Conectar

Ver Versão Completa : Amortecedor para samurai

dinodasilva
06/09/2005, 15:40
Pessoal,
Estou trocando os amortecedores traseiros do samurai 97. Qq buraco ou lombada ta dando uma pancada seca... :(
Agora a duvida: tem amortecedor de outro carro que sirva e sejam mais baratos ou tenho q colocar os originais da suzuki?? :pensativo:

Dino,

Fraga
07/09/2005, 21:39
Dino.

Primeiro verifique se as buchas de borracha (olhais do amortecedor) estão em ordem, pois buchas estouradas também dão estas impressões de pancadas secas na suspensão. Caso esteja tubo OK e vc realmente precisar trocar o amortecedor que vc pode adaptar na traseira do Samurai 97 são os dianteiros da Kombi Cliper cód Cofap B47568. A adaptação e bem simples vocè deverá providenciar quatro arruelas com espessura de aproximadamente 1.9mm (duas para cada amortecedor), pois a comprimento do eixo do olhal inferior do amortecedor da Kombi (pino de aço) é quatro milimetros menor que do amortecedor do Samurai, ou se preferir e tiver facilidade em usinar (tornear) dois pinos novos com 37,8mm de comprimento (eu fiz isso), retirar os pinos do amortecedor da kombi e substituilos por este maiores, fica muito bom, porém tome cuidado na hora de comprar os amortecedores, pois alguns fabricantes fazem as buchas de borrachas "coladas" no eixo, e neste caso não da para substituir o pino, devendo então optar pelas arruelas. Para o olhal superior retire a bucha de borracha e o eixo de aço e utilize as antigas caso estejam em bom estado (as minhas estavam).Caso estejam danificadas peque a que estiver em melhor estado e compare com as do Chevette (o mecânico disse que serviria, mas é bom checar).

Boa sorte.

Fraga

Daniel Engelbrecht
08/09/2005, 12:06
Dá uma olhada no código dos amortecedores originais e procura num catálogo de modelos nacionais o mesmo código. O meu é 94 e consegui substituir os amortecedores sem problema por outros nacionais.

Samurai_MOA
08/09/2005, 17:32
No samuca de feixe dah pra usar os traseiros do opala sem problemas! Os cofap com 2 anos de garantia sairam por R$ 84,00 cada!
Ve se dá no seu tb!

[]'s

Daniel Engelbrecht
09/09/2005, 11:45
Na frente serve de brasília e custa uma merreca.

Wallace
09/09/2005, 13:12
Na frente serve de brasília e custa uma merreca.tem certeza no que esta falando Daniel?
Acho muito estranho isso!
Sera que voce não esta pensado nos samurais até 94 que são feixes de mola e não helicoidal como os 97 como o dele.

Daniel Engelbrecht
09/09/2005, 17:04
Na frente serve de brasília e custa uma merreca.tem certeza no que esta falando Daniel?
Acho muito estranho isso!
Sera que voce não esta pensado nos samurais até 94 que são feixes de mola e não helicoidal como os 97 como o dele.

É verdade! Desculpem o equívoco e a desatanção. Estava raciocinando mesmo sobre os de feixe de molas.

Wallace
10/09/2005, 21:08
Não se preocupa Daniel, no maximo você vai ter que pagar e ficar com os amortecedores "baratos" que ele comprou! :D

dinodasilva
12/09/2005, 10:50
Boa Wallace :twisted: , mas Daniel, valeu pela intenção em ajudar :concordo:
Mas coloquei os da pampa ficaram perfeitos, e sem adaptações... entao, ficaram originais :palmas:
Originais na suzucar = 280,00 cada
Originais da pampa = 80,00 cada ... :mrgreen:

Abraço galera ...

dinodasilva
12/09/2005, 11:11
Agora o que esta dificil de achar sao aqlas buchas do tirante ... procurei muito e nao achei alternativa às originais ... no tirante sao 3 de cada lado ... preciso de 4 :roll:
alguem ja trocou ? sabe em qual carro tem essa maldita buchinha q original custa 99,00 e a media dela para outros carros é em torno de 10,00... ja levei em muitas, muitas auto peças. Ninguem tem com o mesmo diametro ... :cry:
Abraço,

Daniel Engelbrecht
12/09/2005, 12:07
Não se preocupa Daniel, no maximo você vai ter que pagar e ficar com os amortecedores "baratos" que ele comprou!

Já fica para a próxima revisão. :mrgreen:

paulotec
12/09/2005, 12:58
Agora o que esta dificil de achar sao aqlas buchas do tirante ... procurei muito e nao achei alternativa às originais ... no tirante sao 3 de cada lado ... preciso de 4 :roll:
alguem ja trocou ? sabe em qual carro tem essa maldita buchinha q original custa 99,00 e a media dela para outros carros é em torno de 10,00... ja levei em muitas, muitas auto peças. Ninguem tem com o mesmo diametro ... :cry:
Abraço,

Dino, se não me engano as buchas trazeiras da pampa tem as mesmas dimensões, exceto pelo fato de o corpo da bucha da pampa tem a mesma largura do pino onde vai o parafuso, ja a original, o corpo e alguns milimetros mais estreito, mas para deixar a da pampa igual quaquer torneiro corta facil...Detalhe custam R$8,00 cada hehehe.

Fraga
12/09/2005, 19:17
Dino, boa noite.

Amortecedor da Pampa na suspensão traseira do Samurai Helicoidal sem adaptação :pensativo:para mim é uma boa novidade!!! Você poderia me passar o código e o fabricante dos amortecedores utilizados, pois se for assim penso em retirar os adaptados da Kombi Cliper e colocar estes que você mencionou. O curso, carga e constante de amortecimento estão adequados a esta ulilização?

Grato.

Fraga

Tekozen
12/09/2005, 20:52
Gostei do tópico galera!!!

Mês passado recondicionei os meus originais até descobrir uma alternativa boa.

E essa da Pampa será que vira???

[]'s recondicionados

tmrsled
14/09/2005, 18:20
Aê pessoal bem q a gente poderia reunir uma galera interessada em amortecedor bom pro samurai e ver com o wallece se é possivel criar um consorcio dos HDS :D dai ficaria todo mundo com um produto de qualidade e com pagamento parcelado...oq vc´s acham?? :concordo:

thomazsarkis
15/09/2005, 00:36
Excelente idéia, c conseguir um bom preço e boas condiçoes eu topo!

Amortecedor p/ samuka 97- é mto caro e não sei c tem similares a não ser recondicionar.

abraços

alex_floripa
28/09/2005, 08:27
Dino,

Quando o meu samurai era original tambem dava essas pancadas secas.
Resolvi quando coloquei calços de 1,5" nas molas.
Na suspensão dianteira não continuou o mesmo problema?
Copiei o esquema dos calços de um local na internet.
Eram calços especificos para os nossos samurais. Alguém lembra???
Quanto as buchas para os tirantes, coloquei as buchas da pampa tambem.
Basta recortar um pedaço porque essas da pampa são mais largas.
Abraço

Fraga
29/09/2005, 22:10
Alex

Quais buchas da Pampa você usou nos tirantes (bandeja, agregado, etc)? Você poderia ser mais especifico? Estou precisando trocar as do meu e não estou encontrando só as buchas no mercado para vender, já pensei até em fabrica-las, porém não consegui volume suficiente para justificar o ferramental devido ao fato de não serem todas iguais.

Grato

JOSE CANDIDO
06/01/2006, 16:45
Aí galera, pelo que sei, na traseira do samuca helicoidal cabem os da Kombi !!! é só parafusar .....

Abs

Murilo
15/02/2006, 12:42
Galera... Como o assunto é amortecedor, gostaria de uma dica...
Tenho um Samuca 95 (feixe), SPOA e pneus 31".
Utilizava os amortecedores originais, porém estavam limitando o angulo de abertura e na dianteira davam fim de curso. Então substituí os originais por: dianteira os trazeiros da Chevy 500 e na trazeira os da Kombi. Tudo certo... em termos :putz:. Não limitou o curso da suspensão, mas o Jeep ficou muito instável (navegando) em velocidades superiores à 50 ou 60 Km/h.
Aí vai a pergunta. O amortecedor é muito macio? Qual a solução?

Obrigado Galera!

Tekozen
21/02/2006, 22:08
Pessoal fiz uma adapatação que ficou beleza. :palmas:

Para Samuka helicoidal, calço de molas na traseira de 1,5".

Amortecedor da fiorino trecking turbo gás.

Quase PNP, precisa dar uma abridinha mínima no olhal superior (uma cerveja para qualquer torneiro).

Testei na 1a etapa do Paulista de Off Road em Sorocaba, antes de escrever aqui.

P... performance.

Pelas sobras de fim de curso dá certo com calços de 1" a 2".

[]´s bem amortecidos e pesquisando o dianteiro.

mauricioms
21/02/2006, 22:45

Quase PNP, precisa dar uma abridinha mínima no olhal superior (uma cerveja para qualquer torneiro).

Testei na 1a etapa do Paulista de Off Road em Sorocaba, antes de escrever aqui.

P... performance.

Pelas sobras de fim de curso dá certo com calços de 1" a 2".

E como está a configuração da sua suspensão dianteira ?
Tem calços também ?

[]´s
Mauricio
Samurai 98

Beto
22/02/2006, 10:07

Beleza Tekozen, os amortecedores só serve na traseira?

Tekozen
05/03/2006, 19:53
Pessoal vejam essas fotos, da dianteira(2a e 3a fotos):

Essa peça no olhal inferior do amortecedor é uma adaptação para elevação ou é original do Samurai?

Maurício e Beto se puderem dar uma olhada nos seus agradeço.

Comprei o carro assim. Ainda não tive coragem nem tempo de fuçar os dianteiros, estou usando os originais recondicionados.

Fabil
05/03/2006, 20:16
nao é original... na minha opiniao isso é porco e perigosos... essa gambiarra que fizeram deve sofrer uma grande alavanca e pode quebrar.
provavelmente o dono anterior fezz isso pq colocou molas maiores e o amortecedor daria batente aberto, dai ele levantou a fixacao. e para nao dar batente fechado ele soldou um calco no eixo p/ o batente de borracha

Tekozen
05/03/2006, 22:00
Fabiano,

Na traseira era a mesma gambi. Ai eu tirei esse prolongamento pois o amortecedor da trecking fiat tem maior curso, voltando para a condição original+calço de 1,5´´.

Alguém teria fotos e medidas das molas, batentes originais do Samurai Helicoidal ou referências de onde encontrar?

To ficando perdidão no que é original e no que não é no meu.

[]´s

Fabil
05/03/2006, 22:09
tá facil... enfia a cara debaixo de um samurai helicoidal original e vc perceberá facilmente a diferenca

Tekozen
12/03/2006, 22:24
Fabil,

Ta complicado achar um original.... :oops:

[]´s Edgard

mauricioms
13/03/2006, 09:06
Fabil,

Ta complicado achar um original.... :oops:

[]´s Edgard

o meu está original, acho que tenho umas fotos, vou te mandar.

[]´s
Mauricio