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Ver Versão Completa : Jeep estourando e depois não pegou mais.



Luiz_Fernando
07/09/2005, 02:15
Pessoal, essa foi pra acabar com o feriado. Tirei o Jeep da oficina às 18h (tinha mandado regular os freios).
Fui dar uma volta agora à noite e a viatura parecia uma panela de pipoca. Era estouro pra tudo que era lado! Principalmente em "alta" velocidade. O jeep não estava pifando ou perdendo potência, apenas haviam os estouros :shock: . Na volta os estouros diminuiram bastante, mas ainda aconteciam.
O que causa esse estouro??? A mim parece estar havendo excesso de gasolina na câmara de combustão, mas não sei pq isso acontece.

Não bastasse isso, ao parar em frente ao prédio deixei o motor morrer :oops: e aí começou o 2º problema. Batia na chave e nada. A princípio pensei que fosse bateria, mas logo reparei que tudo funcionava, inclusive a luz alta/baixa sem diferença alguma. Abri o motor e dei aquela famosa "olhada" já que naum sei ver nada!!! Mesmo assim acho que matei a charada. Provavelmente é o motor de arranque que foi pro espaço, pois quando bato na chave o barulho que vem dele é totalmente anormal. Me corrijam se eu estiver errado!!!!!!!!

CJ 67, 6cc, 3 marchas, original!

CJ 60
07/09/2005, 03:11
Posso tá falando besteira.. mais será q na oficina não mexeram nos cabos de vela e inverteram a ordem deles naum?

[]´s

Alessandro Henrique
07/09/2005, 05:25
Luiz_Fernando,
Esse pipocar que voce mencionou pode estar relacionado a algum problema no circuito de ignicao ou alimentacao. Suspeito que o motor esteja fora de ponto.
O motor de arranque gira ou simplesmente faz barulho?

Sds.

Vinicius_4x4
07/09/2005, 13:39
Daí pessoal, vou dar uma xaropiada no assunto :lol: .



O jeep não estava pifando ou perdendo potência, apenas haviam os estouros


Agora eu pergunto: se o motor está fora de ponto, ele não perde força?

[]´s encomodando o pessoal com os meus palpites :twisted: .

leopoldo
07/09/2005, 14:30
platinado colado ou com folga mínima

cabos de vela trocados e / ou velas resistivas ( se forem) em curto

parafuso de regulagem do distribuidor solto

tampa do distribuidor molhada e /ou rachada

Luiz_Fernando
07/09/2005, 17:59
Wilson, a princípio eles estaum ok, mas por precaução me diga: qual a ordem?

Alessandro, ontem ele praticamente naum virava e fazia mto barulho. Hoje nem vira mais, apesar de ter bateria!!!

Vinícius, também achei estranho, mas ele naum perdeu potência (ao menos naum que eu tivesse notado)

Leopoldo, como faço pra saber se o platinado tá colado? (colado em que???)

Obrigado a todos.

Acho que vou mudar de mecânico, pois levei só pra verificar os freios e aconteceu isso tudo!!! Antes de encostar o Jeep o motor tava bom, pegava de primeira, e naum pipocava!!!???!!!

leopoldo
07/09/2005, 18:19
solte as velas

abra a tampa do distribuidor.

só então ligue a chave de contato (luz de óleo e alternador ligadas)

OBS > se você fizer ao contráio vais tomar um BAITA choque de 20 000 V da bobina.

vire o motor (o girabrequim) com as mãos pela correia do alternador.

veja se o platinado faísca.

É o seguinte:

o eixo do distribuidor do seu motor 6 cilindros tem 6 ressaltos. Parecem laterais de uma porca.

quando a pequena sapata do platinado passa pela aresta (um apoio de celeron....um material marrom escuro) o platinado ABRE e uma pequena faísca é gerada.

pode colocar o cabo de vela central solto perto, bem perto do bloco do motor, 1 cm é legal, mas não segure o cabo.

Ao mesmo tempo que essa pequena faísca se fizer presente nos contatos do platinado, uma grande faísca sairá do cabo para o boco do motor.

Se isso não acontece, a folga pode estar fora e deve-se medí-la e ajustá-la pois os contatos ou estão completamente abertos ou fechados.........e aí não tem faísca e o motor não pega.

Luiz_Fernando
07/09/2005, 20:24
Leopoldo fiz o que mandou, mas não consegui fazer o motor virar. Tentei pela ventoinha, mas também naum deu. Ela gira mas a correia naum ?????????????????????????????????????????????????? ?????? :parede:

Luiz_Fernando
07/09/2005, 20:36
Parece que o motor tá travado, mas naum pode ser pq até ontem qdo deichei o motor morrer e ele não pegou mais tava tudo ok. Inclusive qdo o motor de arranque tava indo pro espaço ele girava, mas já sem força suficiente pra ligar o jeep.

Naum é fácil lidar com o que não se conheçe. Acho melhor procurar um curso de mecânica no SENAC :mrgreen:

SmootH_
07/09/2005, 22:23
mas pelo q intendi o problema ai é eletrico
ja aconteceu isso comigo
a gente tava andando
e o jeep apago
e nao pego mais
dai depois d tanto tenta faze pega
morreu a bateria e nao virava o motor de arranque(ligava as luzes e tudo mais, mas a bateria tava fraca) dai carregamos a bateria
chamei um eletricista de confiança e ele mexeu ali no distribuidor(nao sei oq mexeu) mas ele fez pega, e levo o jeep pra oficina dele, ele disse q tinha que desmonta o distribuidor e ajusta uns esquemas(deve se o q o leopoldo falo, de colado ou com folga minima) e tambem regulo meu carburador
me cobro 40 pilas, e fico muito bom, mas ele ja me aconselho a por ignição eletronica se nao quiser mais me encomoda, disse q distribuidor com platinado da problema sempre
leva teu jipe num eletricista e pede pra ele da uma olhada no teu distribuidor pra ve se ta tudo ok
abraço!

Rogério Tortato
07/09/2005, 23:40
tem certeza de que, ao tentar girar o motor, o câmbio estava desengatado e todas as velas soltas, de modo a permitir a passagem de ar do interior dos pistões?

parece óbvio, mas...

CJ 60
07/09/2005, 23:59
Fernando... um bom começo pra vc é baixar o manual do mecânico do seu jeep, lá nos downloads tem !!!! lá vai indicar certinho qual a ordem certa dos cabos e como vc tem q fazer pra começar o processo de verificação, alem de muitas outras coisas q venham a ser úteis qualquer dia q venha pela frente, eu sinceramente naum sei falar pra vc qual q ordem correta sem olhar no manual :oops: ....

abraçao.. boa sorte !!!

Alessandro Henrique
08/09/2005, 04:57
Luiz_Fernando,
Voce tentou dar a partida com as velas fora do lugar e o motor nao girou?
Nao foi possivel girar o virabrequim?
Engate a terceira marcha (por exemplo) e de um leve empurrao na viatura (sem as velas, nao e para tentar fazer funcionar no tranco), observe se o motor se move.
Quando o motor parou de funcionar, voce chegou a reparar algum sobreaquecimento?
Seu motor de arranque esta bom?

Sds.

tavio_g
08/09/2005, 08:42
Não vire o motor não pela hélice. observe que na polia do motor(de baixo) tem 2 dentes que serve para dar aperto(é para isso que serve?) e vc pode colocar uma chave de fenda lá e girar o motor.
Ahh uma obs.. deixe ele em ponto morto.

abraços

Luiz_Fernando
08/09/2005, 09:39
Galera, mais uma vez obrigado!

Sim, eu deixei o jeep em ponto morto, mas mesmo assim não deu pra girar. Sei lá!!!

Wilson, obrigado pela dica vou baixar o manual e estudar rsrsrs !!!!

Não acho que possa ser cabos de vela invertidos pq andei com jeep por uns 30 Km antes de ele apresentar problemas. Na verdade ele não apagou do nada, eu é que deixei o motor morrer :oops: .

Vou chamar um mecânico pra ver se consigo andar no final de semana. Assim que tiver o diagnóstico, aviso vcs.

Abraço a todos

albrago
08/09/2005, 10:04
Meu jeep outro dia teve uma manha parecida.... acabou sendo a bateria que foi pro espaço e um cabo de uma das velas solto (o cachimbo estava encaixado na vela porém sem contato elétrico) _ experimente cada cabo de vela puxando levemente pelo cachimbo se tiver um deles solto, recoloque no lugar e pressione até ouvir um "clic"! Faça uma "chupeta" com a bateria de outro veículo foi assim que descobri que minha bateria tava ruim ( dava farol, buzina, etc ... mas não dava arranque) Fiz uma limpeza nos contatos do distribuidor e do platinado, que estavam com um pouco de oxidação (pano limpo com gasolina é uma beleza)

extraterreno
08/09/2005, 12:37
Cara o meu apresentou isso na Segunda feira, daí já liguei para o trampo e avisei que não ia aparecer. Então começou a brincadeira...
1º - Peguei meu outro carro e fiz uma chupeta :oops: do carro no Jeep e o motor nem virava. Não é bateria
2º - Tranco e o jeep funciona. O motor está em perfeito estado nada travado.
3º - Deitei embaixo do Jeep e retirei o motor de arranque para testar fora do sistema e qual minha surpresa... Não funcionava.
O automático chega a empurrar as engrenagens para frente mas não gira. :pensativo:
Abri o motor de partida para verificar as escovas e estavam em ordem. :putz: Estava rezando para que aí estivesse o problema.
Bom o jeito foi levar para um auto-elétrico para verificar. O problema estava em algumas partes que nem lembro o nome, algumas pecinhas dentro do motor de arranque.
Sendo assim lá se foram 100 laskas. :putz:
Vou montar o sistema no sabado para poder brincar no 1º PASSEIO DA PATROA domingo. :dance:
Cara acho que esse seria um bom teste para você fazer. :concordo:

Luiz_Fernando
08/09/2005, 13:12
O eletrecista está lá em casa nesse momento arrumando a viatura. A primeira notícia foi essa mesma Extraterreno: motor de arranque. Além das escovas tem masi umas peçlas q ele vai trocar tbém.... Vamos ver quanto sairá a brincadeira.

A propósito, esqueci de dizer que com o teste que o Lepoldo mandou eu fazer descobri que um cabo de vela estava solto na distribuição. Provavelmente aí está o problema dos estouros do motor. OBRIGADO

Decidi que manter a viatura toda original é bonito, porém um pouco arriscado. Entaum consultei agora de manhã um mecânico que faz adaptações em Jeep. Um cara me que foi indicado e tals.....

Para trocar a caixa de direção original pela do gol (mecânica) + instalação de freios a disco na dianteira + coloção dos coxins do mercedes no lugar dos calços = R$1400 em 1+3.

Acho que vou fazer. O que os amigos me dizem: tá caro ou tá no tamanho?

Luiz_Fernando
09/09/2005, 10:06
O problema do Jeep não pegar era o motor de arranque mesmo. Escovas e carvão :shock: (carvão?????).

Resultado: R$45,00 a mais nas despesas com o Jeep. Espero que os estouros tenham resovido com o encaixe do cabo de vela que estava solto na distribuição.

Abraço a todos

extraterreno
09/09/2005, 12:37
:palmas: :concordo:

FernandoLadevig
13/05/2021, 09:03
Bom dia pessoal, nesta semana nosso jeep apagou, fomos dar a partida e ele dá um estouro e não pega. Já limpamos os cabos de vela, checamos o distribuidor e tudo certo, porém, percebemos que não há faísca na hora de ligar, possivelmente poderia ser a bobina?

Sydney66
13/05/2021, 19:17
Bom dia Fernando;

Estouro no cano de escape é queima incompleta no motor, estouro no carburador é ponto de ignição muito avançado ou problemas no assentamento das válvulas.

Agora antes de condenar a bobina responda o seguinte:
O que vocês checaram no distribuidor?? Contatos do platinado com sujeira ou desgaste irregular provoca queima ruim;
A bobina está esquentando quando tenta a partida?

Para ser a bobina queimada você não percebe nenhuma queima no motor, mesmo fraca, A maneira de checar o distribuidor é colocando uma lâmpada em série no circuito e verificando se ela acende e apaga com o giro do motor.

E a maneira de checar a bobina é retirando o cabo da bobina que vai ao distribuidor e encostando ele bem próximo do bloco do motor e dando uma partida rápida, se não saltar faisca no cabo e o platinado já estiver testado, é a bobina.

Se você tiver um multiteste (tem uns baratos na net por 30 reais) você mede o enrolamento da bobina pelos terminais, quando ela queima ela não dá continuidade de corrente.

Espero que tenha entendido.

Abs