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Ver Versão Completa : Bomba injetora vazando óleo?



Pedro_Augusto
07/01/2013, 02:19
Desculpem a ignorância, mas esta peça vazando óleo eh a bomba injetora?
Aparentemente eh problema sério?
Qualquer dica eh bem vinda antes de levar ao mecânico .
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Carlos A. C. Azevedo
07/01/2013, 11:46
Pedro, pelo visto isso aí é o alternador, na L200 quando troca o filtro de óleo, o que tem de óleo dentro do filtro caí em cima do alternador, que nem nessas fotos aí e tem outra a bomba de vácuo acoplada na traseira do alternador também tem uma conexão de óleo, se tiver vazando muito, pode ser a vedação dessa bomba. Falei do sistema da L200 porque é muito parecido com esse daí.

Só é sério se tiver vazando muito, senão, é só limpar e observar como vai melar de novo.

:concordo:

Pedro Eduardo Patussi
07/01/2013, 12:55
não consegui identificar em q lugar foi q vc tiro essa foto....mas não é a B.I não....pela posição da foto q não sei se é de ponta cabeça...em pé...da parte de cima do motor... ou por baixo.... e nem diz q caminhonete q é...
eu diria q é a bomba de direção hidraulica

Pedro_Augusto
07/01/2013, 13:28
Carlos, troquei o óleo há pouco mais de um mês. Pra fotografar eu limpei o local e pouco depois vazou.
Verifiquei o nível do óleo e precisei completar com meio litro pra ficar correto. Verifiquei pela manhã, o motor estava frio.

Pedro, realmente, falha minha. É uma ranger xlt 2.8 2004.
A foto foi tirada por baixo, entrei no espaço da roda (deixei totalmente virada pra abrir caminho) do lado do motorista.

Carlos A. C. Azevedo
08/01/2013, 12:25
Chega a fazer uma poça de óleo no chão nessa direção? Sai fumaça branca quando liga ou quando acelera?

Pedro_Augusto
08/01/2013, 13:06
Não faz poça, porém está melando toda a suspensão, inclusive a borracha do braço superior está se abrindo por isso.
Quanto a fumaçar branco, sai um pouco quando acelero (só percebi quando acelerei com ela parada, pra fazer o teste), mas acho pouco mesmo em comparação às outras diesel que vejo.

Carlos A. C. Azevedo
08/01/2013, 14:23
Fumaçar branco acelerando não é tão normal, fumaça preta sim, tem ideia de quanto tu rodou desde que tu trocou o óleo até quando tu conferiu o nível?

O óleo só aparece nesse ponto? Não tem nenhum rastro que ele venha de cima?

Pedro_Augusto
08/01/2013, 15:34
4mKm. 1 mês aproximadamente. Acima não tem óleo, depois de limpar o local eh que percebi que sai de dentro desta peça da foto.
Vou ver se filmo a fumaça. Eh pra fazer com motor quente ou pode ser frio mesmo?

Pedro Eduardo Patussi
08/01/2013, 19:11
confesso q até agora não achei a tal peça da foto na minha ranger.... kkkkkkkkkkkk

no lugar q vc disse q tirou a foto...só tem o alternador logo na parte de cima...q nem consegui ver por baixo...e o mais visivel a bomba de direção hidraulica...mas tbm não é igual essa foto tua...
oq parece semelhante com isso ai da foto tua...é a ultima peça atras do alternador...só q na minha não é "junto" essas peças ai q aparecem na foto...da carçaca do alternador...até essa parte preta...na minha tem um "vão"...e o jeito dos fios ligado nele tbm não são nas msm posições desse teu...

olhando por cima do motor vc ve essa peça?? nela tem uma helice com as pá "tortas" ?? se sim...isso ai é o alternador...(nem sabia q ia oleo nele... kkkkk)
agora se não for essa peça com as helices...é a bomba da direção hidraulica msm...q fica logo abaixo...(e tbm ela faz pressão suficiente...pra jogar oleo por td...então as vezes ela msm é q ta melando o alternador...)(mas pela cor do oleo na foto...se for oleo de DH...da mais doq "vencido"...da minha ranger 2.8 qnd comprei tbm tava o oleo da DH preto dessa cor...e fedido pra caralho....(oleo de DH é Vermelho..e num é fedido..)

ee tbm...se for no alternador...pode ser oleo passando pela turbina e melando ele...ja q ficam praticamente colados de tão perto...(e como disse q abaixou o oleo do motor...)

fumaça branca... não pode hr nenhuma...nem quente nem frio... kkkkk...mas tem muita caminhonete q dps de motor retificado...fica saindo fumaça branca...e não tem "problema" nenhum....

Kim
08/01/2013, 19:45
Peça misteriosa!

Alternador, com bomba de vácuo vazando.

Observei os fios ligado, bem como a mangueira, quase fora do foco, do servofreio.

Pedro_Augusto
08/01/2013, 20:25
Estou achando que é mesmo o alternador. Pensei inicialmente ser a BI pela localização próxima à turbina e ter visto a marca Bosch, além de minha total ignorância, claro.
Vou tentar enviar foto por cima da mesma peça, caso a 3G da OI permita.

Pedro_Augusto
08/01/2013, 20:26
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Pedro_Augusto
08/01/2013, 20:33
Notei que ficou centralizada a peça preta, mas é a que está ao lado a que queria mostrar. rs.

Pedro_Augusto
13/01/2013, 03:31
Seguem fotos do local pela parte de cima.

Hoje parei na garagem e pedi pra noiva dar uma acelerada pra ver a fumaça, saiu pouca,mas era escura.
Outro teste que fiz foi pedir para pisar no pedal de freio, pois a mangueira estava ficando melada com óleo, não percebi vazamento quando pressionado, alem do nível no reservatório estar ok.

Ainda descubro de onde vem...:pensativo:

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Pedro_Augusto
14/01/2013, 06:31
A peça em questão eh o alternador mesmo. Dei um aperto nas porcas que prendem uns fios e, com isso, o vazamento diminuiu, mas não parou completamente. Muito estranho uma peça que tem energia vazar óleo... Ou não? rs

Quanto à bomba injetora, descobri onde fica, eh exatamente no lado oposto.

papa
14/01/2013, 12:30
Pedro verifique este mangote sobre o alternador a braçadeira pode esta froucha este mangote é do coletor de admissão as vezes a turbima manda óleo e pode estar escorrendo no alternador

Pedro_Augusto
14/01/2013, 14:43
Valeu pela dica, papa. Vou dar uma olhada.

rhhazziel
06/12/2015, 10:10
Tenho uma ranger tbm. Nessa ranger o alternador e a bomba de vacuo sao acoplados no mesmo eixo e a bomba de vacuo é lubrificada pelo oleo do motor. Para o oleo da bomba de vacuo nao passar para o alternador e por conseguencia vazar existe um retentor que se estragar comeca a vazar.

rhhazziel
06/12/2015, 10:12
Lembando que o oleo em contato com as pecas do alternador acaba desgastando super rapido as escovas do regulador e voltagem alem daqueles contatos de cobre onde as escovas entram em contato com o eixo do induzdido.

rhhazziel
06/12/2015, 10:16
Em casos mais extremos estraga a ponte diosos tbm. No meu caso ja troquei infinitas vezes o retentor e em pouco tempo volta a vazar. Ja coloquei de varias marcas desde marcas desconhecidas ate sabo, por ultimo comprei da propria ford e voltou a vazar.. ja tentei tbm colocar o retentor do cambio da moto biz que segundo o eletricista era mais resistente e nem assim deu jeito. Eu nao sej mais o que fazer com esse vazamento.