Ver Versão Completa : platinado x ignição
klaus motta
07/09/2005, 22:34
Tenho um cj5/62 e estou na duvida sobre a substituição do platinado pela ignição pelo o que andei pesquisando o custo para isto ficaria em torno de 400,00 o investimento é válido o deixo o platinado mesmo?desde já obrigado a todos
Eu nao vejo a hora de trocar meu platinado por ignição eletronica, bem melhor...
mas pagando facu ta complicado, ainda bem q falta menos de um ano, ae o Patton vai começar a ganhar tudo q merece
Alguem poderia me explicar pra que serve a ignição eletronica? Como funciona e talz?
E o Platinado?
Obs: Sim, eu não entendo nada de mecânica... mas se não perguntar, nunca vou saber. :oops:
:concordo:
alexandrej
08/09/2005, 01:03
A e tem outra o consumo de combustivel melhora??
Alguem poderia me explicar pra que serve a ignição eletronica? Como funciona e talz?E o Platinado
http://www.geocities.com/rsukys/teoria.html
Abraços,
o consumo de combustivel melhora com injeção eletronica, com ignição eletronica acho que nao
mas quanto a troca, platinado vive dando problema, e nao pode molha
vale a pena por ignição eletronica sim
[]´s AINDA com platinado
Estou trocando o meu platinado por ignição.
Não sei ainda a diferença de um para o outro.
Só sei que o meuplatinado está zerado zerado, como estou na reforma troquei TUDO.... Mas me paareceu uma oportunidade de igniçao e eu acabei comprando....
Se alguém souber de alguém que queira fazer um rolo nele, pretendo fazer rolo em um par de estribos..... Foi mal desviar o tópico, só me mandar uma MP... OK?
Abraço!
obs.: to ancioso para testar a ignição.....hehe :dance: :dance: :dance:
Carlos ZN
10/09/2005, 16:53
Olá Amigos,
Desculpe ser sincero mas a muito tempo atras descobri que não existe mais platinado hoje fazem uma bosta e tem coragem de dizer que é platinado, trocaram o metal, não fazem mais com platina, pos isto que deixa na mão.
Uma dica é troque por ignição pode ser de desmanche pois o modulo não tem meia boca ou funciona ou não.
Dê preferencia para Borch.
Fernando César Ximenes
10/09/2005, 17:42
Olá amigos,
Lendo as mensagens acima, surgiu-me uma dúvida e gostaria de perguntar aos + experientes se um módulo de ignição é específico p/cada marca de motor ou se um módulo, por exemplo, utilizado num motor de 6 cilindros serve para todos os motores de 6 cil. desde que tenham a mesma ordem de ignição, a mesma coisa acontecendo com o motor de 4 cil.Grato.
Carlos ZN
10/09/2005, 18:04
Olá Fernando,
O modulo é que nem bobina, tem várias aplicações, você respondeu na segunda pergunta.
Maurício D'Arezzo
10/09/2005, 23:39
Olá Klaus,
No meu Jeep também queria colocar uma ignição para poder superar o problema de platinado sem nenhuma qualidade, como não achei uma com um preço razoável, e usada não confio muito, optei por um meio termo, fiz uma "ignição" como está descrito no link ( http://www.trilha4x4.com.br/dica33.htm ) como a função do platinado é apenas de servir de interruptor para gerar pulsos de eletricidade e o contato liga/desliga constante gera faíscas causando desgaste, então o circuito que é apresentado serve como um interruptor eletrônico, o platinado gera um pequeno pulso no circuito e esse se encarrega de passar a corrente maior, preservando assim o contato mecânico por muito tempo, e se um dia pifar é só mexer na chave e tudo volta ao sistema original, para mim está funcionando muito bem, já faz uns 8 meses que fiz, e se não me engano gastei uns R$ 20,00.
A única alteração que fiz foi na caixa que é montado o esquema, por coincidência, eu estava na época trocando um reator de uma luminária de lâmpada fluorescente e por sorte a caixa desse reator era de alumínio e bem feita, abri essa caixa removi tudo o que tinha dentro, e coloque o meu circuito, ficou perfeito, parece que é ignição industrializada, ninguém acredita que é Tabajara.
É lógico que ainda continuo vulnerável a mergulhos.
Um abraço.
Maurício.
Fernando,
Da sua pergunta só é possível fazer uma única afirmação com 100% de certeza: ordem de ignição não tem nada a ver com módulos de ignição. De resto, cada caso é um caso.
Existem sistemas de ignição onde o tempo de energização da bobina (Dwell Time) é feito no módulo, outros no distribuidor. Alguns módulos para motor 4 cil. podem ser usados até em motor 8 cil., já outros não atingem a frequência de chaveamento necessária sequer para motor 6 cil. Existem módulos que "aceitam" bobinas mais "parrudas", outros mal dão conta da bobina recomendada pelo próprio fabricante, e por aí a coisa vai.
Na dúvida, e para evitar dor de cabeça, o recomendável é sempre utilizar todos os componentes de um mesmo sistema.
Maurício,
Entre adaptar um distribuidor com a curva de avanço à vácuo e centrífuga onde nem o diabo sabe se é compatível com o motor (e via de regra não é), só para se livrar dos ajustes de platinado, mil vezes ficar com o amplificador de corrente que você montou, mantendo as curvas originais do distribuidor, mesmo porque a grande encrenca da água versus ignição não está no platinado e sim no circuito de alta tensão - tampa e rotor - e neste quesito seu distribuidor é tão susceptivel quanto qualquer outro que faça uso de sensor Hall ou impulsor. Se a água atingir o circuito de alta tensão interno ao distribuidor, baubau para todos.
Abraços,
Raphael Diniz
12/09/2005, 10:04
Olá Klaus,
No meu Jeep também queria colocar uma ignição para poder superar o problema de platinado sem nenhuma qualidade, como não achei uma com um preço razoável, e usada não confio muito, optei por um meio termo, fiz uma "ignição" como está descrito no link ( http://www.trilha4x4.com.br/dica33.htm ) como a função do platinado é apenas de servir de interruptor para gerar pulsos de eletricidade e o contato liga/desliga constante gera faíscas causando desgaste, então o circuito que é apresentado serve como um interruptor eletrônico, o platinado gera um pequeno pulso no circuito e esse se encarrega de passar a corrente maior, preservando assim o contato mecânico por muito tempo, e se um dia pifar é só mexer na chave e tudo volta ao sistema original, para mim está funcionando muito bem, já faz uns 8 meses que fiz, e se não me engano gastei uns R$ 20,00.
A única alteração que fiz foi na caixa que é montado o esquema, por coincidência, eu estava na época trocando um reator de uma luminária de lâmpada fluorescente e por sorte a caixa desse reator era de alumínio e bem feita, abri essa caixa removi tudo o que tinha dentro, e coloque o meu circuito, ficou perfeito, parece que é ignição industrializada, ninguém acredita que é Tabajara.
É lógico que ainda continuo vulnerável a mergulhos.
Um abraço.
Maurício.
Olá amigo Maurício,
Você mesmo fez a plaquinha ou mandou fazer? Também gostaria de fazer alguma coisa assim pro meu jeep pois não queria comprar uma ignição eletrônica que é muito cara.......sabe quem poderia fazer isso pra mim a partir do que está exposto naquele site?
Agradeço qualquer informação
Abraço,
klaus motta
12/09/2005, 17:47
Caro mauricio, obrigado pela dica vou testar, falou em gastar pouco é comigo.Porem não me sinto capaz de fazer a placa ,quando troco lampada já da merda.Sabe alguma loja ou alguem para fazer esta ignição? Desde já obrigado,abraços klaus
Fernando César Ximenes
12/09/2005, 21:48
Sukys,
Vejamos se entendi o que dissestes: o módulo elimina apenas o platinado ficando a distribuição da faísca a cargo do rotor do distribuidor, ñ é isso? Daí ñ importando se é motor de 4,6,8 ou + cilindros.
Eu pensei que instalando o módulo o distribuidor era eliminado totalmente, ficando suas funções exercidas pelo módulo, eletrônicamente.[]'s
Exatamente, Fernando, o numero de cilindros é determinado pela "parte alta" do distribuidor (tampa e rotor) ficando para a "parte baixa" o controle de sincronismo (platinado ou qualquer outro tipo de sensor) e o controle de avanço (centrífugo e à vácuo).
Quanto ao módulo substituir o distribuidor, isso só é possível se o módulo for de ignição estática, onde todas as funções do distribuidor passam a ser feitas pela eletrônica.
Abraços,
fica uma beleza, mas vc nao precisa gastar isso tudo nao, vc pode comprar o sistema de igição do opala (4 ou 6 cil conf. seu caso) ou do motor ap ou cht (caso for 4 cil), ak em minha cidade sai por 180,00 inclusivel c/ o chicotinho. vc tira o distribuidor a platinado, desmonta o distribuidor eletronico e pede p/ qualquer torneiro tornear a base do distribuidor eletronico deixando igual ao do platinado e almentar a aste conforme a do jeep (no meu, contei um pedaço da aste antiga e soldei na aste do distribuidor eletronico) deixando do mesmo tamanho do original, travar os contrapesos do centrifugo. deixe o avanço desligado. (rotaçào do jeep e sentido inverso) e boas trilhas. ja fiz esse serviço no meu jeep, e de dois amigos, ficou uma beleza.
No meu CJ tem o sistema de ignição do opala (já comprei assim) e de alguma forma o avanço foi "invertido", pois funciona (avança conforme aumento da rotação, conferindo c/ strobo). O motor funcionaria bem com o avanço desligado?
Opinião minha....desativar o avanço centrifugo e desconectar o avanço a vácuo me parece uma atrocidade :twisted: Para uma arrancada mais ligeira o motor vai falhar ! Melhor encontrar alguem que saiba inverter os avanços e fazer direito !
TAMBEM QUERO SABER, DESCULPE A MINHA IGNORANCIA, MAS ACHO QUE NAO DÁ, VISTO QUE O SENTIDO DE ROTAÇÀO É CONTRARIO, E OS PESOS DO CENTRIFUGO DO AVANÇO NAO FUNCIONAM (ELES IRIAM ATRAZAR O MOTOR AO INVES DE ADIANTA-LO)... DE QUALQUER FORMA, QUANDO DESMONTEI O DISTRIBUIDOR DO MEU HURRICAM 4CIL 1954 "ORIGINAL", ELE NAO TINHA NEM AVANÇO NEM CENTRIFUGO..... EU O REGULEI O MAIS ADIANTADO POSSÍVEL.... :mrgreen:
davidson_iahnn
28/12/2005, 18:37
Caros amigo jipeiros ... :pensativo:
[Distribuiçao Eletronica] :> Tenho em minha viatura uma adaptaçao q tbm é a mesma q estao vendendo por ai ... tinha um distribuidor velhor q ja nem funcionava (na viatura estava outra distribuiçao mas Bosch) estava sobrando ai vieram e me falaram a respeito de "Igniçao" eletronica , entao [" bla bla bla "] , ai fui a um ferro velho ou desmanche como quiserem , comprei o modulo e o distribuidor de um opala 6cilindros , veio o distribuidor completo com tampa e tudo dentro + o modulo de ignicao , do conjunto do opala 6cilindros , ai fui à um torneiro experiente e nao amador , ele fez a junçao do eixo do distribuidor wapsa q era o velho q ja nao servia pra nada ! e juntou com o corpo do distribuidor do opala 6cil. no final das contas saiu tudo por R$ 300,00 (+-) . :D
Utilizo ja a 1 ano e nunca deu problema ate hj ! hehehe ! , em relaçao ao consumo de combustivel um exemplo [fazia 5km/lt , passou para 6km/lt] nao é muito a diferença mas ja ajuda , isso é na cidade na estrada nao sei !
:D
é muito bom pra trilha se molhar da umas engasgadas e depois ja sara ! mas é bom usar uma sacolinha pra prevenir ! ok ! :concordo:
Espero ter ajudado ! :concordo:
davidson iahnn
bom dia, e como vc fez com o avanço da mesa e do vacuo?
o meu também ficou muito bom, mas acho que poderia ficar ainda melhor é que eu isolei tudo o avanço da mesa e do vacuo, afim de nao atrazar o motor ao inves de adiantalo. apesar que meu motor é um hurricam 4 cil.
grande abraço
Fred Almeida
29/12/2005, 10:31
PessoALL,
Tenho um CJ5 ano 1972 com platinado e motor BF.
Faço trilhas pesadas e viagens longas, inclusive Bocaina.
Podem acreditar, ele consome na estrada algo em torno de 8 Km/l. Em trilha o negócio já fica em torno de 4 Km/l.
Para quem tem platinado, recomendo que troque-o 2 vezes por ano mesmo que ele não tenha apresentado nenhum problema, assim terá sempre um platinado em boas condições de uso.
Tenho muita vontade de colocar ignição no meu CJ, porém o meus platinados nunca me deixaram na mão.
Abraços
Fred
:D Pessoal, eu fiz o seguinte ... :idea: mandei dar um banho fininho de ouro nos contatos do platinado e depois nunca tive problemas :D
:D Espero ter ajudado :concordo:
Quem nunca teve problema maiores com platinado e não quer gastar, tranquilamente vai continuar usando esse tipo de distribuidor...
Meu caso por exemplo. Antes no BF161 e agora no 4cil Opala.
Gosto de verificar sempre as condições de velas, cabos, platinado e tudo que eu possa fazer, sem precisar levar em mecânico. Regulagens do carburador e distribuidor...
Ando com o jeep todos os dias..... assim, desisti de colocá-lo em trilhas.
(mesmo porque estou só com o jeep; não posso arriscar)