Ver Versão Completa : Alaska - A última fronteira
ramalho-vitoria
01/01/2013, 10:26
Preliminarmente um fantástico 2013 a todos os participantes deste fórum.
Comecei ontem a buscar informações para uma round-trip to Alaska. Não será um daqueles desafios tipo Ushuaia até o Círculo Polar Ártico, mas também terá o seu charme.
Será uma viagemzinha de uns 10.000 km somente ( ida e volta ) iniciando-se em Seattle - USA é indo até Prudhoe Bay, lá no Mar de Beafort ( após o paralelo 70 - Artico ). Essa é aquela região dos caminhoneiros do gelo ficam contando as vantagens nos filmes da TV. Quero ver eles enfrentarem uma São Paulo Curitiba, ou uma Vitória Rio de Janeiro sem se estressar.
É claro que Vancouver, Anchorage, Fairbanks, Monte Mckinley e mais 43 lagos estão contemplados.
Se você já passou pela região ou tem alguma informação para compartir, me de uma ajuda na montagem desse roteiro.
No aguardo e vamos nos falando.
Perambulante
01/01/2013, 11:26
Bom projeto, fiquei atiçado. Como você pretende resolver a parte terrestre, alugando ou comprando algum carro lá?
fraenkel
01/01/2013, 14:23
Passando para acompanhar, é um projeto maravilhoso!
Feliz 2013!
Eh uma otima viajem vou acompanhar tambem!!!Feliz 2013...
Ramanho, feliz 2013, será uma ótima trip, será nos mesmos moldes da Nos passos de Magalhães ? Estive em Ushuai a há um mês e vi um adesivo seu lá , me deu o maior arrependimento de nao ter ido com vc's em 2010, quem sabe nesta . TFA.
ramalho-vitoria
01/01/2013, 20:55
Ramanho, feliz 2013, será uma ótima trip, será nos mesmos moldes da Nos passos de Magalhães ? Estive em Ushuai a há um mês e vi um adesivo seu lá , me deu o maior arrependimento de nao ter ido com vc's em 2010, quem sabe nesta . TFA.
Respondendo por etapas:
1 - Sois ??? Os viajantes como tal me reconhecem.
2 - Meu entendimento, por mais que ame o meu carro ( olha que não sou argentino ), as vezes reconheço que a viagem em sí é mais importante que o veículo. Já estive em Ushuaia, já cheguei até o Perú, conheci o Panamá por via aérea, fiz ano passado a Costa Oeste dos EUA e cheguei a conclusão que o que faltava era esse trechinho de 4500 km.
3 - A ideia é alugar um veículo. Sai mais barato ( um quarto do preço do Brasil ) do que alugar por aqui. Existem sites específicos que praticam preços especiais com todos os seguros e permissão de trafegar no Canadá.
4 - Fiz um levantamento nesses 2 dias e tem só uns 2 trechos brabos (acima de 1000 km). Como somente eu que dirijo ( Gloriete presta uma p ... atenção ) e já estou ficando velho, fico meio temeroso e convidando um filho meu a ir comigo.
5 - O primeiro passo é conseguir o visto canadense. Dai para frente, com uns 2 meses da para fechar o roteiro.
No mais vamos nos falando e aguardando informações dos parceiros.
ramalho-vitoria
01/01/2013, 21:02
Como exemplo, segue abaixo a página 02 do roteiro. A página 3 é o cronograma que devo fechar por esses dias. A partir dai e só colocar as informações.
Muitos montam a viagem para que de tudo certo. Um viajante monta o roteiro para que nada de errado.
Vejam abaixo:
ROTEIRO ALASKA - A ÚLTIMA FRONTEIRA
Considerações iniciais:
Imaginem fazer uma viagem rodoviária entre as cidades de Vitória, no E. Santo, e Bariloche, na Argentina. A maioria dos mortais, acredito eu em torno de uns 98% (noventa e oito por cento) acharia tal ideia uma loucura, e muitos poucos se atreveriam a percorrer os 4626 km que separam esses 2 destinos. Mal sabem eles que a estrada seria uma das atrações da aventura ...
Que tal então mudar um pouco o cenário sugerido, e colocar uma pequena pitada de risco neste desafio ?
Ok, você venceu !!! Abandonemos então as comodidades e os mimos turísticos que são geralmente oferecidos pelas agências de viagem do tipo “levamos você no colo tour” e experimentemos um conceito diferenciado no viajar.
Vamos abrir mão (em torno de 50%) da segurança das reservas realizadas antecipadas em hotéis, ou seja, até o presente momento, ainda não temos garantia de alojamento regular em alguns trechos, que denominaríamos de “pernas” em nossa viagem;
Vamos vencer montanhas bastante elevadas como o Monte McKinley com seus 6.194 metros de altitude, serpenteando por vales acompanhando o Rio Yukon cuja nascente se situa no lago Marsh (um dos 46 lagos que iremos bordear) próximo de um pequeno povoado em uma parada prevista no roteiro denominada Whitehorse (situada no meio do nada);e finalmente
Vamos refazer a Rota do Ouro que levou milhares de garimpeiros a buscar o sonho de riqueza rápida sem se importar em pagar com a vida sob o frio inclemente da White Woman (o vento gelado denominado como a Dama de Branco vindo do Polo Norte).
Se na viagem a Bariloche, dada como exemplo, eram 4626 km, nesta pelo menos não iremos atingir tal quilometragem. Serão apenas 4523 km, até ultrapassarmos o Circulo Polar Antártico onde iremos pernoitar no povoado de Coldfoot (120 habitantes) para vivenciar o fenômeno da Aurora Boreal. Você está então convidado a assistir esse espetáculo in loco, ou continuar assistindo o mesmo no Youtube.
Uma viagem desta natureza irá requerer a montagem de uma logística diferenciada nas viagens realizadas até agora. Combustível, alimentação e onde dormir serão objeto de planejamento a ser detalhado em mensagens futuras. A temperatura muito próxima de 0 grau será presença constante e deverá ser avaliada, visto que somos pessoas dos trópicos.
Existem os turistas, os viajantes e os aventureiros. Só prossiga adiante na leitura desse roteiro se você se enquadrar entre os dois últimos.
Bem vindo à aventura levada ao extremo, bem vindo ao Alaska, the last frontier.
Como exemplo, segue abaixo a página 02 do roteiro. A página 3 é o cronograma que devo fechar por esses dias. A partir dai e só colocar as informações.
Muitos montam a viagem para que de tudo certo. Um viajante monta o roteiro para que nada de errado.
Vejam abaixo:
Considerações iniciais:
Imaginem fazer uma viagem rodoviária entre as cidades de Vitória, no E. Santo, e Bariloche, na Argentina. A maioria dos mortais, acredito eu em torno de uns 98% (noventa e oito por cento) acharia tal ideia uma loucura, e muitos poucos se atreveriam a percorrer os 4626 km que separam esses 2 destinos. Mal sabem eles que a estrada seria uma das atrações da aventura ...
Que tal então mudar um pouco o cenário sugerido, e colocar uma pequena pitada de risco neste desafio ?
Ok, você venceu !!! Abandonemos então as comodidades e os mimos turísticos que são geralmente oferecidos pelas agências de viagem do tipo “levamos você no colo tour” e experimentemos um conceito diferenciado no viajar.
Vamos abrir mão (em torno de 50%) da segurança das reservas realizadas antecipadas em hotéis, ou seja, até o presente momento, ainda não temos garantia de alojamento regular em alguns trechos, que denominaríamos de “pernas” em nossa viagem;
Vamos vencer montanhas bastante elevadas como o Monte McKinley com seus 6.194 metros de altitude, serpenteando por vales acompanhando o Rio Yukon cuja nascente se situa no lago Marsh (um dos 46 lagos que iremos bordear) próximo de um pequeno povoado em uma parada prevista no roteiro denominada Whitehorse (situada no meio do nada);e finalmente
Vamos refazer a Rota do Ouro que levou milhares de garimpeiros a buscar o sonho de riqueza rápida sem se importar em pagar com a vida sob o frio inclemente da White Woman (o vento gelado denominado como a Dama de Branco vindo do Polo Norte).
Se na viagem a Bariloche, dada como exemplo, eram 4626 km, nesta pelo menos não iremos atingir tal quilometragem. Serão apenas 4523 km, até ultrapassarmos o Circulo Polar Antártico onde iremos pernoitar no povoado de Coldfoot (120 habitantes) para vivenciar o fenômeno da Aurora Boreal. Você está então convidado a assistir esse espetáculo in loco, ou continuar assistindo o mesmo no Youtube.
Uma viagem desta natureza irá requerer a montagem de uma logística diferenciada nas viagens realizadas até agora. Combustível, alimentação e onde dormir serão objeto de planejamento a ser detalhado em mensagens futuras. A temperatura muito próxima de 0 grau será presença constante e deverá ser avaliada, visto que somos pessoas dos trópicos.
Existem os turistas, os viajantes e os aventureiros. Só prossiga adiante na leitura desse roteiro se você se enquadrar entre os dois últimos.
grande Mestre Ramalho, belíssimo texto, vamos nos falando que a vontade esta crescente.... TFA
fraenkel
01/01/2013, 22:43
Vejam abaixo:
Considerações iniciais:
Que beleza! Já tem idéia do custo dessa expedição, para um casal?
Abraço!
ramalho-vitoria
01/01/2013, 23:48
Viagens são coisas personalíssimas. Cada pessoa, ou casal, tem um padrão de consumo e de exigências. Uma coisa que pode fazer diferença é o nível de informação que o viajante dispõe. Veja alguns exemplos de viagens anteriores.
Exemplo 01: Um hotel em Las Vegas tem um valor muito baixo entre segunda e quinta feira. De sexta até domingo o valor da diária triplica. Logo quando do seu planejamento tente encaixar sua estadia no meio da semana nesta cidade.
Exemplo 02: O preço de uma passagem aérea varia também em função do dia da semana.
Exemplo 03: Viaje sempre na baixa temporada.
Exemplo 04: Compre sua passagem aérea direto na Cia e não use nenhum sites. Eles mostram o valor da passagem, mas no processamento embutem a comissão.
Mas, muito papo e pouco assunto. Para uma viagem dessa natureza, eu pretendo gastar no máximo 250 dólares por dia, isso incluindo tudo, mas tudo mesmo. Aluguel de carro + combustível + pedágios + hospedagem de media para boa qualidade com banheiro privativo + entrada em parques + passeios + alimentação ( restaurante e mercados ) + pequenas lembranças.
Muitos acharão que é muito. Outros que é muito pouco. Para mim dá e sobra sempre.
Calcule então. Se eu pretendo fazer esse passeio em 25 dias, vou gastar 6250 dólares por casal. Coloco + 10% e arredondo para 7000.
Obs: Na minha viagem anterior pela Costa Oeste teve até voo de helicóptero no Gran Canion e um show no Circle de Soleil ( O ) no Bellagio ( foram as coisas mais caras da viagem ) e o perfil de 250 dólares deu e sobrou.
feitosac
01/01/2013, 23:58
Grande Ramalho,
Passando para assinar e com saudades de Ushuaia 2010, pergunto qual a época prevista pra viagem ? é em 2013 ?
Abs.
Grande Ramalho. Mestre dos magos. Boa sorte na empreitada. Assinando o topico para a companhar. Abrc e mande lembranças a Patroa (Gloriete).
ramalho-vitoria
02/01/2013, 07:50
Grande Ramalho,
Passando para assinar e com saudades de Ushuaia 2010, pergunto qual a época prevista pra viagem ? é em 2013 ?
Abs.
Grande Carlos,
Anteriormente meus planos era a viagem do roteiro que te enviei contemplando o lado leste do Canadá ( Quebec, Montreal, Ottawa, Toronto e Niagara Falls ).
Aquele roteiro estava super otimizado e pronto. Ocorreria em maio de 2013. Seria um roteiro meio cultural e contemplativo. Nada de desafiante.
Dai a Gloriete ficou me enchendo o saco com Alaska para cá, Alaska para lá e comecei a rever custos e reparei que o aluguel de um veículo em Seattle ( do outro lado ) ficava uns 30% mais barato.
Os hotéis e cabanas que levantei até agora também ficariam um pouco mais baratos do que os das cidades acima mencionadas, mesmos que muito deles estejam localizados em regiões bem distantes.
O que ficaria mais caro na aventura seria o combustível, visto que serão em torno de uns 10.000 km. Naquela viagem que fizemos a Ushuaia, seria uma viagem entre Resende e Comodoro Rivadávia ( ida e volta ).
Decidi mudar então os planos e vou tentar ir esse ano. Se não der para arrumar as coisas até maio, vou ter que esperar para ano que vem por se tratar de uma viagem que tem que ser feita na primavera verão.
Tenho que convencer o Marquinhos ( filho ) para ir comigo ou quem sabe arranjar um casal guerreiro para ir junto.
Grande abraço e lembranças a Regina.
Maninho, passando aqui pra acompanhar a saga, vai ser uma aventura e tanto.
Sorte no planejamento.
TFA
alexvale2001
02/01/2013, 16:09
Grande comandante,
Tô aqui de coruja!!!:drool:
Ah se meu $$$ sobrasse!!!!
Abraços pruce e pra Gloriete.
inté...
hrodrigues
02/01/2013, 17:59
Passando para acompanhar e desejar sorte.
Abs
Helio
fraenkel
02/01/2013, 18:28
Viagens são coisas personalíssimas. Cada pessoa, ou casal, tem um padrão de consumo e de exigências. Uma coisa que pode fazer diferença é o nível de informação que o viajante dispõe. Veja alguns exemplos de viagens anteriores.
Exemplo 01: Um hotel em Las Vegas tem um valor muito baixo entre segunda e quinta feira. De sexta até domingo o valor da diária triplica. Logo quando do seu planejamento tente encaixar sua estadia no meio da semana nesta cidade.
Exemplo 02: O preço de uma passagem aérea varia também em função do dia da semana.
Exemplo 03: Viaje sempre na baixa temporada.
Exemplo 04: Compre sua passagem aérea direto na Cia e não use nenhum sites. Eles mostram o valor da passagem, mas no processamento embutem a comissão.
Mas, muito papo e pouco assunto. Para uma viagem dessa natureza, eu pretendo gastar no máximo 250 dólares por dia, isso incluindo tudo, mas tudo mesmo. Aluguel de carro + combustível + pedágios + hospedagem de media para boa qualidade com banheiro privativo + entrada em parques + passeios + alimentação ( restaurante e mercados ) + pequenas lembranças.
Muitos acharão que é muito. Outros que é muito pouco. Para mim dá e sobra sempre.
Calcule então. Se eu pretendo fazer esse passeio em 25 dias, vou gastar 6250 dólares por casal. Coloco + 10% e arredondo para 7000.
Obs: Na minha viagem anterior pela Costa Oeste teve até voo de helicóptero no Gran Canion e um show no Circle de Soleil ( O ) no Bellagio ( foram as coisas mais caras da viagem ) e o perfil de 250 dólares deu e sobrou.
Essa é a minha maneira de viajar também. Inclusive na minha viagem a Argentina em 2010 me baseei nos valores que vc tinha me passado, e deu com sobra.
Achei os custos muito bons, achei que seria muito mais alto, assim já dá para sonhar.. Quem sabe em 2014 faço uma dessas!
Abraço,
Alexandre
fraenkel
02/01/2013, 18:30
Grande Carlos,
Anteriormente meus planos era a viagem do roteiro que te enviei contemplando o lado leste do Canadá ( Quebec, Montreal, Ottawa, Toronto e Niagara Falls ).
Aquele roteiro estava super otimizado e pronto. Ocorreria em maio de 2013. Seria um roteiro meio cultural e contemplativo. Nada de desafiante.
Dai a Gloriete ficou me enchendo o saco com Alaska para cá, Alaska para lá e comecei a rever custos e reparei que o aluguel de um veículo em Seattle ( do outro lado ) ficava uns 30% mais barato.
Os hotéis e cabanas que levantei até agora também ficariam um pouco mais baratos do que os das cidades acima mencionadas, mesmos que muito deles estejam localizados em regiões bem distantes.
O que ficaria mais caro na aventura seria o combustível, visto que serão em torno de uns 10.000 km. Naquela viagem que fizemos a Ushuaia, seria uma viagem entre Resende e Comodoro Rivadávia ( ida e volta ).
Decidi mudar então os planos e vou tentar ir esse ano. Se não der para arrumar as coisas até maio, vou ter que esperar para ano que vem por se tratar de uma viagem que tem que ser feita na primavera verão.
Tenho que convencer o Marquinhos ( filho ) para ir comigo ou quem sabe arranjar um casal guerreiro para ir junto.
Se não conseguir esse ano, ou se decidir refazer esse roteiro no ano que vem, desde já me candidato a acompanhar!!
Abraço,
Alexandre
feitosac
02/01/2013, 19:39
Grande Carlos,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Lembranças a Gloriete.
Feliz 2013, muita Saúde e Paz.
rcofreitas
03/01/2013, 17:31
Grande Ramalho!
Você acabou de me deixar com vontade de desistir do meu projeto "Atacama e NOA 2013", para te acompanhar neste projeto!!! ;-)
Aceita companhia? (se eu conseguir convencer a minha esposa!!!! rsrs)
Tem data prevista?
Que carro pretende alugar por lá?
grande abraço e sucesso em seu novo projeto!
Ricardo
ramalho-vitoria
03/01/2013, 19:17
Grande Ramalho!
Você acabou de me deixar com vontade de desistir do meu projeto "Atacama e NOA 2013", para te acompanhar neste projeto!!! ;-)
Aceita companhia? (se eu conseguir convencer a minha esposa!!!! rsrs)
Tem data prevista?
Que carro pretende alugar por lá?
grande abraço e sucesso em seu novo projeto!
Ricardo
Ontem por 3 vezes desisti do projeto e por 4 vezes voltei a me debruçar nele.
Realmente o desafio é bem grande mas não é impossivel. Comecei hoje a montar a papelada para o visto canadense e agora entendo o porque muitas pessoas não fazem essa viagem. O nível de exigência é muito maior do que o visto americano que atualmente é bem fácil.
Minha viagem vai começar por Seatte e estarei indo por um lado e voltando por outro até Vancouver e dai novamente para Seattle ( ao lado ).
Refazendo o projeto eu só vou até uns 200 km depois do Círculo Polar Ártico até um lugar chamado Coldfoot, que fica a uns 350 km da última cidade chamada Fairbanks ( de uma olhada no google ) . Daí para frente mais uns 150 km e chegaria nos campos de petróleo do Oceano Polar Antartico ( Polo Norte ). Acho que não compensa. Não tem nada nem viva alma para por lá.
Estou na fase de pesquisa, mas não temos muita informação. Até maio, que é quando começa a viagem já terei mais subsídios e informações para passar.
Gostaria de fazer um blog mas sou um dinossauro em informática e dai, se as coisas não mudarem, vou fazendo aquele diario de bordo e repassando para a lista de pessoas que quizerem conpartilhar e torcer por nós.
Meu sonho de consumo e cultural seria ter um professor de línguas a meu lado. Meu inglezinho é do tipo the book is on the table, mas tenho me virado bem na terra do Tio San. A viagem da Costa leste, que foi um subsídio para esta, foi FANTÁTICA.
Atacama é fantástico. O Noa eu nunca fui, mas a Aurora Boreal dizem que é lúdica ( gostou do termo ).
Estou alinhavando um último detalhe para datas, contemplando 1 estadia a mais em Vancouver e Seattle. Até segunda feira que vem tenho o cronograma. O roteiro só fica pronto na véspera da viagem.
Eu vou alugar um carro em Seattle ( mais barato ) provavelmente 4x4 para poder usurfruir um pouco mais da natureza.
Fico no seu aguardo e se for o caso bem vindo a bordo.
Como estou de computador novo, perdi a maioria dos e.mails de meus amigos. Me mande um e.mail com um tema XXXXX que eu coloco você desde já na lista de distribuição. A me esqueci, não precisa mandar não porque já você está indo não vai precisar de notícias.
Vamos nos falando.
minha proxima viajem mas provavelvente vou sair de carro do Brasil...
rcofreitas
03/01/2013, 22:51
Grande Ramalho!
Já enviei reposta via email!
SE eu for (realmente) vou precisar de MUITAS informações para convencer minha esposa! rsrs
abs,
ramalho-vitoria
03/01/2013, 23:54
minha proxima viajem mas provavelvente vou sair de carro do Brasil...
Esse também é o meu sonho, mas como minha esposa só dispõe de 30 dias de ferias, nos quais adicionamos mais uns 10, isso nos limita a fazer somente viagens pela America do Sul, tipo Ushuaia, Carretera Austral, Selva Peruana, Atacama, etc.
Esse também é o meu sonho, mas como minha esposa só dispõe de 30 dias de ferias, nos quais adicionamos mais uns 10, isso nos limita a fazer somente viagens pela America do Sul, tipo Ushuaia, Carretera Austral, Selva Peruana, Atacama, etc.
eu ja fiz o roteiro com um amigo, como parto de Porto Velho ja estou mais perto :pular:, so estou esperando um amigo juiz se aposentar pra irmos, ele quer ir de moto...
ramalho-vitoria
18/01/2013, 19:27
Depois de estar ausente alguns dias retorno ao forum.
Neste período de tempo, desisti umas 5 vezes do projeto e retornei 6 vezes ao projeto, agora com algumas modificações:
Ao pesquisar sobre o Alaska, percebi que mesmo sendo um estado (remoto ) ele tal atrativos e regiões distintas como se fosse um país. Ir até o fim, tirar uma foto no Círculo Polar Artico, ir mais para frente e depois voltar seria um desperdício de uma fantástica oportunidade de conhecer um dos lugares mais lindos que já pesquisei.
Eu reputava Torres del Paine o lugar mais lindo que conheci até hoje, mas estou achando que o Denali National Park se não chegar junto, é mais bonito. Perito Moreno tem uns 15 por lá.
Resumo da ópera: Revi o projeto e vou só fazer o Alaska, mas fazer o roteiro com profundidade, alugando um Jeep Cheroque 4x4 em Anchorage e rodando uns 4000 km por aquele estado-país.
O roteiro já está pronto e vamos nos falando.
ramalho-vitoria
21/01/2013, 22:18
Roteiro fechado:
Quem se interessar, pegue o Google Earth e faça uma viagem virtual pelos locais mencionados ( muito lindo )
Anchorage - Eagle River Reserve - Whittier - Homer - Seward ( Kenai Fjords National Park ) - Girdwood - Anchorage - Talkeetna - Denali National Park - Kantisna ( Monte McKinley ) - Fairbanks - Coldfoot - Wiseman - Deadhorse - Fairbanks - Delta Junction - Toc e retorno para Anchorage.
Com deslocamentos internos serão em torno de 4800 km que comparados ao grande desafio de vocês não parece muito, mas já venho colhendo informações a quase 2 meses, ajudado principalmente com os guias que consegui do Governo do Alaska. Incrível !!!
Você pede e eles mandam pelo correio e chega ... Um amigo nosso de Sorocaba, Ricardo, também pediu o guia de Fairbanks e eles enviaram.
Quem me conhece sabe que minhas viagens são economicas mas com muito estilo. procuraei fazer um relato de nossas experiências por lá.
Vamos nos falando.
Olá, Ramalho,
Sou nova aqui no Fórum e estou adorando ler alguns tópidos sobre planejamento de viagens.
Achei muito interessante essa viagem que pretende fazer ao Alaska.
Eu sou apaixonada por conhecer lugares inóspitos.
No final do ano talvez eu vá ou para oDeserto do Atacama ou para a Patagônia.
Faço parte de um Jipe Clube e o pessoal também adora viajar.
Gostaria que incluísse o meu endereço de e-mail
em sua lista de contatos para que eu possa acompanhar os relatos de sua
viagem.
Assim eu pego todas as suas dicas para quando eu for...rsrsrs.
Bbinnha
ramalho-vitoria
30/01/2013, 06:38
Respondendo por etapas:
Não sei qual seu endereço de e.mail. Me envie então um e.mail para ramalholc@uol.com.br que ai eu te coloco na lista de distribuição.
A partir de seu e.mail recebido, enviarei também o roteiro que já está 99% pronto. Ai dá para você ir seguindo o nosso dia a dia.
Acredito que o grupo que frequenta o forum 4x4 não acha inóspitos os lugares que você citou. Na Patagônia estamos em casa. No Atacama tem o céu mais lindo que já vi na minha vida. Dá para estender a mão e pegar uma estrela.
Falando de inóspito, tem um seriado na tv que foca as atividades dos Caminhoneiros do Alaska. Dei uma viajada virtual pela estrada que eles trafegam e que eu também vou circular, e estou quase vislumbrando a oportunidade de dar umas aulas de direção para minha esposa aproveitando a tranquilidade que é a estrada. Quero ver e esses caras, geralmente com caras de mau e com caminhões super equipados, enfrentando uma Ruta 40 na Patagônia, ou uma daquelas estradas nos Andes ( Bolívia e Perú).
Tem um pessoal que cruza a transamazonica que deveria mandar uns filminhos para eles.
vamos nos falando.
ramalho-vitoria
30/01/2013, 06:40
A resposta anterior é para a Bibinha. Desculpe a falha. c
Bom dia, Ramalho.
Obrigada pela resposta.
Sim, de vez em quando eu assito ao seriado...rsrsrs.
Por aqui ficarei seguindo essa sua bela viagem e da sua esposa.
Vou te mandar o e-mail.
Bibinha
Respondendo por etapas:
Falando de inóspito, tem um seriado na tv que foca as atividades dos Caminhoneiros do Alaska. Dei uma viajada virtual pela estrada que eles trafegam e que eu também vou circular, e estou quase vislumbrando a oportunidade de dar umas aulas de direção para minha esposa aproveitando a tranquilidade que é a estrada. Quero ver e esses caras, geralmente com caras de mau e com caminhões super equipados, enfrentando uma Ruta 40 na Patagônia, ou uma daquelas estradas nos Andes ( Bolívia e Perú).
Parabéns pelo estudo que esta fazendo e pela disposição de encarar o desafio. Eu ainda sou novato em expedições, e em minhas viagens mais longas ainda não sai do conforto do Brasil, na verdade o máximo que percorri foram 5000km indo para o Jalapão. Para 2014 estou planejando sair para Uruguai, Chile e Argentina. Quem sabe um dia saio totalmente da zona de conforto e enfrento uma viagem alucinante quanto esta que você esta planejando.
Se este programa dos caminhoneiros que você cita é o "Estradas Mortais", existe uma temporada em que eles percorrem estradas da Bolívia e Peru. Acho muito legal esse programa, mas ver eles percorrendo a Transamazônica seria interessante rsrsr.
Abraço, boa sorte e parabéns.
ramalho-vitoria
01/03/2013, 09:14
Finalmente me foi concedido o visto canadense. Utilizei os serviços do SOS VISTOS.
No roteiro inicial, que seria de Seattle até o Alaska, esse visto era mandatório visto que eu teria que atravessar o Canadá.
Como os procedimentos de visto foram meio complicados, ocorreram mudanças no roteiro e farei apenas ( uns 4500 km ) somente no Alaska.
Posso assegurar entretanto, que, após pesquisas da região, para se conhecer bem a região, seriam necessários pelo menos uns 20 dias, pois aquele estado mais se assemelha a um país com regiões totalmente distintas.
Hoje então estão faltando menos de 60 dias para minha partida e espero ir trocando idéias antes e durante a minha jornada por lá que será de uns 15 dias na região.
Como terei um tempinho sobrando antes de chegar por lá e para pegar o local com uma temperatura melhor ( hoje está -11 graus em Fairbanks ) irei fazer um treininho no leste canadense.
O veículo que será alugado é um Jeep Cherokke e com ele poderei me embrenhar em estradas fora do convencional sem riscos.
Apenas para conhecimento, o aluguel do Jeep ( um carrão ) ficou em 826 dólares para 15 dias.
Um grande abraço a todos.
francaclayton
03/03/2013, 08:19
Mestre Ramlho que maravilha de viagem... to assinando mais volto depois pra ler com atenção.... Ja conheço bem essa região rssss. pelo seriado Estadas Mortais do History rsss... um sonho.....
[] e boa sorte....
ramalho-vitoria
03/03/2013, 08:59
Grande Francaclayton,
Conforme já mencionei no tópico, eu queria ver aqueles caminhoneiros cheios de tatuagem percorrerem uma transamazonica.
Quero ver os mesmos percorrerem os roteiros do nosso parceiro Sergio Holanda nos seus desafios pela amazonia.
O que pega por lá ( e pega muito ) e na época do frio, mas com os pneus preparados ( pregos ) acho que é fácil.
Gostaria de registrar aqui a quantidade de informação recebida, via correio, que as Câmaras e as Secretarias de Turismo das regiões pesquisadas me enviaram ( muta coisa mesmo ). Fazem a viagem ao Alaska parecer uma coisa normal.
Um bom domingo a todos.
francaclayton
03/03/2013, 09:28
Olá, Ramalho,
Sou nova aqui no Fórum e estou adorando ler alguns tópidos sobre planejamento de viagens.
.....
Bbinnha
Seja bem vinda a esse mundo "inóspito" lindo e maravilhoso...
O Ramalho é mestre quando se fala em viagens pela america do Sul, aqui tem vários feras no assunto, esse site foi fundamental pra mim realizar um sonho em 2010, eu e minha esposa nos venturamos em uma viagens de 25 dias saindo de Goias indo até Cuzco/PE (Machu Picchu) se querer fique a vontade pra ver um pouco da aventura no relato - http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/80456-rumo-cuzco.html - vc esta no lugar certo....
[]...
Preá 4x4
07/03/2013, 02:01
Olá Ramalho, que mês pretende fazer essa viagem pelo Alaska?
Devo pegar a estrada semana que vem e, se tudo der certo, passar um pedaço de maio e começo de junho por lá.
Se você for mesmo, vamos nos falando.
Mas vou com meu carro, dirigindo do Brasil, portanto posso atrasar um pouco pra chegar, afinal são uns 25 mil km até lá e muitas fronteiras burocráticas.
Seria um prazer encontrar um colega forista por aquelas bandas.
Abraço
ramalho-vitoria
07/03/2013, 04:39
Estarei chegando em Anchorage dia 16 de maio. Meu problema não seria a distância e sim o tempo disponível de férias da esposa. Pesquisei bastante sobre esta região especificamente e recebi muito material das Secretarías de Turismo de lá.
Decidi ir só até Coldfoot. Dalí para cima não ví grande atrativos. A costa Oeste é muito mais fantástica.
Já fiz, em outras oportunidades, algumas partes do que poderia ser chamado de um roteiro Vitória (ES) até lá em cima ( Atacama, Perú, Panamá, Costa Oeste dos EUA, etc ) e gostaria de conhecer melhor o seu roteiro e quem sabe trocar algumas idéias.
Obviamente os vistos do México, USA e Canadá estão todos em cima né ??? bem como a vacina para febre amarela exigida para entrada em alguns paises ...
Fico no aguardo e vamos nos falando.
Preá 4x4
07/03/2013, 17:10
Febre Amarela ok. Visto dos EUA venceu justamente essa semana, mas segunda feira faço a renovação. Creio que em 5 dias úteis consigo tudo para partir. O México não precisa de visto se o visto estadunidense estiver ok. Já conversei com o consulado mexicano.
O outro passaporte é lusitano, portanto não precisa de visto.
Só vou trocar um retentor do eixo traseiro, coisa pequena. E aí, pé na estrada.
A rota que estou pensando é sair de MG e ir descendo até o Noroeste argentino, cruzar os Andes até o Atacama. Dar aquela subida curta até os lagos bolivianos na Reserva Avaroa perto de Uyuni, de lá seguir norte até Titicaca. Passar pela região de Cuzco e Machu Picchu e ir subindo. Parar em alguns atrativos do Equador e depois Colômbia, cruzando o Darien via Cartagena-Cólon. De lá ir subindo Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador, Belize, México. Nos EUA dar aquele rolê clássico dos parques nacionais da costa oeste (Yosemite, Sequóias, Yellowstone, Utah, Rocky Mountains etc) e subir por Vancouver até o Alaska.
De lá volto pela parte francesa do Canadá (mas antes passando por Banff e aqueles outros parques) e descendo depois de Quebéc, pra NY e indo até Louisiana. De lá mando o carro via RO-RO pra casa. Isso é só uma idéia, vou deixar o roteiro bem flexível aos imprevistos e oportunidades do caminho. É apenas para ter uma noção.
Alguma sugestão ou dica?
Se der, vamos nos encontrar pelo Alaska. Seria legal.
Abraço
Veja o link abaixo que tem muita coisa interessante:
OPERAO ECO (http://www.provale.com.br/operacaoeco/index.html)
E acompanhando o tópico. Façam uma boa viagem.
Preá 4x4
16/03/2013, 21:39
Obrigado Acreano!
Veja o link abaixo que tem muita coisa interessante:
OPERAO ECO (http://www.provale.com.br/operacaoeco/index.html)
E acompanhando o tópico. Façam uma boa viagem.
to pesquisando na net e ta bem complicado atravessar o Darien Gap... de contêiner vai uns 10 dias e o faerry parece que ta complicado entrar em operaçao...
outra posibilidade seria comprar uma barca la
1996 Land Rover Discovery, Used Cars For Sale - Carsforsale.com (http://www.carsforsale.com/used_cars_for_sale/1996_Land+Rover_Discovery_179822622_328)
alguem sabe se um turista pode comprar um carro???
Creio que seja possível comprar sim, mas ainda penso que aluguel seja mais prático.
O Ramalho vai saber com detalhes isso.
Abraços
Creio que seja possível comprar sim, mas ainda penso que aluguel seja mais prático.
O Ramalho vai saber com detalhes isso.
Abraços
to fazendo as contas aqui o custo de 10 dias mais embarcar o carro na ida paga um carro, quero fazer a america central, se eu so fazer a viajem de vinda chego aqui e ainda vendo as peças do carro...
Veja também:
Enviando o Motorhome para o Panamá (http://www.travessiadasamericas.com.br/2011/09/enviando-o-motorhome-para-o-panama/)
Texto (http://www.rockriders.com.br/Detalhe_Dicas.aspx?id=2149)
ramalho-vitoria
02/06/2013, 13:12
Acabei de regressar do Alaska. Viagem simplesmente fantástica. Estive no lugar certo, na época certa, mas viajando de forma tradicional, quando no Alaska o ideal seria alugar um Motohome e cair na estrada, onde vivenciei imagens do tipo National Geografic e observando a vida selvagem.
Noventa por cento das experiências que ficarão gravadas para sempre em nossas lembranças, foram registradas justamente em áreas fora das cidades, tais como o Parque Nacional Denali, a estrada chamada Estrada da Morte que liga a cidade de Fairbanks até a localidade de Coldfoot , atravessandoo Rio Yukon, a estrada entre Delta Junction e Anchorage, etc.
Já estou levantado dados para essa outra realidade de movimentação e desde já me coloco a disposição dos parceiros para a troca de experiências.
Grande abraço a todos.
fraenkel
02/06/2013, 14:59
Acabei de regressar do Alaska. Viagem simplesmente fantástica. Estive no lugar certo, na época certa, mas viajando de forma tradicional, quando no Alaska o ideal seria alugar um Motohome e cair na estrada, onde vivenciei imagens do tipo National Geografic e observando a vida selvagem.
Noventa por cento das experiências que ficarão gravadas para sempre em nossas lembranças, foram registradas justamente em áreas fora das cidades, tais como o Parque Nacional Denali, a estrada chamada Estrada da Morte que liga a cidade de Fairbanks até a localidade de Coldfoot , atravessandoo Rio Yukon, a estrada entre Delta Junction e Anchorage, etc.
Já estou levantado dados para essa outra realidade de movimentação e desde já me coloco a disposição dos parceiros para a troca de experiências.
Grande abraço a todos.
Que beleza Ramalho! Parabéns!
Vamos aguardar os relatos detalhados e fotos!
Abraço!
francaclayton
02/06/2013, 15:26
Grande abraço a todos.
Amigo Ramalho é com grande alegria que recebo a noticia de seu regresso.
Com certeza a viagem foi muito proveitosa, mas tambem tenho a certeza que ainda nao foi da forma e jeito que o mestre Ramalho desejaria...rsss
Essa sua viagem com certeza servirá de apoio para muitos que a pretendem realizar.
Fique com as Graças de Deus E POSTE FOTOS........
[]
Preá 4x4
27/06/2013, 23:09
E aí Ramalho, como foi sua viagem pelo Alaska?
Acabei de retornar de lá. Saí daqui de Minas uns 4 meses atrás.
Só nao consegui fazer o Canada por problemas do visto. Rodei 23 mil km com o carro até os EUA. Aí, depois de rodar bastante pela costa oeste, coloquei o carro em um navio para voltar ao Brasil e segui de aviao do norte da California para o Alaska, onde rodei mais uns 3 mil km enquanto o carro retornava pro Brasil.
Tive alguns atrasos durante a América Latina, principalmente com o navio na Colômbia que me fizeram evitar o trecho do Canada.
E estava sem o visto do Canadá, a fila no consulado de Los Angeles estava em 15 dias aproximadamente.
Mas foi incrível a viagem. O Alaska realmente é aquilo tudo que você falou e mais um pouco.
Sobre o carro, praticamente nennhum problema...apenas um furinho no radiador que tivemos no altiplano da Bolívia, a exatos 5.020 metros de altitude. Mas que conseguimos soldar após retirar o radiador. Em 3 horas de serviço seguimos viagem.
E mais nada de problemas, nem mesmo um pneu furado.
Total da expedição, 27 mil km em 105 dias. 14 países e muita experiência boa vivenciada.
Abraço
E aí Ramalho, como foi sua viagem pelo Alaska?
Acabei de retornar de lá. Saí daqui de Minas uns 4 meses atrás.
Só nao consegui fazer o Canada por problemas do visto. Rodei 23 mil km com o carro até os EUA. Aí, depois de rodar bastante pela costa oeste, coloquei o carro em um navio para voltar ao Brasil e segui de aviao do norte da California para o Alaska, onde rodei mais uns 3 mil km enquanto o carro retornava pro Brasil.
Tive alguns atrasos durante a América Latina, principalmente com o navio na Colômbia que me fizeram evitar o trecho do Canada.
E estava sem o visto do Canadá, a fila no consulado de Los Angeles estava em 15 dias aproximadamente.
Mas foi incrível a viagem. O Alaska realmente é aquilo tudo que você falou e mais um pouco.
Sobre o carro, praticamente nennhum problema...apenas um furinho no radiador que tivemos no altiplano da Bolívia, a exatos 5.020 metros de altitude. Mas que conseguimos soldar após retirar o radiador. Em 3 horas de serviço seguimos viagem.
E mais nada de problemas, nem mesmo um pneu furado.
Total da expedição, 27 mil km em 105 dias. 14 países e muita experiência boa vivenciada.
Abraço
Pera conta mais, principalemnte sobre a dificuldade na Colombia e das fronteiras da America central
Preá 4x4
30/06/2013, 21:41
Pera conta mais, principalemnte sobre a dificuldade na Colombia e das fronteiras da America central
Dudu,
Na Colômbia, dirigindo nos corredores que cortam o país do sul ao norte me senti muito seguro. Fomos parados por militares todos os dias de viagem, sendo que um dia, fomos parados 4 vezes. E em todas as paradas eles checavam os documentos do carro e do proprietário.
Se na blitz eles desconfiarem de você, abrem o carro para revistar tudo que você tem. Abriram nossas bagagens algumas vezes na Colômbia. Além disso, em TODAS as paradas na Colômbia nos pediram o seguro obrigatório que se compra na fronteira.
Gostaria que aqui no Brasil a polícia e o exército fosse tão atuante como é lá.
Aqui no Brasil você pode dirigir com um carro irregular por meses. Se alguém lhe parar para conferir a documentação, é azar.
O problema na Colômbia é mais localizado na região amazônica, onde segundo a maioria das pessoas que conversamos nos disse, é onde as Farcs estão mais atuantes.
Uma outra dica na Colômbia é dirigir apenas de dia, chegar no seu destino ainda claro e não dar sopa ao azar, procurando lugares para dormir de noite em cidades que você não conhece.
Além disso andávamos com o carro sempre sujo e sem acessórios dando sopa pra malandro. Não adesive seu carro com material grande que chame a atenção. Seja discreto.
Encontramos um francês em Granada viajando em seu classe G, que nos reportou alguns furtos em seu carro. Todos em acessórios que ficam fora do carro. Portanto, se der, retire os faróis de milha, guincho, antenas etc.. Ou então use sempre garagens.
Passamos 16 dias na Colômbia e não tivemos um problema sequer com falta de segurança, mas porque agimos dessa maneira conservadora. Nosso carro não possui absolutamente nada de acessório externo. Estava sempre empoeirado, com cara de velho. Em capitais grandes, não deixávamos dormindo na rua. Agindo assim, você elimina boa parte dos problemas.
Uma outra coisa chata na Colômbia são as péssimas estradas, muitas vezes sinuosas e sempre com tráfego pesado e muito lento. A viagem não rende nada. E os motoristas colombianos conseguem ser mais imprudentes que os nossos.
Além disso, junto com o Brasil, a Colômbia foi o país que mais pagamos pedágio. Se você acha os pedágios do Brasil caros, vá pra Colômbia.
Mas tirando isso, gostei muito do país! Dos países visitados, foi o mais parecido com o nosso, em todos os sentidos.
Sobre a América Central, também não tivemos nenhum problema mais sério.
Os pontos chatos de lá são a alta burocracia em todas as fronteiras. Se perde muito tempo para sair de um país e depois para entrar no próximo. O processo é muito lento, com filas longas. Todos os países tivemos que contratar seguros caros na fronteira, sem os quais você não é liberado a seguir viagem. Em todas as fronteiras você será importunado por pessoas tentando te ajudar. Nunca aceite ajuda deles, eles mais atrapalham do que ajudam. Saia do carro com seus documentos e siga direto para dentro da Migração ou Aduana.
Nos portos da Colômbia e também do Panamá sofremos os mesmos problemas. Muita burocracia, demora e até corrupção para liberar o carro.
Por causa do clima de insegurança em alguns países da Am. Central, não arriscamos nenhuma noite usar as camas do carro e assim dormirmos todas as noites em hotéis, apesar de que na Costa Rica daria para dormir tranquilamente em alguns parque nacionais. Apenas nos EUA que dormimos todas as noites dentro do carro.
Em breve vou postar fotos e mais relatos.
Se alguém realmente for pra América Central, entre em contato comigo que posso passar os custos da travessia. Principalmente os pedágios, taxas e seguros que são salgados e pesam no orçamento.
Abraço
otimo relato, mas fale masi como se faz a travessia entre a Colombia e panamá, vai de ferri ou tem que embarcar em navio ?
Preá 4x4
02/07/2013, 15:48
otimo relato, mas fale masi como se faz a travessia entre a Colombia e panamá, vai de ferri ou tem que embarcar em navio ?
Infelizmente não existe ferry, seria uma mão na roda, como é o buque bus entre Ugy e Arg.
As duas opções mais comuns: despachar por Guayaquil no Ecuador pelo lado do Pacífico, ou despachar por Cartagena pelo Caribe colombiano, foi o que fizemos.
Pesquisamos e vimos que Guayaquil possui menos frequência de navios e os custos de transportes de Ecuador para Panamá poderia ser maior. Além disso gostaríamos de conhecer a Colômbia, protanto escolhemos Cartagena.
Contacte um despachante ou uma empresa de logística cerca de 20-30 dias antes de chegar em Cartagena, pois assim você pode se programar melhor sabendo o line up dos navios. Geralmente sai um navio por semana, mas você deve chegar com alguns dias de antecedência. Nosso agente pediu para chegar 4 dias antes em Cartagena.
Basicamente você precisa ir ao escritório deles, levar a papelada do carro e seguir para o cartório oficializar a papelada e depois a aduana. Com o papel da aduana e mais os outros papéis do porto (que eles vão conseguir para você), você segue para o porto com o carro. Sempre de calça comprida, sapatos fechado e capacete, norma de segurança do terminal. Lá você passa pelo anti-narcóticos, que revisa todo seu carro e bagagem e coloca o carro dentro do container que é então lacrado. Tire fotos do lacre e anote o número deles.
Esse processo todo, de chegar no escritório e fechar o container, durou dois dias. Porém tivemos mais dois dias de espera em Cartagena antes do escritório nos chamar. Porém, após o container já lacrado, o navio ainda atrasou mais alguns dias para zarpar.
Mas nós já havíamos saídos de veleiro para o destino do navio, Panamá. Aliás, essa é uma outra dica. Você pode pegar um voo de Cartagena para Panamá e ficar esperando seu carro chegar, porém é mais econômico e mais divertido embarcar em um veleiro e fazer a rota caribenha entre Cartagena e Panama visitando o arquipélago San Blas. A viagem dura 5 dias, um pouco a mais que o navio onde irá seu carro. Ou seja, você não correrá o risco de ficar parado no Panamá esperando seu carro chegar caso ele atrase, e muitas vezes atrasa a liberação do container para retirar seu carro no lado panamenho.
Se você for de avião, seu voo chegará em Tucumen, de lá você terá que ir para Cidade do Panamá esperar por dias seu carro. E quando chegar, você terá que buscar em Colón, uma cidade sem nenhum atrativo e bem perigosa, aliás, a que mais sentimos insegurança em TODA viagem. Mas como você apenas ficará um dia por lá para retirar seu carro, não é nenhum problema. Mas tome cuidado em Colón, SEMPRE ande de taxi. Quando você chegar em Colón você entenderá a sensação de insegurança que estou falando. Para você ter idéia, estávamos em 4 em Colón, e mesmo assim, dois policiais se prontificaram a nos acompanhar pelas ruas quando chegamos na cidade até achar um taxi. Não saíram de nossa cola, e ficavam sempre atrás de nós nos escoltando. Nunca vi isso.
Para retirar o carro em Colón, você precisa ir ao escritório da empresa de logística em Colón entregar os documentos e pegar uma papelada que te dará acesso ao terminal onde seu container estará guardado. Geralmente seu container pode ficar nesse terminal por cerca de 5-10 dias sem pagar a taxa de guarda. Se você demorar muitos dias, poderá ter que pagar diária, portanto se informe bem sobre essas datas.
Com os documentos de retirada em mãos, vá para o porto com um agente do escritório, e retire seu carro do container.
Após isso você passa por uma fumigação e aí é só continuar a viagem.
O custo do envio do carro pode variar muito de empresa para empresa. Pode ir de cerca de 1000 e poucos dólares até uns 2500. Portanto, pesquise bem antes. Tente encontrar outra pessoa que também está enviando o carro para poder dividir um container de 40 pés e assim reduzir o custo. Se seu veículo for grande, como um caminhão Iveco ou um Trailer que supere as dimensões do container, você terá que ir de Ro-Ro, uma espécie de navio garagem que ao invés de ir em container, seu carro entra dirigido por uma pessoa até a garagem do navio.
Pesquise também no site drive the americas, e clique em "shipping the car across darien gap". Lá você encontra muitas dicas e um mural de pessoas fazendo a travessia com carro. Se der sorte encontra alguém para dividir um container de 40 pés.
Você está pensando em fazer essa viagem? Vai com a Band?
Abraço
muito obrigado PREA, essa era a única duvida sobre minha viagem 2015 la vou eu
Preá 4x4
04/07/2013, 13:00
Estou terminando de baixar os custos. Depois te passo os custos obrigatórios de fronteiras e seguros obrigatório. São custos que não tem como fugir, e antes de fazer a viagem eu desconhecia. Pelo menos você já sai de viagem com uma noção melhor de quanto vai custar tudo.
Abraço
JointMan
19/07/2013, 13:47
Olá pessoal!
Invadindo e dando um up no tópico.
Estava eu, procurando no google novos relatos sobre viagens ao chile e encontrei esse doido:
DIEGO GIACOMELI BRASIL - ALASKA / ALASCA VIAGEM MOTO 150 CC parte 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=rF9ayov1P5k)
Alaska, de moto, numa 150cc...
CLAUDIOPEREIRA
23/07/2013, 14:36
Nooossa! passei pra dar uma olhada e adorei. Essa era a viagem que eu e meu marido faríamos esse ano. Mas tivemos problemas com a preparação da viatura, rs. ano que vem é certo. vou assinar e se puderem passar informações pro nosso email será muito útil.
Vou assinar...sr Ramalho e Sr Dudu se puderem me inscrevam em seus contatos para trocarmos experiências e pegarmos umas dicas. segue o email: josyazevedo@gmail.com
Abçs Josy.
ramalho-vitoria
02/08/2013, 21:31
Devido a esses problemas que geralmente ocorrem em paises de situação não ortodoxa, é que optei e optarei sempre em utilizar uma parte aérea e deixar as emoções para o local a ser visitado.
Me coloco a disposição no e.mail ramalholc@uol.com.br para troca de informações e caso seja um questionamneto comum ao forum trocamos idéias por aqui também.
Grande abraçco a todos.
dia 13/12/2013 estou saindo de Porto Velho em direçao ao Peru, Equador, Colombia, Venezuela, Suriname e Guiana Francesa, Alaska so em 2015.. mes que vem devo comçar a preparar a Bandeirante Cabine dupla pra ir pro Alaska, essa viagem do fim do ano vou de jipe curto mesmo..