PDA

Ver Versão Completa : TR4 - Dúvidas

jcdorini
02/01/2013, 12:18
Olá,

Faço parte do deste fórum, porém em outra sala; Nissan Frontier SEL.
Além desta pkp, possuo um Marea Weekend 1.8 que pretendo trocar, apesar de atender minhas necessidades.
A ideia é um carro médio, não sedan nem hatch, com motor de 1.8 (mínimo) e itens de segurança como ABS + Air Bag e de conforto, como AC,VE,DH etc. e que seja robusto/resistente.
Após muita pesquisa, principalmente na internet, cheguei ao Pajero TR4, porém notei várias reclamações de usuários insatisfeitos com alguns itens crônicos que, aparentemente persistem ao longo dos anos; mal vedação das portas, entrada d’água dentro do veículo, vazamento de gasolina no motor, cambio automático capenga, alto consumo aliado a tanque com baixa capacidade de abastecimento.
Além disso, no site reclameaqui.com.br, existem várias (muitas) reclamações de atendimento de pós venda, chegando ao cumulo de alguns usuários enviarem mensagem diretamente à Mitsubishi do Japão, para que tais reclamações surtam efeitos.
Em fim, a luzinha amarela ascendeu para esse carro.
Como não existe outra alternativa semelhante no mercado, gostaria da opinião sincera de quem o possui, principalmente dos anos 2008 e 2009, para que possa auxiliar na minha decisão.
Desde já agradeço e desejo um espetacular 2013.

JC Dorini
São Paulo/SP

neilsonhenriques
03/01/2013, 23:20
Após muita pesquisa, principalmente na internet, cheguei ao Pajero TR4, porém notei várias reclamações de usuários insatisfeitos com alguns itens crônicos que, aparentemente persistem ao longo dos anos; mal vedação das portas, entrada d’água dentro do veículo, vazamento de gasolina no motor, cambio automático capenga, alto consumo aliado a tanque com baixa capacidade de abastecimento.
Além disso, no site reclameaqui.com.br, existem várias (muitas) reclamações de atendimento de pós venda, chegando ao cumulo de alguns usuários enviarem mensagem diretamente à Mitsubishi do Japão, para que tais reclamações surtam efeitos.

JC,

O problema de vedação das portas é facilmente resolvido com o realinhamento das mesmas, embora a minha 2009 não tenha vindo desse jeito (sou o segundo dono do carro que tinha 12.000 km). Já passei com o carro em enchentes no Rio de Janeiro com água perto do vidro sem problema algum e olhando aqui no fórum, acho que nunca vi alguém reclamar de infiltração, assim como o vazamento de gasolina no motor que também desconhecia.

O câmbio automático é realmente uma merda. O pior que já vi na vida, mas pra mim (opinião pessoal) o melhor câmbio manual nunca será superior ao pior câmbio automático, então, estou na minha segunda TR4 AT.

Jipe econômico, nunca vi. Nem o Jimny com seu motor 1.3 e seu peso pena (uns 900 kg) é considerado econômico.
A autonomia do tanque é de mais ou menos 600 km, dependendo do trajeto. Eu não considero isso intolerável.

Agora, a assistência técnica da Mitsubishi, meu chapa, é coisa do demônio. Aí em São Paulo há boas concessionárias Mit. Aqui no Rio, só recomendo UMA. A maioria segue o mantra da fábrica em Catalão, "foda-se o cliente".

Por sorte o carro é bem robusto. O problema é se você der azar de comprar um bichado. Aí só jogando no lixo porque o SAC da Mitsubishi não existe, mas preste bem atenção, não existe mesmo.

Se houvesse outro jipinho com as mesmas características (ABS/EBD, airbags, automático, 4x4 com reduzida) e preço do TR4, eu não pensaria duas vezes, mas o fato é que não tem. Só tem ele.

Boa sorte na sua escolha ! :concordo:
Neilson

reybelo
04/01/2013, 09:44
Faz tempo que não venho aqui no 4x4 Brasil e estou dando s´uma olhada rápida então a resposta será bem curta

Tenho uma TR4 comprada 0km e está comigo a exatos 120K
Ja fiz muitos Rallys com ela (inclusive um de 4.500km) já passei em água, atolei etc... Eu realmente exijo bastante dela

Nestes 120.000km além da manutenção básica foram:
Trinca no suporte do amortecedor com 20.000km (na época trocado na garantia)
01 rolamento de roda (com 100.000 km)
02 Trincas no radiador (na emenda entre o plástico e o aluminio) Uma ao fim de um Rally de 1.000km e outra agora com 110.000km

Resumo
Meu carro NUNCA deu problema ;-)
Não entra água
Nunca precisei da MIT para nada que não as revisões quando o carro era novo

Na cidade (mecanica) faz de 5 a 6 Km/l
Na estrada entre 8,5 e 10 Km/l

leojaz
05/01/2013, 14:16
Olá,

Faço parte do deste fórum, porém em outra sala; Nissan Frontier SEL.
Além desta pkp, possuo um Marea Weekend 1.8 que pretendo trocar, apesar de atender minhas necessidades.
efeitos.
Como não existe outra alternativa semelhante no mercado, gostaria da opinião sincera de quem o possui, principalmente dos anos 2008 e 2009, para que possa auxiliar na minha decisão.
Desde já agradeço e desejo um espetacular 2013.

JC Dorini
São Paulo/SP

Estou na minha segunda Tr4 automática, não tenho do que reclamar.
Sobre vedação veja esse video Raid Cara MUsic - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sQ0TR2xAf38) é a minha 2005, não entrou um pingo e desconheço esse problema.
. Nunca ouvi falar de vazar gasolina no motor, e olha que tenho muitos conhecidos que correm rally e fazem horrores com as TR4.
O cambio sempre me atendeu bem, não tenho reclamação, quando vc pega a manha de usar, fica mais divertido. Subo e desço dunas com tranquilidade, nunca usei em lama. Em viagem nunca passei sustos em ultrapassagens, mas também sei de suas limitações.
A minha ex-TR4 2005 (gasolina) fazia 7,8km/l aki em fortaleza, hoje ela roda com meu pai em Brasilia e faz 10km/l. A atual 2009 (flex) faz 6,8km/l em fortaleza. O tanque das 2008 e 2009 são de 72 litros se não me engano.
Fiz a revisão dos 50mil km fora da CSS, troquei todos os itens recomendados em manual, mais limpeza de bicos com diagnostico da injeção e balanceamanto dos pneus. Custou cerca de R$ 500,00. Não precisou alinhar depois de 10mil km rodados. Algumas peças são mais baratas na propria CSS (filtro de combustível).
Não acho um carro confortável para quem tem mais de um filho, pois o espaço traseiro é bem limitado. Mas é um excelente carro para o fim que se destina. Nem de longe vc terá o conforto e potência do Marea.
Confiável, resistente e barato para um 4X4 automático.

Vlw

cézão_MTB
06/01/2013, 20:00
Cachoeira das Pedras Bonitas - YouTube (http://youtu.be/19GsEOOdLhE)

Câmbio 1-2-3 automático é muito foda!
1 = L (Low) vc usa para descer; é a propaganda que a Amarok faz com "controle de descidas", a Mitsubishi nem precisou fazer propaganda!
opção 2 = trilha com terreno BEM ruim e velocidade até 60 KM/H.
opção 3 = trilha com terreno BOM e velocidade até 100 KM/H no máximo.
opção de bloqueado (terreno difícil) e 4X4 SEM ser bloqueado (poucos 4X4 possuem, diferencial CENTRAL!);
OD = OverDrive = ligar quarta marcha, alcança 160 KM/H com os vidros fechados.
Um tapinha pra frente no câmbio vc muda de L > 2 > 3 apenas com um tapinha no câmbio, não precisa apertar botão.

zecabemfica
06/01/2013, 22:09
Amigão, eu tinha uma Fielder 2004.
Estava numa dúvida semelhante a sua, com relação ao conforto, consumo e manutenção.
A TRT me surpreendeu positivamente: 1) consumo de 8,3 a 10,8 km/l. Em uso misto e dependendo da tocada... 2) conforto não se compara ao da Fielder, mas não faz feio, é bem agradável e tem excelente posição pro motorista. 3) manutenção, comprei a minha, com 28.000 km, fiz a 5.ª revisão (por causa do tempo, indicaram que deveria ser feita aos 40.000) e mais uma troca de óleo nos 35.000.
Ah, é uma 2009, flex, AT
Eu gostei!

mantovani529
07/01/2013, 15:50
Ola JC e Neilson, tenho uma tr 2008 AT vou ser bem sincero na minha opniao o carro é um Jeep, ou seja apertada, bate seco a trazeira, bebe muito, os farois trincam do nada, a minha nunca entrou agua, (ainda), mais eu gosto muito dela, a minha está com lift e uso pneus cross (transgenico) vou falar serio, nunca fiquei em lugar nenhum e olha que ja passei por cada uma, uma coisa é certa a tr4 é jeep para ela mesmo, não invente de ficar puxando os outros e sempre use a reduzida se a sua for cambio automatico, evita de esquentar.

mantovani529
07/01/2013, 15:55
Cara que da hora como voce passou ai com a tr4 sem snorkel ? na minha o coletor de ar é na frente

mantovani529
07/01/2013, 15:56
Sobre vedação veja esse video Raid Cara MUsic - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sQ0TR2xAf38) é a minha 2005, não entrou um pingo e desconheço esse problema.
. Nunca ouvi falar de vazar gasolina no motor, e olha que tenho muitos conhecidos que correm rally e fazem horrores com as TR4.
O cambio sempre me atendeu bem, não tenho reclamação, quando vc pega a manha de usar, fica mais divertido. Subo e desço dunas com tranquilidade, nunca usei em lama. Em viagem nunca passei sustos em ultrapassagens, mas também sei de suas limitações.
A minha ex-TR4 2005 (gasolina) fazia 7,8km/l aki em fortaleza, hoje ela roda com meu pai em Brasilia e faz 10km/l. A atual 2009 (flex) faz 6,8km/l em fortaleza. O tanque das 2008 e 2009 são de 72 litros se não me engano.
Fiz a revisão dos 50mil km fora da CSS, troquei todos os itens recomendados em manual, mais limpeza de bicos com diagnostico da injeção e balanceamanto dos pneus. Custou cerca de R$ 500,00. Não precisou alinhar depois de 10mil km rodados. Algumas peças são mais baratas na propria CSS (filtro de combustível).
Não acho um carro confortável para quem tem mais de um filho, pois o espaço traseiro é bem limitado. Mas é um excelente carro para o fim que se destina. Nem de longe vc terá o conforto e potência do Marea.

Vlw

Cara que da hora como voce passou ai com a tr4 sem snorkel ? na minha o coletor de ar é na frente

Sem Loção
07/01/2013, 16:17
Hehehe.... mais um na horda dos fãs...

tenho duas, uma 2011 caretona e uma 2006 do rock

O pessoal já disse tudo

câmbio AT uma merda, mal escalonado, como se tivesse 1a-3a-4a-5a... falta a segunda nesse câmbio!!!...KKKK... mas é inifinitamente mais confortável que o câmbio MT

MUITO resistente... sou dos que mais judiam da TR4 aqui... já torci de tudo que é jeito, e sabe o que o mecânico falou da última vez que fui alinhar e balancear? Tava vibrando por causa de tanta lama na roda... tirou a lama, nem balanceamento precisou... volta de trilha como se voltasse do shopping...

Não é um trator, e por isso tem suas limitações, mas aguenta MUITO tranco... naõ vai querer puxar Troller ou Banda atolado que não dá... mas Jimny e samurai já puxei e não foi uma vez só... hehehe

Já vi mais de um GV quebrar diferencial em obstáculos que passei ALGUMAS vezes...

a o sistema Super Select é docarai... liga o 4x4H na chuva ou na estrade de terra e seja feliz...

Bate a traseira MESMO... mesmo a minha 2011 bate seca numa vala em mais velocidade...

é uma PUTA viatura, apesar dos jeepeiros por aí torcerem o nariz...

Se for pegar abaixo de 2006-7 realmente o tanque pode ser pequeno, aí tem que ser que nem a minha, LONG RANGE, que veio com dois tanques, mas mesmo assim aqui em BH os 84L não rodam mais que uns 500-550km.... muita ladeira, aí no câmbio AT não tem jeito, é socar a bota...

Agora NãO é carro pra fazer fita andar voando, fazer curva a mil... é pra quem, mesmo de roupa de festa, esbarra no estribo sujo, faz aquela marca na calça e pensa... "foda-se..."

Té mais

mantovani529
07/01/2013, 16:36
Hehehe.... mais um na horda dos fãs...

tenho duas, uma 2011 caretona e uma 2006 do rock

O pessoal já disse tudo

câmbio AT uma merda, mal escalonado, como se tivesse 1a-3a-4a-5a... falta a segunda nesse câmbio!!!...KKKK... mas é inifinitamente mais confortável que o câmbio MT

MUITO resistente... sou dos que mais judiam da TR4 aqui... já torci de tudo que é jeito, e sabe o que o mecânico falou da última vez que fui alinhar e balancear? Tava vibrando por causa de tanta lama na roda... tirou a lama, nem balanceamento precisou... volta de trilha como se voltasse do shopping...

Não é um trator, e por isso tem suas limitações, mas aguenta MUITO tranco... naõ vai querer puxar Troller ou Banda atolado que não dá... mas Jimny e samurai já puxei e não foi uma vez só... hehehe

Já vi mais de um GV quebrar diferencial em obstáculos que passei ALGUMAS vezes...

a o sistema Super Select é docarai... liga o 4x4H na chuva ou na estrade de terra e seja feliz...

Bate a traseira MESMO... mesmo a minha 2011 bate seca numa vala em mais velocidade...

é uma PUTA viatura, apesar dos jeepeiros por aí torcerem o nariz...

Se for pegar abaixo de 2006-7 realmente o tanque pode ser pequeno, aí tem que ser que nem a minha, LONG RANGE, que veio com dois tanques, mas mesmo assim aqui em BH os 84L não rodam mais que uns 500-550km.... muita ladeira, aí no câmbio AT não tem jeito, é socar a bota...

Agora NãO é carro pra fazer fita andar voando, fazer curva a mil... é pra quem, mesmo de roupa de festa, esbarra no estribo sujo, faz aquela marca na calça e pensa... "foda-se..."

Té mais

Cara como minha vó já dizia "SUMEMO" voce disse tudo!

a TR manda muito bem mesmo, é a tal coisa sabendo usar não vai faltar, e tem muito jepeiro que nao gosta mais tem que admitir a bichinha é danada, uma coisa importante que estou tentando colocar na minha agora e o protetor de cambio ja que o skid plate a minha já tem depois disso literalmente vai deslizar na lama rsrsrsrs

só tenho raiva dos farois que vivem trincados.... rsrsrs

leojaz
08/01/2013, 16:45
Mantovani, não tive opção, ou passava ou acabava o passeio... e se todos passaram pq eu não passaria?!?!?! Foi muito bacana!
Não entrou água, não molhou filtro...nada. A propósito, nunca trinquei farol.

ABç

mantovani529
08/01/2013, 19:20
Mantovani, não tive opção, ou passava ou acabava o passeio... e se todos passaram pq eu não passaria?!?!?! Foi muito bacana!
Não entrou água, não molhou filtro...nada. A propósito, nunca trinquei farol.

ABç

Legal, passou e passou bonito...

DDanBrazil
10/01/2013, 18:42
Feliz 2013 aos foristas...:safari-rig:

JCDorini: tentando responder as suas dúvidas:

Olá,
A ideia é um carro médio.
robusto/resistente.
mal vedação das portas.
entrada d’água dentro do veículo.
vazamento de gasolina no motor.
cambio automático capenga.
alto consumo.
aliado a tanque com baixa capacidade de abastecimento.
JC Dorini
São Paulo/SP

- Carro médio= sim, dá a sensação de estar num carro médio mesmo, com excelente raio de giro (5,2m)
- robusto/resistente= sim, for sure
- mal vedação das portas= só se for algum bichado, pois na minha viatura não
- entrada d’água dentro do veículo = idem
- vazamento de gasolina no motor = idem
- cambio automático capenga = o câmbio ainda é o 3 marchas com overdrive, então não espere um CVT 6 marchas etcetal. Mas cheio de "ajudas": segura a caranga para descer ladeira, não deixa ir para trás ao parar numa subida (rampa), sai andando só de tirar o pé do freio, muito bom.
- alto consumo: esse tema não acaba e nunca acabará. Também tive minhas dúvidas ao comprar a minha. Cristalizei na mente que "quer carro econômico= ande de UNO". Estou conseguindo ficar na média dos 9 aos 10,5 na estrada, e para mim está bom....
- tanque com baixa capacidade de abastecimento = como já foi dito, agora o tanque é de 72L, que na realidade vc usa uns 65 pois sempre esse finalzinho "some":lol:. Não consigo colocar mais de 62L na minha, mesmo rodando com a luzinha acessa por muito tempo.

P.S: veja os videos do SemLoção ;)

[]´s

mantovani529
10/01/2013, 19:09
Feliz 2013 aos foristas...:safari-rig:

JCDorini: tentando responder as suas dúvidas:

- Carro médio= sim, dá a sensação de estar num carro médio mesmo, com excelente raio de giro (5,2m)
- robusto/resistente= sim, for sure
- mal vedação das portas= só se for algum bichado, pois na minha viatura não
- entrada d’água dentro do veículo = idem
- vazamento de gasolina no motor = idem
- cambio automático capenga = o câmbio ainda é o 3 marchas com overdrive, então não espere um CVT 6 marchas etcetal. Mas cheio de "ajudas": segura a caranga para descer ladeira, não deixa ir para trás ao parar numa subida (rampa), sai andando só de tirar o pé do freio, muito bom.
- alto consumo: esse tema não acaba e nunca acabará. Também tive minhas dúvidas ao comprar a minha. Cristalizei na mente que "quer carro econômico= ande de UNO". Estou conseguindo ficar na média dos 9 aos 10,5 na estrada, e para mim está bom....
- tanque com baixa capacidade de abastecimento = como já foi dito, agora o tanque é de 72L, que na realidade vc usa uns 65 pois sempre esse finalzinho "some":lol:. Não consigo colocar mais de 62L na minha, mesmo rodando com a luzinha acessa por muito tempo.

P.S: veja os videos do SemLoção ;)

[]´s

gostei

em defesa das trs

Giuberto
10/01/2013, 19:18

Vlw

Leo, isso é loucura. Você podia ter dado um calço facilmente nessa TR4. Tem gente que deu calço em TR4 em água que mal chegava no estribo.

L200 tenta passar pela Rua Teresópolis - novembro de 2009 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw)

Se esse cara tivesse ido devagar a Triton teria passado sorrindo!
E antes fosse só calço hidráulico. Tem ECU, central elétrica, relês, fusíveis, bobina, cabos de velas, etc.

Pra apagar no meio da água não custa nada! Eu não teria coragem de saltar numa água de enchente dessas! E olha que estou mais que acostumado de afundar até o joelho em água barrenta de trilha! O certo em travessias é passar devagar, aproveitando a onda formada e de prefência sem encobrir o capô! De outro jeito é pedir pra ter problemas, ainda mais sem snorkel, é pedir pra ter um prejuízo dos grandes!

PS: Foi mau, só agora que vi, a TR4 passou certinho! Meu "esporro" é pra Pajero Full preta!

Sem Loção
10/01/2013, 19:37
Leo, isso é loucura. Você podia ter dado um calço facilmente nessa TR4. Tem gente que deu calço em TR4 em água que mal chegava no estribo.

L200 tenta passar pela Rua Teresópolis - novembro de 2009 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw)

Se esse cara tivesse ido devagar a Triton teria passado sorrindo!
E antes fosse só calço hidráulico. Tem ECU, central elétrica, relês, fusíveis, bobina, cabos de velas, etc.

Pra apagar no meio da água não custa nada! Eu não teria coragem de saltar numa água de enchente dessas! E olha que estou mais que acostumado de afundar até o joelho em água barrenta de trilha! O certo em travessias é passar devagar, aproveitando a onda formada e de prefência sem encobrir o capô! De outro jeito é pedir pra ter problemas, ainda mais sem snorkel, é pedir pra ter um prejuízo dos grandes!

PS: Foi mau, só agora que vi, a TR4 passou certinho! Meu "esporro" é pra Pajero Full preta!

KKKK... isso mesmo.... já passei com a TR4 sem snorkel am alagados que EM ALGUNS MOMENTOS lavaram o capô... mas é isso que vc falou... sem fazer chuáaa-chuáaa... e tentar aproveitar a onda do deslocamento...

NA boa, se não fosse o PAV, essa Triton passava FÀCIL nessa rua...

;)

leojaz
10/01/2013, 23:08
"PAV"????? Que isso?

reybelo
11/01/2013, 09:10

Com água pelo estribo é possivel parar o carro se passar a milhão e a água atingir algum componente eletrico / eletrônico
Mas deconheço como jogar água p dentro do motor (da TR4) com água pelo estribo

Foto no Rally Mercosul
http://i297.photobucket.com/albums/mm224/marceloreybelo/Rally%20Mercosul/b48034ed.jpg
Passamos vários carros, entre os quais umas 4 TR4 (incluindo a minha) com água que em alguns momentos cobriu a roda

Sem Loção
11/01/2013, 09:32
"PAV"????? Que isso?

PAV -> "Pecinha Atrás do Volante"

:twisted:

Giuberto
11/01/2013, 12:34
Com água pelo estribo é possivel parar o carro se passar a milhão e a água atingir algum componente eletrico / eletrônico
Mas deconheço como jogar água p dentro do motor (da TR4) com água pelo estribo

Foto no Rally Mercosul
http://i297.photobucket.com/albums/mm224/marceloreybelo/Rally%20Mercosul/b48034ed.jpg
Passamos vários carros, entre os quais umas 4 TR4 (incluindo a minha) com água que em alguns momentos cobriu a roda

Essa aqui deu calço hidráulico rey:

Rally Campo Magro - Afogamento Tr4 X Gol Monster 4x2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Xl8rDeBQj4I)

Meu JK que eu acho muito mais protegido a entrada de ar do que na TR4, e olha só:

How to Drown a Jeep in 1 Easy Step - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1FPNHWaHYuE)

Não precisa de muito.

reybelo
11/01/2013, 13:04
Essa aqui deu calço hidráulico rey:

Rally Campo Magro - Afogamento Tr4 X Gol Monster 4x2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Xl8rDeBQj4I)

Meu JK que eu acho muito mais protegido a entrada de ar do que na TR4, e olha só:

How to Drown a Jeep in 1 Easy Step - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1FPNHWaHYuE)

Não precisa de muito.

Giuberto, CNCORDO que qualquer carro pode dar calço se admitir água pela entrada de ar, isso é fato.

Mas é preciso ou entrar em um local com profundidade suficiente para submergir a admisão ou fazer igual o jumento do vídeo da L200 que acelerou até formar uma onda sobre o capô

Em em Ambos os casos dos vídeos que vc postou os caras cobriram a entrada de ar com água (que está Muuuuito acima do estribo)
Na TR4 a entrada é literalmente colada no capô, o cara entrou a milhão, "enterrou" a frente e "engoliu" água (estilo o cara da L200)
O Wrangler também cubriu o capô (mesmo que apenas por um pequeno momento)

Na TR4 eu passo (e já passei várias vezes) sem medo até a altura do pneu (que dá + de um palmo abaixo da entrada de ar)
Entro em baixa velocidade e depois acompanho a onda inicial mantendo a "marola" nas laterais e a frente com menos água
Acima disso realmente é melhor não arriscar

buenopj
11/01/2013, 17:46
nielson,
acabei de comprar um tr4 2007 e vou fazer a revisão dos 100 mil. o antigo proprietário fez, religiosamente, tds as revisões na mit rio. vc disse q no rio só tem uma concessionária que presta. qual é?
abs,
paulo

neilsonhenriques
11/01/2013, 17:57
vc disse q no rio só tem uma concessionária que presta. qual é?

Paulo,

Só levo meu carro na Yen Recreio. Conheço o dono e o cara não é pilantra. Já fiz 7 revisões lá e foi tudo tranquilo. Desaconselho veementemente a Intercar. Na última revisão, como a Yen Recreio não tinha agenda pro serviço leva e traz, eu burramente mandei trocar os freios na Natsu Niterói e não ficou bom, as pastilhas ficaram raspando nos discos e fazendo um barulho bem chato perceptível apenas com a janela aberta, portanto, também não recomendo.

Parabéns pela aquisição. Que seu novo carro te traga muitas alegrias ! :concordo:

Neilson

neilsonhenriques
11/01/2013, 18:12
Sobre vedação veja esse video

Bonito vídeo Leo ! :concordo:

Certa vez aqui no Rio de Janeiro (no dia em que a nossa região serrana foi notícia no Brasil inteiro) eu ia passando com água já perto do vidro do motorista, bem cautelosamente, tendo andado uns 600 metros nessa situação quando um motorista de ônibus filho de uma puta desdentada, rampeira de beira de estrada (pleonasmo, na maioria das vezes) veio muito rápido no sentido oposto e com ele um tsunami que quando cruzou comigo cobriu todo o parabrisa e passou por cima do teto do TR4. Deu pra ver a cachoeira no vidro traseiro. Nesse momento, pensei: - Agora f...u tudo !

Eu estava em frente a um posto de gasolina, mais alto, lotado de carros e motoristas do lado de fora olhando o meu aperto.
Quando os caras viram que a TR4 continuou andando depois daquilo, BATERAM PALMAS PRA MIM. :chorandoderir:
Tentei buzinar pra agradecer o apoio e foi assim que perdi minha buzina que está até hoje com defeito.

Conforme falei em outro tópico, a partir de semana que vem, serão 2 TR4 lá em casa. Minha mulher comprou hoje uma AT 4x4 12/13, cinza londrino.

O carro é tudo de ruim e tudo de bom, ao mesmo tempo. :?

Abraço, :concordo:
Neilson

leojaz
12/01/2013, 09:31
PAV -> "Pecinha Atrás do Volante"

:twisted:
Boa! Mais uma p o dicionário!

Giuberto
12/01/2013, 15:37
Giuberto, CNCORDO que qualquer carro pode dar calço se admitir água pela entrada de ar, isso é fato.

Mas é preciso ou entrar em um local com profundidade suficiente para submergir a admisão ou fazer igual o jumento do vídeo da L200 que acelerou até formar uma onda sobre o capô

Em em Ambos os casos dos vídeos que vc postou os caras cobriram a entrada de ar com água (que está Muuuuito acima do estribo)
Na TR4 a entrada é literalmente colada no capô, o cara entrou a milhão, "enterrou" a frente e "engoliu" água (estilo o cara da L200)
O Wrangler também cubriu o capô (mesmo que apenas por um pequeno momento)

Na TR4 eu passo (e já passei várias vezes) sem medo até a altura do pneu (que dá + de um palmo abaixo da entrada de ar)
Entro em baixa velocidade e depois acompanho a onda inicial mantendo a "marola" nas laterais e a frente com menos água
Acima disso realmente é melhor não arriscar

Reybelo, não é preciso submergir a admissão não.

Esse vídeo ilustra o que quero dizer:

JK Wrangler Drowns - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WNhpOxVg4r4)

Calço hidráulico! Não foi elétrica molhada!

Sem Loção
12/01/2013, 18:03
Reybelo, não é preciso submergir a admissão não.

Esse vídeo ilustra o que quero dizer:

JK Wrangler Drowns - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WNhpOxVg4r4)

Calço hidráulico! Não foi elétrica molhada!

Caraca! É difícl acreditar que esse JKU tenha dado calço hidráulico.... não sei como é a admissão de ar do Jeep, mas a da TR4 me parece bastante "protegida" (com suas várias "estapas" até chegar na admissão propriamente dita...

Mas é impressionante mesmo!

Giuberto
12/01/2013, 22:42
Caraca! É difícl acreditar que esse JKU tenha dado calço hidráulico.... não sei como é a admissão de ar do Jeep, mas a da TR4 me parece bastante "protegida" (com suas várias "estapas" até chegar na admissão propriamente dita...

Mas é impressionante mesmo!

sem locao, pois é cara! Mas, o motor chupa o ar com voracidade mesmo! Como eu falei, eu acho a entrada do JK até mais protegida que da minha TR4. Pra quem pega uma agua esporadica, melhor botar o snorkel mesmo. Se apagar, eh soh eletrica, e mesmo que haja algum prejuizo, nao sera tao grande. E claro, o mais importante! Entrar devagar! Entrar rapido jorrando agua pra cima e ainda mais sem snorkel eh coisa de quem nao sabe pilotar em fora de estrada. Esse mesmo cara, ate mesmo dentro um engesa, band, defender ou troller, nao vai dar calco, mas vai quebrar o carro do mesmo jeito!

Usuario
13/01/2013, 09:59
Galera, eu moro em Joinville (cidade da chuva), e quem conhece, sabe que no verão alaga, e alaga muito fundo. A cidade fica em media a 0m do nível do mar, e aonde eu moro, na beira da serra, é o lugar que mais chove. Aqui existem diversos riachos, e o governo na intenção de ajudar (e ganhar dinheiro) botou tubos na maioria dos riachos e nos valos das arrozeiras. Quando chove, é "teta" que vai alagar. Em certa ocasião, em 2011, começou a chover torrencialmente (300 mil em menos de 4 horas), a defesa civil veio até a região, e pediu que todos os moradores se retirassem, devido o risco de deslisamento. Mas a defesa civil teve a ajuda do exercito pra chegar aqui, vieram de caminhões 6X6, e nos de TR4 e Frontier estávamos lascados. Como conhecemos a região, sabíamos que o "riu pirai" estaria em cima das pontes, então fomos pela "serrinha" caminho muito sinuoso, de cascalho. Aqui também venta muito forte quando chegam essas tempestades, e havia muitas arvores caídas, então fomos de capa de chuva e levamos muitas cordas pra puxa.
Saindo de casa, já estava tudo alagado, engatei a reduzida, e fui na segunda (foi assim que me ensinaram, não sei se é o certo, mas funcionou para mim). Como é uma serra, primeiro veio a subida, a cada 100 metros havia uma arvore caída, sai diversas vezes do carro pra abrir caminho. Na decida, havia muito erosões, fui bem devagar, arrastando todo o fundo, mas conseguimos chegar. No final da decida, se forma uma "caneca" é morro pra todos os lados, e já é esperado que alague muito fundo, mas não tem muita correnteza, é uma pequena reta, de 100 metros. Como não tinha muitas opções, fui obrigado a encarar, fui na 2ª reduzida. No começo, a agua estava um pouco acima da roda, e foi afundando, quando chegou ao meio, eu não via nada, a agua já estava no meio do para-brisa, olhando pro lado, se via a agua um pouco acima do vidro do motorista. Pelo menos passei, e o único dano que tive foi ter todo o fundo do carro molhado, os botoes da porta do motorista não funcionavam, e tive o filtro de ar úmido. Não sei se foi sorte, mas graças a deus não entrou agua no motor. E observando melhor a entrada de ar, se percebe e ela é bem vedada, com as borrachas coladas no capo, eu sei que se eu estivesse de frontier, não teria passado, porque a entrada da frontier fica muito desprotegida, na lateral do farol.

jcdorini
13/01/2013, 12:20
Pessoal,

Muito obrigado pelas respostas. Serão consideradas em minha decisão.
Passada essa fase, agora surgem outras dúvidas e, se puderem continuar ajudando, ficarei grato.
a) Existe algum modelo ou ano que se destaca ou, se preferirem algum modelo ou ano micado?
b) A manutenção simples, como freios, arrefecimento, limpeza dos bicos etc, é fácil, ou necessita de mão de obra especializada?
c) Esse motor já esta consagrado no mercado, porém tenho notado em carros 2009 (ano de minha preferência) que alguns já passaram dos 150.000km. Até quanto, em média aguenta? (tive um uno mille que rodou 280.000km sem fumar).
d) O carro possui correia dentada, portanto qual a recomendação de substituição? Alguém já teve a infelicidade de quebra da mesma com o carro andando?
e) É fácil encontrar peças nas concessionárias ou até mesmo no paralelo?
f) Existem peças que podem ser facilmente encontradas nos EUA para importação? (faço isso para minha Frontier).
g) Alguma dica importante que devo observar além das de praxe?

Sds.

JCDorini

Jimmy Offroad
13/01/2013, 18:55
389422389421

No vídeo do Wrangler, aos 22 segundos da para perceber uma grande quantidade de água atrás grade do radiador, talvez se tivesse entrado mais devagar não teria dado o calço.

Observando a entrada de ar da TR4 se a onda ficar muito tempo acima da linha do capo vai dar problema.

A caixa de ar da TR4 é funda, se entrar um pouco de água tem um dreno para a água sair?

Abs,

Jimmy

Sem Loção
13/01/2013, 19:52
389422389421

No vídeo do Wrangler, aos 22 segundos da para perceber uma grande quantidade de água atrás grade do radiador, talvez se tivesse entrado mais devagar não teria dado o calço.

Observando a entrada de ar da TR4 se a onda ficar muito tempo acima da linha do capo vai dar problema.

A caixa de ar da TR4 é funda, se entrar um pouco de água tem um dreno para a água sair?

Abs,

Jimmy

Tem sim, já desmontei a admissão toda e as "caixas" tem orifícios pra drenar caso entre pouca água..

https://lh6.googleusercontent.com/-YHuOZjrN6VI/UMNsh-J76zI/AAAAAAAAKK8/B-fs6RQ6NzA/s720/DSC_0008.JPG

leojaz
14/01/2013, 12:08
Bonito vídeo Leo ! :concordo:

Certa vez aqui no Rio de Janeiro (no dia em que a nossa região serrana foi notícia no Brasil inteiro) eu ia passando com água já perto do vidro do motorista, bem cautelosamente, tendo andado uns 600 metros nessa situação quando um motorista de ônibus filho de uma puta desdentada, rampeira de beira de estrada (pleonasmo, na maioria das vezes) veio muito rápido no sentido oposto e com ele um tsunami que quando cruzou comigo cobriu todo o parabrisa e passou por cima do teto do TR4. Deu pra ver a cachoeira no vidro traseiro. Nesse momento, pensei: - Agora f...u tudo !

Eu estava em frente a um posto de gasolina, mais alto, lotado de carros e motoristas do lado de fora olhando o meu aperto.
Quando os caras viram que a TR4 continuou andando depois daquilo, BATERAM PALMAS PRA MIM. :chorandoderir:
Tentei buzinar pra agradecer o apoio e foi assim que perdi minha buzina que está até hoje com defeito.

Conforme falei em outro tópico, a partir de semana que vem, serão 2 TR4 lá em casa. Minha mulher comprou hoje uma AT 4x4 12/13, cinza londrino.

O carro é tudo de ruim e tudo de bom, ao mesmo tempo. :?

Abraço, :concordo:
Neilson

"Tudo de ruim e tudo dE bom..." - mais uma ótima definição p TR4! Minha alegria nas dunas, minha tristeza no posto. Todo dia penso em troca-lá numa diesel. Todo dia vejo que nunca me deu um probleminha se quer.

O cambio da tr4 0km è o mesmo das anteriores?

Abraço

Jimmy Offroad
14/01/2013, 20:08
No caso de molhar o filtro de ar, é necessário a trocar assim que der ou pode usar normalmente. Abs,

Sem Loção
14/01/2013, 21:06
Pessoal,

Muito obrigado pelas respostas. Serão consideradas em minha decisão.
Passada essa fase, agora surgem outras dúvidas e, se puderem continuar ajudando, ficarei grato.

a) Existe algum modelo ou ano que se destaca ou, se preferirem algum modelo ou ano micado?
Que eu saiba, não. Existem particularidades. Até 2007 são as "quadradinhas" que eu acho muito bonitas, mas cuidado pois tem tanque pequeno, ou seja, baixa autonomia. As do farol "redondinho" já ouvi relatos de trinca dos mesmos no sol... Se quiser mais durabilidade, prefira a gasolina, se quiser mais potência, prefira flex.

b) A manutenção simples, como freios, arrefecimento, limpeza dos bicos etc, é fácil, ou necessita de mão de obra especializada?
Uma boa oficina dá conta do recado, não precisa de concessionária.

c) Esse motor já esta consagrado no mercado, porém tenho notado em carros 2009 (ano de minha preferência) que alguns já passaram dos 150.000km. Até quanto, em média aguenta? (tive um uno mille que rodou 280.000km sem fumar).
Se bem cuidado e principalmente a gasolina, dura muito. 2009 com 150k acho muito. A minha 2006 comprei com 72k.

d) O carro possui correia dentada, portanto qual a recomendação de substituição? Alguém já teve a infelicidade de quebra da mesma com o carro andando?
Tem um usuário do fórum que teve esse desprazer, mas não é comum. Troca a cada 40k km, preventiva. Se usar muito no offroad, trocaria com menos.

Sim, lojas de importados, ou mesmo internet (Miltfort) é comum encontrar peças... eu já trouxe inclusive pela Rockauto, sem problemas (correia dentada, velas, junta de tampa do comando, filtro, etc...

f) Existem peças que podem ser facilmente encontradas nos EUA para importação? (faço isso para minha Frontier).
Ver acima

Coisas que DEVEM ser testadas: funcionamento da tração e câmbio, pois são despesas pesadas caso precise. Algumas nunca engataram o 4x4 e com isso a corrente/óleo estão travados... vazamentos nos diferenciais, discos de freio empenados (muito comum)

Sds.

JCDorini

Espero ter ajudado... claro que é apenas OPINIÃO...hehehe

Té mais!

Sem Loção
14/01/2013, 21:08
No caso de molhar o filtro de ar, é necessário a trocar assim que der ou pode usar normalmente. Abs,

Eu trocaria assim que pudesse. Custa barato e na minha modesta opinião, o papel vai deteriorar se molhar...

jcdorini
21/01/2013, 17:11
Pesoal,

Estou refazendo as perguntas feitas anteriormente;

c) Esse motor já esta consagrado no mercado, porém tenho notado em carros 2009 (ano de minha preferência) que alguns já passaram dos 150.000km. Até quanto, em média, aguenta? (tive um uno mille que rodou 280.000km sem fumar).

Sds.

JCDorini

Sem Loção
21/01/2013, 17:30
Pesoal,

Estou refazendo as perguntas feitas anteriormente;

c) Esse motor já esta consagrado no mercado, porém tenho notado em carros 2009 (ano de minha preferência) que alguns já passaram dos 150.000km. Até quanto, em média, aguenta? (tive um uno mille que rodou 280.000km sem fumar).

Sds.

JCDorini

Dei minha resposta a você aqui -> http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/114101-tr4-duvidas-3.html#post1849361

Vc chegou a ver?

jcdorini
22/01/2013, 12:57
Sem Loção, desculpe-me.
Não havia visto sua resposta.
Valeu pelas dicas.
Grande abraço,

JC Dorini

Barr_CE
02/02/2013, 20:49
Leojaz, estou comprando uma tr4 8/9 AT, gostaria de fazer a revisão de 40mil (ela está com 39). Onde em Fortaleza posso fazer? Qual oficina você indica? Abs.

leojaz
03/02/2013, 02:29
Leojaz, estou comprando uma tr4 8/9 AT, gostaria de fazer a revisão de 40mil (ela está com 39). Onde em Fortaleza posso fazer? Qual oficina você indica? Abs.
Eu faço na 6Bocas autoenter, Oliveira Paiva com Washinton Soares, em frente o Via Sul. Gosto muito da mão de obra de lá. Mas faço uma cotação das peças antes, o filtro de combustível é bem mais barato na Mito, por exemplo. Tem serviço de levar o cliente em casa.
Uma vez fiz na Gerardo Bastos e não gostei, alinhamento porcaria e ficam empurrando trocas de peças sem necessidade.
ja utilizei o serviço da Setoes OffRoad na Aguanambi, mas fica agora longe
de casa e sao um pouco careiros.
Se a 6boas ficar muito longe p vc, faça um orçamento por telefone em umas 3 oficinas próximas e pergunte da garantia do serviço.
não me recordo orque é substituído na revisão dos 40mil.

jcdorini
07/03/2013, 19:04
Após longa procura, encontrei uma 2009/2009-MT, preta, modelo GLS com 39500km, único dono.
Segundo ele, nunca fez trilha e usou muito pouco o 4x4.
Por dentro está ok e a pintura possui alguns riscos que um bom polimento pode resolver. Pneus meia vida (acho que roda uns 20k).
Já fiz o certificado de procedência na Porto Seguro e tudo está OK.
Preço negociado de R$ 40.000,00, porém faltam 5 parcelas para quitação.
A idéia e quitar antecipadamente essas parcelas (talvez ganhe algum desconto) para que o documento de desalienação já saia em meu nome (acho que demora uns 15 dias), pagar a diferença para o atual dono, pegar o carro e quando o documento chegar, fazer a transferência. Não tenho certeza se esta é a melhor maneira.
O que acham?
O preço está bom?
Agradeço as opiniões.

JC Dorini

mantovani529
08/03/2013, 12:07
Após longa procura, encontrei uma 2009/2009-MT, preta, modelo GLS com 39500km, único dono.
Segundo ele, nunca fez trilha e usou muito pouco o 4x4.
Por dentro está ok e a pintura possui alguns riscos que um bom polimento pode resolver. Pneus meia vida (acho que roda uns 20k).
Já fiz o certificado de procedência na Porto Seguro e tudo está OK.
Preço negociado de R$ 40.000,00, porém faltam 5 parcelas para quitação.
A idéia e quitar antecipadamente essas parcelas (talvez ganhe algum desconto) para que o documento de desalienação já saia em meu nome (acho que demora uns 15 dias), pagar a diferença para o atual dono, pegar o carro e quando o documento chegar, fazer a transferência. Não tenho certeza se esta é a melhor maneira.
O que acham?
O preço está bom?
Agradeço as opiniões.

JC Dorini

Dorini, o preço esta otimo a minha eu paguei 42.000,00 ela 2008/2008 automatica e esta com 92.000km parabens pela aquisiçao e divirta-se o carro é muito bom embora apertado.... rsrs

[]s

Raphasep
22/03/2013, 19:31
Galera, sou novo no fórum e tbm no mundo off road (assim como na idade). Eu gostaria de uma sincera opinião de vocês. Estou trocando de carro, pretendendo comprar o meu primeiro 4x4. Estou de olho em 2 modelos, uma Tr4 e um Vitara. Particularmente, meu coração está balançando por uma Tr4 2006 AT. Ela está a venda por R$29,900. Vi alguns cuidados que devem ser tomados para a escolha da viatura, como ficar de olho na tração, chassi, cambio de marcha, ferrugem por baixo do carro,... Gostaria de algumas dicas de vocês, se o valor está bacana e qual vale mais a pena adquirir. Obrigado. =]

GPA-Airborne
22/03/2013, 21:02
O que mais me incomodava na Tr4 era a suspensão traseira batendo on e offroad.

Depois do lift de 2" sou apaixonado pela suspensão do jipe! Acho mesmo que ela deveria vir assim de fábrica! nunca mais senti aquela batida seca!

Espadov
01/04/2013, 15:40
Prezados,
Já que esse tópico é de dúvidas, aí vai a minha. Onde fica localizado o sensor de temperatura externa do termômetro da TR4 2011?
Já procurei para caramba e não acho.
Abs

tr4_long_range
01/04/2013, 22:10
Tenho uma TR4 06 long range AT, ta com 180.000, so fudeu por relacho, eu nao troquei a correia dentada e quebrou guia da valvula, entortou todas as valvulas mas eu consertei na garagem de casa sem problemas, as peças tem na internet, auto peças, recomendo comprar e trocar correias dentada, poly v e todos os fluidos, use sempre a solucao pra radiador, o sistema funciona melhor. A maior moticação pra mim comprar foi o comportamento em dias de chuva, o carro tem ampla visao e é imbativelna estrada chuvosa vai bem pra carai, viajei 3000 km com ela no fim do ano sem problemas, carregada vai bem tb, mas tem q ter as 'manhas' do cambio. Meu segundo carro é um vectra masss evito de passear com ele, TR4 vai em qualquer lugar e cabe em qualquer vaga de shopping.....(eu já pulei canteiro de shopping com ela pra pegar vagas...kkkk)

Espero ter ajudado

tr4_long_range
01/04/2013, 22:11
Prezados,
Já que esse tópico é de dúvidas, aí vai a minha. Onde fica localizado o sensor de temperatura externa do termômetro da TR4 2011?
Já procurei para caramba e não acho.
Abs

Nao sei se é igual mas no meu vectra é atras da placa no parachoque, veja se tem algum chicote por lá...

Espero ter ajudado

Edimar_Oliveira
02/04/2013, 19:47
Prezados, houve uma pergunta mais lá atrás que alguém fez, mas não vi se alguém respondeu ... O câmbio, tanto o mecânico, quanto o manual, é o mesmo, pelo menos de 2005 para frente?

Alguém sabe a explicação para, atualmente, os TR4 4x4 serem vendidos apenas na versão automática?

Abraços,

Sem Loção
02/04/2013, 21:17
Prezados, houve uma pergunta mais lá atrás que alguém fez, mas não vi se alguém respondeu ... O câmbio, tanto o mecânico, quanto o manual, é o mesmo, pelo menos de 2005 para frente?

Alguém sabe a explicação para, atualmente, os TR4 4x4 serem vendidos apenas na versão automática?

Abraços,

A Caixa de Transferência é a mesma, mas o câmbio tem relações diferentes...

Qiuanto às versões, é marketing-share.... ou seja, baratear a versão "de entrada" pra competir com Ecasport e Duster, por exemlpo.... a versão 4x4 seria apenas para a "top" de linha..... decisão puramente gerencial...

;)

Edimar_Oliveira
02/04/2013, 21:42
Ok, Daniel, achei que havia alguma razão técnica do tipo, "automático daria menos problema mecânico no 4x4 do que o câmbio manual" ... Enfim, prá mim, mesmo sem muito contato com o off-road, acho que é o mesmo que "mexer em time que está ganhando", afinal, a MIT tem um veículo reconhecidamente robusto e adequado, que não se compara neste quesito, aos demais concorrentes ...

Abraços,

Igor_tr4
02/04/2013, 23:16
Pessoal, como tinham perguntado sobre o consumo... numa viagem de sp a Curitiba fui bem tranquilo... Apertando o acelerador bem devagar, de leve... Fiz incríveis 11,6km/l de gasolina... A minha é uma 2009 automática... O consumo medio dela em sp é 6,5km/l com o pé médio... Abs!!!

Allison Monteiro
03/04/2013, 15:49
Disse tudo da minha tr4!!!

edvsimoes
06/04/2013, 02:10
Espero ter ajudado... claro que é apenas OPINIÃO...hehehe

Té mais!

Ola Sem Locao e demais!

Existe um problema grave com o modelo 2009/2010, pois ate' junho de 2010 o carro apresenta um defeito de fabricacao de vedacao das portas e porta-malas e entra MUITA agua e poeira!!
Tem um post inteiro aqui no forum discutindo isso (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/87874-tr4-2011xpoeira-e-agua.html) e o amigo sydysp (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/51152-sydysp.html) postou ate' uma newsletter escaniada da mitsubishi explicando como se concerta o defeito. Na minha, tive que botar ate' aquelas espumas que espandem nos paralamas pra o jato de agua nao entrar pelas borrachas das portas.
Foi um defeito de fabricacao dos novos modelos 2010, que so' resolveram em junho de 2010. Entao evitem esse periodo a todo custo!

Agradeco muito as informacoes que voces postam aqui no forum!
Foram os videos do Sem Locao que me fizeram decidir pela TR4!!
Se alguem tiver alguma duvida da capacidade off-road da TR4, e' so' ver o que esse loco faz com a "Engracadinha" dele: Roiada do Sem Loção !!! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0YPuQOmfz0E)

O carro surpreende bastante na trilha!! Na Cachoeira do Fundao, na Serra da Canastra (agora na Pascoa), choveu bastante e os caras ate' deixaram uma Frontier e outra Hilux pra' traz e desceram a pe'!! E eu botei pra baixo com a minha originalzinha... Quando cheguei la' em baixo, tomei um susto danado, pois so' tinha jipe mexido, com lift e peneu de lama... Lada com peneu de trator... gaiola... Eles falaram que eu nao ia mais sair de la'!!! Que ia ter que rebocar... Voltei subindo tudo em 1a reduzida e nao parou nem uma vez ate' o topo!!! 1,5 Km de erosao enlamacada!!
Eu ainda nem lavei a lama da Canastra e ja' estou procurando outra trilha pra fazer!!

So' nao me conformo com essa "batida seca" da trazeira!!! Como pode!!! Sera' que o tal lift resolve mesmo?? Nao achei mais nada aqui no forum sobre isso (?)!

Um Grande Abraco,
Eduardo
Sao Carlos-SP
TR4 Manual 2009

Ronaldo Rocha 82
06/04/2013, 17:28
Pessoal, tudo bem...

depois de muitas duvidas e pesquisa decidi realizar o desejo e comprar uma TR4, automatica, mas tenho algumas duvidas;

- a diferença de preço da 2009 pra 2010 e grande.
2009 R$ 42,380
2010 R$ 53,000

compensa ir na 2010?

- valor de ipva das duas?
- valor de seguro em media?

Aguardo....

edvsimoes
08/04/2013, 11:23
Ola Ronaldo,

Acho que a diferenca de preco nao vale as diferencas...
A 2009 e' um modelo mais testado e debugado! Eles se orgulham de terem projetado a 2010 totalmente no Brasil... Dai' a explicacao pra tanto defeito de fabricacao: as portas desajustadas entrando poeira e agua!!
Dizem os mecanicos da Mit que arrumaram isso em JUNHO de 2010, entao evite este periodo a qualquer custo!!!
Se bem que um amigo meu tem uma 2011 que tambem entra agua!!
A 2010 tem um motor um pouco mais potente (5 hp), mas o cambio foi reprojetado para ficar mais economica, entao nem da' pra sentir... mais e' mais economica!; tem as rodas aro 17 que sao muito bonitas... mas que tu vai acabar trocando por aro 16 para por um peneu de lama, para encarar trilhas mais radicais...; E tem o design novo, que muitos dizem que preferem os farois redondinhos da antiga... Mas a nova e' bem mais bonitinha... E valoriza bastante na revenda, eu acho...

Eu comprei a minha de novembro de 2009, modelo 2010 por R$ 49,500 e as 2009 tavam R$ 45,00. So' comprei porque achei uma amiga minha querendo vender que so' tinha usado pra ir no shoping ... tava com 35000 Km!!

Entao ficaria com a 2009, mas aconselho comprar a que tivesse certeza que NAO foi pra trilha pesada, independente do modelo...

Olhe o peito de aco e o suporte das rodas da frente, se pegou trilha, vai estar todo arranhado/amassado...
No parachoque e grade da pra ver as marquinhas de predriscos que salpicam na estrada de terra...
Se so' foi no shoping, vai estar tudo zeradinho...
O melhor seguro que achei foi na Chub, por R$ 1400,00 ano!! O meu amigo paga ate' um pouquinho mais na 2009 dele!
O ipva nao me lembro...

Um abraco e boa sorte!!
Eduardo
TR4 2009/2010 Manual

Sem Loção
08/04/2013, 12:18
Ola Sem Locao e demais!

Existe um problema grave com o modelo 2009/2010, pois ate' junho de 2010 o carro apresenta um defeito de fabricacao de vedacao das portas e porta-malas e entra MUITA agua e poeira!!
Tem um post inteiro aqui no forum discutindo isso (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/87874-tr4-2011xpoeira-e-agua.html) e o amigo sydysp (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/51152-sydysp.html) postou ate' uma newsletter escaniada da mitsubishi explicando como se concerta o defeito. Na minha, tive que botar ate' aquelas espumas que espandem nos paralamas pra o jato de agua nao entrar pelas borrachas das portas.
Foi um defeito de fabricacao dos novos modelos 2010, que so' resolveram em junho de 2010. Entao evitem esse periodo a todo custo!

Agradeco muito as informacoes que voces postam aqui no forum!
Foram os videos do Sem Locao que me fizeram decidir pela TR4!!
Se alguem tiver alguma duvida da capacidade off-road da TR4, e' so' ver o que esse loco faz com a "Engracadinha" dele: Roiada do Sem Loção !!! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0YPuQOmfz0E)

O carro surpreende bastante na trilha!! Na Cachoeira do Fundao, na Serra da Canastra (agora na Pascoa), choveu bastante e os caras ate' deixaram uma Frontier e outra Hilux pra' traz e desceram a pe'!! E eu botei pra baixo com a minha originalzinha... Quando cheguei la' em baixo, tomei um susto danado, pois so' tinha jipe mexido, com lift e peneu de lama... Lada com peneu de trator... gaiola... Eles falaram que eu nao ia mais sair de la'!!! Que ia ter que rebocar... Voltei subindo tudo em 1a reduzida e nao parou nem uma vez ate' o topo!!! 1,5 Km de erosao enlamacada!!
Eu ainda nem lavei a lama da Canastra e ja' estou procurando outra trilha pra fazer!!

So' nao me conformo com essa "batida seca" da trazeira!!! Como pode!!! Sera' que o tal lift resolve mesmo?? Nao achei mais nada aqui no forum sobre isso (?)!

Um Grande Abraco,
Eduardo
Sao Carlos-SP
TR4 Manual 2009

Valeu!!

Realmente é uma viatura "subestimada" no meio off-road, pois muita gente tem apenas pra ir ao shopping mesmo... mas faz muito bonito!...

Sem te desanimar já desanimando, mesmo com lift a minha dá essa batida... ainda não achei solução e tô quebrando a cachola... meu próximo passo é fazer um prolongador do batente pra diminuir o curso fechado da mola, que é o principal motivo da batida... se não resolver vou tentar as molas do Troller cortadas, mas suspeito que vai ficar um cabrito com oxiúros de tanto que vai pular...hehehe

Sem Loção
08/04/2013, 12:22
Ola Ronaldo,

A 2009 e' um modelo mais testado e debugado! Eles se orgulham de terem projetado a 2010 totalmente no Brasil... Dai' a explicacao pra tanto defeito de fabricacao: as portas desajustadas entrando poeira e agua!!
Dizem os mecanicos da Mit que arrumaram isso em JUNHO de 2010, entao evite este periodo a qualquer custo!!!
A 2010 tem um motor um pouco mais potente (5 hp), mas o cambio foi reprojetado para ficar mais economica, entao nem da' pra sentir... mais e' mais economica!; tem as rodas aro 17 que sao muito bonitas... mas que tu vai acabar trocando por aro 16 para por um peneu de lama, para encarar trilhas mais radicais...; E tem o design novo, que muitos dizem que preferem os farois redondinhos da antiga... Mas a nova e' bem mais bonitinha... E valoriza bastante na revenda, eu acho...

Eu comprei a minha de novembro de 2009, modelo 2010 por R$ 49,500 e as 2009 tavam R$ 45,00. So' comprei porque achei uma amiga minha querendo vender que so' tinha usado pra ir no shoping ... tava com 35000 Km!!

Entao ficaria com a 2009, mas aconselho comprar a que tivesse certeza que NAO foi pra trilha pesada, independente do modelo...

Olhe o peito de aco e o suporte das rodas da frente, se pegou trilha, vai estar todo arranhado/amassado...
No parachoque e grade da pra ver as marquinhas de predriscos que salpicam na estrada de terra...
O melhor seguro que achei foi na Chub, por R$ 1400,00 ano!! O meu amigo paga ate' um pouquinho mais na 2009 dele!
O ipva nao me lembro...

Um abraco e boa sorte!!
Eduardo
TR4 2009/2010 Manual

Concordo demais!

sem querer puxar a bras, mas já puxando, o melhor modelo é sem dúvida o 'quadradinho', a TR4 japa (montada aqui mas japonesa de essência)... foi feito até 2007... ângulo de ataque e saída incomparáveis (a minha tá com parachoque original e nunca pegou depois do lift...)... em seguida vem a do farol redondinho e por último o novo modelo.... "abrasileirou, phodeu".... a minha 2011 original ENTRA POEIRA pela porta traseira (pouco, mas entra)... felizmente não entra água... e o painel, sem nunca ter feito trilha, bate MAIS que o da minha 2006, que tá com quase 100.000km e já tomou muita pancada (no bom sentido, de trilha)... sem contar o fato que a minha 2006 fecha tudo certinho, não entra uma poeirinha...

abraço!

Edimar_Oliveira
08/04/2013, 13:35
Prezados tenho achado um pouco confusas as versões do TR4 dependendo do ano. Dá para alguém "clarear"? Explico. Até 2007/2007 é a "quadradinha", que tem os faróis mais quadrados, simples, correto? Um 2007/2008 já é de faróis redondos e com mudanças no ângulo de ataque e saída? Segundo o Daniel, então os modelos 2008 já seriam "piores" do que os anteriores?Ou a reestilizada foi apenas a partir dos 2009? Se não, quando foi feita a última reetilização? 2009, 2010 ou 2011?

Abraços,

Sem Loção
08/04/2013, 14:26
Prezados tenho achado um pouco confusas as versões do TR4 dependendo do ano. Dá para alguém "clarear"? Explico. Até 2007/2007 é a "quadradinha", que tem os faróis mais quadrados, simples, correto? Um 2007/2008 já é de faróis redondos e com mudanças no ângulo de ataque e saída? Segundo o Daniel, então os modelos 2008 já seriam "piores" do que os anteriores?Ou a reestilizada foi apenas a partir dos 2009? Se não, quando foi feita a última reetilização? 2009, 2010 ou 2011?

Abraços,

Se não me engano 2007/08 foi a primeira reestilização "abrasileirada"... visto que este modelo, apesar de ser todo baseado na Pinin/iO, já não existe em outros lugares do mundo... Coloque uma 2008 dos faróis redondos ao lado de uma quadradinha e verá a diferença do ângulo de ataque... ângulo de saída dos referidos modelos muda quase nada..

http://img1.mlstatic.com/pajero-tr4-2005-new-civic-jettaaceita-troca-z-1000_MLB-O-3264544290_102012.jpg

http://images03.olx.com.br/ui/20/17/55/1334583695_354361255_8-PAJERO-TR4-20082008-COMPLETO-.jpg

Sei que o ângulo da foto não é o mesmo mas dá pra ver que tem um pouco de diferença... a redondinha é um pouco mais "beiçuda"...hehehe

Já em final de 2009 ocorreu a grende reestilizada que resultou no modelo atual... vejam que ficou ainda mais "beiçuda" e o parachoque traseiro ganhou uma saliência exatamente no pior lugar, sua parte mais baixa, o que piorou o ãngulo de saída..

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRwyQoUoCQWI40wQtRFM93LvSkxGu5B8 OiLzUI0zNFjmQaRfGJBFA

Senhores, vale ressaltar, isso vai atrapalhar que for pra um offroad mais cascudo... pra coisa leve isso não atrapalha em nada, na verdade os grandes limitantes das TR4 originais são o curso de suspensão e pneus, muito mais que ângulo de ataque e saída..

;)

Té mais!

Ronaldo Rocha 82
08/04/2013, 14:51
Ola Ronaldo,

O ipva nao me lembro...

Um abraco e boa sorte!!
Eduardo
TR4 2009/2010 Manual

Tudo bem, Eduardo

valeu pelas dicas, vou procurar a 2009, com a diferença de preço já ta pra pagar combustível, seguro e documentação e fazer uma revisão...

esse modelo:
Carro Mitsubishi-PAJERO TR4-MITSUBISHI PAJERO TR4 2.0 4X4 16V FLEX 4P AUTOMÁTICO-2009 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/pajero-tr4/2-0-4x4-16v-flex-4p-automatico/4-portas/2009/9166251)

Não vou fazer trilha, o máximo e pegar uma estrada com lama rs Vou começar a procura o ruim que aqui as opçoes sao poucas mas espero ter sorte e encontrar logo. Como vou o usar o $ de consorcio o limite que me informaram q posso pegar e de 2009 a cima. Assisti ums video do Sem Loção e sua tr4, fique mas animado ainda... ela e bastante forte, sai de um Crossfox pra TR4 vai ser mt bom...rs

Abraço e obrigado...

Edimar_Oliveira
08/04/2013, 14:58
Conterrâneo, bem esclarecido. Realmente os ângulos são diferentes, dá para perceber, embora a diferença seja mais nítida nos 2009. Enfim, difícil entender o motivo de se "piorar" um veículo tão bem preparado para o off-road como o TR4!

Aliás, é preciso que se diga que já vi vários vídeos das suas "peripécias" e posso dizer que é impressionante a capacidade de pilotagem sua. Parabéns! O último que vi foi um trilha horrorosa, cheia de pedras, que precisou de um Troller puxar pelo guincho e assim mesmo, seu TR4 chegou a arrastar o bichão por alguns centímetros ... Incrível! Mas francamente, como meu espírito não é tão radical, acho difícil judiar do meu futuro TR4 como você faz com a "engraçadinha" ... Quem sabe num segundo ou terceiro, eu crie coragem.

Conhece Ibitipoca? Pois é, vou "treinar" bastante lá, por que para chegar no sítio do meu pai, só mesmo um 4x4 bem preparado, embora ele ande por lá, rotineiramente, com um Fusca ...

Abraços,

Sem Loção
08/04/2013, 16:13
Conterrâneo, bem esclarecido. Realmente os ângulos são diferentes, dá para perceber, embora a diferença seja mais nítida nos 2009. Enfim, difícil entender o motivo de se "piorar" um veículo tão bem preparado para o off-road como o TR4!

Aliás, é preciso que se diga que já vi vários vídeos das suas "peripécias" e posso dizer que é impressionante a capacidade de pilotagem sua. Parabéns! O último que vi foi um trilha horrorosa, cheia de pedras, que precisou de um Troller puxar pelo guincho e assim mesmo, seu TR4 chegou a arrastar o bichão por alguns centímetros ... Incrível! Mas francamente, como meu espírito não é tão radical, acho difícil judiar do meu futuro TR4 como você faz com a "engraçadinha" ... Quem sabe num segundo ou terceiro, eu crie coragem.

Conhece Ibitipoca? Pois é, vou "treinar" bastante lá, por que para chegar no sítio do meu pai, só mesmo um 4x4 bem preparado, embora ele ande por lá, rotineiramente, com um Fusca ...

Abraços,

Valeu, Edimar!

Essa trilha que vc mencionou é a Corcovas.. foi a mais pesada que eu fiz até agora, não conheço ninguém que a tenha feito de TR4 fora eu, e na época eu tava sem bloqueio ainda... hehehe... mas atualmente tô mais "light"... baby novinho em casa, só preparando pra curtir os passeiões com ele...

Eu fiquei realmente muito impressionado com a resistência da TR4..... já peguei muita erosão e atoleiro com ela e até hoje não quebrou NADA, absolutamente nada... nem desalinhar e desbalancear pra falar a verdade... muita gente fala do fato dela ser monobloco (parece que as cherokas XJ tem problemas de trincas quando forçadas), mas até hoje não deu nenhum problema... ;)

Essa é a última subida que eu venci lá, foi osso! tem a filmagem onboard.. kkk o povo até aplaudiu no final...

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/402958_211807995569756_8893413_n.jpg

Cara morro de vontade de conhecer Ibitipoca! o povo aqui de BH que já foi fala muito dessa região, que é coisa imperdível!.... Vou esperar meu bebê crescer um pouco mas com certeza vou conhecer estas bandas.... ;)

Esse carros com tração traseira e leves (fusca, brasíla, chevette) dão um caldo bruto no offroad... ouso dizer que andam em lugar que muito 4x4 não chega... dá uma olhada no youtube com as tags "fusca" e "offroad" "lama" tem uns caras que são pirados demais...

Grande abraço!

edvsimoes
08/04/2013, 23:11
Ola Daniel,

Quanto a poeira na tua TR4 nova, deve ser problema na vedacao das saidas de ar (que ajudam a fechar as portas com os vidros fechados) que sao dentro do para-choque trazeiro ou desajuste da porta trazeira, ou os dois juntos (como foi o MEU caso)...
De qualquer forma, eles arrumam isso de graca pra ti pela garantia!

Na minha, me trancando dentro do porta-mala, eu passava ate' um folder pela borracha da porta em alguns lugares. Precisou soltar os parafusos e regular a porta melhor.
Tambem desmontaram toda a parte trazeira, tirando saia, para-choque e aqueles plasticos do fundo e laterais do porta-mala...
Ficaram 3 dias desmontando, vedando, testando, desmontando denovo... E eu la' enchendo o saco... Senao ja' viu, ne'!!
E resolveu 100%!!! Parou totalmente a poeira!

A Mit paga ate' 8 horas de mao de obra pra concessionaria concertar!

Acho melhor resolver isso antes de levar tralha de nenem nos paseios... Pois imagina o piti da patroa quando empoeirar mamadeira, chupeta, fraldinhas, papinha... Eu passei por isso e nao foi mole!!!

Saio sempre pra trilha com a filharada! A nenem fica dizendo: - Vai DEVAGALINHO Papi...
A mais velha: - Mais rapido... Faz chua' na poca!!! Vamo ve se pula com a 4 rodas!!!
Falei que daqui a 10 anos vou dar essa TR4 pra ela... Imagina o que a coitada vai passar...

Um Abraco,
Eduardo

Edimar_Oliveira
08/04/2013, 23:34
Daniel, é inegável que um veículo como o seu TR4 tem todos os méritos por ter conseguido terminar uma trilha como a Corcovas. Mas tirando o seu, qual dos veículos que foram lá que vc considera que se saiu melhor, não considerando tanto o talento do piloto, mas principalmente a estrutura e condições off-road? Na foto dá pra ver o Troller e o Defender. Subiram "fácil"? Entendo o que vc diz quanto a filhos recém chegados ... Eu tenho trigêmeos e somente agora, com seus 7 anos eu tenho mais segurança em me aventurar em passeios mais "radicais". Há dois anos atrás eu me aventurei de Doblò a ir no sítio do meu pai, que fica a 200 m do topo da Serra de Ibitipoca e, tirando um Fusca, foi o único que chegou mais perto do sítio. Tava uma chuva fina desde o dia anterior e fui a um encontro de família, planejado desde o ano anterior (não podia faltar). Saí de casa imaginando que as coisas não iam ser fáceis. Imagina levar três crianças de 5 anos + patroa + babá e não saber o que viria pela frente ou pelo menos não saber o quanto de ruim estava? Consegui voltar de lá, no dia seguinte, no Fusca do meu pai, com correntes. Que pena não tinha um TR4!! O Doblò ficou lá e tive que esperar quase uma semana, entre parar de chover e a estrada secar, para buscar. Depois disso, coloquei na cabeça que só voltaria lá com a turminha num veículo que não me trouxesse preocupação na hora de enfrentar barro ... Os veículos com tração traseira, como os citados por você, normalmente dão bastante conta do recado, a Brasília, por exemplo, é um monstro no barro, mas a que preço? Coloca corrente, passa pelo barro, tira a corrente se o trecho é seco, coloca a corrente novamente, suja-se todo, tira a corrente ... É este o debate com meu pai, ele acha uma tremenda vantagem o Fusca dele passar bem pelos atoleiros. E eu tentando convencer que seria muito melhor fazer quase tudo o que o dele faz, com todo o conforto e até sem se sujar, dependendo do atoleiro ... Enfim, acho que só depois que ele conhecer um TR4 "brincando" num atoleiro, vai se convencer em comprar um! Abraços,

edvsimoes
08/04/2013, 23:35
Ola!

Bom, agora mudando totalmente de assunto... E aproveitando o gancho do Sem Locao falando do bloqueio...

Tenho algumas duvidas sobre o bloqueiodo diferencial central e tambem do eixo trazeiro, instalando o locker:

Duvida nr.1: Na minha TR4 original (tenho ela a 5 meses), tenho notado que em certas situacoes, mesmo com o diferencial central bloqueado, quando subo um lugar dificil bem devagar, uma das rodas (normalmente dianteira) costuma derrapar!!
- Acho isso estranho, pois pensei que com o dif. central bloqueado e mesmo com os dif. dos eixos livres, para que uma roda girasse derrapando na frente, alguma das rodas trazeiras tinha que girar tambem!! Talvez esteja enganado, pois e' dificil de dizer de dentro do carro e nao posso garantir que uma trazeira nao esteja girando tambem, mas nao consigo perceber isso!
Sera' isso normal? Sera' que elas dao uma giradinha mesmo... O sera' um defeito do meu bloqueador central?

Duvida nr.2: instalando o Locker no diferencial do eixo trazeiro ele deve ajudar impedindo que uma roda trazeira derrape e fazendo com que o torque va' para a outra que esta' empurrando o carro. E isso deve ajudar muito naquelas situacoes em que se passa na corcova ficando com duas rodas tracionando e duas em diagonal meio no ar, meio tocando sem peso nao e'?.
Mas se o problema da duvida nr.1 acontecer, mesmo com o dif. do eixo trazeiro travado, se uma roda dianteira esta' no ar, ficaria girando comendo todo o torque do motor, pois isso acontece comigo (mesmo sem locker) quando as duas trazeiras estao bem firmes no chao!

Sera' que consegui explicar direito??
Faz algum tempo que tenho essas duvidas, e acho que o Daniel tendo instalado o locker e comparado o antes e o depois pode me dar uma luz nestas questoes!

Um Abraco,
Eduardo - TR4 2009/2010 MT original

Sem Loção
09/04/2013, 10:11
Ola Daniel,

Quanto a poeira na tua TR4 nova, deve ser problema na vedacao das saidas de ar (que ajudam a fechar as portas com os vidros fechados) que sao dentro do para-choque trazeiro ou desajuste da porta trazeira, ou os dois juntos (como foi o MEU caso)...
De qualquer forma, eles arrumam isso de graca pra ti pela garantia!

Na minha, me trancando dentro do porta-mala, eu passava ate' um folder pela borracha da porta em alguns lugares. Precisou soltar os parafusos e regular a porta melhor.
Tambem desmontaram toda a parte trazeira, tirando saia, para-choque e aqueles plasticos do fundo e laterais do porta-mala...
Ficaram 3 dias desmontando, vedando, testando, desmontando denovo... E eu la' enchendo o saco... Senao ja' viu, ne'!!
E resolveu 100%!!! Parou totalmente a poeira!

A Mit paga ate' 8 horas de mao de obra pra concessionaria concertar!

Acho melhor resolver isso antes de levar tralha de nenem nos paseios... Pois imagina o piti da patroa quando empoeirar mamadeira, chupeta, fraldinhas, papinha... Eu passei por isso e nao foi mole!!!

Saio sempre pra trilha com a filharada! A nenem fica dizendo: - Vai DEVAGALINHO Papi...
A mais velha: - Mais rapido... Faz chua' na poca!!! Vamo ve se pula com a 4 rodas!!!
Falei que daqui a 10 anos vou dar essa TR4 pra ela... Imagina o que a coitada vai passar...

Um Abraco,
Eduardo

KKKK... boa.. 'devegalinho' foi ótima.... eles geralmente adoram esses passeios... antes do meu baby eu levava os sobrinhos e como tem muito tempo que não os levo, toda hora me perguntam quando é que vamos fazer 'tilha'...KKKK

Na minha não entra poeira, então a patroa não vai xingar tanto nos passeios...hehehe.... mas a minha 2011 já saiu da garantia, se bobear eu mesmo faço os ajustes.... citei esse problema pra exemplificar a queda de qualidade progressiva com a "abrasileirada" do modelo.... mas seria doido de falar que não sou apaixonado pelo carro, afinal tenho duas né.... é uma baitíssima viatura, e na sua faixa de preço, num Brasil de preços vergonhosos de carros, ainda é o melhor custo-benefício...

Juro que eu também penso em passar essa viatura pro meu filho, vamos ver se ela guenta mais uns 17 anos e meio...KKKK mas seria um motivo de muito orgulho!...

Abraço!!

Sem Loção
09/04/2013, 10:33
Ola!

Bom, agora mudando totalmente de assunto... E aproveitando o gancho do Sem Locao falando do bloqueio...

Tenho algumas duvidas sobre o bloqueiodo diferencial central e tambem do eixo trazeiro, instalando o locker:

Duvida nr.1: Na minha TR4 original (tenho ela a 5 meses), tenho notado que em certas situacoes, mesmo com o diferencial central bloqueado, quando subo um lugar dificil bem devagar, uma das rodas (normalmente dianteira) costuma derrapar!!
- Acho isso estranho, pois pensei que com o dif. central bloqueado e mesmo com os dif. dos eixos livres, para que uma roda girasse derrapando na frente, alguma das rodas trazeiras tinha que girar tambem!! Talvez esteja enganado, pois e' dificil de dizer de dentro do carro e nao posso garantir que uma trazeira nao esteja girando tambem, mas nao consigo perceber isso!
Sera' isso normal? Sera' que elas dao uma giradinha mesmo... O sera' um defeito do meu bloqueador central?

Duvida nr.2: instalando o Locker no diferencial do eixo trazeiro ele deve ajudar impedindo que uma roda trazeira derrape e fazendo com que o torque va' para a outra que esta' empurrando o carro. E isso deve ajudar muito naquelas situacoes em que se passa na corcova ficando com duas rodas tracionando e duas em diagonal meio no ar, meio tocando sem peso nao e'?.
Mas se o problema da duvida nr.1 acontecer, mesmo com o dif. do eixo trazeiro travado, se uma roda dianteira esta' no ar, ficaria girando comendo todo o torque do motor, pois isso acontece comigo (mesmo sem locker) quando as duas trazeiras estao bem firmes no chao!

Sera' que consegui explicar direito??
Faz algum tempo que tenho essas duvidas, e acho que o Daniel tendo instalado o locker e comparado o antes e o depois pode me dar uma luz nestas questoes!

Um Abraco,
Eduardo - TR4 2009/2010 MT original

1- Não necessariamente, para uma roda dianteira girar, mesmo com diferencial central bloqueado, basta que ela perca aderência e a outra roda esteja com aderência. Isso é inerente ao funcionamento do diferencial do eixo (não o central).. O bloqueio do diferencial central apenas garante que 50% da tração vá para cada cardãn, dianteiro e traseiro... essa divisão com o diferencial central "aberto" fica em torno de 70% de força para o cardan traseiro e 30% para o dianteiro... Com numa subida a carga é sempre maior no eixo traseiro, é bem mais comum o dianteiro patinar...

2- Se vc estiver com o diferencial central "aberto" isso realmente pode acontecer numa menor proporção, se não me engano o diferencial central da TR4 é de acoplamento viscoso e uma vez em modo 4x4 ele nunca irá transmitir toda a potência apenas para um cardan, pode mudar a proporção um pouco mas nunca chega a zero... com ele bloqueado, é 50% pra cada cardan, como os 4x4 part-time clássicos... mesmo com apenas uma roda traseira com aderÊncia e as outras três livres, se tiver o bloqueio, o eixo traseiro receberá 50% do torque e a roda que tem aderência vai empurrar..

olha esse video..

http://www.youtube.com/watch?v=YNnN189UpfQ

espero ter ajudado...

abraço!!!

Sem Loção
09/04/2013, 10:46
Daniel, é inegável que um veículo como o seu TR4 tem todos os méritos por ter conseguido terminar uma trilha como a Corcovas. Mas tirando o seu, qual dos veículos que foram lá que vc considera que se saiu melhor, não considerando tanto o talento do piloto, mas principalmente a estrutura e condições off-road? Na foto dá pra ver o Troller e o Defender. Subiram "fácil"? Entendo o que vc diz quanto a filhos recém chegados ... Eu tenho trigêmeos e somente agora, com seus 7 anos eu tenho mais segurança em me aventurar em passeios mais "radicais". Há dois anos atrás eu me aventurei de Doblò a ir no sítio do meu pai, que fica a 200 m do topo da Serra de Ibitipoca e, tirando um Fusca, foi o único que chegou mais perto do sítio. Tava uma chuva fina desde o dia anterior e fui a um encontro de família, planejado desde o ano anterior (não podia faltar). Saí de casa imaginando que as coisas não iam ser fáceis. Imagina levar três crianças de 5 anos + patroa + babá e não saber o que viria pela frente ou pelo menos não saber o quanto de ruim estava? Consegui voltar de lá, no dia seguinte, no Fusca do meu pai, com correntes. Que pena não tinha um TR4!! O Doblò ficou lá e tive que esperar quase uma semana, entre parar de chover e a estrada secar, para buscar. Depois disso, coloquei na cabeça que só voltaria lá com a turminha num veículo que não me trouxesse preocupação na hora de enfrentar barro ... Os veículos com tração traseira, como os citados por você, normalmente dão bastante conta do recado, a Brasília, por exemplo, é um monstro no barro, mas a que preço? Coloca corrente, passa pelo barro, tira a corrente se o trecho é seco, coloca a corrente novamente, suja-se todo, tira a corrente ... É este o debate com meu pai, ele acha uma tremenda vantagem o Fusca dele passar bem pelos atoleiros. E eu tentando convencer que seria muito melhor fazer quase tudo o que o dele faz, com todo o conforto e até sem se sujar, dependendo do atoleiro ... Enfim, acho que só depois que ele conhecer um TR4 "brincando" num atoleiro, vai se convencer em comprar um! Abraços,

Hehehe..... os clássicos dilemas... "sempre passei de fusca aí"...KKKK passar, passa, exatamente como vc disse... cansei de ver 4-5 camaradas levantando o fusca no muque pra tirar do atoleiro... lógico que não conseguiriam fazer isso com uma TR4, bem mais pesada... mas com os devidos cuidados talvez a TR4 passe sem problemas...

Com relação à Corcovas, esta foto é de outra turma que fez a trilha na mesma época... comigo estavam dois Samurais (um com bloqueio outro sem) um Troller, Um Engesa bloqueado nos dois eixos, um Willys e uma Hilux da antiga apenas com lift e sem bloqueio...todos com pneus apropriados... quem deu show foi o Engesa, sem comentários...pneus 35 e bloqueio nos dois eixos... agora dos carros 'normais' quem me surperendeu foi o Samurai com bloqueio traseiro..passou mais fácil que o Troller que teve que usar o guincho no mesmo lugar que eu..... a Hilux foi bem mas agarrou também e chegou a estragar um pouquinho a lataria por ser muito grande... o Willys sem bloqueios foi muito bem também...

abraço!

edvsimoes
13/04/2013, 10:03
Ola Daniel!

Muito obrigado pelas respostas!
Ainda sobre a poeira, ajustar a porta nao e' dificil... so' e' meio chato, pois a gente arruma um lado, desajusta outro... E precisa de uma cara forte para segurar a porta enquanto tu ajusta...

Ja' a vedacao das saidas de ar... E' um trabalho de funilaria grande... A minha tambem ja' tinha saido da garantia... Mas cobraram so' R$ 150,00 para concertar... Achei que valeu a pena!!

Quanto ao diferencial...

1- Não necessariamente, para uma roda dianteira girar, mesmo com diferencial central bloqueado, basta que ela perca aderência e a outra roda esteja com aderência. Isso é inerente ao funcionamento do diferencial do eixo (não o central).. O bloqueio do diferencial central apenas garante que 50% da tração vá para cada cardãn, dianteiro e traseiro... essa divisão com o diferencial central "aberto" fica em torno de 70% de força para o cardan traseiro e 30% para o dianteiro... Com numa subida a carga é sempre maior no eixo traseiro, é bem mais comum o dianteiro patinar...

2- Se vc estiver com o diferencial central "aberto" isso realmente pode acontecer numa menor proporção, se não me engano o diferencial central da TR4 é de acoplamento viscoso e uma vez em modo 4x4 ele nunca irá transmitir toda a potência apenas para um cardan, pode mudar a proporção um pouco mas nunca chega a zero... com ele bloqueado, é 50% pra cada cardan, como os 4x4 part-time clássicos... mesmo com apenas uma roda traseira com aderÊncia e as outras três livres, se tiver o bloqueio, o eixo traseiro receberá 50% do torque e a roda que tem aderência vai empurrar..
!

Entao: Eu estava pensando mais estaticamente do que dinamicamente: achei que bloqueio significasse travar, conectar a metade da frente do eixo central a outra... E assim para que a parte da frente girasse, fazendo girar uma roda da frente, a parte de traz teria que girar tambem. Mas se as rodas traseiras estivessem com aderencia sem girar, o eixo inteiro estaria travado e nao poderia girar uma roda da frente!!!

Mas considerando a tua explicacao, mais dinamica, na qual 50% do torque vai para cada roda, isso e' perfeitamente possivel!!
Isso explica perfeitamente o que acontece.

Agora quanto ao segundo caso... Agora, considerando o segundo caso, o do bloqueio do diferencial traseiro, se "bloquear" significa transmitir 50% do troque para cada lado (deve ser por conta do tal acoplamento viscoso, entao entendo assim: se so' uma das 4 rodas (traseira) estiver com aderencia, e o dif. central e o dif. traseiro estiverem bloqueados, entao 50% do torque vai pro eixo trasero e 50% deste para a roda tracionada, acabando com apenas 25% do torque do motor na roda que esta' movimentando o veiculo!
Sera' que esta' correto??

Um Abraco,
Eduardo TR4 2009/2010 MT

Edimar_Oliveira
13/04/2013, 10:31
Prezados, já que o tópico é de "dúvidas" e para evitar abrir um novo, gostaria de saber onde encontrar a informação sobre os itens de manutenção do TR4, de preferência 2007/2008 e as quilometragens previstas. Um veículo deste ano/modelo com 52.000 km, cujas revisões foram todas feitas em concessionária, mesmo fora do período de garantia e considerando que a concessionária seja séria, quais itens já podem ou deveriam ter sido substituidos, trocados e com qual quilometragem?

Esta questão do bloqueio de diferencial é muito interessante. De minha parte, não conheço, nem a teoria do assunto, nem estática, nem dinamicamente falando. Existe algum "esquema" ilustrado do assunto, ou vídeo? Uma imagem costuma valer mais que mil palavras ...

Abraços,

Sem Loção
13/04/2013, 11:44
Prezados, já que o tópico é de "dúvidas" e para evitar abrir um novo, gostaria de saber onde encontrar a informação sobre os itens de manutenção do TR4, de preferência 2007/2008 e as quilometragens previstas. Um veículo deste ano/modelo com 52.000 km, cujas revisões foram todas feitas em concessionária, mesmo fora do período de garantia e considerando que a concessionária seja séria, quais itens já podem ou deveriam ter sido substituidos, trocados e com qual quilometragem?

Esta questão do bloqueio de diferencial é muito interessante. De minha parte, não conheço, nem a teoria do assunto, nem estática, nem dinamicamente falando. Existe algum "esquema" ilustrado do assunto, ou vídeo? Uma imagem costuma valer mais que mil palavras ...

Abraços,

Edimar, sobre funcionamento de diferencial este vídeo é o mais didático que eu conheço...

http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0

e sobre as revisões dá uma olhada no site da MIt, tem as tabelas... tem dos váriso modelos, com os itens a serem revisados e trocados pode-se considerar por quilometragem uma revisão a cada 10.000km, se a sua está com 52.000 km vc estaria na 5a revisão na tabela... ;)

Mitsubishi Motors do Brasil (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/9/content/56)

Espero ter ajudado...

abraçO!

edvsimoes
13/04/2013, 12:19
Ola!

Genial esse video do diferencial !!!!

Tem esse outro que acho que explica melhor o diferencial central num 4x4. Alias, toda a serie e' muito boa!!!
https://www.youtube.com/watch?v=SOpgX1tjDO0

Abraco,
Eduardo - TR4 2009/2010 MT

Sem Loção
13/04/2013, 12:39
Ola Daniel!

Muito obrigado pelas respostas!
Ainda sobre a poeira, ajustar a porta nao e' dificil... so' e' meio chato, pois a gente arruma um lado, desajusta outro... E precisa de uma cara forte para segurar a porta enquanto tu ajusta...

Ja' a vedacao das saidas de ar... E' um trabalho de funilaria grande... A minha tambem ja' tinha saido da garantia... Mas cobraram so' R$ 150,00 para concertar... Achei que valeu a pena!!

Quanto ao diferencial...

Entao: Eu estava pensando mais estaticamente do que dinamicamente: achei que bloqueio significasse travar, conectar a metade da frente do eixo central a outra... E assim para que a parte da frente girasse, fazendo girar uma roda da frente, a parte de traz teria que girar tambem. Mas se as rodas traseiras estivessem com aderencia sem girar, o eixo inteiro estaria travado e nao poderia girar uma roda da frente!!!

Se AMBAS as rodas traseiras estão TRAVADAS, ou seja, impossibilitadas de rodar e com aderência máxima, no caso do diferencial central bloqueado, realmente os dois cardans estão conectados, e as dianteiras não irão girar... a solução nesse caso seria "desbloquear" o diferencial central (4x4H) para que houvesse transmissão de alguma rotação para o eixo que não estivesse com as duas rodas travadas... ;)

Mas considerando a tua explicacao, mais dinamica, na qual 50% do torque vai para cada roda, isso e' perfeitamente possivel!!
Isso explica perfeitamente o que acontece.

Agora quanto ao segundo caso... Agora, considerando o segundo caso, o do bloqueio do diferencial traseiro, se "bloquear" significa transmitir 50% do troque para cada lado (deve ser por conta do tal acoplamento viscoso, entao entendo assim: se so' uma das 4 rodas (traseira) estiver com aderencia, e o dif. central e o dif. traseiro estiverem bloqueados, entao 50% do torque vai pro eixo trasero e 50% deste para a roda tracionada, acabando com apenas 25% do torque do motor na roda que esta' movimentando o veiculo!
Sera' que esta' correto??

Mais ou menos isso, segundo meu entendimento (que pode estar errado, claro) se está com o diferencial central bloqueado e 3 rodas sem aderência, 50% do torque vai para cada eixo, exatamente como vc disse, mas considerando o diferencial traseiro bloqueado, 100% dos 50% de torque vai para o eixo todo, que atua como uma parte única... se vc observar uma situação dessa vc verá que a roda sem adwrência não gira, pois o eixo está atuando como uma peça só... ela irá girar exatamente como a outra roda, que tem aderência, e que recebe portanto 100% do torque desse eixo (ou seja 50% do total)....não existe onde "perder" 25% do torque, pois a roda sem aderÊncia não gira... ;)

Um Abraco,
Eduardo TR4 2009/2010 MT

Abraço!!

siclop
13/04/2013, 13:33
olá, tambem tenho interesse em adquirir, uma tr4, já pesquisei várias, mas tive várias duvidas...segue algumas.
quanto as mais antigas pajero Io, como escolher?
e o cherokee sport tem alguns com preços muito bons
para uso diario, vale a pena?
tem como colocar bancos adicionais para 7 lugares?

edvsimoes
13/04/2013, 16:38
Ola!

Acabo de sair para a lama e fiz um teste de tracao!
Realmente, o bloqueio do diferencial central trava completamente o eixo central, e nao deixa uma roda da frente girar sem que uma traseira esteja girando!
Quando perguntei a primeira vez achava que uma roda dianteira estava girando sozinha, mas estava engando.
Testei isso varias vezes e confirmei a versao do Daniel!

Caso encerrado... So' gostaria de de saber quanto custou para instalar o Kaiser Locker no eixo trazeiro?

Outra duvida agora:
Alguem sabe dizer onde consigo informacao de como regular os farois da TR42010?
No manual nao fala nada!
E' o primeiro carro que tenho que no manual nao explica quais os parafusos mexer para subir/descer, esquerda/direita ... os farois altos e baixos!!

Um Abraco,
Eduardo
TR4 2009/2010 MT

Sem Loção
13/04/2013, 18:01
Ola!

Acabo de sair para a lama e fiz um teste de tracao!
Realmente, o bloqueio do diferencial central trava completamente o eixo central, e nao deixa uma roda da frente girar sem que uma traseira esteja girando!
Quando perguntei a primeira vez achava que uma roda dianteira estava girando sozinha, mas estava engando.
Testei isso varias vezes e confirmei a versao do Daniel!

Caso encerrado... So' gostaria de de saber quanto custou para instalar o Kaiser Locker no eixo trazeiro?

Outra duvida agora:
Alguem sabe dizer onde consigo informacao de como regular os farois da TR42010?
No manual nao fala nada!
E' o primeiro carro que tenho que no manual nao explica quais os parafusos mexer para subir/descer, esquerda/direita ... os farois altos e baixos!!

Um Abraco,
Eduardo
TR4 2009/2010 MT

:concordo:

Não sei se fui meio confuso no meu post, mas é isso aí... diferencial central bloqueado, pra girar uma roda sem aderência na frente, tem que gira alguma coisa atrás...

A mão de obra de instalação do kaiser ficou aqui em Bh em torno de R$ 400,00

Quanto À regulagem dos faróis não vi essa informação no manual..

abraço!

Edimar_Oliveira
17/04/2013, 19:22
Daniel, "resumidamente" (se entendi alguma coisa), quando o veículo está com o 4x4 engatado, o diferencial central joga a força para os eixos traseiro e dianteiro de modo uniforme (ou mais para um dos eixos). Com o 4x4 engatado e o bloqueio do diferencial acionado, é como se cada roda se tornasse independente? Ou seja, se uma roda do eixo traseiro estiver em falso, a outra do outro lado não vai ter força para girar, mas então vai haver pelo menos uma roda do eixo dianteiro tracionando?

Suponho que existam várias marcas de bloqueio do diferencial, por que optou pelo "Kaiser"?

Abraços,

reybelo
18/04/2013, 17:17
Vai abaixo um post antigo meu que eu vivo copiando e colando novamente... Espero que ajude

Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post

Diferencial
Não é muito simples entender como o diferencial funciona (e tbém não é fácil de explicar)

Quem tem duvida, veja esse vídeo que é excelente, impossível não entender (no começo parece que não tem nada a ver, mas é a melhor explicaçãoque eu ja vi)
Around the Corner - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Em1zQToa_a8)

Agora vamos ao uso prático e uma explicação simples:

Se o eixo do carro fosse rigido, ligando uma roda à outra, sempre que fizessemos uma curva ele iria torcer (pq a roda do lado de dentro da curva gira menos do que a de fora)

Nos carros 4x2 o diferencial funciona apenas no eixo da tração, dividindo a força entre a roda direita e esquerda.
Um teste prático é levantar o carro no macaco (levantar 1 das rodas da tração) e acelerar. Vc vai perceber que só a roda que está no ar gira e o carro não anda* !!! Isso pq o diferencial entende que a roda mais "presa" (a que está no chão) está do lado de dentro da curva e a + "solta" (do lado de fora, está fazendo a curva, então joga toda a tração p lá).

Em carros 4x4 vc tem esse mesmo mecanismo nas rodas da tração (que no caso da TR4 é traseira), então no uso 4x2 o diferencial vai distribuindo a força entre a direita e esquerda dependendo da necessidade na curva.

Quando vc aciona o 4x4 (Desbloqueado) o que acontece é que além do diferencial direita esquerda vc também tem o central funcionando**
Nesse caso o diferencial dianteiro distribui a força direita / esquerda, o traseiro a mesma coisa e o central distribui frente e trás.
Só que nesse sistema, se vc tirar apenas 1 roda do ar toda a tração será disponibilizada nesta roda e mesmo com as outras 3 no chão, o carro ficaria parado

Nesse caso, bloquenado o dif central vc separa a tração dianteira da traseira
Imagine que a roda dianteira esquerda está no ar
A tração dianteira será jogada p esta roda, mas a traseira (nesse caso de estar bloqueada) irá funcionar normalmente.

* Alguns carros 4x4 tem o que chamam de bloqueio parcial deslisante, que é um tipo de embreagem, que segura um pouco a tração na roda + "pesada". Nesse caso, se vc levantar a TR4 no macaco e acelerar ela provavelmente vai cair.
Mas se ela estiver encostada em uma guia, esse disco vai sentir a dificuldade em avançar e vai disponibilizar a força p a roda no ar
(deu p entender ?)

** Quanto ao diferencial central
Muitas marcas (como a Land Rover, por exemplo) vendem esse peixe como se fosse algo espetacular. Na verdade a maioria dos 4x4 não bloqueia o dif central simplesmente porque não precisam. Como assim não precisam ?
Simples, eles não tem diferencial central, então qdo vc engata a 4x4 é como se ele ja estivesse bloqueado.
Qual a vantagem do dif central então ? é justamente poder usar a 4x4 em qq terreno, mesmo em asfalto (na chuva por exemplo)
A maior parte dos 4x4 (ranger, S10...) como não tem o dif central só podem engatar a 4x4 em terrenos lisos, pois em uma curva (qdo a dianteira faz um raio diferente da traseira) as rodas vão derrapar e não vão torcer o eixo de tração.

Sobre um bloqueio direita esquerda, este seria o bloqueio 100%
Isso existe é o "must" do 4x4 (um 4x4 100% bloqueado cotra um 4x4 sem bloquei é o mesmo que um 4x4 contra um 4x2, a diferença é MUITO grande)

Aqui + um vídeo bem legal...
Mostra a falta que faz o bloqueio direita / esquerda
1º mostra em 4x2 e depois em 4x4 (que perdendo a tração em 2 rodas, snedo 1 na dianteira e 1 na traseira) fica PARADO* !!!

No final mostra o carro equipado com o diferencial parcial deslisante, que em casos não extremos já resolve bem o problema
Eaton Locking Differential Demonstration - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=q-rQTHMVAuw)

* Na trilha é uma situação até que comum, em terrenos com erosão, quando vc pega um "X", o carro dá aquela torcida e normalmente ve perde a tração em 1 roda dianteira e em uma traseira do lado oposto. Mesmo na 4x4 o caro simplesmente não sai do lugar. Nesse caso a opção é voltar, acelerar e passar no embalo

Para quem curte usar 4x4 na terra (aliás, louco é quem compra para ir ao shopping recomendo o Livro "Técnica 4x4" do João Roberto
Curso Técnica 4x4
É um livro barato, simples e didático que com muitas figuras, fotos e esquemas explica os pormenores do funcionamento dos veículos 4x4 e dá dicas de condução.

escrevi muita coisa e de maneira rápida e não muito ordenada, espero que tenha ficado claro

reybelo
18/04/2013, 17:25
Daniel, "resumidamente" (se entendi alguma coisa), quando o veículo está com o 4x4 engatado, o diferencial central joga a força para os eixos traseiro e dianteiro de modo uniforme (ou mais para um dos eixos). Com o 4x4 engatado e o bloqueio do diferencial acionado, é como se cada roda se tornasse independente? Ou seja, se uma roda do eixo traseiro estiver em falso, a outra do outro lado não vai ter força para girar, mas então vai haver pelo menos uma roda do eixo dianteiro tracionando?

Suponho que existam várias marcas de bloqueio do diferencial, por que optou pelo "Kaiser"?

Abraços,

Edimar

4x4H O diferencial central distribui a força entre a dianteira e a traseira de acordo com a necessidade. Em alguns momentos estará 50/50 % e em outros 60/40%, 40/60%, 70/30% etc...
Neste caso com apenas 1 roda sem tração o veículo para*

Com o 4x4Lc (bloqueado) a divisão dianteira/traseira ficará em exatos 50/50%
Neste caso, se uma roda perde a tração vc fica sem tração naquele eixo (já que a força vai justamente p a roda sem tração) Mas o outro eixo continua recebendo os seus 50% e vai tirar o carro do lugar

Dá uma lida no meu post anterior que deve ajudar (ou bagunçar + ainda rsrsrsrsrs)

* A TR4 tem um parcial no eixo traseiro então em casos "leves" mesmo com 1 roda sem tração a outra ajuda um pouco

Danielmjr
18/04/2013, 20:21
Olá.

Tenho uma tr4 2010/2011 que acabei de comprar. Como sou um tanto inexperiente nos macetes do carro, tenho uma pergunta: O marcador de combustível fica oscilando entre meio tanque e um quarto ? Não direto, mas quando dou a partida está em um ponto, depois desce, em 5 minutos volta a meio, e depois de mais 10 minutos volta a 1/4. Acho que é pelo tamanho do tanque, a gasolina fica balançando muito dentro dele. Procede ?

Acho que o antigo dono foi pego pela concessionária. Fiz revisão, velas horríveis e só trocaram os discos dos freios. As pastilhas estavam totalmente acabadas. Acho que o cara pagou pelo conjunto todo, mas não sei ao certo.

Obrigado pela ajuda.

Sem Loção
18/04/2013, 21:56
Edimar

4x4H O diferencial central distribui a força entre a dianteira e a traseira de acordo com a necessidade. Em alguns momentos estará 50/50 % e em outros 60/40%, 40/60%, 70/30% etc...
Neste caso com apenas 1 roda sem tração o veículo para*

Com o 4x4Lc (bloqueado) a divisão dianteira/traseira ficará em exatos 50/50%
Neste caso, se uma roda perde a tração vc fica sem tração naquele eixo (já que a força vai justamente p a roda sem tração) Mas o outro eixo continua recebendo os seus 50% e vai tirar o carro do lugar

Dá uma lida no meu post anterior que deve ajudar (ou bagunçar + ainda rsrsrsrsrs)

* A TR4 tem um parcial no eixo traseiro então em casos "leves" mesmo com 1 roda sem tração a outra ajuda um pouco

Beleza de explicação MArcelo, esse post que vc cola de vez em quando é bem didático... :palmas:

Apenas o detalhe no final, que a TR4 não possui o bloqueio "parcial" no eixo traseiro, o famoso LSD que as IO e PININ tem, pra variar por questão de economia a MIt Brasil 'dispensou' este acessório... acabei de colocar o Kaiser no diferencial traseiro e estou com as peças sobressalentes aqui em casa... é um diferencial aberto normal...

;)

abraço!

reybelo
18/04/2013, 22:14
Olá.

Tenho uma tr4 2010/2011 que acabei de comprar. Como sou um tanto inexperiente nos macetes do carro, tenho uma pergunta: O marcador de combustível fica oscilando entre meio tanque e um quarto ? Não direto, mas quando dou a partida está em um ponto, depois desce, em 5 minutos volta a meio, e depois de mais 10 minutos volta a 1/4. Acho que é pelo tamanho do tanque, a gasolina fica balançando muito dentro dele. Procede ?

Acho que o antigo dono foi pego pela concessionária. Fiz revisão, velas horríveis e só trocaram os discos dos freios. As pastilhas estavam totalmente acabadas. Acho que o cara pagou pelo conjunto todo, mas não sei ao certo.

Obrigado pela ajuda.

Não sabia.
Mas a minha (2004) tem! (se bem que agora você me deixou na dúvida kkkkk)

Danielmjr
18/04/2013, 22:32
Eita. Então agora somos dois. Vou prestar atenção nos próximos abastecimentos.

Edimar_Oliveira
19/04/2013, 07:47
Daniel (sem loção), acho que em algum post anterior, não lembro se em outro tópico, perguntei por que vc fez a opção pelo Kaiser, mas acho que vc ainda não respondeu, talvez não tenha visto. Importa-se de falar um pouco mais a respeito do assunto? Abraços,

reybelo
19/04/2013, 08:24
Daniel (sem loção), acho que em algum post anterior, não lembro se em outro tópico, perguntei por que vc fez a opção pelo Kaiser, mas acho que vc ainda não respondeu, talvez não tenha visto. Importa-se de falar um pouco mais a respeito do assunto? Abraços,

Lógico que ningué, melhor que o Daniel para responder isso
Mas já adianto que não existem MUITAS opções. Acho que o outro poderia ser um ARB (a ar), mas é caro pra K7

Sem Loção
19/04/2013, 08:29
Não sabia.
Mas a minha (2004) tem! (se bem que agora você me deixou na dúvida kkkkk)

Cara se a tua tem ou vc é um sortudo ou alguém importou um eixo de IO/Pinin... seria muito bom saber que houve essa "comida de bola" pela mit.... :dance:

Vc já abriu ele pra ver ou é informação do manual? POrque alguns manuais brasileiros foram traduzidos "ipsis literis" e constam o diferencial LSD mesmo sem ter.... é.. o bom e velho cuidado extremo da Mit Braisl...hehehe

Sem Loção
19/04/2013, 08:32

Lógico que ningué, melhor que o Daniel para responder isso
Mas já adianto que não existem MUITAS opções. Acho que o outro poderia ser um ARB (a ar), mas é caro pra K7

Matou a charada...

Bloqueio pra TR4 são duas opções...

ARB, selecionável e pneumático, muito caro aqui no Brasilzão..

Kaiser, automático, mais em cona e funciona muito bem...tanto que os gringos tão doidos pra começar a instalar nas IO/Pinin deles (alguns já importaram e tão usando..)

Eaton, Ensimec, Spartan, LockRight, etc..etc...etc.. não tem pra nosso modelo de diferencial.. :(

Edimar_Oliveira
19/04/2013, 15:14
Daniel, e o Eaton e-Locker, também é caro, como o ARB?

Abraços,

Sem Loção
19/04/2013, 19:12
Daniel, e o Eaton e-Locker, também é caro, como o ARB?

Abraços,

Opa... Eaton é mais barato, eu colocaria sem penar duas vezes... SE TIVESSE... :putz:

abraço!

Edimar_Oliveira
23/04/2013, 16:43
Prezados, não tenho o manual do TR4 em mãos, pois ainda não comprei o meu, mas estou me prevenindo, por que em breve eu fecho o negócio. Dentre outros detalhes, quero dar especial atenção aos faróis, mas embora saiba que as Diamond Vision da Philips são ótimas, não sei quais os tipos do farol de milha e do farol. As do farol são H7 e os de milha H4? Se não, quais seriam?

Abraços,

Danielmjr
23/04/2013, 19:51
http://img202.imageshack.us/img202/1923/lampadas.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/202/lampadas.jpg/)

Para ano 2011.

Edimar_Oliveira
23/04/2013, 20:59
Danielmjr, muito agradecido pelas ilustrações!

Em resumo, tenho três tipos de lâmpadas de farol no TR4: HB3, H1 e H11. Uma dúvida, considerando que o preço das Diamond Vision é um tanto salgado ... Num primeiro momento não daria para trocar as lâmpadas de todos os faróis. Então, qual é mais interessante trocar primeiro, se a necessidade for para trafegar em estradas de terra? O farol alto, o baixo ou de neblina? Pergunto isso, por que não tenho o costume de trafegar por estradas de terra em veículo 4x4, eventualmente, apenas em veículo de passeio "comum".

Abraços,

Danielmjr
23/04/2013, 23:51
Comprei esse carro faz pouco tempo, mas pelo que pude perceber, as lâmpadas que já vem com ele são boas. A luminosidade é legal. Mas se for pegar outras lâmpadas, acho que eu trocaria primeiro as do farol alto. Percebi que, quando se coloca o farol alto, clareia somente a parte mais distante, diferente de outros carros que já vi.
Então fica um "buraco escuro" entre o facho do farol alto e o carro, que é preenchido perfeitamente com o farol de neblina ligado.
Então, se vai andar na terra a noite, é melhor ver os detalhes ainda longe do que perto demais.

Edimar_Oliveira
24/04/2013, 09:03
O veículo que estou negociando é 2007, por isso imagino que talvez as lâmpadas já estejam bem desgastadas, ao contrário do seu que é bem mais novo. Mas estou apenas fazendo um levantamento das possibilidades e de custos iniciais.

Valeu a dica quanto ao farol alto. Num primeiro momento, pensei nele, por que geralmente quando usamos o farol alto é por uma necessidade maior de iluminação mesmo, daí é provável que uma lâmpada com maior poder de iluminação seja mais útil ali. Como esta característica do farol alto dele eu não conhecia, valeu a dica!

Abraços,

lrgil16
24/04/2013, 11:44
Olá estou comprando meu primeiro 4x4, estou vendo algumas TR4 04/05 e estão na faixa de R$30.000...porém acabei encontrando a Pajero IO em torno de R$23.000.

Qual é a vantagem da TR4 em relação a IO, e diferença na manutenção e consumo?

Muito Obrigado,
Lucas

reybelo
24/04/2013, 12:18
Não manjo muito da Io, mas a principio são carros muito parecidos
A Io tem uns 115/120 cv contra 131 da TR4 portanto um pouco menos de potência (e gasta menos)
A TR4 é um pouco + alta

Sem Loção
24/04/2013, 13:39
Olá estou comprando meu primeiro 4x4, estou vendo algumas TR4 04/05 e estão na faixa de R$30.000...porém acabei encontrando a Pajero IO em torno de R$23.000.

Qual é a vantagem da TR4 em relação a IO, e diferença na manutenção e consumo?

Muito Obrigado,
Lucas

Não manjo muito da Io, mas a principio são carros muito parecidos
A Io tem uns 115/120 cv contra 131 da TR4 portanto um pouco menos de potência (e gasta menos)
A TR4 é um pouco + alta

Em princípio é isso mesmo, a IO é um pouco mais "manca" e claro, mais econômica... Originalmente os amortecedores da IO são um pouco mais baixos, mas pela idade delas, é quase 100% a chance de já terem sido trocados, e estarem já com os amortecedores maiores da TR4 (os originais KYB eram muito caros, geralmente se usam os da TR4 mesmo)

Se estiver conservada, é uma bela viatura sem dúvida!

lrgil16
24/04/2013, 23:03
Em princípio é isso mesmo, a IO é um pouco mais "manca" e claro, mais econômica... Originalmente os amortecedores da IO são um pouco mais baixos, mas pela idade delas, é quase 100% a chance de já terem sido trocados, e estarem já com os amortecedores maiores da TR4 (os originais KYB eram muito caros, geralmente se usam os da TR4 mesmo)

Se estiver conservada, é uma bela viatura sem dúvida!

Minha proposta é utilizar mais em finais de semana para passeios 4x4 e trilhas leves...meu medo é peças diferentes e de preço muito elevado...e pelo mesmo preço também tem a Vitara 3p modelo antigo que me parece mais tranquilo em manutenção.
Ambas procuro AT. Dúvide cruel essa, ainda mais que nunca tive 4x4 nem carros das marcas.

Abaixo anúncio que encontrei aqui no RS:
Mitsubishi Pajero iO 2000 - 3677795 | Pense Carros RS (http://www.pensecarros.com.br/rs/anuncio/carros/mitsubishi-pajero-io/2000/3677795)

Muito obrigado,
Lucas