Ver Versão Completa : Limpeza, lavagem e lubrificação
GPBarbosa
01/01/2013, 11:28
Prezados colegas,
pesquisei no fórum e não achei nada relacionado especificamente, por isso resolvi criar o tópico.
a dúvida é relacionada a limpeza/lavagem e lubrificação da viatura pós trilha.
o que os colegas normalmente fazem?
deve ter a turma que mora em casa e consegue lavar no mesmo dia e talz mas o meu comentário e mais especificamente para quem mora em apto (ah isso não impede quem mora em casa comentar, será bem vindo tmb)
Por exemplo eu moro em apto, estou até vendo meu rastro de barro até minha vaga...:safari-rig:
pois terei como lavar a viatura apenas no próximo dia útil.
obrigado e um abraço
adriano cabral
01/01/2013, 11:54
Quem puder ajudar, agradeço também, até lavar beleza, mas e lubrificar por baixo, com o que? e se rodar na praia?
GPBarbosa
01/01/2013, 12:15
Quem puder ajudar, agradeço também, até lavar beleza, mas e lubrificar por baixo, com o que? e se rodar na praia?
Bem lembrado Adriano a lubrificação que estou me referindo e embaixo da vtr...
Daniel Gomes
01/01/2013, 12:48
BEM pessoal, eu sempre lavei os meus Jeeps, apenas com agua, por baixo, muita agua principalmente nos disco e pinça de freio, para tirar o barro e areia, e depois engraxo nos pontos de graxa os Cardan... nada de oleo, ou diesel ou o famoso oleo de mamona, pois depois na proxima trilha fica o dobro de sujeira barro ou areia não combian com oleo ...
etambém as borrachas de suspensão não gosta de oleo ou graxa.
GPBarbosa
01/01/2013, 12:51
BEM pessoal, eu sempre lavei os meus Jeeps, apenas com agua, por baixo, muita agua principalmente nos disco e pinça de freio, para tirar o barro e areia, e depois engraxo nos pontos de graxa os Cardan... nada de oleo, ou diesel ou o famoso oleo de mamona, pois depois na proxima trilha fica o dobro de sujeira barro ou areia não combian com oleo ...
etambém as borrachas de suspensão não gosta de oleo ou graxa.
Daniel, obrigado pela resposta.
Uma dúvida, Vc faz isso logo depois da trilha ou durante a semana seguinte?
Ardidas///
01/01/2013, 13:03
Morar em prédio tem mais essa privação. =/
O ideal é lavar no mesmo dia da trilha, a remoção é mais eficiente do que depois de seco os "resíduos da alegria". Mas, no seu caso, o melhor seria fechar uma mensalidade com um lava-jato e negociar uma lavagem personalizada nos pontos críticos da viatura e uma lubrificação em postos de combustíveis q atendam caminhões.
homerohermida
01/01/2013, 15:32
Eu também só lavo por baixo com água, apenas. E graxa só nos cardãs e cruzetas.
adriano cabral
02/01/2013, 20:39
Lavagem inclusive do motor só com agua, certo?
Ardidas///
02/01/2013, 21:09
Por baixo, li aqui no fórum, noutro post, que fica muito bom aplicar vaselina liquida após as lavações e em especial depois de andar com a viatura em água salgada (praia).
Estou atrás do nome do produto e assim que souber, posto aqui.
Ardidas///
02/01/2013, 21:13
Aqui está o Tópico do Waldir Carlos, onde ele relata o uso da vaselina por baixo e o resultado tb.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/96682-chegando-mais-uma-f-1000-nossa-efe-1000-a-20.html#post1822356
Gostei da dica dele.
homerohermida
02/01/2013, 21:35
Acabei de dar conta que nunca lavei o motor!
adriano cabral
03/01/2013, 18:15
Hoje, com essa chuva peguei o manual para ver o que fala
Bom lá consta para olhar a lubrificação da parte de baixo, se houve infiltração, especialmente o cardan.
Não fala nada de lubrificar.
Fica a observação
GPBarbosa
04/01/2013, 21:05
Lavagem do motor para mim sempre foi uma dúvida...
para um carro comum eu continua achando q nao precisa, ou q a chance de criar um problema é muito maior que o beneficio que se pode ter...
agora para um jipe eu já acho q vale a pena... E ai pessoal além dos que já comentaram, o que vcs andam fazendo?
Obrigado
Sandrãobh
04/01/2013, 23:21
Minha opinião.... só lavo motor em duas situações....
1- Voltando da trilha, somente com água, na pressão para tirar o barro ....
2- Quando tem um vazamento de óleo e precisa-se detectar o ponto exato.....
Adriano, a maior atenção, na minha opinião, deve ser dada aos diferenciais, especialmente após travessia de rios e alagados, verificar se o óleo não tem água, não é caro a troca e evita muita dor de cabeça.... mas sem neuras... não é chuva e poças que farão isso....rsrsrsrsrs Os pontos de engraxamento embaixo do carro são poucos, dê uma ida em um mecânico com elevador e peça a ele pra te mostrar....
Barbosa, no Carroça a água pode ir sem dó, mas esse motorzão cheio de sensores, acho que quanto menos água por aí .... melhor.....
Giuberto
05/01/2013, 03:19
Minha opinião.... só lavo motor em duas situações....
1- Voltando da trilha, somente com água, na pressão para tirar o barro ....
2- Quando tem um vazamento de óleo e precisa-se detectar o ponto exato.....
Adriano, a maior atenção, na minha opinião, deve ser dada aos diferenciais, especialmente após travessia de rios e alagados, verificar se o óleo não tem água, não é caro a troca e evita muita dor de cabeça.... mas sem neuras... não é chuva e poças que farão isso....rsrsrsrsrs Os pontos de engraxamento embaixo do carro são poucos, dê uma ida em um mecânico com elevador e peça a ele pra te mostrar....
Barbosa, no Carroça a água pode ir sem dó, mas esse motorzão cheio de sensores, acho que quanto menos água por aí .... melhor.....
O 3.2 deve ter poucos sensores a mais que o 3.0. E se esses sensores fossem tão frágeis assim, todo dia de chuva 99% dos veículos a gasolina iam ter problemas :screwy: (uns 99% usam injeção eletrônica com bem mais sensores que um diesel eletrônico)
Sem falar na poeirada das cidades, poeira de resíduo químico, altamente degradante, bastava entrar um pouquinho que o sensor já ia pro beleléu.
Eu não lavaria o motor a não ser que fosse estritamente necessário (pós trilhas, muita lama ou muito pó encobrindo).
E precisando lavar, o único e PRINCIPAL CUIDADO é de USAR o veículo após a lavagem!!!!!!!! Usar até esquentá-lo em sua temperatura ideal por um bom tempo afim de evaporar a água empoçada em alguns lugares!! E uma boa inspeção após o uso para verificar se tudo foi eliminado, caso não tenha sido, usar jato de ar, WD-40 ou silicone spray para eliminar qualquer poça de água. Com os trollers que tive nunca tive qualquer problema fazendo assim. No JK eu tenho que usar só paninho e silicone, não dá pra jorrar água com a mangueira como eu fazia nos trollers hehe! Aliás até dá, se proteger as partes vulneráveis, como fizeram numa lavagem técnica que fiz em oficina. De resto, no troller é tranquilo, não esquecendo de eliminar as poças!
Sandrãobh
05/01/2013, 12:08
O 3.2 deve ter poucos sensores a mais que o 3.0. E se esses sensores fossem tão frágeis assim, todo dia de chuva 99% dos veículos a gasolina iam ter problemas :screwy: (uns 99% usam injeção eletrônica com bem mais sensores que um diesel eletrônico)
Sem falar na poeirada das cidades, poeira de resíduo químico, altamente degradante, bastava entrar um pouquinho que o sensor já ia pro beleléu.
Sinceramente.... não conheço os 3.0 e 3.2 a fundo para estabelecer uma discussão sobre isso.... eu vi um 3.2 com o capô aberto e o dono falando que tinha mais sensores que o 3.0.... nem me interessei em perguntar quais e quantos eram....
Mas existe uma grande diferença entre água de chuva (espirrada) e água jogada com pressão de lava jato, ainda mais que eles adicionam químicos........ e a maioria dos donos de carro não devem ter o cuidado que vc descreveu e eu achei muito pertinente....geralmente entregam as chaves, o cara leva, lava, traz de volta e deixa estacionado, saindo somente no fim do expediente.....
abç...
off topic... Acho extremamente oportunos os seus comentários sobre Troller e Wrangler, sem puxasaquismo.... de ambos os lados...
Giuberto
05/01/2013, 15:49
Sinceramente.... não conheço os 3.0 e 3.2 a fundo para estabelecer uma discussão sobre isso.... eu vi um 3.2 com o capô aberto e o dono falando que tinha mais sensores que o 3.0.... nem me interessei em perguntar quais e quantos eram....
Mas existe uma grande diferença entre água de chuva (espirrada) e água jogada com pressão de lava jato, ainda mais que eles adicionam químicos........ e a maioria dos donos de carro não devem ter o cuidado que vc descreveu e eu achei muito pertinente....geralmente entregam as chaves, o cara leva, lava, traz de volta e deixa estacionado, saindo somente no fim do expediente.....
abç...
off topic... Acho extremamente oportunos os seus comentários sobre Troller e Wrangler, sem puxasaquismo.... de ambos os lados...
Isso é verdade, água espirrada de lava-jato só deveria ir na carroceria! Em motor, diferenciais, etc, não. Eu também não sei sobre os sensores do 3.2. Só fiquei sabendo de 1 novo, que é a sonda lãmbda (sensor no catalisador). Eu falo sobre os sensores, pois já acompanhei a troca de 1, se não me egano da tubulação de alta e o mecânico disse que ele estragou pois alguém retirou-o e depois recolocou, o que prejudicou a vedação e a mínima entrada de poeira estragou-o, gerando modo de segurança e acusando no scaner. Mas, todos eles possuem vedação, seja por vedante ou arruela.
offtopic: :concordo:
Paulo Fogaça
05/01/2013, 20:24
Pessoal, boa noite
Eu lavo o motor somente em casos muito extremos ou para levar para passar na Controlar... e isto vale tanto para o motor eletrônico do troller como para o motor do Vermelhão (diesel 6cc MWM Sprint).
Sds,
Como meu uso é mais praia, eu lavo por baixo em lava jato de caminhão com ducha de alta pressão, até tirar toda a areia e água salgada, lubrifico as cruzetas e mando pulverizar óleo 140 de caixa da de marcha.
O motor eu mando lavar normal, com bucha e sabão e, depois de seco, pulverizo vaselina liquida pura.
Compro uma lata de Whitelub e gasto TODA no guincho.
Pulverizar vaselina liquida embaixo da viatura é bobagem, pois em pouco tempo ela seca por causa do vento. No motor ela seca tb, mas deixa aquele aspecto de motor novo.
Pra proteger da água salgada, tem que ser um óleo grosso, pra criar uma camada protetora.
jozef Troller
07/01/2013, 20:29
Bom no meu caso que uso tanto em barro quanto em praia e duna, logo depois do passeio no mesmo dia se for possível eu levo para lavar em um local especializado aqui da bahia.
O que eles fazem: Primeiro passam agua em alta pressão por baixo do bruto, depois borrifam limpa baú ( um liquido azul que solta a sujeira ). Logo após 5 min com o limpa baú agindo tiram com agua.... Borrifam um silicone que o pessoal daqui chama de "baba de camelo" ( incrível que nada gruda nele.... Nem lama).... A parte de baixo do carro fica que nem zero.... Depois abrem o motor.... Lavam com agua e sabão neutro depois borrifam vaselina liquida .... So então vão lavar por fora do carro.... Dando uma mao de vaselina liquida no carro todo por fora...... Chegando em casa pego uma garrafinha de wd40 e passo no guincho todo, quem nem o moura acima faz tambem....
Essa lavagem aqui em camaçari na bahia sai por 50 dilmas..... Bom valor.... Vale ate mais....
GPBarbosa
16/02/2013, 16:13
hj estive na trilha Serramar e vi um 3.2 no elevador, e vi q entre o protetor e o catalizador só tinha terra (o barro secou rs...) e na parte superior tinha até um ninho de João de barro.
entao fica ai a dica para os proprietários do 3.2 para tomar um cuidado especial com a limpeza do catalizador.:banho: