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Ver Versão Completa : minha hilux estragou , ela deo oleo na turbina e no intercooler,



Rafael rates
07/01/2013, 21:49
boa noite galera!!!! estou muito preocupado porque a minha hilux 3.0 2009 , mes passado ela do nada parou comigo, ai o mecanico abriu o intercooler e viu que tinha um poko d ole que a turbina jogou para o motor e para o intercooler. dai a caminhonete funcionou e no começo ela saiu bastante fumaça que tinha ido p o motor. depois ela parou de sair fumaça e o mecanico verificou tudo e nao consseguiu encontrar o erro. daii eu levei num cara especializado em turbina e ele falou que estava tudo ok tmbm.
só que ontem ela deu o mesmo problema comigo e foi pior o motor começou a disparar mas eu conssegui apagar ela na chave.
o mecanico abriu e estava cheio d oleo q a turbina jogou d novo. daii chamei otro especialista em turbinas e ele desmontou ela e fez os teste e num deu nada.
o meu mecanico falou q pod ser o intercooler furado.
eu sempre dei as manuntençoes especificas, oque pod ser m ajudem

jorge.duarte
07/01/2013, 23:24
boa noite galera!!!! estou muito preocupado porque a minha hilux 3.0 2009 , mes passado ela do nada parou comigo, ai o mecanico abriu o intercooler e viu que tinha um poko d ole que a turbina jogou para o motor e para o intercooler. dai a caminhonete funcionou e no começo ela saiu bastante fumaça que tinha ido p o motor. depois ela parou de sair fumaça e o mecanico verificou tudo e nao consseguiu encontrar o erro. daii eu levei num cara especializado em turbina e ele falou que estava tudo ok tmbm.
só que ontem ela deu o mesmo problema comigo e foi pior o motor começou a disparar mas eu conssegui apagar ela na chave.
o mecanico abriu e estava cheio d oleo q a turbina jogou d novo. daii chamei otro especialista em turbinas e ele desmontou ela e fez os teste e num deu nada.
o meu mecanico falou q pod ser o intercooler furado.
eu sempre dei as manuntençoes especificas, oque pod ser m ajudem

Rafael,
Se tem óleo, na parte fria da turbina, consequentemente no intercooler...na minha opinião é a turbina! Intercooler furado, não cria óleo, no máximo, iria perder pressão de turbo. Quando você diz, desmontou a turbina, ele tirou do lugar, desmontou eixo, rotor, verificou bucha, empeno de eixo, etc??? Ou simplesmente desmontou as mangueiras e verificou? Na minha opinião é a turbina...e sugiro, resolver logo, pois se quebrar a turbina, e soltar palheta, o estrago é maior!!

Abs

Rafael rates
08/01/2013, 12:56
oi amigo obrigado por responder, realment foi desmontado tudo da turbina e levada para descarbonizar, ela ta tudo ok, tambem levei o intercooler mas nao ta furado foi feito todos os testes. o oleo foi ate para a descarga.
o rapaz que meche com turbina me falo que o meu motor foi p saco. mas naum tem condiçao o meu carro tem 120mil rodado e as revisoes tudo ok.
oq pod ser ?

jorge.duarte
08/01/2013, 16:03
Não acho que teu motor foi pro saco!! Você uma passagem de óleo, para a admissão, por isso ela dispara e solta a fumaceira branca, pois o que é queimado não é o Diesel e sim óleo do motor!! Eu não conheço esse motor, mas veja se o óleo vem pelo respiro e posta o resultado!

abs

Rafael rates
09/01/2013, 17:47
Boa tard amigao, ontem e hj fizemos varios testes, e o mecanico descobriu que era o bico. Ele travou aberto, jogando o oleo d motor p carter e o resto das peças. ele coloco um novo e ela pego normalzinha e filé!!!
obrigado pela atençao irmao abs

guilhermeabreu
09/01/2013, 23:35
Boa tard amigao, ontem e hj fizemos varios testes, e o mecanico descobriu que era o bico. Ele travou aberto, jogando o oleo d motor p carter e o resto das peças. ele coloco um novo e ela pego normalzinha e filé!!!
obrigado pela atençao irmao abs

RAFAEL RATES

Se solucionou tudo bem , MAS DISCORDO PLENAMENTE COM ESTE DIAGNÓSTICO .

Estou com o JORGE.DUARTE , perdí um motor pq PASSOU ÓLEO PELO EIXO DA TURBINA , ELA DISPAROU E O MOTOR TEVE GIRO ALTO SUPERAQUECEU E BATÍ O MOTOR .

Pra mim a sua turbina esta ruim , APESAR DE O SEU CARRO TER APENAS 120.000KM E SER UM CARRO 2009 .

Isto que foi falado do BICO TER TRAVADO ABERTO , ele vai jogar óleo díesel para a camara de combustão e não ÓLEO LUBRIFICANTE , os bicos não tem contato com o ÓLEO LUBRIFICANTE , se ele resolveu NÃO QUIS FALAR O QUE FEZ .

MAS SÓ UM ALERTA SE ACONTECER DE NOVO DE O CARRO DISPARAR O ACELERADOR SEM VC ESTAR PISANDO NELE , " É SINAL DE TURBINA DISPARADA " AÍ VC TEM QUE FREAR O CARRO ENGREANDO ATÉ ELE PARAR , PQ ELE NÃO DESLIGA VC DESLIGANDO NA CHAVE E VC MATA O MOTOR FREANDO ELE ENGRENADO E LEVA PRO MECANICO PARA " TROCAR A TURBINA POR OUTRA NOVA " NÃO RECONDICIONE A TURBINA , pois por isto que pperdí meu motor .

sandro_ventania
10/01/2013, 11:46
Boa tard amigao, ontem e hj fizemos varios testes, e o mecanico descobriu que era o bico. Ele travou aberto, jogando o oleo d motor p carter e o resto das peças. ele coloco um novo e ela pego normalzinha e filé!!!
obrigado pela atençao irmao abs

O bico não tem acesso ao óleo de motor.
O bico travado mesmo aberto não tem como sujar o cooler com óleo, nem mesmo com óleo diesel, pois mesmo afogado de óleo ele jogaria pela descarga o excesso.
Toma cuidado...voce pode perder seu motor!

Erick Quedevez
12/06/2013, 14:26
Boa tard amigao, ontem e hj fizemos varios testes, e o mecanico descobriu que era o bico. Ele travou aberto, jogando o oleo d motor p carter e o resto das peças. ele coloco um novo e ela pego normalzinha e filé!!!
obrigado pela atençao irmao abs

Rafael,
Estou com problema semelhante na minha Hilux [SRV 3.0 07/07]. Hoje ela disparou o motor, saiu fumaça demais, mas consegui desligar na chave.

Detalhe: semana passada troquei a bomba de alta, coloquei uma usada. Fiz isso porque o carro estava acendendo a luz de injeção e limitando o giro quanto eu forçava o motor acima de 3.000/3500RPM. O diagnóstico foi a bomba com baixa pressão.

O mecânico disse que o problema de hoje também é a bomba injetora que colocamos. Que acham?

guilhermeabreu
12/06/2013, 22:55
Rafael,
Estou com problema semelhante na minha Hilux [SRV 3.0 07/07]. Hoje ela disparou o motor, saiu fumaça demais, mas consegui desligar na chave.

Detalhe: semana passada troquei a bomba de alta, coloquei uma usada. Fiz isso porque o carro estava acendendo a luz de injeção e limitando o giro quanto eu forçava o motor acima de 3.000/3500RPM. O diagnóstico foi a bomba com baixa pressão.

O mecânico disse que o problema de hoje também é a bomba injetora que colocamos. Que acham?


ERICK

Cuidado qdo DISPARA O MOTOR , perdi o motor da minha SW4 93 por este motivo ,ou seja PASSOU ÓLEO PELO EIXO DA TURBINA E DESLIGUEI O CARRO E ELE CONTINUROU DISPARADO , ARRANQUEI A MANGUEIRA DE ALIMENTAÇÃO DE DÍESEL E ELE CONTIUNOU DISPARADO ATÉ BATER O MOTOR , isto ocorre pq o óleo lubrificante que passa pela turbina é tão grande que funciona como combustível , daí o motor só para qdo acaba o óleo do carter , QDO ISTO ACONTECER , DE DISPARAR O MOTOR SEM VC ESTAR ACELERANDO A PRIMEIRA COISA A FAZER É FREAR O CARRO NA MARCHA QUE ESTIVER E " MATAR O MOTOR NO TRANCO " , assim vc não vai perder o motor , vcs tiveram sorte por terem desligado o carro e ele ter parado de funcionar , isto SÓ OCORREU pq não passou muito óleo lubrificante pela turbina MAS O DIA QUE PASSAR BASTANTE , ELE NÃO VAI PARAR DE FUNCIONAR QDO VC DESLIGAR NA CHAVE .


Qto ao acender a LUZ DE INJEÇÃO qdo vc força o carro e limitava o giro , aconteceu na viagem que fiz com meu irmão qdo fomos pescar na Argentina e lá na cidade de POSADAS - ARG , eles identificaram que era o SENSOR DA TURBINA que fica no coletor de admissão , eles limparam e ficou bom , pagou R$200,00 . Mas este problema de acender a LUZ DE INJEÇÃO , ACHO que pode ser causado por outros sensores tb , é muita eletrônica neste motor .

fgibin
13/06/2013, 20:00
Boa noite Senhores!

Os motores Diesel apagam em ausência de combustível ou de ar ou sob esforço maximo. Os antigos camiões para apagar o motor usavam o freio motor.
Os Diesel modernos usam uma válvula (com acionamento elétrico ou pneumático) ligada á chave do painel, que fecha o ar ou o combustível da bomba de injeção.
Nos casos relatados pelos foristas, o óleo motor virou combustivel, mesmo em ausência de Diesel e, não sendo controlado em quantidade levou o motor a disparar fora de controle da bomba e de qualquer limitador.
Para evitar esta eventualidade, é comum nos motores Diesel, ter um sistema que elimine a outra fonte da combustão: o ar.
Nos motores 1KZT e 1KZTE o sistema é uma alavanca acoplada com a mesma válvula pneumática acionada pela chave.
Acionando esta alavanca corta-se o fluxo de ar parando o motor mesmo nas condições acima.
A seguir as fotos que tirei da alavanca fechada manualmente e na posição aberta (motor funcionando).
Experimente aciona-la com o motor funcionando e o mesmo parará de vez.
Nota: a alavanca fica na posição fechada somente no momento da parada do motor, ficando aberta com o motor parado para permitir a partida seguinte.
Na sequencia a válvula aberta e a válvula fechada para parar o motor na emergência.
416684416683

dpab
13/06/2013, 21:43
Fabrizio,
Infelizmente as figuras anexas não estão abrindo, acusam link inválido.
Tenho interesse em ver a alavanca, se possível corrija os links ou envie para meu email.
Um abração, Delfim

fgibin
13/06/2013, 22:06
Fabrizio,
Infelizmente as figuras anexas não estão abrindo, acusam link inválido.
Tenho interesse em ver a alavanca, se possível corrija os links ou envie para meu email.
Um abração, Delfim

Provavelmente foram pesadas demais.
Aqui vão em versão reduzida.
Aberta (estado normal com motor parado ou em funcionamento)

416701

Fechada manualmente para parar o motor

416702

Espero ter sido útil
Grande abraço
Fabrizio

dorderf
13/06/2013, 22:33
Fabrizio, não abriu... Muito interessado em ver essas fotos.

fgibin
13/06/2013, 22:44
Fabrizio, não abriu... Muito interessado em ver essas fotos.

Dorderf,

Postei novamente.

Glaicon
14/06/2013, 07:02
Dorderf,

Postei novamente.
É no dedão mesmo?
Muito útil essa informação, pois nunca se sabe o dia de amanhã; ou hoje à tarde!:mrgreen:

dorderf
14/06/2013, 07:26
Dorderf,

Postei novamente.

Fabrízio, a peça que a gente movimenta é a que tu tás com o dedão apontado?

Vou testar...

Clandio
14/06/2013, 09:22
Dorderf,

Postei novamente.

O meu motor é o 1KZ-TE e eu não achei isso aí. Será que tem nesse motor?

Glaicon
15/06/2013, 07:22
Dorderf,

Postei novamente.
Funciona!:mrgreen:
Testei ontem. O carro apaga e as luzes do painel ficam acessas. Bati a chave em seguida e pegou normal.
Pensei que fosse dar alguma engasgada pela falta de ar, alterando a mistura, mas que nada. Tudo certo!:concordo:

fgibin
16/06/2013, 06:19
@Dorderf,
Desculpe mas não entrei no fórum nestes dias.
É no dedão mesmo.


@Glaicon.
Feliz de ter sido útil.

@Clandio.
Sinto muito, não vi todos os motores 1KZT-E, pode ser que nem todos tenham este recurso.
Como regra geral, deveria ter um sistema similar no duto de admissão que permita esta manobra de emergência.

Grande abraço a todos
Fabrizio

guilhermeabreu
16/06/2013, 19:59
Acredito que este dispositivo só tem nos motores 1KZT , pois na minha SW4 2002 com motor 1KZT-E não tem este dispositivo , alí tem um bojo com sensores , pode ser que em caso de disparar a turbina neste meu carro e em vc desligar a chave de ignição este BOJO faça o serviço de fechar o ar que na sua vc faz mecânicamente com o dedão .

Pois seria inacreditável a TOYOTA em um carro de determinado ano ter um dispositivo tão importante deste e nos anos seguintes retirar um dispositivo de segurança de tamanha importancia como este .

dorderf
16/06/2013, 20:09
Procedimento feito e deu super certo! Agora que não me arrependo mesmo de ter feito a turbina!

fgibin
16/06/2013, 23:32
Acredito que este dispositivo só tem nos motores 1KZT , pois na minha SW4 2002 com motor 1KZT-E não tem este dispositivo , alí tem um bojo com sensores , pode ser que em caso de disparar a turbina neste meu carro e em vc desligar a chave de ignição este BOJO faça o serviço de fechar o ar que na sua vc faz mecânicamente com o dedão .

Pois seria inacreditável a TOYOTA em um carro de determinado ano ter um dispositivo tão importante deste e nos anos seguintes retirar um dispositivo de segurança de tamanha importancia como este .

Olá Guilherme,
é possível que a sua bomba de injeção com gerenciamento eletrônico tenha um dispositivo que corte o diesel, mas no caso dos foristas acima, sem poder cortar a alimentação de ar não teria como parar o motor.
Mas, repito, não conheço bem o seu motor, então não posso me pronunciar.
Em caso de emergência com o motor disparado é sempre possível abrir a caixa do filtro, tirar o elemento filtrante e tampar com a mão a entrada de ar que vai para o turbocompressor. O motor morre logo.
Grande abraço
Fabrizio

guilhermeabreu
16/06/2013, 23:58
Olá Guilherme,
é possível que a sua bomba de injeção com gerenciamento eletrônico tenha um dispositivo que corte o diesel, mas no caso dos foristas acima, sem poder cortar a alimentação de ar não teria como parar o motor.
Mas, repito, não conheço bem o seu motor, então não posso me pronunciar.
Em caso de emergência com o motor disparado é sempre possível abrir a caixa do filtro, tirar o elemento filtrante e tampar com a mão a entrada de ar que vai para o turbocompressor. O motor morre logo.
Grande abraço
Fabrizio

Tb concordo , qdo perdí o meu motor pq não lembrei de como fazer , só depois da casa arrombada que fui aprender como matar um motor disparado , mas ainda acho mais fácil FREAR O CARRO COM A MARCHA QUE TIVER MATANDO O MOTOR , É MAIS FÁCIL E MAIS RÁPIDO , pq passei por isto , e até vc parar o carro em ponto morto o giro vai lá pra 7.000rpm , e até vc com o motor a 7.000 rpm na sua orelha e ter a tranquilidade de retitrar o filtro e abafar com a mão o motor já foi pro saco , logo : QDO ISTO OCORRER FREIA O CARRO E MATA O MOTOR , pq ele mesmo estando acelerado commarcha engatada o giro não a 7.000rpm por causa do peso do motor e em ponto morto eu ví a tragédia acontecer comigo e espero que não aconteça com ninguem daqui do forum .

Então por experiência própria , ACHO MAIS RÁPIDO E SEGURO QDO O MOTOR DISPARAR , " FREAR O CARRO ENGRENADO NA MARCHA QUE TIVER ATÉ ELE PARAR MANTANDO O MOTOR " , vc vai levar aí uns 30 segundos para fazer esta manobra .

fgibin
17/06/2013, 00:35
Caro Guilherme,

Emergência é emergência e se faz a primeira coisa que passa pela cabeça e que pode resolver o problema.
Com certeza, parar o motor fazendo morrer o carro no freio, se bem executado pode ser rápido e eficaz.
Outra coisa é um sistema pensado, dedicado e montado propositalmente para apagar um motor e que pode ser útil mesmo em outras circunstancias, além da situação de emergência (na qual é sem duvida extremamente útil).
Por exemplo, fazendo controle o manutenção e querendo parar o motor sem ter que dar a meia volta do carro etc.

Grande abraço

Fabrizio

HERICK
17/06/2013, 06:06
Grande Fabrízio! Infelizmente os arquivos ainda não estão carregando, estão dando inválidos, um forte abraço.

fgibin
17/06/2013, 09:05
Bom dia Herick,

Na minha ultima postagem (a terceira uff) os arquivos são visíveis diretamente no post.
Parece que o forum tenha problema com algum tipo de anexos...perde as referencias...
Se mesmo assim não conseguir, me fale que vou te passar via MP.

Grande abraço
Fabrizio

guilhermeabreu
17/06/2013, 13:52
Caro Guilherme,

Emergência é emergência e se faz a primeira coisa que passa pela cabeça e que pode resolver o problema.
Com certeza, parar o motor fazendo morrer o carro no freio, se bem executado pode ser rápido e eficaz.
Outra coisa é um sistema pensado, dedicado e montado propositalmente para apagar um motor e que pode ser útil mesmo em outras circunstancias, além da situação de emergência (na qual é sem duvida extremamente útil).
Por exemplo, fazendo controle o manutenção e querendo parar o motor sem ter que dar a meia volta do carro etc.

Grande abraço

Fabrizio



FABRIZIO

Com certeza tem aplicação em outras situações como a que vc citou , é importante ter esta opção sim , concordo plenamente .

Abraço

Genaro
17/06/2013, 16:16
Saudações toyotense aos participantes do fórum, após longo tempo de pesquisa sobre qual veículo 4x4 comprar, adquiri uma sw4 97 . Peguei este veículo direto da oficina que retificou o motor na parte de cima e de baixo ( custo 8.500,00 com 364000 km ) motivo pelo qual o antigo dono arrepiou com custo de manutenção... em fim .. atualmente minha sw4 está passando óleo do carter para admissão ( turbina ). Problema = Sem mais nem menos deu para apagar - algo esta acontecendo que faz ela cortar combustivel - e o curioso é que ela só pega após desconectar a mangueira do vacuo que liga a tração... Após ler vareas postagens úteis em casos diferentes e variados, venho por meio deste PEDIR AJUDA aos senhores conhecedores de hilux ... Será que existe um sistema de defesa no motor 1kzt 3.0 que corte o ar ou combustivel para que ele não dispare com o óleo que a turbina manda para admissão ??? Sera que é bomba? mas o que a bomba tem a ver com sistema de vacuo ???

jorge.duarte
17/06/2013, 17:23
Saudações toyotense aos participantes do fórum, após longo tempo de pesquisa sobre qual veículo 4x4 comprar, adquiri uma sw4 97 . Peguei este veículo direto da oficina que retificou o motor na parte de cima e de baixo ( custo 8.500,00 com 364000 km ) motivo pelo qual o antigo dono arrepiou com custo de manutenção... em fim .. atualmente minha sw4 está passando óleo do carter para admissão ( turbina ). Problema = Sem mais nem menos deu para apagar - algo esta acontecendo que faz ela cortar combustivel - e o curioso é que ela só pega após desconectar a mangueira do vacuo que liga a tração... Após ler vareas postagens úteis em casos diferentes e variados, venho por meio deste PEDIR AJUDA aos senhores conhecedores de hilux ... Será que existe um sistema de defesa no motor 1kzt 3.0 que corte o ar ou combustivel para que ele não dispare com o óleo que a turbina manda para admissão ??? Sera que é bomba? mas o que a bomba tem a ver com sistema de vacuo ???
Conforme os amigos comentaram, existe um "borboleta" (muito parecido com carburador) ligada por eixo a uma "empadinha" do lado de fora, a "borboleta" fica dentro da entra da admissão. Dentro da empadinha existe um diafragma que se se movimenta com o vácuo e aciona a borboleta. Na linha de vácuo temos um solenoide, quando desligamos a chave o solenoide corta o vácuo e assim fecha a "borboleta", com o motor em funcionamento é o contrário. A minha pickup 2002, motor 5L já tinha esse sistema.

Abs

HERICK
18/06/2013, 07:14
Dorderf,

Postei novamente.
Ok! Fabrizio foi visualizado e salvado meu amigo, um forte abraço pra ti.

Genaro
18/06/2013, 08:30
Conforme os amigos comentaram, existe um "borboleta" (muito parecido com carburador) ligada por eixo a uma "empadinha" do lado de fora, a "borboleta" fica dentro da entra da admissão. Dentro da empadinha existe um diafragma que se se movimenta com o vácuo e aciona a borboleta. Na linha de vácuo temos um solenoide, quando desligamos a chave o solenoide corta o vácuo e assim fecha a "borboleta", com o motor em funcionamento é o contrário. A minha pickup 2002, motor 5L já tinha esse sistema.

Abs

Obrigado pela luz sr. jorge.duarte , vou testar hoje o solenoide e amanhã leva-la na toyosul em porto alegre. Pelo que entendi, seguindo sua linha de raciocinio o que pode estar pifado é o solenóide ou a peça do vacuo. Depois de solucionado postarei resultado . Abraço.

Genaro
29/08/2013, 14:12
Segue solução, recondicionamento da turbina original na SOS turbos em POA-RS, 2100,00 reais 6 meses de garantia. Acabou o problema de óleo lubrificante na admissão e a sw4 voltou a fazer 12 km/l .

dorderf
29/08/2013, 15:16
Segue solução, recondicionamento da turbina original na SOS turbos em POA-RS, 2100,00 reais 6 meses de garantia. Acabou o problema de óleo lubrificante na admissão e a sw4 voltou a fazer 12 km/l .

Melhor que gastar R$ 7.500,00 numa nova!

jorge.duarte
29/08/2013, 22:25
Segue solução, recondicionamento da turbina original na SOS turbos em POA-RS, 2100,00 reais 6 meses de garantia. Acabou o problema de óleo lubrificante na admissão e a sw4 voltou a fazer 12 km/l .
Amigo Genaro!
Essas turbinas do motor 1KZT não ficam boas recondicionadas, pois não exite reparo para ela...pelo menos aqui no Brasil...aconteceu o mesmo com o amigo Guilherme aqui do fórum, a dele estragou e por mais que alertamos, ele preferiu recondicionar...aconteceu o pior...a turbina quebrou e deu passagem de oleo para o motor que disparou o giro e foi se embora junto!!! é sério, junte uma grana ou compre um kit paralelo mas não recondicione a sua!! Daqui a pouco o amigo Ghilherme vai entra aqui e vai dar seu depoimento!

Abs

dpab
29/08/2013, 22:37
A Turbina dos motores 1KZ-T e 1KZ-TE é a CT12B e é facilmente encontrada no Ebay:

CT12B | eBay (http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l1313&_nkw=CT12B&_sacat=0&_from=R40)

Um abraço, Delfim

dorderf
30/08/2013, 08:09
Amigo Genaro!
Essas turbinas do motor 1KZT não ficam boas recondicionadas, pois não exite reparo para ela...pelo menos aqui no Brasil...aconteceu o mesmo com o amigo Guilherme aqui do fórum, a dele estragou e por mais que alertamos, ele preferiu recondicionar...aconteceu o pior...a turbina quebrou e deu passagem de oleo para o motor que disparou o giro e foi se embora junto!!! é sério, junte uma grana ou compre um kit paralelo mas não recondicione a sua!! Daqui a pouco o amigo Ghilherme vai entra aqui e vai dar seu depoimento!

Abs

Jorge, acredito que a turbina usada pelo Dr. Guilherme não era original Toyota. Ele tinha uma SW4 com turbina adaptada que me parece não ser original.


A Turbina dos motores 1KZ-T e 1KZ-TE é a CT12B e é facilmente encontrada no Ebay:

CT12B | eBay (http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l1313&_nkw=CT12B&_sacat=0&_from=R40)

Um abraço, Delfim

Delfim, nenhuma delas é original. TODAS informadas são paralelas. A minha passou por revisão e foram trocadas algumas peças e graças a Deus até hj está tudo bem e um dia, caso dispare, a gente aprendeu aqui como impedir que o motor vá pro brejo.

Eu já recondicionei e estou a 1 ano com o carro sem problemas. Fora que aqui no Brasil terei garantia de 6 meses pelo menos. Comprando pelo Ebay não.

Se é pra não recondicionar, então comprem original.

dorderf
30/08/2013, 12:27
Turbina original Toyota (preço da Ferraço): R$ 8.807,00. Vcs realmente acham que as do EBAY são originais?

Continuo afirmando: prefiro uma original reparada que uma paralela que eu não sei quem construiu!

Turbina é uma peça crítica do motor, não admite, ao meu ver, que seja paralela (se existisse uma turbina feita no Brasil, aí comprava. Mas vinda de fora, ainda mais da China, arrisco não!).

guilhermeabreu
31/08/2013, 00:31
Amigo Genaro!
Essas turbinas do motor 1KZT não ficam boas recondicionadas, pois não exite reparo para ela...pelo menos aqui no Brasil...aconteceu o mesmo com o amigo Guilherme aqui do fórum, a dele estragou e por mais que alertamos, ele preferiu recondicionar...aconteceu o pior...a turbina quebrou e deu passagem de oleo para o motor que disparou o giro e foi se embora junto!!! é sério, junte uma grana ou compre um kit paralelo mas não recondicione a sua!! Daqui a pouco o amigo Ghilherme vai entra aqui e vai dar seu depoimento!

Abs


CARO GENARO

REITERO O QUE O JORGE.DUARTE AFIRMA , eu entrei pelo cano recondicionando a minha turbina , minha SW4 era 93 com turbo adaptado da marca IHI , um excelente turbo , mas deu defeito com o carro com 317.000km e fiz a besteria de recondicionar , a turbina veio como se fosse 0K mas não rodei nem 70km e o eixo queboru ela disparou e perdi o motor .

Por isto que venho fazendo uma campanha bem firme de NUNCA RECONDICIONAR TURBINA E RADIADOR .

Respeito a opinião dos outros como o DORDERF e outros que já fizeram e estão satisfeitos , eu me ferrei co isto e NUNCA MAIS EU RECONDICIONO TURBINA E REFORMO RADIADOR .

Abraço .

dorderf
31/08/2013, 08:58
CARO GENARO

REITERO O QUE O JORGE.DUARTE AFIRMA , eu entrei pelo cano recondicionando a minha turbina , minha SW4 era 93 com turbo adaptado da marca IHI , um excelente turbo , mas deu defeito com o carro com 317.000km e fiz a besteria de recondicionar , a turbina veio como se fosse 0K mas não rodei nem 70km e o eixo queboru ela disparou e perdi o motor .

Por isto que venho fazendo uma campanha bem firme de NUNCA RECONDICIONAR TURBINA E RADIADOR .

Respeito a opinião dos outros como o DORDERF e outros que já fizeram e estão satisfeitos , eu me ferrei co isto e NUNCA MAIS EU RECONDICIONO TURBINA E REFORMO RADIADOR .

Abraço .

Observem que a turbina do Dr. Guilherme é IHI, não é original (até pq a antiga SW dele não vinha turbinada) . Uma turbina custar quase 9 mil não é à toa, a construção dela é diferente, mais resistente.

Se vcs comprarem do EBAY são 100% paralelas, ou seja, daí se deduz que a original tem peças que podem ser substituídas sim.

Quanto ao radiador, aí concordo 1000%, Não precisa ser original, até pq no Brasil temos empresas que fazem radiadores e são muito bem feitos, fora que com o sensor do colega Dr. Guilherme ninguém nunca vai passar perrengue com superaquecimento de novo.

Agora quem puder dar R$ 9.000,00 por uma turbina original, favor me emprestar um pouquinho! hehe

E lembrem que turbina paralela, mesmo sendo nova, tem peças 100% paralelas! E peças paralelas por peças paralelas, prefiro manter a turbina o máximo original, já que não ganhei na megassena e não posso pagar uma turbina o mesmo que paguei pra fazer o motor completo, incluindo mão de obra!

Se se troca peças da BI, pq não se troca de turbina? Observem que a crítica foi em recondicionar uma turbina paralela!

Mas respeito e sempre respeitarei a opinião de todos, em especial a do Dr. Guilherme, que já me fez mudar de opinião várias vezes, e espero não pagar a língua!

guilhermeabreu
31/08/2013, 11:59
Observem que a turbina do Dr. Guilherme é IHI, não é original (até pq a antiga SW dele não vinha turbinada) . Uma turbina custar quase 9 mil não é à toa, a construção dela é diferente, mais resistente.

Se vcs comprarem do EBAY são 100% paralelas, ou seja, daí se deduz que a original tem peças que podem ser substituídas sim.

Quanto ao radiador, aí concordo 1000%, Não precisa ser original, até pq no Brasil temos empresas que fazem radiadores e são muito bem feitos, fora que com o sensor do colega Dr. Guilherme ninguém nunca vai passar perrengue com superaquecimento de novo.

Agora quem puder dar R$ 9.000,00 por uma turbina original, favor me emprestar um pouquinho! hehe

E lembrem que turbina paralela, mesmo sendo nova, tem peças 100% paralelas! E peças paralelas por peças paralelas, prefiro manter a turbina o máximo original, já que não ganhei na megassena e não posso pagar uma turbina o mesmo que paguei pra fazer o motor completo, incluindo mão de obra!

Se se troca peças da BI, pq não se troca de turbina? Observem que a crítica foi em recondicionar uma turbina paralela!

Mas respeito e sempre respeitarei a opinião de todos, em especial a do Dr. Guilherme, que já me fez mudar de opinião várias vezes, e espero não pagar a língua!



DORDERF



Ei cara nem tanto assim , mas concordo com vc que no meu caso turbina não era original e tb concordo que o cara tem que ganhar na megasena para comprar uma turbina 0k original , é um absurdo uma turbina , uma pequenina peça de um carro custar quase a metade do valor total do carro .

Estamos juntos .

Abração

Genaro
02/09/2013, 10:30
Observem que a turbina do Dr. Guilherme é IHI, não é original (até pq a antiga SW dele não vinha turbinada) . Uma turbina custar quase 9 mil não é à toa, a construção dela é diferente, mais resistente.

Se vcs comprarem do EBAY são 100% paralelas, ou seja, daí se deduz que a original tem peças que podem ser substituídas sim.

Quanto ao radiador, aí concordo 1000%, Não precisa ser original, até pq no Brasil temos empresas que fazem radiadores e são muito bem feitos, fora que com o sensor do colega Dr. Guilherme ninguém nunca vai passar perrengue com superaquecimento de novo.

Agora quem puder dar R$ 9.000,00 por uma turbina original, favor me emprestar um pouquinho! hehe

E lembrem que turbina paralela, mesmo sendo nova, tem peças 100% paralelas! E peças paralelas por peças paralelas, prefiro manter a turbina o máximo original, já que não ganhei na megassena e não posso pagar uma turbina o mesmo que paguei pra fazer o motor completo, incluindo mão de obra!

Se se troca peças da BI, pq não se troca de turbina? Observem que a crítica foi em recondicionar uma turbina paralela!

Mas respeito e sempre respeitarei a opinião de todos, em especial a do Dr. Guilherme, que já me fez mudar de opinião várias vezes, e espero não pagar a língua!
Concordo com o amigo dorderf, torço para provar-lhes o contrário, porém se der zebra em minha turbina que seja logo enquanto há garantias... nos más ... abraço a todos e agora o tempo e uso dirá...

Genaro
02/09/2013, 10:46
Bueno senhores, aproveito para pedir-lhes opinião sobre um novo problema que minha sw4 está apresentando. Troquei ponteiras, barras axiais e a mesma mantem uma folguinha muito chata no setor , dei uma pressãozinha no sem fim e não adiantou. Tem solução prática e de baixo custo ou terei de trocar , noto também que minha bomba hidráulica está fraca. Dicas , soluções ???? Recondicionamento ???

Rodolfo40c
02/09/2013, 16:22
Percebi um certo vazamento de óleo pela turbina da minha hilux, irei tirar algumas fotos e postar para que possam me ajudar em que fazer para solucionar o tal problema. Percebi tbm que baixou o nivel de óleo do motor nesse intervalor de troca de óleo, porém não há vestígio de nehuma queima de óleo.

dorderf
02/09/2013, 16:54
Percebi um certo vazamento de óleo pela turbina da minha hilux, irei tirar algumas fotos e postar para que possam me ajudar em que fazer para solucionar o tal problema. Percebi tbm que baixou o nivel de óleo do motor nesse intervalor de troca de óleo, porém não há vestígio de nehuma queima de óleo.

Amigo, no seu caso, como a sua não é original, troque! Aí concordo 100% com Dr. Guilherme. Faz quanto tempo que estás com tua turbina instalada? Esse óleo tá sendo consumido justamente pela turbina, que está dando passagem ao invés de só reter o óleo.

guilhermeabreu
02/09/2013, 18:27
Amigo, no seu caso, como a sua não é original, troque! Aí concordo 100% com Dr. Guilherme. Faz quanto tempo que estás com tua turbina instalada? Esse óleo tá sendo consumido justamente pela turbina, que está dando passagem ao invés de só reter o óleo.



RODOLFO40C

Corroborando mais ainda o que o DORDERF falou ????

Este óleo que esta passando em excesso pela turbina esta sendo queimado pelo motor , pois ele passa pela trubina , vai para o coletor de admissão e mentra em combustão junto com o óleo díesel , daí o pq de estar baixando´óleo , e vc não ve o vestpigio pq esta ainda passando pouco óleo e não da para perceber mesmo , mas em 5.000 da para baixar o nível na vareta , e pode um dia PASSAR MUITO ÓLEO E DISPARAR O MOTOR , daí se isto acontecer vc TEM QUE : FREAR O CARRO COM ELE ENGRENADO NA MARCHA QUE TIVER E " MATAR O MOTOR NO FREIO " , se não fizer isto ele vai disparar o giro , vai a mais de 5.000rpm e vai ferver e fundor o motor , COMO ACONTECEU COMIGO .

LOGO :

Como o DORDERF FALOU E EU ENDOÇO AS PALAVRAS DELE , " TROQUE A TURBINA POR OUTRA NOVA " não recondicione a turbina pq não fica bom , fiz isto e a TURBINA RECONDICIONADA NÃO ANDOU NEM 70KM quebrou o eixo e disparou e eu não sabia o que fazer e perdi o motor .

ThgVieceli
20/09/2013, 22:50
Boa noite amigos... hoje fazendo a manutençao normal no motor reparei que a mangueira que sai do turbo esta melada de oleo, entao tirei a braçadeira e confirmei que tinha oleo dentro da mangueira que vai pro coletor, e tambem vaza numa flexivel que vai a frente e abaixo do turbo. Será que já era o turbo (IHI), ou pode ser algum motivo, tipo andar muito na lenta, pq ando bem devagar, principalmente dentro da cidade, eu vi em algum topico sobre andar na lenta faz vazar oleo no turbo. Alguem poderia me dar alguma opiniao. Abçs

jorge.duarte
21/09/2013, 00:01
Boa noite amigos... hoje fazendo a manutençao normal no motor reparei que a mangueira que sai do turbo esta melada de oleo, entao tirei a braçadeira e confirmei que tinha oleo dentro da mangueira que vai pro coletor, e tambem vaza numa flexivel que vai a frente e abaixo do turbo. Será que já era o turbo (IHI), ou pode ser algum motivo, tipo andar muito na lenta, pq ando bem devagar, principalmente dentro da cidade, eu vi em algum topico sobre andar na lenta faz vazar oleo no turbo. Alguem poderia me dar alguma opiniao. Abçs

Tinha óleo ou está um pouco "babado"? Pergunto pois é normal ficar babado de óleo pq a mangueira do suspiro do motor passa pela turbina consequentemente vapor de óleo que condensa e vira o que vc viu!!

Abs

ThgVieceli
21/09/2013, 00:28
Buenas Jorge... ah tava "babado" kkk com óleo dentro da mangueira, mas a fumaça que sai ta normal... nem escura, nem azul, e nem sai muito tambem, só qdo acelera forte, mas fiquei com essa duvida pelo que li aqui no topico que nao podia ter oleo na mangueira que vai pro coletor...

guilhermeabreu
21/09/2013, 01:29
Buenas Jorge... ah tava "babado" kkk com óleo dentro da mangueira, mas a fumaça que sai ta normal... nem escura, nem azul, e nem sai muito tambem, só qdo acelera forte, mas fiquei com essa duvida pelo que li aqui no topico que nao podia ter oleo na mangueira que vai pro coletor...


AGROBOY

Como o JORGE.DUARTE falou , a manguria pode estar suja de óleo por dentro , mas apenas suada de óleo , se tiver óleo mesmo , é pq a turbina esta passando mais óleo do que deve , aconteceu comigo e perdi o motor por este motivo , ou seja passava tanto óleo que ele passou a funcionar como combustível e o motor disparou e não tive como matar o motor , CASO ISTO ACONTEÇA COM VC A ÚNICA MANEIRA MAIS FÁCIL DE MATAR O MOTOR É PISAR NO FREIO ATÉ PARA O CARRO COM ELE ENGRENADO NA MARCHA QUE TIVER .

Se estiver molhado de óleo a mangueira que vai da turbina para a admissão SUGIRO a vc comprar um KIT NOVO DE TURBINA DA SPA TURBO , se a sua turbina pe a IHI como a que eu tinha SUGIRO EM NÃO RECONDICIONAR , fiz isto de me fú . Vai gastar aí uns R$2.000,00 .

ThgVieceli
21/09/2013, 12:18
Opa valeu Guilhermeabreu, mas entao pode ter um pouco de oleo na mangueira? Ou tem que estar seco?? Pq a quantidade era pouco, mas estava molhada por dentro, e vendo o nivel do oleo ele nao baixou nao...Qdo comprei a VTR ela estava com eixo piloto e carretel quebrado, pode ser que disparou eo antigo dono matou o motor engrenado entao...ontem eu limpei a mangueira, vou esperar uns dias e ver como esta. Depois falo como continua, no turbo nao vaza nada, mas sujou na beirada da mangueira perto da braçadeira, bom vamos esperar. Valeu pelas dicas... Abçs

guilhermeabreu
21/09/2013, 21:11
Opa valeu Guilhermeabreu, mas entao pode ter um pouco de oleo na mangueira? Ou tem que estar seco?? Pq a quantidade era pouco, mas estava molhada por dentro, e vendo o nivel do oleo ele nao baixou nao...Qdo comprei a VTR ela estava com eixo piloto e carretel quebrado, pode ser que disparou eo antigo dono matou o motor engrenado entao...ontem eu limpei a mangueira, vou esperar uns dias e ver como esta. Depois falo como continua, no turbo nao vaza nada, mas sujou na beirada da mangueira perto da braçadeira, bom vamos esperar. Valeu pelas dicas... Abçs



AGROBOY

A turbina não joga óleo para fora dela , ela deixa passar óleo para ser queimado no coletor de admissão e e este óleo passa por esta mangueira que sai do turbo , NORMALMENTE esta mangueira não fica seca , fica suada de óleo , e se seu motor não baixa óleo de uma troca para outra , esta quantidade de óleo que vc esta vendo na mangueira deve estar dentro da normalidade , agora se o motor baixa óleo de uma troca para outra e dentro da mangueira fica com óleo de escorrer , pode trocar a turbina .

Outra maneira de saber se esta jogando muito óleo é vc retirar a mangueira do lado do motor , ou seja antes de entrar no coletro de admisssão e funcionar o carro e dar uma acelerada com a mangueira para cima se estiver passando muito óleo vc vai ver a minha estava assim , assim que o mecânico fez o motor ele ligou o carro com a mangueira para fora do coletor e ele falou que sujou o outro carro que estava ao lado do meu de tanto óleo que a turbina jogou , daí eu recondicionei a turbina e após ter andado 70km ela quebrou o eixo e disparou o motor e eu perdi o motor assim que acabei de fazer , foi uma porrada$$$$$$$$ arrumada .

ThgVieceli
22/09/2013, 10:19
Guilhermeabreu, valeu pelas dicas! Essa de tirar a mangueira e acelerar vou fazer em casa só pra tirar a duvida. Abçs

Mantiqueira
23/09/2013, 00:20
Outra dica é dar uma verificada se a turbina apresenta folga, pois dependendo do grau dessa folga nos mancais invariavelmente ela vai deixar passar óleo para o coletor de admissão.

ThgVieceli
23/09/2013, 10:34
Outra dica é dar uma verificada se a turbina apresenta folga, pois dependendo do grau dessa folga nos mancais invariavelmente ela vai deixar passar óleo para o coletor de admissão.
Mantiqueira, Valeu pela dica, vou procurar um mecanico que entenda de turbo por aqui pra ver se tem folga. abçs

Amrsol
21/09/2015, 11:00
Provavelmente foram pesadas demais.
Aqui vão em versão reduzida.
Aberta (estado normal com motor parado ou em funcionamento)

Anexo 416701 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=416701)

Fechada manualmente para parar o motor

Anexo 416702 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=416702)

Espero ter sido útil
Grande abraço
Fabrizio


olá amigo bom dia pode enviar ao meu e-mail as fotos, obg.
416701

Fechada manualmente para parar o motor

416702

Espero ter sido útil
Grande abraço
Fabrizio[/QUOTE]

Rarmbrock
04/07/2016, 14:38
boa noite galera!!!! estou muito preocupado porque a minha hilux 3.0 2009 , mes passado ela do nada parou comigo, ai o mecanico abriu o intercooler e viu que tinha um poko d ole que a turbina jogou para o motor e para o intercooler. dai a caminhonete funcionou e no começo ela saiu bastante fumaça que tinha ido p o motor. depois ela parou de sair fumaça e o mecanico verificou tudo e nao consseguiu encontrar o erro. daii eu levei num cara especializado em turbina e ele falou que estava tudo ok tmbm.
só que ontem ela deu o mesmo problema comigo e foi pior o motor começou a disparar mas eu conssegui apagar ela na chave.
o mecanico abriu e estava cheio d oleo q a turbina jogou d novo. daii chamei otro especialista em turbinas e ele desmontou ela e fez os teste e num deu nada.
o meu mecanico falou q pod ser o intercooler furado.
eu sempre dei as manuntençoes especificas, oque pod ser m ajudem

Amigo.... o diafragma pode estar furado? Entupimento da válvula egr???

CAPT GOTTLIEB
06/09/2019, 14:31
Tive um Jipe Band que disparou o motor numa subida, na serra da Canastra. Era turbinado, mas a turbina não teve culpa neste episódio. Como a estrada era péssima o coxim direito do motor quebrou, o motor entortou e o acelerador ficou totalmente repuxado. Eu não sabia na hora o que havia acontecido, mas estava em 2ª marcha. Apertei o estrangulador, mas o motor continuou funcionando. Pisei firme no freio e o motor morreu. Abri o capô e logo percebi o coxim quebrado. Chamei um guincho e reboquei para oficina.

Eu tenho uma Hilux 1998, DLX, 2.8 diesel e está com uma turbina Garrett T2.48.35. Não coloquei intercooler. Se algum dia a turbina disparar eu vou fazer:
1- desligar a ignição, pisar no freio com fé e orgulho (na marcha que estiver engatada) e tentar parar. Se tiver um barranco, um muro, uma árvore grossa, um poste que eu possa encostar (não bater) o para-choque dianteiro melhor ainda. Acredito que a chance de dar certo é boa.
2- se não funcionar vou abrir o capô e com meu canivete (afiado) vou cortar a mangueira de borracha que leva o ar pressurizado da turbina para o motor. Soltar as abraçadeiras seria outra solução, mas a chave (canhão ou biela) e luvas precisam estar próximas, no porta-luvas por exemplo. A situação é urgente. Penso que com meu canivete consigo fazer isto em alguns segundos. Então, sem a turbina jogando ar e óleo no motor e sem o diesel que a ignição já cortou o "bichão" vai morrer. Mas assim que começar a cortar a mangueira vai sair ar sob pressão e com óleo. Caso opte por soltar as abraçadeiras ocorrerá algo semelhante. Lembrar que a mangueira está quente e será preciso usar luvas boas de couro para evitar queimaduras. Será preciso tomar cuidado com os olhos. É mais prudente começar a cortar na parte de baixo da mangueira. E devo me preparar para sujeira!!! Acho isto mais eficaz do que tentar obstruir a entrada de ar com havaiana, tapete, etc. NÃO recomendo usar a mão para tampar a entrada de ar, pois o risco de lesão grave existe.
Pensei nesta solução porque quando levo a Hilux para troca de óleo eu mesmo desligo a mangueira de borracha próximo à turbina (uso a chave canhão 8 mm), senão é impossível retirar e recolocar o filtro de óleo que fica na lateral do motor. Desta maneira o motor fica trabalhando sem o turbo e rodo normalmente até o posto de lubrificação. Faço isto porque o pessoal do posto tem muito receio de mexer na turbina.

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