PDA

Ver Versão Completa : Garfo de Embreagem: paranóia ou realidade?



UiRá
10/01/2013, 11:06
Prezados, após acompanhar muitos posts por aqui, até hoje algo me incomoda, no que diz respeito a este componente, e à confiabilidade em andar diariamente com a viatura (é meu único "carro").

Sabemos (pelo menos pelo que dizem os mais entendidos por aqui) que pelo uso/tempo o garfo pode "furar" e nisso, ficamos "na mão" com a viatura.

Inclusive o Clemente já postou em algum outro tópico a sugestão de comprar este garfo Heavy Duty disponível na PAddock:

FTC2957HD | Heavy Duty Clutch Release Fork (http://www.paddockspares.com/ftc2957hd-heavy-duty-clutch-release-fork.html)

Assim, diante do caso, pergunto:

1- Há como prever ou saber ANTES se o garfo está prestes a "furar"?
2- Existe algum, ou alguns, sintomas?
3- Ou não há o que fazer, é só contar com a "SORTE" e ir rodando, e viver rezando para o bicho não furar?
4- E se furar na rua, f....eu ??? Fica sem ter como sair do lugar? Só no guincho??

Agradeço respostas, atenciosamente.
Uirá

CGAUER
10/01/2013, 15:29
É realidade!

Não escreveríamos relatos e grana buscando alternativas, e tampouco existiram garfos Heavy Duty de prateleira, se não fosse realidade. ;)

Correção; não é que o garfo "pode furar"; ele vai furar! É uma questão de tempo.

Se usar diariamente no trânsito, pode durar uns 80-120mil Km. Na estrada, onde usa-se menos a embreagem, vai durar mais.

1) Não tem como prever, em alguns casos o pedal fica mais duro e antes surge um rangido oriundo caixa seca quando se aciona o pedal.

2) Você fica sem embreagem. Para fazer o reparo será necessário abrir a caixa seca, 4-6 h de MO.

3) Se você ainda estiver com o original, é só instalar o HD logo assim que surgir o problema. Se usar o LR para viagens longas, melhor fazer o serviço preventivamente e evitar surpresas.

4) Se souber como passar as marchas no tempo, você chega na oficina. Você só perde o acionamento, mas o sistema continua transferindo a força do motor para as rodas.


Abs

Clemente



Prezados, após acompanhar muitos posts por aqui, até hoje algo me incomoda, no que diz respeito a este componente, e à confiabilidade em andar diariamente com a viatura (é meu único "carro").

Sabemos (pelo menos pelo que dizem os mais entendidos por aqui) que pelo uso/tempo o garfo pode "furar" e nisso, ficamos "na mão" com a viatura.

Inclusive o Clemente já postou em algum outro tópico a sugestão de comprar este garfo Heavy Duty disponível na PAddock:

FTC2957HD | Heavy Duty Clutch Release Fork (http://www.paddockspares.com/ftc2957hd-heavy-duty-clutch-release-fork.html)

Assim, diante do caso, pergunto:

1- Há como prever ou saber ANTES se o garfo está prestes a "furar"?
2- Existe algum, ou alguns, sintomas?
3- Ou não há o que fazer, é só contar com a "SORTE" e ir rodando, e viver rezando para o bicho não furar?
4- E se furar na rua, f....eu ??? Fica sem ter como sair do lugar? Só no guincho??

Agradeço respostas, atenciosamente.
Uirá

UiRá
10/01/2013, 16:27
Valeu Clemente!

Bom só me resta contar com a sorte por mais alguns meses pois no momento não posso arcar com esse job na oficina. A cerca de 1 ano instalei (eu não, o meca) o Kit Valeo da 130 mas não sabia deste fato e o garfo não foi trocado. Agora só me resta aguardar, juntar latinhas e comprar esse HD, e voltar na oficina pedir a troca. Fica aqui a info para os outros foristas.

E quanto a trocar as marchas no tempo até dá para arriscar mas a custo de alguns, ou vários, dentes de engrenagens da transmissão...rsrs

Abs!

KnuppBH
10/01/2013, 17:29
Assaz interessante o tema.
Com o carro em movimento eu piso na embreagem para troca de marchas e às vezes escuto um "TLEC". Ficarei monitorando com mais atenção esse assunto.

Agora, só fiquei um pouco confuso com o 'item 4'. Como é mesmo esse esquema de "passar as marchas no tempo"?
Ok, com o carro andando eu consigo imaginar qual seria o momento de passar marcha, ela engata mesmo sem pisar? o.o
Mas e com o carro parado? Como arrancar sem pisar na empreagem?

Abraço,

UiRá
10/01/2013, 17:54
Assaz interessante o tema.
Com o carro em movimento eu piso na embreagem para troca de marchas e às vezes escuto um "TLEC". Ficarei monitorando com mais atenção esse assunto.

Agora, só fiquei um pouco confuso com o 'item 4'. Como é mesmo esse esquema de "passar as marchas no tempo"?
Ok, com o carro andando eu consigo imaginar qual seria o momento de passar marcha, ela engata mesmo sem pisar? o.o
Mas e com o carro parado? Como arrancar sem pisar na empreagem?

Abraço,

Pedro,
correndo o risco de estar falando besteira, uma alternativa, neste caso emergencial de ficar sem a ação do pedal de embreagem pelo furo do garfo, para sair em primeira eu desligaria o jipe, engataria a 1a, e ligaria. Vai ligar dando aquele tranco e aí é pisar no acelerador...

não vejo outra forma, já que engatar a 1a me parece impossível com o motor girando e sem o acionamento da embreagem.

pelo menos é o que eu faria, talvez outros aí tenham passado tal apuro e tenha dica melhor.

att

MFREITAG
10/01/2013, 22:08
É esse mesmo o procedimento. Na Defender ainda não passei por isso (toc,toc,toc...rsrsrs), mas funciona com qualquer carro com câmbio mecânico. Esse tema me preocupa também, pois já cheguei nessa quilometragem informada pelo Clemente. Quando eu trocar o platô e disco (ainda original) vou trocar também o garfo por um HD.

Angelo Jr
10/01/2013, 22:17
não poderia ser ligado em movimento, com alguem empurrando, por exemplo??

UiRá
10/01/2013, 22:40
não poderia ser ligado em movimento, com alguem empurrando, por exemplo??

Angelo este procedimento que vc sugere funcionaria apenas para ligar um carro que tenha ficado sem bateria, por exemplo, muito comum as pessoas fazerem isso. Não é o caso em discussão aqui. Aqui estamos falando de um problema mais complicado, onde há falta de acionamento da embreagem para a troca de marchas...

Att.

Meccano
10/01/2013, 23:13
Assaz interessante o tema.
Com o carro em movimento eu piso na embreagem para troca de marchas e às vezes escuto um "TLEC". Ficarei monitorando com mais atenção esse assunto.

Agora, só fiquei um pouco confuso com o 'item 4'. Como é mesmo esse esquema de "passar as marchas no tempo"?
Ok, com o carro andando eu consigo imaginar qual seria o momento de passar marcha, ela engata mesmo sem pisar? o.o
Mas e com o carro parado? Como arrancar sem pisar na empreagem?

Abraço,

Boa noite Pedro, ´´passar´´marchas no tempo é bem fácil e depois de umas arranhadas fica moleza, divertido e é bem útil saber...

fazendo a troca aplicando pouca força na alavanca de cambio, delicadamente voce percebe se arranha e quanto arranha.

...senão entrar forte no cambio, não corre o risco de quebrar dentes de engrenagem , senão esses Golzinhos e Corsinhas estariam com os cambios carecas eheh

treinando, o melhor é fazer a passagem de marcha com o carro relativamente embalado, num trecho plano ou em leve desnível e pedal do acelerador quase neutro, verá que os dentes da engrenagem do cambio se combinarão docilmente e... já era, a marcha já esta passada.

os carros antigos só tinham a primeira sincronizada, o resto era no´´tapa´´, imagine tudo isso mais direção mecanica no muque e

freios borrachudos e sem servo, com cada roda tentando levar o carro prum lado! dureeeeeza!
abração

poeckster
11/01/2013, 11:31
Clemente, vc nunca viu um garfo normal reforçado DIY ? eu vi e fica ( visualmente) igual ao heavy duty da paddock, soldam uma chapa ali aonde costuma abrir, pensei em fazer no meu qdo fizer a próxima revisão grande, tem alguma opinião sobre isso, acha que não vale a pena? o resto todo do heavy duty é mais reforçado? o DIY arrebenta em outro ponto (s) ?

sds

lucar
11/01/2013, 11:39
poecster

Depende da maneira que se soldar pode destemperar o metal, aí fica pior que ele normal.

Mas problema não tem, desde que seja usado o método correto de solda. Não vai querer derreter eletrodo ali sem mais nem menos. Mas um bom soldador TIG faz isso com facilidade esquentando pouco o metal!

poeckster
11/01/2013, 14:06
poecster

Depende da maneira que se soldar pode destemperar o metal, aí fica pior que ele normal.

Mas problema não tem, desde que seja usado o método correto de solda. Não vai querer derreter eletrodo ali sem mais nem menos. Mas um bom soldador TIG faz isso com facilidade esquentando pouco o metal!

é, eu pensei nisso tb, olhando no detalhe dá para ver que é uma chapa fina que é soldada como reforço no garfo HD da paddock, o cordão de solda é pequeno e não precisa de muita amperagem, então pensei em fazer com eletrodo mesmo, vi sendo feito 7018 com calma.
389152.

Eduardo Tescarollo
11/01/2013, 14:11
Clemente, vc nunca viu um garfo normal reforçado DIY ? eu vi e fica ( visualmente) igual ao heavy duty da paddock, soldam uma chapa ali aonde costuma abrir, pensei em fazer no meu qdo fizer a próxima revisão grande, tem alguma opinião sobre isso, acha que não vale a pena? o resto todo do heavy duty é mais reforçado? o DIY arrebenta em outro ponto (s) ?

sds

Se for em uma emergência, soldar é uma solução. Se for fazer alguma compra no exterior, compensa comprar, fica mais barato que a solda.
Comprei o meu na Britcar.

Britcar (UK) Ltd > FTC2957HD CLUTCH OPERATING LEVER H/D 5 SPEED (P) (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=97658)

Antonio Nunes
11/01/2013, 15:18
Aconteceu comigo agora em dezembro. A embreagem estava realmente muito dura já havia algum tempo e arrebentou no meio do transito na hora do rush, voltando pra casa. O meu garfo já estava com a chapinha soldada e furou assim mesmo. O mecânico soldou uma chapa mais grossa no garfo novo e a pedal da embreagem melhorou bastante. O mecânico me disse que já colocou essa chapa em vários Defenders.

CGAUER
11/01/2013, 18:51
Poeckster,

o meu garfo é soldado DIY! Fiz com solda TIG. Ficou excelente!

Importante é que os pinos que acionam o colar (rolamento) estejam perfeitos, firmes e sem desgaste.

Veja a foto:

Reforço do garfo | Flickr (http://www.flickr.com/photos/cgauer/6894409449/in/set-72157629364850569)

Abraços

Clemente




Clemente, vc nunca viu um garfo normal reforçado DIY ? eu vi e fica ( visualmente) igual ao heavy duty da paddock, soldam uma chapa ali aonde costuma abrir, pensei em fazer no meu qdo fizer a próxima revisão grande, tem alguma opinião sobre isso, acha que não vale a pena? o resto todo do heavy duty é mais reforçado? o DIY arrebenta em outro ponto (s) ?

sds

UiRá
11/01/2013, 21:04
Comprei o HD da Paddock hoje pela web, estreando minha 1a compra "from UK". Agora é esperar os próximos capítulos da novela...paga a peça, depois não sei quando paga o frete, depois não sei quando nem como paga os impostos, etc...rs...quando chegar vou pra oficina pedir a troca. Vamos ver quanto tempo vai levar para chegar o garfo britânico.

jasantos
10/02/2013, 13:38
Olá amigos landeiros talvez eu esteja atrasado na resposta, mas vendo este topico lembrei que aconteceu comigo em Porto Seguro, esta eu chegando próximo da coroa vermelha ouvi um pequeno barulho e pronto a embreagem não mais funcionou, tomei um scotch numa daquelas barracas para relaxar e ao voltar engatei a primeira com o carro desligado e saí engatando no tempo até chegar a origem, e constatei que o garfo tinha furado e retorcido os pinos que encostam no rolamento mandei buscar em São Paulo na vanpec com o Rafael atendimento bom. Fiz o serviço na torks perto do aeroporto a mecanica me concedeu o acompanhamento do serviço, o mecanico gente boa mão de obra 400.00

carlosth
06/04/2013, 01:21
Desculpem a minha falta de conhecimento no assunto, mas... Como faço para saber se o meu garfo é um HD ou original? Dá pra ter acesso visual facil ou tem que desmontar algo?

Eduardo Tescarollo
06/04/2013, 08:59
Só desmontando!!

Waldmartins
06/04/2013, 21:00
Desculpem a minha falta de conhecimento no assunto, mas... Como faço para saber se o meu garfo é um HD ou original? Dá pra ter acesso visual facil ou tem que desmontar algo?

Agora EU fiquei "paranóico"!!!

Qdo refizeram meu motor, notaram que a embreagem estava com o rolamento ruim e trocaram apenas o rolamento. Será que qdo conferem a embreagem, o garfo está no "pacote" de checagem? É comum ou normalmente nunca olham o garfo? Antes de furar ele apresenta algum desgaste que da pra ver a olho nu?

Abs

Wald

Felipepeixotogouvea
08/04/2013, 11:55
Estou trocando o kit de embreagem de hoje para quarta-feira, estou tentando convencer o mecanico :parede: a ja colocar o garfo HD , mas preciso disso rapido sabem onde posso encontrar ele de forma rapida em são paulo. Muito obrigado desde já.

lucar
08/04/2013, 12:48
Felipe

Caso seu garfo esteja bom eu faria o reforço nele mesmo, procura a foto de um HD e verá que não passa de uma chapa soldada ao garfo normal. Pode fazer sem grilo!

Só recomendo utilizar uma solda TIG ou MIG para não destemperar o metal que fica 100%.

Fica pronto em alguns minutos e voce esquece disso!

Felipepeixotogouvea
08/04/2013, 15:39
Vou ver se converso com o mecanico... Vou pedir exatamente isso ... Ja fiquei sem embreagem essa semana não quero correr o risco de acontecer tão cedo por falta de manutenção preventiva ...

Fiquei sem a pouco tempo pois o cilindro mestre estava alto ou algo do tipo então a embreagem não ia até o final. Ai só ligando com a primeira engatada... Pelo menos tinha um pouco de embreagem para eu não sofrer tanto.

Obrigado novamente pelas respostas

levidesouza
10/04/2013, 11:39
Pessoal,

Acabei de ficar sem embreagem e preciso trocar. No forum tem muita informação e estou um pouco confuso, por favor, o que realmente recomendam para um troca sem estresse, ou seja, quais as peças e qual a melhor ?

90, 110 e 130 - realmente existe diferença entre estes modelos ?

Este garfo, é realmente necessário o reforço ? Isto faz com que a embreagem fique mais macia ?

Minha antiga embreagem era muito dura, muito mesmo. Seria este Garfo o problema ?

Obrigado,


Levi

Defender 110 - 2001

GLMedina
10/04/2013, 12:14
Pessoal,

Acabei de ficar sem embreagem e preciso trocar. No forum tem muita informação e estou um pouco confuso, por favor, o que realmente recomendam para um troca sem estresse, ou seja, quais as peças e qual a melhor ?

90, 110 e 130 - realmente existe diferença entre estes modelos ?

Este garfo, é realmente necessário o reforço ? Isto faz com que a embreagem fique mais macia ?

Minha antiga embreagem era muito dura, muito mesmo. Seria este Garfo o problema ?

Obrigado,


Levi

Defender 110 - 2001

Eu, por via das dúvidas, optei por trocar tudo: Disco da 130, Platô, garfo HD e colar HD.
Se é para fazer (e custa o mesmo a MO para fazer direito ou fazer meia-boca), melhor fazer direito.
405213405214405215405216405217405218

Eduardo Tescarollo
10/04/2013, 15:28
Pessoal,

Acabei de ficar sem embreagem e preciso trocar. No forum tem muita informação e estou um pouco confuso, por favor, o que realmente recomendam para um troca sem estresse, ou seja, quais as peças e qual a melhor ?

90, 110 e 130 - realmente existe diferença entre estes modelos ?

Este garfo, é realmente necessário o reforço ? Isto faz com que a embreagem fique mais macia ?

Minha antiga embreagem era muito dura, muito mesmo. Seria este Garfo o problema ?

Obrigado,


Levi

Defender 110 - 2001

Levi,

- Sim existe diferença, o disco da 130 é mais reforçado, da 90 e 110 são iguais.

- Sim, sem reforço corre o risco de furar e ficar sem embreagem.

- Não, o garfo não deixa dura e sim tempo de uso.

Abs

scadufax
10/04/2013, 20:56
GLMedina,

beleza de kit .... o que me preocupa é o rolamento BRITPART ... toc toc !!!

t+

Luciano Valois
10/04/2013, 21:10
Eu, por via das dúvidas, optei por trocar tudo: Disco da 130, Platô, garfo HD e colar HD.
Se é para fazer (e custa o mesmo a MO para fazer direito ou fazer meia-boca), melhor fazer direito.
405213405214405215405216405217405218

Medina, nota dez o kit.
Quero pegar um desse para mim, me passa os part number das peças por favor, não estou conseguindo ver de todas pelas fotos.
valeu.

Essa 200 vai ficar show.

GLMedina
10/04/2013, 21:29
medina, nota dez o kit.
Quero pegar um desse para mim, me passa os part number das peças por favor, não estou conseguindo ver de todas pelas fotos.
Valeu.

Essa 200 vai ficar show.




ftc2957hd
ftc2957hd clutch operating lever h/d 5 speed (p)

1
£8.75
£8.75


ftc5200hd
ftc5200hd h/d clutch release brg all veh 1985> (p)

1
£40.50
£40.50


uqb000130g
uqb000130g clutch plate h/duty 2/300tdi def (o)

1
£49.78
£49.78


urb100760g
urb100760g clutch cover 2.5d/td/2-300tdi valeo (o)

1
£36.87
£36.87

GLMedina
10/04/2013, 21:30
ftc2957hd
ftc2957hd clutch operating lever h/d 5 speed (p)
1
£8.75
£8.75


ftc5200hd
ftc5200hd h/d clutch release brg all veh 1985> (p)
1
£40.50
£40.50


uqb000130g
uqb000130g clutch plate h/duty 2/300tdi def (o)
1
£49.78
£49.78


urb100760g
urb100760g clutch cover 2.5d/td/2-300tdi valeo (o)
1
£36.87
£36.87




Luciano, ajuda?
Abs.

GLMedina
10/04/2013, 21:31
GLMedina,

beleza de kit .... o que me preocupa é o rolamento BRITPART ... toc toc !!!

t+

Mas não tem outro rolamento HD, só normal. E esse papo de dizer que tudo da britpart é "shitparts" tb é exagero!
Achei a peça bem feita, com material e usinagem de qualidade.
Abs.

Felipepeixotogouvea
11/04/2013, 13:18
Felipe

Caso seu garfo esteja bom eu faria o reforço nele mesmo, procura a foto de um HD e verá que não passa de uma chapa soldada ao garfo normal. Pode fazer sem grilo!

Só recomendo utilizar uma solda TIG ou MIG para não destemperar o metal que fica 100%.

Fica pronto em alguns minutos e voce esquece disso!

O meu mecanico me surpreendeu ontem... Tinha comentado do garfo com ele mas não finalizei a conversa. Deixei o carro para trocar a embreagem e tentei ligar para ele segunda e terça mas ele não atendia, quando liguei para ele ontem ele me falou que tinha terminado de trocar a embreagem por volta da 9 horas da manhã, fiquei um pouco desesperado pelo fato de não ter mexido no garfo , mas perguntei e ele falou que o garfo estava um pouco gasto , mas por causa da nossa conversa ele olhou a internet e colocou a chapa de reforço, me surprendeu muito... Se alguem precissar de um mecanico bom...careiro. Mas muito bom é só pedir. Me surprendeu.Mecanico de santos.

lucar
11/04/2013, 13:41
"mas perguntei e ele falou que o garfo estava um pouco gasto , mas por causa da nossa conversa ele olhou a internet e colocou a chapa de reforço, me surprendeu muito...":euforico:

"Se alguem precissar de um mecanico bom...careiro." :pensativo:

Bacana do mecanico se adiantar e fazer o serviço no garfo.... ruim é ir lá sabendo que vai ser caro! Mas é isso ai!!!

Felipepeixotogouvea
11/04/2013, 15:15
Então ... Ele colocou uma embreagem que ele gosta de colocar na viatura ainda nao perguntei qual foi que deixa o jipe com embreagem de carro R$ 1250 e R$ 1000 de mão de obra então achei sim caro , mas como nesse caso o meu pai que vai pagar e ele escolheu o mecanico, não discuti muito. Mas por exemplo um dos rolamentos das correias do alternador e ar condicionado ele percebeu que estava ruim e não trocou só recuperou cobrou bem barato.

E pesquisando as peças achei que 700-900 reais britpart e 1000-1300 reais a embreagem original, achei que ainda esta dentro do orçamento se ficar realmente bom .
só a mão de obra que não sei se ficou dentro do "normal"

GLMedina
11/04/2013, 16:30
:esgrima:FACADA!!!!!
Foi bem carinho mesmo!:shock:
Se bobear, nego enfia a peixeira no bucho sem dó!
Tá certo que dá um trabalho do caramba, mas quando neguinho vê que é Land Rover, acha que "é mole; é lindo" e que é carro de milionário!:freaking:
Eu gastei R$ 1.100,00 com frete e imposto incluídos, no kit todo.

Felipepeixotogouvea
11/04/2013, 18:38
Foi carinho mas acredito que ele cobre esse valor de todos os carros lá mas achar e saber são coisas totalmente diferentes, quando cheguei lá um dos mecanicos ja veio falando nossa a sua é a 90 né, eu falei não é a 110 e ele logo replicou mas veio aqui uma maior que a sua que agente cuidou , ai eu ja falei para ele que deveria ter sido 130 , e o chefe falou que recebe bastante land lá . :p

Luciano Valois
12/04/2013, 08:44
Luciano, ajuda?
Abs.
Valeu Medina, ajudou demais.
abraço.

levidesouza
23/04/2013, 17:27
Pessoal,

Troquei todo o conjunto da embreagem, comprei na concessionaria.
Agora sim, ficou macia.
Por enquanto está tudo maravilha.
Valeu pelas dicas...

Levi

RMelo
20/05/2015, 07:44
Clemente. ..como anda o uso do garfo com o sistema de lubrificação que implementou?. Tem funcionado legal ao longo desses anos? Qual a frequência de Relub e com qual tipo de graxa?

tadeuelieser
20/05/2015, 12:29
Só pra constar, essa solda não é TIG, e sim eletrodo.


é, eu pensei nisso tb, olhando no detalhe dá para ver que é uma chapa fina que é soldada como reforço no garfo HD da paddock, o cordão de solda é pequeno e não precisa de muita amperagem, então pensei em fazer com eletrodo mesmo, vi sendo feito 7018 com calma.
389152.