Ver Versão Completa : Dilema no alagamento
renato vieira
07/01/2013, 22:23
Pessoal,
Gostaria de saber opinioes pessoais frente ao seguinte dilema:
Ha poucos minutos, aqui em Porto Alegre, enfrentei forte alagamento na regiao do Aeroporto, avenida Sertório.
Apenas caminhões, onibus e algumas camionetes conseguiam passar. O engarrafamento estava muito complicado. Não havia chance de retorno.
Andei cerca de 3km com agua variando de rasa a meia roda.
Entretanto, tive que tomar uma decisão ao me aproximar de casa e entrar numa rua que sabia que a água poderia chegar ao capô. Não mais que isso. Não tenho snorkel e o escapamento já estava submerso.
Mantive o giro e entrei na referida rua. Ao converter, avistei um Ford Fusion com água pelos vidros, parado e um homem a uns 5m com uma criança no colo.
O dilema está posto. O que fazer numa situação dessas?
Marcelo-HPE
07/01/2013, 22:49
È uma situação complexa , mas eu tentaria me aproximar bem devagar em 1° marcha a 2000 rpm , para não criar onda na frente do carro , e olharia para os muros das casas para ter uma noção do nível da água e procuraria a parte da rua em que água estivesse mais baixa no caminho até o homem , chegaria a uns 2 metros dele e ,abriria as portas para que o homem entrasse com a criança
Se estiver muito fundo aí só parando o carro mais distante , pode parar com a água cobrindo o escapamento que mesmo em marcha lenta a água não entra no cano de descarga , e com uma corda para jogar para o aflito , não é bom engatar a tração que se precisar manobrar a tração vai prejudicar nesse hora exceto os veículos com diferêncial central .
a ação depende do cenário ;
abs.
MFREITAG
07/01/2013, 23:08
Concordo com a orientação feita pelo Marcelo. Se sua preocupação era a entrada de água no escapamento ao parar para ajudar, não tem problema com o motor funcionando mesmo em marcha lenta (conforme comentário do Marcelo acima). Atenção somente na altura da água, se você não tem snorkel um nível acima da altura do parachoque já é perigoso o motor sugar água......ai o prejuízo pode ser grande.
Escape:
absolutamente nenhum problema! Mesmo com o motor desligado, se entrar água e esta chegar até o cabeçote (complicado pois não tem por onde sair), ao dar partida ela vai sair como se fosse gás de escape.
Admissão:
Aí sim é sério, pois o motor tentará comprimir; calço na certa, mas antes o motor engasgará pela comatação do filtro de ar (como tentar respirar por pano molhado, quase impossível).
Problema:
Ao encarar um alagado com mais de 70cm sem snorkel, a onda em frente ao carro, onda resultante de uma velocidade elevada no início e moderada durante a travessia, é o que manterá o a área do filtro de ar garantida.
Ao reduzir ou parar o carro, você corre risco de aspirar água.
Situação complicadíssima! Famosa sinuca de bico.
Na natureza valeria o salve-se quem puder... Mas entre humanos a coisa é bem diferente.
Abs
Clemente
renato vieira
09/01/2013, 14:14
Marcelo, Markus e Clemente
Obrigado pelas colocações. Quase todas batem com o que se passou.
O nível do escapamento era apenas uma referencia de profundidade.
Tudo se passou muito rápido, com reações instintivas, face a surpresa de encontrar pela frente um carro de passeio naquela situação.
Se houvesse tempo para raciocinio, teria engatado a reduzida para favorecer o avanço contra a parede de água que se formou.
Enfim, tudo que pude fazer foi criar a onda na frente defendendo a aspiração e avançar.
Abri o vidro e gritei que não poderia parar e que retornaria para ajudar. Se paro, somos DOIS naufragos.
Infelizmente, a onda criada na dianteira gerou uma reação furiosa no naufrago que me não escutou, ou não quis escutar minhas palavras. Despachou uma série de impropérios que coraram minha avó na cova.
Mesmo assim, 100m adiante, parei quando achei seguro. Sai da vtr e voltei para traz apenas para ouvir "seu f.d.p. volta aqui que vou te matar".
Assim, decidi seguir em frente, esquecer atos humanitários e, pensar na auto-preservação.
Abraços a todos
... onda criada na dianteira gerou uma reação furiosa no naufrago que me não escutou, ou não quis escutar minhas palavras. Despachou uma série de impropérios que coraram minha avó na cova.
Mesmo assim, 100m adiante, parei quando achei seguro. Sai da vtr e voltei para traz apenas para ouvir "seu f.d.p. volta aqui que vou te matar".
No mínimo ele achou que você queria dar um de valente pra tirar satisfação pelo o que ele tinha lhe dito e só por esse motivo você parou o carro.
É uma pena que isso tenha acontecido, mas foi bacana sua atitude em querer ter ajudado. :curtir:
GLMedina
09/01/2013, 20:55
No mínimo ele achou que você queria dar um de valente pra tirar satisfação pelo o que ele tinha lhe dito e só por esse motivo você parou o carro.
É uma pena que isso tenha acontecido, mas foi bacana sua atitude em querer ter ajudado. :curtir:
Por isso que tem horas que é melhor seguir os instintos da natureza!!! Salve-se quem puder!!! Mas valeu a intenção!
BrunoBrs
09/01/2013, 23:28
Olá Galera,
Aproveitando o tópico, como devo proceder para cruzar uma enchente??? Vou de reduzida em primeira ou segunda......ou vou de primeira normal???.
Tenho uma Defender 90 2002 e já fiquei alagado uma vez!!!! Mas tbm peguei 1,8m de água!!,!rs
abraco
GLMedina
10/01/2013, 13:08
Olá Galera,
Aproveitando o tópico, como devo proceder para cruzar uma enchente??? Vou de reduzida em primeira ou segunda......ou vou de primeira normal???.
Tenho uma Defender 90 2002 e já fiquei alagado uma vez!!!! Mas tbm peguei 1,8m de água!!,!rs
abraco
Bom, aí vc não precisa de um Defender, mas de um submarino!!!:mrgreen::screwy:
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