Ver Versão Completa : Bobina esquentando.... CJ5 apagando!
wladimircapelo
05/09/2005, 18:37
Estava fazendo um passeio na praia do Cumbuco, uma entre muitas aqui no Ceará, quando o meu jeep simplesmente apagou. Final de tarde, maré enchendo e comecei a ficar desesperado, pois o Troller do meu irmão não conseguia me rebocar para um lugar seguro. Pior é que meu carro não tinha um "gancho" para reboque, e, por amadorismo e desespero amarrei a cinta no parachoque. Imaginem como ficou o coitado, mas entre perder o carro ou o parachoque, que fosse a segunda opção. Depois de muitas tentativas (+- uma hora depois), do parachoque totalmente amassado e com água pegando nos pneus, tentei, num lance de despero final, botar o carro para pegar. Para minha felicidade e surpresa ele funcionou, pois já estava certo do prejuízo maior. Logo depois chegou um jipeiro mais experiente e me disse que o problema era a bobina que tinha esquentado e que bastava ter colocado um pano úmido sobre ela para baixar a temperatura que tudo voltaria ao normal.
Tirei várias lições nesse dia, como ter sempre uma cinta de reboque a mão, instalar um gancho para reboque na posição correta, e nunca andar na beira da praia com a maré enchendo.
Aí vai a pergunta... Qual bobina usar já que não confio mais nessa?
Valeu.
Wladimir
p.peleje
05/09/2005, 18:47
Qual é o seu motor? Tem ignição eletrônica ou é platinado?
[]s
Peleje
wladimircapelo
05/09/2005, 18:48
Meu motor é um 6cc do opala e não tem injeção eletronica.
Ronaldo B.
05/09/2005, 18:52
Wladimir,
Qual bobina usar depende do motor que vc tem no jeep e principalmente se é com ignição eletrônica ou com platinado. Eu uso a bobina da Bosh, tenho ignição eletronica num GM151 alcool, e não tem dado problemas, se não me engano, o final do código dela é 067.
[]´s
wladimircapelo
05/09/2005, 19:05
Ronaldo,
O motor é esse que eu descrevi, Opala 6cc, mas acredito que o jeep não tenha ignição eletronica, ou seja, deve ser platinado. Desculpe a ignorancia.... vou checar com quem entende e depois eu aviso. De qualquer forma valeu pela dica. :D
p.peleje
05/09/2005, 19:05
Meu motor é um 6cc do opala e não tem injeção eletronica.
Tem ignição eletrônica? Não confunda com injeção! Que ano é seu
motor?
Basta abrir o distribuidor, e olhar se tem platinado.
[]s
Peleje
Daniel Webber
05/09/2005, 21:49
Se seu jeep é com platinado provavelmente ele está equipado com uma bobina para ignição eletrônica. Voçê pode resolver este problema instalando um resistor em série no 15 da bobina. As bobinas para ignição eletrônica trabalham com no máximo 10 Volts e as para platinado com alimentação direta de bateria.
Daniel W.
wladimircapelo
05/09/2005, 22:11
Peleje, me desculpe, eu quis dizer que ele não tem "ignição" eletrônica.
Vou ver qual o ano do motor.
Deixa eu fazer mais perguntas....
É normal a bobina esquentar? Qual o motivo para, de repente, ela esta dando problema?
Valeu pela dica Daniel. Na verdade muito do que vocês falam é novidade para mim, e venho aprendendo cada vez mais. Até outro dia não sabia nem o que era "jumelo".
Valeu!! :palmas: :D
wladimircapelo
05/09/2005, 22:15
Vou bater umas fotos do "equipamento" e colocar aqui para vocês verem. Não sei qual é o carburador, meu mecanico já me falou uma vez mas esqueci, nem o ano do motor, pois já comprei ele todo montado. Outra coisa que está me intrigando é o radiador estar encostando a base no chassi. Vou ver se tiro umas fotos também.
Valeu.
De fato, se a bobina não esquentava antes, pode ser que simplesmente a bobina foi pro saco....mas ao trocar por uma nova vale a indicação dos amigos, alguma precisam de um resistor para não esquentarem pois são para sistemas com ignição eletronica.
No meu 6 cil, platinado e cabos normais, uso uma de ignição eletronica, pois as que seriam para jeep são de marca muito ruim.. ai tive que por o tal resistor.
elias flato
10/09/2005, 02:21
tenho um jeep willys 6 cilindros ano 63 com platinado, e a bobina dele foi para o espaço sideral. Qual devo colocar? Auto-eletrico faz isso mesmo?
[]'s :pensativo:
Carlos ZN
10/09/2005, 16:10
Olá Amigos,
Desculpe ser sincero mas a muito tempo atras descobri que não existe mais platinado hoje fazem uma bosta e tem coragem de dizer que é platinado, trocaram o metal, não fazem mais com platina, pos isto que deixa na mão.
Uma dica é troque por ignição pode ser de desmanche pois o modulo não tem meia boca ou funciona ou não.
Dê preferencia para Borch.
Fernando César Ximenes
10/09/2005, 16:45
De fato, se a bobina não esquentava antes, pode ser que simplesmente a bobina foi pro saco....mas ao trocar por uma nova vale a indicação dos amigos, alguma precisam de um resistor para não esquentarem pois são para sistemas com ignição eletronica.
No meu 6 cil, platinado e cabos normais, uso uma de ignição eletronica, pois as que seriam para jeep são de marca muito ruim.. ai tive que por o tal resistor.
Edgar,
De quantos homs é a resistência desse resistor? Grato, Fernando.
Marco Alexandre Rodrigues
12/09/2005, 22:01
Caro Wladimir,
Tive problema semelhante, troquei a bobina (Vermelhinha tradicional), coloquei um resistor (shunt) e nada.
Fui em uma auto elétrica de confiança e o camarada trocou a bobina por uma bobina do Gol Bola, trocou a tampa do distribuidor (Estava rachada) e colocou um jogo de velas zero bala. Só não trocou os cabos de vela que estavam bons. O Jeep (Willys 51 com motor AP 1.8) ficou ótimo. Até a performance do motor melhorou.
Se a bobina esquenta e você tem problemas de dar partida, o problema é mesmo na bobina.
Se não, se for o "motor" que está esquentando e depois de quente passa a falhar, pode ser a bomba de gasolina que precisa trocar.
Marco
Willys 51 AP 1.8 Nervoso
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.