Ver Versão Completa : motor de arranque do 4cc OHC o que fazer?!?!
amigos, venho aqui pedir mais uma ajuda a vocês...
Meu motor de partida/arranque esquenta direto... se eu adiantar o tempo do motor ele pega "so de olhar pra chave" mas não desenvolve bem, fica "engasgando". mas no tempo certo fica nhenhenhehenhe... ate pegar, quando ta frio. e quente, fica ligado direto(corro e tiro o fio negativo da bateria) e tenho que jogar água no arranque para esfria. e ligar!
*ja fiz o motor de partida 2 vezes
*ja troquei vela, cabo de vela, bateria de 70A coloquei 90A
*ele é ignição eletrônica.
- um amigo me disse pra fazer o teste com outro modulo da ignição eletrônica, o que vocês me dizem?
obrigado desde ja
chinelao4x4
26/12/2012, 08:24
joia jair,
este é o mau do ohc , quase todos tem este problema , o meu tem igniçao eletronica tambem, depois de quente parece que fica pesado demais ! e não pega, mesmo depois de tudo trocado no arranque continua pesado, a solução é por o arranque do corsa, qualquer ano serve, em casa mesmo vc poe , a adaptação é bem simples ( tem topico com o tutorial por aqui), depois de instalado, pega mesmo fora do ponto, quente, debaixo de agua, e etc... é um arranque barato e é certeza de nunca mais ter problemas de pegar, foi a melhor coisa que fiz no ohc até hj , ARRANQUE DO CORSA NO OHC !
abrçs
rodrigo.hoffman
26/12/2012, 09:32
joia jair,
este é o mau do ohc , quase todos tem este problema , o meu tem igniçao eletronica tambem, depois de quente parece que fica pesado demais ! e não pega, mesmo depois de tudo trocado no arranque continua pesado, a solução é por o arranque do corsa, qualquer ano serve, em casa mesmo vc poe , a adaptação é bem simples ( tem topico com o tutorial por aqui), depois de instalado, pega mesmo fora do ponto, quente, debaixo de agua, e etc... é um arranque barato e é certeza de nunca mais ter problemas de pegar, foi a melhor coisa que fiz no ohc até hj , ARRANQUE DO CORSA NO OHC !
abrçs
X2... :concordo:
Mas só a titulo de curiosidade, apesar de qualquer ano servir, existem diferenças de um para outro.. Tem um modelo que o arranque é reduzido e gira mais devagar que o outro.. Economiza bateria mas demora uma pouco pra pegar.. O sem redução gira bem rápido e é mais facil de adaptar.. Pelo menos eu achei..
[ ]´s de arranque de corsa reduzido sem o nhec, nheccc, nnnhheeeeccccc..
matrakaum
26/12/2012, 12:51
Tem como compartilhar o link do esquema de adaptação. Eu ando tendo problemas enormes c/ a pesquisa. Após a reformulação do site não consegui mais realiza-las
rodrigo.hoffman
26/12/2012, 14:16
Sou obrigado a concordar que a pesquisa do fórum realmente nunca acha nada.. Eu faço assim:
1 - Google (http://www.google.com.br)
2 - no campo da pesquisa digite: site:4x4brasil.com.br (tema que quer pesquisar).. Ex: site:4x4brasil.com.br arranque de corsa no OHC
Ai desse jeito vc acha, com certeza...
Tá ai o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/46053-ajuda-motor-arranque-motor-4-cc-ohc.html
[ ]´s
Meu motor de partida/arranque esquenta direto... se eu adiantar o tempo do motor ele pega "so de olhar pra chave" mas não desenvolve bem, fica "engasgando". mas no tempo certo fica nhenhenhehenhe... ate pegar, quando ta frio. e quente, fica ligado direto(corro e tiro o fio negativo da bateria) e tenho que jogar água no arranque para esfria. e ligar!
- um amigo me disse pra fazer o teste com outro modulo da ignição eletrônica, o que vocês me dizem?
obrigado desde ja
quer resolver mesmo ? ponha um motor de opala 4cc .
Ai vc se livra de 1 problema e ganha 4.
Pra falar a verdade nem do problema do arranque vc vai se livrar pq arranque de opala é uma M, vive dando problema e não tem nenhuma opção quanto a adaptação.
galera valeu mesmo pela ajuda... vou pesquisar e comprar o arranque do corsa! e mão na massa.
e jecaov8... eu sou fã do motor OHC! nao sei explicar o pq. so sei que gosto dele. o meu ta fazendo 8 km/l ta todo enxutinho.
abraço a todos
galera valeu mesmo pela ajuda... vou pesquisar e comprar o arranque do corsa! e mão na massa.
e jecaov8... eu sou fã do motor OHC! nao sei explicar o pq. so sei que gosto dele. o meu ta fazendo 8 km/l ta todo enxutinho.
abraço a todostambem gostava do meu o problema é que ele bebeu toda agua dum rio
Robertux
27/12/2012, 14:47
abraço a todos
Eu também gosto muito desse motor, desde que eu tinha 18 anos (em 1976) e me pai tinha um Maveco com esse motor.
No meu Jeep eu tenho um OHC dos últimos que saiu, com ignição eletrônica original, retentor no mancal traseiro do virabrequim e carburador de corpo duplo. O único problema que tenho é que de vez em quando, quando desligo com o motor quente, ele engasopa e precisa pisar fundo no acelerador e dar uma partida comprida para pegar, do resto é 100%, é econômico, anda bem no trânsito urbano e em rodovias e vai muito bem na trilha, é forte e sobe muito de giro quando é preciso. Por enquanto é só alegria!
Abraços
Roberto
chinelao4x4
27/12/2012, 23:08
como dizem, quem gosta de motorzinhu é dentista , opala só se for 6cc , 4 cc não presta ( pra mim).
como dizem, quem gosta de motorzinhu é dentista , opala só se for 6cc , 4 cc não presta ( pra mim).
motor do opala 4 cil tem lá suas vantagens, é simples ao extremo, duravel, barato, rustico etc., etc, mas eu nunca iria tirar um OHC pra colocar um de opala, só se fosse o ultimo recurso.
motor do opala 4 cil tem lá suas vantagens, é simples ao extremo, duravel, barato, rustico etc., etc, mas eu nunca iria tirar um OHC pra colocar um de opala, só se fosse o ultimo recurso.
Dodger... eu li um comentário seu em outro tópico e resolvi fazer um teste...
fiz o que vc falou, " para colocar no ponto correto" fiz isso... mas como ja havia dito ele ficou pesado do mesmo jeito. então liguei o bendito fio... DO + DA BOBINA PARA O ARRANQUE! e ai pronto. acabou o problema. sem gasto de dinheiro!
o motor pega quente frio... com meu som ligado por uns 30 min. ta uma beleza!
valeu galera pela a ajuda de todos!
obrigado desde ja
Bom dia Amigo,
Conforme o pessoal falou, coloca o motor de partida do corsa, quando eu tinha meu OHC estava com mesmo problema, fiz a troca e os problemas da falta de partida acabaram.
Abraços
Bom dia Amigo,
Conforme o pessoal falou, coloca o motor de partida do corsa, quando eu tinha meu OHC estava com mesmo problema, fiz a troca e os problemas da falta de partida acabaram.
Abraços
Sokart, resolve sem ter que trocar o motor de partida. liguei o cabo, refiz o motor (troquei bobina de campo) e liguei o fio do + da bobina para o arranque. e coloquei no ponto certo.
valeu pela ajuda ae
No motor de arranque original faz falta o fio resistivo de retorno da bobina sim. se o problema for só esse beleza, o que aconte é que geralmente já tem um monte de zica que num vale a pena ficar mexendo, mexe, mexe mexe e nunca fica 100%. eu mesmo já gastei o suficiente pra comprar 4 arranques de corsa antes de resolver desencanar do motor original. depois que adaptei o do corsa foi só alegria, o que coloquei no carro já tem 3 anos sem problemas, e é carro que roda todo dia
gustavo seixas
05/02/2013, 13:17
adaptei o arranque do corsa no meu, mas com o eletroventilador ligado não da a partida, pus um rele auxiliar mas não resolveu, se eu desligá-lo com o eletroventilador ligado ou ele armar com ele desligado, temho q esperar ele desarmar pra dar a partida no mtr
o q pode ser?
deve estar ligado errado a fiação da ventoinha.
num lembro como é o comutador original do jeep, mas geralmente no comutador de partida tem uma saida que fica desabilitada quando se bate no arranque, se ligam a ventoinha e demais coisas que puxam muita corrente nessa saida. ai vc bate no arranque e a ventoinha desliga, quando solta a chave a ventoinha aciona denovo, de modo que a bateria fique somente por conta de girar o arranque.
mas a sua bateria que deve estar meia vida já, pq acho que era pra dar conta de funcionar as duas coisas, num é ideal que se faça isso mas era pra conseguir ainda mais que o arranque do corsa é bem mais leve que o original.
gustavo seixas
07/02/2013, 23:22
meu jipe tá com o comutador do fox na coluna de direção
a bateria é nova
coloquei um relé auxiliar novo e parece q acabou o defeito, o q tava lá era usado, deve tá bichado
hoje tbm depois de muita peleja coloquei o funcionamento dele redondinho
troquei as velas, pus no ponto certo, peguei dois carb., pus em cima da bancada e dos dois consegui fazer um q funcionou, ficou muito bom o funcionamento, só os giglês da alta q tive q colocar um pouco maior q o q manda a tabela, tá igual carro injetado, marcha lenta, na baixa, média, alta, muuuiiito alta, tô satifeito:concordo:
No motor de arranque original faz falta o fio resistivo de retorno da bobina sim. se o problema for só esse beleza, o que aconte é que geralmente já tem um monte de zica que num vale a pena ficar mexendo, mexe, mexe mexe e nunca fica 100%. eu mesmo já gastei o suficiente pra comprar 4 arranques de corsa antes de resolver desencanar do motor original. depois que adaptei o do corsa foi só alegria, o que coloquei no carro já tem 3 anos sem problemas, e é carro que roda todo dia
dodger... pois pelos tópicos que eu li... ficou a entender que você deixou seu arranque original...
mas ainda bem que fiz isso. agora é so acabar com os vazamento e espera os pneus novos chegarem.
dodger... pois pelos tópicos que eu li... ficou a entender que você deixou seu arranque original...
mas ainda bem que fiz isso. agora é so acabar com os vazamento e espera os pneus novos chegarem.
depende de quando for os tópicos, pq a saga levou anos...penei com o original um tempo depois seguindo a dica de um amigo nosso de forum parti para adaptação do arranque do corsa.
Dodger. me explica como você fez a adaptação do seu. o meu eu abrir os buracos pra entrar o parafusos de 10. mas quando coloquei no lugar ficou livre, não pegava no valante do motor( a engrenagem da caixa seca). deixei o jeep no Zequinha pra ver se ele arruma, mas queria ter uma idia, pq ele disse que nunca fez essa adaptação antes. abraço
410043410045
sera que vou ter que mandar tornear ao redor do motor, para tirar essa elevação?
chinelao4x4
07/05/2013, 10:44
eu tambem tenho problemas na adaptação, já quebrei 2 fucinhos do arranque do corsa , e não foi por falta de arruela , é que o arranque não se encaixa 100% , qud acerta o local pega uma beleza , ate´ele sair do lugar e começar e pegar em algo, agora o ultimo arranque do corsa, me quebrou o parafuso dentro da caixa seca, !!!!!! solução, voltar o original preso por 2 parafusos só,
como ainda to acertando o DIS , (que agora ta atualizado pra pegar mesmo em rotações muito baixas do arranque) , parece que não terei mais problemas qud o arranque virar lento, se realmente acontecer, acho que abandono arranque do corsa.
tem um colega aqui do forum, que ele fez uma flange pra adaptar o arranque no OHC, mandei msg pra ele mais não tive retorno, se eu arrumasse uma flange, ai sim, ficaria um serviço que eu retornaria a fazer com certeza ! , pois o arranque do corsa é uma outra partida que dá no ohc, bem diferente do original....
chinelao acho que vou mantar tornear essa parte que não entra na caixa seca do motor... pra ver se melhora... o meu quebrou um lado do parafuso do fucinho do arranque. e pra achar ta complicado mas vou conseguir não aguento mais empurrar o jeep.
fui fazer vistoria e o cara teve que dar um empurrãozinho pra eu sair. kkkkkkkkkk
chinelao4x4
07/05/2013, 14:52
chinelao acho que vou mantar tornear essa parte que não entra na caixa seca do motor... pra ver se melhora... o meu quebrou um lado do parafuso do fucinho do arranque. e pra achar ta complicado mas vou conseguir não aguento mais empurrar o jeep.
fui fazer vistoria e o cara teve que dar um empurrãozinho pra eu sair. kkkkkkkkkk
por isso se põe as arruelas antes , pra não quebrar ali no aperto,
esta rebarba ai ja tirei tambem em um deles , e mesmo assim ainda tem que achar a posição certa, e as vzs sai fora da posição , eu tinha achado uma posição que era perfeito !! um lindo barulho qud eu ligava o arranque, tem a posição certa pra deixar perfeito, mais o complicado é manter ele ali !
ta ai galra. fiz a adaptação. deu um trabalho pois nao sabia que tira que ficar girando o motor de arranque. então prende o parauso de baixo e girei ate ele se encaixar no volante... vai algumas fotos e um video.
abraço
https://www.youtube.com/watch?v=SlYeXPiA18s
415065
prejulin
09/08/2013, 10:56
Meu motor de partida/arranque esquenta direto... Se eu adiantar o tempo do motor ele pega "so de olhar pra chave" mas não desenvolve bem, fica "engasgando". Mas no tempo certo fica nhenhenhehenhe... Ate pegar, quando ta frio. E quente, fica ligado direto(corro e tiro o fio negativo da bateria) e tenho que jogar água no arranque para esfria. E ligar!
*ja troquei vela, cabo de vela, bateria de 70a coloquei 90a
Obrigado desde ja
todos falam em trocar o motor de arranque do ohc por um do corsa
eu nunca tive dúvidas que o melhor motor de arranque para o ohc é o motor de arranque do ohc.
Quem está com dificuldades para fazer o ohc pegar, normalmente tem problemas em outro local e não no motor de arranque.
O meu carro foi um claro exemplo disso.
Estava com o injetor da rápida errado.
A esfera que faz o trabalho de válvula no injetor da rápida estava incorreta.
Estava fora do ponto (o ohc é chato pra acertar o ponto, isto é verdade)
a elétrica já estava oxidada o que causava perdas sigificativas na corrente que chagava ao arranque.
Enfim, era uma somatória de problemas que causava a dificuldade em fazer o ohc pegar.
Demorei mas descobrí e resolví tudo.
O bichinho pega que é uma beleza.
todos falam em trocar o motor de arranque do ohc por um do corsa
eu nunca tive dúvidas que o melhor motor de arranque para o ohc é o motor de arranque do ohc.
Quem está com dificuldades para fazer o ohc pegar, normalmente tem problemas em outro local e não no motor de arranque.
O meu carro foi um claro exemplo disso.
Estava com o injetor da rápida errado.
A esfera que faz o trabalho de válvula no injetor da rápida estava incorreta.
Estava fora do ponto (o ohc é chato pra acertar o ponto, isto é verdade)
a elétrica já estava oxidada o que causava perdas sigificativas na corrente que chagava ao arranque.
Enfim, era uma somatória de problemas que causava a dificuldade em fazer o ohc pegar.
Demorei mas descobrí e resolví tudo.
O bichinho pega que é uma beleza.
Quando o motor original tá bom, ai sim se resolver problemas de ponto e eletrica, fica ok, mas não é o que aoctece em 90% dos casos onde o arranque já tá meia boca, foi mexido, fuçado, peças trocadas por outras de outros carros, etc.
Cansei de mexer e gastar com o arranque original, isso com eletrica toda nova, motor todo acertado conforme tabela original.
estes arranques modernos giram muito mais rápido, tem mais torque, consomem menos energia, são menores e mais leves e com 100 reau tu compra um usado bom. Com 100 reais vc nu compra nem o induzido do original, isso se for bosch, pq ser for wapsa nem adianta procurar que num acha.
prejulin
09/08/2013, 11:32
O Dodger tá certo também, e neste caso fica claro que o problema num é que o motor de arranque do OHC seja ruim, as manutenções é que não foram feitas corretamente, seja por qual motivo for.
Se achar um motor de arranque do OHC novo e colocar lá, tem que pegar no estalo, se num pegar o problema é outro.
Penso que vale a pena verificar bem antes de sair fazendo adaptações, pois derepente a solução pode ser simples e barata e ao fazer a adaptação voce poderá estar mascarando um problema que pode gerar outros maiores no futuro.
Um forte abraço.