lfschmitz
31/12/2012, 11:35
Pois bem, senhores: chegou a hora! Juntei uns trocos e vou comprar meu primeiro 4x4.
Quero um carro com visual bacana e que seja confiável, que possa ser usado eventualmente no dia-a-dia.
Estou há alguns meses estudando, e coloquei pra mim mesmo um teto de 35k.
Pensei em Bandeirante (as boas e acima de 95 estão na faixa de 45k :neutral:), Defender 90 (por menos de 40k só se encontra caco velho :mad:) e várias outras opções... por fim, minha conclusão é que o melhor custo-benefício pra mim seria uma Ranger cabine estendida (não gosto da dupla) de 1999 a 2001, que estão custando na faixa de 29 a 37k, dependendo do estado de conservação, acessórios e até mesmo da exploração do vendedor... Já as PS 2.8, acima de 2002, estão entre 35 e 40k, e ficam acima do que pretendo gastar na aquisição - já me convenci que é melhor gastar 35k e ficar com 10k para manutenção, do que comprar um de 45k e ficar torcendo pra não quebrar. Claro, Band e Defender têm uma capacidade off-road que dificilmente vou algum dia usar.
Além disso, na minha região, num raio de 20km, há umas dez dessas à venda, algumas aparentemente em bom estado. Depois do ano-novo vou verificá-las pessoalmente, e quero o carro pronto para uso e todo revisado no máximo até abril/13 (meu aniversário!).
Aprendi muito nesse fórum e, a despeito do preconceito de muitos com o Maxion 2.5, li muitos relatos que coincidem com o que conheço: é um motor um pouco fraco, mas com bom potencial para preparação a baixo custo (a Rasch Motoren tem uma sugestão de bicos com 20% maior vazão e intercooler da PS 2.8 que rende cerca de 140cv).
Além disso, o custo de manutenção é baixíssimo: meu pai comprou em 1997 uma S10 zero-km com esse motor (na versão mais anêmica, com parcos 95cv) e, em dez anos de uso - até 2007 - rodou mais de 380mil km, com apenas uma geral na bomba injetora (não lembro o valor, mas não foi nada alarmante - tinha apenas um vazamento e no mais ela estava INTACTA por dentro, sendo necessária apenas a troca de umas juntas e retentores) quando tinha uns 320mil km. Era um carro de trabalho, andando sempre com o pé embaixo e 50% do tempo carregado PESADO, e a única quebra que ocorreu foi um balancim quebrado numa esticada em terceira até 70km/h morro acima - deve ter dado flutuação de válvula. E o consumo... era uma maravilha! 12 a 13km/L de média, chegando a 14km/L em viagens com pé leve e sem ar ligado.
Em substituição a S10, ele optou por uma Ranger 2.3 16v (Duratec, 150cv), pois não era mais necessário transportar peso e desde 2007, quando a comprou, rodou apenas 70mil km.
A dirigibilidade da Ranger é superior à da S10 (suspensão sensivelmente melhor) e a cabine é mais confortável. O único ponto em que é inferior é a direção, pois é muito desmultiplicada e necessita muitas voltas - mas não incomoda tanto assim. Claro que o motor ajuda muito: o Duratec é levíssimo e bastante potente, além de bastante econômico (8-10km/L). E a manutenção do carro é razoavelmente barata, além de bem rara.
Então, vamos ao ponto:
Quero um 4x4 com a dirigibilidade da Ranger e a confiabilidade e custo de manutenção da S10 que meu pai tinha.
Pergunto aos que conhecem o carro quais são os pontos críticos da transmissão e suspensão, ou outras particularidades do carro que eu deva inspecionar na compra.
Não pretendo fazer trilhas com o carro, apenas alguns passeios onde veículos 4x2 não chegam. Não pretendo fazer nenhum lift radical, no máximo ajustar a suspensão dianteira 1" pra cima usando o curso da barra de torção e colocar pneus 245x75R16, que levantariam o carro em mais 3/4". Com isso, acredito que os pneus não rasparão em nada e a dirigibilidade ficará boa em estradas de terra. Rodas de aro 16" são comuns e baratas, pneus nessa medida não são absurdamente caros e há muita variedade de marcas e modelos. Calculei um alongamento da relação final em 5,5%. Não pretendo mexer na relação de C&P pois, como os eixos nesse modelo não são Dana44, há poucas opções disponíveis e o custo não me anima. Qualquer alteração na relação final dependerá, a princípio, apenas do tamanho dos pneus e rodas.
Outra opção com custo semelhante seriam os 265x75R16; porém, o alongamento final da transmissão será de 9,6%; somado ao maior arrasto dos pneus, tornaria imprescindível mexer no motor (bicos +20% R$ 1200, cooler maior R$500... :twisted: se o carro não estiver bichado e não der muita despesa, é algo a ser pensado!!). Compensa pelo desempenho e pelo visual:
http://i243.photobucket.com/albums/ff159/Fx4wannabe01/P5120009.jpg
Segundo os americanos do fórum, cabe na original apenas com ajuste das t-bars.
Então, se é que alguém agüentou ler esse livro até o fim, fica meu abraço e agradecimento a quem tiver dicas e sugestões que possam ser compartilhadas.
Quero um carro com visual bacana e que seja confiável, que possa ser usado eventualmente no dia-a-dia.
Estou há alguns meses estudando, e coloquei pra mim mesmo um teto de 35k.
Pensei em Bandeirante (as boas e acima de 95 estão na faixa de 45k :neutral:), Defender 90 (por menos de 40k só se encontra caco velho :mad:) e várias outras opções... por fim, minha conclusão é que o melhor custo-benefício pra mim seria uma Ranger cabine estendida (não gosto da dupla) de 1999 a 2001, que estão custando na faixa de 29 a 37k, dependendo do estado de conservação, acessórios e até mesmo da exploração do vendedor... Já as PS 2.8, acima de 2002, estão entre 35 e 40k, e ficam acima do que pretendo gastar na aquisição - já me convenci que é melhor gastar 35k e ficar com 10k para manutenção, do que comprar um de 45k e ficar torcendo pra não quebrar. Claro, Band e Defender têm uma capacidade off-road que dificilmente vou algum dia usar.
Além disso, na minha região, num raio de 20km, há umas dez dessas à venda, algumas aparentemente em bom estado. Depois do ano-novo vou verificá-las pessoalmente, e quero o carro pronto para uso e todo revisado no máximo até abril/13 (meu aniversário!).
Aprendi muito nesse fórum e, a despeito do preconceito de muitos com o Maxion 2.5, li muitos relatos que coincidem com o que conheço: é um motor um pouco fraco, mas com bom potencial para preparação a baixo custo (a Rasch Motoren tem uma sugestão de bicos com 20% maior vazão e intercooler da PS 2.8 que rende cerca de 140cv).
Além disso, o custo de manutenção é baixíssimo: meu pai comprou em 1997 uma S10 zero-km com esse motor (na versão mais anêmica, com parcos 95cv) e, em dez anos de uso - até 2007 - rodou mais de 380mil km, com apenas uma geral na bomba injetora (não lembro o valor, mas não foi nada alarmante - tinha apenas um vazamento e no mais ela estava INTACTA por dentro, sendo necessária apenas a troca de umas juntas e retentores) quando tinha uns 320mil km. Era um carro de trabalho, andando sempre com o pé embaixo e 50% do tempo carregado PESADO, e a única quebra que ocorreu foi um balancim quebrado numa esticada em terceira até 70km/h morro acima - deve ter dado flutuação de válvula. E o consumo... era uma maravilha! 12 a 13km/L de média, chegando a 14km/L em viagens com pé leve e sem ar ligado.
Em substituição a S10, ele optou por uma Ranger 2.3 16v (Duratec, 150cv), pois não era mais necessário transportar peso e desde 2007, quando a comprou, rodou apenas 70mil km.
A dirigibilidade da Ranger é superior à da S10 (suspensão sensivelmente melhor) e a cabine é mais confortável. O único ponto em que é inferior é a direção, pois é muito desmultiplicada e necessita muitas voltas - mas não incomoda tanto assim. Claro que o motor ajuda muito: o Duratec é levíssimo e bastante potente, além de bastante econômico (8-10km/L). E a manutenção do carro é razoavelmente barata, além de bem rara.
Então, vamos ao ponto:
Quero um 4x4 com a dirigibilidade da Ranger e a confiabilidade e custo de manutenção da S10 que meu pai tinha.
Pergunto aos que conhecem o carro quais são os pontos críticos da transmissão e suspensão, ou outras particularidades do carro que eu deva inspecionar na compra.
Não pretendo fazer trilhas com o carro, apenas alguns passeios onde veículos 4x2 não chegam. Não pretendo fazer nenhum lift radical, no máximo ajustar a suspensão dianteira 1" pra cima usando o curso da barra de torção e colocar pneus 245x75R16, que levantariam o carro em mais 3/4". Com isso, acredito que os pneus não rasparão em nada e a dirigibilidade ficará boa em estradas de terra. Rodas de aro 16" são comuns e baratas, pneus nessa medida não são absurdamente caros e há muita variedade de marcas e modelos. Calculei um alongamento da relação final em 5,5%. Não pretendo mexer na relação de C&P pois, como os eixos nesse modelo não são Dana44, há poucas opções disponíveis e o custo não me anima. Qualquer alteração na relação final dependerá, a princípio, apenas do tamanho dos pneus e rodas.
Outra opção com custo semelhante seriam os 265x75R16; porém, o alongamento final da transmissão será de 9,6%; somado ao maior arrasto dos pneus, tornaria imprescindível mexer no motor (bicos +20% R$ 1200, cooler maior R$500... :twisted: se o carro não estiver bichado e não der muita despesa, é algo a ser pensado!!). Compensa pelo desempenho e pelo visual:
http://i243.photobucket.com/albums/ff159/Fx4wannabe01/P5120009.jpg
Segundo os americanos do fórum, cabe na original apenas com ajuste das t-bars.
Então, se é que alguém agüentou ler esse livro até o fim, fica meu abraço e agradecimento a quem tiver dicas e sugestões que possam ser compartilhadas.