Ver Versão Completa : O Diesel S-50 pode ser utilizado em motores diesel mais antigos???
GSilveira
30/12/2012, 13:00
O Diesel S-50 pode ser utilizado em motores diesel mais antigos que não foram desenvolvidos especificamente para este tipo de combustível?
Se for utilizado causa algum tipo de problema, influencia no desempenho do motor?
Edintruder
30/12/2012, 14:06
Tem muitos relatos de desgaste prematuro de bomba injetora com o uso desse diesel. Eu n-ao usarei no meu MWM.
NGDaniel
30/12/2012, 22:32
Edin, será ? pq ?
Ardidas///
30/12/2012, 23:49
Os motores preparados para esse "novo" combustível (Europa usa o "S5", há anos), dizem os motoristas profissionais, que consomem a tal da "uréia" no linguajar dos caminhoneiros e que em motores antigos, o consumo é elevado em relação ao diesel comum. Porém, quem melhor pode responder a esta pergunta é quem entende de Bomba Injetora.
Os motores antigos foram projetados para trabalhar com diesel com alto teor de enxofre. O ganho ambiental usando o S-50 nesses motores é muito pequeno e é fato que o enxofre confere mais lubricidade ao diesel. Na dúvida continuo utilizando o S500 e 1800.
Dá uma olhada nesse post : http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/105017-diesel-s50-6.html
Angelo Jr
31/12/2012, 02:34
Os motores antigos foram projetados para trabalhar com diesel com alto teor de enxofre. O ganho ambiental usando o S-50 nesses motores é muito pequeno e é fato que o enxofre confere mais lubricidade ao diesel. Na dúvida continuo utilizando o S500 e 1800.
bom, na matemática simples, voce está lançando 10x menos enxofre no ar, então creio ser um bom ganho ambiental. MAS, como foi corretamente falado, o enxofre é um lubrificante do motor diesel, e por isso a diminuição dele afetará a lubrificação do motor, causando problemas sérios na bomba e no motor inteiro. Entretanto, se você adicionar algum lubrificante, não terás problemas, mas terá que ser feito todo tanque, e não somente em algum poucos para a limpeza. Fora isso, evite deixar o diesel por muito tempo no tanque, o S-50 estraga mais rápido do que S-500. Neste tópico no fórum da Nissan tem mais detalhes http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/109126-perda-de-potencia-x-diesel-s50.html
Um abraço e bom fim de ano!
Edintruder
31/12/2012, 11:38
Esse é o problema do S-50. Menos enxofre gera menor lubrificação interna da BI. Motores com bomba em linha não sofrem tanto pois são lubrificadas com óleo lubrificante, mas as rotativas sim, essas desgastam muito came, roletes e eixo de ressaltos com esse diesel. O próprio S-500 já não é nenhum primor de lubrificação, como sabemos quando comparado ao S-1800, mas o S-50 é quase solvente puro! Daqui há pouco abastecerei com gasolina misturado com óleo lubrificante!
Desnickadu
31/12/2012, 13:28
Aquela receita de um tanque de Diesel e um litro de óleo pra motor resolve a questão?
Angelo Jr
31/12/2012, 18:11
Aquela receita de um tanque de Diesel e um litro de óleo pra motor resolve a questão?
bom, aí eu não sei dizer, mas se não houve reclamações posteriores, creio que deve dar certo. Na dúvida, melhor falar com um bombista mesmo.
GSilveira
01/01/2013, 11:20
Os motores antigos foram projetados para trabalhar com diesel com alto teor de enxofre. O ganho ambiental usando o S-50 nesses motores é muito pequeno e é fato que o enxofre confere mais lubricidade ao diesel. Na dúvida continuo utilizando o S500 e 1800.
Dá uma olhada nesse post : http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/105017-diesel-s50-6.html
Caro Dimasi, obrigado pela contribuição.
Foi bastante esclarecedor o post citado.
A conclusão que tirei é que diesel s-50 só em caso de extrema emergência (quando corre-se o risco de uma pane seca) ou nos motores eletronicos.
Não é isso?
GSilveira
01/01/2013, 11:21
bom, na matemática simples, voce está lançando 10x menos enxofre no ar, então creio ser um bom ganho ambiental. MAS, como foi corretamente falado, o enxofre é um lubrificante do motor diesel, e por isso a diminuição dele afetará a lubrificação do motor, causando problemas sérios na bomba e no motor inteiro. Entretanto, se você adicionar algum lubrificante, não terás problemas, mas terá que ser feito todo tanque, e não somente em algum poucos para a limpeza. Fora isso, evite deixar o diesel por muito tempo no tanque, o S-50 estraga mais rápido do que S-500. Neste tópico no fórum da Nissan tem mais detalhes http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/109126-perda-de-potencia-x-diesel-s50.html
Um abraço e bom fim de ano!
Obrigado pela contribuição Angelo. O post citado a exemplo do post citado pelo Dimasi tb foi bastante esclarecedor.
Otimo ano novo!
Sim, usando o S50 as vezes, não vai causar dano nenhum. Só usando sempre que ao longo do tempo vai diminur a vida útil da BI.
O S-50 chegou, fez barulho e confundiu. :putz:
E neste país como sempre complicamos mais que esclarecemos, a Petrobrás, a partir de 01/01/13, substitui o S-50 pelo S-10 :shock: - http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/diesels10 (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/diesels10)
Não vai demorar pra aparecer um monte de perguntas e dúvidas sobre o S-10! :mrgreen:
Angelo Jr
03/01/2013, 00:59
O S-50 chegou, fez barulho e confundiu. :putz:
E neste país como sempre complicamos mais que esclarecemos, a Petrobrás, a partir de 01/01/13, substitui o S-50 pelo S-10 :shock: - http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/diesels10 (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/diesels10)
Não vai demorar pra aparecer um monte de perguntas e dúvidas sobre o S-10! :mrgreen:
oq vai mudar é que os veículo diesel S-50 vão precisar colocar óleo de motor no combustível pra não estragar porque o S-10 tem menos enxofre que o S-50, assim como quem tem um veículo para S-500
GSilveira
05/01/2013, 14:20
A ideia do governo é acabar com a venda e distribuição dos diesel s-500 e s-1800 no futuro próximo???
GSilveira
05/01/2013, 14:25
O S-50 chegou, fez barulho e confundiu. :putz:
E neste país como sempre complicamos mais que esclarecemos, a Petrobrás, a partir de 01/01/13, substitui o S-50 pelo S-10 :shock: - http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/diesels10 (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/diesels10)
Não vai demorar pra aparecer um monte de perguntas e dúvidas sobre o S-10! :mrgreen:
Oq está acontecendo no meu ponto de vista é q o governo quer mudar uma coisa para aparentar q o brasil é um país mais moderno só na fachada....pois muda o diesel sem q os nossos veículos estejam preparados para ele.
Desculpem a comparação, MAS ISSO ESTÁ PARECENDO AQUELA NOVELA DA NOVA TOMADA DE 3 PINOS....adianta nada botarmos a bendita tomada na parede e os aparelhos virem com o terceiro pino sendo q quase nenhuma casa no Brasil tem aterramento contra descargas elétricas.
NGDaniel
05/01/2013, 14:40
Oq está acontecendo no meu ponto de vista é q o governo quer mudar uma coisa para aparentar q o brasil é um país mais moderno só na fachada....pois muda o diesel sem q os nossos veículos estejam preparados para ele.
Desculpem a comparação, MAS ISSO ESTÁ PARECENDO AQUELA NOVELA DA NOVA TOMADA DE 3 PINOS....adianta nada botarmos a bendita tomada na parede e os aparelhos virem com o terceiro pino sendo q quase nenhuma casa no Brasil tem aterramento contra descargas elétricas.
No pais das jaboticabas, tudo é possivel..
Para 2014 está previsto o fim do S-1800. no futuro deve ocorrer o mesmo com o S-500
http://www.mma.gov.br/estruturas/163/_arquivos/petrobras_proconve_163.pdf
Ardidas///
05/01/2013, 21:04
Para 2014 está previsto o fim do S-1800. no futuro deve ocorrer o mesmo com o S-500
http://www.mma.gov.br/estruturas/163/_arquivos/petrobras_proconve_163.pdf
Interessante a informação
GSilveira
06/01/2013, 14:39
Para 2014 está previsto o fim do S-1800. no futuro deve ocorrer o mesmo com o S-500
http://www.mma.gov.br/estruturas/163/_arquivos/petrobras_proconve_163.pdf
Excelente contribuição Dimasi...
Obrigado novamente.
Desnickadu
06/01/2013, 22:09
Oq está acontecendo no meu ponto de vista é q o governo quer mudar uma coisa para aparentar q o brasil é um país mais moderno só na fachada....pois muda o diesel sem q os nossos veículos estejam preparados para ele.
Desculpem a comparação, MAS ISSO ESTÁ PARECENDO AQUELA NOVELA DA NOVA TOMADA DE 3 PINOS....adianta nada botarmos a bendita tomada na parede e os aparelhos virem com o terceiro pino sendo q quase nenhuma casa no Brasil tem aterramento contra descargas elétricas.
Mas é aquela coisa, não tem motor pra low sulfur diesel pq não tem low sulfur diesel a venda ou não tem LSD a venda porque não tem motor LSD pra usar?
A mesmo ladainha com a gasolina. Nosso gasoholl assusta as montadoras que não trazem motor mais modernos lá de fora pq não usam nosso "combsutivel" [e pq o povo é BURRO e gosta de motor fRex].
A mudança do diesel é boa sim, vai gerar desconforto quando mudar, mas foi assim em todo lugar e ao menos para o meio ambiente será melhor. Precisamos dele pra poder viver, então é melhor cooperar :)
[mas que essa putaria de arla, taxa disso e daquilo, vistoria aqui e acolá enche o saco, ah enche!]
Acontece que o tal de Contran e demais orgãos de controle ambiental do Brasil não funcionam...estamos a séculos atrás do mundo nessas questões. A diminuição do enxofre com o apelo ambiental é correta mas enquanto a europa q usa estão em normas super avançadas pois usam motores modernos e baratos nós aqui estamos com motores caros e ultrapassados...básico.
Nos motores mais novos existem proteções nas peças de desgaste alem de aditivos que suprem a falta de enxofre como elemento de lubirifcação do sistema e portanto ok para uso.
Ja nos motores antigos esta pratica de aliemntar com S50 ou menores deveria ser evitada. Não sei a politica da petrobras para o S500...acho que em uns 2 ou 3 anos não deverá ter mais...não sei.
Eu uso de vez em qdo na ranger e parece dar um rendimento de queima melhor, mehor torque e quase zero fumaça.
GSilveira
07/01/2013, 11:26
Mas é aquela coisa, não tem motor pra low sulfur diesel pq não tem low sulfur diesel a venda ou não tem LSD a venda porque não tem motor LSD pra usar?
A mesmo ladainha com a gasolina. Nosso gasoholl assusta as montadoras que não trazem motor mais modernos lá de fora pq não usam nosso "combsutivel" [e pq o povo é BURRO e gosta de motor fRex].
A mudança do diesel é boa sim, vai gerar desconforto quando mudar, mas foi assim em todo lugar e ao menos para o meio ambiente será melhor. Precisamos dele pra poder viver, então é melhor cooperar :)
[mas que essa putaria de arla, taxa disso e daquilo, vistoria aqui e acolá enche o saco, ah enche!]
Tem outras coisas que dizem respeito a preservação do meio ambiente que o governo parece pouco se importar. Acho inclusive que se falando de problemas ambientais no Brasil a poluição do ar é o menor deles. AS LEIS SIMPLESMENTE NÃO FUNCIONAM.
No amazonas desmatam hectares mais hectares de mata virgem e ninguem toma providencia nenhuma. Industrias despejam toneladas de lixo quimico nos rios e nada acontece. Enquanto isso, aqui na minha cidade pra voce derrubar UMA arvore no seu quintal que já está velha e correndo risco de cair sobre a sua casa é uma burocracia imensa....
Desnickadu
07/01/2013, 15:23
Tem outras coisas que dizem respeito a preservação do meio ambiente que o governo parece pouco se importar. Acho inclusive que se falando de problemas ambientais no Brasil a poluição do ar é o menor deles. AS LEIS SIMPLESMENTE NÃO FUNCIONAM.
No amazonas desmatam hectares mais hectares de mata virgem e ninguem toma providencia nenhuma. Industrias despejam toneladas de lixo quimico nos rios e nada acontece. Enquanto isso, aqui na minha cidade pra voce derrubar UMA arvore no seu quintal que já está velha e correndo risco de cair sobre a sua casa é uma burocracia imensa....
Sim. um cliente meu foi PRESO por 1 semana pq usou uma motosserra sem licensa do IBAMA pra cortar um pinheiro que caiu em cima da garagem dele. Agora ta processando o Estado pra ver se da uma graninha pros netos... :confused:
GSilveira
08/01/2013, 10:25
Sim. um cliente meu foi PRESO por 1 semana pq usou uma motosserra sem licensa do IBAMA pra cortar um pinheiro que caiu em cima da garagem dele. Agora ta processando o Estado pra ver se da uma graninha pros netos... :confused:
Olhaíi....parece piada!!
O negócio é aguardar mesmo pra ver como vai ser essa história do s-50...
:?
Junior-L200Power
08/01/2013, 12:50
E se em 2014 o S1800 e S500 pararem de ser oferecidos, os carros "velhos" é que se f*d@m?!?!
Pq já tá meio que comprovado que os carros com B.I rotativa precisam desses Diesel "enxofrados"...então como fica isso?!
Enquanto isso eu voltando de viagem semana passada tava reparando nas lavouras de soja...como isso destrói o meio ambiente hein...
Kilometro e Kilometros sem ver 1 árvore em pé...isso pode!!
Walter da Camper
08/01/2013, 17:20
Quando acabar o S500 quem se vai se fu... vai ser o próprio meio-ambiente, porque aqueles que tem um pouco de conhecimento de mecânica vão adicionar óleo lubrificante no tanque de diesel para preservar a boa e velha BI rotativa mecânica. Os que não têm esse conhecimento serão orientados pelo bombista quando tiverem que recuperar a BI desgastada. Taí uma boa oportunidade de negócio para daquí a uns 2 anos: vender peças para bombas injetoras.
E se em 2014 o S1800 e S500 pararem de ser oferecidos, os carros "velhos" é que se f*d@m?!?!
Pq já tá meio que comprovado que os carros com B.I rotativa precisam desses Diesel "enxofrados"...então como fica isso?!
Enquanto isso eu voltando de viagem semana passada tava reparando nas lavouras de soja...como isso destrói o meio ambiente hein...
Kilometro e Kilometros sem ver 1 árvore em pé...isso pode!!
GSilveira
09/01/2013, 20:59
Quando acabar o S500 quem se vai se fu... vai ser o próprio meio-ambiente, porque aqueles que tem um pouco de conhecimento de mecânica vão adicionar óleo lubrificante no tanque de diesel para preservar a boa e velha BI rotativa mecânica. Os que não têm esse conhecimento serão orientados pelo bombista quando tiverem que recuperar a BI desgastada. Taí uma boa oportunidade de negócio para daquí a uns 2 anos: vender peças para bombas injetoras.
kkkkk
Esse lance de adicionar óleo lubrificante na bomba injetora funciona mesmo?
Nao há nenhum risco de danificar outras coisas?
Qual proporção oleo lubrificante x oleo diesel??
André-4WD
09/01/2013, 22:11
Salve..
Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
"Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."
Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".
Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...
Estou muito confuso com tudo isso..
Abraço
andre
André-4WD
09/01/2013, 22:12
Salve..
Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
"Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."
Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".
Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...
Estou muito confuso com tudo isso..
Abraço
andre
Walter da Camper
10/01/2013, 00:58
kkkkk
Esse lance de adicionar óleo lubrificante na bomba injetora funciona mesmo?
Nao há nenhum risco de danificar outras coisas?
Qual proporção oleo lubrificante x oleo diesel??
Adicionar óleo lubrificante no tanque faz lubrificar levemente todas as peças por onde passa o combustível, inclusive a BI, que tem muitas peças móveis atritando mergulhadas no diesel.
Tanto é verdade que os motores 2 tempos (motos e popa) eram lubrificados exclusivamente pelo óleo misturado no combustível em proporções que variavam de 2 a 4%. Nesses motores não havia óleo no carter, pois a mistura ar-combustível (e óleo 2T) era aspirada pela parte baixa do pistão antes de subir para o cilindro (através da janela de transferencia) e o óleo presente na mistura era suficiente para manter o virabrequim, biela e pistão (únicas peças móveis desses motores) girando a rotações altíssimas sem problemas.
Considerando que a necessidade deve ser menor que nos motores 2T, ja que a gasolina certamente afetava o poder de lubrificação, acredito que 1% seja mais que suficiente, o que equivale a 1 litro por tanque.
GSilveira
11/01/2013, 12:15
Adicionar óleo lubrificante no tanque faz lubrificar levemente todas as peças por onde passa o combustível, inclusive a BI, que tem muitas peças móveis atritando mergulhadas no diesel.
Tanto é verdade que os motores 2 tempos (motos e popa) eram lubrificados exclusivamente pelo óleo misturado no combustível em proporções que variavam de 2 a 4%. Nesses motores não havia óleo no carter, pois a mistura ar-combustível (e óleo 2T) era aspirada pela parte baixa do pistão antes de subir para o cilindro (através da janela de transferencia) e o óleo presente na mistura era suficiente para manter o virabrequim, biela e pistão (únicas peças móveis desses motores) girando a rotações altíssimas sem problemas.
Considerando que a necessidade deve ser menor que nos motores 2T, ja que a gasolina certamente afetava o poder de lubrificação, acredito que 1% seja mais que suficiente, o que equivale a 1 litro por tanque.
Obrigado Walter!
Tinha me esquecido mesmo dos motores 2 tempos, hoje se não me engano proibidos de fabricação aqui no Brasil....
As vezes da saudade do som deste motor nas corridas de motocross.... rs
Bira IJC
11/01/2013, 13:18
Discussão interessante. :palmas:
Li este e os outros tópicos sobre o uso do S50 e deixo aqui alguns comentários de quem ficou inquieto ao ler tantas percepções diferentes sobre o assunto e agora também com uma "pulga-atrás-da-orelha" em relação ao uso do S50.
O motor do meu carro é o toyota 1-HZ, 6 cil. diesel, aspirado, bomba injetora, e quase 300 mil Km rodados.
Comecei a usar o S50 faz uns 5 meses, misturando ou intercalando os abastecimentos com o diesel "comum".
Atualmente abasteço preferencialmente com o S50. Pois bem:
1. Fazendo coro com a maioria, a diferença na fumaça é notável, mesmo naquelas reduções em subida, quase não se vê pelo retrovisor.
2. Da mesma forma que alguns já observaram, tb notei que o castanhado do motor diminuiu em médias p/altas rotações; já em relação a sentir o motor mais solto, não percebi diferença;
3. Não senti melhora no desempenho que eu possa atribuir exclusivamente ao uso do S50. Eu começei a usá-lo o logo após uma revisão onde troquei todos os filtros (ar, combustível e óleo). Portanto, eu entendo que o resultado positivo foi uma conjugação de fatores que vai para além do abastecimento com um diesel "mais puro e de melhor qualidade" (e psicologicamente acabamos "sugestionados" a perceber sutis melhoras).
4. O consumo da viatura piorou ao invés de melhorar nesta última viagem que fiz. Ainda não calculei exatamente, mas estimo que tenha piorado em até 1km/L (> 10%), sendo que o último tanque eu usei o evolux Shell.
Li que a maioria notou diminuição do consumo como benefício, mas uns poucos afirmaram AUMENTO no consumo com o uso do S50.
Mais uma vez, acredito que no meu caso houve uma conjugação de fatores, pois usei um jogo de pneus de maior diâmetro e fiz uma média de velocidade mais alta do que costumo fazer, tornando meio furada a comparação com a situação anterior. Porém, neste ponto a "intuição" tá dizendo prá ficar mais atento nos próximos abastecimentos.
5. Me preocupou a questão levantada sobre o poder de lubricidade do S50 em relação ao comum nos componentes da BI. Agora vai um achismo: Independente de motor novo ou antigo, não acredito que a petrobrás tenha retirado um componente com essa função na formulação e não tenha compensado de outra forma. Li em alguma resposta que a adição de 5% Biodiesel cumpriria com esse papel de manutenção da ação lubrificante. Isso soa mais coerente do que termos que adotar medidas corretivas como o uso de aditivos e/ou óleo 40 num cenário próximo onde só haverá disponível diesel com pouquíssimo enxofre. Creio que a questão levantada do armazenamento e da perecibilidade maior do S50 seja mais determinante do que o malefício da retirada pura e simples do enxofre da composição.
No mais, cada vez mais interessado e aguardando o desenvolvimento destas discussões,:pipoca:
Abraços,
Bira.
Sou cliente Mit, desde 2000, atualmente tenho uma L-200 sport 2005; Estou tentando um contato com a famigerada fábrica e quando acesso o site, eles exigem cadastro com nº CPF de forma totalmente insegura na página MIT, expondo seus clientes a risco sendo que esgotei a paciência de tanto reclamar p/ a correção; a intenção do contato é saber qual o sistema EGR ou SCR ou outro qualquer que integra o motor 4D56 ; por favor se alguém souber agradeço a informação pois contato com a Mitsubishi, desisti;
Walter da Camper
11/01/2013, 21:46
SCR com certeza não é.
A utilização de sistemas EGR/SCR tornou-se obrigatória a partir de 2012, mas sei que tem alguns modelos anteriores da Mit que já contavam com EGR. Melhor pesquisar no sub-forum da Mit.
GSilveira
17/01/2013, 15:27
Discussão interessante. :palmas:
Li este e os outros tópicos sobre o uso do S50 e deixo aqui alguns comentários de quem ficou inquieto ao ler tantas percepções diferentes sobre o assunto e agora também com uma "pulga-atrás-da-orelha" em relação ao uso do S50.
O motor do meu carro é o toyota 1-HZ, 6 cil. diesel, aspirado, bomba injetora, e quase 300 mil Km rodados.
Comecei a usar o S50 faz uns 5 meses, misturando ou intercalando os abastecimentos com o diesel "comum".
Atualmente abasteço preferencialmente com o S50. Pois bem:
1. Fazendo coro com a maioria, a diferença na fumaça é notável, mesmo naquelas reduções em subida, quase não se vê pelo retrovisor.
2. Da mesma forma que alguns já observaram, tb notei que o castanhado do motor diminuiu em médias p/altas rotações; já em relação a sentir o motor mais solto, não percebi diferença;
3. Não senti melhora no desempenho que eu possa atribuir exclusivamente ao uso do S50. Eu começei a usá-lo o logo após uma revisão onde troquei todos os filtros (ar, combustível e óleo). Portanto, eu entendo que o resultado positivo foi uma conjugação de fatores que vai para além do abastecimento com um diesel "mais puro e de melhor qualidade" (e psicologicamente acabamos "sugestionados" a perceber sutis melhoras).
4. O consumo da viatura piorou ao invés de melhorar nesta última viagem que fiz. Ainda não calculei exatamente, mas estimo que tenha piorado em até 1km/L (> 10%), sendo que o último tanque eu usei o evolux Shell.
Li que a maioria notou diminuição do consumo como benefício, mas uns poucos afirmaram AUMENTO no consumo com o uso do S50.
Mais uma vez, acredito que no meu caso houve uma conjugação de fatores, pois usei um jogo de pneus de maior diâmetro e fiz uma média de velocidade mais alta do que costumo fazer, tornando meio furada a comparação com a situação anterior. Porém, neste ponto a "intuição" tá dizendo prá ficar mais atento nos próximos abastecimentos.
5. Me preocupou a questão levantada sobre o poder de lubricidade do S50 em relação ao comum nos componentes da BI. Agora vai um achismo: Independente de motor novo ou antigo, não acredito que a petrobrás tenha retirado um componente com essa função na formulação e não tenha compensado de outra forma. Li em alguma resposta que a adição de 5% Biodiesel cumpriria com esse papel de manutenção da ação lubrificante. Isso soa mais coerente do que termos que adotar medidas corretivas como o uso de aditivos e/ou óleo 40 num cenário próximo onde só haverá disponível diesel com pouquíssimo enxofre. Creio que a questão levantada do armazenamento e da perecibilidade maior do S50 seja mais determinante do que o malefício da retirada pura e simples do enxofre da composição.
No mais, cada vez mais interessado e aguardando o desenvolvimento destas discussões,:pipoca:
Abraços,
Bira.
Bira, obrigado pelo depoimento e pelo interesse em responder o tópico!
Assim que estiver algum novo comentario a fazer a respeito fique a vontade...
Por curiosidade estive dando uma olhada na sua viatura...QUE MÁQUINAA!! hauhuah
Abraços
GSilveira
17/01/2013, 15:38
Salve..
Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
"Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."
Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".
Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...
Estou muito confuso com tudo isso..
Abraço
andre
André, dificil mesmo achar a resposta pra esse caso.
Eu acho que vc poderia continuar utilizando o diesel comum (s-500), porque era o diesel que provavelmente era utilizado na sua viatura durante o seu tempo de uso e pelo visto não causou problema algum....
Algumas coisas que vem escritas no manual em alguns casos não devem ser levados em conta...as vezes acabam até nos confundindo mais....
Por exemplo:
Eu tenho um carro que no manual dele diz que o óleo de motor que deve ser utilizado é o óleo com especificação 5w-40 semi-sintético ou sintético. Porém como hoje o carro se encontra com mais de 100 mil km rodados, meu mecanico de confiança aconselhou-me a colocar o óleo com especificação 20w-50 na finalidade de melhorar a lubrificação do motor já que o mesmo já está um pouco desgastado devido a quilometragem... Essa observação bastante lógica no meu ponto de vista nem sequer aparecia no manual do veículo....
Desnickadu
17/01/2013, 15:55
Eu tenho um carro que no manual dele diz que o óleo de motor que deve ser utilizado é o óleo com especificação 5w-40 semi-sintético ou sintético. Porém como hoje o carro se encontra com mais de 100 mil km rodados, meu mecanico de confiança aconselhou-me a colocar o óleo com especificação 20w-50 na finalidade de melhorar a lubrificação do motor já que o mesmo já está um pouco desgastado devido a quilometragem... Essa observação bastante lógica no meu ponto de vista nem sequer aparecia no manual do veículo....
Esse procedimento de troca de viscosidade de óleo é feito em motores antigos que tinham as folgas nas partes moveis maiores que hoje em dia.
Um motor moderno não precisa dessa mudança na viscosidade do óleo, ela só é necessaria caso vc pretenda "esticar" a vida útil do motor além do ponto de retifica, que é quando ele começa a queimar óleo. Então vc coloca um óleo mais grosso para parar de queimar e seguir a vida. Essa mudança hoje faz que com vc perca lubrificação na parte superior do motor e force a bomba de óleo, além de consumir mais combustivel.
GSilveira
19/01/2013, 10:32
Esse procedimento de troca de viscosidade de óleo é feito em motores antigos que tinham as folgas nas partes moveis maiores que hoje em dia.
Um motor moderno não precisa dessa mudança na viscosidade do óleo, ela só é necessaria caso vc pretenda "esticar" a vida útil do motor além do ponto de retifica, que é quando ele começa a queimar óleo. Então vc coloca um óleo mais grosso para parar de queimar e seguir a vida. Essa mudança hoje faz que com vc perca lubrificação na parte superior do motor e force a bomba de óleo, além de consumir mais combustivel.
Isso serve para qualquer motor, diesel e gasolina?
A partir de que ano mais ou menos relativos a fabricação do motor não se aconselha mais a fazer isso?
Desnickadu
19/01/2013, 13:18
desde que o manual do motor peça um óleo de grade 15W40 ou menor. Isso acontece mais ou menos no fim dos anos 90, inicio dos 2000.
Tanto faz o combustivel, o que importa é a idade do projeto do motor. As folgas eram grandes porque não existiam maquinas capazes de fazer peças com tolerancias menores.
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