Conectar

Ver Versão Completa : motor de opala quente vira pesado

marciorank@gmail.com
02/01/2013, 21:49
boa noite amigos

alguem sabe me dizer porque que o motor de opala quando esquenta
vira pesado pra fazer pegar, pois ja troquei bateria, motor de aranque,
fiz o motor, o ponto não esta adiantado, e o arranque vira pesado
quando o motor esta quente.
alguem ja passou por este problema?

fm_fowi
02/01/2013, 22:43
Qual arranque você está usando o do 4cc ou do 6cc? Geralmente quando isso ocorre é que está fora de ponto? o motor dá testouros qnd liga?

marciorank@gmail.com
03/01/2013, 07:34
Qual arranque você está usando o do 4cc ou do 6cc? Geralmente quando isso ocorre é que está fora de ponto? o motor dá testouros qnd liga?

o motor é um 4cc, antes usava o arranque do 4cc e agora estou usando o arranque do 6cc, quanto ao ponto ja foi conferido
varias vezes, algumas vezes procurei deixar o ponto até um pouco atrasado mas não muda em nada, e quando acontece
de ele não virar eu ligo a ventuinha parcial (eletrica a frente do radiador) até chegar nos 70 graus ai é so bater na chave.

abraço

fm_fowi
03/01/2013, 10:45
Ele dava esse defeito com o outro arranque também?

marciorank@gmail.com
04/01/2013, 10:32
blz ai amigo.

sim ele dava este problema com o outro arranque tambem.
acho que vou vender meu jeep la para São joaquim, na neve ele deve de andar bem. rsrsrs.......

jecaov8
04/01/2013, 14:06
boa noite amigos

alguem sabe me dizer porque que o motor de opala quando esquenta
vira pesado pra fazer pegar, pois ja troquei bateria, motor de aranque,
fiz o motor, o ponto não esta adiantado, e o arranque vira pesado
quando o motor esta quente.
alguem ja passou por este problema?quando há um nivel de carbonização na cabeça do pistão a taxa de compressão muda e fica pesado no arranque quando quente , se o motor for gasolina bote um pouco de alcool numa quantidade que reduza essa situação e que não apanhe pra fazer pegar a frio

marciorank@gmail.com
04/01/2013, 22:19
quando há um nivel de carbonização na cabeça do pistão a taxa de compressão muda e fica pesado no arranque quando quente , se o motor for gasolina bote um pouco de alcool numa quantidade que reduza essa situação e que não apanhe pra fazer pegar a frio

boa noite amigo
o meu motor é gasolina sim, porem acho que ele não esteja carbonizado na cabeça dos pistoes, pelo fato de ele não baixar
nada de oleo mas vale a pena tentar, voce saberia me dizer mais ou menos quantos litros de alcool eu poderia colocar
em 20 litros de gasolina?
abraço

lucar
04/01/2013, 22:35
Os fios que ligam o arranque a bateria estão bem dimensionados?? Não ta esquentando e perdendo a eficiência. Tenta colocar um fio mais grosso e anti-chama... eu acredito que se fez o motor a pouco tempo, esta com tudo regulado (ponto) e encima ... partiria para algo elétrico. Até cabo de vela ruim quando esquenta fica perde eficiência....
Tenta medir as resistências com ele quente e frio....

Dodger
05/01/2013, 10:52
Os fios que ligam o arranque a bateria estão bem dimensionados?? Não ta esquentando e perdendo a eficiência. Tenta colocar um fio mais grosso e anti-chama... eu acredito que se fez o motor a pouco tempo, esta com tudo regulado (ponto) e encima ... partiria para algo elétrico. Até cabo de vela ruim quando esquenta fica perde eficiência....

isso ai que eu ia falar!
bom verificar toda a fiação, conectores, pontos de aterramento, etc.

gustavomacau
07/01/2013, 19:51
Sera que nao tem algo a ver com bobina de ignicao? Ela qnd quente perde a eficiencia na centelha. Qual bobina vc está usando? Onde ela esta instalada? Proxima ao motor?

Rafael OFF
08/01/2013, 00:50
Já vi casos de ser a bobina,esquentando muito e dificultando a partida.

marciorank@gmail.com
08/01/2013, 06:34
ola amigos
a bobina que uso é uma bosch e ela esta longe do motor, mas no meu pensamento mesmo se fose
uma bobina ruim o motor deveria virar leve porem nao pegar, estou certo? se tiver erado podem criticar,pois,
estamos tentando descobrir o problema.

abraços

willys1960_ctba
08/01/2013, 21:35
ola amigos
a bobina que uso é uma bosch e ela esta longe do motor, mas no meu pensamento mesmo se fose
uma bobina ruim o motor deveria virar leve porem nao pegar, estou certo? se tiver erado podem criticar,pois,
estamos tentando descobrir o problema.

abraços

Seguinte, tive um problema parecido no meu 4.1 mpfi, e o problema era os cabos da bateria, arranque e mal aterramento que estava "frouxo", resolvido isso e nâotive mais problemas.... sacanagem que fiz o motor de arranque antes de descobrir isso. Mas agora estou com motor de arranque novo, e sem esse problema de esquentar os cabos... agora redimensionados. a quem nme deu a dica dos cabos foi um colega nosso do forum, Fugger...

marciorank@gmail.com
08/01/2013, 22:18
Seguinte, tive um problema parecido no meu 4.1 mpfi, e o problema era os cabos da bateria, arranque e mal aterramento que estava "frouxo", resolvido isso e nâotive mais problemas.... sacanagem que fiz o motor de arranque antes de descobrir isso. Mas agora estou com motor de arranque novo, e sem esse problema de esquentar os cabos... agora redimensionados. a quem nme deu a dica dos cabos foi um colega nosso do forum, Fugger...

boa noite amigo

na proxima vez que isto acontecer a primeira coisa que farei sera verificar se os cabos super aqueceram,
quanto ao aterramento acho pouco provaveu, pois, o negativo da bateria eu puxei direto até o motor de
arranque, mas quem sabe esteja pouco dimensionado, vou verificar a espesura dos cabos e ai posto ai
no forum para ver a opiniao dos colegas.

Dic3
11/01/2013, 12:49
Verificou se a culpada nao é a bateria? Depois que aquece pode perder rendimento

marciorank@gmail.com
28/04/2013, 19:55
boa noite Lucar,
demorou um pouco mas agora vou mexer no meu jeep,
sexta verifiquei o cabo da bateria e o positivo é um 16mm2, o que voce acha, eu achei muito fraco,
comprei um 50mm2 e vou colocar esta semana e vou testar pra ver se da diferença.
abraço

ARINALDO ELOI
30/04/2013, 08:48
Marcio voce tá certo, mesmo com bobina ruim ainda era para o motor girar livre sem pegar. Infelizmente, apesar de ter ficado muito atento às respostas tambem não cheguei a uma conclusão, pelo simples fato de que o meu apresenta o mesmo problema e eu não tenho mais o que fazer. Teoricamente, embora fisicamente impossivel, somente uma bateria "enorme - de 100Amp pra cima" e um bom motor de partida resolveria o problema, mas... Vou ter que engolir tambem esse problema por mais um tempo. Boa sorte e espero que os colegas que ja passaram por problema parecido "nos deem uma luz" - abç.

reslima
30/04/2013, 09:35
Esse é um mal crônico dos motores opala, dos 4 cilindros pelo menos, principalmente os a álcool, nos a gasolina já vi acontecer também mas no caso especifico deles o problema era ponto. Os motores 4 álcool que vi com esse problema, vi resolver colocando o motor de arranque grande, do 6 cilindros, devidamente revisado, é claro. Aqui no fórum já vi alguns amigos falando de, assim como fazem no OHC, colocar motor de arranque do corsa pra poder resolver o problema. Deem uma olhada nesse tópico: Motor GM151 com outro motor de arranque. (http://4x4test.4x4brasil.com.br/forum3/showthread.php?t=114927)