PDA

Ver Versão Completa : AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro

paulorl
05/01/2013, 11:19
Pessoal, bom dia!

Hoje eu ia manobrar minha ranger quando notei uma pequena (tamanho de uma mão aberta) poça de óleo perto da roda traseira. Fui olhar e lá tem dois canos, acho que um deles deve ser respiro do tanque (cano mais grosso) e o outro é o respiro do diferencial traseiro, está ligado na parte esquerda do diferencial, por cima dele. Esse respiro tem uma espécie de tampinha. Meti o dedo para ver se era gasolina mas não era, era óleo mesmo, inclusive essa tampinha ainda está úmida.

A ranger ficou parada a noite toda na garagem, e acordou com essa poça. O que pode ser? É normal isso? Nunca aconteceu antes.

Vou tirar fotos da poça e do respiro e já já eu posto. Quem puder ajudar, agradeço!!!

Abraços!!

paulorl
05/01/2013, 11:39
Tá ai as fotos, da poça, do respiro, e de onde ele está conectado no diferencial! Será que é normal vazar assim? É a primeira vez que isso acontece comigo, certeza, estou com essa ranger a uns 6 meses ou mais. E vazou somente durante essa noite, ontem a garagem estava limpinha!

Abraços!!

Desnickadu
05/01/2013, 12:50
trocou o oleo do diferencial antes disso acontecer ? se sim, então tem óleo demais lá dentro.
Se não, não vazou por outro canto? A parte de baixo do diferencial ta seca?

paulorl
05/01/2013, 12:58
trocou o oleo do diferencial antes disso acontecer ? se sim, então tem óleo demais lá dentro.
Se não, não vazou por outro canto? A parte de baixo do diferencial ta seca?

Olá amigo!

Nõa, não troquei o óleo. E também não vazou por outro canto, foi exatamente por aquela ponta (foto 3) do respiro, que estava bem suja e ainda molhada de óleo. :neutral:

Kim
05/01/2013, 14:39
Por acaso conhece o cheiro de óleo do diferencial?

Faço essa pergunta para ter certeza, pois existem vários respiros ali em baixo.

Mais sendo óleo do diferencial, que é um óleo mineral, com um cheiro forte, de fácil detecção.

Alguns questionamentos.

Já respondeu que não trocou o óleo.
Andou em alta velocidade por muito tempo?
Quantos mkm está a pkp?
Algum ronco ou barulho diferente?
E principal, andou em alagados, com a lâmina d'água acima do nível do respiro?

Se andou por muito tempo em alta velocidade, e o óleo está vencido, o mesmo pode espumar, aumentando o volume e assim vazando.
Se andou na água, o óleo pode ter contaminado, assim ele espuma, ocorrendo assim o vazamento.

Se estiver com algum rolamento ruim, c&p com desgaste ou folga, aumenta a temperatura de trabalho, ocasionando o espuma no óleo e assim o vazamento.

Dica?

Abra a tampa em um meca de sua confiança e faça uma verificação visual, reparando pricipalmente se não há detritos na parte baixa da bolota, isso depois que o óleo escorrer.

Se estiver nessa situação, pode chorar!!!
388215 388214 388216

paulorl
05/01/2013, 14:55
Então.... Vamos as respostas! :)

Cheiro do óleo: Presumi que era o óleo do diferencial pois a poça estava exatamente em cima do respiro dele e da gasolina. Pensei até que pudesse ser gasolina, mas meti o dedo e vi que cheirava óleo e é viscoso. Sem contar que a ponta do respiro do diferencial estava molhada, quase pingando.

Velocidade: Não costumo correr, pego um pedaço de pista para vir para casa e não passo dos 110km/h, raramente

Km: Está com 85000km

Algo diferente: Sim, tenho tido a impressão que as rodas de trás estão meio "amarradas". Hoje, depois que limpei o óleo, fui descer ela um pouco da garagem e deu um estalo, como se a lona tivesse prendido. Inclusive até agora eu estou achando que é a lona de freio de estacionamento...

Alagados: Não, como ela é 4x2, meu uso é mais para ir voltar do trampo, coisa light.

Óleo vencido: Nao sabia que tem que trocar o óleo do diferencial na ranger gasolina 4x2... com quantos km tem que fazer isso?

Detalhe: Como citei no começo, aquele pino do respiro que aparece nas fotos depois da poça estava MUITO sujo. Será que ele poderia estar entupido e por algum motivo isso causou alguma pressão que fez babar óleo? Entupimento daquela ponteira poderia trazer algum problema?

Por enquanto agradeço pelas dicas! Se puder dar mais algum help que não necessite de mecânico, será bem vindo!! :)
abraço!

Kim
05/01/2013, 15:04
Observe o manual de manutenção, sobre o km de troca de óleo, e faça a troca, pois 85 mkm já deve ter vencido.

Aquele pino, é uma espécie de válvula de uma via, que deixa sair, mas não entrar, ela está perfeita, só limpar.

Sobre o estralo, pode ser caixa satélite, ou rolamenos, verifique o quanto antes.

Ou melhor, mande abrir para verificar e já troque o óleo.

Assim, fica bem mais tranquilo.

paulorl
06/01/2013, 12:44
Olhei o manual e segundo o plano de revisão, tem que trocar o óleo do eixo traseiro com 96 meses ou 160mil km. Ainda não verifiquei hoje, mas vou dar uma olhada no respiro se ele está molhado ou se parou. De qualquer forma vou ver quanto custa pra substituir o óleo, mesmo ela estando com 85mil km, se não for caro eu troco e já vejo o estado que está o atual.

Daniel.Shimomoto
06/01/2013, 13:34
Tire a duvida: Solte o respiro do eixo diferencial (fotos 5 e 6). Se a mangueira estiver suja é porque subiu óleo...

Outra duvida....você trafegou por alagados, poças de água, etc?

Abracos

paulorl
06/01/2013, 13:37
Tire a duvida: Solte o respiro do eixo diferencial (fotos 5 e 6). Se a mangueira estiver suja é porque subiu óleo...

Abracos

Olá Daniel, tudo bem?

Eu olhei o respiro, eu limpei ele ontem e aparentemente não vazou novamente. Não trafeguei por poças nem alagados, choveu forte mas não passei por áreas alagadas, parei em casa e no dia seguinte estava a poça lá, do nada, e o respiro molhadão, quase pingando...

Kim
06/01/2013, 13:38

Abracos

Daniel!

Somente on, e trajeto tranqüilo.

Foi temperatura excessiva, por algum motivo.

Daniel.Shimomoto
06/01/2013, 18:33
Olá Daniel, tudo bem?

Eu olhei o respiro, eu limpei ele ontem e aparentemente não vazou novamente. Não trafeguei por poças nem alagados, choveu forte mas não passei por áreas alagadas, parei em casa e no dia seguinte estava a poça lá, do nada, e o respiro molhadão, quase pingando...

Daniel!

Somente on, e trajeto tranqüilo.

Foi temperatura excessiva, por algum motivo.

Kim e Paulo Lange.

Na verdade me expressei mal. Quando me referi a poças dagua e alagados, não perguntei no Off Road. Perguntei no On-Road mesmo!!!! Com as chuvas do jeito que estão e você morando em Campinas, tem muitos locais que inundam e ao trafegar em trechos inundados, muitas vezes pelo fato de estarmos de picapes, acabamos passando por trajetos beeeem cheios de água, que é mais nocivo do que a água de trechos OFF (falo que é mais nocivo pois no Off Road a gente sabe que tem que dar a manutenção depois do uso...já no uso urbano...)

Agora se o lubrificante sofreu temperatura excessiva a ponto de ferver e subir pelo respiro....a troca é URGENTE pois ele perdeu todas as caracteristicas de proteção contra choques, viscosidade, etc. transformando-o apenas em um melado sem propriedades desejadas. Assim, a troca imediata é importante. Custa barato (não gastará mais que uns 70 reais) e necessåria para proteger o eixo.

Abraços

paulorl
06/01/2013, 19:33
Valeu a todos pelas dicas, vou trocar urgente essa semana mesmo o fluído, e vou ficar de olho para ver se não gospe óleo novamente. Fiquei preocupado porque não sabia se era algo "normal" ou se era algo que não devera ocorrer nunca.

Abraço!!

JointMan
07/01/2013, 01:00
Estou acompanhando este tópico e achei interessante o caso.
Bom, talvez seja um lembrete desnecessário... às vezes não:
Utilize o óleo do diferencial dentro das especificações da ford... quando peguei a minha comprei o óleo na própria cc... uma das poucas coisas que eu recomendo que se compre lá por questões de custo.

Até mais!

Desnickadu
07/01/2013, 08:30
Se vamos falar em trocar fluidos na concessionaria, vale o alerta tambem de verificar com o pessoal experiente DO FORUM qual o melhor a ser colocado e exigir esse fluido na ccs. O manual muitas vezes esta com especificações erradas e os mexanicos da ccs não sabem pn.

paulorl
07/01/2013, 08:41
Se vamos falar em trocar fluidos na concessionaria, vale o alerta tambem de verificar com o pessoal experiente DO FORUM qual o melhor a ser colocado e exigir esse fluido na ccs. O manual muitas vezes esta com especificações erradas e os mexanicos da ccs não sabem pn.

Bom, eu ia pegar a especificação do óleo no manual em pdf de 2010 (a minha ranger é 2008) e ia mandar trocar no rei do óleo, um lugar onde eu costumo trocar... Antes disso claro que eu ia ligar na css e perguntar qual o valor que eles estão cobrando, se considerarem apenas como troca de óleo sai mais barato, se considerarem hora de oficina porque tem que abrir a tampa do diferencial, ai não sei se vira.... Alguém tem alguma sugestão?

cassiouru
09/01/2013, 14:02
Rapaz essa manguerinha no meu nem no local está hahaha ela está pendurada por ali.
Nunca passei em locais alagados nem nada, mas agora deu medo, ainda mais que tem coisa vibrando no meu carro, não sei se é cardã traseiro ou alguma coisa no diferencial. Pelo visto vou ficar mais pobre em breve. :cry:

paulorl
10/01/2013, 09:46
HELP GALERA! Fui verificar o nível do óleo, e está ok, porém, completamente contaminado de água. E hoje vazou novamente óleo pelo respiro. O estranho é que o respiro estava molhado, ai tirei a mangueira do eixo traseiro e parecia seca, depois de uns 30 segundos ai escorreu óleo dela. Os retentores das rodas estão ok, e não está vazando por mais nenhum lugar.

DÚVIDA 1: A tampa do diferencial traseiro da ranger TEM ou NÃO TEM o imã? Segundo meu mecânico, não são todas que tem. Se não tiver o imã, vou trocar o óleo por sucção mesmo.

DÚVIDA 2: Alguém poderia por FAVOR postar uma foto da posição que fica o cano do respiro do diferencial da ranger 2008? A minha está ligeiramente virado para frente, e tenho duvidas se a ponteira do respiro não está deixando entrar água da chuva por ela.

DÚVIDA 3: Qual tipo de óleo que vai no diferencial 4x2? Fui na concessionária hoje cedo e foi só confusão. O cara de peças me disse que o 75W90 não é mais usado, que a ford colocou o 85W140 no lugar. Ai fui na parte de serviços ver quanto ficava a mão de obra pra trocar. O infeliz era novo e não manjava nada, perguntei se eles tiravam por sucção ou se removiam a tampa, ele levou mais de 30min pra voltar e disse que levava 3 horas de serviço, ao custo irrisório de 510 reais. Só que além disso, ele ainda voltou dizendo que o óleo que alguém informou pra ele lá dentro, é o 75W90. Ou seja, nem na concessionária eles se entendem!! Enfim, qual óleo usar? O manual marca que é o 75W90, não vou arriscar colocar o outro, a não ser que alguém aqui me diga que realmente o outro é melhor. Detalhe: o 75W90 eles cobraram 60 reais o litro, e o 85W140, 16 reais o litro. Bizarro.......

HELP urgente! Preciso trocar esse óleo urgente devido a contaminação, preciso saber qual óleo usar, se a tampa da 2008 tem o imã ou não e a posição do cano do respiro, para evitar que contamine novamente! :concordo:

paulorl
10/01/2013, 11:59
Alguém? Pretendo trocar ainda hoje se for via sucção, e se for o 75w90!

papa
10/01/2013, 12:21
A minha 2005 que é o Dana 44.3 penso ser igual ao seu tem imã dentro e o melhor é tirar a tampa para drenar todo o óleo contaminado e limpar bem deixando escorrer de um dia para o outro depois fecha com silicone no meu uso óleo Petrobras para caixa de marchas só não estou com a especificação aqui, no forum tem tópico disto a ford usava um óleo deste 75W90 com aditivo um tiro no bolso, mas o meu já tem mais de 50 mil rodados com este e normal, depois coloco o tipo mas se não me engano tem de ser EP, é só verificar no manual e procurar um similar lá recomenda Texaco ou Motorcraft se não me engano, a mangueira deve fica voltada para a trazeira e deve ter um pescoço de ganso para evitar a entrada de água numj ponto o mais alto possivel.

paulorl
10/01/2013, 13:48
A minha 2005 que é o Dana 44.3 penso ser igual ao seu tem imã dentro e o melhor é tirar a tampa para drenar todo o óleo contaminado e limpar bem deixando escorrer de um dia para o outro depois fecha com silicone no meu uso óleo Petrobras para caixa de marchas só não estou com a especificação aqui, no forum tem tópico disto a ford usava um óleo deste 75W90 com aditivo um tiro no bolso, mas o meu já tem mais de 50 mil rodados com este e normal, depois coloco o tipo mas se não me engano tem de ser EP, é só verificar no manual e procurar um similar lá recomenda Texaco ou Motorcraft se não me engano, a mangueira deve fica voltada para a trazeira e deve ter um pescoço de ganso para evitar a entrada de água numj ponto o mais alto possivel.

Olá papa! Ainda estou na dúvida sobre o imã, a sua é diesel, o seu diferencial não seria deslizante? SE for, é diferente do meu... Eu acho que vou arriscar a troca via sucção, só estou na dúvida quanto ao óleo. Na css, na parte de peças, o cara me disse que era o 75w90 mas que era muito caro e que a ford mudou para o 80w140. Só que minutos depois na parte de serviços da css, o consultor (novato) me disse que é o 75w90.

E também queria ver um foto da posição do respiro ANTES de trocar o óleo pois está chovendo e se por um acaso estiver entrando água pelo respiro mal posicionado, ai vai contaminar novamente, óleo novinho...

:(

papa
10/01/2013, 14:38
O eixo é igual para gasolina ou diesel a partir de 2004 se não me engano, é o Dana 44.3, se vç já sabe que ta com água abre a tampa sem medo é so desaparafusar e depois fechar com silicone não leva 20 minutos mas seu caso se estiver contaminado tem de escoar bem antes de fechar.

Daniel.Shimomoto
10/01/2013, 22:17
HELP GALERA! Fui verificar o nível do óleo, e está ok, porém, completamente contaminado de água. E hoje vazou novamente óleo pelo respiro. O estranho é que o respiro estava molhado, ai tirei a mangueira do eixo traseiro e parecia seca, depois de uns 30 segundos ai escorreu óleo dela. Os retentores das rodas estão ok, e não está vazando por mais nenhum lugar.

DÚVIDA 1: A tampa do diferencial traseiro da ranger TEM ou NÃO TEM o imã? Segundo meu mecânico, não são todas que tem. Se não tiver o imã, vou trocar o óleo por sucção mesmo.

DÚVIDA 2: Alguém poderia por FAVOR postar uma foto da posição que fica o cano do respiro do diferencial da ranger 2008? A minha está ligeiramente virado para frente, e tenho duvidas se a ponteira do respiro não está deixando entrar água da chuva por ela.

DÚVIDA 3: Qual tipo de óleo que vai no diferencial 4x2? Fui na concessionária hoje cedo e foi só confusão. O cara de peças me disse que o 75W90 não é mais usado, que a ford colocou o 85W140 no lugar. Ai fui na parte de serviços ver quanto ficava a mão de obra pra trocar. O infeliz era novo e não manjava nada, perguntei se eles tiravam por sucção ou se removiam a tampa, ele levou mais de 30min pra voltar e disse que levava 3 horas de serviço, ao custo irrisório de 510 reais. Só que além disso, ele ainda voltou dizendo que o óleo que alguém informou pra ele lá dentro, é o 75W90. Ou seja, nem na concessionária eles se entendem!! Enfim, qual óleo usar? O manual marca que é o 75W90, não vou arriscar colocar o outro, a não ser que alguém aqui me diga que realmente o outro é melhor. Detalhe: o 75W90 eles cobraram 60 reais o litro, e o 85W140, 16 reais o litro. Bizarro.......

HELP urgente! Preciso trocar esse óleo urgente devido a contaminação, preciso saber qual óleo usar, se a tampa da 2008 tem o imã ou não e a posição do cano do respiro, para evitar que contamine novamente! :concordo:

Paulo;

Falei que o problema da sua Ranger era contaminação com água!

O lubrificante do Dana 44/3 da Ranger (todas) é o Lubrificante sintético para engrenagens SAE 75W90 API GL-5. 2 litros dão conta do recado. Essa é a recomendação escrita no manual do Proprietário

Você pode comprar da Petrobrás Lubrax Gold API GL-5 que é um produto bom e mais em conta que os concorrentes. Não tem a mesma aditivação para o Tracklock mas a sua não tem Tracklock então não há necessidade.

Eu rodei dos 100 aos 150 mil km com minha Ranger diesel usando o Valvoline API GL-5 SAE 80W90 de base mineral. Funcionou bem também.

Agora a contaminação com água PODE vir de atravessar trechos inundados. A gente acha que inundação seo no Off road mas andar em cidades em dias de chuva pode se tornar uma aventura no asfalto.

Abraços

paulorl
11/01/2013, 08:28
Paulo;

Falei que o problema da sua Ranger era contaminação com água!

O lubrificante do Dana 44/3 da Ranger (todas) é o Lubrificante sintético para engrenagens SAE 75W90 API GL-5. 2 litros dão conta do recado. Essa é a recomendação escrita no manual do Proprietário

Você pode comprar da Petrobrás Lubrax Gold API GL-5 que é um produto bom e mais em conta que os concorrentes. Não tem a mesma aditivação para o Tracklock mas a sua não tem Tracklock então não há necessidade.

Eu rodei dos 100 aos 150 mil km com minha Ranger diesel usando o Valvoline API GL-5 SAE 80W90 de base mineral. Funcionou bem também.

Agora a contaminação com água PODE vir de atravessar trechos inundados. A gente acha que inundação seo no Off road mas andar em cidades em dias de chuva pode se tornar uma aventura no asfalto.

Abraços

Bom dia Daniel!!

Realmente, era água sim, esta meio leitoso, espumado, fino. Vou ir trocar hoje, vou anotar esses dois que vc usou, se eu achar o Valvoline eu vou nele, senão vou no da Petro mesmo. Como estou com ela a uns 6 meses, pode ser que já estivesse contaminada e eu não tinha visto, ai contaminou mais, enfim, a questão é que ESTÁ contaminado, e tenho que trocar! :)

Só estou na dúvida quanto ao respiro. Sei que tem aquela ponta no final do cano que é para não entrar água, mas na minha ranger, o cano está virado levemente pra frente (uns 30º, 35º) e a água espirra direto nele. Vou ver se consigo virar ele para trás e prender com cinta plástica em algum lugar.

Valeu pela força, aliás, valeu a TODOS pela força. Esse fórum é 10!

Abraço!

Paulo

paulorl
11/01/2013, 13:25
Óleo trocado! Coloquei o Petrobras 75w90 recomendado pelo colega, e também pelo cara da loja de óleo. Agora só preciso resolver a questão da posição do respiro... Alguém poderia tirar uma foto, ou fazer um desenho simples do final do cano do respiro? Quero saber pra que lado ele vai, e se vai preso em algum lugar. Mas só o final mesmo.

Abraços!

Daniel.Shimomoto
12/01/2013, 18:38
Óleo trocado! Coloquei o Petrobras 75w90 recomendado pelo colega, e também pelo cara da loja de óleo. Agora só preciso resolver a questão da posição do respiro... Alguém poderia tirar uma foto, ou fazer um desenho simples do final do cano do respiro? Quero saber pra que lado ele vai, e se vai preso em algum lugar. Mas só o final mesmo.

Abraços!

Paulo;

Na minha a manguerinha saia do lado esquerdo do eixo diferencial traseiro e era bem comprida....subia para algum ponto acima da bem alto. Não sei precisar onde.

Mas independente...você pode colocar a mangueira onde bem entender...tem gente que a deixa bem comprida e alta. Quanto mais alto for, melhor fica. O importante é passa-la por locais onde não haja risco de rupturas e por consequencia, admitir água que venha a contaminar o lubrificante novamente,

Abraços

miguelcps
13/01/2013, 10:42

Abraços!

Fui dar uma olhada no respiro da minha e pra minha surpresa a posiçao do respiro é diferente do da sua, e outra surpresa, está quebrada a mangueira bem no encaixe do pino do respiro, o respiro da minha fica na bola do diferencial e vai lá pra cima perto da roda traseira389381389380 esquerda, pena que no consegui entrar em baixo pra ver direito, como ela vai pra revisao amanha peço pra arrumarem, tentei tirar umas fotos mais nao ficou boas, das que tirei duas dá pra ver um pouquinho o respiro sem a mangueira.

paulorl
13/01/2013, 10:46
Fui dar uma olhada no respiro da minha e pra minha surpresa a posiçao do respiro é diferente do da sua, e outra surpresa, está quebrada a mangueira bem no encaixe do pino do respiro, o respiro da minha fica na bola do diferencial e vai lá pra cima perto da roda traseira esquerda, pena que no consegui entrar em baixo pra ver direito, como ela vai pra revisao amanha peço pra arrumarem, tentei tirar umas fotos mais nao ficou boas, das que tirei duas dá pra ver um pouquinho o respiro sem a mangueira.
Olá Miguel!!

Que bom que vc viu isso na sua, tome cuidado para não passar em alagados pra não contaminar o óleo...

A posição que eu queria ver é do final do cano, não o que vai no diferencial, mas a outra ponta! Hoje sem falta vou entrar debaixo dela e mudar a posição desse cano aliás, o tempo está meio esquisito aqui em campinas e acho que vou colocar uma roupa velha e ir pra baixo dela é já, rsrs!

Valeu pelo help! Abraço!!

miguelcps
13/01/2013, 10:50
Olá Miguel!!

Que bom que vc viu isso na sua, tome cuidado para não passar em alagados pra não contaminar o óleo...

A posição que eu queria ver é do final do cano, não o que vai no diferencial, mas a outra ponta! Hoje sem falta vou entrar debaixo dela e mudar a posição desse cano aliás, o tempo está meio esquisito aqui em campinas e acho que vou colocar uma roupa velha e ir pra baixo dela é já, rsrs!

Valeu pelo help! Abraço!!

Tá chuviscando aqui, e eu moro em condominio, ja me sujei só pra tentar olhar embaixo da Ranger, imagina se eu entrasse embaixo dela, amanha arrumo isso na revisao.
Assim que der vou colocar ela no elevador aí tiro umas fotos mostrando pra onde vai esta mangueira.
abs

paulorl
13/01/2013, 11:51
Tá chuviscando aqui, e eu moro em condominio, ja me sujei só pra tentar olhar embaixo da Ranger, imagina se eu entrasse embaixo dela, amanha arrumo isso na revisao.
Assim que der vou colocar ela no elevador aí tiro umas fotos mostrando pra onde vai esta mangueira.
abs

Beleza Miguel!!

Eu já entrei debaxo da minha, pelo menos pra fazer uma gambiarra por enquanto. Os respiros (combustivel e diferencial) estão juntos, e estavam cerca de um dedo mais baixo que a lataria da caminhonete, bem no começo da caçamba, logo abaixo do bocal do tanque, e levemente virado pra frente. Ali eu acho que estava pegando água de chuva por estar muito baixo e perto da roda.

O que eu fiz: Eu cortei a cinta plástica que estava prendendo elas nessa posição e coloquei elas lá pra cima, ente o tanque e a longarina. Ficou completamente virada pra frente, na horizontal (antes estava bem na vertical), mas acho que as chances de pegar água são bem menores, estão muito altas agora.

[]s!!

Daniel.Shimomoto
13/01/2013, 11:51
Fui dar uma olhada no respiro da minha e pra minha surpresa a posiçao do respiro é diferente do da sua, e outra surpresa, está quebrada a mangueira bem no encaixe do pino do respiro, o respiro da minha fica na bola do diferencial e vai lá pra cima perto da roda traseira389381389380 esquerda, pena que no consegui entrar em baixo pra ver direito, como ela vai pra revisao amanha peço pra arrumarem, tentei tirar umas fotos mais nao ficou boas, das que tirei duas dá pra ver um pouquinho o respiro sem a mangueira.

MiguelCPS

Não me pergunte porque mas a minha ex.Ranger aconteceu exatamente a mesma coisa.

Inclusive foi algo que ainda não inspecionei na F-1000....preciso fazer isso sem falta!

abs

Paulo;

A mangueira pode ser colocada onde bem quiser. Quanto mais alto, mais seguro. O importante é a mangueira passar por locais onde não corra o risco de sofrer rasgos/cortes e nem dobras e ficar bem alto.

Abracos!

miguelcps
18/01/2013, 19:58
MiguelCPS

Não me pergunte porque mas a minha ex.Ranger aconteceu exatamente a mesma coisa.

Inclusive foi algo que ainda não inspecionei na F-1000....preciso fazer isso sem falta!

Paulo;

A mangueira pode ser colocada onde bem quiser. Quanto mais alto, mais seguro. O importante é a mangueira passar por locais onde não corra o risco de sofrer rasgos/cortes e nem dobras e ficar bem alto.

Abracos!

Hoje a tarde consegui descobrir pra onde vai a mangueira do respiro do diferencial, ela passa por um furo da longarina sobe e fica presa junto a mangueira que vai pro tanque, bem proximo ao bocal de abastecimento. Pena que a foto nao ficou legal e como tava com presa nao percebi na hora, mas vai aí as fotos:390468 Mangueira Presa
390465390467390464390466
Mangueira fixada Novamente

paulorl
11/02/2013, 20:08
Voltou a vazar...... Fui trocar o liquido de arrefecimento dela e aproveitei para dar uma olhada por baixo, pra minha surpresa, voltou a vazar óleo, mesmo tendo mudado a posição do respiro! Hoje faz exatamente um mês que troquei o óleo, será que poderia estar vazando por estar com o nivel mais alto que o recomendado? É alta a possibilidade, principalmente após uma troca, mas será que iria vazar ainda depois de um mês??

Outra coisa, dei uma balançada na roda traseira direita dela, parece que está com um certo jogo, está fazendo um pouco de barulho. Pode ter a ver? Detalhe, não vaza óleo por ali, só pelo respiro.

Abraços!!

paulorl
16/02/2013, 19:51
Fui ontem trocar o óleo do cambio no mesmo lugar que troquei o do diferencial, e o cara me disse que não é óleo em excesso não, segundo ele, o óleo "entra" por aquela tampinha que fica na parte de trás do diferencial, e não tem como passar do nível na hora da troca porque escorreria por onde ele está entrando.

Dessa forma, estou achando que devo ter algum problema mesmo no diferencial... :( E o lance de balançar a roda de trás e ela estar com um pouco de jogo? Seria sintoma de algo?

Abraços!

paulorl
21/02/2013, 12:33
Dicas?? :pensativo:

RcSala
22/02/2013, 21:17
Jogo nas rodas é meio que normal.

Esse problema seu é meio sinistro. Para o óleo subir assim alguma coisa deve estar causando um aumento na pressão interna do diferencial. Pode até ser que exista um superaquecimento por um rolamento ruim ou ajuste incorreto, tente reparar se quando acontece isso foi por rodar muito ou com uma velocidade mais alta.

paulorl
22/02/2013, 21:25
Jogo nas rodas é meio que normal.

Esse problema seu é meio sinistro. Para o óleo subir assim alguma coisa deve estar causando um aumento na pressão interna do diferencial. Pode até ser que exista um superaquecimento por um rolamento ruim ou ajuste incorreto, tente reparar se quando acontece isso foi por rodar muito ou com uma velocidade mais alta.

Bizarro né? Normalmente rodo pouco a cada viagem, meu trabalho fica a cerca de 20km de casa. Pego um bom trecho de rodovia, mas não costumo passar dos 100, 110 no máximo. Amanhã vou limpar novamente o óleo que vazou e vou descer o respiro para a posição que ele estava antes, na vertical logo abaixo do bocal do combustível (agora está na horizontal junto ao tanque)

Daniel.Shimomoto
22/02/2013, 21:44
Verifica se o nivel do oleo do diferencial abaixa. É a unica dica que posso dar.

Se ele estiver abaixando, manda desmontar tudo e verificar o motivo.

Se o nivel permanecer constante...pode ser resto de oleo velho saindo para fora. troque as mangueiras e veja se para.

Abs!!!

paulorl
12/03/2013, 21:18
Hoje eu ergui a ranger, uma roda de cada vez e coloquei ela em giro. Está fazendo barulho no diferencial, como se estivesse "roncando", em ambas as rodas. Esse barulho é normal ou meu diff tá com problema?

Obs.: Eu fiz isso porque a ranjola está com um barulho estranho, como se estivesse assobiando/vazando algo, nota-se em baixas velocidades com o vidro aberto, e quando eu piso no freio para passar em alguma lombada esse assobio diminui. Não consegui ver se tem relação com o diferencial, mas minha preocupação agora é saber se quando ergue ela roda por roda é normal o diferencial dar uma roncada, não é bem roncar, mas faz uns barulhos meio bizarros, parece rolamento ferrado, algo moendo, sei lá.... :(

paulorl
12/03/2013, 21:27
Detalhe: Não percebo esse "roncar" em movimento. Só percebi erguendo as rodas.

Se for diferencial, vale a pena colocar um e-locker nela? Não manjo, não sei que peças são removidas quando se coloca uma blocagem dessas... De repente remove várias peças que podem estar com problema, sei lá...

o_fenix
05/06/2013, 11:02
Nao sei se já resolveu o problema mas passei por algo idêntico. Criei até um tópico: ranger-com-vibracao-e-kicks-em-baixa-velocidade (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/120835-ranger-com-vibracao-e-kicks-em-baixa-velocidade.html#post1942019).

No meu caso, cheguei a perder 300ml de óleo em uma semana, o diferencial foi revisado duas vezes e estava tudo ok. Não era rolamento pois não "roncava".

As cruzetas foram verificadas duas vezes também e não foi identificado problemas. Tudo começou com um pequeno vazamento pelo sensor de velocidade que fica no diferencial, o "o-ring" de vedação estava partido e foi trocado, juntamente com o óleo. Logo depois começou a vazar pelo suspiro, pensei ser algo referente ao serviço feito.

Depois de rodar um tempo com o problema, somente completando o nível do diferencial, o óleo parou de pingar pelo suspiro mas apareceu uma vibração, ao verificar de novo, a cruzeta traseira tinha "bichado". Estava com folga, e grande. Provavelmente ela gerava vibração/atrito o que forçava o rolamento do pinhão, gerando um vazamento no retentor do mesmo e bastante calor aumentando a pressão no diferencial e mandando o óleo pelo suspiro. O engraçado é que demorou uns 10 dias entre o "pinga pinga" e a vibração aparecer e depois que a vibração apareceu o "pinga pinga" parou.

Foram trocadas as duas cruzetas, dianteira e traseira, R$73,00 as duas, e o problema desapareceu. O diferencial não tinha nada, estava somente sofrendo as consequências da cruzeta estragada.

Espero que ajude a outros "Rangeiros".

lincolnjb
05/06/2013, 16:03
Detalhe: Não percebo esse "roncar" em movimento. Só percebi erguendo as rodas.

Se for diferencial, vale a pena colocar um e-locker nela? Não manjo, não sei que peças são removidas quando se coloca uma blocagem dessas... De repente remove várias peças que podem estar com problema, sei lá...

Paulo..... Qual o diferencial que está instalado na sua RANGER??? Ele tem algum tipo de bloqueio???

Olha só.... o diferencial não costuma puxar agua pelo cano do suspiro...o sistema de lubrificação do diferencial é um sistema fechado com apenas um único suspiro. Em muitas Rangers e Explorers antigas este cano não passa de uns 20 cm e normalmente fica tipo que jogado sobre o diferencial.

Talvez estejamos falando dos retentores do semi eixo que se danificaram por causa de um rolamento ruim. Quando um rolamento começa e ficar folgado a folga provoca rupturas nos retentores o que permite a entrada de agua pelos semi-eixos já que nestas condições o sistema deixou de ser fechado. Olha só o seu diferencial pode estar recebendo agua pelos semi-eixos já que não há pressão interna. O suspiro passou a figurar como uma saída permitindo a entrada de agua. ((( Não sei se me fiz entender direito!!!))))

Mande abrir seu diferencial e trocar os retentores e vai ver que esse problema vai para.

Abraços

lincolnjb
09/06/2013, 18:19
O amigo conseguiu solucionar???

lincolnjb
11/06/2013, 12:31
Ta demorando????

paulorl
19/11/2013, 10:46
Meses depois.... Acabei de ver sua mensagem! Não sei porque mas o sistema de aviso quando o tópico é atualizado não tem funcionado bem comigo!

Bom, sobre o diferencial, não lembro o modelo de cabeça mas é o original dela. Sobre bloqueio, ele está original, não foi modificado. Sobre o pinga-pinga, parece que parou, mas também passamos pela época das chuvas, se for água que está entrando, devo perceber novamente no final do ano. Preciso tirar a tampinha e verificar o nível, pode ser que tenha parado porque está seco, hehehe! Mas acho que não, acho que parou por parar mesmo.... Mas já estamos entrando na época das chuvas, se for água eu volto a escrever rapidinho, ou melhor, mando trocar os retentores e depois digo o resultado, mas só vou fazer isso se voltar a pingar, caso contrário, imagino que tenha sido excesso de óleo, vai saber...

Abraço e desculpe a demora, mas é que como tinha parado, não voltei mais no tópico!!