Ver Versão Completa : injeção eletrônica samurai
Daniel Engelbrecht
08/09/2005, 11:53
Galera, está acontecendo uma coisa muito estranha. O problema deve ser na injeção eletrônica. Vejam o que acham:
É normal (pelo menos sempre pensei que fosse) que o motor fique acelerado mais do que o normal quando se liga o veículo. Essa alta rotação dura alguns instantes e depois volta ao normal. Só que o meu samurai resolveu não voltar ao normal no momento certo. Eu ligo o carro e ele está superacelerado e assim fica por um longo tempo até cair a rotação a um nível normal. Fica tão acelerado que não precisa nem encostar no acelerador para ele andar, basta tirar o pé da embreagem. E o mais curioso é que de repente volta ao normal, mas não tem um padrão muito rígido. Ontem só melhorou depois de andar uns 30 quilômetros. Hoje, depois de uns três minutos.
Deve ser problema num dos componentes da injeção, não é?
O mecânico, sem mexer em nada ainda, disse isso e que talvez seja sujeira. De fato o motor está sujo, voltei de uma trilha no fim de semana. Outro detalhe, que a princípio não vejo relação com o problema, é que o carro está sem o compressor do ar condicionado, tirado para manutenção. O que acham disso?
mandiares
08/09/2005, 20:55
Daniel,
Tem um tubo rígido que sai do corpo do coletor de admissão, este tubinho é conectado por uma mangueira fina até à entrada inferior de uma das solenoides com o logo da Mitsubishi que fica mais próxima do radiador, esta por sua vez tem uma saida superior que vai até o acionador de vácuo (trotle opener).
1- Desmonte as mangueiras e limpe o tubo rigido do coletor com aquele araminho de fogão.
2- Lave as mangueiras com querozene.
3- Afaste a coifa do acionador de vácuo e borrife um pouco de WD 40 na haste.
4- Com motor quente conecte a mangueira no acionador e faça vácuo com a boca.
5- Dimunui a rotação?
Sim - Estamos chegando lá.
Não - Fudeu o diafragma
6- Reconecte a outra extremidade da mangueira ligando o acionador à entrada superior da solenoide.
7- Reconecte a mangueira menor à entrada inferior da solenoide (o motor tem que estar quente) e faça vácuo de novo.
8- Diminuiu a rotação?
Sim- Estamos mais perto.
Não- Fudeu a solenoide
9- Finalmente reconecte a outra extremidade da mangueira menor na saida do coletor
Se as duas respostas anteriores foram sim, a rotação tem que baixar na marcha lenta normal.
Daniel Engelbrecht
09/09/2005, 11:46
Muito obrigado pela ajuda. Vou até imprimir isso porque não é tão simples. Você acha então que não tem nada a ver com a injeção eletrônica mesmo?
Daniel Engelbrecht
26/09/2005, 12:02
Fiz o procedimento sugerido pelo colega (a limpeza) e a princípio houve uma melhora substancial. Infelizmente não tive tempo para testar como deveria, o que pretendo fazer em breve. A super-aceleração desapareceu. Quando ligo o veículo a rotação sobe, mas rapidamente cai. Ainda assim acho que está ficando um pouco mais alta do que deveria. Não sei se estou impressionado ou se ainda pode haver algum problema.
mandiares
26/09/2005, 13:34
Daniel,
Após a rotação cair. Observe se este parafuso "Opening Adjusting Screw" ainda está tocando a haste do acionador de vacuo. Se estiver, desatarraxe até deixar de tocar.
Caso o parafuso não estiver tocando, é só regular a lenta. Ai é outro procedimento.
http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/imagens/THROTTLE%20OPENER/THROTTLE%20OPENER.gif
mandiares
26/09/2005, 15:01
Regulagem da lenta
Sentido horário - diminui rotação
Sentido Anti- h - aumenta rotação
Rotação ideal - 750 a 850 rpm
TºC do motor minima 86ºC
alex_floripa
28/09/2005, 09:18
O meu samurai ta apresentando o mesmo problema.
Quando ligo ele fica acelerado e fica assim por muito tempo.
Vou tentar fazer o que foi descrito aqui para ver se resolve.
Um amigo disse que pode ser problema de carbonização???
Como descarbonizar?? O que?
Obrigado
Maurício Vitara
29/09/2005, 14:30
O problema está acontecendo no meu Vitara....é o mesmo procedimento? :pensativo:
Eduardo Teixeira
29/09/2005, 23:38
Vou verificar esse procedimento amanha e quem sabe o meu fica ainda mais redondo .....!!!!
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
[]'s
Eduardo Teixeira - Dudu - SPIKE
alex_floripa
30/09/2005, 09:09
O meu samurai é 1997.
São diferentes os samurais nestas partes (<96 e >96)???
Não localizei o tubo rígido, solenoide, mangueira!!!!
Mandiares, nestas 2 figuras não aparece esse tubo, aparece?
Obrigado
Eduardo Teixeira
30/09/2005, 11:19
Galera,
Hj verifiquei a Throttle Opener e descobri que meu Samurai não possui essa válvula.
E estou sem desde que comprei ela , ou melhor, já comprei sem.
Nunca tive essa alteração conforme vcs relataram, mas gostaria de saber se estou tendo alguma algo de errado que não estou detectando, devido a não existencia da válvula.
Ou ainda, o que pode ocasionar ou prejudicar sem ela ????
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Daniel Engelbrecht
01/10/2005, 17:47
Mandiares, seu auxílio surtiu efeito. Primeiro verifiquei o parafuso de ajuste da marcha lenta, mas já estava no máximo. Mexendo no outro parafuso, do "opening adjusting screw", consegui reduzir mais a rotação até atingir o nível que eu queria. Valeu pela ajuda!
mandiares
03/10/2005, 10:02
O meu samurai é 1997.
São diferentes os samurais nestas partes (<96 e >96)???
Cara não sei. Aprendí este procedimento no meu 93. Não conheço outros motores.
Ou ainda, o que pode ocasionar ou prejudicar sem ela ????
O sistema de injeção é micro processado e existe este input dos sinais das duas cebolinhas de Tº localizadas antes e depois da termostática, atingidos os 82ºC, a solenoide abre e o vácuo do motor desliga o trotle oppener. Resumindo, este sistema é um reforço da lenta quando o carro tá frio, da mesma forma existe o outro sistema para aumentar a lenta quando o compressor do AC entra. Não sei, tem maluco que tira até a termostática, daí fica por conta de cada um a questão da manutenção do sistema.
Primeiro verifiquei o parafuso de ajuste da marcha lenta, mas já estava no máximo.
Acho que está na hora de limpar tudo ai, bico, flauta, borboleta, etc.
Isto não é normal.
marcelopmoura
04/02/2006, 18:21
No meu sam 97, quando ligo ele frio, fica estancando. Se eu não usar o pé direito p freiar e acelerar ao mesmo tempo, ele morre!! Eh um saco! E quando ligo o ar, putz, piora ainda mais! E aí, tem cura? Ou vou ter q fazer papel de otário sabendo q estou sendo enganado por mais um mecânico fdp?? Valeu galera!
Joao Baeta
19/07/2007, 11:00
:arrow:Para regular a rotação precisa de uma ferramenta especial (Chave L com o buraco do meio) Tentei fz de tudo e nao consigo!
Abs
Daniel Engelbrecht
20/07/2007, 11:04
João, vou dar uma olhada no sistema, quando chegar em casa, pois lembro-me que fiz a regulagem sem precisar de nenhuma chave especial.
Tem um parafuso que fica dentro de uma espécie de válvula. Vc penetra (no bom sentido) com a chave de fenda e faz o ajuste da rotação.
Joao Baeta
20/07/2007, 12:23
:arrow:Ok!
Olha a foto ao lado do cabo do acelerador tem um "parafuso" que nem tenho!
http://img300.imageshack.us/img300/9826/dsc02555kw2.jpg (http://imageshack.us)
Shot with DSC-W70 (http://profile.imageshack.us/camerabuy.php?model=DSC-W70&make=SONY)
Abs
Cara, dá uma olhada nessas duas fotos aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=88340&stc=1&d=1184951996
Nessa foto de cima voce está vendo o cabo do acelerador e o tal parafuso que você falou, esse parafuso é quem vai regular aquela acelerada que o carro dá na hora que você liga ele. Circulei na sua foto o parafuso de AZUL.
Para regular a ROTAÇÃO, você tem que olhar o motor de frente, e onde eu circulei de vermelho, você verá um parafuso escondido lá dentro (pelo menos no meu Vitara é assim, lembrando que ele é automático, tem uma pequena diferença alí onde vai o cabo do acelerador, que no meu, também tem o cabo do kick down)... esse parafuso escondido isso aí vai regular a rotação do carro... se não me engano, no manual Haynes manda fazer esse ajuste com todos os equipamentos do carro ligado (ar condicionado e etc)... pois assim a rotação ficará correta mesmo com o AC ligado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=88339&stc=1&d=1184951996
[]'s espero não estar falando merda! rsrsrs
Daniel Engelbrecht
21/07/2007, 13:49
O do Samurai é semelhante. O parafuso está escondido dentro de uma cavidade também, como na foto (marcação em vermelho).
Joao Baeta
21/07/2007, 14:22
:arrow:Me lembro qnd o meu mecanico regulou...... Que eu tava vendo ao vivo...!
Entendi.... Vou tentar regular o vermelho! Na 2f retorno ao topico!
Abs
Vanderlei
21/07/2007, 17:49
bom pessoal, aproveitando o embalo, eu tambêm gostaria de tirar algumas dúvidas. meu samurai estava falhando na baixa. toda vez que eu acelerava o motor dava uma engolida. alêm de algumas mangueiras entopidas, tambêm tinha uma entrada de ar falsa na base do TBI. isso foi resolvido. agora o motor não falha mais, mais fica acelerado durante uns 5 minutos toda vez que dou a partida mesmo sem a válvula de vácuo. é normal? outro detale é que eu tinha um outro samurai canvas com pneus 225/60/15 e fazia na estrada 13.7km/l e agora com o samurai metal e pneus 225/70/15 ele faz 10.5km/l achei pouca diferença de pneus pra um grande aumento de consumo. outro detale é que no manual diz que o ponto de ignição é de 6 à 8°. achei pouco para uma gasolina tão ruim como a nossa. oque vocês acham?:pensativo::pensativo::pensativo:
leobnaval
22/07/2007, 18:02
com relação ao consumo o metal é um pouco + pesado porem a diferença de pneus é a seguinte o atrito com o chão é o mesmo para ambos 225 sendo que o 225/70 a relação fica + longa o que deixaria até + economico porem as suas medições podem estar erradas já que o pneu maior percorre uma maior distância mas marcaria a mesma coisa cuidado com multas a velocidade tambem ficará errada voce pode estar a 100Km/h mas seu velocimetro marcará 95Km/h portanto esta diferença de consumo deve estar equivocada. leobnaval@yahoo.com.br
Joao Baeta
22/07/2007, 18:37
:arrow:A diferença de peso do MT para CV e mínimo...Apenas de 20 kg!
Abs
Vanderlei
22/07/2007, 22:05
entre o pneu 225/60/15 e o 225/75/15 existe uma grande diferença, levando em conta que o último tem recapagem do geninho, quase 1.5" de diferença de raio do pneu. quanto ao consumo, ja foi cálculada a diferença do tamanho do pneu. meu samuca anda 3.2km/l amenos que o outro. eu compreendo a diferença no desempenho, ja que os pneus maiores afetam diretamente na relação final do carro. mais não concordo com o consumo. acho que deveria ficar por volta dos 12km/l. desconfio do filtro de ar, sonda lambda e catalisador. alguem tem outra dica? ou estou procurando pelo em ovo.
Joao Baeta
22/07/2007, 22:55
:arrow:Na marcação vermelho qual é o tipo da chave? Fenda ou Filipis?
:pensativo:
Se não me engano, é "Fílipis" ;)
abs
Joao Baeta
23/07/2007, 11:04
:arrow:Povo!
To falando besteira.... :putz:
Que eu quero mesmo é regular a aceleração qnd liga o carro.... E não a rotação... Pois qnd ele fica quente ele fica 1000 rpm.... Ao ligar ele vai a 2700 rpm e cai lentamente...!
Abs
Joao Baeta
23/07/2007, 12:18
:arrow:Tentei regular........
Mas não consgui!
http://img166.imageshack.us/img166/5347/m2uq9.jpg (http://imageshack.us)
http://img508.imageshack.us/img508/2717/m3sy8.jpg (http://imageshack.us)
http://img55.imageshack.us/img55/9862/motorlt3.jpg (http://imageshack.us)
Agora fiquei na dúvida... Lá tem 2 parafusos......Lado a lado...!
E agora?
Abs
:arrow:Povo!
To falando besteira.... :putz:
Que eu quero mesmo é regular a aceleração qnd liga o carro.... E não a rotação... Pois qnd ele fica quente ele fica 1000 rpm.... Ao ligar ele vai a 2700 rpm e cai lentamente...!
Abs
Joao: pelo que vc falou, ele tá normal... é o afogador eletronico (3 foto, peça preta com dois parafusos)... quando o carro esquenta, ele diminui automaticamente a rotação do motor... a regulagem são esses dois parafusos..
Abraços
Joao Baeta
24/07/2007, 16:09
Joao: pelo que vc falou, ele tá normal... é o afogador eletronico (3 foto, peça preta com dois parafusos)... quando o carro esquenta, ele diminui automaticamente a rotação do motor... a regulagem são esses dois parafusos..
Abraços
:arrow:É a borracha preta na última foto?
:pensativo:
Daniel Engelbrecht
24/07/2007, 16:19
João,
O que tem de errado com o seu samurai que vc quer mexer?
João, pra regular aquela acelerada que a viatura da quando liga, você tem que ver aquele parafuso "Opener Adjusting Screw" que tá circulado de Azul naquela foto anterior....
se for isso que você quer é lá que você tem de ver.
Dá uma lida no post Nº 5 deste tópico que tem explicando como ajustar esse parafuso.
abs
leobnaval
27/07/2007, 02:22
vanderlei creio então que você deveria dar uma passada em uma oficina especializada em samurai ou inj. eletronica(este fórum está cheio de especialista em mechanica e curiosidade , mas tamo ai mechendo e aprendendo alguns já são mestres em mecânica)com o raster, fica fácil ver se tem alguma anomalia e a provável causa do consumo
só uma coisa ambos eram inj. eletronica?(pergunta meio idiota mas já temos que descobrir o defeito....).
no mais uma troca de filtro de ar não faz mal a ninguem.
Joao Baeta
27/07/2007, 10:52
João,
O que tem de errado com o seu samurai que vc quer mexer?
:arrow:Eu queria abaixar a rotação ao ligar.... Pois está mt acelerado!
Pois qnd eu ligo... Ele vai a 2700 rpm... É mt coisa!
Abs
Joao Baeta
27/07/2007, 10:55
João, pra regular aquela acelerada que a viatura da quando liga, você tem que ver aquele parafuso "Opener Adjusting Screw" que tá circulado de Azul naquela foto anterior....
se for isso que você quer é lá que você tem de ver.
Dá uma lida no post Nº 5 deste tópico que tem explicando como ajustar esse parafuso.
abs
:arrow:Para regular aquele parafuso tem que ser especial!
Pois não é fenda...Philips... É um chave L e com o bico no meio!
Tentei de td e não consegui!
Vanderlei
28/07/2007, 20:19
Beleza Leo.
os dois são injetados. trabalhei 17 anos em uma concessionária GM e ja me deparei com esse problema, mais era facil resolver porque tinha um super scaner que fazia a leitura do flúxo de ar, gases do escape e todo o sistema de injeção, aí é molesa. se não achava o problema trocava tudo e boa. as vezes um sensor de temperatura faz uma leitura errada e pronto, o módulo entende que o motor está frio e despeja combustivel no TBI. aqui na pacata cidade de amparo só eu tenho samurai. fica difícil testar uma peça, uma vez que não encontro nas autopeças por aqui. por isso é que perguntei se alguem ja teve esse tipo de problema antes de ficar comprando peças atoa
leobnaval
29/07/2007, 20:41
e ai vanderlei beleza!
realmente neste caso seu complica um pouco mas na tua região deve ter alguém que mexa ou que te empreste o amparelho para teste, agora peças só pela net, né
realmente não manjo de suzuqui, mas quem sabe o tempo passa e a gente aprende a cada dia, adoro os suzukis
ha já até tive um suzuki,
uma E50 aquelas jog, jog fora, meu pai quase ficou louco pegava a joguinha e punha no barro, subia uns morrinhos (empurrava ela no barro!!! hehehe) aqui perto de casa nos terrenos e área verde, tinha 14 anos
fazer o que, o barro ta no sangue!!!!!!
Amigos,
Troquei toda a parte de admissão por uma mais nova (97) meu samuca é 95.
Efetuei os testes e procedimento informado pelo Mandiares e a lenta ficou ok.
O parafuso da lenta está totalmente fechado.
O sisteminha de vacuo ali, ta ok. Fiz isso tudo com o motor bem quente.
Porém tem duas coisas que me incomodam:
- Como motor quente ao dar a partida a aceleração vai a 2500 e depois volta a 900 e estabiliza. É normal? Antes não fazia isso.
- Tirando a manqueira de admissão da boca do carburador e colocando a mao sobre ele fechando todo ar o motor continua funcionando normal...não era para apagar afogado?
Outra coisa que notei é que para atingir a lenta desejada tive de voltar muito aquele parafuso que dá o fim de curso da borboleta e dai ela fecha mais do que precisa e enrosca fechada...como resolver isso?
Agradeço,
Joao Baeta
02/03/2014, 23:01
:arrow: alguém sabe como "descobrir" a anomalia do Samurai 93?Pois troquei o painel por um de tacómetro original... Problema que ele não emite código.... Já tentei botar o voltímetro na cx de fusível..... E n consegui entender....!Alguém sabe me explicar?
Victor Hugo.
10/03/2014, 00:18
Amigos,
Troquei toda a parte de admissão por uma mais nova (97) meu samuca é 95.
Efetuei os testes e procedimento informado pelo Mandiares e a lenta ficou ok.
O parafuso da lenta está totalmente fechado.
O sisteminha de vacuo ali, ta ok. Fiz isso tudo com o motor bem quente.
Porém tem duas coisas que me incomodam:
- Como motor quente ao dar a partida a aceleração vai a 2500 e depois volta a 900 e estabiliza. É normal? Antes não fazia isso.
- Tirando a manqueira de admissão da boca do carburador e colocando a mao sobre ele fechando todo ar o motor continua funcionando normal...não era para apagar afogado?
Outra coisa que notei é que para atingir a lenta desejada tive de voltar muito aquele parafuso que dá o fim de curso da borboleta e dai ela fecha mais do que precisa e enrosca fechada...como resolver isso?
Agradeço,
Seu samurai provavelmente esta com entrada de ar falsa. No meu tava dando entrada pela mangueira de vacuo do cilindro de freio.. que usa o ar do motor pra criar o vacuo. a mangueira estava rachada.. fui numa loja de mangueiras automotivas em geral e foi facil facil.. alem de conseguir regular o motor, fiquei com o freio muito melhor!
Da uma checada, olhando por cima do cano do filtro de ar.. essa mangueira vai em direçao ao painel corta fogo e segue por tras do motor ate o cilindro mestre do freio. é facil de identificar
Ok, valeu.
Vc tem que colocar o fusivel para ativar o check code.
Victor Hugo.
12/03/2014, 23:56
pra fazer o scanner do meu samurai eu vou pelo conector que fica atras da bateria. O conector tem 6 entradas pequenas, contando da esquerda pra direita de cima pra baixo vc jampeia o conector 2 com o 4 l # * # l eu faço isso com um pedaço de fio msm. Dpois vc liga a chave no painel e a luz de Check vai piscar indicando codigos l * # # l com esses com essa sequencia de piscadas vc confere na lista de codigos qual o problema. Se der 12, (uma piscada rapida _________ duas piscadas rapidas)
Joao Baeta
14/03/2014, 02:30
pra fazer o scanner do meu samurai eu vou pelo conector que fica atras da bateria. O conector tem 6 entradas pequenas, contando da esquerda pra direita de cima pra baixo vc jampeia o conector 2 com o 4 l # * # l eu faço isso com um pedaço de fio msm. Dpois vc liga a chave no painel e a luz de Check vai piscar indicando codigos l * # # l com esses com essa sequencia de piscadas vc confere na lista de codigos qual o problema. Se der 12, (uma piscada rapida _________ duas piscadas rapidas)
:arrow:Isso vale também um 93??? :pensativo:
Vc coloca fio ali e vai no painel ligado ne?
João,
Você vai num conector que fica bem atras da bateria. No samurai de 91 a 95 ele vai ter 4 saidas. Você vai ligar com um pequeno fio a saida B com a C como abaixo:
__--__
[A] [B]
[C] [D]
______
Lembre-se que a parte de cima no conector é onde tem a trava.
Ligue o fio conectando B e C de depois gire a chave da ignição, não precisa da a partida.
A luz a injeção deve piscar. Vai ser uma primeira sequencia uma pausa e outra sequencia de piscada.
Se piscar duas vezes..de uma pausa..e piscar mais cinco vezes...siginifica codigo 25. Aí só verificar na tabela abaixo qual é o problema. Uma piscada, pausa e duas picada é codigo 12. Ou seja, sem erro na injeção.
Código Descrição
12 Sistema sem falhas. Sistema OK.
13 Sonda Lambda aquecida - sinal não flutua.
14 Alta voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
15 Baixa voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
21 Alta voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta ou falha no interruptor de mínima.
22 Baixa voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta.
23 Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
24 Falha no circuito sensor de velocidade.
25 Baixa voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
31 Baixa voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
32 Alta voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
33 Alta voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
34 Baixa voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
41 Falha no sinal de ignição
42 Falha no circuito sensor de fase / Falha no circuito PMS / Interruptor de 5a marcha continuamente fechado se transmissão mecânica / Sinal de transmissão automática continuamente fechado
44 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre aberto)
45 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre fechado)
46 Falha no circuito corretor da marcha lenta.
51 Falha no circuito do sistema de recirculação de gases (EGR)
52 Falha no controle da mistura pobre/rica / Eletro-injetor com vazamento.
53 Falha na U.C.F. / Alimantação elétrica e aterramento.
54 Interruptor de 5a marcha continuamente fechado.
71 Fim de diagnóstico.
:arrow: alguém sabe como "descobrir" a anomalia do Samurai 93?Pois troquei o painel por um de tacómetro original... Problema que ele não emite código.... Já tentei botar o voltímetro na cx de fusível..... E n consegui entender....!Alguém sabe me explicar?
Silvio/SC
02/07/2014, 21:08
Prezados,
Onde conecta a Vacumm Hose? Tem uma mangueira de vácuo que está desconectada no meu Samurai, e não sei onde que devo conectá-la. Ele liga bem acelerado, e depois baixa a rotação, mesmo com o motor quente.
Obrigado
Marvin_CPS
03/07/2014, 10:49
Silvio,
Tem fotos da onde a mangueira esta proxima?!
Em todo caso segue um instrução de calibração da lenta onde consta a vacumm hose!
Silvio/SC
05/07/2014, 14:12
Marvin,
A mangueira sai deste "sensor" circulado em vermelho na foto. Sabe me dizer onde devo conectá-la?
Obrigado.
469242
Omar Filho
20/07/2016, 14:22
Olá a todos,
Tenho um Samurai 95. Desde que comprei o carro, em 2014, tenho notado o seguinte fenômeno: quando dou a partida com o carro frio, a rotação fica acima de 1500 rpm, voltando ao normal (de 800 a 900 rpm) quando o motor aquece - o que, em geral, leva em torno de 4 a 5 minutos. Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
Desde já agradeço
Abraços
Olá a todos,
Tenho um Samurai 95. Desde que comprei o carro, em 2014, tenho notado o seguinte fenômeno: quando dou a partida com o carro frio, a rotação fica acima de 1500 rpm, voltando ao normal (de 800 a 900 rpm) quando o motor aquece - o que, em geral, leva em torno de 4 a 5 minutos. Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
Desde já agradeço
Abraços
Omar, dependendo do clima as vezes isso é normal. O que você deve observar é se quando ele aquece fica estabilizado, ou seja nao fica acelerando e parando. Uma boa revisão no sistema da TBI é obrigatória e se vc nunca fez eu recomendo:
1. Trocar os reparos da tbi, vem um kit que inclui juntas dela e do bico
2. Limpar a tbi
3. Verificar se nenhuma das mangueirinhas esta entupidas ou furadas
4. teste o atuador da lenta, basta tirar o conector dele, e ver se o carro vai acelerar mudando a rotação
5. teste o MAP, pode tirar o conector eletrico e ver se muda a rotação também
6. Ajuste a folga do cabo do acelerador
acho que isso é obrigatório para quem pega um samurai
abraços e curta o cabritinho, ele é show
Rainer 89
21/07/2016, 02:04
Olá a todos,
Tenho um Samurai 95. Desde que comprei o carro, em 2014, tenho notado o seguinte fenômeno: quando dou a partida com o carro frio, a rotação fica acima de 1500 rpm, voltando ao normal (de 800 a 900 rpm) quando o motor aquece - o que, em geral, leva em torno de 4 a 5 minutos. Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
Desde já agradeço
Abraços
Omar,
Isso é absolutamente normal a injeção eletrônica dos suzukis é programada para manter o giro do motor um pouco mais alto até o motor atingir uma temperatura de trabalho. Se o motor levar muito tempo para estabilizar pode ser que tenha alguma coisa errada. A falta da válvula termo estática por exemplo pode gerar essa demora.
Omar Filho
21/07/2016, 14:52
Muito obrigado pela resposta. Foi realmente muito útil.
Eu já havia feito 2-6 e após fazer a limpeza da tbi a rotação diminui um pouco, mas voltou a ficar alta depois de algumas semanas. Trocarei os reparos da tbi e farei uma nova limpeza em breve. Volto escrever em breve para reportar o resultado.
Forte abraço
Vellasco
22/07/2016, 09:40
Omar,
Esse motor tem uma válvula que mantém uma entrada de ar aberta na tbi enquanto o fluido de arrefecimento não atinge a temperatura ideal de trabalho então, pode ser que a sua esteja meio travada ou, como o amigo disse, pode ser que vc esteja sem a válvula termostatica, tem gente q tira achando q o motor funciona melhor sem ela ou, ela pode estar travada aberta.
Também não descarto um ajuste de ponto de ignição . No meu caso, deixei um pouco mais atrasado, por conta do álcool da nossa gasolina. O manual pede 7 graus Apms, o meu ta em 6, ainda tô testando, mas melhorou bastante.
Boa sorte,
Fsraulino
11/05/2020, 15:06
Marvin,
A mangueira sai deste "sensor" circulado em vermelho na foto. Sabe me dizer onde devo conectá-la?
Obrigado.
469242
Não se trata de sensor e sim da válvula BVS (bimetal vacuum switching) Suzuki OEM 1812280C00.
Esta peça está relacionada ao controle de emissão de gases.
Quando a temperatura da água do motor atinge 65ºC, a válvula abre e permite a purga dos gases do canister e em seguida segue para o pé da TBI (lado que fica para o motor). Essa vávula volta a fechar quando a temperatura desce e atinge 60ºC.
Então a mangueira sai do canister (purga), passa pela válvula BVS e entra na TBI para os gases serem então queimados.
Fsraulino
11/05/2020, 15:29
Código OEM Suzuki 1812280C00
Peça difícil de encontrar. Só importando e o preço é bem elevado.
Os bicos costumam ressecar e quebrar.
Consertei colando rebites de sapata de freios no lugar dos bicos. Usei também uma plaquinha com 2 furos para auxiliar o posicionamento e fixação.
Abre quando a temperatura sobe e atinge 65ºC e fecha quando a temperatura desce e atinge 60ºC.
Rosca com diâmetro de 16,6mm, passo 1.25 e comprimento 12,5mm
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