Ver Versão Completa : Modo de segurança da ranger
sagatiba
09/01/2013, 10:11
Oi pessoal,
O que é esse modo de segurança da ranger? Como a ranger se comporta nesse modo?A minha ranger deve está com algum problema e desconfio que ela entra nesse modo de segurança.
Desnickadu
09/01/2013, 10:30
faça o reset da central e veja se muda alguma coisa.
Consumo elevado e perda de potencia são uns sintomas.
Ela geralemnte entra em modo de "segurança" quando houve um superaquecimento ou quando algum sensor importante para de funcionar.
Normalmente ela ascende a luz da injeção e corta giro por volta dos 2 mil giros. Alguns trollers que usam o mesmo motor da ranger resolveram esse problema trocando filtro de ar e de combustível, mas não sei se isso vai resolver seu problema. Talvez possa ser também algum bico travado, já que esse motor tem histórico de travar os bicos...
Modo de segurança é quando a central de processamento ECU do motor eletronico detecta qualquer anormalidade, que pode ser um impulso elétrico dado por um sensor ou componente, pode ocorrer que a quebra de um fio ou outros fatores acionem este recurso, ele limita a rotação e a injeção do motor afim de não ser forçado permitindo o uso até um, local seguro ou oficina.
Tem ocorrido em várias situações dele atuar por fatores que não sejam tão perigosos para o motor mas quando ele atua algo esta errado.o problema então esta em descobrir o que realmente esta errado.
a minha ranger é antiga e não tem esse modo, mas no meu C4 VTR, já entrei nesse modo por conta de combustível ruim, pelo menos no meu caso, passamos o scanner na concessionária onde o mesmo apontou o problema, depois zeramos os problemas e tudo voltou ao normal, não sei como funciona na ranger, mas acho que não custa dar uma passadinha e conversar com os mecânicos na css!
sagatiba
16/01/2013, 17:28
Resolvido o problema!!!!!!
Minha ranger não estava entrando em modo de segurança.O mecanico não lavou as peneiras direito então ela apresentava o sintoma de modo de segurança mas já está tudo blz:lol:
Sagatiba eu tirei a peneira de inox da bomba do tanque e tenho um filtro especial na linha de alimentação, esta peneira fica impregnada e a bomba força muito.
sagatiba
18/01/2013, 11:32
Papa,
Esse mecanico que limpou minha peneira foi lider de oficina na indiana,comentei com ele pra retirar a peneira e ele respondeu que sem essa "peneirinha" a bomba vai pro saco ligeiro.
Quem é seu mecanico em Salvador? sagatiba
sagatiba
21/01/2013, 10:18
Papa,
O mecânico que sempre faz manutenção na minha "jeguinha" e Paulo dias(Paulinho) da oficina Auto Dias, a oficina fica próximo ao barradão.
Pois é o meu meca também é ex-indiana é o Carlinhos da Qualicar perguntei só para saber se é o mesmo, mas a peneirinha para mim é melhor sem ele entope com a borra do nosso diesel e ai fica forçando a bomba que é de engrenagens e se passar alguma sujeira tritura e vai para a frente ai coloquei um outro filtro antes do original mpara esta eventualidade a bomba roda mais leve e tem a peneira de plático esta não tirei
sagatiba
23/01/2013, 09:25
Você tem quanto tempo com sua máquina? Antes de tirar a peneira, você retirou o tanque quantas vezes pra limpeza ou de quantos em quantos quilometros a fez? Já trocou essa bomba alguma Vez?
Já tinha tirado umas 2 vezes e sempre a peneira de inox tava impreganada, já troquei uma vez morri com R$ 1200,00 na concessionária, se precisar agora troco só o refil que é o mesmo da bomba de gasolina do gol ou golf se não me engano, tem tópico sobre isto aqui, a minha tenho desde 2009 ,á fiz mais de 150.000 tá com 280.000 agora .é bom limpar o tanque de 50.000 em 50.000.