PDA

Ver Versão Completa : Jumelotrazeiro virando ao contrario, o que fazer e o que causa?

OliveiraDf
03/01/2013, 22:55
Hoje passei em um barranco de lado a mola trazeira direita encolheu muito, quando parei em casa vi que o jumelo estava virado ao contrario, encostou no açoalho. Achei em um tópico que se eu levantar o jipe pelo para-choque o jumelo vai baixar e volta para o lugar. Obs.: o jumelo tem o tamanho original, nâo arqueei as molas.
Será que isso vai acontecer na trilha, o que devo fazer?

Feliz ano novo a todos?

junior888
04/01/2013, 00:27
para o jumelo voltar ao normal, tente botar o macaco entre o feixe de molas e o chassi, e macaqueie, acredito que assim o jumelo deve voltar ao normal... a causa do jumelo ter virado eu nao sei, vamos esperar os mais entendidos.

lfschmitz
04/01/2013, 14:03
Esse procedimento de colocar o macaco entre o feixe de molas e a longarina não é perigoso pro "mechânico" se machucar?

Imagino o tranco que isso vai dar a hora que o jumelo virar...

junior888
04/01/2013, 20:51
é, o negócio é ficar meio longe... uma vez aconteceu isso com uma pickup f-75, nao teve jeito, tivemos que fazer isso que falei, tentamos até levantar ela com um trator, mas nao adiantou.

elmestizo
05/01/2013, 16:56
certa vez, coloquei um macaco entre a mola e o chassi... e virei o jumelo...

Fband
06/01/2013, 12:34
Oliveira,
Antes de acontecer isso, quando a viatura estava parada em terreno plano, o jumelo ficava um pouco inclinado para trás ?
Essa inclinação para trás existe exatamente para não permitir que o jumelo se vire para frente..

Abraço

junior888
06/01/2013, 12:36
Oliveira,
Antes de acontecer isso, quando a viatura estava parada em terreno plano, o jumelo ficava um pouco inclinado para trás ?
Essa inclinação para trás existe exatamente para não permitir que o jumelo se vire para frente..

Abraço
pois é, vejo varias bands com o jumelo sem essa inclinação, principalmente os jumelos dianteiros

MarcioNatal
06/01/2013, 16:56
Hoje passei em um barranco de lado a mola trazeira direita encolheu muito, quando parei em casa vi que o jumelo estava virado ao contrario, encostou no açoalho. Achei em um tópico que se eu levantar o jipe pelo para-choque o jumelo vai baixar e volta para o lugar. Obs.: o jumelo tem o tamanho original, nâo arqueei as molas.
Será que isso vai acontecer na trilha, o que devo fazer?

Feliz ano novo a todos?

OliveiraDf, boa tarde.

Acho que esse tópico pode nos ajudar em algo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/67305-jumelo-dianteiro-virando-print.html

Um abraço e boa semana.

Márcio Humberto.

OliveiraDf
07/01/2013, 11:04
MarcioNatal, obrigado pela ajuda, eu fiz exatamente isso e consegui arrumar, o que achei estranho é que meus jumelos tem a inclinação correta e teoricamente não deveria acontecer isso, mas como falei passei em um barranco de lado, a roda esquerda encolheu muito e a mola da roda direita deve ter arqueado fazendo o jumelo ficar com o angulo para dentro, e como passei rápido o danado foi para o lado que estava com a inclinação, assim eu imagino.

A poucos dias fiz toda a suspensão dianteira, acertei arqueamento das molas, troquei as buchas, e coloquei os jumelos do mb 608, um pouco maior e bem mais reforçado, não medi a distância entre os parafusos, vou postar uma foto e as medidas, pretendo fazer o mesmo na traseira assim que der tempo ($).

obrigado a todos.

obrigado!

JRenato
07/01/2013, 14:30
Para que isso aconteça, ou o feixe está mais curto ou os suportes estão mais afastados do que deveriam para o feixe.

OliveiraDf
08/01/2013, 13:31
JRenato, concordo com você, e é por isso que fiquei preocupado pois não me encaixo em nem uma destas situações, tudo conferido e no lugar certo.