PDA

Ver Versão Completa : Pneu fino ou pneu largo?



Gangrel
03/01/2013, 21:01
Salve pessoal! Feliz 2013!

Chegou a hora de trocar meus pneus e estou na duvida se devo optar por pneus largos ou finos!
Pretendo enfrentar trilhas pesadas grandes piscinas de lama atoleiros e etc... Estou usando pneus
Super track do bota mas ja estao no fim da vida, tenho rodas aro 15 e os pneus sao bem largos
275 acho... Quando tento passar uma vala mesmo que eu tente passar pelo meio os pneus me jogam
dentro do buraco...meu parceiro de trilhas usa pneus argentinos aro 16 e estreitos, ele passa por onde quer
sobe de re, da um baile onde eu nao saio do lugar... Ai fico na duvida se e meu pneu que ta velho ou se ele
tem razao que pneu tem q ser fino mesmo... Afinal qual e o melhor pneu pra trilha mesmo os tork fino e alto?
Acho bonito pneu largo mas se nao for funcional nao me serve... Oque me indicam ?

Abraco!

Felipe

Tio Eddie
03/01/2013, 21:24
Felipe,

Veja se ajuda

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/51797-pneus-finos-x-largos-trilhas-com-atoleiros-e-erosoes.html

[]s

Gangrel
03/01/2013, 22:49
Tio Eddie , obrigado ja li as 27 paginas e a conclusao e que pneu fino vai melhor em motor com menor cavalaria e se sai melhor em atoleiros! Pelo que percebi o mais moderno e o vj910 de pref aro 16! Abraco!

Robertux
08/01/2013, 09:31
Quando os automóveis foram inventados não existiam rodovias asfaltadas então eles foram desenvolvidos para estradas de terra, que não passavam de trilhas onde andavam cavalos e, no máximo, carroças, condições mais próximas das nossas trilhas do que das rodovias atuais e, se vocês notarem, as rodas eram de grande diâmetro e os pneus finos.
No início das competições, os carros utilizados eram os existentes, nas condições originais. Logo o pessoal começou a aperfeiçoar os veículos, adaptando-os às condições de maior velocidade e, com o aparecimento dos autódromos asfaltados, as rodas foram diminuindo o diâmetro e os pneus sendo alargados (vejam as fórmulas atuais - F1, Indy). Portanto fica fácil perceber que, para velocidade baixa e condições desfavoráveis pneus finos de grande diâmetro, para asfalto pneus largos de diâmetro menor (mesmo que as rodas estejam aumentando o diâmetro, a medida final tem se mantido pequena, com pneus de perfil cada vez mais baixos).
Esse é o meu raciocínio, posso estar errado, mas com meu jipinho, praticamente original, com pneus 7,50X16 passo, até com certa facilidade, onde Trollers bloqueados, com pneus 33X12.5 ou maiores tem dificuldade em passar.

engenheiro01
08/01/2013, 10:37
Concordo com o Robertão em número, gênero e degrau!
Abs com pneus finos!

Mauricio Rotta
08/01/2013, 11:56
Trilha = pneu fino
Boniteza = Pneuzão!!!!!!!!!

M-Beltrame
08/01/2013, 14:33
Quando os automóveis foram inventados não existiam rodovias asfaltadas então eles foram desenvolvidos para estradas de terra, que não passavam de trilhas onde andavam cavalos e, no máximo, carroças, condições mais próximas das nossas trilhas do que das rodovias atuais e, se vocês notarem, as rodas eram de grande diâmetro e os pneus finos.

Quais trilhas vc anda fazendo Roberto???
Brincadeira...
Tem situações que favorecem cada tipo de pneu...
Tem lugar q pneu fino vai afundar ate a china, mas tem lugar em que ele vai "achar" o chão firme enquanto os mais largos vão patinar em uma laminha de 10cm...
Algo a se pensar é o desenho e a altura, que na minha opinião é mais relevante do que a largura.


Abraços

Mauricio Rotta
08/01/2013, 15:48
Eu entendi tranquilamente a colocação do Robertux
Ele ta falando do que a gente tem no mercado, é óbvio q se partir pras coisas irreais e intocáveis q os ricaços tem acesso aí tudo muda. Pneuzões com 38,40,44 polegadas, desenhos extravagantes e absurdos... beadlocks, pressões baixissimas.. pneu quase murcho...

Mas comparar entre 265 ou 31" recapado VJ9100 ou um 7.50 frontiera que são opções populares q a grande maioria dos mortais conseguem, aí a superioridade dos estreitinhos é bem óbvia.

Só vejo os mais largos se saindo melhor na areia solta, por motivos óbvios, mas em se tratando de trilha de mato fechado, lama, travessia de poças e atoleiros a melhor opção que alia um custo/benefício melhor é sem duvida nenhuma um 7.50 x 16 frontiera ou argentino.

É claro que tudo isso traduzindo o dia a dia de 99% dos jeepeiros que por aqui navegam, pessoas que não estão rasgando a fôia e nem nadando em piscinas de dinheiro. É claro que pra tudo nesse mundo existem as exceções e pro pessoal do dólar na cueca sempre existem opções melhores, maiores e naturalmente mais salgadas.

M-Beltrame
08/01/2013, 16:32
Mauricio eu não falei de pneuzão 38", 40"... ate pq eu uso 33" recapado.
Oque eu quiz dizer é que a diferença de largura entre um 7.50-16 e um 265-70-16 não faz tanta diferença, mas se pegarmos essa diferença de largura que deve ser de no máximo 2" e colocarmos na altura do pneu ai sim vai fazer diferença...

Abraços

Curupira
09/01/2013, 13:56
Olá a todos,feliz 2013....

Bom colocando um pouco de gasolina na fogueira,eu acredito que cada pneu vai bem em um determinado terreno,aí um fala que pneus finos vai bem onde pneus largos não vão e vice e versa,depende da viatura e da configuração,só comentado uma colocação do Roberto,no caso é desleal comparar um Jeep de um Troller,isso inclue variação de peso, largura,e outras coisas mais,todos sabemos que no Brasil um Hummer nem sonha em andar em 90% onde um jeep anda,mas se comparar o jeep com um outro jeep,aí a historia muda,aqui já vi muitos jeeps com pneus finos e pneus largos juntos na mesma trilha e andarem iguais.Lembremos que em uma trilha é 80% de piloto e outros 20 % dos pneus,pois não adianta ter um mega conjunto se o motora for meia roda....
Abraço.....

Mauricio Rotta
09/01/2013, 14:20
Só pra refrescar a memória, o tópico refere-se específicamente ao Jeep do Gangrel, que pela foto é um Willys Cj5 1962 amarelo. Portanto supoe-se q trata-se da opinião sempre voltada ao jeep dele.

É claro q não podemos comparar diferentes tipos de jipes e Jeep's pois cada um tem suas características particulares. Porém eu interpretei que a resposta seria direcionada especificamente ao exemplar em súmula que no caso é o Willys supracitado do colega Gangre.

RodrigoPD
10/01/2013, 11:37
Amigos;

Vou dar minha opinião pessoal, baseada tanto na teoria quanto na prática, pois utilizava os Fate 7.50 - 16 no Tropeço, e agora utilizo o VJ-900 na medida 265/75R16.

Com os pneus Fate eu tinha um pneu novo, que pegava balanceamento, rodava bem na estrada, rodava bem na terra, na lama, enfim, um pneu de uso geral muito satisfatório e com boa durabilidade. De forma geral, o visual do 7.50-16 era inferior, mas o desempenho dele em condições normais de uso era muito bacana. Na estrada ele rodava bem até em velocidades elevadas, pois tinha pegava um bom balanceamento. Nas trilhas ele tracionava bem, especialmente em lamas mais rasas. Por ser um pneu menor e mais fino, não raspava em nada nas torções das erosões mais bravas. Ou seja, é uma escolha muito racional, tanto pelo custo-benefício quanto pelo desempenho geral satisfatório na maioria das condições.

Já os VJ-900 265/75R16, adquiridos da Kondz Tires, tem suas particularidades. Por serem recapados, são mais difíceis de pegar balanceamento. Ou seja, o meu Willys passou a virar um pouco na estrada acima de 80 km/h. Esses pneus maiores forçam mais o conjunto mecânico (já tive amortecedor de direção arrancado por isso). E esse pneu maior obrigou-me a instalar distanciadores de roda, alargadores de pára-lama (para atender a legislação) e, como pegavam bastante na lata, fui obrigado a trocar os 4 feixes de mola que já estavam um pouco cansados. Na trilha, é fato inconteste: o desenho mais agressivo dos VJ, bem como a maior altura proporcionada pelos mesmos, faz com que o Tropeço tenha um desempenho superior em relação há antigamente com os Fate, especialmente nas erosões (pelos cravos laterais) e nos atoleiros mais fundos. Mas isso cobrou o seu preço: jipe mais xoxo (diâmetros maiores "alongam" a relação de marchas), mais gasto de combustível e um rodar não tão bom no asfalto.

A escolha do seu tipo de pneu deverá ser muito pessoal.

Em busca do desempenho mais off-road e visual mais agressivo, fico com o VJ900 265/75R16.

Em busca de um desempenho mais equilibrado, num conjunto mais simples e confiável, o Fate 7.50-16

Aliás, vou além, em termos de custo - benefício puro, para um uso geral e mais normal do Willys, os Fate 7.50 - 16 são imbatíveis.

Contribuição de opiniões e vivências pessoais, no meu caso particular.

Abs.

Robertux
10/01/2013, 19:53
O Rodrigo confirmou exatamente aquilo que eu sempre falo, pneu largo com certeza fica mais bonito, em determinadas situações tem suas vantagens, como na areia ou em erosões, onde o pneu fino cai mais fácil nos buracos e o Jeep entra em X com maior facilidade, mas cobra seu preço, e não é só na hora de comprá-lo, os problemas mecânicos decorrentes do aumento de peso e suas soluções mexem no bolso, além disso o aumento no peso devido ao pneu maior e os reforços mecânicos necessários tendem a prejudicar o desempenho na trilha, principalmente no barro. Não se esqueçam que o Troller não passa de uma cópia do Wrangler que no fundo, no fundo é um CJ crescido, mas que em função, principalmente, do aumento de peso tem um desempenho, na maioria das vezes, inferior ao CJ no off road. Por isso comparei os dois no post anterior, afinal a diferença de categoria nem é tanta, ambos são Jipes. Eu não compararia um Jimny com uma pick-up ou uma SUV, mas Jeep, Troller, Engesa, Marruá, Wrangler, Bandeirantes, etc, são tudo farinha do mesmo saco.

Mauricio Rotta
11/01/2013, 10:41
O Rodrigo confirmou exatamente aquilo que eu sempre falo, pneu largo com certeza fica mais bonito, em determinadas situações tem suas vantagens, como na areia ou em erosões, onde o pneu fino cai mais fácil nos buracos e o Jeep entra em X com maior facilidade, mas cobra seu preço, e não é só na hora de comprá-lo, os problemas mecânicos decorrentes do aumento de peso e suas soluções mexem no bolso, além disso o aumento no peso devido ao pneu maior e os reforços mecânicos necessários tendem a prejudicar o desempenho na trilha, principalmente no barro. Não se esqueçam que o Troller não passa de uma cópia do Wrangler que no fundo, no fundo é um CJ crescido, mas que em função, principalmente, do aumento de peso tem um desempenho, na maioria das vezes, inferior ao CJ no off road. Por isso comparei os dois no post anterior, afinal a diferença de categoria nem é tanta, ambos são Jipes. Eu não compararia um Jimny com uma pick-up ou uma SUV, mas Jeep, Troller, Engesa, Marruá, Wrangler, Bandeirantes, etc, são tudo farinha do mesmo saco.


Concordo quase com tudo q disse, menos com isso: "Jeep, Troller, Engesa, Marruá, Wrangler, Bandeirantes, etc, são tudo farinha do mesmo saco". Se pegarmos os veículos originais sem adaptações as diferenças de peso e largura são significativas deles em relação aos CJ's. Falo isso só pelo simples fato de eu ter instalado eixos de F75 no meu Jeep e senti q a largura prejudicou bastante a locomoção em mata fechada.

Mas isso não é o mérito do tópico. Pura chatisse da minha parte, no mais parece que todos concordamos que o custo benefício dos pneus 7.50 sõ melhores q dos 'largões'.

Pablo.pinto2007
11/01/2013, 12:40
Concordo quase com tudo q disse, menos com isso: "Jeep, Troller, Engesa, Marruá, Wrangler, Bandeirantes, etc, são tudo farinha do mesmo saco". Se pegarmos os veículos originais sem adaptações as diferenças de peso e largura são significativas deles em relação aos CJ's. Falo isso só pelo simples fato de eu ter instalado eixos de F75 no meu Jeep e senti q a largura prejudicou bastante a locomoção em mata fechada.

Mas isso não é o mérito do tópico. Pura chatisse da minha parte, no mais parece que todos concordamos que o custo benefício dos pneus 7.50 sõ melhores q dos 'largões'.


Vou dar meu pitaco também...

Utilizo, ou melhor, utilizava os 255/70 R15 recapados com modelo Oligator da Ost pneus... e me deparei com uma surpresa... são de excelente desempenho com relação aos BF MUD originais, ele limpa bem melhor, mas tem aquela velha e grande desvantagem que é não pegar balanceamento e assim acaba afrouxando o carro todo com o balançar...

Eu optei por essa rodagem pelo simples fato de que o utilizaria para todos os fins de meu uso, que é pra areia, dunas, beira de praia, estrada (fica bem estável, se descontar o balançado e provavelmente o shimmy), e por ser MUD, de desenho bem agressivo com cravos laterais, utilizaria também pra trilha de lama... o seu desempenho é bastante satisfatório, na areia precisamos baixar os pneus, o que pode danificar a carcaça, por ser recapado (isso aconteceu comigo), ele garra bastante na areia mas se sai bem... mas na lama ele se dá muito bem, principalmente por causa dos cravos laterais... em erosões eu não tive a oportunidade de ir... pelo menos nas pesadas, nas leves tudo tranquilo... Agora se uma coisa eu posso falar é que pneus frontiera ou com desenho semelhante, se saem melhor, muito melhor na lama, isso sim, pois eles não enchem de lama, estão sempre limpos, é autolimpante e por isso tem sempre atrito, garra... não forçando o conjunto mecânico, aqui na nossa região, nas trilhas de lama que fazemos, quem tá de frontiera se dá bem.
Eu também tenho os pneus militares originais, e esses só se dão mal por um único motivo, na altura, ficando assim encalhado...

E meus planos futuros são, já que perdi um pneu oligator, terei que refazer meus calços... irei me desfazer do jogo militar (em aro original 16) pra comprar pneus frontiera, usados também (já tem uns escutando a conversa) e terei que comprar um jogo de pneus AT originais (que possam pegar balanceamento) para pegar estrada, andar na areia, duna que se vão muito bem também... assim ficarei com a "beleza" dos pneuzão... (jeep de shopping) e quando for pra "guerra" dar show de frontiera...

É isso, a "perfeição" só existe se tiver dois jogos de pneus, senão, fica sempre a desejar, tanto um jogo de pneu quanto o outro!

Forte abraço!

Pablo

NMiller
15/01/2013, 18:34
Oi Galera do pneu!
Eu tenho os meus no Jeep e na barriga!:mrgreen:
Segue um tópico muito bom na minhã opinião com informações técnicas e opiniões com argumentos que achei relevantes.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/51797-pneus-finos-x-largos-trilhas-com-atoleiros-e-erosoes-29.html

Até eu que tô querendo trocar os pneus do meu CJ dei uns pitacos!
Meus zoio tão até vermelho de ler quase 30pags.
Abraços.

raphael cavaglieri
20/03/2013, 18:24
o meu pneu é o fino, uso pois acho melhor no asfalto, ja que faço pouca trilha