Conectar

Ver Versão Completa : Desconstruindo meu Tracker e construindo meu Jipe!

Guicerqueira
04/01/2013, 19:58
Bom pessoal,

Agradecimentos importantes...
Primeiro gostaria de agradecer ao LFC, Andre Sousa e Elver. Outros caras daqui merecem agradecimentos também, mas, estes 3 caras me inspiraram a distância para transformar meu Tracker num jipe e morrer em uns belos R$10 mil reais. Depois mando a conta!!

Trai a Toyota... mas, mantive a esposa
Eu era trilheiro Toyoteiro (Hilux mega preparada), mulher engravidou, larguei a cachaça 4x4 por uns 5 anos e como um bom viciado saudoso, comprei outro 4x4 assim que deu.

Tracker e Vitara sempre tem um nas trilhas... alias, bem mais de um.
Optei pelo Tracker por já conhecer a boa reputação dos Vitaras nas trilhas (conforto + trilha).

Na marra é sempre melhor... mas, é mais caro.
Desobedecendo aos mais experientes Trackerianos daqui eu quebrei o focinho original de aluminio logo na primeira trilha. Fiz com o carro original e no final da trilha, pouco antes de quebrar o focinho do diferencial dianteiro um Toyoteiro me perguntou: "Como voce chegou aqui com esse carro original??" Resposta: não sei...
De fato, a tracker me ganhou ali e os prejuízos ou melhor, os investimentos começaram.

Hoje 03/01/2013:

- Lift 2" RC4x4 com amortecedores turbogas de suprema e molas ECHE
- Pneus BF Goodrich MUD 235/70 R16 (rasparam até instalar o parachoque da RC4x4) (Pneus comprados na Michelin da Ilha do Governador)
- Barra estabilizadora?? Claro que não... (arranca quem quer e corre sem elas quem não tem juizo)
- Parachoques dianteiros e traseiros da RC4x4 + as 3 proteções inferiores.
- Guincho Breman 9000 e um monte de acessório pra não ficar na mão.

Bom mecanico é meio caminho andado...
Fiz tudo isso num excelente mecânico que descobri no Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro. O cara era preparador de Troller de competição e antes disso preparava carros de arrancada. Chama-se Rafael, ele é o mecanico chefe da oficina da loja Plugado que fica na mesma praça da academia Djan Madruga. Oficina simples, mas, o cara é top. Conheci o cara por um acaso, eu ia fazer tudo na Four By Four (também no Recreio), mas, o atendimento lá foi péssimo e os orçamentos mega caros. O Rafael e o pai dele foram cuidadoso em todos os detalhes e fizeram ótimos preços. É importante ter um bom mecânico, porque os materiais da RC 4x4 precisaram ser adaptados em quase todos os casos. (braçadeiras sem furação de parafusos, e coisas assim - Mas, tirando a lentidão e um pouco de desorganização no atendimento da RC 4x4, seus produtos finais são ótimos e bem robustos - Rodrigo dono da RC4x4 sempre salva a pátria aos 45 do segundo tempo).

Dinheiro tem fim...
Sei que tem gente que faz mais coisas na Tracker, mas, por agora vou parar por aqui e brincar com o que já tenho em mãos. Mas, tenho planos pro futuro...

Corrente Jipeira do bem...
Obrigado a todos e estou a disposição dos Trackerianos ainda "originais" para incentivar a desconstrução dos mesmos e a construção de verdadeiros Jipes.

Abraços,
Guilherme Cerqueira

Mas, cade as fotos?
Vou postar as fotos em breve. Não tive tempo de fazer umas bem legais.

Guicerqueira
04/01/2013, 20:12
E como isto é um forum, não poderiam faltar as dúvidas que mesmo depois de tudo isso, até eu tenho.

Sensor parachoque dianteiro da Tracker
1 - Que raio de sensor é aquele que fica no parachoque da frente?? Quando instalei o parachoque da RC4x4 eu mantive ele lá na longarina. Mas, fiquei encucado.

Aquecendo na areia
2 - Fui fazer uns testes no Buraco da Aeronautica enquanto eu estava no sobe e desce, parando e analisando as subidas e tal estava tudo ótimo. Quando decidi seguir por um bom pedaço de areia na beira da praia o carro aqueceu. Não há furos ou vazamentos. Estou trocando o fluido de arrefecimento por garantia. Alguem ja passou por isso? Alguma solução?

Mofo no Carpete
3 - Meu tracker, por motivos óbvios, molhou o carpete e depois deu mofo. Tirei com vinagre e agua. O cheiro de vinagre esta insuportável. Alguem tem alguma dica ou o contato de algum tapeceiro bom no Rio. Acho que vou arrancar tudo e colocar forro no piso de plastico como era na Hilux.

Motor demora a "crescer" - Que tal um "turbo"??
4 - Uma coisa que me angustia na Tracker é que o motor dela é antigo 16Valvulas, ou seja, em baixa rotação ele é uma bosta. Demora a crescer o giro. Depois que cresce também é um canhão. O problema é que essa demora a crescer faz com que fique mais dificil dosar o pé ou força demais a embreagem. Meu mecanico, que é preparador de carro de competição, sugeriu colocar um turbo com baixa pressão só para avivar o carro em baixa rotação. E ai, alguem já viu ou ouviu falar em turbo na Tracker ou em alternativas para ela entregar melhor potencia em baixo giro (eu estava acostumado com Diesel).

Carro ficou meio mole...
5 - Depois de pendurar todo este peso de acessório nele, o carro ficou meio mole. Já pensei na mola dianteira do Vitara V6. Mas, até onde entendo, o segredo de uma boa suspensão é mais o amortecedor do que a mola. Preciso de um par de amortecedores mais duro, principalmente na frente. Qual o modelo de Rancho bom pra Tracker? Alguem conhece outra sugestão?

Bom... é isso!

Abraços e a disposição,

Guilherme Cerqueira

Elisson
05/01/2013, 10:55
Sensor parachoque dianteiro da Tracker
1 - Que raio de sensor é aquele que fica no parachoque da frente?? Quando instalei o parachoque da RC4x4 eu mantive ele lá na longarina. Mas, fiquei encucado. Se é o que se encontra do lado do passageiro por trás do parachoque é o compressor da 4x4.

Aquecendo na areia
2 - Fui fazer uns testes no Buraco da Aeronautica enquanto eu estava no sobe e desce, parando e analisando as subidas e tal estava tudo ótimo. Quando decidi seguir por um bom pedaço de areia na beira da praia o carro aqueceu. Não há furos ou vazamentos. Estou trocando o fluido de arrefecimento por garantia. Alguem ja passou por isso? Alguma solução? Verifique a Válvula termóstática e troque a ventoinha viscosa. A original custa cerca de 450 a ventoinha, caso queira a da BESTA GS 2.5 dá só refazendo os furos num torneiro com a velha na mão. A da besta você gasta aí cerca de 300 já no lugar e é mais fácil de achar.

Mofo no Carpete
3 - Meu tracker, por motivos óbvios, molhou o carpete e depois deu mofo. Tirei com vinagre e agua. O cheiro de vinagre esta insuportável. Alguem tem alguma dica ou o contato de algum tapeceiro bom no Rio. Acho que vou arrancar tudo e colocar forro no piso de plastico como era na Hilux. Essa eu deixou pra outro parceiro!

Motor demora a "crescer" - Que tal um "turbo"??
4 - Uma coisa que me angustia na Tracker é que o motor dela é antigo 16Valvulas, ou seja, em baixa rotação ele é uma bosta. Demora a crescer o giro. Depois que cresce também é um canhão. O problema é que essa demora a crescer faz com que fique mais dificil dosar o pé ou força demais a embreagem. Meu mecanico, que é preparador de carro de competição, sugeriu colocar um turbo com baixa pressão só para avivar o carro em baixa rotação. E ai, alguem já viu ou ouviu falar em turbo na Tracker ou em alternativas para ela entregar melhor potencia em baixo giro (eu estava acostumado com Diesel).Acredito que ninguém aqui no fórum tenha feito essa adaptação por ter se acostumado com o motor do jeito que é e por se tratar de um motor feito para trabalhar em alta e não em baixa.

Carro ficou meio mole...
5 - Depois de pendurar todo este peso de acessório nele, o carro ficou meio mole. Já pensei na mola dianteira do Vitara V6. Mas, até onde entendo, o segredo de uma boa suspensão é mais o amortecedor do que a mola. Preciso de um par de amortecedores mais duro, principalmente na frente. Qual o modelo de Rancho bom pra Tracker? Alguem conhece outra sugestão? O pessoal costuma também pelos off-shox que podem ser pedidos na altura e pressão que deseja. O ideal é trocar mola/amortecedor.

Poe fotos aí depois e boa sorte!

Bom... é isso!

Abraços e a disposição,

Guilherme Cerqueira

Guicerqueira
05/01/2013, 18:02
Aquecendo na areia
2 - Fui fazer uns testes no Buraco da Aeronautica enquanto eu estava no sobe e desce, parando e analisando as subidas e tal estava tudo ótimo. Quando decidi seguir por um bom pedaço de areia na beira da praia o carro aqueceu. Não há furos ou vazamentos. Estou trocando o fluido de arrefecimento por garantia. Alguem ja passou por isso? Alguma solução? Verifique a Válvula termóstática e troque a ventoinha viscosa. A original custa cerca de 450 a ventoinha, caso queira a da BESTA GS 2.5 dá só refazendo os furos num torneiro com a velha na mão. A da besta você gasta aí cerca de 300 já no lugar e é mais fácil de achar.

a

Elisson, valeu as dicas.

Com relação a Ventoinha, desculpe a modéstia ignorancia. O que é "Ventoinha Viscosa"?? É a ventoinha principal do motor/radiador, certo? Porque a da Besta é melhor que a da Tracker? Ela é maior? Tem mais pás?

Abraços,

Guilherme

Giovanni Morano
05/01/2013, 21:48
A questão do esquentamento pode ser varias coisas:
Nível de água do Radiador
Valvula Termostatica
Bomba De Agua
O nível de água do reservatório de expanção subio?
O marcador de temperatura subio até o meio, passou do meio?

Tem um tópico que o cara ta colocando um turbo, é recente!
Bota fotos aí!

Marcos_mfcm
06/01/2013, 21:20
Mofo no carpete:
para tirar o cheiro de vinagre, dilua pó de café em água fria e lave o carpete com "isso". Depois lave com água pura para tirar o café. Isso isso para tirar o cheiro de gasolina das mãos ou de recipientes e funciona bem.

Marcos_mfcm
06/01/2013, 21:21
Guicerqueira,
se puder, além das fotos coloque uns vídeos da transformação no You Tube.
Abs

LFC
07/01/2013, 18:01
Bom saber que o tópico que criei foi útil. Lamento pela quebra e pelos problemas com a RC 4x4. O focinho de ferro eu acho que tem original zero km na Suzucar (onde, aliás, eu comprei o do meu carro).
A dianteira do meu carro não ficou mole, talvez pq tenha alividado o peso com o cabo sintético do guincho e a guia de alumínio.
Verifique se o radiador não ficou tomado pela areia ou mesmo por lama, pois aí a refrigeração fica prejudicada mesmo. E a hélice da ventoinha pode ter sido danificada nas suas brincadeiras lá no Buraco da Aeronáutica. Mas não deixe de ver logo isso.
Vamos tentar marcar uns passeios pelo RJ.
Abs,
LFC

Elisson
07/01/2013, 18:10
Elisson, valeu as dicas.

Com relação a Ventoinha, desculpe a modéstia ignorancia. O que é "Ventoinha Viscosa"?? É a ventoinha principal do motor/radiador, certo? Porque a da Besta é melhor que a da Tracker? Ela é maior? Tem mais pás?

Abraços,

Guilherme

A ventoinha viscosa é sim a peça onde fica acoplada a hélice. Geralmente ela perde a viscosidade e não refrigera o motor do jeito que tem que ser. A da BEsta é uma opção mais em conta. Comprando ela, descarte a parte plástica das pás, pois o plástico é frágil e utilize a hélice original do tracker caso seja nela mesmo o problema.

Em comparação com a do tracker eu achei sim a da Besta bem mais justa fazendo com bastante eficácia a refrigeração do motor, mas antes de ver tudo isso ae dá uma olhada nos itens que o LFC mencionou...pode ser lama encrustada ou areia nas aletas do radiador!!! Boa sorte.

Guicerqueira
07/01/2013, 18:46
Pessoal,

Segue abaixo algumas fotos da Tracker ainda sem o Guincho. Assim que eu tiver oportunidade eu tiro uma foto dela com o Guincho.

Uma coisa que eu gosto deste pneu é o visual dele.

Ela esta com lift de 2" apenas. Olhem como fica o angulo de entrada e saida com estes parachoques.

Abraços,

38858738858838858938859038859138859238859338859438 8595388596388597

Guicerqueira
07/01/2013, 18:53
Verifique se o radiador não ficou tomado pela areia ou mesmo por lama, pois aí a refrigeração fica prejudicada mesmo. E a hélice da ventoinha pode ter sido danificada nas suas brincadeiras lá no Buraco da Aeronáutica. Mas não deixe de ver logo isso.
LFC

Eu dei uma olhada geral e descobri que a carcaça de plástico que fica em volta da ventoinha principal (inutil) quebrou na parte inferior (dificil de ver) e com isso ela estava pegando na ventoinha. Acho que isso estava atrapalhando o giro da mesma e pode ter causado o aquecimento. Fiz um pente fino com o mecanico e esta tudo OK. Aparentemente era só isso.

Dúvida: Alguem sabe o que acontece se ao invés de misturar 50% agua e 50% aditivo concentrado, utilizarmos 100% de aditivo concentrado?? (eu uso Bardhal Rad Cool Long Life Organico concentrado, mas, tenho usado 50% - 50%). Um pessoal que conheço que corre de moto (amador - Mas, só moto top) faz isso para as motos aguentarem a pressão sem aquecer. Por outro lado, acho que a água é parte importante na condução/troca de calor.

Pesquisei por ai, mas, não achei nada!

Guicerqueira
07/01/2013, 19:08
O focinho de ferro eu acho que tem original zero km na Suzucar (onde, aliás, eu comprei o do meu carro).
LFC

Eu comprei o meu lá, junto com uma panela, coroa e pinhão novas, porque quando meu focinho original de alumínio quebrou. A panela e os demais itens também foram pro saco. A Suzucar é muito boa. Só que as vezes salga no preço.

Olha aqui o estrago de ficar com o focinho de aluminio e ir brincar em trilha séria:

388605388606388607388608388609

Guicerqueira
07/01/2013, 19:12
A dianteira do meu carro não ficou mole, talvez pq tenha alividado o peso com o cabo sintético do guincho e a guia de alumínio.
LFC

LFC,

Onde voce comprou os cabos? É fácil substituir? Qual o material do cabo sintético? Ele tem a mesma força? E o mais importante, qual a diferença de peso entre o sintetico e o cabo de aço??

Abraços,

Guicerqueira
07/01/2013, 19:16
Vamos tentar marcar uns passeios pelo RJ.
Abs,
LFC

Poxa, a hora que voce for fazer um passeio pelo Rio me da um toque. Voce tem Facebook??

O clube da Tracker ainda existe? O pessoa tem promovido passeios? Eu moro na Barra da Tijuca, seria legal montar uma galera por perto.

A maioria dos meus passeios são em 3 ou 4 carros no máximo com amigos ou nos eventos do Ilha Jipe Clube.

Abraços,

Guicerqueira
07/01/2013, 19:24
Nesta foto eu ainda estava com os parachoques originais e tinha acabado de perder um farol de milha na subida de uma duna (lição aprendida: se voce não tem parachoques de aço, mesmo com o carro levantado em 2", prepare-se para quebrar seu parachoque original. A Tracker é molenga na frente, logo o curso de suspensão dela abaixa rapido em subidas de duna e a frente bate (o mesmo vale para barrancos de lama).

O legal é reparar que o parachoque original da tracker levanta estava dando praticamente a mesma entrada do parachoque do Troller.

Vou fazer uma foto comparando a Troller original, TR4 orginal e a minha Tracker levanta com parachoque e guincho.

A altura deste Wrangler do meu amigo é animal. Além de lift o cara meteu uns pneus gigantes. Ou seja, não da pra comparar. Na foto ele estava inclinado, lado a lado é bem mais alto.

Mas, a Tracker não fez nenhum pouco feio ao lado de nenhum deles. Na verdade, a brincadeira foi de igual pra igual o tempo todo. Me impressionou. (considerando dunas e areia).

Por hora, olhem esta:

388620

aleilario
07/01/2013, 20:50
Show de bola Guilherme ! Sou fã das Grand Vitara e Tracker. O meu é um GV 2 portas, vou postar uma foto ai para vc ver, fiz praticamente tudo o que vc fez no seu, ainda falta o parachoque traseiro.

Agora vai uma dica por experiência, fuja dos off shox, eu instalei no meu e estou penando por isto, com menos de 1 mes tive que mandar para a garantia, voltaram e ainda não estão bons. A galera fala de um tal de Kayaba, acho que é assim que se escreve, falam muito bem deles !!!388630388631388632

Guicerqueira
07/01/2013, 21:07
Po, ficou irado todo branco!

Voce achou que a sua frente baixou muito com o peso do Guincho??

Vou investigar estes Kayabas. Mas, seria legal voce compra-los, usa-los e depois me contar. Não tem problema... eu espero...haahahahahaha

Brincadeiras a parte: e os Rancho? Prestam pra Tracker? Cconhece alguem que tenha?

aleilario
08/01/2013, 08:17
Então Guilherme, sinceramente eu não achei que baixou não, nem com os amortecedores originais e nem com os offshox, na verdade com os offshox a frente esta pouca coisa mais alta que a traseira, pois só coloquei offshox na frente.

Quanto aos Kayaba, blz, concordo em usar e te relatar a experiência, te passo por mp os meus dados bancários para vc me depositar o valor dos amortecedores hehehehe.....brincadeiras à parte, quem me indicou o kayaba foi o Daniel, mecanico fera em suzuki aqui em SP, acabei comprando os offshox somente por causa da garantia, que ja usei e pelo jeito vou usar de novo.

Os rancho eu nunca vi em tracker e nem em grand vitara !!!!

LFC
08/01/2013, 12:48
Por partes:
#10 Belas fotos;
#11 Use o aditivo como manda o fabricante;
#12 Poutz!
#13 Comprei o cabo e a guia na SOB, dá uma pesquisada. O mecânico substituiu, deve ser fácil. A resistência é a mesma ou suficiente. A diferença de peso é razoável, pois a guia roletada e o cabo de aço são bem pesados.
#14 Não tenho Facebook.
#15 O Clube do Tracker existe no Yahoogrupos e no Facebook. Não tem muita gente no RJ.
Abs,
LFC

mackjunqueira
10/01/2013, 00:10
Guicerqueira, boa noite!!
Parabéns pelo carro. Desculpe minha santa ignorância, mas pq tirar a barra estabilizadora?
Abraços

em.pereira
10/01/2013, 00:30
Hoje 03/01/2013:

- Pneus BF Goodrich MUD 235/70 R16 (rasparam até instalar o parachoque da RC4x4) (Pneus comprados na Michelin da Ilha do Governador)

Estes pneus existem na medida original do Tracker?

Guicerqueira
11/01/2013, 00:47
Guicerqueira, boa noite!!
Parabéns pelo carro. Desculpe minha santa ignorância, mas pq tirar a barra estabilizadora?
Abraços

Grance Mack,

Digamos que não é uma opção é falta de alternativa. Voce pode buscar no forum e verá que a maioria acaba tirando. Quando voce faz o lift a bieleta fica quase estrangulada pelo resto da suspensão, então, quando voce vai para a trilha ela fatalmente quebra. Tentei algumas alternativas e algumas até funcionaram para a cidade. Mas, era chegar na trilha um pouco mais pesada pra tudo ir por agua abaixo. Fora a barulheira que ela faz até quebrar. Então, a única solução é tirar a barra estabilizadora, já que a bieleta serve para conectar a barra ao resto da suspensão.

Enfim, tira quem quer.... corre quem não tem juizo. Se souber de uma alternativa defintiva. Estou todo ouvidos!! Digo, olhos...rs...

Abraços,

Guicerqueira
11/01/2013, 00:48
Hoje 03/01/2013:

Estes pneus existem na medida original do Tracker?

Amigo,

Não sei, mas, acho que não. Acho que a medida deles começa (mínimo) com perfil 70.

Da uma ligada para uma Michelin e investiga.

Abraços,

LeandroNV
09/04/2014, 13:51
Guicerqueira,
Em primeiro lugar gostaria de dizer que sua vtr tá linda! Basicamente todas as modificações que quero fazer na minha vtr.
Já comecei com algumas, mas ainda tenho muito chão pela frente e pouco dinheiro pra gastar.
Modificações feitas:
- Lift 2" (comprei com lift)
- AT225/75 R16 (quero colocar o 235/70 R16 Mud)
- Parachoque dianteiro RC 4x4 + Farol de milha LED
- Proteções Todo Terreno (presente do meu antigo chefe)
- Snorkel OGZ

Modificações futuras:
- Bagageiro (para viagens e trabalho)
- Substituição do carpete por manta de borracha;
- Parachoque traseiro RC4x4;
- Pneus 235/70 R16 Mud;
- Guincho 9000 lbs.
- Ganhar na mega-sena!!!!

Benezão
03/06/2014, 23:37
Cara, tá linda sua tracker.

Comprei um Grand Vitara, vou fazer tudo igual. Vai ficar lindo também.

Parabéns bicho

Segue abaixo algumas fotos da Tracker ainda sem o Guincho. Assim que eu tiver oportunidade eu tiro uma foto dela com o Guincho.

Uma coisa que eu gosto deste pneu é o visual dele.

Ela esta com lift de 2" apenas. Olhem como fica o angulo de entrada e saida com estes parachoques.

Abraços,

38858738858838858938859038859138859238859338859438 8595388596388597

fernandomr1305
11/06/2014, 13:25
Boa tarde!

Estou precisando das peças (acabamento) do rack da tracker! Não estou conseguindo encontrar, se alguém puder me indicar algum local para encontrar essas e outras peças para a GM Tracker. Muito Obrigado!

LFC
11/06/2014, 14:01
Tenta na Traçado 4x4. Eu não conheço a loja, mas tem isso lá de um Tracker desmontado:
TRAÇADO 4X4 - ESPECIALIZADA EM PEÇAS SEMI-NOVAS DE VEICULOS 4X4 (http://www.tracado4x4.com.br/index.php)
Tenta tb na Suzucar ou na Carrera GM de SP, Sr. Sena.
Abs,
LFC