PDA

Ver Versão Completa : Para quem fala que nosso Niva não aguenta nada e foi feito para o gelo...



funakoshi
01/01/2013, 18:35
Esta ai esse russo que já disputou a corrida mais difícil e perigosa do planeta .



As façanhas do Lada Niva nos desertos do Dakar - Jalopnik Brasil (http://www.jalopnik.com.br/as-facanhas-do-lada-niva-nos-desertos-do-dakar/)

funakoshi
01/01/2013, 18:38
O melhor as primeiras provas os caras corriam com o carro original muito bom !!!!!

rafaellouro
02/01/2013, 22:05
E que eu sempre digo tem que respeitar o niva por sua historia por sua tradiçao tenho muito respeito por esse 4x4 as vezes muito injustiçado e alvo de criticas! Mas tem um detalhe imagine vc a uma temperatura de 35/38 graus a 200km/h num niva com traçao integral no meio de um deserto ou o cara e um suicida do afeganistao ou e brasileiro gauterio dos bom tche!!!! .

Rodrigo ODIN4X4
10/03/2013, 20:32
Pessoal os Brasileiros injustiçam muito o querido Niva não sei se já ouviram falar do site russo Baxter's Niva Gallery (http://www.ladaniva.co.uk/baxter/Gallery/index.htm)
Fiz muitas adaptações no meu niva e toda inspiração veio dai.
São uns tarados e fazem de tudo no querido jipe, desde Nivas monstros a Nivas bugs tem de tudo mesmo.

fabionivaguerreiro
28/06/2013, 21:42
Quem continua achando que o Niva não aguenta o tranco, olha isso aí

Niva 4x4 na Trilha - Guerreiro - YouTube (http://youtu.be/gASzs89q4u4)

Pablo.pinto2007
29/06/2013, 04:52
Muito interessante o documentário... como todo bom off roader, sou fã de ralis, e essas informações eu não sabia... muito interessante, fiquei até com orgulho de ver o niva participando do rali... enfim, é lógico que vemos que ele foi bem modificado, assim como todo jeep que vai correr um rali desse porte...

Falaram bastante do motor, que foram aprimorando e tal, mas e o câmbio? pergunto pois embora tenha jeep willys, meu câmbio é de niva e já tive algumas dores de cabeça com ele que já me fizeram pensar em trocar de câmbio, por isso o interesse em modificações, ou qualquer bizu em relação ao mesmo.

Agora por aqui não temos fama de que o niva anda bem em areia, não sei porque... na lama ele dá show mas nas dunas não sobe uma, e aí me aparece uma matéria do niva sendo vice campeão em rali no deserto...

Abraços!

Pablo

Rodrigo ODIN4X4
02/07/2013, 01:34
Muito interessante o documentário... como todo bom off roader, sou fã de ralis, e essas informações eu não sabia... muito interessante, fiquei até com orgulho de ver o niva participando do rali... enfim, é lógico que vemos que ele foi bem modificado, assim como todo jeep que vai correr um rali desse porte...

Falaram bastante do motor, que foram aprimorando e tal, mas e o câmbio? pergunto pois embora tenha jeep willys, meu câmbio é de niva e já tive algumas dores de cabeça com ele que já me fizeram pensar em trocar de câmbio, por isso o interesse em modificações, ou qualquer bizu em relação ao mesmo.

Agora por aqui não temos fama de que o niva anda bem em areia, não sei porque... na lama ele dá show mas nas dunas não sobe uma, e aí me aparece uma matéria do niva sendo vice campeão em rali no deserto...

Abraços!

Pablo
Eu estou usando câmbio original ainda no meu niva, ele está empurrando pneus 35" e está aquentando, o maior problema é que não se encontram peças de qualidade para reposição já comprei um câmbio de chevette para colocar no lugar, ele tem a relação um pouco mais curta o que acaba dando uma forcinha a mais.

3° Trilha Raça Forte - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fygZQ-zB-sg)

Pablo.pinto2007
03/07/2013, 09:27
Eu estou usando câmbio original ainda no meu niva, ele está empurrando pneus 35" e está aquentando, o maior problema é que não se encontram peças de qualidade para reposição já comprei um câmbio de chevette para colocar no lugar, ele tem a relação um pouco mais curta o que acaba dando uma forcinha a mais.


Ok! Rodrigo... eu fiquei mais aliviado agora...

Eu usava pneus 255\70 R15 cobertos, e já havia quebrado duas vezes o eixo carretão do câmbio, aparentemente sem motivos... pois não foi em situações extremas, a primeira eu estava de reduzida mas estava em deslocamento e o piso era pouco aderente, na segunda foi na estrada, estava de quinta e dei uma acelerada para ultrapassar um ônibus, então... sendo que da ultima vez eu quis acompanhar a desmontagem pois achei que havia algo errado no câmbio e até onde vi o problema secundário era o rolamento que pega o eixo de prisma na carcaça do câmbio... estava com folga bem além do normal... esse foi o único problema adicional que observamos, montei, coloquei outro rolamento (do câmbio reserva que tenho), não é novo, mas a folga está bem aceitável e vamos ver o que vai dar, eu já falei pro meu mecânico que da próxima vez que o câmbio quebrar eu vou trocar de câmbio, pois não está me apresentando confiável, o problema é que adoro o câmbio do niva, e não gosto do do chevette (pode ser só implicância minha)...

Sendo que agora vou usar pneus 33"... vamos ver quem vai quebrar, se o câmbio, se os difereciais, pois o meu dianteiro é mais frágil que o traseiro e ainda bloqueei com solda... pra lama e erosão é uma boa, mas pras dunas terei que ter um braço a mais pra segurar o monstro, sendo que por muitas vezes só andarei em 4x3, para poupar o diferencial dianteiro.

Você já quebrou o seu câmbio? o que quebrou? foi em situações extremas?

Grande abraço!

Rodrigo ODIN4X4
05/07/2013, 01:20
Ok! Rodrigo... eu fiquei mais aliviado agora...

Eu usava pneus 255\70 R15 cobertos, e já havia quebrado duas vezes o eixo carretão do câmbio, aparentemente sem motivos... pois não foi em situações extremas, a primeira eu estava de reduzida mas estava em deslocamento e o piso era pouco aderente, na segunda foi na estrada, estava de quinta e dei uma acelerada para ultrapassar um ônibus, então... sendo que da ultima vez eu quis acompanhar a desmontagem pois achei que havia algo errado no câmbio e até onde vi o problema secundário era o rolamento que pega o eixo de prisma na carcaça do câmbio... estava com folga bem além do normal... esse foi o único problema adicional que observamos, montei, coloquei outro rolamento (do câmbio reserva que tenho), não é novo, mas a folga está bem aceitável e vamos ver o que vai dar, eu já falei pro meu mecânico que da próxima vez que o câmbio quebrar eu vou trocar de câmbio, pois não está me apresentando confiável, o problema é que adoro o câmbio do niva, e não gosto do do chevette (pode ser só implicância minha)...

Sendo que agora vou usar pneus 33"... vamos ver quem vai quebrar, se o câmbio, se os difereciais, pois o meu dianteiro é mais frágil que o traseiro e ainda bloqueei com solda... pra lama e erosão é uma boa, mas pras dunas terei que ter um braço a mais pra segurar o monstro, sendo que por muitas vezes só andarei em 4x3, para poupar o diferencial dianteiro.

Você já quebrou o seu câmbio? o que quebrou? foi em situações extremas?

Grande abraço!

Pablo sinceramente acho que você deveria colocar um cambio de Chevette ai, proprietários de niva tiram o cambio original e colocam de Chevette, existe até um Kit do Rogério Bacelar para essa adaptação.

Não existe folga aceitável para um rolamento de cambio, qualquer folga existente irá comprometer o funcionamento dele, e causará um desgaste irregular nas engrenagens.

Meu cambio quebrou uma vez, mas foi a engrenagem da quinta marcha que soutou uma lasca que por sorte ficou presa entre a parte de trás da engrenagem e a carcaça não destruindo o restante das engrenagens.

Se você fez um bloqueio caseiro na planetária dianteira se você andar em 4x3 ai é que vai quebrar mesmo, não é porque o volante fica mais leve que o esforço é menor, muito pelo contrario o esforço que seria dividido entre duas rodas está sendo aplicado somente em uma ou seja, se não quebrou vai quebrar se continuar andando assim.

O cambio do Chevette é muito usado em vários jipes como os Willys, Samurai e Niva e pense que pelo valor de dois rolamentos do cambio do Niva você compra um cambio inteiro do Chevette e quando quebrar você joga fora e compra outro.

Pablo.pinto2007
06/07/2013, 10:16
É, eu tenho alguma experiência no câmbio do niva... deixa eu dizer alguma coisa!!!

Eu comprei esse câmbio já adaptado, de um amigo que fazia miséria com seu jeep.... ele tirou e colocou câmbio de D-20... bem eu herdei o câmbio... na verdade eu tirei o meu câmbio original de 3M com primeira seca e passei para um de 5M muito macio... então eu estava no céu!

Depois de algum tempo, um parafuso do trambulador afrouxou e caiu dentro quebrando, na verdade só trincando a carcaça... troquei a mesma por uma reserva que tinha aqui... depois disso andei quebrando a quinta marcha algumas vezes, na verdade quebrou 2 vezes, e descobri o porque aqui no fórum.. nunca passe a 5ª marcha com o jeep em reduzida... de lá pra cá, nunca mais...

E por entre esse período eu quebrei o carretão duas vezes... dessa ultima faremos o teste... mas é como falei se não aguentar dessa vez eu troco logo por um câmbio grande, torcudo...da F-1000... 4 marchas mesmo, não precisa ser um D-20 da vida, mas um que ande bem e aguente o tranco... para o câmbio do chevette eu estaria trocando 6 por meia dúzia... a única vantagem do câmbio do chevette é que ele é mais fácil de achar, e as peças são mais acessíveis...

Grande abraço e valeu pelas dicas!

Pablo

fabionivaguerreiro
11/08/2013, 23:44
Quem continua achando que o Niva não aguenta nada.
Niva Guerreiro, Troller e Samurai - Trilha lacinho do cachorro agosto 2013 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=dcY5w_99Adw)

Pablo.pinto2007
24/09/2013, 09:14
Só pra dar um feed back aos colegas desse tópico... terminei a reforma do meu jeep e achei que ficou muito boa a relação com os pneus 33", consigo passar a 5ª na estrada e a primeira da pra sair usando um pouco da embregem...

Sei que o tópico é sobre nivas, mas como uso câmbio do niva, tomei a liberdade de postar uma foto da viatura!!!

Abraços!

PAblo

Felippi
29/11/2013, 10:07
Para quem fala que nosso Niva não aguenta nada...nunca viu um em uma Trilha...kkkkk

441300 441301

441302 441303
441305 441306