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Ver Versão Completa : Roda livre passa a impressão de ter peças soltas



yoda
27/12/2012, 14:03
Olá,

Procurei por um tópico que descrevesse o mesmo problema que o meu, mas não encontrei. Minha T4 é 2011. Faço 100km por estradas de terra mensalmente, mas sem trilhas. É raro precisar da tração, costumo acionar o sistema mensalmente apenas para dar uma lubrificada.

Recentemente, ao acionar a roda-livre no lado direito do carro, tive a impressão de algo "balançar" dentro da peça, além do acionamento aparentar estar mais leve que o normal. Isso acontece tanto quando passo de 4X2 para 4X4 quanto ao contrário. O acionamento do outro lado é feito de forma justa, sem maiores desconfianças.

O modo 4X4 high funcionou, mas parei de usar por medo de ficar na estrada.

Perguntas:

1) Se a roda livre quebrar, fico na estrada?
2) Se não acionar mais o 4X4, trafego sem problemas?
3) Se alguém já passou por problema semelhante e puder comentar mais a respeito, também agradeço!

Como não entendo de mecânica, obviamente seria melhor levar o carro para um especialista, o problema é que, neste momento, ficar a pé não é minha melhor opção!

Se alguém puder dar uma luz, agradeço.

Bernardo Hoelz
27/12/2012, 14:59
Yoda, existe uns retentores no eixo perto da roda que podem romper e vazar a lubrificação. Não sei se é o seu caso, mas isso afetaria as duas rodas livres.
Em 4x2 seu carro funciona normal? se sim, pode andar tranquilamente e depois pare para checar.

abrs

yoda
27/12/2012, 15:09
Em 4X2 roda sem fazer barulhos.

Só tenho medo é de perder uma roda, ao algo que me deixe na estrada antes de dar tempo de levar no mecânico.

homerohermida
27/12/2012, 15:16
Para não ter dúvidas sobre perder a roda, levante-a no macaco e verifique se há folgas.

yoda
27/12/2012, 16:25
Opa, acabei de ver, não há folgas. Vou viajar do jeito que está, sem acionar a tração, devagar e com andor, porque, como dizem, o anjo da guarda não voa muito rápido! Na volta, levarei o carro no mecânico, aproveitando para a troca de óleo.

Abraço e boas festas.

ORIONE
28/12/2012, 03:29
O que observei no manual d manut. das R. Livres AVM é q está escrito em negrito:

Não aplicar graxa (ou coisa parecida) no máximo óleo nem sei qto p/ leve lubrificação.

Porem qdo se anda em rua de paralelepipedo as R.L. costuma gerar barulho. Um amigo tinha esse prob. tirou elas, meteu graxa e resolvou, pq assim ela fica "cheia/calçada" d graxa por dentro.

Agora o pq da recomendação d ñ usar graxa eu ñ faço idéia..., se alguem souber!
[]´s

Gustavo de Olliveira
28/12/2012, 08:38
O que observei no manual d manut. das R. Livres AVM é q está escrito em negrito:

Não aplicar graxa (ou coisa parecida) no máximo óleo nem sei qto p/ leve lubrificação.

Porem qdo se anda em rua de paralelepipedo as R.L. costuma gerar barulho. Um amigo tinha esse prob. tirou elas, meteu graxa e resolvou, pq assim ela fica "cheia/calçada" d graxa por dentro.

Agora o pq da recomendação d ñ usar graxa eu ñ faço idéia..., se alguem souber!
[]´s

A graxa dependendo da quantidade impede o entalhado de encaixar perfeitamente na ponta de eixo, pode roçar, e as vezes acontece também de se ficar muito tempo sem usar a RL e tiver graxa ela resseca e impede o movimento do entalhado.

Yoda, não precisa viajar devagar com seu troller, vai na toada de sempre que vc está acostumado, o sistema de roda livre nada tem a ver com o cubo que prende a roda.

yoda
28/12/2012, 09:13
A graxa dependendo da quantidade impede o entalhado de encaixar perfeitamente na ponta de eixo, pode roçar, e as vezes acontece também de se ficar muito tempo sem usar a RL e tiver graxa ela resseca e impede o movimento do entalhado.

Yoda, não precisa viajar devagar com seu troller, vai na toada de sempre que vc está acostumado, o sistema de roda livre nada tem a ver com o cubo que prende a roda.

Passei no tópico para dar uma olhada nas outras mensagens antes de viajar, e novamente agradeço a atenção dos mais experientes!

Abraço