PDA

Ver Versão Completa : Lataria da Toyota Bandeirante, por que ninguém fabrica?

regisnavarro
05/01/2010, 22:52
Para alguns jipes se encontra de tudo em lataria, já para as Bands, peças novas só na Toyota a preços surreais, há por aí também peças recuperadas a preços abusivos, e meia-dúzia de peças em fibra. Por que alguma estamparia não começa a fabricar tetos, portas, laterais, curvões e etc das Bands? Existe alguma proibição explícita da Toyota, de que estas peças não possam ser fabricadas por terceiros?

maxdelta
06/01/2010, 00:20
Para alguns jipes se encontra de tudo em lataria, já para as Bands, peças novas só na Toyota a preços surreais, há por aí também peças recuperadas a preços abusivos, e meia-dúzia de peças em fibra. Por que alguma estamparia não começa a fabricar tetos, portas, laterais, curvões e etc das Bands? Existe alguma proibição explícita da Toyota, de que estas peças não possam ser fabricadas por terceiros?
Na realidade tem! Não sei como funciona, mas para um empresa fabricar peças, tem que pagar direitos e etc. mesmo pra um veiculo que saiu de linha a tanto tempo, mas acredito, que mais empresas se interessaram pelo seguimento assim que a band completar 10 anos de fora de linha!

A pouco tempo uma band de um amigo reformou, algumas partes era irrecuperáveis por estarem empenadas, quando fora solicitado, na curiosidade o fabricante das peças da band, foi mostrado uma empresa que presta serviço a montadora na argentina, dificil de acreditar, mais q o dobro do preço, da ultima peça encontrada na loja. Band tá virando diamante!

Falando em lataria, meu medo é que se eu precisar de um caixote da band, e me deparar com 14b será f..., pois o suporte, bem como o chassi em geral são bem diferentes, pq no resto é tudo igual, o paralama da minha é da 14b, o direito é diferente das mais antigas, por causa do suporte da bateria.

Acho q vc pode procurar algo na www.toyocap.com.br

Boa sorte!

[]s

elmestizo
06/01/2010, 09:25
no brejo de madre de deus, fabricam...

Carlos ZN
07/01/2010, 14:59
Olá Regis,

Tem algumas peças na Estribex na Rua Barra funda, e a Band inteira de fribra.

hercilio.neto
07/01/2010, 22:05
O problema são as peças que são mais curvadas.
É muito caro fabricar peças que contém muitas curvas. Porisso é possível encontrar peças como assoalho, porém é complicado encontrar os paralamas ou o capô, curvões e teto.
As opções existentes são de fibra de vidro.
Não sei se é possível (ou viável) importar essas peças, que pelo que me consta, são fabricadas nos EUA.
Para os CJ5 e CJ3, existem quase todas as peças da lataria, menos os paralamas - nenhum fabricante cogita fabrica-los - o motivo é esse.
É possível montar um CJ 0km de lata. Menos os paralamas.

HERCILIO NETO

Francisco Bicalho
08/01/2010, 08:15
.............
Não fabricam pela mesma razão que não fabricam a lataria do fusca, do DKW, do Simca Chambord, do Gordini; o carro saiu de linha e é preciso moldes e prensas enormes para formar as chapas de aço que viram peças que compõem a lataria de um automóvel. A Toyota, se não me engano, mandou os moldes e prensas para alguma fábrica deles na África.

Guiga Tostes
08/01/2010, 11:24
Ola amigos,

aqui no Brasil quem fabrica lataria de jipes(CJ's) com excelencia é a Ironparts (http://www.ironparts.com.br/) tanto que as carrocerias produzidas por eles sao certificadas e conferem originalidade ao veiculo restaurado/construido que deseje se candidatar a placa preta, coisa fina mesmo.

Agora lataria de Band so vi na Cool Cruisers of Texas que inclusive faz pecas em aluminio...custam uma caro e acredito que nao seja viavel importa-las...a nao ser que $$ nao seja o problema...segue para sonhar: http://coolfj40.stores.yahoo.net/bodyparts.html

eles produzem ate os paralamas, mas nao vi teto e capo.

Quem dera tivessemos um fornecedor desses por aqui...

Abrs

rafaelsouza
08/01/2010, 12:22
Guiga, obrigado pela menção, deixa eu falar nossa posição até o momento.

já fomos indagados várias vezes sobre o assunto e já fizemos alguns pequenos estudos.

é o seguinte, provavelmente daqui a alguns meses vamos começar a produzir algumas peças, mas precisamos terminar um estudo sobre as mais utilizadas e que tem menos variações de acordo com o ano, pois o ferramental é caríssimo
principalmente para as peças que precisam de repuxo como essas mais arredondadas, como o exemplo do paralama, esse ferramental provavelmente é inviável, pois um ferramental para o repuxo ali é complicadíssimo.

bom só para dar uma idéia, pq acham que o troller ainda não tem uma versão de lata ? para poderem vender para os exercitos do mundo todo por ai ?

pq vcs acham que o engesa tinha aquele desenho quadradinho? para ser feito todo na dobradeira ou seja, não precisar de repuxo

infelizmente o repuxo não é fácil, mas o que varia mesmo é a postura da empresa que fabricava o carro originalmente, exemplo:

A Alemã Volks tem a política de depois de alguns anos leiloar o ferramental para que uma empresa independente possa compra-lo e continuar vendendo a preços competitivos.

Já a Ford, manda derreter tudo e jogar na sucata !!!!!!

todos os ferramentais e estampos do jeep, rural e f75 foram cortados e derretidos e vendidos, na sucata.

Meu encarregado aqui na fábrica e aposentado da Ford, e segundo o que ele conta um dia do final dos anos 80, no pátio da Ford aqui do Ipiranga fizeram uma montanha de manuais de proprietário, do mecânico e das concessionárias, e atearam fogo, sem deixar nenhum funcionário levar nada

Pela informação que tive sobre a Toyota, eles guardam em segredo onde atualmente são fabricadas as peças mas provavelmente foi repassado a uma empresa dirigida tbm por Japoneses mas por aluguel, tendo eles assim algum controle, não sei se é verdade mas foi o que chegou para nós depois de cavucarmos um pouco o assunto

RogerBand76
08/01/2010, 19:58
Então colega, no caso da Toyota nao é enviado nada pra fora.
As ferramentas estão todas em SBC lá na Piraporinha, são acumulados os pedidos de service parts da band, então é produzido um lote sempre em unidades de 100pçs que são estocadas o grande problema é se vc. for o cliente n.101, aí tem espera de mais de um mes.
Palavra de quem trabalha há 22 anos la dentro tá precisando de um semi-eixo dianteiro e não tem onde comprar.

É mole ou quer mais?

rafaelsouza
08/01/2010, 20:27
Viu como é tudo questão de postura ?

valeu pela informação, pelo menos o pessoal já sabe de quem ter raiva.

abrass

Guiga Tostes
09/01/2010, 01:10
Então colega, no caso da Toyota nao é enviado nada pra fora.
As ferramentas estão todas em SBC lá na Piraporinha, são acumulados os pedidos de service parts da band, então é produzido um lote sempre em unidades de 100pçs que são estocadas o grande problema é se vc. for o cliente n.101, aí tem espera de mais de um mes.
Palavra de quem trabalha há 22 anos la dentro tá precisando de um semi-eixo dianteiro e não tem onde comprar.

É mole ou quer mais?

Roger,

quem administra esta fábrica, a própria Toyota? Estes lotes de peças originais atendem a quem, concessionárias, lojas...?

Abrs e obrigado pelas infos e bem curioso:pensativo:

cRiPpLe_rOoStEr
09/01/2010, 01:42
A Toyota, se não me engano, mandou os moldes e prensas para alguma fábrica deles na África.

o landcruiser na áfrica chegou a evoluir mais que o bandeirante:parede::parede::parede: seria até estranho se tivesssem mandado o ferramental para lá...

quanto a lataria: se eu comprasse um bandeirante hoje e não fizesse questão de placa preta cairia matando logo na fibra...

RogerBand76
10/01/2010, 10:16
Roger,

quem administra esta fábrica, a própria Toyota? Estes lotes de peças originais atendem a quem, concessionárias, lojas...?

Abrs e obrigado pelas infos e bem curioso:pensativo:

É a própria Toyota mesmo e em SBC na av. Piraporinha.
Se precisar de alguma peça, vc. faz o pedido na concessionária que envia pra TDB (service parts) que coloca no status da produção, aí, vc. aguarda todo o retorno até a concessionária lembrando que algumas não pegam mais pedidos de peças de lataria pra band.

alexandre diniz
10/01/2010, 20:16
realmente são só algumas peças

passei na toyota de Campinas ja faz um tempinho e perguntei sobre a caixa de ar embaixo das portas

quem quizer eles fazem sim so que na época

só R$ 910,00 kekeke

mas a estribex de sampa faz essa parte porem me falaram que a deles não tem os detalhes

só não sei o preço deles mas acredito se mais barato

embora qdo precisar tem um cara em aqui que faz artesanalmente qualquer uma das peças

Guiga Tostes
10/01/2010, 21:58
É a própria Toyota mesmo e em SBC na av. Piraporinha.
Se precisar de alguma peça, vc. faz o pedido na concessionária que envia pra TDB (service parts) que coloca no status da produção, aí, vc. aguarda todo o retorno até a concessionária lembrando que algumas não pegam mais pedidos de peças de lataria pra band.

Valeu, foi o que eu imaginei...são peças para atender aos pedidos das concessionarias.

Agora resta saber o que farão com o maquinário apos 2011...onde termina a obrigação da toyota de continuar a produzir peças para reposição das Band... vamos ver o que vai acontecer!

Abr

cRiPpLe_rOoStEr
16/01/2010, 02:21
Agora resta saber o que farão com o maquinário apos 2011...onde termina a obrigação da toyota de continuar a produzir peças para reposição das Band... vamos ver o que vai acontecer!

eu acredito que componentes mecânicos continuarão a ser disponibilizados regularmente, mas lataria e acabamentos eu acredito que os japas vão achar que não compensa mais fabricar... talvez vendam ou arrendem as estampas e desenhos técnicos da carroceria...

Fausto Gomes
16/01/2010, 11:35
brejo madre de deus e o lugar
eles fazem a peca que quizer com o logo da toyota faz se quizer de aluminio ou inox ou chapa normal e so mandar fazer

alexandre diniz
16/01/2010, 11:43
Grande Fausto
mas em madre eles fazem peças no padrão original ou só para as alongadas?

por sinal tentei entrar em contato com a FIBERCAR do Ceará e os telefones foram trocados o site ninguem repsonde aos e-mails
alguem sabe se fechou???

rodiney
16/01/2010, 14:23
Alexandre, com certeza não fechou.
Em novembro eu fui lá no Ceará conferir o trabalho do Franzé, e semana passada eu encomendei uma carroceria completa para minha Band curta.
Ele tem respondido meus emails sem problema, de repente o problema esta no site dele. Tenta mandar o email direto: fibercar@fibercar.com.br.
Abs

estyvybeykr
16/01/2010, 16:18
Grande Fausto
mas em madre eles fazem peças no padrão original ou só para as alongadas?

por sinal tentei entrar em contato com a FIBERCAR do Ceará e os telefones foram trocados o site ninguem repsonde aos e-mails
alguem sabe se fechou???

Alexandre falei hojé com o Sr. Franzé da Fibercar, ele me informou que esteve de ferias o mês passado e que estará voltando ao serviço pra semana.
Tambem estou querendo colocar um teto e duas laterais de fibra na minha band, e ele me pediu para que mandasse um email pra ele, para que ele me responda os valores, só que no site não tem como, alguem sabe me informar? :parede:

estyvybeykr
16/01/2010, 16:22
Alexandre, com certeza não fechou.
Em novembro eu fui lá no Ceará conferir o trabalho do Franzé, e semana passada eu encomendei uma carroceria completa para minha Band curta.
Ele tem respondido meus emails sem problema, de repente o problema esta no site dele. Tenta mandar o email direto: fibercar@fibercar.com.br.
Abs

Rodiney o Sr. Franzé me falou do seu pedido , exatamente por que o indaguei se ainda estaria fabricando as peças em fibra, puts não tinha visto o end. de email dele aqui, vou aproveitar :mrgreen:

alexandre diniz
16/01/2010, 19:56
ok se possivel quem conseguir falar com ele pede o telefone e ate celular

pois os telefones do site o primeiro que é tel mesmo entrei em contato não existe e o segundo cai na casa de um a senhora que ainda disse que muita gente tem ligado la perguntado pelo fibercar

estyvybeykr
16/01/2010, 21:56
ok se possivel quem conseguir falar com ele pede o telefone e ate celular

pois os telefones do site o primeiro que é tel mesmo entrei em contato não existe e o segundo cai na casa de um a senhora que ainda disse que muita gente tem ligado la perguntado pelo fibercar

Alexandre anota ai (0xx85)9981-3942 :concordo:

canzilao
15/07/2010, 23:25
Guiga, obrigado pela menção, deixa eu falar nossa posição até o momento.

já fomos indagados várias vezes sobre o assunto e já fizemos alguns pequenos estudos.

é o seguinte, provavelmente daqui a alguns meses vamos começar a produzir algumas peças, mas precisamos terminar um estudo sobre as mais utilizadas e que tem menos variações de acordo com o ano, pois o ferramental é caríssimo
principalmente para as peças que precisam de repuxo como essas mais arredondadas, como o exemplo do paralama, esse ferramental provavelmente é inviável, pois um ferramental para o repuxo ali é complicadíssimo.

bom só para dar uma idéia, pq acham que o troller ainda não tem uma versão de lata ? para poderem vender para os exercitos do mundo todo por ai ?

pq vcs acham que o engesa tinha aquele desenho quadradinho? para ser feito todo na dobradeira ou seja, não precisar de repuxo

infelizmente o repuxo não é fácil, mas o que varia mesmo é a postura da empresa que fabricava o carro originalmente, exemplo:

A Alemã Volks tem a política de depois de alguns anos leiloar o ferramental para que uma empresa independente possa compra-lo e continuar vendendo a preços competitivos.

Já a Ford, manda derreter tudo e jogar na sucata !!!!!!

todos os ferramentais e estampos do jeep, rural e f75 foram cortados e derretidos e vendidos, na sucata.

Meu encarregado aqui na fábrica e aposentado da Ford, e segundo o que ele conta um dia do final dos anos 80, no pátio da Ford aqui do Ipiranga fizeram uma montanha de manuais de proprietário, do mecânico e das concessionárias, e atearam fogo, sem deixar nenhum funcionário levar nada

Pela informação que tive sobre a Toyota, eles guardam em segredo onde atualmente são fabricadas as peças mas provavelmente foi repassado a uma empresa dirigida tbm por Japoneses mas por aluguel, tendo eles assim algum controle, não sei se é verdade mas foi o que chegou para nós depois de cavucarmos um pouco o assunto
Eu vendi meu Gol G4 2008 que tirei zero na agencia pois entrava mais agua e poeira que uma toyota velha, e agora depois vou vender o Ford Ka da mulher só de grilo com uma noticia dessas.
Cambada de gente sem ideia.
Vou ficar so de Toyota mesmo, pois a mulher ta doidinha em uma SW4 modelo novo rsrsrsrs (vai sonhando muié, vai sonhando...)

Acurvelo
16/07/2010, 17:49
Rodney,

Voce poderia ventilar o custo da sua carroceria de fibra? Tenho um Jipão aqui em Macaé e futuramente gostaria de fechar ela.

Sds,

Andre

geraldojulio
29/12/2012, 09:43
estou a procura de do torpedo (baneira) da band cabine dupla 14b, tanque lado esquerdo, nao estou encontrando.

Dimasi
30/12/2012, 14:09
Tenta em Brejo da Madre de Deus.

Ardidas///
30/12/2012, 21:41
Tenta em Brejo da Madre de Deus.
Colega, vc se refere à Cidade do Nordeste ou uma loja?

Dimasi
31/12/2012, 02:28
A cidade. Tem lojas lá que enviam para todo o Brasil.

MarcioNatal
01/01/2013, 23:42
Colega, vc se refere à Cidade do Nordeste ou uma loja?

Fala Ardidas, tudo bem?

Se quiser tentar lá em Brejo da Madre de Deus, fala com o Leyson, pessoa bastante conhecido lá na cidade, integro e correto. Conheço-o pessoalmente. Aqui na região muitos toyoteiros se valem dele para serviços e peças variadas.
O telefone dele para contato é 0XX81-96041267. Pode usar o meu nome e dizer que faz parte do 4X4BRASIL.

Um abraço.

Márcio Humberto
Natal/RN

Ardidas///
02/01/2013, 09:13
Fala Ardidas, tudo bem?

Se quiser tentar lá em Brejo da Madre de Deus, fala com o Leyson, pessoa bastante conhecido lá na cidade, integro e correto. Conheço-o pessoalmente. Aqui na região muitos toyoteiros se valem dele para serviços e peças variadas.
O telefone dele para contato é 0XX81-96041267. Pode usar o meu nome e dizer que faz parte do 4X4BRASIL.

Um abraço.

Márcio Humberto
Natal/RN

Td certo sim Marcio, obrigado.
Abraços,

JPX97
02/01/2013, 22:21
Se um dia eu precisar com certeza será tudo de fibra. Um veículo em fibra pode acontecer o que for estará sempre zero KM . durabilidade e resistência bem superior que qualquer lata...

MarcioNatal
02/01/2013, 22:48
Concordo com você. Comprei o meu kit no Franzé/CE e venho montando a duras penas, mas está ficando do jeito que eu quero. Fiz modificações na carroceria com uma pessoa acostumada a laminar carrocerias de buggy, e o serviço ficou perfeito.

387789387790387791387792387793

Um abraço.

Márcio Humberto

Ardidas///
02/01/2013, 22:55
Concordo com você. Comprei o meu kit no Franzé/CE e venho montando a duras penas, mas está ficando do jeito que eu quero. Fiz modificações na carroceria com uma pessoa acostumada a laminar carrocerias de buggy, e o serviço ficou perfeito.

Um abraço.

Márcio Humberto

Será que na Band Longa de aço é possível fazer uma porta apenas do lado direito? Tipo cortar a lata e pôr uma porta de fibra igual essa sua?
Talvez nessas empresas que cabinam caminhões???

MarcioNatal
02/01/2013, 23:27
Fala Ardidas, legal?

Que dá pra fazer, dá. E não é necessário uma porta de fibra. Se você observar bem, verá que a porta traseira é a mesma porta da frente sem o quebra-vento. Tanto que o tamanho do vidro de uma é o mesmo da outra. Talvez seja mais fácil/barato mandar cortar e reduzir uma porta normal do que colocar uma de fibra. É um caso a se pensar! Com a palavra os universitários!!!!
Um abraço.

MH

hercilio.neto
03/01/2013, 01:27
Será que na Band Longa de aço é possível fazer uma porta apenas do lado direito? Tipo cortar a lata e pôr uma porta de fibra igual essa sua?
Talvez nessas empresas que cabinam caminhões???

Dá uma olhada nesse tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/107922-band-cabine-dupla-3-portas-alguem-ja-fez.html

hercilio.neto
03/01/2013, 21:33
Dá uma olhada nesse tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/107922-band-cabine-dupla-3-portas-alguem-ja-fez.html

... e esse também.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/110209-comprar-portas-traseiras-da-bandeirante-cabine-dupla.html

Carlos Eduardo da Silva
27/04/2014, 08:52
bom dia Marcio morro em natal estol pretendendo comprar uma bande mas a lataria esta acabada onde vc comprou a sua carroceria como é o barulho na carroceria as portas ficam certinhas

MarcioNatal
27/04/2014, 16:18
Boa tarde Carlos Eduardo.

A carroceria comprei em Fortaleza ao Franzé, quando ele ainda fabricava. Quanto ao barulho, não entendi direito a pergunta, mas vamos lá; a minha é monobloco, ou seja, de móvel somente as portas e o capô, o resto é uma peça só. Quanto ao barulho do motor, é um pouco mais silenciosa por não haver buracos/brechas na parede corta fogo. O isolamento acústico/térmico é igual ao que eu tinha anteriormente. As portas são uma cópia perfeita da original, como todo o resto do carro, e fecham normalmente.

Um abraço e qualquer coisa estamos por aqui.

Márcio Humberto

Mauro Pichorim
18/03/2017, 12:16
Olá Marcio, sou de Natal também e vi este seu post, estou querendo botar a capota de fibra, você recomenda? Você pode me passar os contatos de onde você comprou o kit (Franzé/CE) e também de quem fez o acabamento? Tem alguém que você conheça que faz este serviço em fibra para bandeirantes em Natal? Tenho uma bandeirantes longa perua que preciso arrumar a lataria toda praticamente, estou querendo mudar para fibra, mas antes gostaria de ouvir opiniões. Agradeço.

Um abraço.

Márcio Humberto

hercilio.neto
19/03/2017, 13:31
Olá Marcio, sou de Natal também e vi este seu post, estou querendo botar a capota de fibra, você recomenda? Você pode me passar os contatos de onde você comprou o kit (Franzé/CE) e também de quem fez o acabamento? Tem alguém que você conheça que faz este serviço em fibra para bandeirantes em Natal? Tenho uma bandeirantes longa perua que preciso arrumar a lataria toda praticamente, estou querendo mudar para fibra, mas antes gostaria de ouvir opiniões. Agradeço.

Mauro,
O Franzé fechou a Fibercar e não fabrica mais.
Sugiro a Fiber4x4 do Paraná.
Para a Band longa eles fabricam o caixote com 3 ou 4 portas fica muito bom, sem ter que alongar o chassi (a do Franzé precisava alongar 30 cm)
Eu vi o produto na última Fenajeep e é de boa qualidade.

anndreluiz
27/11/2017, 11:46
fale com ivanildo em brejo da madre de Deus em pernambuco
ele fabrica muitas peças inclusive os paralamas
81 99955-2566 diga que falou com andre pereira

xibiu!!!
08/12/2017, 22:29
Olhem só o capricho...:drool::drool:

#4640 1964-1978 FJ Quad Cab - 120" WB - Hard Bodies by Aqualu Industries Inc. | Aluminum Replacement Bodies & Accessories (http://www.hardbody4x4.com/4640-1964-1978-fj-quad-cab---120-wb.html)