Ver Versão Completa : vela aquecedora.
fksimoes
27/12/2012, 18:47
Boa noite pessoal..
vejam se podem me ajudar.
hj pela manha, carro frio, virei a chave e nada..
-arranque funcionando perfeitamente mas o carro não pegava.
segunda tentativa e em menos de 1 segundo ele funcionou. show.. sai da garagem e fui trabalhar.
carro estabilizado, sem fumaça ou seja problema sério não parece ser.
Carro estacionado por mais ou menos 1h quando descubro que minha cozinheira estava sem alho, entro no carro e...
pra minha surpresa o mesmo problema.
--- percebi que a molinha das aquecedoras nao acendeu. ---
segunda tentativa e vi a mola acesa quando virei .. show...
voltei do mercado e comecei a tentar provocar o defeito.
bom.. as vezes a mola nao acende, e o carro não pega.
quando ela acende e apaga, o carro funciona perfeitamente.
.. imaginei que devo troca-las ne??
vi que em 2007 um forista daqui teve um problema com velas paralelas..
caso esse seja o problema, onde as encontro alem da autorizada...
sera que e isso mesmo??
aquele abraço.
Felippe
Leonardo Dic
27/12/2012, 21:10
Eu tive problema com as velas, procura ver se acha as Bosch. Mas é estranho, com esse calor, mesmo com as velas sem funcionar era pra pegar.
TCHEIGOR
28/12/2012, 10:48
Eu tive problema com as velas, procura ver se acha as Bosch. Mas é estranho, com esse calor, mesmo com as velas sem funcionar era pra pegar.
tá com cara de mau contato no relé pois mesmo com as velas queimadas a molinha no painel tem q acender.
fksimoes
28/12/2012, 11:47
Leonardo.;.. obrigado, mas to com o tgheigor, as vezes aparece no painel outras não.. e o carro so pega se ela aparecer...
não sabia da existencia de um rele para els.. sabe onde fica??
aquele abraço.
obrigado.
Felippe
sandro_ventania
28/12/2012, 14:55
Apesar da molinha ser a indicadora de quando há ou não problema, o problema certamente é eletrico, pois mesmo sem as velas, o carro era para funcionar normal.
Leve no eletrecista, pois quando é assim, voce acaba ficando inguiçado no meio da rua.
fksimoes
28/12/2012, 16:24
Apesar da molinha ser a indicadora de quando há ou não problema, o problema certamente é eletrico, pois mesmo sem as velas, o carro era para funcionar normal.
Leve no eletrecista, pois quando é assim, voce acaba ficando inguiçado no meio da rua.
Sandro boa tarde.
Obrigado pela resposta, mas..
não são as velas que queimam o combustível?
caso elas não armem, o carro liga assim mesmo!?
no manual do carro identifiquei o rele.. não consegui tira-lo, mas a tampa de acrílico se soutou e eu taquei limpa contato nele...
1° esse rele não esta aberto, mas com o limpa contato funcionou.
2° tive problemas nos reles de motor de arranque e farol, exatamente a mesma coisa, troquei e ta show de bola.
um amigo me alertou que posso estar com um problema mais grave elétrico . pode ate ser, mas acredito tb que a vida útil dos equipamentos substituídos tenha acabado. sera?
bom é um rele ou fusível sei la. de 80a na caixa de fusível do motor. o 1° de 80a...
alguém conhece um eletricista bom para me falar sobre isso!?
um abraço.
Felippe
TCHEIGOR
29/12/2012, 07:57
pra tirar o relé tem que soltar toda caixa, ele é parafusado por baixo dela!
tá com cara de mau contato no relé pois mesmo com as velas queimadas a molinha no painel tem q acender.
TCHEIGOR! Onde fica esse relé, pois a minha tbm ta com esse problema e não pega quando esfria e a molinha só acende de vez enquanto!
TCHEIGOR
31/12/2012, 13:11
TCHEIGOR! Onde fica esse relé, pois a minha tbm ta com esse problema e não pega quando esfria e a molinha só acende de vez enquanto!
Olá Dannylo, não sei qual o modelo da tua, mas nas SW4 modelo até 95 é uma caixe de fusíveis/relés no compartimento do motor, atrás da bateria, um de 80A se não me engano está escrito glow plug. (estou longe da viatura agora pra confirmar, mas é o primeiro mais próximo da bateria)
Abraço
Igor
fksimoes
31/12/2012, 16:35
boas.. Tcheigor. beleza?
cara o problema não foi resolvido, caminhando para mais 2 dias sem ela..
mola do painel não acende, mas tb mesmo aquecendo manualmente a vela com o positivo da bateria o carro não pega.
alguém conhece algum mecânico de confiança, pois hj me estressei bastante, arranquei a bateria do carro e tranquei para esses merletricistas não mecherem.. não pode achar nada.. estavam querendo comparar o defeito do carro com um santana 94...
rio de janeiro, algum eletricista que tenha um scaner e que saiba oq esta fazendo??
aquele abraço.
sandro_ventania
02/01/2013, 16:17
Boa tarde !
Fksimoes...as velas dos motores a gasolina é que queimam o combustivel...as velas aquecedoras dos veículos a diesel são somente para auxiliar as partidas a frio e mesmo assim para locais realmente frios, o clima aqui do sudeste pra cima, principalmente no verão dispensa as velas. O que queima o combustivel é o "efeito diesel", a compressão do motor é tão alta que ele superaquece o ar dos cilindros, nesse instante a bomba injetora pulveriza uma gota de óleo que se incendeia ao encontrar esse ar superaquecido. Agora imagina um lugar muitooo frio, o motor supergelado...a compressão não consegue aquecer o ar até o "ponto ideal"...nessa hora é que entra a vela para dar uma aquecida lá dentro, depois que o motor pegou, a vela se apaga, ela é temporizada...entendeu?
Dá uma verificada se o relê da bomba injetora arma...seu problema eletrico(que deve ser mal contato mesmo) deve estar fazendo com que o relê da bomba injetora não arme, se não armar, não libera combustivel para a bomba.
Normalmente se houve um clic ao virar a chave...mesmo assim faça um teste, ligue o relê manualmente igual voce fez com as velas. O relê é imbutido na bomba...procure os fios.
fgonelli
02/01/2013, 17:36
Boa tarde !
Fksimoes...as velas dos motores a gasolina é que queimam o combustivel...as velas aquecedoras dos veículos a diesel são somente para auxiliar as partidas a frio e mesmo assim para locais realmente frios, o clima aqui do sudeste pra cima, principalmente no verão dispensa as velas. O que queima o combustivel é o "efeito diesel", a compressão do motor é tão alta que ele superaquece o ar dos cilindros, nesse instante a bomba injetora pulveriza uma gota de óleo que se incendeia ao encontrar esse ar superaquecido. Agora imagina um lugar muitooo frio, o motor supergelado...a compressão não consegue aquecer o ar até o "ponto ideal"...nessa hora é que entra a vela para dar uma aquecida lá dentro, depois que o motor pegou, a vela se apaga, ela é temporizada...entendeu?
Dá uma verificada se o relê da bomba injetora arma...seu problema eletrico(que deve ser mal contato mesmo) deve estar fazendo com que o relê da bomba injetora não arme, se não armar, não libera combustivel para a bomba.
Normalmente se houve um clic ao virar a chave...mesmo assim faça um teste, ligue o relê manualmente igual voce fez com as velas. O relê é imbutido na bomba...procure os fios.
Fala Sandro,
Eu também pensava como vc que nossos carros não precisavam de vede aquecimento. Parece lógico mas eu estava enganado. Eu tinha o manual do 1kzt falando sobre isso, agora eu não achei mas, as velas não são de pré-aquecimento. E sim de aquecimento, elas mantem a ante câmara na temperatura ideal de trabalho mesmo com o carro ligado. Auxiliando na combustão do diesel por completo podendo utilizar assim uma taxa de compressão menor.
Mas ainda acho que era para o motor funcionar, funcionar mal com bastante fumaça mas dar algum sinal de vida.
Abraço,
Felipe.
fksimoes
02/01/2013, 17:49
Boa tarde !
Fksimoes...as velas dos motores a gasolina é que queimam o combustivel...as velas aquecedoras dos veículos a diesel são somente para auxiliar as partidas a frio e mesmo assim para locais realmente frios, o clima aqui do sudeste pra cima, principalmente no verão dispensa as velas. O que queima o combustivel é o "efeito diesel", a compressão do motor é tão alta que ele superaquece o ar dos cilindros, nesse instante a bomba injetora pulveriza uma gota de óleo que se incendeia ao encontrar esse ar superaquecido. Agora imagina um lugar muitooo frio, o motor supergelado...a compressão não consegue aquecer o ar até o "ponto ideal"...nessa hora é que entra a vela para dar uma aquecida lá dentro, depois que o motor pegou, a vela se apaga, ela é temporizada...entendeu?
Dá uma verificada se o relê da bomba injetora arma...seu problema eletrico(que deve ser mal contato mesmo) deve estar fazendo com que o relê da bomba injetora não arme, se não armar, não libera combustivel para a bomba.
Normalmente se houve um clic ao virar a chave...mesmo assim faça um teste, ligue o relê manualmente igual voce fez com as velas. O relê é imbutido na bomba...procure os fios.
Sandro .. obrigado pela dica...
acabei de voltar da oficina, e oq esta acontecendo é...
_ o rele da vela GLOW PLUG RELAY foi prosaco.
realmente ele tem que funcionar mesmo assim..
vamos la..
- com relação ao rele da bomba.. pode ser o problema, pois identifiquei que o diesel não esta sendo conduzido aos bicos..
a primeira tomada da bomba.. (de cima) esta com o positivo sem corresta...
onde fica esse rele???
estou levando o carro pra toyota amanha ... ja desanimei legal, e não sei mais se fico com ela..
triste ate...
aquele abraço.
fksimoes
02/01/2013, 18:06
acabei de fazer contato com uma oficina que e especializada em bi e eletrica desse carro em goiania.
vamos la.. Sr Nilson falou que o problema pode não ser nada alem de um aterramento arrebentado.. agora qual é o bicho com defeito.. ???
em baixo do filtro de ar tem um aterramento , no modulo outro, na bateria outro, e por ai vai.. alguem sabe onde eles ficam??
aquele abraço...
quem tem uma dessas, faz um favor...
vire a chave, e escute quantos reles armam, por favor... eu acho que são 4, caso sejam 2 meus estão inoperantes, se forem 3 1 esta fufu..
q q eu faço.
arrumei o esquema elétrico dela, mas não sei ler esta merdaaaaaaaaaaa
se alguém precisar to ai...
sandro_ventania
02/01/2013, 18:25
Fk...eu pouco posso ajudar, pois a minha é 93.
O relê (solenoide) da minha fica no proprio corpo da bomba, como a minha bomba é mecanica, o unico fio eletrico que sai dela é do solenoide.
Quanto ao aterramento...pega um jogo de chaves e sai dando aperto em todos os fios que são aparafusados na carcaça/chassi.
sandro_ventania
02/01/2013, 18:27
Ahh...e não desanima não...pois todo veículo pode acontecer esse tipo de defeito. Até cavalo empaca as vezes...he he he!
fksimoes
02/01/2013, 18:43
rsrsrs beleza.. obrigado.
vou fazer isso.. a m e que pode ser tudo né..
sorte a sua que é so solenoide.. rsrsrsrsrsrs
aquele abraço.
Esse carro não tem algum corta-corrente que interrompe o relé ou solenóide da bomba? Esses corta-correntes normalmente são colocados pelos proprietários (que eu saiba não tem original) e com o tempo pode haver oxidação e causar mal contato na fiação ou na própria chave do corta-corrente.
Abraços e feliz ano novo pros amigos.
Clandio
fgonelli
03/01/2013, 18:05
O módulo fica em baixo do painel dá uma olhada nesse aqui: ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_2001_TOYOTA_4RUNNER_KZN185L-GKMST_8405.html)
Se quiser uma dica de oficina tem a TOYOMUNDI: TOYOMUNDI - Peças e Serviços Especializados (http://www.toyomundi.com.br/)
em são gonçalo. O marco o mecanico deles é muito bom com essas bombas!
fksimoes
03/01/2013, 19:27
fgonelli.. obrigado.. ja ate falei com o galo da toyomundo, estou realmente pensando seriamente se reboco direto pra toyota sga entrego na mão do franklin pra escanea-la e pago os 215, que quanto mais meche mais pode aumentar o problema ne...
aquele abraço.
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