga ele mexe para os lados. Trocar a borracha da bieleta é bem simples, pode tentar isto antes para ver se melhora. Mas dá para ir em um mecânico, ou loha que mexe com alinhamento, e pedir para ele examinar as buchas dos braços, eles forçam lateralmente com uma espatula. Se tiver muito ruim, levantando o corro pelo chassi tirando as duas rodas traseiras do chão, deixando o eixo traseiro "pendurado" e forçando ele lateralmente da para ver o movimento para os lados do eixo em relação ao carro. Este movimento não deve ocorrer, forçando a roda para o lado deve balançar o carro junto com o eixo. O carro tem que estar bem apoiado para não cair. Ideal á aquela máquina que ergue o carro em 4 pontos que tem nas lojas de pneu. Não sei se tem alguma bucha de outro carro que sirva.
Abraços
Ezahn.
Exatamente, me referi aos braços tensores marcados em amarelo nessa foto.
Os braços curtos superiores só vendem completos na Toyota e para os braços longos inferiores eles vendem as buchas separadamente.
Quanto às bieletas, na Toyota também vendem as buchas separadamente e são baratas, algo em torno de R$ 5,00 cada.
Um abraço, Delfim.
sandro_ventania
04/02/2013, 14:20
SANDRO_VENTANIA
Estas buchas tem que serem buchas de borracha , se colocar NYLON ou TECNIL fica duro e pode quebrar as barras , elas deformam com o movimento da suspensão SUGIRO EM COLOCAR ORIGINAIS se é que vc pretende ficar com o carro .
Guilherme...não é comigo o problema...he he he!
Só perguntei justamente pensando nesse problema...se as buchas absorvem impacto, buchas de tecnil ou nylon são duras e não servirão para a função.
sandro_ventania
04/02/2013, 14:22
Ezahn.
Exatamente, me referi aos braços tensores marcados em amarelo nessa foto.
Os braços curtos superiores só vendem completos na Toyota e para os braços longos inferiores eles vendem as buchas separadamente.
Quanto às bieletas, na Toyota também vendem as buchas separadamente e são baratas, algo em torno de R$ 5,00 cada.
Um abraço, Delfim.
Delfim, olhando as fotos parecem que as buchas são do mesmo tamanho, não daria para comprar as da grande e substituir?
Delfim, olhando as fotos parecem que as buchas são do mesmo tamanho, não daria para comprar as da grande e substituir?
Lembrem que estas fotos que eu coloquei não são da SW4 geração 3, são das Japinhas!!! A minha, no caso.
henriquemachado
07/02/2013, 09:36
Comprei as peças na América, obviamente originais, agora é esperar chegar e depois posto o resultado.
4
Bucha Braço Tensor Traseiro Grande
Toyota
R$ 78,00
312,00
2
Braço Tensor Traseiro Pequeno
Toyota
R$ 285,00
570,00
4
Bucha Bieleta Traseira
Toyota
R$ 7,00
28,00
4
Arruela Bieleta Traseira
Toyota
R$ 4,00
16,00
Henrique,
Sábia decisão !!!!
Um abraço, Delfim
henriquemachado
25/02/2013, 09:33
Só como retorno gostaria de dizer que troquei as peças e depois de pegar a mesma estrada este final de semana posso dizer que está ótima.
Obrigado pelas sugestões.
Que ótima notícia, Henrique !!!
Agora é só alegria.
Um abraço, Delfim.
Dando um up no tópico para ajudar o usuário Luis Guerra e atualizar as informações dizendo o seguinte: a utilização das buchas de nylon ou PU não foram satisfatórias no quesito durabilidade, pois em menos de um ano voltou o problema de passarinhar a viatura.
Fiz então a troca por buchas de borracha.
Estabilidade permanece boa até hoje.:concordo:
TCHEIGOR
09/01/2016, 15:25
Dando um up no tópico para ajudar o usuário Luis Guerra e atualizar as informações dizendo o seguinte: a utilização das buchas de nylon ou PU não foram satisfatórias no quesito durabilidade, pois em menos de um ano voltou o problema de passarinhar a viatura.
Fiz então a troca por buchas de borracha.
Estabilidade permanece boa até hoje.:concordo:
Glaicon, pegando uma carona no tópico, tenho duas perguntas:
Vc trocou as buchas por originais ou mandou fazer sob medida?
Estava pensando nas buchas de borracha lonada de pneu, mas não encontrei ainda por aqui quem faça.
E outra, vc trocou as buchas dos braços grandes e pequenos?
Glaicon, pegando uma carona no tópico, tenho duas perguntas:
Vc trocou as buchas por originais ou mandou fazer sob medida?
Estava pensando nas buchas de borracha lonada de pneu, mas não encontrei ainda por aqui quem faça.
E outra, vc trocou as buchas dos braços grandes e pequenos?
Troquei as buchas dos braços grandes, que aparecem nas fotos da postagem número 4.
As buchas o mecânico achou compatíveis com as que cabiam no local.
Engraxou elas um pouco e colocou com pressão.
Continuam funcionado.
Mas já li em algum outro tópico que alguém comprou as buchas originais, pois são vendidas separadamente na concessionária.
Eu não sabia disto na época, senão teria comprado lá, pois, certamente, não devem ser caras.
Leve o número do chassis da sua viatura e consulte o preço.
Vai que dá jogo!:concordo:
TCHEIGOR
10/01/2016, 15:10
Troquei as buchas dos braços grandes, que aparecem nas fotos da postagem número 4.
As buchas o mecânico achou compatíveis com as que cabiam no local.
Engraxou elas um pouco e colocou com pressão.
Continuam funcionado.
Mas já li em algum outro tópico que alguém comprou as buchas originais, pois são vendidas separadamente na concessionária.
Eu não sabia disto na época, senão teria comprado lá, pois, certamente, não devem ser caras.
Leve o número do chassis da sua viatura e consulte o preço.
Vai que dá jogo!:concordo:
Vale tche, vou ver isso na próxima troca de óleo, a oficina onde troco também é revendedora de peças toyota.
luis guerra
11/01/2016, 11:39
Estou mandando fazer as 8 buchas dos tirantes(inf e sup) com o FELIPE na ROCHA BORRACHAS, dica do Dr.Guilherme.A dificuldade é que ele esta esperando uma loja de peças de lá, enviar os braços para ele confeccionar as mesmas, pois acredito que ele não tem as medidas ou prefere fazer com os braços em mão.Valor R$260 todas.
luis guerra
11/01/2016, 13:19
Estou vendo estas buchas pros tirantes da marca ELOS http://www.authentichparts.com.br/bucha-menor-do-tirante-traseiro-toyota-hilux-sw4-97-a-04-pr-16842-377676.htm alguém conhece?
gabrielregert
11/01/2016, 23:24
Acho um desaforo a Toyota não fornecer essas buchas da 2006 em diante.
michel antoria
28/03/2016, 22:27
Ola pessoal troquei as buchas do tirante longo por de tecnil , faz uns 3 meses e tive colocar porca de pressão porque elas acabavam se afrouxando , e o barulho de trak trak quando se passam em buraco ou quando se passa em quebra molas , pelo que vcs já falaram antes elas não são a melhor opção, o que posso fazer para amenizar esse problema ?
Franco Deiana
29/03/2016, 12:41
Eu mudei recentemente tuda a borrachas das buchas no meu Sw4 ano 98' turbo diesel... Eles estãvano todos quebrados. Quando eles são tude quebrade è muito ruim o ruido è som de metal, da que mudei agora fica melhor. Henrique eu uso amortecedor da Rancho e nao são bons porque totalmente carregado com bagagem fica um pouco baixa na traseira com balanço. O amortecedores melhor que me aconselhou pessoas diferentes são o kit de suspensão Performance Ironman.
Modelo: Kit de Suspensão Performance Foamcell - SW4
A condução será aproximadamente 20% mais firme com o kit de suspensão Performance do que a suspensão original;
Suporta carga média e é ideal para modelos equipados com muitos acessórios (guincho, quebra-mato, proteções inferiores, bagageiro, etc);
Este Kit eleva a carroceria e suspensão em 45mm*. * A altura adicional pode se considerada apenas referência, baseada nos dados de um veículo Zero Km com suspensão original.
Tequilaman
05/08/2016, 14:49
Estou mandando fazer as 8 buchas dos tirantes(inf e sup) com o FELIPE na ROCHA BORRACHAS, dica do Dr.Guilherme.A dificuldade é que ele esta esperando uma loja de peças de lá, enviar os braços para ele confeccionar as mesmas, pois acredito que ele não tem as medidas ou prefere fazer com os braços em mão.Valor R$260 todas.
Luis ou algum forista...
Alguem tem as medidas dessas 8 buchas ? acho que vou mandar fazer lá no Rocha, porém ele falou que não tem as medidas...
Chegou minha vez de sofre com o rebolado da negona (SW99)!!!
Vlw
ToyoBand364
27/10/2016, 20:43
A minha 98 também está passarinhando. As molas cansadas também fariam isso ou só as buchas mesmo?
A minha 98 também está passarinhando. As molas cansadas também fariam isso ou só as buchas mesmo?
Apesar de você ter aberto outro tópico sobre este mesmo assunto, prefiro responder por aqui, para a informação não se dispersar:
O que faz o balanço lateral irregular é o desgaste das buchas das barras transversais.
Logo que comprei a minha SW4 1998 troquei as buchas de borracha por PU.
Não duraram seis meses, voltando a se desgastar.
Foram colocadas novamente de borracha e rodei com a viatura por mais de três anos, vendendo-a ainda em boas condições.
O mecânico identificou borrachas semelhantes que caberiam nas barras e trocou. Ou seja, não eram específicas para aquele espaço, mas deu tudo certo.
No post número 4 deste tópico tem as fotos quando fiz a troca.
Boa sorte com a sua viatura.:concordo:
ToyoBand364
28/10/2016, 18:27
Apesar de você ter aberto outro tópico sobre este mesmo assunto, prefiro responder por aqui, para a informação não se dispersar:
O que faz o balanço lateral irregular é o desgaste das buchas das barras transversais.
Logo que comprei a minha SW4 1998 troquei as buchas de borracha por PU.
Não duraram seis meses, voltando a se desgastar.
Foram colocadas novamente de borracha e rodei com a viatura por mais de três anos, vendendo-a ainda em boas condições.
O mecânico identificou borrachas semelhantes que caberiam nas barras e trocou. Ou seja, não eram específicas para aquele espaço, mas deu tudo certo.
No post número 4 deste tópico tem as fotos quando fiz a troca.
Boa sorte com a sua viatura.:concordo:
Obrigado amigo, as buchas estão realmente ruins! Necessariamente precisam ser originais? Grande abraço.
Obrigado amigo, as buchas estão realmente ruins! Necessariamente precisam ser originais? Grande abraço.
Como escrevi anteriormente, não precisam ser originais.
Basta o mecânico achar buchas compatíveis em formato e tamanho.:concordo:
ToyoBand364
29/10/2016, 15:23
Valeu meu brother! Tmj!
guilhermeabreu
02/11/2016, 21:23
Amigo
Sugiro a vc colocar buchas de borracha lonada da fábrica BORRACHAS ROCHA de Betim-MG , é só vc mandar suas buchas ruins de medida que eles fabricam , é de excelente qualidade , só as buchas das barras menores traseiras que vc deve comprar originais , as outras pode colocar esta que estou falando que com certeza deve durar mais do que as originais e são muito mais baratas .
toyoteiroAM
03/11/2016, 09:51
aq em manaus os caras fazem de pneus de trator essas buchas,meio caras R$100,00 kda , mas dura o resto da vida
Engels Kbça
09/11/2016, 21:27
Nas barras superiores, coloquei as buchas da Volksvagen referencia 1K0407182, são bandeja da suspensão do Jetta/Passat, são exatamente idênticas as originais Toyota, é só sacar as antigas e colocar as novas, na prensa com um pouco de vaselina. Custaram, em Porto Alegre, por R$112,14 cada bucha,em jun/2015, são fabricadas na Alemanha. No mercado paralelo deve ser bem mais barata.Vejam aqui nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/43198-sw4-saindo-de-traseira.html